Elson Hazelski Teixeira
Mestre em Desenvolvimento Econômico, graduou-se em Administração de Empresas e possui especializações em Administração Industrial e Qualidade e Produtividade além de MBA em Marketing pela FGV-RJ.
Atua no mercado financeiro desde 1984 com passagens por instituições de grande porte nacionais e multinacionais. Larga experiência em gerenciamento e mapeamento de processos, desenvolvimento de produtos, relacionamento com o cliente. Coordenou área de e-business na primeira onda da internet além de gerenciar operações de call center e atendimento ao cliente nos setores bancário e da saúde.
Professor universitário desde 2008 em cursos de graduação em administração, economia, contábeis e comércio exterior e pós-graduação nas áreas de gestão.
Totalmente envolvido com o empreendedorismo, além de professor, coordena curso de pós-graduação em Inovação e Startups.
É do quadro técnico da Agência de Fomento do Paraná, com forte atuação profissional ao fomento de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Foi coordenador do comitê gestor de Investimento e Crédito do Fórum Permanente das MPE de 2013 a 2016, liderando os trabalhos de elaboração dos projetos de lei do Fundo de Aval para MPE, Fundo de Inovação para MPE e do Fundo de Capital de Risco para MPE.
Integrou o grupo do Fórum Permanente responsável pela implantação e regulamentação da Lei Estadual das Micro e Pequenas Empresas.
Foi responsável pela remodelação e gestão do programa de capacitação de Agentes de Crédito da Fomento Paraná de 2012 a 2016.
Também é Head of Innovation na Supernova - Agência FESP de Inovação, que tem como foco a inovação aberta.
Informações coletadas do Lattes em 29/07/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico
2015 - 2017
Universidade Federal do Paraná
Título: Impactos do acesso ao crédito para micro e pequenas empresas no estado do Paraná desde a implantação da Lei Geral 123/2006, Ano de Obtenção: 2017
Orientador: José Guilherme Silva Vieira
Palavras-chave: microfinanças; pequenas e médias empresas; financiamento; crédito bancário.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana / Especialidade: Economia Regional.
Especialização em MBA em Marketing
2002 - 2003
Fundação Getúlio Vargas
Título: Plano de Marketing do Produto Programa Fidelidade Dotz
Orientador: Edmarson Bacelar Mota
Especialização em Qualidade e Produtividade
1999 - 1999
FAE Centro Universitário
Título: Telemarketing: O Banco de Dados Segmentado como Instrumento de Qualidade do Serviço
Orientador: Ronaldo Hofmeister
Formação complementar
2018 - 2018
OKR - Performance Organizacional. Como é o modelo de gestão das organizaçõe. (Carga horária: 4h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.
2018 - 2018
Parceria Público-Privadas e outros modelos de gestão. (Carga horária: 24h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.
2018 - 2018
Análise de crédito Corporate e Middle. (Carga horária: 16h). , A E Suenaga Planejamento e Treinamento, AE SUENAGA, Brasil.
2017 - 2017
Produtos de financiamento automático do BNDES. (Carga horária: 16h). , Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Processos. (Carga horária: 24h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.
2017 - 2017
Gestão de Pessoas para Resultados. (Carga horária: 24h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.
2017 - 2017
Coaching e Mentoring na Administração Pública. (Carga horária: 4h). , Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
2017 - 2017
Novos modelos de financiamento da ação pública: crowdfunding e venture capi. (Carga horária: 4h). , Instituto Publix, PUBLIX, Brasil.
2017 - 2017
Palestra Big Data Mídias Sociais e Performance. (Carga horária: 1h). , ADVB-PR, ADVB, Brasil.
2017 - 2017
Importância da informação para tomada de decisão. (Carga horária: 1h). , ADVB-PR, ADVB, Brasil.
2016 - 2016
Prevençao contra crimes de lavagem de dinheito Lei 9613/98. (Carga horária: 8h). , G5 Serviços e Treinamentos, G5, Brasil.
2016 - 2016
Inovação e desenvolvimento de produtos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2016 - 2016
Indicadores para avaliar e monitorar políticas, programas e projetos. (Carga horária: 44h). , Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI/SP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina de Docência e Tutoria em EaD. (Carga horária: 40h). , Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina Design Instrucional e Desenv. de Conteúdo. (Carga horária: 40h). , Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Oficina Planejamento e Gestão da EaD. (Carga horária: 40h). , Fundação de Estudos Sociais do Paraná, FESP/PR, Brasil.
2012 - 2012
Prevenção de crimes de Lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Bancos Internacionais, ABDI, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Processo Pedagógico no Ensino Superior. (Carga horária: 64h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
2000 - 2000
Orientação Para o Crédito (Vivencial). (Carga horária: 16h). , Sebrae Pr, SEBRAE, Brasil.
1996 - 1996
Debêntures. (Carga horária: 16h). , Andima Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto, ANDIMA, Brasil.
1995 - 1995
Ms Visual Basic 3 0 For Windows - Básico. (Carga horária: 20h). , Softmix Training, SOFTMIX, Brasil.
1995 - 1995
Fundo Imobiliário Uma Nova Opção de Investimentos. (Carga horária: 16h). , Andima Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto, ANDIMA, Brasil.
1991 - 1991
Adm. Estratégica no Contexto da crise Brasileira. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Marketing.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Engenharia de Processos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Crm Gestão de Relacionamento Com o Cliente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Desenvolvimento de Produtos.
Organização de eventos
TEIXEIRA, Elson Hazelski . INOVA - Inovação Aberta e Transformação Digital. 2019. (Outro).
TEIXEIRA, Elson Hazelski . 1ª FESP Innovation Marathon. 2019. (Concurso).
TEIXEIRA, Elson Hazelski . Insight Talks - E-commerce 4.0. 2018. (Outro).
Participação em eventos
Fórum Copel - Economia, Energia e Desenvolvimento Sustentável. 2017. (Outra).
9 Seminário FEMIPA. 2016. (Seminário).
International Business Program - Interbusiness Curitiba. 2011. (Seminário).
1 Simpósio de Tecnologias Gerenciais em Saúde. 2004. (Simpósio).
Seminário de Auditoria Médica SOMAP 2004. 2004. (Seminário).
1 Congresso de e-business do Paraná. 2001. (Congresso).
1 Seminário de Tecnologia WAP - Brasil Telecom. 2000. (Seminário).
VI Encontro Internacional de Empreendedores. 2000. (Encontro).
Participação em bancas
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Elaborar o Planejamento Estratégico da Clínica Odontologica Maxiclin. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Consumo de energia e Informação: um estudo do processo de comunicação sobre o preço da Companhia Paranaense de Energia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. O gap entre a ética e a gestão de pessoas praticada pelas empresas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Gestão de riscos aplicada em escritórios de advocacia. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Viabilidade da Logística Reversa no mercado de iluminação do Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Análise mercadológica do segmento de entrega de cervejas premium, gourmet e homebrew em Curitiba. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Serviços virtuais de orientação em finanças pessoais. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. A sobrevivência do jornal imporesso na era digital. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Técnicas e ferramentas de negociação aplicados em um caso real de fusão entre empresas. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Avaliação de desempenho. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Estratégica de Empresas) - Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.
TEIXEIRA, Elson Hazelski. Hagebock. O papel do farmacêutico na gestão de estoques e custos de medicamentos oncológicos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Farmácia Oncológica) - Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Outras produções
TEIXEIRA, Elson Hazelski . Gestão de Serviço I e II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2015
Prêmio ABDE-BID Sistema Nacional de Fomento - 3 Lugar na categoria Financiando o Desenvolvimento, Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento & Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Agência de Fomento do Paraná S.A.. , Avenida Vicente Machado, 483, Centro, 80420010 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 38837016, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Agência de Fomento do Paraná S.A.Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Atendimento ao Cliente, Carga horária: 40
Outras informações:
Atualmente desenvolvendo atividades na área de Relações Institucionais da Fomento Paraná. Desenvolvimento de parcerias com entidades de classe. Responsável pelo programa de capacitação de agentes de crédito da Fomento Paraná. Membro do comitê temático para Investimento e Crédito do Fórum Permanente das MPE, membro do comitê gestor de APL/Paraná, membro do comitê gestor da Marca Paraná, todos como representante do Poder Público.
2004 - 2005
Unimed CuritibaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Atendimento ao Cliente, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável por um orçamento anual de mais R$ 8.000.000,00. Redução de custos da ordem de R$ 300.000,00/ano com ganho de produtividade, revisão de processos e terceirização. Gestão de equipe com mais de 200 colaboradores. Realizações no Call Centre - Linha Direta: - Segmentação do atendimento no call centre com a criação de células exclusivas de atendimento para o médico cooperado (acionista da empresa) e para o público PJ, sem necessidade de investimento financeiro. Implantação de políticas gerenciamento de call centre como níveis de serviço, gerenciamento de escalas, mix de atendimentos, gestão de taxa de abandono.n - Implantação de uso de URA para células de médico cooperado e PJ - Criação e Implantação do Centro de Monitoração. - Implantação de script de atendimento. Realizações em Unidades de Atendimento - SAC - Reestruturação das Unidades de Atendimento, com a segmentação em grandes unidades, unidades em hospitais, unidades em empresas e unidades na região metropolitana de Curitiba, cada uma com políticas de atendimento de acordo com o público que atendem. - Melhora no cumprimento de prazos de geração de guias para os hospitais passando de 77% para 98%. - Criação de indicadores de desempenho para as Unidades de Atendimento, baseados em Balanced Score Card e acordos de nível de serviço. - Criação do Centro da Qualidade nas Unidades de Atendimento, responsável pela geração e acompanhamento dos indicadores de desempenho. - Adequação da função de Assistentes III para Líderes de Atendimento visando formar os líderes do futuro e profissionalizar a gestão do atendimento ao cliente. - Implantação de curvas de carga no atendimento dos guichês das Unidades de atendimento para identificar horários de maior movimento e sazonalidades, adequando as escalas dos colaboradores de acordo com esses horários. - Criação do setor de Implementações, com 4 analistas responsáveis por projetos em Call Centre e Unidades de Atendimento.
Atividades
-
03/2004 - 03/2005
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Operações, Sac Linha Direta.,Serviço realizado, Coordenador de Atendimento ao Cliente.
1992 - 2004
Hsbc Bank Brasil S AVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Call Centre, Carga horária: 40
Outras informações:
Principais projetos / realizações - Responsável por um orçamento anual de R$ 30.000.000,00 - Implantação do prefixo 4004 no call center do HSBC com redução de custos de R$ 250.000,00/mês. - Inclusão de deficientes visuais no call center do HSBC. - Segmentação de clientes no call center do HSBC. - Centralização de Help Desk no call center do HSBC com investimento de R$ 1,4 milhões de reais. - Desenvolvimento de novo cartão de crédito do HSBC, seu posicionamento, público-alvo, layout, mix de marketing e comunicação. - Reposicionamento do produto Transfer Balance, redefinindo seu público-alvo, atributos e benefícios. - Desenvolvimento de plano de ação de contingência para o 'bug' do milênio. - Desenvolvimento do plano estratégico para "b2b" e "b2c". - Implantação da rede Cirrus possibilitando a clientes de todo o mundo, inclusive de outros bancos, a efetuarem saques e consultas de saldo e extrato nos Caixas Automáticos do HSBC; - Realização de campanhas de e-mail marketing de valorização da marca, cross-sell, up-sell e aquisição de clientes; - Desenvolvimento de novos canais de comunicação tais como e-mail marketing, obtendo taxas de abertura acima de 48% e taxas de interesse acima de 12% nas campanhas realizadas; - Implantação de novas estratégias de fidelização para o Internet Banking tais como a promoção Quem Indica Amigo É e Internet Banking - a ferramenta que dá Prêmios com os seguintes resultados: 2.000 novos clientes e 70.000 clientes utilizando o Internet Banking com aumento da média de transações de pagamento em cerca de 40% no período. - Coordenação dos processos de implantação do serviço de pagamento de contas em Caixas Automáticos do HSBC.
Atividades
-
07/2003 - 02/2004
Serviços técnicos especializados , Diretoria Group Call Centre, Call Centre Hsbc Brasil.,Serviço realizado, Gerente de Call Centre.
-
07/2002 - 06/2003
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Consumer Finance, Consumer Finance.,Serviço realizado, Coordenador de Desenvolvimento de Produtos.
-
07/2000 - 07/2002
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Ti, E Business.,Serviço realizado, Coordenador de E-Business.
-
09/1998 - 07/2000
Serviços técnicos especializados , Diretoria de Operações, Opsco Operations Coordination.,Serviço realizado, Coordenador de Processos.
-
07/1992 - 09/1998
Serviços técnicos especializados , Diretoria de O M, Processos e Métodos.,Serviço realizado, Analista de O&M.
2005 - Atual
Motriz EmpresarialVínculo: Sócio Diretor, Enquadramento Funcional: Diretor, Carga horária: 40
Outras informações:
Sócio da consultoria especializada em desenvolvimento humano e empresarial. A consultoria diferencia-se por trabalhar o tripé indivíduo, grupo e organização, necessários a fortalecer as pessoas para que possam gerar mais resultados no grupo e para a empresa nas quais trabalham, tendo prestado serviços várias empresas, entre elas: ASSEPAS - Associação Paranaense das Empresas de Autogestão em Saúde, Interpares - Educação Infantil, UFPR, Colégio Bagozzi.
Atividades
-
05/2005
Direção e administração, Diretoria, Processos Marketing e Relacionamento Com o Cliente.,Cargo ou função, Consultor.
2010 - Atual
Fundação de Estudos Sociais do ParanáVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Atividades
-
02/2013
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gestão estratégica
-
02/2010
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização, Sistemas e Métodos, Teoria da Administração I
2007 - 2007
EXPERT INSTITUTO GRÁFICO E EDUCACIONAL LTDAVínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 14
Outras informações:
Contratado para ministrar disciplina de Conhecimentos Bancários em curso preparatório para Concurso Público do Banco do Brasil realizado em 15/09/2007.
Atividades
-
08/2007 - 09/2007
Ensino,,Disciplinas ministradas, Conhecimentos Bancários
2008 - Atual
Faculdade Dr. Leocádio José CorreiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9
Atividades
-
04/2008
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Estratégias Empresariais
1991 - 1992
Eletropar Eletro Paraná LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de O&M, Carga horária: 40
Outras informações:
Redefinição do organograma da empresa; Criação de novos e redefinição de lay-out e usabilidade de outros; Revisão de todo o fluxo operacional do departamento de Vendas, de Faturamento e de Contas a Receber, melhorando o fluxo de informações entre esses departamentos; Gerenciamento do projeto de classificação ABC de estoque, possibilitando uma melhor atuação do Departamento de Vendas que possibilitou desimobilização de cerca de US$ 70.000 em estoque.
Atividades
-
10/1991 - 06/1992
Serviços técnicos especializados , Diretoria, Departamento de O e M.,Serviço realizado, Analista de OeM.
1990 - 1991
Nitrox Ind Química LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervidor Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações:
- Estruturação da área de crédito e cobrança - Responsável pela avaliação de crédito e cobrança de clientes; - Criação de relatório de recebíveis, com melhor visualização gerencial da carteira, periodicidade diária; - Reestruturação do comissionamento dos vendedores com inclusão de 'del-credere' em que o vendedor tornou-se co-responsável pela venda, melhorando a carteira de clientes e o desempenho dos vendedores.
Atividades
-
03/1991 - 07/1991
Serviços técnicos especializados , Departamento Administrativo Financeiro, Faturamento Crédito e Cobrança.,Serviço realizado, Supervisor Administrativo.
-
10/1990 - 03/1991
Serviços técnicos especializados , Departamento Administrativo Financeiro, Faturamento Crédito e Cobrança.,Serviço realizado, Auxiliar de Escritório.
2008 - 2011
Centro de Integração Empresa Escola (PR)Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Contrato de prestação de serviços, Carga horária: 12
Outras informações:
Instrutor dos cursos de Atitude Profissional e Plano de Negócios
Atividades
-
03/2008 - 12/2011
Treinamentos ministrados , UCC - Unidade de Capacitação e Cidadania, .,Treinamentos ministrados, Atitudes profissionais, Como chegar Lá - O Plano de Negócios de sua vida
2010 - 2010
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PRVínculo: Instrutor, Enquadramento Funcional: Instrutor
Outras informações:
Instrutor do Programa de Aprendizes, nas disciplinas de Fundamentos da Administração, Planejamento e Controle Financeiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Elson Hazelski Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?