Regina Paula Silva da Silveira
Sou doutoranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestra em História pela mesma instituição (2014). Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB, 2016), Licenciada (2011) e Bacharela em História (2013) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, sou professora efetiva de História na Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE/PB), atuando na Educação Básica. Possuo experiência no ensino de História nos níveis Básico, Técnico e Superior. Tenho interesse nas áreas de História da Educação, Ensino de História, História e Imprensa, Historiografia, Memória e História do Brasil República. Atualmente pesquiso sobre as relações entre a imprensa e a educação na cidade de Campina Grande-PB.
Informações coletadas do Lattes em 07/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História
2025 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: o debate sobre os caminhos da educação de Campina Grande nas páginas do jornal Diário da Borborema (1959-1964)
Bruno Balbino Aires da Costa.
Mestrado em História
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: (Re) Lendo "História de Campina Grande" de Elpídio de Almeida: A Construção da Grande Campina, Ano de Obtenção: 2014
Dra. Margarida Maria Dias de Oliveira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Paraíba. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História de Campina Grande.
Especialização em Filosofia da Educação
2015 - 2016
Universidade Estadual da Paraíba
Título: O neoliberalismo e seus tentáculos na educação brasileira atual: análise do documento "Pátria Educadora"
Orientador: Valmir Pereira
Graduação em Licenciatura em História
2012 - 2013
Universidade Federal de Campina Grande
Título: O Negro e o Índio em "História de Campina Grande"
Orientador: Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima
Graduação em Bacharelado em História
2007 - 2011
Universidade Federal de Campina Grande
Título: Exorcizando Medos em Campina Grande: Elpídio de Almeida e sua História da Cidade
Orientador: Prof. Dr. Luciano Mendonça de Lima
Formação complementar
2025 - 2025
Capacitação para Credenciamento no Banco de Colaboradores do Banco Nacional. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2025 - 2025
Inovações na educação. (Carga horária: 180h). , Laborátorio Digital Educacional, LDE, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Iniciação à Docência. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2010 - 2010
Rebeliões Escravas no Brasil Oitocentista. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Paraíba.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História de Campina Grande.
Organização de eventos
LIMA, L. M. ; SILVEIRA, R. P. S. ; BRANDÃO, C. A. ; LIMA, B. R. ; RIBEIRO, T. M. M. . I Encontro Arquivo, Memória e História. 2011. (Outro).
Participação em eventos
VIII Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea.RIMAS DA MARGEM: o Rap descolonizando o Ensino de História do Brasil no 9º ano do Ensino Fundamental. 2025. (Outra).
II Fórum Municipal de Educação. 2017. (Outra).
III Congresso Nacional de Educação Para as Relações Étnicas: sociedade e etnicidade. 2016. (Congresso).
XVI Encontro Estadual de História - ANPUH-PB: Poder, Memória e Resistência: 50 anos do golpe de 1964 a e.A construção de um ideal de cidade: Elpídio de Almeida e "História de Campina Grande". 2014. (Encontro).
I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étinico-raciais: Identidade e Alteridades. O Negro e o Índio em "História de Campina Grande". 2013. (Congresso).
III Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. 2013. (Congresso).
IX Encontro de História Oral do Nordeste: Memória, Identidade e Territorialidade. 2013. (Encontro).
XXVII Simpósio Nacional de História: Conhecimento histórico e diálogo social. "História de Campina Grande" entre as letras e a política: a influência do lugar social e da instituição de saber na escrita de Elpídio de Almeida. 2013. (Congresso).
II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. Quado a História perpetuar uma tradição: Elpídio de Almeida e sua História de "Campina Grande". 2012. (Congresso).
IV Seminário História, Cultura e Sociedade.História e cidade em debate. 2012. (Seminário).
V Encontro Estadual de História - ANPUH - RN.História de Campina Grande forjando a memória local: Elpídio de Almeida e sua representação da cidade. 2012. (Encontro).
VI Simpósio Internacional Estados Americanos."Quem te viu e quem te vê não te conhece mais": O centenário de Campina Grande um identidade para a cidade. 2012. (Simpósio).
Encontro Unificado de Iniciação Científica e Extensão, VII Congresso de Iniciação Científica da UFCG e VI Encontro de Extensão Universitária da UFCG.Organização de arquivo geral do II Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2011. (Encontro).
I Encontro: Arquivo, Memória e Hitória.Minicurso: Arquivos e pesquisa histórica. 2011. (Encontro).
I Encontro de Iniciação a Docência da UEPB.TECER O TEMPO COM IMBIRA: O USO DO CORDEL NA SALA DE AULA. 2011. (Encontro).
I Encontro - O Ensino de História da África: Diagnóstico E Perspectiva. 2011. (Encontro).
II Colóquio Nacional de Estudos Interdisciplinares sobre infância e Juventude Violência infanto-Juvenil: Dilemas da Sociedade brasileira. 2011. (Congresso).
II Colóquio Internacional de História: Fontes Hitóricas, Ensino e História da Educação. 2010. (Congresso).
III Semana Nacional de Estudos de Hitória e Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas.A Brincadeira de Coco Entre a Diluição e a Sobrevivência. 2010. (Seminário).
XI Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Encontro).
X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão de CH/UFCG. A Revolução Francesa Entre Notas e Pinceladas: Representações Artisticas Transcendendo e Afirmando os Ideiais de Um Tempo. 2009. (Congresso).
VIII SEPE - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidade. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
SILVEIRA, R. P. S.. A construção da identidade da criança negra no contexto escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para as Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
GAMA, A. S.; GAMA, A. M. S.;SILVEIRA, R. P. S.. A cultura afro-brasileira nas aulas de artes à luz da poesia de Solano Trindade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
BRANDAO, I. A.; GAMA, A. S.;SILVEIRA, R. P. S.. Refletindo sobre as discriminações raciais na sala de aula: uma experiência na Escola Professor Luiz Gil 1º Ciclo Intermediário. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
GAMA, A. S.; LIMA, L. M.;SILVEIRA, R. P. S.. As relações étnico-raciais no cotidiano das turmas de educação de jovens e adultos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
AIRES, J. L. Q.; BRANDAO, I. A.;SILVEIRA, R. P. S.. Religiões afro-ameríndias em imagens: combatendo o preconceito racial a luz da lei 10.639/03. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
OLIVEIRA, S. L.; SANTIAGO, R. S.;SILVEIRA, R. P. S.. A imagem da relação étnica e midiática do cangaço. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
BRANDAO, I. A.; OLIVEIRA, S. L.;SILVEIRA, R. P. S.. Novas teorias e metodologias em torno das questões étnico-raciais experiências pedagógicas em sala de aula. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
MEDEIROS, M. A. A.; OLIVEIRA, S. L.;SILVEIRA, R. P. S.. Música, racismo e a pedagogia: um relato de experiência na Escola Maria Cândida. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
BRANDAO, I. A.; OLIVEIRA, S. L.;SILVEIRA, R. P. S.. Trabalhando a lei 10.639/03 nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental II do Centro Educacional Dom Helder Câmara (Guarabira-PB). 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação para Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande.
ALVES, N. F. B.; BOENO, J. B. G.;SILVEIRA, R. P. S.. Ensino de História e o trato com a História Local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, N. F. B.; COSTA, S. S.;SILVEIRA, R. P. S.. Reflexões sobre o enterramento de crianças (pagãs) em encruzilhadas: no município de Riachão do poço - PB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba.
MELLO NETO, J. B.;SILVEIRA, R. P. S.. A educação como instrumento para igualdade de gênero. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, N. F. B.; FERREIRA, C. A.;SILVEIRA, R. P. S.. Uma dose de Rapa com teor alcoólico: breve história das representações alcoólica e alcoolismo nas canções de Criolo (2006-2017). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
Quebrando silêncios: a história da cultura afro-brasileira na sala de aula; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para as Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal de Campina Grande; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
O carater neoliberal da reforma do Ensino Médio analisado através da medida provisória 746/2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
A juventude agrária católica em Alagoa Grande-PB (1954-1964); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
As influências do consumismo na sociedade e na cultura; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
Nem Bode, muito menos Carneiro, agora é a vez da Chibata: perspectivas e desenrolar das eleições municipais em Alagoa Grande em 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
Ensino de História e a música popular brasileira no período da ditadura militar: propaganda política e canções de projeto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
As representações da heteronormatividade na escola no filme baisers cachés (beijos escondidos) 2016; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
Trem: sua importância econômica, cultural e social para cidade de Alagoa Grande-PB; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
História Local: a importância do Ensino e a construção da ideia de pertencimento; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
O uso da imagem de Frei Damião pelo comércio de Guarabira - PB e sua influência a partir da tradição inventada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Regina Paula Silva da Silveira;
Produções bibliográficas
-
BATISTA, T. S. ; SILVEIRA, R. P. S. . DO CUIDADO DE SI ÀS FORMAS DE RESISTIR EM FOUCAULT: UM RETORNO AO MUNDO GREGO. Revista Helius , v. 4, p. 245-277, 2021.
-
SILVEIRA, R. P. S. ; BATISTA, T. S. . QUANDO ESCREVER A HISTÓRIA É UMA QUESTÃO POLÍTICA: ELPÍDIO DE ALMEIDA E O QUEBRA-QUILOS EM HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE. In: Jessica Kaline Oliveira Santos e Jilton Joselito de Lucena Ferreira. (Org.). PELAS VEREDAS DA HISTÓRIA: textos em História Local. 1ed.Montadas: Editora UICLAP, 2021, v. , p. 289-308.
-
SILVEIRA, R. P. S. . Quando a história é perpetuar um passado: Elpídio de Almeida e a construção da cultura histórica sobre a fundação de Campina Grande. In: Alexandro dos Santos [et al]. (Org.). CULTURAS ESCOLARES E PRÁTICAS EDUCATIVAS: modos de viver e pensar a História da Educação. 1ed.CAMPINA GRANDE: EDUFCG, 2019, v. , p. 173-188.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A historiografia Campinense do início do século XX, seus silêncios e sua repercussão na identidade local. In: III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: igualdade racial no ambiente escolar, 2016, Campina Grande - PB. Anais. III Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: igualdade racial no ambiente escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2016. v. I. p. 7-1287.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A Construção de um Ideal de Cidade: Elpídio de Almeida e 'História de Campina Grande'. In: XVI Encontro Estadual de História: Poder, Memória e Resistência 50 anos do golpe de 1964, 2014, Campina Grande. Caderno de programação e Resumo - XVI Encontro Estadual de História: Poder, Memória e Resistência 50 anos do golpe de 1964, 2014.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'História de Campina Grande' entre as letras e politica: a influencia do lugar social e da instituição de saber na escrita de Elpídio de Almeida. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais ANPUH, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . O campo e seu poder: a influência do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano na escrita de Elpídio de Almeida. In: III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013, Caicó. Anais do III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A Gazeta Campinense construindo uma memória no centenário de Campina Grande. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades ? As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. A nais do I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades ? As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . O negro e o índio em História de Campina Grande. In: I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades, 2013, Campina Grande - PB. I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades - Anais, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . O papel de Elpídio de Almeida para construção da 'História de Campina Grande'. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, sociedade e Educação no Brasil', 2012, João pessoa. IX SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE NO BRASIL., 2012.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'Quem te viu quem te vê não te conhece mais': o centenário de campina Grande gerando uma identidade para a cidade. In: VI simposio internacional estados americanos, 2012, Natal. Anais do VI Simpósio Internacional Estados Americanos: pesquisas acadêmicas contemporâneas, 2012.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'História de Campina Grande' forjando uma memória local: Elpídio de Almeida e sua representação da cidade. In: V Encontro Estadual de História ? ANPUH-RN, 2012, Caicó. CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS, 2012.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A construção de um ideal de cidade: Elpídio de Almeida e 'História de Campina Grande'. In: XVI Encontro Estadual de História - ANPUH-PB: Poder, Memória e Resistência: 50 Anos do golpe de 1964, 2014, Campina Grande. XVI Encontro Estadual de História; Poder, Memória e Resistência: os 50 anos do golpe de 1964, 2014. v. 16.
-
SILVEIRA, R. P. S. . Memórias de uma cidade: Elpídio de Almeida e sua 'História de Campina Grande'. In: IX encontro de História Oral do Nordeste: memória, Identidade e Territorialidade, 2013, campina grande. Anais do IX encontro de História Oral do Nordeste: memória, Identidade e Territorialidade, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . Quando a história é perpetuar uma tradição: Elopidio de Almeida e sua história de Campina grande. In: II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades Leia mais: http://coloquioufrnii.webnode.com//?utm_source=copy&utm_medium=paste&utm_campaign=copypaste&utm_content=http%3A%2F%2Fcoloquioufrnii.webnode.com Crie seu site grátis: http://www.webnode.co, 2013, Caicó. Caderno de resumos, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'Água benta era aguardente': os padres e a Revolução Pernambucana na 'História de Campina Grande'. In: I Simpósio Regional Nordeste Associação Brasileira de História das Religiões, 2013, campina grande. caderno de resumos do simposio regional nordeste associação brasileira de historia das religioes, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A Gazeta Campinense construindo uma memória no centenário de Campina Grande. In: I Seminário Nacional de História e Contemporaneidades ? As dimensões políticas da História e o futuro do passado, 2013, Crato. ., 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . O campo e seu poder: a influência do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano na escrita de Elpídio de Almeida. In: III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013, Caicó - RN. Anais do III Colóquio Nacional de História Cultural e Sensibilidades, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . História de Campina Grande entre as letras e a política: a influência do lugar social e da instituição de saber na escrita de Elpídio de Almeida. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal - RN. anais do XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . O negro e o índio em História de Campina Grande. In: I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades, 2013, Campina Grande - PB. I Congresso Nacional de Educação para as Relações Étnico-Raciais: Identidades e Alteridades - Anais, 2013.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'Quem te viu e quem te vê não te conhece mais': O centenário de Campina Grande gerando uma identidade para a cidade. In: VI Simpósio Internacional Estados Americanos, 2012, Natal. Anais do VI VI Simpósio Internacional Estados Americanos. Ntal: UFRN, 2012, 2012.
