LEONARDO ANTÔNIO SOUTO
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Graduado em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (2001). Especialista em Matemática pela Universidade Federal de Goiás(2003). Possui Mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2008). Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2021). Atualmente é docente efetivo no regime de dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Goiás (UEG) onde leciona na Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (CampusCet) desde de 2010.
Informações coletadas do Lattes em 13/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2018 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: Contribuições da Teoria do Ensino Desenvolvimental de Davydov: Proposta de Construção de Plano de Ensino Para a Formação do Conceito de Números Reais
, Ano de obtenção: 2021. Duelci Aparecido De Freitas Vaz. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Matemática
2006 - 2008
Universidade Federal de Goiás
Título: Transformações de Ribaucour para Hipersuperfícies em Formas Espaciais
, Ano de Obtenção: 2008.Dr. Max Valério Lemes.
Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em AEE
2010 - 2010
faculdade brasileira de educação e cultura
Título: Dificuldades de aprendizagem do aluno com deficiência intelectual em uma escola pública de Sanador Canedo
Orientador: Marília Rabelo Holanda C. Harger
Especialização em Matematica
2001 - 2003
Universidade Federal de Goiás
Título: Espaços com Produto Interno
Orientador: Dr. Romildo da Silva Pina
Formação complementar
2024 - 2024
Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médi. (Carga horária: 30h). , Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2020 - 2021
Formação inicial e continuada integrada ao Ensino Fundamental na modalidade. (Carga horária: 320h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2020 - 2020
Educação a distância: Teoria e prática. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2009 - 2009
Programa de Integração Curricular: Matemática. (Carga horária: 120h). , Prefeitura Municipal de Goiânia, PMGO, Brasil.
2001 - 2001
Curso de verão 2001. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação matemática na área de pesquisa da teoria Histórico cultural.
Organização de eventos
SOUZA, O. B. ; SOUTO, L. A. . 13º CONHECENDO A UEG" realizado(a) no(a) CÂMPUS CENTRAL - SEDE: ANÁPOLIS - CET. 2024. (Exposição).
Carrasco, C.G. ; SOUTO, L. A. ; PAIVA, S. M. . XXII Encontro de Matemática do Campus Central - Sede Anápolis - CET. 2024. (Outro).
SOUTO, L. A. . Exposição do curso de Matemática,. 2024. (Outro).
PEREIRA, T. L. B. ; SOUTO, L. A. . 1º Copa de Cálculo. 2018. .
Participação em eventos
II Workshop Nacional Online do Profmat.Uma Proposta De Ensino Para a Formação Do Conceito De Volume e Capacidade, Utilizando a Modelagem Matemática. 2024. (Simpósio).
X EEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Central da Universidade Estadual de Goiás.O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIENTAL DE DAVYDOV. 2024. (Encontro).
X EEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Central da Universidade Estadual de Goiás.O Número de Euler. 2024. (Encontro).
XXII Encontro de Matemática do Campus Central - Sede Anápolis. 2024. (Encontro).
XX Seminário Integrado de Pesquisa em Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 2019. (Simpósio).
Aula Inaugural do Programa de Pós-graduação em Educação. 2018. (Outra).
Participação em conferência: Abertura de semestre letivo de 2018-2 ? PPGE em Educação. Tema intitulada "Política e Mídias Sociais".. 2018. (Seminário).
XIV Colóquio da linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.. 2018. (Simpósio).
XVI Encontro de Matemática. 2017. (Encontro).
XV Encontro de Matemática do Campus Anapólis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás. 2016. (Encontro).
IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Encontro).
IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnuCET-UEG.Ensino de Cálculo Diferencial e Integral com Enfase na História. 2015. (Encontro).
IV Encontro Estadual de Didáticas e Praticas de Ensino-EDIPE.A Modelagem Matemática na Planta Baixa de uma Região Triangular. 2015. (Encontro).
VI Encontro de Didática e Práticas de Ensino- EDIPE. 2015. (Encontro).
XV Encontro de Matemática do Campus Anapólis de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Goiás.Cálculo Diferencial e Integral utilizando o Sofware Geogebra. 2015. (Encontro).
V Encontro Estadual de Didática e Práticas de Ensino-EDIPE. 2013. (Congresso).
Curso de Verão em análise funcional. 2012. (Encontro).
Curso de Verão.Equações Diferenciais Parciais. 2007. (Simpósio).
Curso de Verão.Álgebra Linear. 2001. (Outra).
IV Encontro de Matemática e Estastítica da UFG.IV Encontro de Matemática e Estastítica da UFG. 2000. (Simpósio).
Participação em bancas
VAZ, D. A. F.; MALAQUIAS, A. G. B.;SOUTO, L. A.. Contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para a formação de conceitos teóricos de matriz.. 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Instituto Federal de Goiás - Campus Goiânia.
VAZ, D. A. F.; FONSECA, R. C. B.;SOUTO, L. A.. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ELIPSE NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. 2022. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - Instituto Federal de Goiás. Campus Jataí.
VAZ, D. A. F.; MIRANDA, M. J.; MIRANDA, S. C.; OLIVEIRA, M. M. M.;SOUTO, L. A.. Contribuições da teoria do ensino desenvolvimental e seus desdobramentos para o ensino de geometria. 2023. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.; MIRANDA, M. J.; OLIVEIRA, A. S.; MALAQUIAS, A. G. B.;SOUTO, L. A.. A formação do conceito do cálculo de volume na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.;SOUTO, L. A.; LEMOS, G. C.; PIMENTA, A. C.; SOUSA, D. R.. A Mediação pedagógica em tempos de Pandemia: Um estudo sobre as percepções de professores do Estado de Goiás. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.; MIRANDA, M. J.; LOPES, S. V.; OLIVEIRA, M. M. M.;SOUTO, L. A.. Contribuições da teoria histórico-cultural e seus desdobramentos para o ensino-aprendizagem de geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.; LEMOS, G. C.;SOUTO, L. A.; PIMENTA, A. C.; SOUSA, D. R.. A Mediação pedagógica em tempos de Pandemia: Um estudo sobre as percepções de professores do Estado de Goiás. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.; MIRANDA, M. J.; OLIVEIRA, A. S.; MALAQUIAS, A. G. B.;SOUTO, L. A.. A formação do conceito do cálculo de volume na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
VAZ, D. A. F.; MALAQUIAS, A. G. B.;SOUTO, L. A.. Contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para a formação de conceitos teóricos de matriz. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Instituto Federal de Goiás-Campus Goiânia.
VAZ, D. A. F.; FONSECA, R. C. B.;SOUTO, L. A.. AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL PARA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ELIPSE NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA CIÊNCIAS E MATEMÁTICA) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS CÂMPUS JATAÍ.
RODRIGUES GERALDOSOUTO, L. A.. POLÍTICAS PÚBLICAS NEOLIBERAIS E EDUCAÇÃO: VIVÊNCIAS EM LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM SENADOR CANEDO, GOIÁS. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação e Trabalho Docente) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade.
