Laura Candian Fraccaro

Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Possui graduação em História pela mesma Universidade (2009). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: micro-história, memória social e pequeno comércio.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em História Social Unicamp

2013 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estratégias de pequenos agricultores livres de cor perante a expansão dos engenhos de açúcar escravistas em Campinas: 1779- 1836.,
Orientador: Robert W. A Slenes
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Palavras-chave: escravidão; Liberdade; mobilidade social.

Mestrado em História

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Vidas em liberdade: pequenos agricultores e comerciantes em Campinas, 1800-1850,Ano de Obtenção: 2012
Robert Wayne Andrew Slenes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Palavras-chave: escravidão; libertos; Precariedade; Campinas.

Graduação em História

2005 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Negras e forras no comércio a retalho em Campinas 1830-1870
Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVIII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. NEGRAS E FORRAS NO COMÉRCIO EM CAMPINAS EM MEADOS DO SÉCULO XIX. 2010. (Congresso).

XVII Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp. Negras e Forras no comércio a retalho na primeira metade do século XIX. 2009. (Congresso).

IV Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.Negras e forras no comércio a retalho em Campinas em meados do século XIX. 2009. (Encontro).

II Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Negras e forras no comércio a retalho em Campinas durante o século XIX. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Vidas em liberdade: trajetórias de pequenos agricultores e comerciantes em Campinas. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Figueiredo Pirola

PIROLA, R. F.; RODRIGUES, A. C.; SLENES, R. W.. Estratégias de pequenos agricultores livres de cor perante a expansão dos engenhos de açúcar escravistas em Campinas: 1779-1836. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Ricardo Figueiredo Pirola

Jonis Freire; SLENES, R. W.;PIROLA, R. F.. Negras e Forras no comércio a retalho em Campinas 1830-1870. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Carlos de Almeida Prado Bacellar

SLENES, Robert W;BACELLAR, C. A. P.; MARQUESE, Rafael de Bivar; RODRIGUES, A. C.; ALTINK, H.. Estratégias de pequenos agricultores livres de cor perante a expansão dos engenhos de açúcar escravistas em Campinas, 1779-1836. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Jonis Freire

SLENES, R. W.;FREIRE, Jonis; PIROLA, Ricardo. Negras e forras no comércio a retalho em Campinas 1830-1870. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aldair Carlos Rodrigues

RODRIGUES, A.; ATKIN, H.; BACELLAR, C. A. P.; MARQUESE, R. B.; SLENES, R.. Estratégias de pequenos agricultores livres de cor perante a expansão dos engenhos de açúcar escravistas em Campinas: 1779-1836. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Henrique Espada Rodrigues Lima Filho

SLENES, Robert Wayne; CHALHOUB, Sidney;LIMA FILHO, Henrique Espada Rodrigues. Vidas em liberdade: pequenos agricultores e comerciantes em Campinas, 1800-1850. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Robert Wayne Andrew Slenes

Estratégias de pequenos agricultores livres de cor perante a expansão dos engenhos de açúcar escravistas em Campinas: 1779- 1836; Início: 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Robert Wayne Andrew Slenes

Vidas em liberdades: trajetórias de pequenos agricultores e comerciantes em Campinas; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Robert Wayne Andrew Slenes

Negras e forras no comércio a retalho em Campinas na segunda metade do século XIX; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Robert Wayne Andrew Slenes

Negras e forras no comércio a retalho em Campinas na segunda metade do século XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, B. S. R. ; FRACCARO, L. C. . Divers. In. Black. Arqueologia de navios negreiros e identidade. Revista de História da Arte e Arqueologia , v. 11, p. 127-141, 2009.

  • FRACCARO, L. C. ; Negras e forras no comércio a retalho em Campinas em meados do século XIX. In: IV Encontro de Escravidão no Brasil Meridional, 2009, Curitiba. Caderno de Resumos: Encontro de Escravidão no Brasil Meridional. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. v. 4. p. 136.

  • FRACCARO, L. C. ; Uma casa, quatro gerações : padrões de acumulação e estratégias para a manutenção da subsistência entre libertos em Campinas do século XIX.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRACCARO, L. C. ; Famílias ao longo do tempo: estratégias de manutenção de riquezas entre libertos em Campinas no século XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FRACCARO, L. C. ; Pequenos agricultores pardos em Campinas nas primeiras décadas do século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FRACCARO, L. C. ; Possibilidades de enriquecimento e vulnerabilidade Social na trajetória de pequenos comerciantes e lavradores no século XIX em Campinas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • To Inherit the Earth: The Landless Movement and the Struggle for a New Brazil. , 2009. (Tradução/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

A sua honra não é sua. 2012; Tema: Violência contra Mulher. (Blog).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP

    Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Tutora online de História - RedeFor, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Museu da Cidade de Campinas

    Vínculo: Coordenador de Projeto, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Catalogação

    Outras informações:
    Projeto de Catalogação do Acervo Histórico do Museu da Cidade, financiado pelo Fundo de Investimento à Cultura de Campinas.

  • 2008 - 2009

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.