Nora Juliana Pérez González

Possui graduação em História pela Universidade Nacional de Colômbia (2005), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da música, atuando principalmente nos seguintes temas: música, historiografia, brasil, colombia e música caipira.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2013 - 2018

Universidade de São Paulo
Título: Entre a tradição e a modernidade. A música caipira na indústria discográfica brasileira entre as décadas 1910 e 1930
José Geraldo Vinci de Moraes. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Mestrado em História Social

2008 - 2012

Universidade de São Paulo
Título: As histórias gerais da música e o nacimento da música popular na América Latina: História de um conceito (1850-1950),Ano de Obtenção: 2012
Jose Geraldo Vinci de Moraes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Graduação interrompida em 2006 em Estudios Musicales

2006 - Interrompido

UNIVERSIDAD EL BOSQUE
Ano de interrupção: 2006

Graduação em História

1996 - 2005

Universidade Nacional de Colômbia
Título: Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-200)
Orientador: Egberto Bermúdez

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Curso de musicología para la protección y difusión. (Carga horária: 300h). , Real Conservatorio Superior de Musica de Madrid, RCSM*, Espanha.

2007 - 2008

Piano. (Carga horária: 11h). , Centro de orientación musical Cristancho, CEMC, Colômbia.

2005 - 2005

Piano. (Carga horária: 5h). , Escuela de la Orquesta Sinfónica Juvenil, EOSJ, Colômbia.

1997 - 2002

Canto básico. (Carga horária: 900h). , Universidade Nacional de Colômbia, UNAL, Colômbia.

1994 - 1995

Canto y conhecimentos musicais. (Carga horária: 4h). , Universidad de los Andes Colombia, UNIANDES, Colômbia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da música.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Historiografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: MUSICOLOGIA.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Congreso chileno de Musicología V de Jóvenes Investigadores. La música caipira en la historiografía musical brasileña. 2015. (Congresso).

VIII Coloquio Internacional de Musicología y I Conferencia de la Asociación Regional de la Sociedad Internacional de Musicología para la América Latina y el Caribe (ARALC/IMS. Entre tradición y modernidad. La música caipira en la industria discográfica brasileña a principios del siglo XX. 2014. (Congresso).

IX Congreso de la IASPM. ?Música popular en las historias de la música latinoamericanas de finales del siglo XIX e inicios del siglo XX: historia de un concepto?. 2011. (Congresso).

VI Coloquio del Premio de Musicologia Casa de las Américas. Música folclórica, popular y popularesca: tres conceptos en la obra de Mário de Andrade sobre la vida musical brasileña. 2010. (Congresso).

Congresso da Seção Latinoamericana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA. La música popular mexicana en Colombia: Los corridos prohibidos y el narcomundo. 2004. (Congresso).

V Encuentro Científico de Musicología. Festival musical de Chiquitos.La historia de la música colonial y la interpretación del repertorio: una mirada historiográfica. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Maby Muñoz Hénonin

Estrada, Julio; Carredano Fernández, Consuelo; Ortíz, Sergio; Saavedra, Leonora;PÉREZ GONZÁLEZ, J.. José Pomar y su música para piano. Una aproximación a la obra y al compositor. 2015. Dissertação (Mestrado em Maestría en música) - Universidad Nacional Autónoma de Mexico.

Aluno: Giovanna Moraes Suzin

Rocha, Francisco;Pérez González, Juliana; Moraes, José Geraldo Vinci de. Sociedade, grêmios e clubes. Os salões de música e dança em São Paulo (1900-1930). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Virginia de Almeida Bessa

IKEDA, A. T.; TONI, F. C.; VILELA, I.; MORAES, José Geraldo Vinci de;BESSA, Virgínia de Almeida. . A indústria fonográfica e a música caipira gravada: uma experiência paulista (1878-1930). 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Jose Geraldo Vinci de Moraes

MORAES, J. G. V.; CASTAGNA, P.; GARCIA, W.. Da música folclórica à música mecânica. Uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945). 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Flávia Camargo Toni

MORAES, José Geraldo Vinci de; VILLELA, I.;Ikeda, Alberto; BESSA, V.;TONI, FLÁVIA CAMARGO. A indústria fonográfica e a música caipira gravada. 2018. Tese (Doutorado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Paulo Augusto Castagna

MORAES, J. G. V.;CASTAGNA, P. A.; SILVEIRA Jr., W. G.. Da música folclórica à música mecânica: uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Walter Garcia da Silveira Júnior

MORAES, J. G. V.;GARCIA, Walter.; CASTAGNA, P. A.. Da música folclórica à música mecânica: uma história do conceito de música popular por intermédio de Mário de Andrade (1893-1945).. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Geraldo Vinci de Moraes

Entre A Tradição E A Modernidade: A Música Caipira Na Industria Discográfica Brasileira Nas Décadas De 1930 E 1940; 2013; Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Jose Geraldo Vinci de Moraes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . -Ô de casa!-: gramofones na roça e caipiras na fonografia (1929). ARTCULTURA (UFU) , v. 19, p. 39-56, 2017.

