Ana Maria de Miranda Marques Borges
Está cursando Mestra em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, possui especfialização em Leitura: teorias e práticas pela Universidade Estadual de Goiás (2002) e em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Estadual de Goiás (2005), possui graduação em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Filosofia Cora Coralina (1999). Atualmente é professor titular IV - Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis e professor titular da Universidade Estadual de Goias. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Leitura, Linguística e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, formação de professores e Linguística.
Informações coletadas do Lattes em 31/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Letras e Linguística
2010 - Atual
Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: escrita; identidade; gênero; ensino.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação.
Especialização em Língua Portuguesa e Linguística
2006 - 2007
Universidade Estadual de Goiás
Orientador: Maria Eugenia Curado
Especialização em Leitura Teorias e Praticas
2000 - 2001
Universidade Estadual de Goiás
Orientador: Maria Zaira Turchi
Formação complementar
2008 - 2008
Uso Integrado das Tecnologias no Contexto Educacio. , Núcleo de Tecnologia Educacional de Goiás.
2006 - 2006
Oral and Written Communication Course - GS2. (Carga horária: 513h). , Canadian Centre for Activity and Aging.
2006 - 2006
Oral and Written Communication Course. (Carga horária: 513h). , Canadian Centre for Activity and Aging.
2005 - 2005
Oral and Written Communication Course - GS1. (Carga horária: 513h). , Canadian Centre for Activity and Aging.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa.
Participação em eventos
32º ENEL. 2011. (Encontro).
II Sirele - Simposio Regional de Letras.A leitura e a escrita sao um convite. 2010. (Simpósio).
Produção de leitura e produção de escreita. 2008. (Encontro).
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro.Escrita e reescrita - o aluno na autoria. 2008. (Outra).
I Encontro Estadual de Formação Continuada. 2007. (Encontro).
Pensar Educação. 2004. (Congresso).
Capacitação e Aperfeiçoamento nas Diversas Áreas do Conhecimento. 2001. (Outra).
Repensando os Projetos de Extensão ministrado na Unidade Univesitária Cora Coralina da UEG. 2001. (Outra).
Educação Artística. 2000. (Outra).
500 anos do Brasil: Como comemorar? E por quê?. 1999. (Seminário).
Simpósio de Língua e Literatura. 1999. (Simpósio).
Leitura e Redação. 1999. (Oficina).
V Seminário do Proler e II Seminário Engenho de Leitura. 1998. (Seminário).
Leitura de Imagem e Predição. 1998. (Oficina).
Aspectos da Formação Moral, Social e Cultural do ser Humano: Um Desafio Interdisciplinar. 1998. (Outra).
Construindo uma Educação Democratica e Cidadã. 1997. (Congresso).
IV Seminário do Proler- Leitura: Literatura e Interdisciplinaridade. 1997. (Seminário).
Ciências no Cotidiano. 1997. (Oficina).
Leitura e Linguagem. 1997. (Oficina).
Leitura: Discurso, Memória de Aprendizagem. 1996. (Seminário).
Oficina de Leitura e Literatura. 1996. (Oficina).
Semana de Letras. 1996. (Outra).
I Semana Interdisciplinar da FFCC. 1996. (Outra).
Formação do professor Leitor/ Escritor.Curso. 1996. (Outra).
Participação em bancas
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques; LOURENÇO, Nalha Monteiro de Souza Costa; REIS, Angela. REFLEXÃO SOBRE OS GÊNEROS ORAIS E SEUS ASPECTOS NO LIVRO DIDÁTICO PORTUGUÊS: A ARTE DA PALAVRA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UEG - Unidade Universitária de Jussara.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques; MENDONÇA, Juliana Vieira Rebouças; LEITE, Anyellen Mendanha. Gêneros textuais nos livros didáticos: novos gêneros e velhas bases?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UEG - Unidade Universitária de Jussara.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques; ROSA, Helda Núbia; HERWING, Renata. O uso e a ordem dos clíticos nos jornais O Popular e Diário da Manhã. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - UEG - Unidade Universitária de Jussara.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. A descontrução das idéias de estruturas de poder pelo riso e a ironia em Luís Fenando Veríssimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Análise do discurso ditatorial na obra O Reizinho Mandão de Ruth Rocha. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Três estigmas: rotacismo, deslateralização de / / e redução da teminação - ndo do gerúndio em - no. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Emília como porta-voz de Monteiro Lobato: o uso da fantasia como critica à realidade. 2008.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Qual a importância da literatura infantil para a criança?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Qual a importância da literatura infantil para a vida da criança?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. A visão da Linguistica no ensino de língua materna. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Língua Portuguesa oficial e suas variantes no contexto social brasileiro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. Há leitura sem interpretação?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques. A realidade social dos meninos de rua enfocada na obra Capitães de Areia de Jorge Amado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias.