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'História de Campina Grande' forjando uma memória local: Elpídio de Almeida e sua representação de cidade. In: V Encontro Estadual de História ? ANPUH-RN, 2012, Caicó - RN. Anais do V Encontro Estadual de História ? ANPUH-RN, 2012.
-
SILVEIRA, R. P. S. . A Historiografia campinense do início do século xx, seus silêncios e suas repercussões na identidade local. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . A construção de um ideal de cidade: Elpídio de Almeida e 'História de Campina Grande'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . O Negro e o Índio em 'História de Campina Grande'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . Memórias de uma cidade: Elpídio de Almeida e a sua História de Campina Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . O campo e seu poder: a influência do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano na escrita de Elpídio de Almeida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'História de Campina Grande' entre as letras e a política: a influência do lugar social e da instituição de saber na escrita de Elpídio de Almeida. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . Água benta era aguardente: os padres e a Revolução Pernambucana na História de Campina Grande. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . 'Quem te viu e quem te vê não te conhece mais': O centenário de Campina Grande um identidade para a cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . História de Campina Grande forjando a memória local: Elpídio de Almeida e sua representação da cidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . Quado a História perpetuar uma tradição: Elpídio de Almeida e sua História de 'Campina Grande'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVEIRA, R. P. S. . História e cidade em debate. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVEIRA, R. P. S. ; BRANDÃO, C. A. ; Alves, J. M. L. . Tecer o Tempo com Imbira: o uso do cordel na sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
LIMA, L. M. ; SILVEIRA, R. P. S. ; BRANDÃO, C. A. . Organização de arquivo geral do II Batalhão de Polícia Militar da Paraíba. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Alves, J. M. L. ; SILVEIRA, R. P. S. . A Brincadeira de Coco Entre a Diluição e a Sobrevivência. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Alves, J. M. L. ; SILVEIRA, R. P. S. . A Revolução Francesa entre notas e pinceladas: Representações artísticas transcendendo e afirmando os ideais de um tempo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SILVEIRA, R. P. S. . Maioridade penal: desafios e perspectivas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVEIRA, R. P. S. . Arquivo, Memória e História. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
LIMA, L. M. ; SILVEIRA, R. P. S. ; BRANDÃO, C. A. ; LIMA, B. R. ; RIBEIRO, T. M. M. . Arquivo e Pesquisa Histórica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Exorcizando Medos em Campina Grande: Elpídio de Almeida e sua História da Cidade, Descrição: Esse projeto temo como objetivo compreender a importância de História de Campina Grande e de seu autor Elpídio de Almeida para a historiografia Campinense. E pensar como o intelectual ajudou a construir a imagem uma Campina ?Grande?,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Regina Paula Silva da Silveira - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Secretaria de Estado da Educação da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 30
Outras informações:
Atua como professora de História na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aplicação.
Atividades
-
03/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
-
01/2020 - 02/2023
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2019 - 2021
Prefeitura Municipal de ToritamaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 30
2017 - 2019
Prefeitura Municipal de SuméVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 25
2016 - 2018
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
01/2018 - 06/2018
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Paraíba I, História da Paraíba II, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado IV
-
09/2017 - 12/2017
Ensino, Licenciatura em História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em História, História da Paraíba I, História da Paraíba II
-
11/2016 - 08/2017
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, História da Paraíba I, História da Paraíba II
-
07/2016 - 10/2016
Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, História do Tempo Presente, Estágio Supervisionado IV
2016 - 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IfpbVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2015 - 02/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2014 - 2016
Universidade Federal de Campina GrandeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora presencial do Curso de Especialização em Educação para Relações Étnicos Raciais
Atividades
-
01/2011
Ensino,,Disciplinas ministradas, Professora do Programa Pré-Vestibular Solidário. Ministrando a disciplina: Hitória Geral
2014 - 2016
Colégio Novo MilênioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2014 - 02/2016
Ensino,,Disciplinas ministradas, História
2013 - 2014
Educandário Padre CélioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Regina Paula Silva da Silveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?