  • Pérez González, Juliana . El mito del origen indígena-jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña. RESONANCIAS (SANTIAGO) , v. 20, p. 55-69, 2016.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Mário de Andrade y Carlos Vega: el estudio de la música popular. Ensayos. Historia y teoría del arte , v. 18, p. 38-62, 2014.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Carne para alimento de rádios e discos o conceito de música popularesca na obra musicológica de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 0, p. 139, 2013.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Música folclórica, popular y popularesca: tres conceptos en la obra de Mário de Andrade (1893-1945) sobre la vida musical brasileña. BOLETÍN. MÚSICA , v. 29, p. 3-9, 2011.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La historiografía musical hispanoamericana. Estado actual. Boletín. Música , v. 18, p. 3-17, 2007.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Génesis de los estudios sobre música colonial hispanoamericana: Un esbozo historiográfico. FRONTERAS (INSTITUTO COLOMBIANO DE CULTURA HISPANICA) , v. 9, p. 137-148, 2004.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Da música folclórica à música mecânica. Mário de Andrade e o conceito de música popular. 1. ed. São Paulo: Intermeios, 2015. 288p .

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Las historias de la música en Hispanoamerica (1876-2000). 1. ed. Bogotá: Centro Editoral, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de Colombia, sede Bogotá, 2010. v. 1. 178p .

  • Quevedo Vélez, Emilio ; PÉREZ GONZÁLEZ, J. . De la restauración de los estudios de medicina en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario. 1. ed. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, 2009. v. 1. 487p .

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . ?Identidad nacional y música México y Argentina durante el siglo XIX.?. Atando Cabos Colección El Taller del Historiador.. Bogota: Universidad Nacional de Colombia, 2001, v. , p. 87-102.

  • DUARTE, H. A. ; Hernandez, Oscar ; Santamaria Delgado, Carolina ; PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Música popular en las historias de la música latinoamericanas de finales del siglo XIX e inicios del siglo XX: historia de un concepto. In: IX Congreso de la IASPM-LA, 2011, Caracas. Popular, pop, populachera? El dilema de las músicas populares en América Latina. Actas del IX Congreso de la IASPM-LA. Montevideo: IASPM-LA y EUM, 2010.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La historia de la música en Colombia: actores, relaciones y tendencias. In: XIV Congreso Colombiano de Historia. Asociación Colombiana de Historiadores, 2008, Tunja. Memorias del XIV Congreso Colombiano de Historia, 2008.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La música del pasado: historia de un saber (1876-2000). In: Primer Encuentro Interdisciplinario de investigaciones musicales., 2007, Bogotá. Actas Primer Encuentro Interdisciplinario de investigaciones musicales., 2007.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La música popular mexicana en Colombia: Los corridos prohibidos y el narcomundo. In: Congresso da Seção Latinoamericana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA, 2004, Rio de Janeiro. Anais V Congresso da Seção Latinoamericana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA, 2004.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La historia de la música colonial y la interpretación del repertorio: una mirada historiográfica. In: V Encuentro Científico de Musicología. Festival musical de Chiquitos, 2004, Santa Cruz de la Sierra. Música Colonial Iberoamericana: interpretación en torno a la práctica de ejecución y ejecución de la práctica. Actas del V Encuentro Científico de Musicología. Festival musical de Chiquitos. Santa Cruz de la Sierra: Asociación Pro Arte y Cultura, 2004.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Mário de Andrade y Carlos Vega: El folclor y la música popular. In: VIII Congreso chileno de Musicología. Valdivia, 13 al 17 de enero de 2015, 2015, Valdivia. Convergencias, perspectivas y nuevas tendencias en los estudios sobre las músicas de hoy y del pasado. VIII Congreso chileno de Musicología.. Valdivia: Universidad Austral de Chile, 2015. p. 7-7.

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Música caipira. Música campesina brasileña en la indústria fonográfica de principios del siglo XX. In: IV Encuentro de investigación musical. Facultad de música, Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2015, Bucaramanga. IV Encuentro de investigación musical. Facultad de música, Universidad Autónoma de Bucaramanga.. Bucaramanga: Universidad Autónoma de Bucaramanga, 2015. p. 2-2.

  • Pérez González, Juliana . Música na Colômbia. Um percorrido histórico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Pérez González, Juliana . El espectáculo sonoro de las ?maquinas parlantes?. La fonografía paulista (1878-1902). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Pérez González, Juliana . Imaginários de um Brasil Caipira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Pérez González, Juliana . 'Ganhar, fazer rir e instruir'. Música caipira gravada (1929). 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . El mito de origen indígena-jesuítico del cateretê en la historiografía brasileña y su impacto discursivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Mário de Andrade y Carlos Vegas: el folclór y la música popular.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . La música caipira en la historiografía musical brasileña. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Historia del concepto música popular a través de Mário de Andrade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Historias de la música en Hispanoamérica y Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . 1929: La música caipira en la fonografia brasileña. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Entre tradición y modernidad. La música caipira en la industria discográfica brasileña a principios del siglo XX.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . History of Popular Music Concept in Latin America (1880-1945). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . El órgano en la historia musical colombiana y latinoamericana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PÉREZ GONZÁLEZ, J. . Una mirada a la historia del órgano en Colombia. Bogotá: Banco de la República, Embajada de Alemania, Goethe-Institut, Embajada de Francia, Alianza Francesa, 2009 (Livro de CD).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MARSAULT, P. ; SCHMITT, C. ; Ramírez, Leydi-Katheryne ; PÉREZ GONZÁLEZ, J. ; Duque, Ellie Anne . Una mirada a la historia del órgano en Colombia. 2009. Interpretação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2004 - 2005

    ?Historia de la lucha contra la fiebre amarilla en Colombia (1907-1948), primera fase?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Emilio Quevedo Vélez - Coordenador.Financiador(es): Departamento Administrativo de Ciencia, Tecnología e Innovación - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    ?Génesis de los estudios sobre música colonial hispanoamericana: Un esbozo historiográfico?, Descrição: Se hace un recorrido por los escritos más representativos sobre música colonial de Hispanoamérica publicados entre 1876 y 1976. Este campo del conocimiento ha despertado interés desde finales del siglo XIX a músicos con poca formación en ciencias humanas y, a partir de los años 60, a la musicología. Aunque la historia de la música colonial ha permanecido distanciada de la disciplina histórica, en la primera mitad del siglo XX ella estuvo permeada por los principios de la historiografía positivista como lo podemos observar en el uso documental y el énfasis puesto en la biografía y en el orden cronológico. Se hace mención a la manera como autores en diferentes países y momentos clasificaron la música colonial y los temas más trabajados. Se asocian parámetros de catalogación al periodo histórico-musical de los autores, y se identifican algunos temas constantes como música indígena, de los esclavos, en la catedral, en las misiones, la música doméstica y los instrumentos musicales. En rasgos generales se observa cómo los diferentes matices puestos en los temas y la clasificación están relacionados con el momento que vivió cada autor y con las herramientas documentales y mentales que su tiempo le ofreció.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2003 - 2003

    ?Historia de la facultad de medicina del Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario 1960-1980?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Emilio Quevedo Vélez - Coordenador.Financiador(es): Universidad del Rosario - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2003

    "La reforma educativa de Moreno y Escandón en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del RosarioLa reforma educativa de Moreno y Escandón en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario", Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Diana Soto - Coordenador.Financiador(es): Universidad del Rosario - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    Historia de la Cátedra de Medicina en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario 1653-1865., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Emilio Quevedo Vélez - Coordenador / Camilo Duque - Integrante.Financiador(es): Universidad del Rosario - Auxílio financeiro.

  • 2002 - 2002

    ?Historia del proceso de secularización en el Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Monseñor Germán Pinilla Monroy - Coordenador.Financiador(es): Universidad del Rosario - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    ?Reconstrucción y organización del Archivo Histórico del Departamento de Historia.?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Heraclio Bonilla - Coordenador / Walter Díaz - Integrante.Financiador(es): Universidad Nacional de Colombia - Bogotá - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    ?Inventario y organización del archivo de discos de 78 revoluciones Antonio Cuellar.?, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Nora Juliana Pérez González - Integrante / Jaime Cortés Polania - Coordenador.Financiador(es): Fundacion de Mvsica - Remuneração.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

2ª menção honrosa. Concurso de monografias Silvio Romero, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular.

2007

Primer lugar en el Concurso Mejores Trabajos de Grado, 2005-2006, Universidad Nacional de Colombia en el área de Ciencias Humanas.

2005

Tercer lugar en la X edición del Premio de Musicología Casa de las Américas., Casa de las Américas (La Habana, Cuba).

2005

Tesis Mención Laureada ?Las historias de la música en Hispanoamérica: un balance historiográfico (1876-2000)?., Universidad Nacional de Colombia..

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional