Cristiane Silva Corrêa

Possui graduação em Ciências Atuariais (2007), mestrado (2010) e doutorado (2014) em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do curso de graduação em Ciências Atuariais de 2010 a 2022 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a partir de 2022 na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais da UFS. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (PPGDem). Autora do livro "Premissas Atuariais em Planos Previdenciários: uma visão Atuarial-Demográfica", e do Simulador Atuarial-demográfico de Regimes Próprios de Previdência Social (Sadeprev). Diretora Administrativa (2021-2022), coordenadora da Comissão de Graduação (2022), e Diretora de Previdência Pública (2023-2024) do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA). Atua na área de previdência de servidor público municipal desde 2012 em diferentes projetos e consultorias. Tem experiência na área de Demografia e Ciências Atuariais, atuando principalmente nos seguintes temas: previdência de servidor público, microssimulação, e equilíbrio atuarial.

Informações coletadas do Lattes em 21/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Demografia

2010 - 2014

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Tamanho populacional e aleatoriedade de eventos demográficos na solvência de RPPS municipais capitalizados
, Ano de obtenção: 2014. Bernardo Lanza Queiroz. Coorientador: Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Microssimulação; previdência de servidor público; Solvência.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração Financeira. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Componentes da Dinâmica Demográfica. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Mestrado em Demografia

2008 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Famílias e cuidado dedicado ao idoso: Como o tamanho e a estrutura da rede de apoio influenciam o tempo individual dedicado à atenção ao idoso
, Ano de Obtenção: 2010.Bernardo Lanza Queiroz.Coorientador: Dimitri Fazito. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cuidado do Idoso; Família; Redes Sociais; Modelo Logístico Ordenado.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Componentes da Dinâmica Demográfica / Especialidade: Envelhecimento. Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Graduação em Ciências Atuariais

2004 - 2007

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: DECISÃO DE APOSENTADORIA DE MARIDO E MULHER E REGRAS PREVIDENCIÁRIAS
Orientador: Bernardo Lanza Queiroz

Formação complementar

2023 - 2023

Fluxos Atuariais e Geração Futura. (Carga horária: 6h). , Instituto Brasileiro de Atuária, IBA, Brasil.

2023 - 2023

Estudos de Aderência para Tábuas Biométricas. (Carga horária: 6h). , Instituto Brasileiro de Atuária, IBA, Brasil.

2019 - 2019

Intensive General English Course. (Carga horária: 280h). , New Zealand Language Centres, NZLC, Nova Zelândia.

2017 - 2017

REGRAS DE EDITORAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE LIVROS CIENTÍFICOS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

Introduction to decomposition methods. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

SIGAA: PROCEDIMENTOS BÁSICOS E A TURMA VIRTUAL. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Microsimulation using Socsim. (Carga horária: 40h). , Max Planck Institute for Demographic Research, MPIDR, Alemanha.

2010 - 2010

Treinamento Introdutório para Docentes. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Estimaciones y Proyecciones de Población. (Carga horária: 4h). , Associação Latino-Americana de População, ALAP, Brasil.

2010 - 2010

Projeção e estimação de população e de públicos-al. (Carga horária: 4h). , Associação Brasileira de Estudos Populacionais, ABEP, Brasil.

2010 - 2010

Atendimento Educacional ao estudante com dificulda. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2004 - 2006

Ingles. , Centro Academico de Ciencias Sociais, CACS, Brasil.

2005 - 2005

Métodos Quantitativos Aplicados à Análise de Risco. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Previdência Complementar: Modelo Instituidor. , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2004 - 2004

Concepção da Política em Marx. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Ciências Atuariais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Demografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Previdência.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Projeção Populacional.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Probabilidade e Estatística.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Família.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    Análise de risco demográfico de implementação de previdência complementar para município brasileiros, Descrição: Diante da possibilidade legal dos municípios se associarem à Funpresp para oferecer previdência complementar para seus servidores que recebam remunerações acima do teto do INSS, cabe estudo de viabilidade dessa ação por parte dos municípios, com estimação do nível de risco de cada um. Um dos riscos a serem analisados é o risco demográfico, dada a pequenez das populações de servidores ativos que recebem acima do teto em algunsmunicípios, e a variabilidade de seus eventos demográficos, objeto fruto deste projeto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Dannyella Silva da Costa Madruga - Integrante / Elaine Cristina Gama dos Santos - Integrante / Alcebíades de Sousa Filho - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Explorando o sistema complexo de incidência e transmissão de doenças infecciosas através da análise do impacto do ambiente natural e social, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Coordenador / ERIKA RAYANNE FERNANDES DA SILVA - Integrante / ANTHONY IURY MOURA SOARES - Integrante / HILDELANA FERREIRA DE MIRANDA PAIVA - Integrante / FÁBIO AZEVÊDO DE SOUZA - Integrante / DANIELE TORRES RODRIGUES - Integrante / CINDY BRUYERE - Integrante / ANDREW MONAGHAN - Integrante / KAIO BRENO PEREIRA ALVES - Integrante / LUCAS DE OLIVEIRA FERREIRA DE SALES - Integrante.

  • 2012 - 2013

    QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS E O PERFIL DO CUIDADOR PROFISSIONAL, EM NATAL-RN, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Helena Constantino Spyrides em 19/03/2015., Descrição: O envelhecimento, já sendo um fenômeno vivenciado pela sociedade brasileira, traz a necessidade de novas ações públicas antecipatórias na Previdência e no setor de saúde, entre outros setores, bem como do suporte familiar em função desse processo de envelhecimento populacional. Assim, o reconhecimento desse processo deveria impor um redirecionamento da atuação do Estado e das famílias em razão das mudanças nas demandas dessa população para que os idosos possam permanecer saudáveis e produtivos, ampliando assim a qualidade de vida das pessoas com idades maiores. Segundo os dados recentemente divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativo ao Censo Demográfico de 2010, o Brasil possui cerca de 190 milhões habitantes (IBGE, 2010). Pessoas com 65 anos de idade ou mais correspondiam a 4,8% dos habitantes brasileiros em 1991, passando para 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. A Região Nordeste concentra quase 54 milhões de pessoas, ou 27,8% do total da população nacional. Diante do exposto, este projeto de pesquisa abrange dois segmentos relacionados com o idoso, descritos em dois sub-projetos. O Sub-projeto 1: ?Qualidade de Vida dos idosos atendidos pelos Serviços de Saúde em Natal-RN, 2012?, que objetiva avaliar a qualidade de vida dos idosos considerando os aspectos socioeconômicos e demográficos, de saúde e bem-estar. O Sub-projeto 2: ?Cuidadores Formais em Instituições de Longa Permanência para Idosos, em Natal-RN, 2012? visando conhecer o perfil dos cuidadores formais das ILPIs, considerando os aspectos: socioeconômicos e demográficos, de saúde e bem-estar, da concepção deste profissional sobre a velhice; da motivação e competências pessoais do cuidador.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Integrante / LARA DE MELO BARBOSA - Integrante / MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - Coordenador / MARIA DE FATIMA MIRANDA BARBOSA - Integrante / IDEMAURO ANTONIO RODRIGUES DE LARA - Integrante / ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA - Integrante.

  • 2012 - 2013

    INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: ABANDONO OU UMA NECESSIDADE FAMILIAR, Descrição: Introdução: Desde o século passado o Brasil experimenta queda nas taxas de fecundidade e de mortalidade. Uma das principais conseqüências dessa transição demográfica é o envelhecimento da população, com um significativo aumento proporcional do número de idosos. Essa nova realidade requer atenção da sociedade. Embora muitos idosos gozem de plena saúde, é entre a população idosa que se encontra o maior percentual de pessoas dependentes de cuidados especiais. Entretanto, que nem todas as famílias têm condições de cuidar do idoso dependente (Ferreira, 2007; Garrido e Menezes, 2004; Zhang e Goza, 2006) e uma alternativa são as instituições de longa permanência para idosos. A institucionalização, entretanto, costuma ser associada ao abandono familiar e desgraça, tanto pelo idoso quanto por sua família. Objetivos: Investigar os possíveis determinantes associados à institucionalização do idoso dependente, pela visão do idoso, do cuidador e de seus familiares, considerando os aspectos da estrutura, do convívio familiar, econômicos e da saúde e bem-estar. Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico observacional descritivo analítico, com uma abordagem quantitativa, a ser realizado em Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPI, na cidade de Natal-RN, abrangendo três segmentos: o idoso, o cuidador e seus familiares. Pretende-se aplicar questionário e realizar entrevistas em profundidade aos cuidadores e familiares de idosos institucionalizados em Natal, capital do Rio Grande do Norte, assim como aos próprios idosos, quando possível. Este estudo se propõe a compreensão da realidade do idoso associadas à institucionalização, dando suporte a medidas voltadas ao bem estar do idoso em Natal, Rio Grande do Norte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Integrante / Maria Celia de Carvalho Formiga - Integrante / LARA DE MELO BARBOSA - Coordenador / MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - Integrante / EULALIA MARIA CHAVES MAIA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    MORTALIDADE DA POPULAÇÃO FEMININA NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIODEMOGRÁFICAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, Descrição: Pretende desenvolver um amplo estudo da mortalidade da população feminina do estado do Rio Grande do Norte, segundo variáveis sociodemográficas, pela comparação de dois triênios (1996-1998 e 2003-2005), com ênfase na população de mulheres em idade fértil (10-49 anos) e no sub-grupo das adolescentes (10-19 anos).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Maria Celia de Carvalho Formiga - Integrante / Paulo Cesar Formiga Ramos - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA - Integrante / NILMA DIAS LEAO COSTA - Integrante / LARA DE MELO BARBOSA - Integrante / MARDONE CAVALCANTE FRANCA - Integrante / MARIA HELENA CONSTANTINO SPYRIDES - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

Projetos de desenvolvimento

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante.Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador.Número de orientações: 6

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante.Número de orientações: 14

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante.Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro.Número de orientações: 21

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador., Número de orientações: 6

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante., Número de orientações: 14

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante., Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro.Número de orientações: 21

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante., Número de orientações: 14

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador., Número de orientações: 6

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante., Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro.Número de orientações: 21

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSE VILTON COSTA - Integrante., Número de orientações: 14

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador., Número de orientações: 6

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante., Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro.Número de orientações: 21

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSEVILTONCOSTA - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante., Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21

  • 2018 - Atual

    PAGAPS ? Programa de apoio à gestão atuarial de previdência de servidores públicos, Descrição: O projeto tem como objetivo oferecer apoio à Gestão Atuarial de Previdência de Servidores Públicos municipais. Para tanto: 1) oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações e em sua interface gráfica; 3) alimentar pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas com os dados obtidos com os gestores municipais; 4) desenvolver modelos de premissas atuariais coerentes com a realidade dos RPPS municipais, estimando funções de probabilidade de morte, invalidez, aposentadoria, de ter cônjuge e filhos para cada município do Brasil, assim como estimar premissas econômicas adequadas de taxas de aumento salarial e rentabilidade, as quais podem ser utilizadas neste programa e em outras avaliações atuariais, servindo de base para os estudos atuariais brasileiros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Luísa Pimenta Terra - Integrante / Leonardo Henrique Costa - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / REINALDO ANTÔNIO GOMES MARQUES - Integrante / SILVANA NUNES DE QUEIROZ - Integrante., Financiador(es): Fundo de Apoio à Extensão da UFRN - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 2017 - Atual

    Aprimorando a solvência de regimes de previdência de servidores públicos de municípios pequenos, Descrição: Os objetivos do presente projeto são: 1) Oferecer oficinas de formação aos gestores municipais para que possam utilizar o Sadeprev em seus RPPS, com foco nos gestores de municípios pequenos em quantidade de servidores ; e 2) aprimorar o Sadeprev para que ele se torne mais acessível e contemple mais características da realidade desses municípios em suas simulações. Os dados obtidos com os gestores municipais também alimentam pesquisas associadas à extensão na busca de analisar a realidade desses municípios e propor soluções técnicas às necessidades levantadas. Nesse processo auxilia-se os gestores na administração dos recursos e tomada de decisão; auxilia-se a população coberta por esses planos, que terá maior segurança financeira durante a aposentadoria; insere-se os alunos na realidade dos municípios, e ensina-os a reconhecer as demandas e a levantar propostas de melhorias e resolução de problemas; alia questões teóricas estudadas em sala de aula com a prática profissional e estimula-se o desenvolvimento de novas tecnologias.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador., Número de produções C, T & A: 6

  • 2017 - Atual

    Actuar Empresa Jr, Descrição: Empresa Jr dos alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN. Serviços a serem prestados: ? Acompanhamento e análise atuarial em planos previdenciários complementares, RPPS, planos e seguros de saúde (pessoas e animal), e seguros em geral; ? Avaliações atuariais; ? Análise de índices atuariais e financeiros; ? Consultoria e suporte técnico em negociações de reajustes entre sindicatos e planos de saúde, previdência, e correlatos; ? Avaliação de risco para pequenas e médias empresas; ? Análises populacionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (14) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Marcos Roberto Gonzaga - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Ricardo Ojima - Integrante / Moises Calle Aguirre - Integrante / Luciana Conceição de Lima - Integrante / JOSEVILTONCOSTA - Integrante., Número de produções C, T & A: 14

  • 2016 - 2016

    Desenvolvendo a gestão de RPPS: um programa para auxílio dos gestores de previdência de servidores públicos., Descrição: O objetivo desta proposta é desenvolver, com os alunos do curso de Ciências Atuariais da UFRN, um software livre a ser disponibilizado no Portal do Software Público Brasileiro, que ajude os gestores de planos previdenciários para servidores públicos a reconhecer possíveis superávits e déficits em seus fundos de investimento em relação ao capital demandado pelo plano em função do perfil populacional dos servidores de cada município. Por fim, serão oferecidos cursos de capacitação dos gestores para uso da ferramenta por esse projeto desenvolvida.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (0) Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristiane Silva Corrêa - Coordenador / Bernardo Lanza Queiroz - Integrante / ANDRE LUIS SANTOS DE PINHO - Integrante / Luana Junqueira Dias Myrrha - Integrante / FLAVIO HENRIQUE MIRANDA DE ARAUJO FREIRE - Integrante / Aloísio Joaquim Freitas Ribeiro - Integrante / Carla Almeida Vivacqua - Integrante / Fidel Ernesto Castro Morales - Integrante., Financiador(es): PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA MEC/SESu - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 21

Prêmios

2023

Patronesse da Turma de 2023.1 do curso de Ciências Atuariais da UFS, UFS.

2021

Patronesse da Turma de 2021.1 ?Sidney? do curso de Ciências Atuariais da UFRN, UFRN.

2020

Patronesse da Turma de 2019.2 ?Estimar o inesperado, prever o futuro? do curso de Ciências Atuariais da UFRN, UFRN.

2019

Certificado de reconhecimento por superar as expectativas da instituição como gestor em 2019, UFRN.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Departamento de Estatística e Ciências Atuariais. , Avenida Marechal Rondon, Rosa Elze, 49100000 - São Cristóvão, SE - Brasil, Telefone: (79) 31946729, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - 2022

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Demografia.

  • 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Linhas de pesquisa

  • 10/2018 - 05/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação Docente do CCET.

  • 01/2021 - 05/2021

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DDA0003	MATEMÁTICA FINANCEIRA PARA CIÊNCIAS ATUARIAIS, DDA0008	LEGISLAÇÃO DE SEGURO E PREVIDÊNCIA

  • 05/2015 - 05/2021

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do colegiado do curso de Ciencias Atuariais da UFRN.

  • 03/2015 - 05/2021

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Ciências Atuariais da UFRN..

  • 08/2020 - 12/2020

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, DDA0017	GERENCIAMENTO ATUARIAL, DDA0010	PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES

  • 12/2018 - 12/2020

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais.

  • 05/2020 - 07/2020

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Comissão para analisar a viabilidade de implantação de ensino remoto e/ou a distância no contexto dos cursos do Centro de Ciências Exatas e da Terra.

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA, MATEMÁTICA ATUARIAL II, PROJEÇÕES POPULACIONAIS, TÉCNICAS DEMOGRÁFICAS I

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES, GERENCIAMENTO ATUARIAL

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MATEMÁTICA ATUARIAL II, ANÁLISE DE SOLVÊNCIA EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, DEMOGRAFIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, DEMOGRAFIA 2

  • 08/2017 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Comissão para revisão da grade curricular do curso de Ciências Atuariais.

  • 12/2016 - 12/2018

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Vice-coordenadora do curso de Ciências Atuariais.

  • 10/2016 - 10/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão de Avaliação Docente.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GERENCIAMENTO ATUARIAL, PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE SOLVÊNCIA EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS, Matemática Atuarial 2, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE SOLVÊNCIA EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS, Matemática Atuarial 2, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA

  • 08/2015 - 10/2017

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Coordenadora do Laboratório de Informática do Departamento do Demografia e Ciências Atuariais.

  • 02/2017 - 07/2017

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GERENCIAMENTO ATUARIAL, PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES

  • 03/2017 - 06/2017

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Comissão Eleitoral para eleição de Chefe e Vice-chefe do DDCA.

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, DEMOGRAFIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, POPULAÇÕES TEÓRICAS E SUAS APLICAÇÕES

  • 07/2016 - 12/2016

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE DE SOLVÊNCIA EM PLANOS PREVIDENCIÁRIOS, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA

  • 12/2015 - 12/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Membro CONSEC - Conselho do Centro de Ciências Exatas e da Terra - representante do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais..

  • 06/2016 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Membro da Comissão Eleitoral do Coordenador e Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Demografia.

  • 09/2016 - 10/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Demografia e Ciências Atuariais.,Cargo ou função, Comissão de Avaliação do Estágio Probatório daprofessoraLUCIANA CONCEIÇÃO DE LIMA.

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, GERENCIAMENTOATUARIAL, PRÁTICASATUARIAISEMPENSÕES, ALGORÍTMO PARA CIÊNCIAS ATUARIAIS

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOS DE TABELAS DE SOBREVIVÊNCIA, PRÁTICAS ATUARIAIS EM PENSÕES, PROJEÇÕES POPULACIONAIS

  • 02/2015 - 12/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas.,Cargo ou função, Membro suplente do Conselho do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CONSEC/CCET)..

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICASATUARIAISEMPENSÕES, GERENCIAMENTOATUARIAL

  • 02/2012 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Membro da comissão de criação do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN ..

  • 08/2010 - 01/2013

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Graduação em Ciências Atuariais..

  • 08/2010 - 01/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Presidente da Comissão Reestruturação do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Atuariais, pelo Núcleo Docente Estruturante..

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, MÉTODOSDETABELASDESOBREVIVÊNCIA, MATEMÁTICAATUARIALII, LEGISLAÇÃODESEGUROEPREVIDÊNCIA

  • 07/2012 - 12/2012

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Exatas, Centro de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Projeto de Tutoria do CCET. Orientação dos Tutores; Identificação de possíveis tutorandos. Convite aos tutorandos a participarem da tutoria. Orientação sobre reuniões de tutoria..

  • 08/2010 - 08/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Linhas de pesquisa

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PRÁTICASATUARIAISEMPENSÕES, TÉCNICASDEMOGRÁFICASI

  • 02/2012 - 06/2012

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATISTICAAPLICADAAENGENHARIAI

  • 01/2011 - 01/2012

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Coordenadora do Labest - Laboratório do Deparamento de Estatística.

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJEÇÕESPOPULACIONAIS, LEGISLACAOTRIBUTARIA

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATISTICAAPLICADAAENGENHARIAI

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÉCNICASDEMOGRÁFICASII, TÉCNICASDEMOGRÁFICASI

  • 02/2011 - 07/2011

    Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATISTICAAPLICADAAENGENHARIAI

  • 02/2011 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Estatística.,Cargo ou função, Comissão Organizadora para o Concurso Público de Provas e Títulos para professor do Magistério Superior na Classe de Adjunto, DE, para as áreas de Probabilidade, Estatística e Migração..

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, PROJEÇÕESPOPULACIONAIS

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia Têxtil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATISTICAPARAENGENHARIATEXTILI

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATISTICAAPLICADAAENGENHARIACIVIL

2009 - 2010

Centro de Estudos Jurídicos

Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Exposições sobre Previdência Complementar Aberta e Fechada, IR regressivo e progressivo, taxas e fatores influentes no cálculo do benefício previdenciário, na disciplina Previdência Privada. Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário, nível Especialização.

2004 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2010 - 06/2010

    Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Monitora da disciplina Técnicas de Análise Demográfica I para a turma de Mestrado e Doutorado de Demografia com entrada em 2010. Professores responsáveis: José Alberto M. de Carvalho e Simone Wajnman.

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Monitora da disciplina Técnicas de Análise Demográfica II para a turma de Mestrado e Doutorado de Demografia com entrada em 2009. Professores responsáveis: José Alberto M. de Carvalho, Simone Wajnman e Cássio Turra.

  • 01/2009 - 03/2009

    Ensino, Demografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Aulas de Nivelamento de Matemática (POP/872 Matemática) para a turma de Mestrado e Doutorado de Demografia com entrada em 2009, juntamente com Marcos Roberto Gonzaga sob orientação da Prof. Moema Gonçalves Bueno Fígoli.

  • 03/2007 - 02/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Exatas, Instituto de Ciências Exatas.,Atividade realizada, Iniciação Científica. Projeto Filtros de partículas e equações diferenciais estocásticas. Modelagem do n° de indenizações em seguros do ramo não vida por Modelo de Markov Oculto de Poisson com algoritmo EM para a estimação dos parâmetros em R..

  • 08/2004 - 06/2006

    Extensão universitária , Faculdade de Medicina.,Atividade de extensão realizada, Projeto CreSêr ? NIEPS. Elaboração e gerenciamento da aplicação de questionário para mapeamento e estudo sócio-econômico e educacional da comunidade N. Sra Aparecida (Beira Linha). Análise dos dados coletados. Realização de oficinas com os moradores da co.

  • 03/2005 - 09/2005

    Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Extensão.,Atividade de extensão realizada, Programa UFMG Jovem - UFMG. Viabilização de verbas para projetos de pesquisa do ensino fundamental e médio. Organização e promoção de eventos culturais e educativos na UFMG. Organização de banco de dados. Bolsista PROEX/UFMG..

2006 - 2007

Instituto de Estudos Previdenciários

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Atuária, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de programa de cálculo de benefício de aposentadoria, provisão matemática de benefícios a conceder, provisão matemática de benefícios concedidos, evolução do benefício e resgates em PGBL e VGBL, a partir das características de cada plano atualmente no mercado e das regras tributárias. Elaboração de pareceres atuariais a respeito de planos de Entidades Abertas e Fechadas com Patrocinador e com Instituidor.

2007 - 2009

Instituto de Estudos Jurídicos Avançados

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Exposições no Curso de Pós-Graduação em Direito Previdenciário, sobre Previdência Complementar Aberta e Fechada, IR regressivo e progressivo, taxas e fatores influentes no cálculo do benefício previdenciário.

2006 - 2007

Faculdade Cenecista de Sete Lagoas

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária Estatística, Carga horária: 20

Outras informações:
Acessoria técnica à avaliação institucional, SINAES, MEC. Elaboração de relatórios avaliativos utilizando SPSS. Criação de questionário de avaliação institucional a ser disponibilizado via web. Desenvolvimento do projeto de Pesquisa de Demanda Turística para o Circuito Serra do Cipó. Elaboração e aplicação de questionários, processo amostral, preparação dos dados e análise.

2018 - 2019

International Policy Centre for Inclusive Growth

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor especialista em microssimulações, Carga horária: 4

2023 - Atual

Instituto Brasileiro de Atuária

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretoria de Previdência Pública, Carga horária: 2

2022 - 2022

Instituto Brasileiro de Atuária

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora Com. de Graduação, Carga horária: 2

Outras informações:
Representante da Diretoria e Coordenadora da Comissão de Graduação do IBA.

2021 - 2022

Instituto Brasileiro de Atuária

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Diretora Administrativa, Carga horária: 10

2022 - Atual

Universidade Federal de Sergipe

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 09/2023

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro do NDE do curso de Ciências Atuariais.

  • 09/2023

    Direção e administração, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Ciências Atuariais.

  • 06/2022

    Ensino, Ciências Atuariais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS ESPECIAIS EM ATUÁRIA, LEGISLAÇÃO DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA, INTRODUÇÃO AO SEGURO E PREVIDÊNCIA, Estudo de Demografia II, TÉCNICAS ATUARIAIS II, TEORIA DO RISCO ATUARIAL, POLÍTICAS ATUARIAIS EM SEGUROS E PENSÕES

2023 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Pesquisador Visitante, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 2