Fábio Emmanuel de Andrade Aguiar
Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife (2019).
Informações coletadas do Lattes em 21/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
2010 - 2019
Instituto Federal de Pernambuco - Campus Recife
Título: Hack your Plant: Agricultura de Ambiente Controlado com Internet das Coisas
Orientador: Anderson Luiz Souza Moreira
Curso técnico/profissionalizante
2005 - 2008
Escola e Cursos Profissionalizantes de Informática e Eletrônica
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Produções bibliográficas
-
AGUIAR, F. E. A. ; MEDEIROS, R. P. ; FORESTI, H. B. ; IGNACIO, R. S. ; BIBIANO, M. F. A. ; CAVALCANTE, P. S. . SISTEMAS OPERACIONAIS PARA O UCA: CASO DE ESTUDO PARA TESTES E CRIAÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAIS PARA ROBÓTICA. In: Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, 2013, Salvador. VIII CONNEPI, 2013.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
ROBUCA: Inserção da robótica educativa no UCA, Descrição: Projeto aprovado através do Edital CNPq/CAPES/SEED-MEC nº 76/2010, o qual busca fomentar inovações e fundamentação científica para a educação, a formação e a avaliação no âmbito do Programa UCA, gerando produtos e conhecimentos que possam ser disseminados e analisados, e desenvolver processos e produtos relacionados à aprendizagem com o suporte do uso do laptop educacional, buscando entender os diferentes modelos pedagógicos utilizados bem como seus benefícios educacionais, tanto na formação dos professores quanto na dos alunos e da comunidade. Desta forma, propomos uma inovação tecnológica para o uso da robótica nos laptops UCA, no ensino médio. Nosso objetivo final é a inserção da Robótica no currículo das escolas participantes do UCA, através do desenvolvimento de uma plataforma para inclusão do ensino da robótica, de acordo com as características do sistema de ensino público estadual. Isto ampliará as possibilidades de uso dos laptops UCA no sentido do uso não conectado à internet, trará outros conteúdos para a parte diversificada do currículo do Ensino Médio. Para realizar este projeto, firmamos uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco, representadas pelo Colégio de Aplicação, que também é uma escola do UCA, e pela Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC); a Escola Estadual Luiz Pereira Júnior em Caetés (UCA Total); a MIX Tecnologia; e o Proyecto Butiá, da Facultad de Ingeniería de la Universidad de la República no Uruguai. A coordenação do projeto é do Colégio de Aplicação e a unidade executora é EDUMATEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Emmanuel de Andrade Aguiar - Integrante / Rogério da Silva Ignácio - Integrante / Marta Fernanda de Araújo Bibiano - Integrante / Henrique Braga Foresti - Integrante / RODRIGO PEREIRA MEDEIROS - Integrante / PATRÍCIA SMITH CAVALCANTE - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2011 - 2013
Universidade Federal de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 20
Atividades
-
09/2011 - 09/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação da UFPE, .,Linhas de pesquisa
2005 - 2010
Prefeitura de CamaragibeVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Instrutor de Informática, Carga horária: 20
Outras informações:
Instrutor de Informática em projeto de Inclusão Digital
Atividades
-
06/2008 - 01/2010
Estágios , Secretária de Educação, .,Estágio realizado, Instrutor de Informática.
-
06/2005 - 09/2007
Estágios , Secretaria de Saúde de Camaragibe, Centro de Formação Profissional.,Estágio realizado, Monitor de Informática Básica.
2007 - 2008
Audac CobrançasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Suporte de TI, Carga horária: 30
Atividades
-
10/2007 - 05/2008
Estágios , Suporte Técnico, .,Estágio realizado, Solucionar problemas de funcionamento nos computadores da empresa..
2013 - 2014
Mix TecnologiaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de sistemas web, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2013 - 09/2014
Estágios , Núcleo de desenvolvimento de sistemas web, .,Estágio realizado, Migração de sistema stand alone para web utilizando o framework para estruturas de aplicativos da web Struts2..
2014 - 2015
Consenso TecnologiaVínculo: Servidor Privado, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
11/2014 - 06/2015
Serviços técnicos especializados , Núcleo de desenvolvimento de sistemas web e mobile, .,Serviço realizado, Trabalho com o sistema GSAN (Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saneamento) e ISC (Sistema mobile de impressão de contas d?água)..
2015 - 2016
Safetec InformaticaVínculo: Servidor privado, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
06/2015 - 02/2016
Serviços técnicos especializados , Núcleo de desenvolvimento de sistemas Salesforce, .,Serviço realizado, Desenvolvimento na nuvem utilizando a plataforma Salesforce..
2017 - 2018
Robô LivreVínculo: Servidor privado, Enquadramento Funcional: Instrutor de robótica educacional, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2017 - 12/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Instrutor de robótica com o uso da metodologia da Robótica Livre, utilizando como ferramenta didática: controladores que operam na prototipação de projetos, entre diversos tipos e modelos de sensores e atuadores.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fábio Emmanuel de Andrade Aguiar e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?