Orientou
A literatura infanto-juvenil em sala de aula: um estudo da prática de leitura nas escolas públicas de Jussara; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
A representação do espaço rural brasileiro na obra Reinações de Narizinho; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
AS ABORDAGENS DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6 ANO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
A LEITURA DA OBRA O SOFÁ ESTAMPADO DE LYGIA BOJUNGA NUNES: AS CONTRIBUIÇÕES DO FANTÁSTICO PARA COMPREENSÃO DAVIDA REAL NA ADOLESCÊNCIA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
Os efeitos de sentido produzidaos pela fala de Chico Bento; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
Uma análise das ocorrências de pressupostos e subentendidos na fala dos acadêmicos da UEG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
Uma análise das atividades de leitura nos livros didáticos: Português linguagens e Novo diálogo segundo as abordagens do PCN de língua portuguesa no ensino fundamental; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
O poder persuasivo do discurso religioso das igrejas cristãs da cidade de Jussara; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
As contribuições da leitura literária no domínio da Língua Escrita para alunos do curso de Direito; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
Construção do discurso político: o processo de comunicação e persuação da palavra; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
A subjetividade em duas notícias jornalísticas do jornal Follha de São Paulo: um esboço de aplicação da teoria da Análise do Discurso; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
A Expressão do Homem Goiano Registrada pela Linguagem Regionalista em Dionisio Machado; 2004; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
A importância de alguns aspectos do universo poético de Cora Coralina; 2004; 39 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estadual de Goias; Orientador: Ana Maria de Miranda Marques Borges;
Produções bibliográficas
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . O Convite do Leitor Implicito na Prosa Juvenil. In: EBE MARIA DE LIMA SIQUEIRA; GOIANDIRA ORTIZ DE CAMARGO; MARIA GORETH F. MAMEDE. (Org.). Leitura: Teoria e Práticas. 1ed.Goiânia: Editora Vieira, 2003, v. 1, p. 11-318.
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . Aprendizagem colaborativa de línguas: uma experiência em Língua Portuguesa. In: 63ª SBPC, 2011, Goiania. 63ª SBPC - Cerrado: Água, Alimento e Energia, 2011.
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . As contribuições do relatório de estágio na reflexão e formação do professor do curso de Letras. In: II SINALEL II Simpósio Nacional de Letras e Linguística e I Simpósio Internacional de Letra e Linguística, 2011, Catalão. II Sinalel (Simpósio Nacional de Letras e lingüística): I (Simpósio Internacional de Letras e Linguística: linguagem, história e memória 25 anos do Curso de, 2011.
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques ; LÔBO, Célia Márcia Gonçalves Nunes . ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS DIVERSIFICADOS NAS AULAS DE PORTUGUÊS: UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO. In: II Simpósio Regional de Letras, 2010, Jussara. Múltiplos Saberes: Linguística, Literatura e Ensino, 2010.
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . Relatório de Estágio: contribuições para a constiruição da identidade do professor de protuguês. In: II EMCEL - Encontro Multicampi de Educação e Linguagem: educação, linguagem e diversidade, 2010, Inhumas. II EMCEL - Encontro Multicampi de Educação e Linguagem: educação, linguagem e diversidade, 2010. v. 01. p. 02-38.
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . As contribuições do relatório de estágio na reflexão e formação do professor do curso de Letras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques ; MORAES, Eliana Melo Machado ; SOUZA, Agostinho Potenciano . A leitura e a escrita sao um convite. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . Relatórios de estágio: contribuições para a constituição da identidade do professor de português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . Ensino de gêneros textuais diversificados nas aulas de português. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques ; LÔBO, Célia Márcia Gonçalves Nunes . Ensino de gêneros textuais diversificados nas aulas de português: uma proposta para o letramento. 2010. .
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . O estágio na formação de professores competentes. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . (Des)construindo e (Re)construindo as malhas do texto. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques ; MENDONÇA, Luisa Alves . Leitura e Produção de textos. 2004. .
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . O convite do leitor implicito na prosa juvenil. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . XI Literatura em Cena. 2009 (Apresentações teatrais).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . X Literatura em Cena. 2008 (Apresentações teatrais).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . IX Literatura em Cena. 2007 (Apresentações teatrais).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . VIII Literatura em Cena. 2006 (Apresentações teatrais).
BORGES, Ana Maria de Miranda Marques . VII Literatura em Cena. 2005 (Apresentações teatrais).
Projetos de pesquisa
-
2010 - Atual
Grupos de Pesquisas em Linguísticas Aplicadas ao Ensino, Descrição: Este grupo de pesquisa é coordenado pela professora Doutora Eliana Melo Machado Moraes da UFG - Campus Jataí, Brasil e está registrado no CNPQ no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. O principal objetivo do grupo é desenvolver estudos e pesquisas na área da Linguística Aplicada ao Ensino, tendo como linhas de pesquisa: 1. Gêneros textuais e discursivos no ensino e aprendizagem da língua e; 2. Leitura, escrita e análise linguística em contextos de ensino. Os componentes deste grupo são alunos do mestrado e doutorado da Universidade Federal de Goiás da Faculdade de Letras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ana Maria de Miranda Marques Borges - Integrante / Célia Márcia Gonçalves Nunes Lôbo - Integrante / Eliana Melo Machado Moraes - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Goias, Secretaria da Educaçao, Jussara. , GO 418 S/N, Alto da Boa Vista, 76270-000 - Jussara, GO - Brasil, Telefone: (62) 3732335, Fax: (62) 3732335, URL da Homepage:
Experiência profissional
2010 - Atual
Universidade Federal de GoiásVínculo: Aluno de Pós Graduação/Mestrad, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
2004 - Atual
Colégio Estadual Deputado José Alves de AssisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular IV, Carga horária: 20
Outras informações:
Lingua Portuguesa e Lingua Inglesa
Atividades
-
08/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa, Lingua Inglesa
2001 - Atual
Universidade Estadual de GoiásVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40
Atividades
-
02/2001
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pratica de Ensino em Estagio Supervisionado em Lingua Portuguesa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Maria de Miranda Marques Borges e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?