Ana Márcia Altoé Nieweglowski
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é biólogo - agente profissional do Instituto Ambiental do Paraná, com atuação na Coordenadoria de Recursos Hídricos e Atmosféricos, da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecotoxicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de toxicidade, controle ambiental, impacto ambiental, ecotoxicologia e qualidade da água.
Informações coletadas do Lattes em 11/09/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)
2004 - 2006
Universidade Federal do Paraná
Adelino Pelissari.Palavras-chave: água; agrotóxicos; indicadores ambientais; ecotoxicologia; Qualidade da água.Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos / Especialidade: Planejamento Integrado dos Recursos Hídricos. Setores de atividade: Captação, Tratamento e Distribuição de Água, Limpeza Urbana, Esgoto e Atividades Conexas.
Formação complementar
2004 - 0000
Sistemas de produção. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2007 - 2007
Programa de Gerenciamento de Risco (PGR). (Carga horária: 16h). , Instituto Ambiental do Paraná.
2007 - 2007
Monitoramento da Qualidade da água. (Carga horária: 12h). , Instituto Ambiental do Paraná.
2007 - 2007
Estatistica dos dados do monitoramento de qualidad. (Carga horária: 44h). , Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
2007 - 2007
Gerência de Projetos. (Carga horária: 20h). , SEAD-Escola de Governo do PR.
2006 - 2006
Excel avançado. (Carga horária: 20h). , Organização Paranaense de Ensino Técnico Ltda.
2005 - 2005
Reciclagem de Auditores Internos da Qualidade Iso. (Carga horária: 16h). , Instituto Ambiental do Paranà.
2005 - 2005
Capacitação Pedagógica. (Carga horária: 20h). , Secretaria da Administração e da Previdência.
2005 - 2005
Espectrofluorimetria: fluorescência; fosforescênci. (Carga horária: 16h). , Perkin-Elmer Corporation.
2005 - 2005
Matologia. (Carga horária: 75h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2005
Seminários. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Amostragem. (Carga horária: 8h). , Instituto Ambiental do Paranà.
2004 - 2004
Agroecologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Metodologia Científica. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Estatística aplicada à entomologia. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Fisiologia do crescimento Vegetal. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2004 - 2004
Ecologia aplicada. , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 - 2003
Sistema Brasileiro de Classsificação de Solos Atua. (Carga horária: 40h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
2003 - 2003
Gerenciamento da Rotina. (Carga horária: 4h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2003 - 2003
Reciclagem ISO 9000:2000. (Carga horária: 4h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2003 - 2003
Formação de Auditores. (Carga horária: 8h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2003 - 2003
Agroecologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2003 - 2003
Princípios de Toxicologia - cod. BT710. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2002 - 2002
Gerenciamento da Rotina. (Carga horária: 2h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2002 - 2002
Treinamento Para Auditores Norma Iso 9001 2000. (Carga horária: 5h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2001 - 2001
Gestão ambiental e monitoramento da Qualidade da Á. (Carga horária: 40h). , Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2001 - 2001
Interpretação da Norma Iso 9001 2000. (Carga horária: 4h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
2000 - 2000
Biomarcadores Bases e Aplicações. (Carga horária: 6h). , Sociedade de Toxicologia e Quimica Latino America.
1999 - 1999
Formação de Auditores Internos da Qualidade. (Carga horária: 20h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
1999 - 1999
Controle do Produto Não Conforme e Ações Preventiv. (Carga horária: 6h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
1999 - 1999
Novos Métodos Para Avaliação de Toxicidade Aquátic. (Carga horária: 160h). , Umwelt Bundes Amt Instutu Fur Wasser Boden Und Lufthygiene.
1998 - 1998
Padronização e Normas da Série Iso 9000. (Carga horária: 7h). , Metrologia e Sistemas de Gestão.
1997 - 1997
Garantia da Qualidade Em Laboratório Analítico. (Carga horária: 24h). , Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial.
1996 - 1996
Tratamento de Efluentes Industriais. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial.
1995 - 1995
Extensão universitária em Análise de Risco de Processos Industriais. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
1995 - 1995
Tratamento de Efluentes Aspectos Biológicos. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial.
1992 - 1992
Extensão universitária em Toxicologia Ambiental. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1992 - 1992
Estatística. (Carga horária: 20h). , Programa de Impactos Ambientais de Barragens.
1990 - 1990
A Bacia Hidográfica Como Unidade de Estudo Conserv. (Carga horária: 45h). , Universidade de São Paulo.
1990 - 1990
Métodos de Testes de Toxicidade Aquático Conforme. (Carga horária: 240h). , Landesamt Fur Wasser Und Abfall.
1987 - 1987
Estágio Metodologia de Testes de Toxicidade. (Carga horária: 72h). , Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada/Especialidade: Ecotoxicologia.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitossanidade/Especialidade: Defesa Fitossanitária.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
Participação em eventos
Indicadores de Sustentabilidade Ambiental para o Paraná. 2008. (Seminário).
Worshop de avaliação da Fase I do PNMA II. 2007. (Oficina).
IX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. 2007. (Encontro).
VIII Encontro de Laboratórios de Análises Ambientais.Perspectivas de exigências de qualificação de laboratórios. 2005. (Encontro).
Congresso de Ecotoxicologia. Monitoramento ecotoxicológico de recursos hídricos. 2004. (Congresso).
Acreditação de laboratórios analíticos para qualidade da água.Acreditação de laboratórios analíticos para qualidade da água. 2004. (Seminário).
Workshop Regional de Acreditação de Laboratórios de Análises da Qualidade da Água.Workshop Regional de Acreditação de Laboratórios de Análises da Qualidade da Água. 2004. (Oficina).
Curso de técnicas de amostragem.Amostragem para ensaios ecotoxicológicos. 2004. (Outra).
IV Seminário do Projeto Interdisciplinar de Pesquisa sobre Eutrofização de àguas de Abastecimento público na Bacia do Altíssimo Iguaçú. 2003. (Seminário).
Regulamentação e harmonização de ensaios ecotpxicológicos: mudança de paradigmas..Workshop- Regulamentação e harmonização de ensaios ecotoxicológicos e mudança de paradigmas.. 2002. (Oficina).
Reunião do Grupo de Trabalho sobre Revisão da Resolução CONAMA 020/86.Reunião do Grupo de Trabalho sobre Revisão da Resolução CONAMA 020/86. 2002. (Outra).
VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. VIII Congresso Brasileiro de Limnologia. 2001. (Congresso).
VI Encontro de ecotoxicologia e 3ª reunião da SETAC latino Americana.VI Encontro de ecotoxicologia e 3ª reunião da SETAC latino Americana. 2000. (Encontro).
5º Encontro Brasileiro de Ecotoxicologia.5º Encontro Brasileiro de Ecotoxicologia. 1998. (Encontro).
II Encontro Nacional para Discussão da resolução Conama 020/86.II Encontro Nacional para discussão sobre a Resolução Conama 020/86. 1997. (Encontro).
Seminário - Planejamento Estratégico Ambiental e Interesses Ecológicos.Planejamento estratégico ambiental e interesses ecológicos. 1995. (Seminário).
Seminário Nacional Auditoria Ambiental.Seminário Nacional Auditoria Ambiental. 1994. (Seminário).
III Encontro da Seção brasileira da International Association for Impact assesment.III Encontro da Seção brasileira da International Association for Impact assesment. 1994. (Encontro).
III Encontro de Ecotoxicologia.III Encontro de Ecotoxicologia. 1993. (Encontro).
Reunião Técnica - Ecotoxicologia nos órgãos de controle ambiental..Reunião Técnica - Ecotoxicologia nos órgãos de controle ambiental.. 1992. (Outra).
I Encontro técnico em Ecotoxicologia.I Encontro técnico em Ecotoxicologia. 1991. (Encontro).
Workshop Internacional em Estratégias de Monitoramento Ambiental.Workshop Internacional em Estratégias de Monitoramento Ambiental. 1989. (Oficina).
Simpósio Internacional sobre Legislação de Pesticidas.Simpósio Internacional sobre Legislação de Pesticidas. 1986. (Simpósio).
14º Congresso Brasileiro de Agronomia. 14º Congresso Brasileiro de Agronomia. 1985. (Congresso).
Validação de métodos práticos para detecção de resíduos de pesticidas.Validação de métodos práticos para detecção de resíduos de pesticidas. 1985. (Oficina).
Participação em bancas
WOICIECHOWSKI, A.; SAAR, J. H.; SOARES, M.;NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé. Desenvolvimento do Kit Monitox (Biomassa Liofilizada de Vibrio fischeri) para o automonitoramento de toxicidade de efluentes industriais. 2009. Dissertação (Mestrado em Processos Biotecnológicos) - Universidade Federal do Paraná.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé. INFLUENCIA DA DUREZA DA ÁGUA NA REPRODUÇÃO DE Daphnia magna STRAUS, 1820 (Cladocera, Crustácea). 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Orientou
Influência da dureza da água na reprodução de Daphnia magna STRAUS, 1820 (Cladocera, Crustacea); 2004; 18 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Avaliação da toxicidade aguda para Daphnia magna (Cladocera, Daphnidae) em seis pontos do rio Barigui (Curitiba - PR) utilizando o índice para preservação de comunidades aquáticas - IPCA; ; 2000; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Analise do impacto ambiental causado pelo efluente final do aterro sanitário da Lamenha Pequena no rio Passáuna em Curitiba - PR, Brasil; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Avaliação da eficiência do tratamento do chorume no aterro sanitário da Caximba; ; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Avaliação da toxicidade aguda (FD) em efluentes industriais de galvanoplastia; ; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Toxicidade de efluentes de industria de papel kraft branqueada e a importancia do monitoramento biológico; ; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Determinação da faixa de sensibilidade da Daphnia magna (Straus, 1820) ao Dicromato de Potássio em a´gua de fonte natural e água potável desclorada; ; 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Influencia da dureza da água na reprodução da Daphnia magna (Straus, 1820); 1993; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Ana Marcia Altoe Nieweglowski;
Produções bibliográficas
-
MARANHO, Lucineide Aparecida ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Influência da dureza da água no estudo da reprodução de Daphnia magna (STRAUS,1820). Pesticidas (UFPR) , Curitiba, v. 5, p. 33-52, 1995.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes ; FABRÍCIO FILHO, João Alberto ; LEMIESZEK, Márcia Bonow ; TERRA, Nara Regina ; BERTOLA, Viviane Martins ; LIMA, Jeane Marly Conceição de ; KNIE, Joachim . Manual de métodos para avaliação da toxicidade. 1. ed. Curitiba: Programa de Impactos Ambientais de Barragens - PIAB/GTZ, 1997. v. I. 102p .
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; KNIE, Joachim . A importância dos parâmetros ecotoxicológicos em estudos ambientais.. In: Governo do Paraná; Instituto Ambiental do Paraná; Programa de Impactos Ambientais de Barragens; GTZ. (Org.). Manual de Avaliação de Impacto Ambiental. 3ed.Curitiba: IAP/GTZ, 1999, v. 1, p. 310-319.
-
PAWLOWSKY, Urivald ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes . Aplicação de testes de toxicidade na tratabilidade de efluentes de pesticidas. . In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 1997, Foz do Iguaçú. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Foz do Iguaçu: ABES, 1997. v. I. p. 26-37.
-
MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; DIAS, Leda Neiva ; SILVA, Elenize M F M da ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; BOSA, Márcia T Nunes ; MARANHÃO, Taciano . Impactos ambientais do derramamento de óleo pela refinaria da Petrobrás em Araucária - PR, sobre a qualidade da água e ictiofauna da bacia hidrográfica do Rio Iguaçú.. In: Congresso Brasileiro de Limnologia, 2001, João Pessoa. Anais do Congresso Brasileiro de Limnologia. São Carlos: Sociedade Brasileira de Limnologia, 2001. p. 68-68.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; BOSA, Márcia Terezinha Nunes ; SILVA, Elenize M de Ferrante M da ; RATIN, I. V ; GOMES, A. P. ; CORREA, A. R. C. ; MEY, M. R. . Sulfato de Zn como alternativa de substância de referência em testes de toxicidade com D. magna (cladocera, crustacea). In: X Congresso brasileiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. ECOTOX - Resumos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de ECotoxicologia, 2008. v. I. p. 299-299.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; Nieweglowski Filho. M. ; PELISSARI, A. . Resíduos de agrotóxicos na água - comparação com a legislação e capacitação analítica laboratorial. Estudo de caso na Bacia Hidrográfica do Rio Toledo - PR (Brasil). In: X Congresso Brasleiro de Ecotoxicologia, 2008, Bento Gonçalves. Ecotox - Resumos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, 2008. v. 1.
-
BOSA, Márcia T Nunes ; SILVA, Elenize M de Ferrante M da ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; CORREA, A. R. C. . Remoção da toxicidade aguda e fisico-química em sistemas de tratamento de efluentes liquidos - comparação de resultados para tipologias de industria do Paraná. In: X Congresso Brasileiro de Ecotoxicologai, 2008, Bento Gonçalves. Ecotox _ Resumos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, 2008. v. 1. p. 201-201.
-
AFONSO, Mª Lúcia C ; PAWLOWSKY, Urivald ; MEDEIROS, A ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Aplicação de testes de toxicidade na tratabilidade de efluentes de laticínio.. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçú. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001. p. 45-45.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes . Mapa temático: Qualidade da água nos rios da região metropolitana de Curitiba.. In: 5º Encontro Brasileiro de Ecotoxicologia, 1998, Itajaí. Perspectivas da Ecotoxicologia no Brasil. Itajaí: Univali, 1998. v. 1. p. 54-55.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; ROLAND, Tania ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; CARIGNANO, Linor . Toxicity pilot study in Passauna river watershed, Paraná - Brazil, using Daphnia magna.. In: Sisth International Symposium - Toxicity assessment and On-line monitoring., 1993, Berlin. Book of abstracts and notebook, 1993. p. 85-85.
-
TREURSCH, Marlies ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; ANDRADE, Lilian F ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; GUIMARÃES, Edson ; HICKSON, Robert G ; TUSSOLINO, Marcia Guadalupe P . Biomonitoramento na avaliação de impactos ambientais.. In: II Congresso Latino - Americano de Ecologia, 1992, Caxambu. Anais do Congresso Latino - Americano de Ecologia. Caxambu: Congresso Latino - Americano de Ecologia, 1992. p. 35-35.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; FOWLER, Rossana Baldanzi ; SILVA, Elenize M F M da ; ROLAND, Tania ; BOSA, Márcia T Nunes . Bioensaios com organismos aquáticos para determinação da toxicidade de efluentes.. In: I Simpósio de Ciências Biológicas, 1991, Curitiba. I Simpósio de Ciências Biológicas, 1991. v. 1. p. 11-11.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; FOWLER, Rossana Baldanzi ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes . Bioassays of acute toxicity with aquatic organisms for tht control of water quality of rivers in the state of Paraná- Brazil. In: Marc/UFBA, workshop on biomonitoring., 1990, Salvador. Anais do Marc/UFBA, workshop on biomonitoring.. Salvador: UFBA, 1990.
-
PAWLOWSKY, Urivald ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márciat Nunes . Aplicação de Testes de toxicidade na tratabilidade de efluentes de pesticidas.. 19º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, v. I, p. 5-5, 1997.
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Ensaios Ecotoxicológicos/Mutagenicidade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da . Uso de testes de toxicidade no controle ambiental - visão do corpo técnico do labotatório de ecotoxicologia do IAP/PR.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Mesa Redonda : conservação e qualidade de água.. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . A ecotoxicologia no Estado do Paraná. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Proteção ambiental com testes ecotoxicológicos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Controle e Política Ambiental em Ecotoxicologia. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; LEAL, C. T. ; SCROCCARO, J. L. ; MARQUES, L. C. ; SCHARNICK, M. ; CASSOLA, P. R. ; Schaitza, E.G ; NASCIMENTO, E. B. ; RECH, A. ; ALMEIDA, C. R. ; Brambilla. L ; Feitosa dos Santos, L.M ; Bertol, O.J ; KRINSKI, S. ; Constantino, C.A ; Santos, S. A . Nascentes protegidas e recuperadas. Curitiba: SEMA-PR, 2010 (cartilha).
-
SILVA, Elenize M F M da ; DIAS, Leda Neiva ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; WOSIACK. A.C . Qualidade das águas dos rios da Bacia do Alto Iguaçú, na Região Metropolitana de Curitiba - 2005 a 2009.. Curitiba: Instituto Ambiental do Paraná, 2009 (Relatório).
Outras produções
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; RIESEMBERG, A. ; Nieweglowski Filho. M. ; MENDONÇA, C. ; LEAL, C. T. ; CASTELLA, P. R. ; PELISSARI, A. ; MAXIMIANO, G. A. ; MULLER, R. L. ; SOUZA, J. D. ; PIMENTEL, A. ; Schaitza, E.G . Sistema Monitoramento Ambiental do Uso de Agrotóxicos - Módulo SIAGRO Ambiental. 2010.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Resultados de ensaios com amostras de água e gramíneas coletadas em 7/04/2008 em Adrianópolis (PR) para avaliação da contaminação por Chumbo em na área da antiga Mineradora Plumbum (próximo à fábrica).. 2008.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Avaliação da contaminação por Chumbo e coliformes fecais em poços comuns.. 2008.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ENSAIOS COM AMOSTRAS DE ÁGUA COLETADAS EM 29/04/2008 NO RIO TOLEDO (TOLEDO PR) EM ATENDIMENTO A DENUNCIA DE SUSPEITA CONTAMINAÇÃO POR AGROTÓXICOS.. 2008.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL DERRAME DE ÓLEO DIESEL AFLUENTE RIO TAMANDUÁ EM SALGADO FILHO- PR. RIA 55199.. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL DERRAME DE ÓLEO DIESEL RIA 48385. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Avaliação do relatório co-processamento de resíduos do ano 2005 -Cimentos itambé. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . MORTANDADE DE PEIXES NO RIO RESSACA - SJ Pinhais - PR. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE VAZAMENTO DE ÓLEO NO AUTO POSTO TULIO RIA 47021. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Avaliação do relatório técnico de monitoramento ambiental dos efluentes hídricos da Petrosix no período de 07/2006 a 12/2006.. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL COM DERRAME DE GRAXA DE FRANGO IMPACTO NO CORPO HÍDRICO. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . MORTANDADE DE PEIXES EM BANDEIRANTES PR, NO RIO DAS CINZAS.. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . DERRAMAMENTO DE ÓLEO NO LAGO MUNICIPAL DE CASCAVEL - PR RIA 59513. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Avaliação da Ecotoxicidade do produto Enzilimp - LAUDO TÉCNICO OFICIAL LEEA 024/BS. 2007.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL CAMPO LARGO PR - DERRAME DE ÓLEO DIESEL RIA 52833.. 2006.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ATENDIMENTO À DENÚNCIA REFERENTE AO DESCARTE DE EMBALAGENS DE PRODUTOS QUIMICOS DIVERSOS. 2006.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE EM MORRETES - PR - DERRAME DE ÓLEO VEGETAL RIA 14692. 2006.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL DERRAME DE ÓLEO DIESEL - RIA 48827; 48828; 449123. 2006.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL DERRAME DE ALCOOL ORTIGUEIRA (PR). 2006.
BOLLMANN, Harry A ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M de Ferrante M da ; DIAS, Leda Neiva ; MEDEIROS, Maria Lucia M Biscaia de . Monitoramento da Qualidade das àguas dos rios da região metropolitana de Curitiba, no período de 1992 a 2005.. 2005.
BOLLMAN, Harry ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes ; BRUNKOW, Renato F ; TONIOLO, Viviane . Avaliação integrada da qualidade das águas dos rios da Região Metropolitana de Curitiba , considerando aspectos físico-químicos , bacteriológicos e ecotoxicológicos.. 2002.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes . Avaliação da presença de toxicidade aguda para Daphnia magna (Straus, 1820), em águas de rios das bacias do altíssimo Iguaçú e Ribeira, no período de julho/1992 a julho/1999.. 1999.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; SILVA, Elenize M F M da ; BOSA, Márcia T Nunes . Monitoramento da qualidade da água nos rios da região metropolitana de Curitiba. 1997.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B ; ZANIN, Marlene ; SKALISZ, Reinaldo ; FOWLER, Rossana Baldanzi ; CAVALET, Valdo ; ZÁPPIA, Vania R S . Agrotóxicos - A realidade do Paraná. 1992.
FOWLER, Rossana Baldanzi ; NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; MEDEIROS, Maria Lúcia M B . Levantamento Quantitativo e qualitativo dos princípios ativos de agrotóxicos utilizados e das principais culturas agrícolas nas bacias hidrográficas do Paraná no ano de 1984.. 1989.
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL CAMPO LARGO PR - DERRAME DE ÓLEO DIESEL RIA 52833. 2006. (Relatório de pesquisa).
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . ACIDENTE AMBIENTAL CAMPO LARGO PR - DERRAME DE ÓLEO DIESEL RIA 52833.. 2006. (Relatório de pesquisa).
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé ; outros . ABNT NBR 12713 - Ecotoxicologia aquática - toxicidade aguda - Método de ensaio com D. magna. 2004. (Norma Tecnica).
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Treinamento na área de ecotoxicologia para técnicos e fiscais da CPRH-PE. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
NIEWEGLOWSKI, Ana Márcia Altoé . Toxicologia Aquática. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
Projetos de pesquisa
-
2002 - Atual
PNMA - água, Descrição: Monitoramento quali-quantitativo dos recursos hídricos superficiais como subsídio para sua gestão na Bacia do Paraná III. Projeto interdisciplinar e interinstitucional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ana Marcia Altoe Nieweglowski - Integrante / Elenize M F M da Silva - Integrante / Maria Lúcia M B Medeiros - Coordenador / Luciana S A Roda - Integrante / Renato F Brunkow - Integrante / Leda N Dias - Integrante / Rosa G N Loyola - Integrante / Ely C Alvarenga - Integrante / Edson J Manassés - Integrante / Norberto Ramon - Integrante / Marcelo Bizzoni - Integrante / Osneri R Andreolli - Integrante / MárciaT Nunes Bosa - Integrante / Paulo C Franco - Integrante / Elizabeth Denega - Integrante / Emir Bosa - Integrante / Jaqueline D Souza - Integrante / Sonia Amaral - Integrante / Mª Gloria G Pozzobom - Integrante / Jussara N Hickson - Integrante / Marilda Fornari - Integrante / Iriz Matielo - Integrante / Dirce K Endler - Integrante / Waldemar Minosso - Integrante / Jane Cogo Vidal - Integrante., Financiador(es): Instituto Ambiental do Paranà - Remuneração / Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal - Auxílio financeiro / Banco Mundial - Outra.
Projetos de desenvolvimento
-
1985 - Atual
Projeto de Cooperação Técnica Brasil Alemanha - PIAB/GTZ - Avaliação de Impactos Ambientais de Grandes Barragens, Descrição: projeto de caráter multidisciplinar de desenvolvimento e plicação de métodos para avaliação do impacto ambiental de grandes barragens.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ana Marcia Altoe Nieweglowski - Coordenador., Financiador(es): Agencia Alemã de Cooperação Técnica - Cooperação.
Prêmios
2002
Especialista em Ecotoxicologia, Conselho regional de Biologia - CRbio-3.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Ambiental do Paranà, Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais, Divisão de Pesquisa e Qualidade Ambiental. , R. Eng. Rebouças 1206, Rebouças, 80215-100 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 3336163, Ramal: 2161, Fax: (41) 3336161, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - 2004
Sociedade de Toxicologia e Quimica Latino AmericaVínculo: palestrante, Enquadramento Funcional: palestrante, Carga horária: 0
Atividades
-
04/2004 - 04/2004
Outras atividades técnico-científicas , VIII Congresso de Ecotoxicologia, .,Atividade realizada, palestra.
2003 - 2004
Associação Brasileira de Normas Técnicas - SedeVínculo: Especialista em ecotoxicologia, Enquadramento Funcional: NENHUM, Carga horária: 0
Atividades
-
01/2003 - 07/2004
Serviços técnicos especializados , Abnt Ceet 00 001 44, Análises Ecotoxicológicas.,Serviço realizado, Elaboraçõa de Norma ABNT NBR 12713 e ABNT NBR 15088.
2000 - 2000
Companhia Pernambucana de Ctrl. da Poluição Amb. e Adm. dos Rec. HídricosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: nenhum, Carga horária: 41, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Início do treinamento da equipe do laboratório CPRH na implantação e execução de testes de toxicidade aguda com microcrustáceo D. magna com palestra para: - Escolha do tipo de teste e seu emprego por fiscais do meio ambiente; -Avaliação, aplicação e interpretação dos resultado dos testes; -Estabelecimento de área piloto para monitoramento; - Estabelecimento de recomendações técnico gerenciais quanto ao uso dos teste de toxicidade para atividades de minitoramento, fiscalização e licenciamento ambiental;
Atividades
-
04/2002 - 05/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Convênio Gtz Cprh, Laboratório de Ecotoxicologia.,Cargo ou função, Consultor.
-
11/2000 - 05/2002
Treinamentos ministrados , Laboratório, Lab Ecotoxicologia.,Treinamentos ministrados, Escolha do teste de toxicidade e seu emprego - Palestra e prática de laboratório
-
09/2001 - 09/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Convênio Gtz Cprh, Laboratório de Ecotoxicologia.,Cargo ou função, Consultor.
-
11/2000 - 11/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Convênio Gtz Cprh, Fiscais e Pessoal de Laboratório.,Cargo ou função, Consultor.
1996 - 1996
Agência Alemã de Cooperação TécnicaVínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 0
Outras informações:
Especificação de equipamentos necessários para implantação de testes de toxicidade com Daphnia sp. e bactérias luminescentes. Especificar vidrarias e reagentes necessários; Avaliar área física disponível; Elaboração de relatório final.
Atividades
-
12/1996 - 12/1996
Serviços técnicos especializados , Projeto Seama Es Gtz, .,Serviço realizado, Definição de estrtutura laboratorial para testes de toxicidade com organismos aquáticos..
1985 - 2009
Instituto Ambiental do ParanáVínculo: Técnico de nível superior, Enquadramento Funcional: Biólogo - Agente Profissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Biólogo da área de ecotoxicologia .
Atividades
-
01/1997
Direção e administração, Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais, Divisão de Pesquisa e Qualidade Ambiental.,Cargo ou função, Cargo administrativo.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Márcia Altoé Nieweglowski e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?