MAGALHAE, A. P. A. S.; OLIVEIRA, D. C.;SOUTO, L. A.. O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO DE NÚMEROS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS.. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PEREIRA, T. L. B.; MIRANDA, F. B.;SOUTO, L. A.. Geometria Diferencial de Curvas Planas e a Curva de Agnesi. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; PEREIRA, T. L. B.; ALKMIM, C. M. O Número de Euler. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; ALKMIM, C. M; MIRANDA, F. B.. Estudo acerca da História e Métodos de Resolução das Equações Polinomiais.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PEREIRA, T. L. B.;SOUTO, L. A.; FONTES, L. S.. ANÁLISE GEOMÉTRICA DA CURVA TRIDENTE DE NEWTON UTILIZANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA DIFERENCIAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PORFIRO, L. D.; Carrasco, C.G.;SOUTO, L. A.. ESTUDO DA DINÂMICA POPULACIONAL DE ANÁPOLIS POR MEIO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
Carrasco, C.G.; PORFIRO, L. D.;SOUTO, L. A.. UM ESTUDO SOBRE OS FATORES DE DESEMPENHO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UEG. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; PAIVA, S. M.; PEREIRA, T. L. B.. Geometria da Curva Catenária Utilizando Conceitos de Cálculo Diferencial e Integral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; MAGALHAES, A. P. A. S.; OLIVEIRA, R. G. L.. O conjunto dos números reais: uma abordagem e análise dos racionais e irracionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; OLIVEIRA, R. G. L.; PAIVA, S. M.. O Ensino Da Matemática Nos Anos Iniciais Por Meio De Metodologias Ativas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; MAGALHAES, A. P. A. S.; SILVA, A. K. M.. Uma Proposta de Ensino para a Formação do Conceito de Volume e Capacidade, Utilizando a Modelagem Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
MAGALHAES, A. P. A. S.; SILVA, A. K. M.;SOUTO, L. A.. A Linguagem Matemática no Processo Ensino-Aprendizagem da Matemática. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
FONTES, L. S.; PEREIRA, T. L. B.;SOUTO, L. A.. A Matemática e a arte. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; MAGALHAES, A. P. A. S.; OLIVEIRA, A. F.. Ensino da Álgebra: A Importância do Aluno Compreendê-la. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
Carrasco, C.G.;SOUTO, L. A.; PEREIRA, T. L. B.. Problema do Caixeiro Viajante aplicado em rota de entrega aérea e solucionado por meio da Programação Linear. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, LEONARDO ANTÔNIO; FONTES, L. S.; MIRANDA, F. B.. Estudo epistemológico do conceito do número real. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, LEONARDO ANTÔNIO; FONTES, L. S.; PAIVA, S. M.. Análise do recorte temporal do índice de reprovação e percepção de ensino dos acadêmicos em cálculo diferencial e integral nos cursos de Matemática e Engenharia Civil da UEG-CCET. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; PAIVA, S. M.; PEREIRA, T. L. B.. Métodos Numéricos para Aproximação da Raiz de uma Função. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
RIBEIRO, L. N.; MAGALHAE, A. P. A. S.;SOUTO, L. A.. As contribuições da atividade Orientadora de ensino no processo de ensino e aprendizagem de conceitos algébricos para educação de jovens e adultos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PAIVA, S. M.; SOUZA, C. L. S.;SOUTO, L. A.. A influência de algumas mulheres na historia da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
ALKMIM, C. M;SOUTO, L. A.; PAIVA, S. M.. .Cicloide. O pomo da discórdia.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
ALKMIM, C. M;SOUTO, L. A.; PAIVA, S. M.. .O uso da tecnologia como proposta de ensino e aprendizado.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
Bento, J. A.;SOUTO, L. A.; Lima, V. S.. As Equações e as Inequações e suas Aplicações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; MEDONCA, T. A. F. F.; FONTES, L. S.. Uma Proposta De Ensino Da Trigonometria Utilizando a Teoria Desenvolvimental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
ALKMIM, C. M;SOUTO, L. A.; Bassab, R,M.. Histria da Matematica a partir da tentativa de demonstração do último Teorema de Fermat. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PAIVA, S. M.;SOUTO, L. A.; OLIVEIRA, R. G. L.. A Matemática dos Calendários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
Carrasco, C.G.;SOUTO, L. A.; MARTINS, E. F. R.. Tamanho Amostral para Estimar Proporções. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
PEREIRA, T. L. B.;SOUTO, L. A.; Carrasco, C.G.. Teoria dos Grafos: Uma Sucinta Introdução. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
MIRANDA, S. C.;SOUTO, L. A.; Bassab, R,M.. A Geometria no Ensino Médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; PEREIRA, T. L. B.; PAIVA, S. M.. Euclides e Heron: História, Fórmulas e aplicações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; PAIVA, S. M.; SILVA, P. M.. Modelagem Matemática na planta baixa de uma região triangular. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; MEDONCA, T. A. F. F.; MARTINS, E. F. R.. A Arte do Origami na Construção da Geometria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
SOUTO, L. A.; Couto, K. R.; Carrasco, C.G.. Métodos do Gradiente para Problemas Irrestritos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
MIRANDA, S. C.;SOUTO, L. A.; MIRANDA, F. B.. O uso da balança de equilbrio do conteudo de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Américo Borges Carvalho. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
RIBEIRO, L. N.;SOUTO, L. A.; NASCIMENTO, R. L. L.. Uma analise sobre o Ensino de Matemática na EJA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás.
Orientou
"EXPLORANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
"EXPLORANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
"EXPLORANDO A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; (Orientador);
O Número de Euler; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Estudo acerca da História e Métodos de Resolução das Equações Polinomiais; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
A modelagem matemática no ensino de áreas e perímetros: Abordagens e aplicações; ; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
O conjunto dos números reais: uma abordagem e análise dos racionais e irracionais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Uma Proposta de Ensino para a Formação do Conceito de Volume e Capacidade, Utilizando a Modelagem Matemática; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Estudo epistemológico do conceito do número real; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Análise do recorte temporal do índice de reprovação e percepção de ensino dos acadêmicos em cálculo diferencial e integral nos cursos de Matemática e Engenharia Civil da UEG-CCET; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
O uso da tecnologia como proposta de ensino e aprendizado; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Uma Proposta De Ensino Da Trigonometria Utilizando a Teoria Desenvolvimental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
A Arte do Origami na Construção da Geometria; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Euclides e Heron: História, Fórmulas e Aplicações em Geometria Plana; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Modelagem Matematica na planta baixa de uma região triangular; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
O uso da balança de equilbrio do conteudo de equações do 1º grau no 7º ano do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Américo Borges Carvalho; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Uma analise sobre o Ensino de Matemática na EJA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática para negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática para Negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática Para Negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática Para Negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática Para Negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática Para Negócios I; 2017; Orientação de outra natureza; (Ciências Econômicas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Fundamentos de Matemática I; 2017; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Fundamentos de Matemática I; 2017; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Monitoria na disciplina Matemática para negócios I; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Orientação de monitoria do programa de bolsas da UEG; 2016; Orientação de outra natureza; (Matemática) - Universidade Estadual de Goiás, Universidade Estadual de Goiás; Orientador: Leonardo Antonio Souto;
Produções bibliográficas
-
VAZ, D. A. F. ; SOUTO, L. A. ; VIEIRA, D. H. A. ; OLIVEIRA, B. S. . O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO IRRACIONAL. REVISTA MIRANTE (ONLINE) , v. 17, p. 175-190, 2024.
-
SOUTO, L. A. ; COSTA, F. G. . FÓRMULA DE HERON E APLICAÇÕES NA GEOMETRIA PLANA. REVISTA MIRANTE (ONLINE) , v. 17, p. 191-209, 2024.
-
SOUTO, LEONARDO ANTÔNIO . O ENSINO DO CONCEITO DE FUNÇÃO UTILIZANDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIENTAL DE DAVYDOV. REVISTA MIRANTE (ONLINE) , v. 15, p. 18-36, 2022.
-
SOUTO, L. A. . O ENSINO DOS NÚMEROS REAIS: DIFICULDADES EPISTEMOLÓGICA E HISTÓRICA DO CONCEITO DE NÚMERO REAL. REVISTA CIENTÍFICA DE EDUCAÇÃO ? RCE , v. 3, p. 1-13, 2018.
-
VAZ, D. A. F. ; SOUTO, L. A. . LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O ENSINO DE CONCEITOS DE NÚMEROS REAIS: teses e dissertações produzidas na pós-graduação brasileira no período de 2010 a 2018.. In: Beatriz Aparecida Zanatta; José Maria Baldino; Maria Esperança Fernandes Carneiro. (Org.). TEMAS DE EDUCAÇÃO V - Olhares de Resistência e Esperança. 1ºed.Goiânia: Espaço Acadêmico, 2019, v. 1, p. 41-64.
-
VAZ, D. A. F. ; PASSARINHO, B. B. ; VIEIRA, L. B. ; SOUTO, L. A. ; SOUTO, L. A. . UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE DESENVOLVIMENTAL PARA O ENSINO DE CÔNICAS.. In: NEVES DOS SANTOS, Éverton; PIRES<, Sonia Aparecida Da Silva de Lara.. (Org.). FACES E INTERFACES DA MULTIEDUCAÇÃO. 1ed.São Paulo: Dialógica, 2016, v. 1, p. 227-240.
-
SOUTO, L. A. ; SOUZA, S. A. . Uma Proposta de Ensino para a Formação do Conceito de Volume e Capacidade, Utilizando a Modelagem Matemática. In: II Workshop Nacional Online do Profmat, 2024, Rio de Janeiro. ANAIS DO II Workshop Nacional Online do PROFMAT. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 2024. v. 2. p. 69-70.
-
SOUTO, L. A. ; P.B. JUNIOR, G. . O Número de Euler. In: X EEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Central da Universidade Estadual de Goiás, 2024, Anápolis. Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Central (EEPEX). Anápolis: X EEPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Central da Universidade Estadual de Go, 2024. v. 2. p. 341-342.
-
SOUTO, L. A. . O ensino de Calculo Diferencial e Integral com Enfase na História. In: IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Anapólis. IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.
-
SOUTO, L. A. ; LOBO, L. P. G. . A Modelagem Matemática na Planta Baixa de uma Região Triangular.. In: VI Encontro Estadual de Didáticas e Praticas de Ensino-EDIPE, 2015, Goiania. A Modelagem Matemática na Planta Baixa de uma Região Triangular. Goiania: CEPED, 2015. v. 6.
-
SOUTO, L. A. ; P.B. JUNIOR, G. . O número de Euler. 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUTO, L. A. . A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÕES UTILIZANDO A TEORIA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL DE DAVYDOV. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUTO, L. A. ; SOUZA, S. A. . Uma Proposta De Ensino Para a Formação Do Conceito De Volume e Capacidade, Utilizando a Modelagem Matemática. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUTO, L. A. . O CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS: UMA ABORDAGEM DA ANÁLISE REAL NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUTO, L. A. . Cálculo Diferencial e Integral utilizando o Sofware Geogebra.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUTO, L. A. . Enade comentado, Goiânia, PUC Goiás 2014 (E-BOOK). Goiânia: PUC-Go, 2014 (Enade comentado, Goiânia, PUC Goiás 2014 (E-BOOK)).
Outras produções
GARCIA, J. C. ; GUIMARAES, V. O. S. ; SOUTO, L. A. . XVIII Colóquio das linhas de pesquisa do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiá. 2022. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SOUTO, L. A. . PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE TÓPICOS MATEMATICOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022. (Canal de vídeo aula no You tube).
SOUTO, L. A. . A formação do conceito de funções utilizando a teoria do ensino desenvolvimental de Davydoy.. 2021. (Relatório de pesquisa).
SOUTO, L. A. . As Potencialidades Pedagógicas no Ensino da Matemática Investigadas do Ponto de Vista da Teoria Histórico-Cultural. 2018. (Relatório de pesquisa).
SOUTO, L. A. . Ensino do Cálculo diferencial com ênfase na História. 2016. (Relatório de pesquisa).
SOUTO, L. A. . Pós-Graduação em Matemática e Estatística. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Explorando a Modelagem Matemática como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática, Descrição: Este projeto de pesquisa, tem como objetivo, apresentar uma ferramenta pedagógica no ensino da matemática na educação básica, a partir de um estudo teórico da modelagem matemática. Por meio de uma análise na Base Nacional Comum Curricular e também do Documento Curricular para Goiás, percebemos que a modelagem matemática se faz presente nos documentos normativos como abordagem de ensino, pois apresenta etapas que permitem o desenvolvimento de ações cognitivas extremamente importantes para os alunos. A partir de uma pesquisa bibliográfica, com um levantamento de artigos e livros a respeito do assunto, pretendemos fazer uma análise qualitativa, para investigar os efeitos dessa abordagem no desempenho e na motivação dos alunos, bem como na sua capacidade de compreender e resolver problemas matemáticos do cotidiano. Pretende-se realizar uma proposta de ensino de um conteúdo matemático, para fornecer aos professores de matemática valiosas contribuições sobre como integrar a modelagem matemática em sua prática pedagógica cotidiana para melhorar a qualidade do ensino.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador / ESTEFANE BORGES XAVIER - Integrante / GUSTAVO DOS SANTOS SILVA - Integrante / MARIA EDUARDA SILVA FELICIANO - Integrante.
-
2022 - 2024
A formação do conceito dos números reais utilizando a teoria do ensino desenvolvimental de Davydov., Descrição: No ensino fundamental das escolas brasileiras, a orientação dos documentos oficiais para o ensino do conceito de número se dá na seguinte sequência: naturais, inteiros, racionais, culminando nos irracionais, geralmente no nono ano do ensino fundamental. Esses números reunidos são denominados de números reais. Nessa realidade, seu ensino contempla os nexos externos, em que o aluno é estimulado a identificá-los e classificá-los, conforme a sua representação decimal, em detrimento dos nexos internos e conceituais. Algumas produções relacionadas enfatizam o conceito de número, a partir da proposta davydoviana, na relação entre grandezas mensuráveis. De fato, entende-se isso como plausível para os números racionais, utilizando as grandezas mensuráveis, mas não realizável para os irracionais, antes de esclarecer outro tipo de grandeza, a incomensurável. Desta maneira, apresentamos o problema de pesquisa: Quais as contribuições do ensino desenvolvimental de Davydov para o planejamento de uma atividade de estudo para o desenvolvimento do conceito de número real no último ano do ensino fundamental? Em busca de uma resposta, a partir de uma metodologia histórica-bibliográfica e documental, fundamentada numa perspectiva dialética, será realizada um estudo lógico-histórico dos números reais de uma forma contextualizada, com a finalidade de obter as contradições e superações da comunidade de matemáticos para uma sintetização do conceito geral de número; aprofundando na leitura de premissas da teoria histórico-cultural para estudar o objeto, com ênfase na compreensão dos números irracionais e a partir da premissa desenvolvimental de que isso é possível pelo movimento do abstrato ao concreto, do aspecto mais geral do conceito. O resultado almejado, a partir desta incursão investigativa, é elaborar atividades de ensino na teoria do ensino de Davydov para o conceito de números reais, enfatizando a necessidade de compreensão das grandezas incomensuráveis, que deve emergir das tarefas de estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador.
-
2018 - 2021
A formação do conceito de funções utilizando a teoria do ensino desenvolvimental de Davydoy., Descrição: Existem diversas teorias de aprendizagem que levantam conjecturas sobre a melhor forma de ensinar. Neste projeto pretendo abordar uma proposta de ensino pautada nas teorias da aprendizagem de Lev S. Vygotsky e seu seguidor Vasili V. Davydov, os quais acreditavam que o desenvolvimento cognitivo está associado diretamente ao contexto social, histórico e cultural onde o sujeito está inserido e por este motivo o processo de ensino deve caminhar neste sentido, oportunizando ao aluno uma visão mais ampla daquilo que está sendo estudado. Os alunos carecem de uma formação matemática básica que os professores não conseguem resolve-los. Não só algébricas e de operações básicas, mas também não há uma preparação para as noções que tem a ver com infinito, infinitésimos e variação, ideias fundamentais para entender o Cálculo Diferencial e Integral. Por esses motivos, minha investigação terá como foco de estudo o conceito de função, que é um dos conceitos básicos do cálculo, e da própria matemática. Desse modo, a questão central a ser investigada é: como os princípios da teoria do ensino Desenvolvimental de Davydov podem contribuir para que alunos do Ensino Médio e Superior compreendam o conceito de funções.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2016 - 2018
A Utilização das Novas Tecnologias no Desenvolvimento Matemático Investigadas do Ponto de Vista da Teoria Histórico-Cultural, Descrição: Neste projeto investigaremos As Potencialidades Pedagógicas das Novas Tecnologias no Desenvolvimento Matemático Investigadas do Ponto de Vista da Teoria Histórico-Cultural. Assim, sob este prisma, investigaremos as potencialidades pedagógicas de softwares educativos, vídeos instrucionais, ambientes educacionais diversos criados com a finalidade de ensinar Matemática. Com o suporte da teoria histórico-cultural, faz parte de nosso objetivo criar material didático com a finalidade de melhorar a qualidade do nosso ensino de Matemática, além de preparar o aluno integrante para atuar com tais tecnologias. Salientamos que este projeto está vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática, pretendendo assim articular ensino e pesquisa envolvendo alunos de Graduação. Nossa pesquisa incluirá trabalhos acadêmicos de iniciação científica e monografias de final de curso, que serão desenvolvidos com a mesma finalidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2
-
2014 - 2016
Ensino do Cálculo Diferencial com Enfâse na Historia., Descrição: Projeto que visa melhorar a aprendizagem da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador.
-
2011 - 2012
Análise de Livros Didáticos na Modalidade Eja nas prefeituras de Goiânia e Senador Canedo, Descrição: Analisar os de livros Matemática disponiveis na modalidade de Ensino EJA nas escolas de Goiania e Senador Canedo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leonardo Antonio Souto - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goiás, UnUCET - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas. , Br 153, nº 3.105, Fazenda Barreiro do Meio, 75132903 - Anápolis, GO - Brasil - Caixa-postal: 459, Telefone: (62) 33281177, Fax: (62) 33281139, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Professor Efetivo 20 hrs., Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.Linhas de pesquisa
-
02/2014
Ensino, Matemática, Engenharia Civil e Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo 1 e 2, Probabilidade e Estatística., Matemática para Negócios I., Àlgebra Linear., Geometria Analítica.
2010 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2015
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História da Matemática, Geometria Euclidiana 2 e Cálculo 2
-
02/2014
Ensino, Biologia, Engenharia Agrícola e Química Industrial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo aplicado a Biologia, Cálculo Numérico e Cálculo Diferencial e Integral 1 e 2.
-
01/2014
Pesquisa e desenvolvimento, Campos Cet. Campos Central. Sede Anápolis.Linhas de pesquisa
-
05/2022 - 02/2023
Extensão universitária , Campos Cet. Campos Central. Sede Anápolis.Atividade de extensão realizada, PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE TÓPICOS MATEMATICOS PARA ALUNOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
-
02/2011 - 12/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, UnUCET - Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas.Cargo ou função, Comissão Especial para Realização de Processo Simplificado.
2003 - 2010
Prefeitura Municipal de GoiâniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
2003 - 2024
Secretaria Municipal de Educação de Senador CanedoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
Professor da EJA (Educação de jovens e adultos)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LEONARDO ANTÔNIO SOUTO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?