Giovani Grillo de Salve

Atualmente faz doutorado na área de História Social da África no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp. Já realizou pesquisa no The Harriet Tubman Institute for Global Migrations on the African Peoples - York University - e tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da África do Sul, focando problemáticas como legislação, medicina, segregação, assimilação, identidade e política de minorias.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em História Social da África

2012 - Atual

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp
Título: Separados pela Cura: Assimilação, Medicina e Negociação na Cidade do Cabo, 1901-1920,
Dr. Omar Ribeiro Thomaz. Palavras-chave: assimilação; Cidade do Cabo; Medicina.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África / Especialidade: História da África do Sul. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Mestrado em História Social da África

2009 - 2012

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp
Título: Uma história de traição: Um projeto assimilacionista coloured na Cidade do Cabo, 1906-1910,Ano de Obtenção: 2012
Omar Ribeiro Thomaz.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: África do Sul; assimilação; Cidade do Cabo; coloured.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África / Especialidade: História da África do Sul.

Aperfeiçoamento em History

2010 - 2011

York University, YorkU
Título: Espere por um amanhecer mais iluminado : Um Projeto Assimilacionista Coloured na Cidade do Cabo (1902-1940). Ano de finalização: 2011
Orientador: José Carlos Curto
Bolsista do(a): Canadian Bureau of International Education.

Graduação em História

2004 - 2008

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp
Título: Quebre as correntes quando puder : Os Discursos Presidenciais do Dr. Abdullah Abdurahman e a construção da Identidade e da Política Coloured na Cidade do Cabo 1905-1940.
Orientador: Omar Ribeiro Thomaz
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Aux. Enfermagem

2001 - 2003

Escola Técnica Arquimedes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África/Especialidade: História da África do Sul.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Teaching African History and African Diaspora History Workshop. 2010. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: CRUZ, Humberto Gomes da

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. O Trabalho com Audiovisual em Sala de Aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ALMEIDA, Humberto José de

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Metodologia e ensino de História: a História na sala de aula propostas e desafios. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: PEREIRA, Isabel Cristina

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Igreja Católica na Diocese de Osasco-SP: Atuação da Renovação Carismática Católica. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FREITAS, Isabel Messias de

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A Partilha da África: movimentos de resistência à colonização 1880 1914. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FERRARI, Isis Fernanda

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Monteiro Lobato e o Ensino de História: um debate eugênico sobre o Brasil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: RODRIGUES, Iviani Mancini de Almeida

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A contribuição da Lei 10.639/2003 para um ensino mais democrático.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: COSTA, Ivo Ferreira

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Os Rumos da História: a manipulação dos meios de comunicação através do discurso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: LIMA, Jaine Aparecida da Silva

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Tortura e morte na vala comum do bairro de Perus. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FERREIRA JUNIOR, Jair Messias

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. O movimento hip hop como ferramenta no combate à indisciplina. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: SILVA, Jenilza Santos

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Mulheres negras e escravas no contexto do trabalho compulsório no Brasil, séculos XVIII e XIX. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: CARVALHO, Jeremias Ricardo

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Novas Perspectivas no Estudo e Ensino das Alforrias no Brasil.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: RODRIGUES, Jessé Ricardo

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A Lei 10639/03 nas escolas públicas estaduais de São Paulo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: OLIVEIRA, Luiza Gomes Pereira de

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Metodologia e Ensino de História. Recursos e Materiais de apoio em sala de aula: o uso de filme. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: BRITO, Luzimara de Oliveira

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A Reforma e a Contrarreforma nos Livros Didáticos: um estudo de caso. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: FERREIRA, Luzinete Nobre

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Trabalho Infantil: uma análise didática de livros brasileiros. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: SILVA, Marcelo Augusto da

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A produção cinematográfica brasileira durante o Regime Militar. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: VIVIANI, Marcia Elisa

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A Ascensão da Mulher na Política Brasileira. Um breve levantamento.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: ROCHA, Marcio Andrade da

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. O uso dos recursos midiáticos e dos blogs nas aulas de História. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: BELTRAME, Marco Antônio

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Como os livros didáticos trataram o negro após a libertação.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: BEVILAQUA, Marco Antonio

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. A Fundação do Partido dos Trabalhadores a partir dos Movimentos Sindicais e da Greve de São Bernardo. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: MASSARIN, Marcos Antônio

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Objetivos e desafios do ensino de História no ensino fundamental: uma perspectiva a partir das séries iniciais.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: CITRANGULO, Marcos Tadeu Batista

FREITAS NETO, J. A. ;SALVE, G. G.. Escravidão na Roma Antiga: O homem como um bem privado. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Robert Wayne Andrew Slenes

SLENES, Robert Wayne Andrew. A African People´s Organization (APO) - Identidade e Política Kleuring/Coloured na Cidade do Cabo 1905-1940. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Marta Denise da Rosa Jardim

JARDIM, M. D. R.. Uma história de traição: um projeto assimilacionista coloured na Cidade do Cabo, 1906-1910.. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Marta Denise da Rosa Jardim

SLENES, R.;JARDIM, M. D. R.; Thomaz, Omar R.. Quebre as correntes quando puder - Os discursos presidenciais do Dr. Abdullah Abdurahman e a construção da identidade e da política coloured na Cidade do Cabo 1905-1940. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Omar Ribeiro Thomaz

THOMAZ, O. R.; SLENES, R.; JARDIM, M.. "Quebre as correntes quando puder". Os dicursos presidenciais do Dr. Abdurahman e a construção da identidade e da política coloured na Cidade do Cabo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Graduação em História - IFCH - Unicamp.

Lilia Katri Moritz Schwarcz

THOMAZ, O. R.; SLENES, R.;SCHWARCZ, L. K. M.. Uma história de traição: um projeto assimilacionista coloured na cidade do cabo. 2012 - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

RIBEIRO, Andréa Reis

A criança escrava e os efeitos da Lei do Ventre Livre; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

RODRIGUES, Cristina Aparecida Messiano

Escravidão na África Antiga: A África antiga sobre a ótica do livro didático; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SELVA, José Luiz Spetic da

Dificuldades para a introdução da Lei 10; 639/03 no curriculum escolar: a importância da educação étnico racial e da história da África em uma sociedade multicultural; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SILVA, Luciana Cristina Moura da

África e o livro didático; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

ADEU, Lucimara

O papel da escrava alforriada na formação da sociedade brasileira do século XIX; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SILVA, Luiz Henrique Rodrigues Barbosa da

Africanos e crioulos: mentalidades, rupturas, convergências e cultura na cidade de Salvador Século XIX; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

BALBO, Marcelo Rodrigues

O combate ao racismo nas escolas: a valorização da multiculturalidade no Ensino Fundamental no Estado de São Paulo; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

PAZZOTO, Marli de Souza

Gênero estereotipado: mulheres negras no Brasil do século XIX; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SILVA, Renata Alves Ramos da

África na sala de aula: a percepção dos alunos; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SILVA, Rosália Maria Medeiros Torquato da

As relações familiares no Reino do Kongo em meados do século XVI; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

GOMES, Vagner Moreira

A trajetória do racismo nos séculos XIX e XX no Brasil; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

SILVA, Walkiria Ribeira da

História da África na sala de aula: em busca da africanidade, pelo fim da invisibilidade social; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especia) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Giovani Grillo de Salve;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Fernando Ferreira da Rosa Ribeiro

African Peoples Organisation (APO): Identidade e Política Coloured/Kleurling na Cidade do Cabo (1905-1940); Início: 2006; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Omar Ribeiro Thomaz

?Espere por um amanhecer mais iluminado?: Um Projeto Assimilacionista Coloured na Cidade do Cabo (1902-1940); ; 2012; Dissertação (Mestrado em História Social da África) - Programa de Pós-Graduação em História Social - Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Omar Ribeiro Thomaz;

Omar Ribeiro Thomaz

"Quebre as correntes quando puder"; Os dicursos presidenciais do Dr; Abdurahman e a construção da identidade e da política coloured na Cidade do Cabo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Graduação em História - IFCH - Unicamp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Omar Ribeiro Thomaz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALVE, G. G. ; "Quebre as correntes quando puder": Os discursos presidenciais do Dr. Abdullah Abdurahman e a construção da identidade e da política Coloured na Cidade do Cabo, 1905-1940. Monografia IFCH/UNICAMP , v. 17, p. 1-152, 2010.

  • "Que os privilégios virem direitos para todos nós": 1906 e a luta pelo sufrágio na Cidade do Cabo. In: RIBEIRO, Alexandre; GEBARA, Alexsander. (Org.). Estudos Africanos, Múltiplas Abordagens. 1ed.Niterói: Editora da UFF, 2013, v. 1, p. 1-438.

