Ricardo Pinto de Souza

Possui graduação em Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFRJ, com pesquisa sobre estética, especialmente a recepção da Tragédia Grega. É também editor. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada.

Informações coletadas do Lattes em 24/03/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)

2005 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A PRESENÇA DA FORMA TRÁGICA
Eduardo de Faria Coutinho. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: PENsamento trágico; tragédia grega; literatura e filosofia; TRAGÉDIA; idealismo alemão; filologia grega. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia / Especialidade: ESTÉTICA. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)

2002 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Literatura da defesa A narrativa da violência e da exclusão na produção literaria brasileira a partir dos anos 90,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Eduardo de Faria Coutinho

Graduação em Português Literaturas

1998 - 2001

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, R. P. ; LIMA, L. A. A. . Joyceana 2019 - I encontro de pesquisadores de James Joyce. 2019. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; LIMA, L. A. A. ; Bange, P. G. ; CAMELO, F. T. . Benjaminiana 2019 -- III encontro de pesquisadores de Walter Benjamin. 2019. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; CAVALCANTI, L. ; GOMES, L. . Clariceana 2019 -- II Encontro de pesquisadores de Clarice Lispector. 2019. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; FRANCA, T. ; ESTRELLA, R. ; MOREIRA, G. G. M. . Durassiana 2019 -- I Encontro de pesquisadores de Marguerite Duras. 2019. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; LOUREIRO, V. S. . Edgariana 2019 -- II Encontro de pesquisadores de Edgra Alan Poe. 2019. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; LIMA, L. A. A. ; Bange, P. G. ; CAMELO, F. T. . Benjaminiana 2018 - II encontro de pesquisadores de Walter Benjamin. 2018. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; RODRIGUES, P. B. ; PEDROSO, C. M. . Kafkiana 2018 - II encontro de pesquisadores de Franz Kafka. 2018. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; LOUREIRO, V. S. . Edgariana 2018 - I encontro de pesquisadores de Edgra Allan Poe. 2018. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; CAVALCANTI, L. ; GOMES, L. . Clariceana 2018 - I encontro de pesquisadores de Clarice Lispector. 2018. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; LIMA, L. A. A. ; Bange, P. G. . Benjaminiana 2017 -- I encontro de pesquisadores de Walter Benjamin. 2017. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; RODRIGUES, P. B. . Kafkiana 2017 -- I encontro de Pesquisadores de Franza Kafka. 2017. (Congresso).

SOUZA, R. P. ; SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; GOMIDE, B. ; SOARES, S. B. . Seminários Contínuos Formas do Pensamento (2014-1). 2014. (Outro).

SOUZA, R. P. . Participação do Comitê científico do IV CIELLA. 2013. (Congresso).

SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; ALKIMIN, M. ; SOUZA, R. P. ; PUCHEU, A. ; ALVES, Luis Alberto Nogueira . XIII Jornada Corpo e Linguagem e V Encontro OUTRARTE. 2013. (Congresso).

SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; SOUZA, R. P. . Seminários Contínuos Formas do Pensamento (2013). 2013. (Outro).

SOUZA, R. P. . Simpósio Hinterlândia, Interlândia: representação e apropriação das geografias-limite no discurso literário.. 2013. (Outro).

SOUZA, R. P. ; Pinheiro, Thiago . I Semana Cultural do Curso Noturno da Faculdade de Letras: homenagem a Oswald de Andrade. 2011. (Festival).

SOARES, S. B. ; SOUZA, R. P. . Ciclo de conferências Teoria Literária do mundo: Rússia. 2011. (Outro).

SOUZA, R. P. ; ZILLER, ELEONORA C. ; BUENO, Andre . I Seminário literatura e Sociedade. 2005. (Outro).

SOUZA, R. P. ; PENA, João Camillo ; GUERREIRO, EDUARDO . I Colóquio de pós-Graduação em Ciência da Literatura. 2003. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio O fim. O resto. O começo. Colóquio sobre o conteporâneneo.O ultimatum: Pessoa (conferência de José Miguel Wisnik). 2013. (Encontro).

I SIMPÓSIO TRADUÇÃO E MEMÓRIA.UM ABISMO DO MESMO: SOBRE A AUTOTRADUÇÃO EM BECKETT. 2011. (Simpósio).

XII Congresso Internacional da ABRALIC. REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA E MELANCOLIA EM UM EPISÓDIO DE CIDADE DE DEUS, DE PAULO LINS. 2011. (Congresso).

Futebol no real.Futebol no cinema. 2009. (Outra).

II Simpósio de Literatura Contemporânea.Apresentação do livro Culturas. 2007. (Simpósio).

XI Encontro Regional da ABRALIC. OS TEMPOS DE JÓ OU DE K.: O QUE É UMA VÍTIMA?. 2007. (Congresso).

XXI Encontro da ABRAPLIP.POÉTICAS CONTEMPORÂNEAS. 2007. (Encontro).

III Simpósio de Pós-Graduação em Ciência da Literatura.O ensaio filmado: apresentação ao cinema de Guy Debord. 2006. (Simpósio).

II Semana de Poesia da Faculdade de Letras.Depoimento sobre a editora Oficina Raquel. 2006. (Seminário).

I Simpósio de Literatura Contemporânea.Poetas-leitores. 2006. (Simpósio).

Jornada Literatura e Cânone.Comentário sobre a obra de Adele Weber. 2006. (Outra).

Seminário formação do brasil moderno.Gênese e cronotopia da literatura da defesa. 2006. (Seminário).

II Simpósio de Pós-graduação em Ciência da Literatura.O estrangeiro, o estranho, o inimigo: o nascimento da indisciplina em O Desaparecido (América) de Kafka. 2005. (Simpósio).

I seminário Literatura e Sociedade.Literatura, cinema, violência urbana. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Marcella Assis de Moraes

SOUZA, R. P.; STUDART, J. V.; COELHO, Eduardo. Dizer a imagem: uma leitura de Nuno Ramos. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: André Luis Dias de Carvalho

PENNA, J. B C. O.; SILVA, Flavia Trocoli Xavier; FARIA, F. C. C.;SOUZA, R. P.. Entre claridade e escuridão: "No coração das trevas". 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Rebeca Alexandre Magno

SOUZA, R. P.; PIMENTEL, A.; BACHVARONA, E. L.. Rastros no fio do tempo: uma análise de _O fim do homem soviético_, de Svetlana Aleksiévitch. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Apolinário Alves de Lima

SOUZA, R. P.; MORAES, M. J.; DUARTE, P.. Aparecer o desparecimento: dor e epifania em James Joyce. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Vinícius Santos Loureiro

SOUZA, R. P.; PEREIRA, J. C. F.; Losso, E. G. B.. O conto e o tableau: aspectos visuais e a criação de sentido em Edgar Allan Poe. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Edylene Daniel Severiano

SOUZA, R. P.; PATROCINIO, P. R. T.; DAMARAL, M. T.. No limite e no limiar: a re-apresentação da apoteose da simulação em Hachigatsu no Kyoshikyoku -- prelúdios para um agora. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Pablo Baptista Rodirgues

SOUZA, R. P.; PUCHEU, A.; VASCONCELOS, V.. Franz Kafka: metamorfoses da liberdade e da submissão. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Felipe de Medeiros Pacheco

MARTINS, M. D.;SOUZA, R. P.; OLIVEIRA, B. C.. Mas a alegria permanece: Michkin e uma infância. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Gustavo Deister Dias Barbosa

Souza, R. P.; MARTINS, M. D.; Losso, E. G. B.. O devir de Pessoa em torno da sensação: da gênese heteronímica como problematização da metafísica. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: João Henrique Belos Pereira

PENNA, J. B C. O.; Pinto, L. R. V.;Souza, R. P.. A apropriação do inapreensível: a raça em Os sertões. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Palmireno Couto Moreira Neto

CORPAS, Danielle dos Santos; Monteiro, J. C.;Souza, R. P.. A cidade e o homem: Borges, Invasión e o sonho de Aquiles. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mário do antos Silva Neto

PRESSLER, G. K.;SOUZA, R. P.; MARTINS, M. D.. A representação de uma comunidade amazônica em Ribanceira, de Dalcídio Jurandir. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Jonathan Gomes Henrique

PORTELLA, E. M.; BASBAUM, R. R.;SOUZA, R. P.. A unidade poética de Raduan Nassar. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Bruno Basílio Bentolila

SILVA, Flavia Trocoli Xavier; Durão, Fabio Akcelrud;SOUZA, R. P.. Reapropriações e transformações em Phaedra's Love de Sarah Kane, estudo sobre a releitura trágica da modernidade. 2012 - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

Aluno: Marcelo Pereira Brasil

SOUZA, R. P.; Castilo, Luís Heleno Montoril; LEAL, I. G. G.. SILENCIOSAS NARRATIVAS EM IMAGEM-TEMPO: JOÃO GILBERTO NOLL, ESVAZIAMENTO DISCURSIVO E CINEMA MODERNO. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Victor Figueiredo Souza

PENNA, J. B C. O.; PIMENTEL, A.; PEREIRA, V. H. A.;SOUZA, R. P.. Fuzil bic e tamborzão; negociações políticas, estéticas e políticas na literatura marginal e no funk carioca. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: AIANA CRISTINA PANTOJA DE OLIVEIRA

Simões, M. P. S. G.;SOUZA, R. P.; Castilo, Luís Heleno Montoril. Memorial do fim: apropriação e o outro na obra de Haroldo Maranhão. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Elaine Pastana Valério

SOUZA, R. P.; Simões, M. P. S. G.; Fernandes, José Guilherme dos Santos; Nunes, Paulo Jorge Martins. Mito, imaginário e sociedade em "TrÊs casas e um rio", de Dalcídio Jurandir. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras: Lingüística e Teoria Literária) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Simone Lima Abrantes

PUCHEU, A.; SILVA, Flavia Trocoli Xavier; SILVA, C. O.; COELHO, F. O.;SOUZA, R. P.. Kafka poeta trágico. Uma entrada para a construção. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Elaine Zeranze Bruno

BUENO, A. L. L.; Ruas, L. P.; Camenietzki, E. Z.; Maciel Jr, A.;Souza, R. P.. Cartas de um país distante: tempo, memória e história em Sans Soleil de Chris Marker. 2016. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Clara da Silva Carneiro

ALENCAR, A. M. A.;SOUZA, R. P.; DURRENMATT, Jacques; Durão, Fabio Akcelrud; PICADO, J B. A metalinguagem em quadrinhos: um estudo de Contre la bande dessinée de Joschen Gerner. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Branco Soares

COUTINHO, E. F.;SOUZA, R. P.; SALES, D. R.; KEMPINSKA, O. D. G.; ZILLER, ELEONORA C.. Figurações críticas e literárias na Rússia oitocentista. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Plinio Fernandes Toledo

BUENO, A. L. L.;SOUZA, R. P.; CORPAS, Danielle dos Santos; LEMUS, V. M. R.; MACIEL, E. M. G. S.. A astúcia da dialética: o desvio de Guy Debord. 2014. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Leandro Gama Junqueira

Castro, M. A.; GUIDA, A. M.; FERREIRA, C. A. P.; FAGUNDES, I. T. S.;SOUZA, R. P.. Vida, caminho, verdade: Poética do destino. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

Aluno: Anna Paula Soares Lemos

BUENO, A. L. L.; CORPAS, Danielle dos Santos;SOUZA, R. P.; PILATI, A. S.; LEMUS, V. M. R.. Anotações de um diretor: o cinema de Federico Fellini na televisão. 2012. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellington Medeiros de Araújo

ALVES, Luis Alberto Nogueira; ARAUJO, H. H.; CRUZ, João Roberto Maia; CORPAS, Danielle dos Santos;SOUZA, R. P.. Fantasmas à luz do dia: messianismo e redenção na lírica de Murilo Mendes. 2011 - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

Aluno: Maria Clara Carneiro

Durão, Fabio Akcelrud; ALENCAR, A. M. A.;SOUZA, R. P.. As meta-histórias em quadrinho. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

Aluno: Plinio Fernandes Toledo

BUENO, A. L. L.;SOUZA, R. P.; LEMUS, V. M. R.. Exame de qualificação da tese de Plínio Fernandes Toledo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Sonia Branco

BEZERRA, Paulo; COUTINHO, E. F.;SOUZA, R. P.. Figurações críticas e literárias na Rússia oitocentista. 2013 - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.

SOUZA, R. P.; ALVES, Luis Alberto Nogueira; PATROCINIO, P. R. T.. Banca examinadora (elaboração e correção de provas) para o concurso de seleção do PPG em Ciência da Literatura. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.; CORPAS, Danielle dos Santos; MORAES, M. J.. Banca examinadora (arguição de projetos) para o concurso de seleção do PPG em Ciência da Literatura. 2018. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Souza, R. P.; SILVA, Flavia Trocoli Xavier; Losso, E. G. B.. Banca para o concurso de Professor Substituto para o Departamento de Ciência da Literatura. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

NAVARRO, R. J. B.; ABRANTES, E.; NOGUEIRA, M. V.; KRETSCHMER, J.;SOUZA, R. P.. Banca do concurso público para Professor Adjunto de Teoria Literária e Literatura Universal da UFRRJ. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.; CORPAS, Danielle dos Santos; Losso, E. G. B.. Banca examinadora para o concurso de seleção do PPG em Ciência da Literatura. 2017. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Souza, R. P.; GUERREIRO, EDUARDO; OLIVEIRA, T. C. M.. Banca examinadora para o exame de seleção do PPG em Ciência da Literatura. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.; PENNA, J. B C. O.; MARTINS, M. D.. Banca do exame de seleção para o Curso de Mestrado do PPG em Ciência da literatura. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.. Avaliador de sessão da XXXV Jornada de iniciação Científica da UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.; SILVA, Flavia Trocoli Xavier; OLIVEIRA, T. C. M.. Banca de exame de seleção para ingresso no mestrado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SOUZA, R. P.; SILVA, Flavia Trocoli Xavier; MATSUNAGA, Priscila Saemi. Seleção para o Programa de Monitoria do Departamento de Ciência da Literatura - UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joao Camillo Barros de Oliveira Penna

PENNA, J. C. B. O.; João Cesar de Castro; Eduardo Coutinho. Literatura da defesa: a narrativa da violência e da exclusão na produção literária brasileira a partir dos anos 90. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Camillo Barros de Oliveira Penna

PENNA, J. C. B. O.; Eduardo Coutinho; PIMENTEL, Ary; JOBIM SALLES, João Luis; LEAL, Izabela Guimarães Guerra. A presença da forma trágica. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Joao Camillo Barros de Oliveira Penna

PENNA, J. C. B. O.; Eduardo Coutinho; CAIRUS, Henrique. A presença da forma trágica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

João Cezar de Castro Rocha

ROCHA, João Cezar de Castro; Penna, João Camillo Barros de Oliveira; COUTINHO, E.. Literatura da defesa: a narrativa da violência e da exclusão na produção literária brasileira a partir dos anos 90. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eduardo de Faria Coutinho

COUTINHO, Eduardo F.. A presença da forma trágica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Izabela Guimarães Guerra Leal

COUTINHO, Eduardo de Faria; PENNA, J. C. de Oliveira; PIMENTEL, A.; FONSECA, J. L. S.;Leal, Izabela. A presenca da forma trágica. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Henrique Fortuna Cairus

COUTINHO, Eduardo de FariaPENNA, João Camillo Barros de OliveiraCairus, Henrique. Presença da forma trágica. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ary Pimentel

PIMENTEL, A.; COUTINHO, E. de F.; PENNA, J. C.; LEAL, I. G. de G; JOBIM, J. L.. A presença da forma trágica. 2010. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

José Luís Jobim de Salles Fonseca

Eduardo Coutinho;JOBIM, José Luís; João Camillo Penna; Ary Pimentel; Izabela Guimarães Guerra Leal. A presença da forma trágica. 2010. Tese (Doutorado em Ciência da Literatura) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Graziela Campana Drago

DIMENSÕES POÉTICAS E CIENTÍFICAS DA LINGUAGEM EM O AQUÁRIO, DE ALICE SAMPAIO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Leonardo Alves de Lima

A Obra de Arte na Cidade Moderna; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Pablo Baptista Rodrigues

Franz Kafka: colonial; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gustavo Deister Dias Barbosa

Moby Dick e o sublime como fronteira: o devir como relação do homem com o inumano; Início: 2017; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Ana Luíza Duarte de Brito Drummond

A FICÇÃO CIENTÍFICA E BIOMÉDICA DE ADOLFO BIOY CASARES COMO PROPEDÊUTICA AO PROBLEMA DO HUMANO NA MODERNIDADE; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marina Mac Cord Rondon Krivochein Couto

A trapaça na linguagem digital: um método de produção poética; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rodolfo Williames

Literatura e escravidão; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Orientador);

Edylene Daniel Severiano

No limite e no limiar: a re-apresentação da apoteose da simulação em Hachigatsu no Kyoshikyoku -- prelúdios para um agora; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Vinícius Santos Loureiro

O conto e o tableau: aspectos visuais e a criação de sentido em Edgar Allan Poe; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Felipe de Medeiros Pacheco

Mas a alegria permanece: Michkin e uma infância; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Gustavo Deister Dias Barbosa

O devir de Pessoa em torno da sensação: da gênese heteronímica como problematização da metafísica; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Leonardo Alves de Lima

A epifania de Homero -- O Ulisses de James Joyce; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Rebeca Alexandre Magno

Rastros no fio do tempo: uma análise de _O fim do homem soviético_, de Svetlana Aleksiévitch; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Mario da Silva Santos Neto

A representação de uma comunidade amazônica em Ribanceira, de Dalcídio Jurandir; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Pablo Baptista Rodrigues

REPRESENTAÇÕES DA LIBERDADE NOS ESCRITOS DE FRANZ KAFKA; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Edylene Daniel Severiano

YUME O MITA (EU VI SONHOS): A re-presentação do mythos na película Sonhos (Yume) de Akira Kurosawa; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Thiago Correia Pereira

A intelecção do dionisíaco e do apolíneo na tragédia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Matheus Antunes

O romance de Lourenço Mutarelli; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Luiz Fernando Teodósio

Aspectos críticos da narrativa de videogames; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Luis Fernando Ferreira da Silva

Sobre as mulheres em Dostoiévski; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Filipe Affonso Veloso Alves dos Santos

Parsifal e a quesatão wagneriana em Nietzsche; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Vinícius Santos Loureiro

Edgar Allan Poe: breve história do efeito; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Rebeca Alexandre Magno

QUESTÃO DO LUGAR DO ARTISTA EM O MESTRE E A MARGARIDA, DE MIKHÁIL BULGÁKOV; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Daniele Medina Froes da SIlva

A tipografia Clandestina de Antonio Isidoro da Fonseca; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Pablo Baptista Rodrigues

Franz Kafka: (im)possíveis caminhos interpretativos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Felipe de Medeiros Pacheco

Rizoma e dialogismo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Leonardo Apolinário Alves de Lima

Aparecer o desparecimento: dor e epifania em James Joyce; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Paula Campelo

A edição de livros no mundo separado; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Alemão) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Tays Paulino dos Santos

JORNALISMO E LITERATURA - CONFLUÊNCIAS E INFLUÊNCIAS NA LINGUAGEM MODERNA; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Filipe Affonso Veloso

PARSIFAL E A QUESTÃO WAGNERIANA EM NIETZSCHE; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Felipe de Medeiros Pacheco

Representação e possibilidades de captura da infância; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

[Nome removido após solicitação do usuário]

LITERATURA VAMPIRESCA ? DA PROJEÇÃO DO MEDO A PRODUTO DE MERCADO; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Clarissa Batista Assumpção,

MALLARMÉ E O NASCIMENTO DA POESIA VISUAL; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Keila Silva de Souza

MALLARMÉ E O NASCIMENTO DA POESIA VISUAL; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Camila Silva Mendes

MALLARMÉ E O NASCIMENTO DA POESIA VISUAL; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Leonardo Apolinário Alves de Lima

O MONÓLOGO INTERNO E O FLUXO DE CONSCIÊNCIA EM ULISSES DE JAMES JOYCE; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Pablo Baptista Rodrigues

A AUTOAJUDA E AS PÍLULAS KAFKIANAS: DOS ESCRITOS LITERÁRIOS ÀS PRATELEIRAS DO MERCADO; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Vinícius Santos Loureiro

CAMINHOS QUE SE DESMENTEM: JORGE LUIS BORGES E O EFEITO DE EDGAR ALLAN POE; ; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

William Cunha de Freitas

A SOMBRA DE BERENICE SOBRE EGEU: O MELANCÓLICO FANTÁSTICO EM EDGAR ALLAN POE; ; 2013; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Ricardo Pinto de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Aparecida da Silva

Dialogismo em Borges e Asturias; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Letras) - Faculdade de Letras UFRJ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Aparecida da Silva;

Eduardo de Faria Coutinho

Literatura da defesa: a narrativa da violência e da exclusão na produção literária brasileira a partir dos anos 90; ; 2005; Dissertação (Mestrado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo de Faria Coutinho;

Eduardo de Faria Coutinho

A presença da forma trágica; 2010; Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Eduardo de Faria Coutinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Souza, R. P. ; SILVA, Flavia Trocoli Xavier . Nuno e a linguagem das coisas abandonadas. REMATE DE MALES , v. 35, p. 231-245, 2015.

  • Souza, R. P. . Cinco entradas de um Thesaurus conservador. Polichinello Revista Literária , v. 1, p. 58-60, 2014.

  • SOUZA, R. P. . Apresentação do volume Tragédia e Modernidade. Terceira Margem , v. XVII, p. 11-18, 2013.

  • SOUZA, R. P. . O corpo de Filoctetes e o conhecimento trágico. Terceira Margem , v. XVII, p. 275, 2013.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 19: RETORNO. Pequena morte , v. 24, p. s/n-s/n, 2012.

  • SOUZA, Ricardo Pinto de . Um abismo do mesmo: sobre a autotradução em Beckett. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 14, p. 78-92, 2012.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 17. Pirataria.. Pequena morte , v. 1, p. s/n-s/n, 2011.

  • SOUZA, R. P. . Descendo ao inferno: elementos melancólicos na narrativa contemporânea da violência e da exclusão. Ipotesi (UFJF. Impresso) , v. 15, p. 93-105, 2011.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 18: LIVROS. Pequena morte , v. 23, p. s/n-s/n, 2011.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 15: Sci fi. Pequena morte , v. 20, p. 21-21, 2010.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 16: Monodrama. Pequena morte , v. 1, p. 21-21, 2010.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 13: AURA. Pequena morte , v. 1, p. 21-21, 2009.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 12. Burckhard. Pequena morte , v. 1, p. 21-21, 2009.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 10: Banquetes.. Pequena morte , v. 1, p. 21-21, 2009.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 11.Ópios. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2009.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 09: Império.. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 08. soma zero. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 07. Elogio aos caçadores. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 06. Delicadeza. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 05. Tempo. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 04: Capitalismo, sociedade sem cultura. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2008.

  • SOUZA, R. P. . Gênese da Literatura da defesa. Terceira Margem , v. 16, p. 157-169, 2007.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 03: Beatriz nua. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2007.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 02. A nova enciclopédia: possessão. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2007.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 01. Democracia e melancolia. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2007.

  • SOUZA, R. P. . MARIENBAD 0.. Pequena morte , v. 1, p. 1-1, 2007.

  • SOUZA, R. P. . Inspiração nos quadrinhos. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2006.

  • SOUZA, R. P. . Cinco parágrafos para Blake. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2006.

  • SOUZA, R. P. . Sobre buracos negros: violência, banditismo e a literatura da exclusão. Literatura e Autoritarismo (UFSM) , v. 6, p. 8, 2005.

  • SOUZA, R. P. . Sobre o filme russo O RETORNO. de Andrei Zvyagintsev.. Terceira Margem , v. 12, p. 205-209, 2005.

  • SOUZA, R. P. . Apresentação. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2005.

  • SOUZA, R. P. . Sobre uma ética da autoria. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2005.

  • SOUZA, R. P. . A rosa de Paracelso. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2005.

  • SOUZA, R. P. . O pequeno deus sentado. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2005.

  • SOUZA, R. P. . No hay banda. Confraria (Rio de Janeiro) , v. 1, p. 1-1, 2005.

  • SOUZA, R. P. ; LOUREIRO, V. S. (Org.) . Poe, ainda poe: ensaios reunidos. 1. ed. Rio de Janeiro: Sabiá Editorial, 2020. 200p .

  • Souza, R. P. ; ESTRELLA, R. (Org.) ; FRANCA, T. (Org.) ; MOREIRA, G. G. M. (Org.) . Não se pode e se escreve. 1. ed. Rio de Janeiro: Sabiá Editorial, 2020. 200p .

  • SOUZA, R. P. ; LIMA, L. A. A. (Org.) ; Bange, P. G. (Org.) ; CAMELO, F. T. (Org.) . Benjaminiana: outros ensaios sobre arte, política, linguagem e histoia. 1. ed. São João de Meriti: Desalinho, 2019. v. 1. 365p .

  • SOUZA, R. P. . A presença da forma trágica: a recepção da tragédia grega no idealismo alemão. 1. ed. Rio de Janeiro: Sabiá Editorial, 2019. 220p .

  • SOUZA, R. P. . BESTIÁRIO. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2008. 40p .

  • SOUZA, R. P. . CULTURAS. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2007. v. 1. 150p .

  • SOUZA, R. P. ; PIMENTEL, Ary (Org.) . AS VOZES DO MUDO: UMA ANTOLOGIA MÍNIMA DE FÉRREZ, MARÇAL AQUINO E PAULO LINS. Rio de Janeiro: FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ/ CONFRARIA DO VENTO, 2005.

  • SOUZA, R. P. . A-MAR-O-MAR E OUTROS POEMAS. SÃO PAULO: EDITORA CONE SUL, 2000. 80p .

  • SOUZA, R. P. . A representação da subjetividade a partir do corpo arruinado de filoctetes. In: Maria Helena Jesus; Paulo Jesus; Marcelo Gonçalo. (Org.). A escrita do eu: literatura como laboratório da vida. 1ed.Coimbra: Coimbra University Press, 2020, v. 1, p. 233-262.

  • SOUZA, R. P. . 'O nome da terra desaparecerá' (Troianas, 1322), ou interpretar como enganar(-se) a morte. In: Nina Virgínia de Araújo Leite; Flavia Trocoli Xavier Silva. (Org.). Giros da interpretação: o enigma na literatura e na psicanálise. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. , p. 49-62.

  • Souza, R. P. ; Diniz, Marcelo . Poesia e canção. In: Flavia Trocoli; Sonia Branco; Alberto Pucheu. (Org.). Teoria literária e suas fronteiras. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue, 2013, v. , p. 73-99.

  • Souza, R. P. . Um momento da recepção da tragédia. In: Sylvia Maria Trusen; Karin Volobuef; Tania Sarmento-Pantoja. (Org.). Tradução, cultura e memória. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2013, v. 1, p. 159-168.

  • SOUZA, R. P. . Nuno Ramos: alucinação e fragmento. In: Mayara Ribeiro Guimarães. (Org.). No meio dia verde do agora. formas do contemporâneo na literatura brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2012, v. , p. 124-139.

  • SOUZA, R. P. . O BELO JOGO. In: REVISTA PEQUENA MORTE / PROGRAMA DE PÓSA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA LITERATURA DA UFRJ/ EDITORA OFICINA RAQUEL. (Org.). PEQUENA MORTE: FUTEBOL-ARTE. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2010, v. , p. 67-71.

  • SOUZA, R. P. . Sobre o abandono do discurso alegórico no cinema brasileiro atual. In: André Bueno. (Org.). Literatura e Sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ; 7 letras, 2006, v. 1, p. 130-143.

  • SOUZA, R. P. . # O DESENCANTAMENTO DO MUNDO: ADELE WEBER, ALEXANDRA MAIA, DENISE GUINLE, HELENA ORTIZ, LUIZA VIANA, VIRGÍNIA GUALBERTO.. In: Helena parente Cunha. (Org.). VOZES FEMININAS CARIOCAS ESTREANTES NA POESIA DOS ANOS 90. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2004, v. 1, p. 195-210.

  • SOUZA, R. P. . Notas sobre o poder e a mutez mítica em Walter Benjamin. In: Jornadas Internacionales Actualidad de la Teoría Crítica, 2013, Rosario (Argentina). CETEC: Ponencias de las Jornadas Internacionales Actualidad de la Teoría Crítica. Rosario (Argentina): CETEC, 2013.

  • SOUZA, R. P. . Rethinking Brazilian identity through shock. In: Anual Meeting of the American Comparative Literature Association, 2014, New York. Capitals. New York: New York University, 2014. p. 226.

  • SOUZA, R. P. . Sísifo, ou a arte e o pesadelo de recomeçar. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . A founding moment of subjectivity: the emergence of self in the representation of the destroyed body of Sophocle?s Philoctetes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Rethinking Brazilian identity through shock. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Souza, R. P. . Walter Benjamin y la revisión crítica del pensamiento trágico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Após a queda: o recurso ao trágico em Às margens das história, de Euclides da CUnha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . COLÔNIA E MELANCOLIA EM À MARGEM DA HISTÓRIA, DE EUCLIDES DA CUNHA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Notas sobre el poder y la mutez trágica en Walter Benjamin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Tragédia e Interpretação: 'O nome da terra será destruído' (As Troianas, 1322) ou, Interpretar como enganar (se) a morte. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Da vida em labirintos: coloônia e melancolia em À margem da história, de Euclides da Cunha. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Souza, R. P. . A matéria da poesia: o livro, a tipografia e a literatura de vanguarda no modernismo brasileiro.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . REPRESENTAÇÃO DA VIOLÊNCIA E MELANCOLIA EM UM EPISÓDIO DE CIDADE DE DEUS, DE PAULO LINS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . UM ABISMO DO MESMO: SOBRE A AUTOTRADUÇÃO EM BECKETT. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, R. P. ; Diniz, Marcelo . Poesia oral e poesia escrita. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Coordenação da Sessão de Comunicação 2: Poesia e crítica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, R. P. . A obra de arte durante tempos difíceis. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . DE CAMINHOS NÃO TRILHADOS: Ó, DE NUNO RAMOS, E A MEMÓRIA DE UMA HISTÓRIA PERDIDA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Futebol no cinema. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Poesia contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . NOS TEMPOS DE JÓ OU DE K: O QUE É UMA VÍTIMA?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Vozes femininas em desafio ao cânone. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Poetas-leitores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, R. P. . Poetas-editores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . O ensaio filmado: apresentação ao cinema de Guy Debord. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Literatura, cinema, violência urbana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, R. P. . O estrangeiro, o estranho, o inimigo: o nascimento da indisciplina em O Desaparecido (América) de Kafka. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, R. P. . SOBRE O NOVÍSSIMO ESTÁGIO DA DERROTA HUMANA: GEORG BÜCHNER E A ANTECIPAÇÃO DO ANTI-TRABALHO DO SÉCULO XXI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Sobre perdão e a cidade: poesia feminina da década de 90 e a crítica ao desencantamento do mundo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Abrindo/ fechando feridas: a literatura da violência da década de 90. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUZA, R. P. . Sobre uma ética do aniquilamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SOUZA, R. P. . Introdução ao romance. Disputas teóricas. Cânone(s) e dissidências. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, R. P. . Representação da violência e democratização. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . A cidade desfeita: revisão do imaginário de violência urbana em "Cidade de Deus", de Paulo Lins. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . A representação do poder em Lessing. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. . Borges e o cânone: a tradição de Pierre Menard. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, R. P. ; Bange, P. G. ; LIMA, L. A. A. ; CAMELO, F. T. . Apresentação. São João de Meriti, 2019. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, R. P. . Prefácio A Caminhos da Violência. Rio de Janeiro, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, R. P. . Apresentação do número 29 da revista Terceira Margem. Rio de Janeiro, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • ROJAS, M. ; SOUZA, R. P. . ?The raid?, de John Steinbeck e Los agitadores de Samuel Rovinski: A tradução e recriação de um conto em drama. Rio de Janeiro: PPG em Ciência da Literatura da UFRJ, 2014. (Tradução/Artigo).

  • SOUZA, R. P. ; GUERREIRO, EDUARDO ; PENNA, J. B C. O. ; EASTERLING, P. E. ; NANCY, J. L. ; ALMEIDA, G. T. ; BACELAR, A. ; GAZONI, F. ; DUARTE, P. ; FRANK, J. ; SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; LASCH, M. . Dossiê Tragédia e Modernidade (Dossiê para Terceira Margem n27). Rio de Janeiro: PPG em CIência da Literatura UFRJ/ Revista Terceira Margem/ Ed. 7letras, 2013 (Organização de Dossiê para Periódico).

  • Souza, R. P. . Posfácio a Sven. Rio de Janeiro, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • SOUZA, R. P. ; EASTERLING, P. E. . Forma e performance. Rio de Janeiro: Revista Terceira Margem/ Ed. 7letras, 2013. (Tradução/Artigo).

  • PERLOFF, M. ; SOUZA, R. P. . Perguntas da plateia a Marjorie Perloff. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. (Tradução/Artigo).

  • SOUZA, R. P. . CONSTRUÇÃO, FLUXO, FUSÃO: NARRATIVA. Rio de Janeiro, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, R. P. . A idade de Adão. rio de janeiro, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOUZA, R. P. . Guy Debord: In girum imus nocte et consumimur igni e Crítica da separação. rio de janeiro: Oficina Raquel, 2010. (Tradução/Livro).

  • SOUZA, R. P. . Bestiário. rio de janeiro: Oficina Raquel, 2008 (Livro).

  • SOUZA, R. P. ; GULIAS, K. A. . NISHIKIGI. Rio de Janeiro: COnfraria do Vento, 2007. (Tradução/Outra).

  • SOUZA, R. P. ; PIMENTEL, Ary . As vozes do mudo: uma antologia mínima de Ferréz, Paulo lins e Marçal Aquino. Rio de Janeiro, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, R. P. . Certas peças nobres do Japão. Rio de Janeiro: COnfraria do Vento, 2005. (Tradução/Artigo).

  • SOUZA, R. P. . NISHIKIGI. Rio de Janeiro: COnfraria do Vento, 2005. (Tradução/Outra).

  • SOUZA, R. P. . O Primeiro Cortázar. Rio de Janeiro: COnfraria do Vento, 2005. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SOUZA, R. P. . Consultor Pedagógico junto ao ENEM/2006. 2006.

SOUZA, R. P. . Site da editora Oficina Raquel. 2006.

SOUZA, R. P. . Parecer para a Nova Revista Amazônica. 2013.

SOUZA, R. P. . Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2013.

SOUZA, R. P. . Parecer para a Revista ALEA, #14/2. 2012.

SOUZA, R. P. . Parecer para a Revista Leitura em Revista. 2012.

SOUZA, R. P. ; CAMPELO, P. ; Bange, P. G. ; LIMA, L. A. A. . Página de Walter Benjamin no Projeto Fortuna. 2017; Tema: Página dedicada ao filósofo alemão Walter Benjamin. (Site).

SOUZA, R. P. . Página do Laboratório de Edição. 2015; Tema: Página informativa sobre o projeto Laboratório de Edição. (Site).

SOUZA, R. P. . Fluxo de produção para edição. 2017. .

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem n.35 (Dossiê Poesia e Modos de Contato). 2017. (Editoração/Periódico).

MARGEL, S. ; SOUZA, R. P. . Arqueologias do fantasma. 2017. (Editoração/Livro).

Souza, R. P. . Curso de Produção de Edições Eletrônicas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Souza, R. P. . Curso de Diagramação. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem, n.33. 2016. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem, n.34. 2016. (Editoração/Periódico).

Souza, R. P. . Curso de Revisão. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Masrgem n, 31 (Dossiê Mística na Literatura Moderna). 2015. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem, n.32 (Dossiê Siegfried Kracauer). 2015. (Editoração/Periódico).

ASSUNÇÃO, L. B. ; SOUZA, R. P. . O educar poético. 2014. (Editoração/Livro).

FROES, D. ; ANTUNES, M. ; PENA, João Camillo ; SOUZA, R. P. . Comunidades sem fim. 2014. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem n. 29. 2014. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. ; Losso, E. G. B. ; COELHO, Eduardo . Revista Terceira Margem n.30. 2014. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. . Oficina de Diagramação (nível I). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; SOUZA, R. P. . Leituras do conto. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. . Revista Terceira Margem (Dossiê Tragédia e Modernidade). 2013. (Editoração/Periódico).

SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; PUCHEU, A. ; SOUZA, R. P. . Revista Terceira Margem: Dossiê Kafka, um poeta da 'prosa pequena' (ano XVII, n.28). 2013. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. . Oficina de Revisão de Texto (nível II). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. ; SILVA, Flavia Trocoli Xavier ; AIRES, S. . Revista Terceira Margem (Dossiê Literatura e Psicanálise). 2012. (Editoração/Periódico).

SOUZA, R. P. ; PIMENTEL, Ary ; COELHO, Eduardo . Fazer o livro: do original à livraria. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. . Oficina de revisão de textos (nível I). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SOUZA, R. P. . Forma e sentido contemporâneo: poesia. 2011. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Firma Irreconhecível. 2010. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Réplica das Urtigas. 2010. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Portugal,0: valter hugo mãe. 2010. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Lacrimatórios, Enócoas. 2009. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Paisagem com dentes. 2009. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Portugal,0 4: Pedro Eiras. 2008. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Acostamento. 2008. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Prelúdio para arco e flecha. 2008. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Telefunken. 2008. (Editoração/Livro).

SOUZA, R. P. . Leitura de poemas no evento Cidade Atravessa 12. 2011. Composição (estréia).

SOUZA, R. P. . 1 visão (poema publicado na Revista Polichinelo #12, ISSN 2178-1230). 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Diálogo entre as artes, Descrição: O projeto 'Diálogo entre as artes' busca investigar a relação entre poesia e outras artes tomando como objeto a obra de três poetas/artistas plásticos: Michelangelo Buonarroti, William Blake e Nuno Ramos. O objetivo é repassar parte da bibliografia sobre o tema das intermediações e transmediações entre a literatura e outras artes, estabelecendo um percurso teórico que passa especialmente pelas obras de Lessing, Campos, Clüver e Nancy, e fazer uma cuidadosa leitura cruzada de parte da obra literária e plástica dos três autores. O problema a ser discutido na investigação se refere aos limites técnicos e estéticos entre as artes, interrogando-se, especialmente, sobre a possibilidade de uma ?restituição? ou um ?remetimento? a uma poética primordial ou a uma superação do pressuposto formal das separações entre gêneros e mídias. A reflexão sobre o diálogo entre as artes se trelaciona de alguma maneira à passagem para a contemporaneidade: como a estética clássica e a estética moderno-romântica --- a primeira com o lugar ritualístico/ didático da arte e a segunda com a ideia de autonomia --- são substituídas, provavlemente a partir das vanguardas, por um outro mecanismo sensível. Em certa medida, no momento em que começa a ahaver a exigência de que a arte seja, em alguma medida, mais que representação e reflexão, mas forma concreta de ação sobre a vida, extinguindo, assim, a antiga censura platônica, que entende que o lugar da reflexão ativa pertence ao filósofo e o lugar da reflexão 'entretida', prazerosa, mas estéril, pertence ao artista mimético. A obra do artista de vanguarda deseja e se dirige à vida mais do que à representação, e supõe um tipo de ativismo da presença. Um dos indícios ou sintomas fortes desse movimento para o atual e para a ação, em suas complicadas convoluções, é a assunção radical do projeto romântico de dissolução das fronteiras entre as artes e a estetização da vida. A semente de nosso mal-estar estético --- com seus 'modos' de se enunciar, como o célebre fecho de _A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica_, i.e., a estetização da política que exije ato-contínuo uma politização da arte --- já estaria ao menos presente, segundo nossa hipótese, desde a fundação da ideia moderna de arte com o Renascimento e a arte de Michelangelo. Os três autores a serem estudados são significativos para a reflexão na medida em que permitem estabelecer uma reflexão sincrônica sobre o processo. Michelangelo, Blake e Nuno Ramos, guardadas, obviamente, as devidas proporções de centralidade dentro da tradição e distância histórica, são artistas plásticos e autores, renovadores e inovadores dentro tanto das artes plásticas quanto da literatura, assim como fundadores (caso de Michelangelo), teóricos (caso de Ramos) ou críticos radicais (caso de Blake) de uma certa ideia de arte (e aqui a palavra possivelmente abrange também a prática literária), ou seja, de um conjunto de pressupostos, projeções e expectativas do que deve ser uma obra de arte, de qual deve ser a atitude ideal do receptor diante dela e de qual deve ou pode ser a capacidade de agenciamento e de engajamento da sensibilidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Ricardo Pinto de Souza - Coordenador / Vinícius Santos Loureiro - Integrante / Leonardo Apolinário Alves de Lima - Integrante / Pablo Baptista Rodrigues - Integrante / Rebeca Magno - Integrante / Gustavo Deister Dias Barbosa - Integrante / Ana Luiza Drummond - Integrante / Edylene Daniel Severiano - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2013 - 2017

    Tragédia e Modernidade, Descrição: Trata-se de estabelecer as relações entre uma teoria da tragédia, entendida aqui como aquilo que Peter Szondi chama de Pensamento Trágico, e a Modernidade literária e filosófica. O problema básico da pesquisa se refere à ressonância de uma forma literária, a tragédia grega e suas sucessivas releituras na tradição ocidental, e sua apropriação pelo pensamento do século XIX, tentando identificar os pontos de fissuramento entre a leitura da tragédia pela tradição estética e a realização literária que a forma trágica provoca. Há quatro eixos temáticos principais e correlacionados para a pesquisa: a relação entre filosofia e literatura; o surgimento de uma modernidade literária que tem como matriz mimética e potencialmente agônica a tradição trágica; a centralidade da forma trágica para o pensamento pós-kantiano; o lugar do pensamento trágico para a produção literária brasileira em fins do século XIX, especialmente na obra de Euclides da Cunha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) . , Integrantes: Ricardo Pinto de Souza - Coordenador / William Cunha de Freitas - Integrante / Vinícius Santos Loureiro - Integrante / Leonardo Apolinário Alves de Lima - Integrante / Filipe Affonso Veloso Alves dos Santos - Integrante / Felipe de Medeiros Pacheco - Integrante / ANALIA BICALHO VENCIONECK - Integrante / Pablo Baptista Rodrigues - Integrante / Camila Silva Mendes - Integrante / Keila Silva de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 8

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura. , Faculdade de Letras, Cidade Universitária, 21941917 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (0021) 39389750, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2013

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 45

Atividades

  • 05/2013 - 05/2013

    Ensino, LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Cultura de Massa

2011 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/2017

    Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária 2

  • 03/2014

    Ensino, Letras (Ciência da Literatura), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 2014-Arte, manifestação e representação do real (Introdução à tragédia e pensamento trágico), 2015- Literatura e a história das ideias (Do sublime como padrão problema), 2016- Literatura e Filosofia (Notas sobre o sentimento trágico da vida), 2017- Diálogo entre as artes

  • 07/2011

    Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária IV

  • 04/2011

    Ensino, Letras - Português e Árabe, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária I

  • 04/2011

    Ensino, Letras (Teoria Literária), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária I, Teoria Literária II, Teoria Literária III, Teoria Literária IV

  • 04/2011

    Ensino, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária I, Teoria Literária II, Teoria Literária III, Teoria Literária IV

  • 01/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Disciplina Optativa em Teoria Literária Poéticas do Acúmulo

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Letras (Ciência da Literatura), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Interdisciplinaridade e interpretação (Panorama da relação entre pintura e literatura)

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária I

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras (Ciência da Literatura), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Poiesis, Historiografia e Memória (DIálogo entre as artes)

  • 07/2017 - 12/2017

    Ensino, Abi - Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, teoria literária 3

  • 01/2015 - 01/2017

    Direção e administração, Faculdade de Letras, Departamento de Ciência da Literatura.,Cargo ou função, Substituto Eventual da Função Gratificada de Coord. de Pós-Graduação do Magistério SUperior.

  • 10/2013 - 11/2013

    Extensão universitária , Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Atividade de extensão realizada, Curso de Extensão Leituras do Contos (com a Prof. Flavia Trocoli; FL-UFRJ).

  • 04/2012 - 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Letras e Artes.,Cargo ou função, Membro da Comissão Gestora do Programa de Pós Graduação em Ciência da Literatura.

2006 - 2011

Editora Oficina Raquel

Vínculo: EDITOR, Enquadramento Funcional: EDITOR

Atividades

  • 01/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, EDITORA OFICINA RAQUEL - RJ - BRA.,Cargo ou função, editor.

2005 - 2006

Revista Confraria

Vínculo: EDITOR, Enquadramento Funcional: EDITOR, Carga horária: 20

Outras informações:
REVISTA ELETRÔNICA DE LITERATURA (ISSN 1808-6276) http://www.confrariadovento.com

2004 - 2005

Colégio Bahiense

Vínculo: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO, Carga horária: 16