Talita Souza Pasini

Atualmente é graduanda em Medicina Veterinária - 10º semestre, pela Universidade Federal de Pelotas- UFPEL, e realiza atividades com ênfase em Clínica Médica de Pequenos Animais.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina Veterinária

2014 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Graduação interrompida em 2014 em Zootecnia

2012 - Interrompido

Universidade Federal de Pelotas
Ano de interrupção: 2014

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio Adventista Marechal Rondon

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PASINI, T. S. . Ciclo de palestras em bovinocultura leiteira. 2017. (Outro).

PASINI, T. S. . 31º Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2015. (Outro).

PASINI, T. S. . 31º Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2015. (Outro).

PASINI, T. S. . Ciclo de palestras em bovinocultura leiteira. 2017. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Conecta RS. 2017. (Encontro).

CIC 2016. Síndrome de ansiedade por separação entre mãe e filho da espécie canina. 2016. (Congresso).

Conferência e mostra científica internacional em bem estar animal. 2016. (Congresso).

31º Semana acadêmica de Medicina Veterinária. 2015. (Encontro).

CIC 2013. Monensina e o impacto do uso em cápsulas de liberação controlada no ganho de peso de bovinos de corte em pastagem de trevo branco e azevém. 2015. (Congresso).

I Ciclo de Palestras construindo carreiras de sucesso. 2015. (Seminário).

II SINPET- Simpósio de Nutrição de Animais de Companhia. 2015. (Simpósio).

Situação atual do ensino e mercado de trabalho da Medicina Veterinária no Brasil. 2015. (Seminário).

XXIV Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2015. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Guilherme Albuquerque de Oliveira Cavalcanti

VALENTE, A. L. S.;Cavalcanti, G.A.O.; TURCHETTO, A.. Trabalho de Conclusão de Curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Pelotas.

Marlete Brum Cleff

CLEFF,M.B.; Valente, A.; CAVALCANTI, G. A. O.. Estagio Curricular Supervisionado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Talita Souza Pasini

Coaching pessoal; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Andréia Marneli Coach; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Talita Souza Pasini

Coaching pessoal; Início: 2017; Orientação de outra natureza; Andréia Marneli Coach; (Orientador);

Fernanda Dagmar Martins Krug

Questionário sobre Sindrome de Ansiedade de Separação; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Fernanda Dagmar Martins Krug;

João Rodrigo Gil de los Santos

Otite Externa Canina; 2016; Orientação de outra natureza; (Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: João Rodrigo Gil de los Santos;

Marlete Brum Cleff

Estagio Curricular Supervisionado; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Marlete Brum Cleff;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PASINI, T. S. ; BOLZAN, G. N. . Efeitos da suplementação com cultura de levedura e levedura enzimaticamente hidrolisada sobre o desempenho de bovinos leiteiros no início da lactação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PASINI, T. S. ; MATTEI, P. . Conceitos atuais do metabolismo de aminoácidos e proteínas na glândula mamária de ruminantes lactantes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Correlação e prevalência de Malassezia pachydermatis e Otodectes cynotis em casos de otite externa canina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - 2017

    Correlação e prevalência de Malassezia pachydermatis e Otodectes cynotis em casos de otite externa canina, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    Avaliação da síndrome de disfunção cognitiva em cães, Descrição: Serão abordados tutores de cães adultos/maduros através de um questionário observacional disponibilizado online. As questões foram adaptadas de OSELLA et al. (2007). Após o preenchimento do questionário, será realizado o somatório e atribuídas uma escala de valores que fornecerá um resultado de alteração ou não no comportamento do animal. Os cães que apresentarem alterações de comportamento e residirem na cidade de Pelotas ou região, serão convidados a participar da segunda fase do estudo que será realizada no HCV ? UFPel. Os animais serão avaliados através de exame clínico, exames laboratoriais e testes cognitivos para avaliar a memória e aprendizagem dos mesmos. A terceira fase consiste em avaliações histopatológicas dos cérebros de cães com idade a cima de 7 anos que vierem a óbito por morte natural, tanto aqueles avaliados anteriormente, como animais provenientes da rotina do HVC-UFPel ou de clínicas particulares com ou sem sinais de disfunção cognitiva. Os mesmos, serão encaminhados ao Departamento de Patologia Animal FV/UFPel, mediante termo de consentimento livre e esclarecido, com o objetivo de verificar alterações histopatológicas de disfunção cognitiva.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2016 - Atual

    Efeito da Suplementação com Saccharomyces cerevisiae sobre a Saúde e Performances Produtiva e Reprodutiva de Vacas Leiteiras, Descrição: O estudo será dividido em dois experimentos, ambos realizados em uma propriedade leiteira ao sul do Rio Grande do Sul, no município de Rio Grande, nas coordenadas geográficas 32 º 16 'S, 52 ° 32' E. Os procedimentos experimentais se basearão na utilização de um produto comercial que combina levedura hidrolisada, extrato de levedura e da cultura de levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae. Os dois experimentos ocorrerão de forma concomitante, e os mesmos animais descritos no experimento 1 serão utilizados para as avaliações do experimento 2. Serão utilizadas 150 vacas leiteiras da raça Holandês acompanhadas durante os períodos pré (-21 dias ao parto) e pós-parto (parto até 150 dias), mantidas em sistema de criação a pasto e recebendo dieta com a proporção volumoso x concentrado de 50:50, com duas ordenhas diárias e oferta de concentrado após cada ordenha. Destes 150 animais, 30 serão os mesmos utilizados e descritos no experimento 1, com acompanhamento desde o pré parto e os outros 120 com suplementação iniciada após o parto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - 2015

    Desempenho Reprodutivo de vacas leiteiras submetidas a protocolos de IATF a base de GnRH ou Benzoato de Estradiol e aplicações de insulina exógena, Descrição: Devido a intensificação nos sistemas de produção leite tem ocorrido um aumento no aparecimento de transtornos metabólicos nos rebanhos leiteiros. O desafio metabólico imposto pela maior produtividade destes animais, favorece o desequilíbrio entre o aporte de nutrientes no organismo, capacidade de metabolização desses componentes e os níveis de produção alcançados, caracterizando um Balanço Energético Negativo (BEN) (FENWICK et al., 2008). O atraso ou a baixa produção de esteroides nos ovários, estrógeno nos folículos e progesterona após ovulação, promove atraso na involução uterina e o restabelecimento das funções ovarianas (Santos, 2005; Butler, 2004), ocorrendo um aumento do intervalo parto concepção e, com isto, comprometendo a lucratividade do sistema (LUCY, 2007).Para melhor eficiência da atividade reprodutiva, foram desenvolvidos protocolos para sincronizar a ovulação de vacas, permitindo a reprodução sem detecção de cio, e aumentando assim as taxas de serviço (VASCONCELOS et al., 1999, PURSLEY et al., 1995). Desta forma, trabalhamos com a hipótese de que protocolos de inseminação artificial em bovinos leiteiros a base do hormônio benzoato de estradiol pode ser utilizado como uma alternativa mais barata, obtendo taxas de concepção similares quando comparado ao hormônio GnRH. Além disto, a administração de insulina humana injetável proporciona um melhor crescimento folicular final, aumentando as taxas de concepção em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2015 - Atual

    Desempenho Reprodutivo de vacas leiteiras submetidas a protocolos de IATF a base de GnRH ou Benzoato de Estradiol e aplicações de insulina exógena, Descrição: Devido a intensificação nos sistemas de produção leite tem ocorrido um aumento no aparecimento de transtornos metabólicos nos rebanhos leiteiros. O desafio metabólico imposto pela maior produtividade destes animais, favorece o desequilíbrio entre o aporte de nutrientes no organismo, capacidade de metabolização desses componentes e os níveis de produção alcançados, caracterizando um Balanço Energético Negativo (BEN) (FENWICK et al., 2008). O atraso ou a baixa produção de esteroides nos ovários, estrógeno nos folículos e progesterona após ovulação, promove atraso na involução uterina e o restabelecimento das funções ovarianas (Santos, 2005; Butler, 2004), ocorrendo um aumento do intervalo parto concepção e, com isto, comprometendo a lucratividade do sistema (LUCY, 2007).Para melhor eficiência da atividade reprodutiva, foram desenvolvidos protocolos para sincronizar a ovulação de vacas, permitindo a reprodução sem detecção de cio, e aumentando assim as taxas de serviço (VASCONCELOS et al., 1999, PURSLEY et al., 1995). Desta forma, trabalhamos com a hipótese de que protocolos de inseminação artificial em bovinos leiteiros a base do hormônio benzoato de estradiol pode ser utilizado como uma alternativa mais barata, obtendo taxas de concepção similares quando comparado ao hormônio GnRH. Além disto, a administração de insulina humana injetável proporciona um melhor crescimento folicular final, aumentando as taxas de concepção em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2016

    Efeito da Suplementação com Saccharomyces cerevisiae sobre a Saúde e Performances Produtiva e Reprodutiva de Vacas Leiteiras, Descrição: O estudo será dividido em dois experimentos, ambos realizados em uma propriedade leiteira ao sul do Rio Grande do Sul, no município de Rio Grande, nas coordenadas geográficas 32 º 16 'S, 52 ° 32' E. Os procedimentos experimentais se basearão na utilização de um produto comercial que combina levedura hidrolisada, extrato de levedura e da cultura de levedura da espécie Saccharomyces cerevisiae. Os dois experimentos ocorrerão de forma concomitante, e os mesmos animais descritos no experimento 1 serão utilizados para as avaliações do experimento 2. Serão utilizadas 150 vacas leiteiras da raça Holandês acompanhadas durante os períodos pré (-21 dias ao parto) e pós-parto (parto até 150 dias), mantidas em sistema de criação a pasto e recebendo dieta com a proporção volumoso x concentrado de 50:50, com duas ordenhas diárias e oferta de concentrado após cada ordenha. Destes 150 animais, 30 serão os mesmos utilizados e descritos no experimento 1, com acompanhamento desde o pré parto e os outros 120 com suplementação iniciada após o parto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - 2015

    Desempenho Reprodutivo de vacas leiteiras submetidas a protocolos de IATF a base de GnRH ou Benzoato de Estradiol e aplicações de insulina exógena, Descrição: Devido a intensificação nos sistemas de produção leite tem ocorrido um aumento no aparecimento de transtornos metabólicos nos rebanhos leiteiros. O desafio metabólico imposto pela maior produtividade destes animais, favorece o desequilíbrio entre o aporte de nutrientes no organismo, capacidade de metabolização desses componentes e os níveis de produção alcançados, caracterizando um Balanço Energético Negativo (BEN) (FENWICK et al., 2008). O atraso ou a baixa produção de esteroides nos ovários, estrógeno nos folículos e progesterona após ovulação, promove atraso na involução uterina e o restabelecimento das funções ovarianas (Santos, 2005; Butler, 2004), ocorrendo um aumento do intervalo parto concepção e, com isto, comprometendo a lucratividade do sistema (LUCY, 2007).Para melhor eficiência da atividade reprodutiva, foram desenvolvidos protocolos para sincronizar a ovulação de vacas, permitindo a reprodução sem detecção de cio, e aumentando assim as taxas de serviço (VASCONCELOS et al., 1999, PURSLEY et al., 1995). Desta forma, trabalhamos com a hipótese de que protocolos de inseminação artificial em bovinos leiteiros a base do hormônio benzoato de estradiol pode ser utilizado como uma alternativa mais barata, obtendo taxas de concepção similares quando comparado ao hormônio GnRH. Além disto, a administração de insulina humana injetável proporciona um melhor crescimento folicular final, aumentando as taxas de concepção em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2014 - Atual

    Clinpet - Grupo de Ensino em Clínica de Pequenos Animais, Descrição: Projeto que visa possibilitar a discussão semanal de tópicos relacionados a clínica de pequenos animais, assim como agregar novos conhecimentos para o grupo, aprimorando o aprendizado. Desenvolver atividades extra-classe voltadas a casuística clínica. Promover palestras semestrais sobre a área pet para toda a comunidade acadêmica interessada. Fomentar em escolas da rede pública de Pelotas palestra sobre cuidados básicos em pequenos animais e posse responsável dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2014

    Desempenho Reprodutivo de vacas leiteiras submetidas a protocolos de IATF a base de GnRH ou Benzoato de Estradiol e aplicações de insulina exógena, Descrição: Devido a intensificação nos sistemas de produção leite tem ocorrido um aumento no aparecimento de transtornos metabólicos nos rebanhos leiteiros. O desafio metabólico imposto pela maior produtividade destes animais, favorece o desequilíbrio entre o aporte de nutrientes no organismo, capacidade de metabolização desses componentes e os níveis de produção alcançados, caracterizando um Balanço Energético Negativo (BEN) (FENWICK et al., 2008). O atraso ou a baixa produção de esteroides nos ovários, estrógeno nos folículos e progesterona após ovulação, promove atraso na involução uterina e o restabelecimento das funções ovarianas (Santos, 2005; Butler, 2004), ocorrendo um aumento do intervalo parto concepção e, com isto, comprometendo a lucratividade do sistema (LUCY, 2007).Para melhor eficiência da atividade reprodutiva, foram desenvolvidos protocolos para sincronizar a ovulação de vacas, permitindo a reprodução sem detecção de cio, e aumentando assim as taxas de serviço (VASCONCELOS et al., 1999, PURSLEY et al., 1995). Desta forma, trabalhamos com a hipótese de que protocolos de inseminação artificial em bovinos leiteiros a base do hormônio benzoato de estradiol pode ser utilizado como uma alternativa mais barata, obtendo taxas de concepção similares quando comparado ao hormônio GnRH. Além disto, a administração de insulina humana injetável proporciona um melhor crescimento folicular final, aumentando as taxas de concepção em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Pelotas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2014

    Núcleo de Pesquisa Ensino e Extensão em Pecuária

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Objetivo do estágio: Dentre outros, foi realizada a participação de atividades relacionadas a clínica médica,manejo nutricional, reprodutivo,sanitário e análises laboratoriais com foco em bovinos leiteiros, bem como noções de gestão. Além disso foram realizadas atividades administrativas e científicas, incluindo participação em experimentos e apresentações de trabalhos.

  • 2014 - 2014

    Indústria Riograndense de Óleos Vegetais Ltda

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 7, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Objetivo de estágio extra-curricular: Acompanhamento de todos os setores da fábrica que produz óleo vegetal a base de farelo de arroz, com foco principal na fábrica de rações, localizada dentro da mesma. Foi possível observar e participar da rotina da fabricação deste produto, oriundo do subproduto da produção de óleo. Para isto, foram realizadas também visitas as propriedades dos respectivos clientes, a fim de estar ciente da eficácia dos produtos vendidos. Carga horária total: 105h

  • 2014 - 2014

    Zoomed Pet Shop

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 7, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Objetivo do estágio: Acompanhar a rotina relacionada a clínica médica de pequenos animais, incluindo consultas veterinárias, bloco cirúrgico localizado na mesma clínica, cuidados básicos de animais enfermos, bem como aplicação de medicações e alimentação dos animais, com supervisão em todas as atividades. Carga horária total: 70h

  • 2015 - 2015

    Hospital de Clínicas Veterinárias UFPEL

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Objetivo do estágio: Acompanhamento alternado da clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, incluindo toda a rotina de prática hospitalar e realização de plantões noturnos e diurnos, aquém do turno semanal. Carga horária total: 81h

  • 2014 - 2014

    Hospital de Clínicas Veterinárias UFPEL

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Objetivo do estágio: Acompanhamento alternado da clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, incluindo toda a rotina de prática hospitalar e realização de plantões noturnos e diurnos, aquém do turno semanal. Carga horária total: 140h

  • 2014 - 2016

    Clinpet

    Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2018 - 2018

    Clínica Veterinária do Forte

    Vínculo: outros, Enquadramento Funcional: Estagiário extracurricular, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Período de estágio extracurricular no período de férias, onde foram realizadas atividades com ênfase em clínica médica de pequenos animais, acompanhamento assistido à atendimentos ambulatoriais, bem como internação, emergências e outros.