  • SALVE, G. G. ; Atuações Médicas na África do Sul (1890-1910). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVE, G. G. ; Segregação e assimilação nos debates médicos na Cidade do Cabo, 1902-1909 . 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SALVE, G. G. ; A better slavery? - William Wright's account on the Cape Colony Slavery (1831). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SALVE, G. G. ; A cura que segrega: médicos, negociação e assimilação na Cidade do Cabo durante o surto de peste bubônica em 1901. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVE, G. G. ; Um gole da assimilação: legislação, consumo de bebidas alcóolicas e identidade na Cidade do Cabo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVE, G. G. ; Que os privilégios virem direitos para todos nós: 1906 e a luta pelo sufrágio na Cidade do Cabo.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVE, G. G. ; GOMES, R. G. A. . Escravidão na África do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVE, G. G. ; A Nação que não pode ser: conflitos e acordos nas discussões sobre o Act of Union entre três organizações políticas coloureds da Cidade do Cabo (1908-1910). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVE, G. G. ; Discursos Presidenciais do Dr. Abdullah Abdurahman - Identidade e política coloured na Cidade do Cabo (1905-1940). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SALVE, G. G. ; Identidade Coloured - O caso da APO. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALVE, G. G. ; Desenvolvimento de Projeto de Pesquisa sobre África do Sul. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOMES, R. G. A. . Salto Para o Futuro, Edição Especial: A Copa na África do Sul (ao vivo). 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Relatório Parcial FAPESP. 2010. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Separados pela Cura: Assimilação, Medicina e Negociação na Cidade do Cabo, 1901-1920, Descrição: Entre 1901 e 1920 a implementação de segregações raciais institucionais e residenciais na Cidade do Cabo foram profundamente influenciadas por práticas e discursos médicos coloniais e metropolitanos, por pressões de profissionais e de instituições médicas assim como por fatores urbanísticos, sociais, científicos, políticos, legislativos e econômicos. Todavia, ao longo deste processo de acirramento segregacionista muitas incertezas e debates possibilitaram que diferentes indivíduos e grupos organizados atuassem ativamente em prol de seus interesses, modificando o estabelecimento de leis, práticas e costumes da Cidade do Cabo. Este período marca, ainda, o surgimento de algumas organizações não-brancas que, através de projetos de assimilação política e social, construíam brechas para escapar às barreiras que a medicina-administrativa e as políticas legais passaram a estabelecer como princípios básico urbanos no início do século XX. Esse projeto de doutorado propõe, portanto, pesquisar como determinados contextos médicos-legislativos, onde é identificável que propostas de assimilação foram pensadas e postas em prática por médicos coloureds, nos possibilitam entender, primeiramente, as práticas, discursos e procedimentos médicos na Cidade do Cabo não como uma instituição que servia como agente da colonização , homogênea e onisciente, mas sim, como uma forma social em constante tensão e contextualizada dentro de um amplo espectro local e internacional. Analisando-a assim também procuramos discutir como, a partir das diferentes formações profissionais, tipos de doenças, estereótipos raciais, teorias médicas, legislações e interesses diversos, grupos e indivíduos coloureds envolvidos em um acalorado debate político, colocaram em prática projetos de assimilação social, econômica e política . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovani Grillo de Salve - Coordenador.

  • 2009 - 2012

    Espere por um amanhecer mais iluminado :Um Projeto Assimilacionista Coloured na Cidade do Cabo (1902-1940)., Descrição: O projeto ora apresentado pretende discutir, compreender e apresentar como a política assimilacionista da African Political (People s) Organization (maior organização política coloured da África do Sul durante a primeira metade do século XX) relacionou-se com a implementação de práticas segregacionistas de facto e de jure na província do Western Cape entre os anos de 1902-1940 e como essa política foi crucial para o estabelecimento de práticas políticas e sociais partilhadas por um grupo de características culturais, sociais, econômicas, políticas e fenotípicas altamente heterogêneas. A pesquisa também pretende fazer uma análise crítica da historiografia especializada sobre a comunidade coloured na África do Sul porque percebe que em grande parte desta produção acadêmica a importância do grupo como sujeitos históricos, conscientes e ativos, assim como em suas propostas para a consolidação da nação sul-africana, foram minimizadas e marginalizadas. Essa pesquisa tem como principais fontes documentais os documentos oficiais da African Political (People s) Organization (discursos presidenciais, folhetos e o jornal da organização, publicado entre 1909 e 1923); os documentos pessoais e oficiais de seu segundo e mais importante presidente, o Dr. Abdullah Abdurahman; documentos variados sobre membros da elite coloured da Cidade do Cabo (correspondências, relatos de viagens, diários); e a produção historiográfica africana e africanista especializada em questões referentes ao grupo coloured na África do Sul no início do século XX. . , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Giovani Grillo de Salve - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Prêmio de melhor monografia defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Unicamp, IFCH/UNICAMP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional