Jackelya Araujo da Silva
Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais. Mestre em Matemática Aplicada e Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente é docente efetiva, Adjunta IV, da Universidade Federal do Piauí no Curso de Bacharelado em Estatística. Tem experiência nas áreas de Matemática, probabilidade e estatística. Atualmente desenvolve trabalhos em processos inferenciais, estatística aplicada, modelagem estatística em especial Equações de Estimações Generalizadas - GEE.
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária
2014 - 2017
Universidade Federal de Lavras
Título: Equações de estimações generalizadas para dados ordinais em análise sensorial de cafés especiais e critérios de seleção para matrizes de correlação de trabalho
, Ano de obtenção: 2017. Marcelo Ângelo Cirillo. Palavras-chave: Análise sensorial; Critério; Cafés especiais; Dados correlacionados; Matriz de correlação.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Matemática Aplicada e Estatistica
2007 - 2008
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A teoria da ruína aplicada em um modelo de empresa financeira com risco de crédito
, Ano de Obtenção: 2008.André Gustavo Campos Pereira.
Formação complementar
2012 - 2012
Extensão universitária em Fundamentos de Matemática e Estatística. , Universidade de São Paulo, ICMC-USP, Brasil.
2012 - 2012
Teoria de Resposta ao item: Introd. com apoio Comp. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2012 - 2012
Estatística Aplicada a Ciências do Comportamento. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Automação de processos de análise de dados. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
2007 - 2007
Mini-curso de Inferência Bayesiana. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2007 - 2007
Verão 2007-Análise Real e Tópicos em Estatística. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2006
Álgebra Linear-Aluna Especial. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2004 - 2004
Verão 2004- Introdução à teoria das Probabilidades. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Estatística aplicada a análise sensorial de alimentos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos / Subárea: Teoria Geral e Processos Estocásticos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
Silva, Jackelya A. . CURSO DE EXTENSÃO:ATUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO USO DO LATEX E DO SOFTWARE R NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 2022. (Outro).
Jackelya Araujo da Silva . CURSO DE EXTENSÃO "INTRODUÇÃO AO SOFTWARE ESTATÍSTICO R, ANÁLISE DESCRITIVA DE DADOS E CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS DINÂMICOS COM O RMARKDOWN". 2022. (Outro).
Jackelya A. Silva ; Cleide Mayra Menzes Lima ; FERRAZ, V. R. S. . 1º Ciclo de Palestras do Curso de Estatística. 2021. (Outro).
Jackelya A. Silva . VII Semana da Estatística - UFPI. 2019. (Outro).
Jackelya A. Silva . III Encontro do PROFMAT no Piauí. 2019. (Outro).
Jackelya A. Silva . Projeto de Extensão "Pré-Cálculo". 2018. (Outro).
SILVA, J. A. . I semana de estatística da UFPI. 2011. (Outro).
Participação em eventos
SIUFPI - Seminários Integrados da UFPI. ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO: ENSINANDO ESTATÍSTICA COM A CALCULADORA CIENTÍFICA. 2023. (Congresso).
SIUFPI - Seminários Integrados da UFPI. ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO: MATEMÁTICA BÁSICA E FINANCEIRA COM O USO DA CALCULADORA CIENTÍFICA. 2023. (Congresso).
Seminários Integrados da UFPI - SIUFPI 2021. Estudo do comportamento dos tamanhos amostrais e dos efeitos na detecção de diferenças realmente significativas entre duas populações.. 2021. (Congresso).
Seminários Integrados da UFPI - SIUFPI 2020. Impacto da eficiência das estimativas dos parâmetros para o ajuste de modelos utilizando a metodologia de equações de estimações generalizadas para diferentes matrizes de correlações de trabalho. 2020. (Congresso).
Seminários Integrados da UFPI - SIUFPI 2020. Estudo da competitividade dos critérios de seleção para a matriz de correlação de trabalho no uso da metodologia de equações de estimações generalizadas. 2020. (Congresso).
XI Conferência científica 2020. Investigação, Extensão e Inovação para o desenvolvimento sustentávelvel. Determinantes da adopção de variedades melhorada de milho: Uma abordagem baseada em equações de estimações generalizadas para dados com estrutura espcaial. 2020. (Congresso).
Encontro de colaboração Estatística. 2019. (Encontro).
VII Semana da Estatística. 2019. (Outra).
I Seminário de Ética em Pesquisa. 2018. (Seminário).
22º SINAPE - Simposio Nacional de Probabilidade e Estatstica. 2016. (Outra).
22º SINAPE - Simposio Nacional de Probabilidade e Estatstica a.Eficiência de radiação fotossinteticamente ativa na cultura de soja via metodologia GEE. 2016. (Outra).
XIV Encontro Mineiro de Estatística. 2016. (Encontro).
1º Workshop em Estatística Genética. 2015. (Outra).
60º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional - 60º RBRAS. Preferência de cafés especiais em grupos de consumidores treinados e não treinados por meio de mapas de preferência. 2015. (Congresso).
60º Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria - 60º RBRAS. 2015. (Congresso).
XXVIII Congresso de Iniciação Científica da UFLA - CIUFLA. CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE PREFERÊNCIA SIMULTÂNEOS COM APLICAÇÕES NA ANÁLISE SENSORIAL DE QUALIDADE DE CAFÉS ESPECIAIS. 2015. (Congresso).
13º Escola de Modelos de Regressão. 2013. (Congresso).
II Semana da Estatística da UFPI. 2013. (Outra).
2º COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO NORDESTE. 2012. (Outra).
Simpósio de matemática e Estatística do Delta. 2012. (Simpósio).
Participação em bancas
LOPES, J. O.;SILVA, J.A.D; AMARAL, A. C.. A ULTILIZAÇÃO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS NO LANÇAMENTO DE FOGUETE DE GARRAFA PET. 2023. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Matemática - UFPI) - Universidade Federal do Piauí.
CIRILLO, M. A.;Silva, Jackelya A.; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis; SILVA, Augusto Maciel. Análise de correspondência canônica não linear com ênfase na descrição da redundância de dados sensoriais de aceitação de blends de cafés diferentes.. 2022. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
Jackelya A. Silva; CIRILLO, M. A.; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis; SILVA, Fabyano Fonseca e. Simulação de modelos multiníveis com regressões adaptativas robustas em condições experimentais de armazenamento de cafés especiais em ambientes refrigerados. 2021. Dissertação (Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
Jackelya A. Silva; FERRAZ, V. R. S.; SANTOS, L. R. O.; NASCIMENTO, F. F.. As dificuldades em operações com números racionais: Um estudo para alunos de Coelho Neto - MA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Matemática - UFPI) - Universidade Federal do Piauí.
DA SILVA, JACKELYA ARAUJO; CIRILLO, MARCELO ANGELO; FERNANDES, Tales Jesus; JOEL AUGUSTO MUNIZ; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis; TIAGO TERUEL REZENDE. ANÁLISE DOS ÍNDICES DE REDUNDÂNCIA DA VARIABILIDADE AMOSTRAL EM EXPERIMENTOS ROTACIONAIS SUB- DIVISÍVEIS EM BLOCOS COM APLICAÇÕES EM SEGMENTOS CAULINEARES DE UMA PROGÊNIE DE COFFEA ARABICA. 2023. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
DA SILVA, JACKELYA ARAUJO; CIRILLO, MARCELO ANGELO; JOEL AUGUSTO MUNIZ; LUIZ RICARDO NAKAMURA; FERNANDES, Tales Jesus; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis; PAULO CESAR OSSANI. PROPOSIÇÃO DE UMA FAMÍLIA DE PARAMETRIZAÇÕES BASEADA EM POLINÔMIOS DE HERMITE ADAPTADOS PARA DELINEAMENTOS DE MISTURAS COM APLICAÇÕES NA ANÁLISE DE EFEITOS ALEATÓRIOS DIRECIONAIS DE COMPONENTES DE BLENDS DE CAFÉS. 2023. Tese (Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
Jackelya A. Silva; CIRILLO, MARCELO ANGELO; FERNANDES, Tales Jesus; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis. PROPOSIÇÃO DE UMA FAMÍLIA DE PARAMETRIZAÇÕES NO MODELO DE SCHEFFÉ APLICADO EM DELINEAMENTO DE MISTURA COM INCLUSÃO DE UM PARÂMETRO PERTUBADOR NOS EFEITOS DIRECIONAIS DE COX PROPOSIÇÃO DE UMA FAMÍLIA DE PARAMETRIZAÇÕES NO MODELO DE SCHEFFÉ APLICADO EM DELINEAMENTO DE MISTURA COM INCLUSÃO DE UM PARÂMETRO PERTUBADOR NOS EFEITOS DIRECIONAIS DE COX. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
DA SILVA, JACKELYA ARAUJO; CIRILLO, MARCELO ANGELO; JOEL AUGUSTO MUNIZ; LUIZ RICARDO NAKAMURA; PAULO HENRIQUE SALES GUIMARAES; SILVA, Augusto Maciel. OTIMIZAÇÃO DE MODELOS LINEARES COM MÚLTIPLAS RESPOSTAS SENSORIAIS E OMISSAS UTILIZADAS NA CLASSIFICAÇÃO DA QUALIDADE DE CAFÉS SEGUNDO OS CRITÉRIOS DA ABIC. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
SILVA, Jackelya A.; CIRILLO, MARCELO ANGELO; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis; SILVA, Augusto Maciel. ANÁLISE DE CORRESPONDÊNCIA CANÔNICA NÃO LINEAR COM ÊNFASE NA DESCRIÇÃO DA REDUNDÂNCIA DE DADOS SENSORIAIS DE ACEITAÇÃO DE BLENDS DE CAFÉS DE DIFERENTES VARIEDADES.. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
Jackelya A. Silva; CIRILLO, MARCELO ANGELO; OLIVEIRA, I. R. C.; FREIRE, Evelise Ramon Corbalan Góis. Simulação de modelos multiníveis com regressões adaptativas robustas em condições experimentais de armazenamento de cafés especiais em ambientes refrigerados. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Estatística e Experimentação Agropecuária) - Universidade Federal de Lavras.
LIMA, C. M. M.;SILVA, J.A.D; TOMAZELLA, V. L. D.. MODELO DE FRAGILIDADE GAUSSIANA INVERSA: UMA APLICAÇÃO A DADOS DE CIRROSE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Piauí.
Jackelya A. Silva; Cleide Mayra Menzes Lima; LIMA, K. P.. Equações de estimações generalizadas no uso da identificação dos fatores que contribuem com as notas sensoriais de cafés especiais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Piauí.
Jackelya A. Silva; MACHADO, E. C.; OLIVEIRA, M. B.. Distribuições dos casos de COVID-19 no ano de 2020 no Estado do Piauí via Equações de Estimação Generalizadas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Piauí.
Jackelya A. Silva; OLIVEIRA, M. B.; TEIXEIRA, F. R. F.; SOUSA, V. M. P. B.; MACHADO, E. C.. Banca Examinadora: Concurso Público de Provas e Títulos. 2021. Universidade Federal do Piauí.
Jackelya A. Silva; MACHADO, E. C.; Cleide Mayra Menzes Lima. Concurso para Professor Substituto. 2021. Universidade Federal do Piauí.
SILVA, J. A.; SILVA, J. A. L.; LOPES, E. R.; FREITAS, F. N.. Concurso Público de Provas e Títulos para docente Classe Auxiliar. 2010. Universidade Federal do Piauí.
SILVA, J. A.; FREITAS, F. N.; LOPES, E. R.; SILVA, J. A. L.. Docente da carreira do Magistério Superior na área de Estatística. 2009. Universidade Federal do Piauí.
Orientou
ESTUDO DE CASO SOBRE ANÁLISE DE RENDIMENTO ACADÊMICO: UMA ABORDAGEM MULTIVARIADA; ; 2024; Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Matemática - UFPI) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA DE DADOS EDUCACIONAIS: UMA ABORDAGEM PARA EVASÃO E ABANDONO ESCOLAR; 2023; Dissertação (Mestrado em PROFMAT - Matemática - UFPI) - Universidade Federal do Piauí, ; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Distribuições dos casos de COVID-19 no ano de 2020 no Estado do Piauí via Equações de Estimação Generalizadas; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Equações de estimações generalizadas no uso da identificação dos fatores que contribuem com as notas sensoriais de cafés especiais; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Estudo do comportamento dos tamanhos amostrais e dos efeitos na detecção de diferenças realmente significativas entre duas populações; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Estudo da competitividade dos critérios de seleção para a matriz de correlação de trabalho no uso da metodologia de equações de estimações generalizadas; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Impacto da eficiência das estimativas dos parâmetros para o ajuste de modelos utilizando a metodologia de equações de estimações generalizadas para diferentes matrizes de correlações de trabalho; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Orientação de Monitoria da Disciplina de Estatística Descritiva; 2021; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Orientação de Monitoria da Disciplina de Probabilidade I; 2020; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Orientação de Monitoria da Disciplina de Probabilidade I; 2020; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria de Probabilidade II; 2018; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria de Probablidade II; 2018; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria de Processos Estocásticos; 2018; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria de Estatística Descritiva e Documentária; 2011; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria em Estatística Descritiva e Documentária; 2011; Orientação de outra natureza; (Estatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria em Bioestatística; 2009; Orientação de outra natureza; (Bioestatística) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Monitoria em Bioestatística; 2009; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Jackelya Araujo da Silva;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, C. S. ; LIMA, C. M. M. ; FERRAZ, V. R. S. ; Silva, Jackelya A. . Application of the Gamma Fragility Model in the analysis of smoking cessation in Brazil in 2019. SIGMAE , v. 12, p. 140-157, 2024.
-
CUNHA, M. O. ; LIMA, C. M. M. ; BARIONI JUNIOR, W. ; TOMAZELLA, V. L. D. ; MARCONDES, C. R. ; Silva, Jackelya A. ; IRIARTE, Y. A. . Identification of risk factors associated with the performance of Canchim bulls, in confinement, using the theory of survival analysis. SIGMAE , v. 12, p. '158-167, 2024.
-
SOARES, FERNANDO GUALBERTO SILVA ; SILVA, JACKELYA ARAUJO DA . Análise multivariada aplicada para descrição do panorama educacional brasileiro. Brazilian Journal of Development , v. 10, p. e68404, 2024.
-
DA SILVA, JACKELYA ARAUJO ; CIRILLO, MARCELO ANGELO ; MANUEL, LOURENÇO . Maximum Lq-Likelihood Estimation: A Study of Entropy Behavior for the Pareto-Exponential Distribution with Application. Journal of Statistical Theory and Practice , v. 18, p. 44, 2024.
-
Silva, Jackelya ; CIRILO, MARCELO ANGELO ; BORÉM, FLÁVIO MEIRA ; RIBEIRO, DIEGO EGÍDIO ; MANUEL, LOUREÇO . Sensorial analysis of categorized data of special coffee to identify similar crop seasons pairs using Kappa. Brazilian Journal of Biometrics , v. 41, p. 30-43, 2023.
-
MANUEL, LOURENÇO ; DA SILVA, JACKELYA ARAUJO ; SCALON, JOÃO DOMINGOS . Driving factors toward adoption of improved maize varieties in Mozambique. An approach based on generalized estimating equations for spatial structured data / Determinantes da adopção de variedades melhoradas de milho: Uma abordagem baseada em equações de estimação generalizadas para dados com estrutura espacial. Brazilian Journal of Development , v. 8, p. 4287-4302, 2022.
-
SILVA, JACKELYA ARAUJO DA ; CIRILLO, MARCELO ANGELO . Selection criterion of work matrix as a function of limiting estimates of the covariance matrix of correlated data in GEE. BIOMETRICAL JOURNAL , v. 60, p. 979-990, 2018.
-
SILVA, A. M. C. ; FARIAS, R. S. ; SILVA, J.A.D . Anais do XIII Seminário de Extensão e Cultura - SEMEX. In: SIUFPI - Seminários integrados 2023 da Universidade Federal do Piauí, 2023, Teresina. Anais do XIII Seminário de Extensão e Cultura ? SEMEX : A cultura humanizadora como dimensão da extensão. Teresina: EDUFPI, 2023. p. 170-171.
-
Marina Oliveira Cunha ; Cleide Mayra Menzes Lima ; Waldomiro Barioni Júnior ; Vera Lucia Damasceno Tomazella ; Cintia Righetti Marcondes ; DA SILVA, JACKELYA ARAUJO ; Yuri Antonio Iriarte . ?Identificação de fatores de risco associados ao desempenho de touros da raça Canchim, em confinamento, utilizando a teoria de análise de sobrevivência. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Maria Eva C. F.de C. Silva ; GALVAO, D. G. ; NUNES, R. R. S. ; DA SILVA, JACKELYA ARAUJO . Estudo do comportamento dos tamanhos dos efeitos em cálculos amostrais na detecção de diferenças realmente significativas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Maria Eva C. F.de C. Silva ; Silva, JA . Estudo do comportamento dos tamanhos amostrais e dos efeitos na detecção de diferenças realmente significativas entre duas populações. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MANUEL, LOURENÇO ; Silva, Jackelya A. ; SCALON, JOÃO DOMINGOS . Determinantes da adopção de variedades melhoradas de milho: Uma abordagem baseada em equações de estimação generalizadas para dados com estrutura espacial. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NAYARA MARIA BARBOSA DE SOUSA ; Silva, JA . Impacto da eficiência das estimativas dos parâmetros para o ajuste de modelos utilizando a metodologia de equações de estimações generalizadas para diferentes matrizes de correlações de trabalho.. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDO BRAZ BRANDAO CARDOSO ; Silva, JA . Estudo da competitividade dos critérios de seleção para a matriz de correlação de trabalho no uso da metodologia de equações de estimações generalizadas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J.A.D . Critérios de seleção para matriz de correlação de trabalho em GEE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Jackelya A. ; PAMPLONA, A. K. A. ; CIRILLO, M. A. ; BOREM, F. M. . Modelagem via GEE de um experimento sensorial cafés especiais como múltiplas respostas ordinais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J. A. ; MEDEIROS, E. ; LIMA, K. P. ; COSTA, A. L. A. ; CIRILLO, M. A. . Equações de Estimação Generalizadas para Taxa de Analfabetismo na Região do Nordeste Brasileiro,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, J. A. ; SILVA, J. A. ; COSTA, A. L. A. ; CIRILLO, M. A. ; BRIGHENTI, C. R. G. . Eficiência de radiação fotossinteticamente ativa na cultura de soja via metodologia GEE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MEDEIROS, E. ; LIMA, R. R. ; SILVA, J. A. ; LIMA, K. P. . Estruturas de Covariâncias na Modelagem Espaço-Temporal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Maciel, VRR ; SILVA, J. A. ; CIRILLO, M. A. ; BOREM, F. M. . Construção de mapas de preferência simultâneos com aplicações na análise sensorial de qualidade de cafés especiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
REGIS, V. R. ; SILVA, J. A. ; CIRILLO, M. A. ; BOREM, F. M. . Preferência de cafés especiais em grupos de consumidores treinados e não treinados por meio de mapas de preferência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
DA SILVA, JACKELYA ARAUJO . '2º CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO USO DO LATEX E DO SOFTWARE R NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
Silva, Jackelya A. . ATUALIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO USO DO LATEX E DO SOFTWARE R NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
SILVA, J. A. . Elaboração de Trabalhos Científicos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Estatísticas educacionais: Uma proposta para captura de informações, Descrição: Os dados educacionais do Brasil estão dispostos em algumas plataformas de acessos livres. As análises desenvolvidas com base nos grandes números de informações disponíveis nos permitem visualizar o cenário educacional atual. As metodologias de análises estatísticas nos auxiliam e permitem realizar, quer sejam com estatísticas oriundas de simples comparações numéricas ou através de modelos estatísticos que descrevam as relações usuais das variáveis disponíveis nas referidas plataformas, um panorama numérico do desenvolvimento educacional no Brasil. As estatísticas educacionais auxiliam na tomada de decisão, apontam problemas que os gestores devem abordar, bem como desempenham um papel importante na consolidação da informação que muitas vezes encontram-se desarticuladas nos diversos setores que compõem o grande sistema educacional Brasileiro. Porém, não basta ter acesso livre aos dados, é necessário estar atento às variáveis que impactam na vida acadêmica do aluno. O objetivo do projeto é apresentar algumas metodologias estatísticas que auxilem no mapeamento e na construção de perfis estudantis com o propósito de direcionar ações efetivas que contraponham o aumento da evasão e abandono escolar. Nesse sentido, pretende-se desenvolver uma metodologia de captura de informações que possa facilitar o entendimento da evasão e abandono escolar. Dessa forma, os gestores educacionais, diante dos perfis estudantis observados poderão fortalecer a aquisição do entendimento das variáveis que impactam o abandono e evasão escolar e consequentemente adquirir competências, direcionamento e esforços para suprimir tal deficiência escolar.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Jackelya Araujo da Silva - Coordenador.
-
2020 - 2021
Determinação do tamanho amostral necessário para detecção de diferenças entre as respostas em um experimento: Um estudo de simulação computacional., Descrição: O presente projeto tem por objetivo o estudo do comportamento das probabilidades dos erros tipo I e II quando o propósito é determinar o tamanho amostral para um experimento controlado. O estudo enfatiza a necessidade da identificação correta dos tamanhos amostrais para que as diferenças entre os grupos de amostras, caso existam, possam ser detectadas por um teste de significância e dessa forma a apresentar resultados plausíveis para o estudo da problemática abordada. A simulação computacional implicará na elaboração de ajustes em diferentes situações a fim de obtermos melhores informações sobre a magnitude das proporções em estudo de acordo com a especificação do experimento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Jackelya Araujo da Silva - Coordenador / Maria Eva Clemencia Fonseca de Castro Silva - Integrante.
-
2019 - 2020
Estudo do comportamento dos estimadores para diferentes estruturas de matrizes de correlação de trabalho: Simulação computacional e aplicação em dados reais, Descrição: O projeto aborda o estudo do comportamento dos estimadores para os ajustes de modelos estatísticos utilizando a metodologia de equações de estimações generalizadas(GEE) para diferentes estruturas na matriz de correlação de trabalho. O estudo enfatiza a necessidade da identificação correta da matriz de correlação de trabalho, bem como uma análise sobre diferentes tipos de resíduos para identificação da eficiência dos estimadores. A simulação computacional implicará na elaboração de ajustes em diferentes situações a fim de obtermos melhores informações sobre os parâmetros de estimação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jackelya Araujo da Silva - Coordenador / NAYARA MARIA BARBOSA DE SOUSA - Integrante / FERNANDO BRAZ BRANDAO CARDOSO - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
Prêmios
2018
Prêmio de melhor Tese do Ano de 2017 do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária., Universidade Federal de Lavras - UFLA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza, Curso de Bacharelado em Estatística. , Ininga, Ininga, 64030100 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (086) 32151180, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2008
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
2004 - 2004
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Professora do Período Especial, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2008 - 07/2008
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo IV (Curso de Engenharia Civil), Cálculo IV (Curso de Engenharia Elétrica), Probabilidade e Estatística (Curso de Matemática)
-
07/2004 - 07/2004
Ensino, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística
2008 - Atual
Universidade Federal do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2022
Extensão universitária , Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Graduação Bacharelado em Estatística.Atividade de extensão realizada, Projeto: Análises Estatísticas com o Software Estatístico livre R.
-
02/2022
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade I (90 h), Análise Multivariada I (60 h), Laboratório de Estatística(60 h)
-
01/2022
Direção e administração, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Graduação Bacharelado em Estatística.Cargo ou função, Subcoordenadora do Curso de Bacharelado em Estatística.
-
01/2022
Extensão universitária , Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Graduação Bacharelado em Estatística.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: ESTATÍSTICA NAS CIÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS.
-
04/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso.Cargo ou função, Membro Titular do Comissão de Ética no Uso de Animais - CEUA/UFPI.
-
08/2019 - 01/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.Cargo ou função, Representante Docente do Curso de Bacharelado em Estatística.
-
08/2021 - 11/2021
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística Descritiva(90h), Probabilidade e Estatística T (90 h)
-
05/2018 - 08/2021
Direção e administração, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Graduação Bacharelado em Estatística.Cargo ou função, Coordenadora das atividades de Trabalho de Conclusão de Curso.
-
03/2021 - 07/2021
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística T(90 h), Probabilidade I (90h), TCC II (60 h)
-
10/2020 - 02/2021
Ensino, PROFMAT - Matemática - UFPI, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística
-
11/2020 - 01/2021
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade I, TCC II
-
08/2020 - 09/2020
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística, TCC I
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise Multivariada I, Processos Estocásticos
-
07/2019 - 12/2019
Ensino, PROFMAT - Matemática - UFPI, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística
-
07/2019 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Ministro Reis Velloso, Curso de Graduação Bacharelado em Estatística.Cargo ou função, Comissão docente para reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Estatística.
-
01/2018 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Natureza.Cargo ou função, Representante Docente do Curso de Bacharelado em Estatística.
-
03/2019 - 07/2019
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Análise Multivariada II(60 h), Probabilidade e Estatística(60 h), Probabilidade e Estatística (90 h)
-
02/2018 - 07/2018
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Modelos Lineares, Probabilidade e Estatística, Probabilidade II
-
07/2017 - 12/2017
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística I Ep, Probabilidade I
-
01/2013 - 12/2013
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística, Probabilidade II
-
03/2012 - 12/2012
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística Descritiva, Estatística II (Administração), Probabilidade e Estatístiica (Computação)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Estatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística Descritiva e Documentária
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística II
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Computação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística
-
08/2011 - 12/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências da Natureza.Atividade realizada, PROFESSORA ORIENTADORA DE MONITORIA - ESTATÍSTICA DESCRITIVA.
-
04/2011 - 08/2011
Ensino, Engenharias, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística - Matemática, Probabilidade e Estatística - Engenharias, Probabilidade e Estatística- Computação
-
08/2009 - 04/2011
Direção e administração, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.Cargo ou função, Coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Matemática.
-
07/2009 - 04/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.Cargo ou função, Membro Efetivo do Colegiado dos Cursos de Enfermagem e Matemática.
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística (Nutrição e Enfermagem), Cálculo Diferencial e Integral I
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Bioestatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística(Curso de Nutrição)
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Bioestatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística ( Curso de Enfermagem)
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Estatística I, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estatística I (Curso de Administração)
-
11/2009 - 11/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.Cargo ou função, Presidente da Comissão Receptora e Apuradora de Votos no CSHNB.
-
05/2009 - 07/2009
Extensão universitária , Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.Atividade de extensão realizada, Elaboração de Trabalhos Científicos - Professora Ministrante - CH: 60 horas.
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Bioestatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística(Curso de Enfermagem), Bioestatística (Curso de Nutrição)
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Bioestatística, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística(Curso de Nutriçao), Bioestatística(Curso de Enfermagem)
2006 - 2007
Secretaria de Educação a Distância da UFRNVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor(Monitoria), Carga horária: 20
Outras informações:
1. Trabalho de Monitoria na Disciplina de Pré-Cálculo.
2. Trabalho de Monitoria na Disciplina de Cálculo I.
Atividades
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Cálculo I, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Cálculo I
-
08/2006 - 08/2007
Ensino, Pré-cálculo, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pré-cálculo
2001 - 2001
Unidade escolar Edgar NogueiraVínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2003 - 2003
Unidade Escolar Raimundo Wall FerrazVínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professora
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Jackelya Araujo da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?