Luciana Campos Tanaka
Bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2007) e Licenciada em Pedagogia e Turismo pela FATEC/SP (2009). Detém Pós-Graduação Lato Sensu em Turismo: Planejamento e Marketing pela UNIARA (2012).Atualmente, expande sua formação com duas pós-graduações em andamento pelo IFG, nas áreas de Gestão de Educação Técnica Profissional e Ferramentas Tecnológicas, e Docência e Gestão para Mediação das Relações Étnico-Raciais e Quilombolas, aprofundando sua expertise em Educação Inclusiva e Cultura Antirracista.Com 17 anos de experiência em docência, desenvolveu um perfil profissional com ênfase em Educação, Turismo e Hotelaria. Sua expertise inclui o desenvolvimento do Turismo Sensorial, uma inovadora tipologia de turismo focada nas Pessoas com Deficiência (PCD), e a implementação de práticas de Educação Inclusiva e Cultura Antirracista, especialmente em trabalhos com populações vulneráveis, quilombolas e indígenas. Possui vasta experiência na elaboração de Pareceres Técnicos de Turismo, no Planejamento de Cidades e em estratégias de Place Branding."
Informações coletadas do Lattes em 29/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2010 em Planejamento Urbano e Regional
2008 - Atual
Universidade do Vale do Paraíba
Título: Turismo Sensorial - sua adequação e adaptação no Complexo da Luz, SP.
Orientador: Prof. Dr. Pedro Ribeiro
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Ano de interrupção: 2010Palavras-chave: Turismo Sensorial; Acessibilidade; Portadores de necessidades especiais.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo Sensorial. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano; Educação; Outros Serviços Coletivos, Sociais e Pessoais.
Especialização em Pós Graduação em Turismo: Planejamento e Marketing
2012 - 2014
Universidade de Araraquara
Título: Turismo Cultural em Guaratinguetá
Orientador: Eduara Escila Ferreira Lopes
Especialização em Curso de Regionalização do Turismo
2008 - 2008
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Plano Estratégico do Desenvovimento do Turismo
Orientador: Professora Doutora Silvana Bittencourt
Graduação em Licenciatura em Turismo
2010 - 2011
Faculdade de Tecnologia Ciências e Educação
Título: Hospitalidade e Turismo
Graduação em Bacharel em Turismo
2004 - 2007
Centro Universitário Salesiano São Paulo
Título: Turismo Sensorial - uma proposta de tipologia de turismo voltada aos PNE's
Orientador: Fátima Medeiros
Bolsista do(a): Governo do Estado de São Paulo, ESCF, Brasil.
Formação complementar
2009 - 2009
Stata. (Carga horária: 8h). , Universidade do Vale do Paraíba, UNIVAP, Brasil.
2007 - 2007
Elaboração e parecer técnico em projetos de Turism. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Bacharéis de Turismo, ABBTUR, Brasil.
2003 - 2003
Guia de Turismo - Atrativos Naturais. (Carga horária: 300h). , ABL e Associados, ABL E ASSOCIADOS, Brasil.
2003 - 2003
Guia de Turismo Regional SP. (Carga horária: 150h). , ABL e Associados, ABL E ASSOCIADOS, Brasil.
2002 - 2003
Espanhol Avançado. (Carga horária: 150h). , ABL e Associados, ABL E ASSOCIADOS, Brasil.
2002 - 2002
Guia de Turismo Brasil/América do Sul. (Carga horária: 300h). , ABL e Associados, ABL E ASSOCIADOS, Brasil.
2001 - 2001
Ecoturismo. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio, SENAC, Brasil.
2000 - 2001
Técnico em Turismo. (Carga horária: 500h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Turismo Sensorial.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo / Subárea: Circuito Caipira Elaboração e Formatação de Roteiro.
Participação em eventos
Mostra Científica.Turismo Sensorial. 2007. (Simpósio).
XXVII Congresso Brasileiro de Turismo CBTUR. 2007. (Congresso).
Sipal - Simpósio Internacional de Produccíon de Alcoholes y Levadura.Tradutora e intérprete. 2005. (Simpósio).
Histórico profissional
Experiência profissional
2014 - Atual
Centro Universitário Senac - Campos do JordãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30
Outras informações:
Docente nas áreas de Hospitalidade, Turismo e Hotelaria
2012 - 2014
Instituto Federal de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
2008 - 2011
centro universitario salesianosVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Equipe Técnica e Pesquisadora
Outras informações:
Pesquisadora e integrante da Equipe Técnica do NPPTUR Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Turismo.
2008 - 2008
Serviço Nacional de Aprendizagem e ComércioVínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações:
Docente desta Instituição de Ensino, em disciplinas técnicas nas áreas de Turismo e Hotelaria.
2006 - 2008
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula SouzaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Técnico, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2003 - 02/2008
Ensino, Técnico em Turismo, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Teoria Operacional de Agências de Viagens I e II, Projetos Turísticos I eII, Concepção, Organização e Viabilização de Eventos, Guia de Turismo Regional, Guia de Turismo Brasil/América do Sul, Empreendimentos Turísticos.
2018 - Atual
SENAC PindamonhangabaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 36
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luciana Campos Tanaka e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?