Joaquim Armando Dlima Viana

Possui Bacharelato e Licenciatura em Ensino de Matemática, pela Universidade Pedagógica (UP), Moçambique (2010) e Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil (2015). Atualmente, trabalha na Universidade Lúrio como chefe de departamento de informática na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). É docente nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra e Otimização, Introdução a Computação e Maneio comunitário dos recursos naturais. Atua nas áreas de Tecnologias de informação e comunicação para o ensino de matemática, maneio e conservação de recursos naturais. Tem interesse em informática, matemática e suas aplicações na ecologia e ciências ambientais

Informações coletadas do Lattes em 10/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

2013 - 2015

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: A difusão dos programas de conservação da biodiversidade na Reserva Nacional do Niassa,Ano de Obtenção: 2016
Silvia Regina Goi.Bolsista do(a): Universidade Lúrio - Orçameno Geral do Estado, OE, Moçambique. Palavras-chave: Conservação; Biodiversidade; Comunidades Locais; Reserva Nacional do Niassa.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental.

Graduação em Ensino de Matemática

2006 - 2010

Universidade Pedagógica - Moçambique
Título: Aplicação do Winplot na Construção de Gráficos de Funções
Orientador: Ezequiel Martins Alfino

Formação complementar

2016 - 2016

Chinese Language & Culture Experience. (Carga horária: 18h). , Beijing Language and Culture University, BLCU, China.

2016 - 2016

Seeds for the Future Program. (Carga horária: 40h). , Huawei Technologies Co. Ltd., HUAWEI, China.

2014 - 2014

agricultura sustentavel e desenvolvimento. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2009 - 2009

Curso de Formação de Formadores. (Carga horária: 90h). , Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica, IFAPA, Moçambique.

2005 - 2005

Inglês Avançado. (Carga horária: 90h). , Instituto de Linguas, IL, Moçambique.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra/Especialidade: Lógica Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística Aplicadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza/Especialidade: Conservação de Áreas Silvestres.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.

Participação em eventos

Reunião Magna: O valor da Ciência. 2015. (Encontro).

Administração e Acesso aos Periódicos Electrónicos (workshop).Acesso aos Periódicos Electrónicos. 2012. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Adérito Jeremias da Silva

VIANA, J. A. D.; SERROTE, C.. Ajuste de equações hipsométricas e volumétricas. Estudo de caso: Povoamento de Eucalyptus Sp, da empresa Green Resources, em Sanga, província de Niassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Engenharia Florestal) - Universidade Lúrio - Pólo de Nampula.

Aluno: Quitéria Lourenço Muarapaz

VIANA, J. A. D.; NHAMUSSUA, R. R.. Avaliação da eficácia de conservação e gestão de recursos naturais usando o METT. Caso e estudo: Reserva Nacional do Niassa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Engenharia Florestal) - Universidade Lúrio - Pólo de Nampula.

Orientou

Castigo Francisco Mocontar

AVALIAÇÃO DOS FACTORES QUE INFLUENCIAM NA REGENERAÇÃO DE FLORESTAS EM ÁREAS ABANDONADAS PELA AGRICULTURA ITINERANTE NO POSTO ADMINISTRATIVO DE WANANGO; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Faculdade de Ciências Agrárias - UniLúrio; (Orientador);

Jaime Fortunato Martins Laissone

Análise dos modelos de gestão comunitária dos recursos naturais na Reserva Nacional de Niassa; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Faculdade de Ciências Agrárias - UniLúrio; (Orientador);

Aminudine Ismael Ossufo

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS ACTIVIDADES ANTRÓPICAS NA GESTÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS DOS MANGAIS NO DISTRITO DE ANGOCHE; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Faculdade de Ciências Agrárias - UniLúrio; (Orientador);

Richard Vidamão

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE CONSERVAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS NATURAIS USANDO METT: CASO DE ESTUDO RESERVA NACIONAL DO GILÉ; Início: 2016; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Engenharia Florestal) - Universidade Lúrio - Pólo de Nampula, Universidade Lúrio - Orçameno Geral do Estado; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • VIANA, J. A. D. . O presente de aniversário da cidade de Lichinga. FAÍSCA, Lichinga, , v. 673, p. 12 - 12, 08 set. 2015.

  • VIANA, J. A. D. . O desprazer de andar nas ruas da nossa cidade. FAÍSCA, Lichinga, , v. 628, p. 10 - 10, 06 nov. 2013.

  • VIANA, J. A. D. . A UNIVERSIDADE: Um centro de promoção do saber. FAÍSCA, Lichinga, , v. 615, p. 10 - 10, 07 maio 2013.

  • GOI, S. R. ; VIANA, J. A. D. . The state of the art of biodiversity conservation at the Niassa National Reserve - Mozambique. In: II International Symposium of Ecology: Ecology in the Anthropocene, 2016, Sao Carlos. Summary Book. São Carlos - SP: UFSCar, 2016. v. 1. p. 361-364.

  • VIANA, J. A. D. . O papel das autoridades tradicionais no processo de gestão das unidades de conservação em Moçambique: Caso da Reserva Nacional do Niassa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

VIANA, J. A. D. . Curso intensivo de Informática Básica na ótica do utilizador. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Levantamento de Dados e Análise de Divergência Genética de Raças Caprinas na Província de Niassa, Descrição: Sumário Técnico A pecuária de corte em Moçambique ocupa posição de destaque, em particular a caprino-cultura que é a segunda maior actividade pecuária. Esta actividade conta com cerca de 3.907.483 cabeças de caprinos, perdendo como contribuinte para o PIB do país para a avicultura e à frente da criação de bovinos. Uma maneira de contribuir para o aumento da produtividade é através de conhecimento sobre a variabilidade genética das raças caprinas usadas para corte uma vez que é bastante restrita, dificultando a tomada de decisões e elaboração de estratégias dentro de um programa de melhoramento genético. A utilização de raças melhorada é importante para reverter essa situação na produção animal, pois possibilita a obtenção de maior produção sob condições não agressivas ao meio ambiente. Para que a estratégias de exploração de diversidade genética entre raças (por meio de cruzamentos, por exemplo) caprinas possam ser construídas, faz-se necessário o conhecimento sobre essas e suas característica produtivas e reprodutivos, por outro lado, é fundamental o conhecimento sobre o ambiente em que serão criadas e as demandas do sistema produtivo, permitindo que juntamente com as melhorias genéticas a serem implementadas se detecte também correcções e deficiências que necessitem ser realizadas aumentando chances de tornar a actividade plenamente sustentável. Neste presente trabalho serão colectados dados a partir dos questionários previamente estruturadas aplicados ao pessoal de alguns distritos da província de Niassa, para realizar um levantamento de informações relacionados ao sistema de produção de caprinos em Moçambique em alguns distritos da província de Niassa a fim de se detectar deficiências e necessidades dos produtores e técnicos envolvidos na actividade e estudar a divergência genética das raças para planeamento e desenvolvimento eficiente de estratégias de acasalamentos que permitam o aumento da produção e utilização mais racional dos recursos disponíveis. Visando adquirir conhecimento sobre a variabilidade genética das raças caprinas usadas para corte permitindo a tomada de decisões e elaboração de estratégias dentro de um programa de melhoramento genético, através da metodologia usados na pesquisa de Vasconcelos, Galyean e Millen os quais utilizaram o instrumento de pesquisa e levantamentos da Web, SurveyMonkey. Espera-se contribuir com melhoramento da espécie caprina.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Joaquim Armando Dlima Viana - Integrante / Mateus Marassiro - Integrante / Justino Simbo - Integrante / Matos Manuel - Coordenador., Financiador(es): FDI - Fundo Nacional de Investigação - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Lúrio - Pólo de Nampula, Faculdade de Ciências Agrárias. , EN249, km42, Campus de Unango - Sanga, Unango, - Moçambique, Telefone: (258) 26940252, URL da Homepage:

Experiência profissional

2010 - Atual

Universidade Lúrio - Pólo de Nampula, UniLurio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente Estagiário, Carga horária: 8

2010 - 2011

Universidade Lúrio - Pólo de Nampula, UniLurio

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Superior de N1, Carga horária: 40

2009 - 2010

Universidade Lúrio - Pólo de Nampula, UniLurio

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de Informatica B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2016

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Informática.

  • 02/2016

    Ensino, Licenciatura em Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral, Àlgebra e Optimização, Maneio Comunitário dos Recursos Naturais

  • 02/2016

    Ensino, Licenciatura em Engenharia de Desenvolvimento Rural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra e Optimização

  • 04/2012 - 08/2013

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Registo Acadêmico.

  • 03/2011 - 08/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Secretário do Conselho de Faculdade.

  • 02/2010 - 08/2013

    Direção e administração, Faculdade de Ciências Agrárias, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento de Informática.

  • 02/2010 - 08/2013

    Ensino, Licenciatura em Engenharia Florestal, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Introdução à Computação, Matemática Aplicada às Ciências Agrárias

  • 02/2010 - 08/2013

    Ensino, Licenciatura em Desenvolvimento Rural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística, Introdução a Computação, Matemática Aplicada às Ciências Agrárias

2009 - 2012

Instituto de Formação em Administração Pública e Autárquica

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente a tempo parcial, Carga horária: 5

Atividades

  • 08/2010 - 12/2012

    Ensino, Administração Pública, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Matemática, Introdução à Estatística, Informática

2012 - 2012

Universidade Mussa Bin Bique

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente a tempo parcial, Carga horária: 4

Outras informações:
Lecionou a disciplina de Bioestatística

Atividades

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Ciências Agrárias, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística