Jacimara Souza Santana

É doutora em história social da África pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em história social e especialista em educação e desigualdades raciais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (2002). É professora de história da África e líder do MALUNGU-Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e Diáspora - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/CNPQ. É vinculada ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), GT- "Poderes e Identidades na África Subsaariana". Especificamente estuda história de Moçambique, atualmente com pesquisa de campo nas províncias de Maputo e Gaza. Possui estágio doutoral na Universidade Eduardo Mondlane e Curso de aperfeiçoamento no Centro de Estudios de Asia y África-El Colégio de México. Áreas temáticas de atuação: história da África e afro-brasileira, relações raciais e de gênero. Tem experiência com formação de professoras/es para a implementação da Lei 10.639/03.

Informações coletadas do Lattes em 03/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social da África

2011 - 2014

Universidade Estadual de Campinas
Título: A Experiência dos Tinyanga, médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique: identidades,culturas e relações de poder (C.1937-1988)
Orientador: em Universidade Eduardo Mondlane ( Dra. Ana Maria Loforte)
com Dr. Robert W. Andrew Slenes. Bolsista do(a): Universidade Estadual da Bahia, UNEB, Brasil. Palavras-chave: Nyangas; cura; Políticas de saúde.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.

Mestrado em História

2004 - 2006

Universidade Federal da Bahia
Título: Mulheres e Notícias: os discursos sobre as mulheres de Moçambique na revista Tempo (1975-1985),Ano de Obtenção: 2006
Valdemir Donizette Zamparoni.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: África; Gênero; Revolução; Mulher.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação.

Especialização em Educação e Desigualdades Raciais

2002 - 2003

Universidade Federal da Bahia
Título: Mulheres Moçambicanas no Discurso da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO)
Orientador: Valdemir Donizette Zamparoni

Aperfeiçoamento em Língua Swahili

2011 - 2011

El Colegio de México -Centro de Estudios de Asia y África
Título: Nyanga de Mozambique: iniciativas de resistencia y poder. Ano de finalização: 2011
Orientador: Dr. Aaron Rosenberg
Bolsista do(a): Universidade do Estado da Bahia, UNEB (PAC), Brasil.

Graduação em História

1998 - 2002

Universidade Católica do Salvador
Título: Rebeldes 500 Anos: memória e identidade no Vº Centenário
Orientador: Wellington Castelluci

Graduação interrompida em 1990 em Teologia

1988 - Interrompido

Instituto de Ciências Religiosas Lumen Christi
Título: não foi feita
Orientador: não se aplica
Ano de interrupção: 1990

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Extensão universitária em História, Antropologia, Antropologia Histórica. , El Colegio de México -Centro de Estudios de Asia y África, CA, México.

2003 - 2004

Atualização em Historiografia. (Carga horária: 217h). , Fundação Clemente Mariani, FCM/BA, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Escravidão e resistência escrava na Bahia. (Carga horária: 8h). , Universidade Católica do Salvador, UCSAL, Brasil.

2000 - 2000

Com quantas nações se fez a Bahia. (Carga horária: 15h). , Museu Carlos Costa Pinto, MCP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Suaili

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da África.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Afro-brasileira.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação das Relações Raciais e de gênero.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOMES, Patrícia Godinho ; SANTANA, Jacimara Souza . Simpósio Temático: "Para além do Feminismo". leituras e olhares de (e) sobre África em perspectiva de Gênero. Trajetórias, construções e percursos. 2017. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza ; MARTINS, Luana da Silva ; SANTOS, Graziela Gomes ; BARBOSA, Jiomarques Moreira ; MENESES, Bruna dos Santos ; SANTANA, Jacimara Souza . Lançamento do Livro "Mulheres Africanas de Moçambique na Revista Tempo" (1975-1985). 2015. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza ; VALE, M. C. ; SANTOS, T.O. ; CHACHUAIO, Chitungane Sebastião . Lançamento do MALUNGU-Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão. 2015. (Outro).

Pires, Alvaro Roberto ; SANTANA, Jacimara Souza . 8°Congresso Ibérico de Estudos Africanos. 2012. (Congresso).

Jacimara Souza Santana ; Núbia Regina dos Santos ; SANTANA, Jacimara Souza . Africa e Africanidades na Escola. 2009. (Outro).

Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Projeto "A lei 10.639/03 no Ensino de História". 2008. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza ; Vasconcelos, Vânia ; Barbosa, Lícia ; Martins, Daniela Maria Barreto ; Reis, Meire ; Cardoso, Claúdia . Seminário Interdepartamental Gênero: raça e diversidade. 2007. (Outro).

Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Curso de Extensão "Outras Palavras": formação de professoras de escolas comunitárias. 2007. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza . Multiplicadores da Paz: Gênero e Raça ( Polícia Militar da Bahia). 2006. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza . Seminário A África na Visão dos africanos e a África na Visão dos Afro-baianos. 2005. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza ; Reis, João Cruz . Encontro Bio-Afro Ambiental. 2005. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza . Formação de professoras para implementação da lei 10.639/03. 2005. (Outro).

SANTANA, Jacimara Souza . Seminário 501 Anos de Repressão: de Porto Seguro a 16 de maio. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Pensamento Intelectual Negro Africano e Pan- Africano. 2018. (Congresso).

I Encontro Internacional da Associação Brasileira de Estudos Africanos (ABE-AFRICA).Migração na experiência das mulheres médicas-sacerdotisas (Tinyanga), ao sul de Moçambique (C. 1895-1971). 2018. (Encontro).

I Seminário de estudos Áfricanos e Diaspóricos-Estado, Nação e CulCultura para além das Fronteiras.Migração na experiência das mulheres médicas-sacerdotisas (Tinyanga), ao sul de Moçambique (C. 1895-1971). 2018. (Seminário).

Mesa Redonda Mulheres na História: poderes e resistências.Mulheres Negras de África e Diáspora, mulheres de Wakanda?. 2018. (Outra).

13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11.Simpósio: "Para além dos feminismos": leituras e olhares de (e) sobre África em perspectiva de gênero, trajetórias, construções percursos.. 2017. (Simpósio).

1 º Seminário de Formação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Saúde.Intolerância Religiosa. 2017. (Seminário).

69ª Reunião Anual da SBPC.Identidades políticas e contestação ao colonialismo no sul de Moçambique (1895-1970). 2017. (Outra).

Diálogos Brasil-África. 2016. (Outra).

OFICINA DE HISTÓRIA. Moçambique.Mulheres de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 2016. (Oficina).

IV Simpósio e História Regional e Local.Pesquisa e Ensino de História da África e Cultura Afro-brasileira. 2015. (Simpósio).

Seminário África Meridional.Identidade Nyanga além fronteiras: fluxos migratórios de médicos-sacerdotes entre Moçambique, Zimbábue, Suazilândia e África do Sul. 2015. (Seminário).

Seminário de Pesquisa Nyemba-UNILAB.Memória, Idenidade e Contestação no Sul de Moçambique. 2015. (Seminário).

Seminário de Religiões de Matriz Africanas e Saúde.Memoria e História do Grupo Nyanga no sul de Moçambique (1927-1988). 2015. (Seminário).

XII Congresso Luso Afro-brasileiro. Tradição Oral do Império de Gaza, Identidade Nyanga e Contestação Política ao sul de Moçambique. 2015. (Congresso).

XXVIII Simpósio Nacional de História.Questões metodológicas de uma pesquisa sobre história e saúde na África: Tinyanga, médicos-sacerdotes ao sul de Moçambique, da colonização a independência.. 2015. (Simpósio).

A Medicina Tradicional Africa em Diálogo com as Políticas do SUS.Mesa Redonda: Cosmovisão Africana e a Promoção da Saúde. 2014. (Seminário).

II Seminário Rice-Unicamp Territórios, Memórias e Identidades.Tradição Oral, Identidade Nyanga e Contestação Política ao Sul de Moçambique. 2014. (Seminário).

Oficinas Áfricas Portuguesas: Moçambique.O branco não tem panelas para nos cozer:eco popular da luta pan-africanista e nacionalista no sul de Moçambique. 2013. (Oficina).

XXVII Simpósio Nacional de História.Eco Popular do Movimento Nacionalista e Pan-africano no sul de Moçambique: a intervenção da medicina tradicionale das religiões evangélicas africanas. 2013. (Simpósio).

`Programa Câmbio Negro-2º Encontro da Rede de Mulheres de Terreiro do Estado da Bahia.nãose aplica. 2012. (Encontro).

2ª Conferência Internacional sobre o papel dos Intelectuais Africanos face aos desafios do século XXI."O branco não tem panelas para nos cozer": eco popular da luta nacionalista e pan-africana nosul de Moçambique. 2012. (Outra).

8°Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Nyangas ("curandeiros"): algumas reflexões sobre o tema da resistência. 2012. (Congresso).

2011 Ãno Internacionale de los Afrodescendientes. Resistencia, Visibilidad, Reivindicación y respeto a la diferença. ?Iniciativas de resistencia de Nyangas (?curanderos?) de Mozambique en el tiempo colonial: el caso de Alto Limpopo. 2011. (Congresso).

XXVI Simpósio Nacional de História.História da Saúde na África: perseguição e resistência de Nyangas de Moçambique a proibição das práticas de cura. 2011. (Simpósio).

7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Nyangas e Feiticeiras de Moçambique na revista Tempo (1975-1985). 2010. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Etnicidade, Religião e Saúde: questões identitárias e políticas em saúde da população negra do Brasil.Medicina Tradicional na África: Nyangas de Moçambique. 2010. (Outra).

XII SEMANA DE HISTÓRIA: narrativas,sujeitos,saberes e objetos.Nyangas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 2010. (Outra).

Colóquio Internacional O Ensino da História e Cultura da África e Diáspora.História e Culturas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 2009. (Outra).

III Semana da África.Relações de Gênero na África/Brasil. 2009. (Outra).

I Seminário Internacional de Áfricas.Na Encruzilhada das Culturas: políticas para mulheres de Moçambique na revista Tempo. 2009. (Seminário).

Seminário Áfricas.Gênero e poder político na África. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional Identidade, Representação e Narrativa no Mundo de Língua portuguesa.Entre Curandeiras e feiticeiras. 2009. (Seminário).

XXV SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA.A Saúde da População Africana na Bahia do Século XIX. 2009. (Simpósio).

Fórum P´ro-Igualdade Racial- II Santo Antônio Negro.A dor do espinho de Karabá: ensino de história e a sobrevivência da diabolização das culturas africanas. 2008. (Outra).

Fórum Pró-Igualdade Racial-St° Antônio Negro.História da África e diversidade religiosa. 2008. (Outra).

I COLÓQUIO DE GEOGRAFIA DA ÁFRICA: espaços e territórios da Africanidade.Mini-curso Gênero e Raça: o que a escola tem a ver com isso?. 2008. (Outra).

I Encontro Estadual de Educação e Relações Étnicas e IV Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira.A dor do espinho de Karabá: ensino de história da África e a sobrevivência da demonização das culturas africanas. 2008. (Encontro).

I Seminário Internacional África em Movimento: interconexôes e desconexôes de saberes ao sul. 2008. (Seminário).

IV Encontro Estadual de História ANPUH/BA."Entre Curandeiras e Feiticeiras": políticas de emancipação para mulheres de Moçambique na revista Tempo. 2008. (Encontro).

V Colóquio Internacional Trabalho Forçado Africano-Brasil, 120 anos de abolição.Entre curandeiras e feitiçeiras: políticas para mulheres de Moçambique na revista Tempo (1975-1985). 2008. (Outra).

I Seminário Municipal de Religiões de Matrizes Africanas e Saúde de Salvador e Lauro de Freitas.Racismo e Intolerânvia Religiosa. 2007. (Seminário).

IV Congresso Brasileiro Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Congresso da Associação Latino Americano de medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Políticas de Saúde-Equidade, Ética e Direito a Saúde Coletiva na Mundialização. 2007. (Congresso).

Seminário Interdepartamental Gênero: raça e diversidade."Racismo e violência na saúde". 2007. (Seminário).

SEMINÁRIO INTERDEPARTAMENTAL GÊNERO: raça e diversidade."Na Encruzilhada das Culturas: políticas de emanciipação para mulheres de Moçambique em Notícias. 2007. (Seminário).

II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora.não houve. 2006. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. Mulheres Moçambicanas na Revista Tempo: entre curandeiras e feiticeiras. 2006. (Congresso).

Seminário Womanistas e Mulheres do Nordeste: na fonte da diversidade e no palco da Intolerância. 2006. (Seminário).

Seminário Interdicisplinar Nzila Kuna Zambi. 2005. (Seminário).

II ICongresso de Pesquisadores Negros. II Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros. 2004. (Congresso).

SEMANA DAMÃE PRETA.O Papel Social das Mulheres na Revolução de Moçambique. 2004. (Outra).

SEMOC.Rebeldes 500 anos. 2002. (Seminário).

53º Reunião Brasileira para o Progresso da Ciência. 2001. (Simpósio).

Cara pálida na América: o que restou da cultura indígena. 2001. (Outra).

SEMOC.O silêncio sobre os negros nas comemorações Oficiais dos 500 Anos do Brasil. 2001. (Seminário).

Treinamento em Biossegurança. 2001. (Outra).

XXIV Reunião Brasileira de Antropologia. Os discursos da Frente de Libertação de Moçambique sobre as Mulheres. 2001. (Congresso).

Seminário Escravidão e Resistência Escrava na Bahia. 1999. (Seminário).

Atualização Profissional em Diagnóstico de Cárie. 1998. (Outra).

Seminário 200 anos de Conjuração Baiana. 1998. (Seminário).

Encontro do Serviço Odontológico-Radiologia Odontológica.Encontro do Serviço Odontológico. 1997. (Encontro).

IX Congresso Bahiano de Odontologia. IX Congresso Baiano de Odontologia. 1997. (Congresso).

XXVIII Congresso Brasileiro de Odontologia. XXVIII Congresso Brasileiro de Odontologia. 1996. (Congresso).

Promoção de Saúde.Treinamento sobre Promoção de Saúde/Periodontia. 1995. (Outra).

Treinamento da Doença Cárie.Treinamento da Doença Cárie, uma abordagem dentro do modelo de saúde. 1995. (Outra).

Prevenção das Principais Doenças Bucais.Treinamento sobre Prevenção das Principais Doenças Bucais. 1994. (Outra).

Conferência Estadual de Saúde Bucal.IIªConferência Estadual de Saúde. 1993. (Outra).

Controle de Infecções em Clínica Odontológica.Curso Controle de Infecções em Clínica Odontológica. 1993. (Outra).

IIª Conferência Nacional de Saúde Bucal. 1993. (Outra).

Qualidade de Serviço.Curso Qualidade de Serviço promovido pela Empresa SESC. 1993. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Martha Maria Brito Nogueira

Cláudia Pacheco dos Santos; BARBOSA, Adriana Maria de Abreu;SANTANA, Jacimara Souza. Mulher Negra e Empoderamento: Trajetória e Memórias de Dona Dió do Acarajé na Cidade de Vitória da Conquista. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Relações Étnicas/ODERE) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aluno: Flávia Alencar Palha Cerqueira Lopes

PINHO, Osmundo; BARROS, Zelinda dos Santos; Santana, Jacimara Souza;SANTANA, Jacimara Souza. Grafando a Trajetória Recente do feminismo em Moçambique. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Martha Maria Brito Nogueira

SANTANA, M.; Cláudia Pacheco dos Santos; Jacimara Souza Santana;SANTANA, Jacimara Souza. Mulher Negra e empoderamento: trajetória e memória de D. Dió do Acarajé. 2015.

Aluno: Yasmin Eve Mascarenhas Cazaes

Ribeiro, denise Almeida;SANTANA, Jacimara SouzaSANTANA, Jacimara Souza. Alimentação dos deuses como prática terapéutica: ultrapassando os valores nutricionais e biológicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Aluno: Chitungane Sebastião ChiCuaio

SANTANA, Jacimara Souza. Afetividade e Aprendizagem: Grupo Baguncaço. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UNILAB.

Aluno: Andreilza de Oliveira dos Santos

SANTANA, Jacimara Souza; Miranda, Carmélia Aparecida Silva; SANTOS, J. O.. Sangradores Africanos na cidade de Salvador-Bahia (séc. XIX). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Bahia.

Aluno: Elaine Matos Silva do Carmo

Silva, José Carlos de Araújo; Araújo, José Alfredo;SANTANA, Jacimara Souza. A Escola Municipal Luis Alberto Dourado de Carvalho frente a Lei 10.639/03: um estudo sobre a compreensão docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Bahia.

Leal, Maria das Graças;SANTANA, Jacimara Souza; Farias, Sara Oliveira. Concurso Professor substituto para Teoria da História e Europa. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

SILVA, José Bento Rosa da.; CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel; Santana, Jacimara Souza;SANTANA, Jacimara Souza. Concurso História de África. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

Bueno, Roberto Rodrigo; Miranda, Carmélia Aparecida Silva;SANTANA, Jacimara Souza. Alteração de regime de Trabalho/ Projeto de Pesquisa " Cultura, Memória e Tradição": a mulher cigana e o seu colorido. 2008. Universidade Estadual da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Peter Henry Fry

FRY, P. H.; THOMAZ, Omar. A experiência dos tinyanga, médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique: identidades, culturas e relações de poder )c. 1937-1988). 2014. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Valdemir Donizette Zamparoni

ZAMPARONI, V. D.; BARROS, Denise Dias; PARÉS, Luis Nicolau. Mulher e Notícias: os discursos sobre as mulheres de Moçambique na revista Tempo (1975-1985), defendida em 18 de setembro. 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Lucilene Reginaldo

REGINALDO, L.; Slenes, Robert; JARDIM, M.; SANTOS, F.S.D. A Experiência dos Tinyanga, médicos-sacerdotes ao sul de Moçambique: culturas, identidades e relações de poder (C.1937-1988). 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Lucilene Reginaldo

Slenes, Robert;REGINALDO, L.; Casemiro, Isabel Maria. A experiência dos Tinyanga, médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique: identidades, culturas e relações de poder (C. 1937-1988). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Luis Nicolau Parés

PARES, L. N.; ZAMPARONI, Valdemir; BARROS, Denise Dias. Mulher e noticias: os discursos sobre as mulheres de Moçambique na revista Tempo (1975-1985). 2006. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Bahia.

Luis Nicolau Parés

PARES, L. N.; ZAMPARONI, Valdemir; CÉSAR, América Lúcia Silva. Mulher e Noticia numa perspectiva africana: a mulher em Moçambique nas noticias da revista Tempo (1975-1985). 2005. Outra participação, Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

: Eliane de Jesus Costa

Lucas da Feira: o dito, o mal dito e as memórias editadas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em História Regional e Local) - Universidade do Estado da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Taiane Maica de Jesus Soares

A ASSISTÊNCIA DE SAÚDE À POPULAÇÃO AFRICANA E DESCENDENTE NA BAHIA DO SÉCULO XIX (1802-1855); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jacimara Souza Santana

A invisibilidade das mulheres negras no mercado publicitário da moda: Revista Manequis (1990); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Jailma Silva Santos

Mulheres Negras e Moda nos anos 1990; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Liliane Silva Calhau

Candomblé e Saúde n Jornal Alabama (1863-1871); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de iniciação Científica da Uneb; (Orientador);

Mateus Peixoto dos Santos

Sangradoes e Cirurgiões negros na Bahia do século XIX; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Leylane Souza da Conceição

Sangradores e Cirugiões Negros no Tribunal da Coroa Portuguesa (Séc; XVII-XIX); Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Programa de iniciação Científica da Uneb; (Orientador);

Jocivania Pereira Couto dos Santos

O ofício de barbeiro exercido por negros africanos e seus descendentes na Bahia do século XIX; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia, Pro-Reitoria de Ações Afirmativas; (Orientador);

Rita de Cássia da Silva Santana Porciuncula

Mulheres Negras trabalhadoras domésticas na década de 80 no Município de Saúde-Bahia; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Milena Dos Santos

A Contribuição da Escola Deocleciano dos Santos para a educação das relações étnico-raciais- 2016; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Sílvio Pereira de Santana

A questão racial em "O Presidente Negro"; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Sheila Oliveira Carvalho

Entre o brilho do ouro e a aridez do sertão: condições femininas nos sertões da jacobinano século XIX ( 1878-188); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Daniela Alves de Pinho

História e Gênero: um estudo sobre Gabriela, Cravo e Canela; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Leidiane Alves de Lima

Evasão Escolar dos Quilombolas de Coqueiros no Colégio Manoel Novaes; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Vanessa Leslie Sales de Moraes

Os discursos legitimadores da violência contra as mulheres; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Angela Bastos Machado

O Negro e Educação:a contribuição de Deocleciano Barbosa de Castro ao ensino no Instituto Senhor do Bomfim; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Taiane Maica de Jesus Soares

A ASSISTÊNCIA DE SAÚDE À POPULAÇÃO AFRICANA E DESCENDENTE NA BAHIA DO SÉCULO XIX (1802-1855); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Áurea De Almeida Pacheco

Cuidados de Saúde da População Africana na Bahia (1815-1870); 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Ana Carla Silva

A contribuição dos contos africanos na formação das identidades dos estudantes das séries iniciais da Escola Municipal Agnelo de Brito; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Alda Lobo Lima

Religiosidade Afro-brasileira e a lei 10; 639/03; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Andreilza Oliveira dos Santos

Sangradores na cidade de Salvador-Bahia no século XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual da Bahia, Secretaria de Promoção da Igualdade; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Renata Freitas Lopes

Entre a Prática e o discurso: representações sobre as parteiras na imprensa médica do século XIX; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Jacimara Souza Santana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Robert Wayne Andrew Slenes

A experiência dos Tinyanga, médicos sacerdotes, ao Sul de Moçambique: identidades, culturas e relações de poder (c; 1937-1988); 2014; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Universidade Estadual da Bahia; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Jacimara Souza Santana

A invisibilidade das mulheres negras no mercado publicitário da moda: Revista Manequis (1990); Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Wellington Castellucci Junior

Rebeldes 500 anos: Memória e Identidade no V Centenário do Descobrimento ( 1999-2000); 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bachalerado em História) - Universidade Católica do Salvador; Orientador: Wellington Castellucci Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Santana, Jacimara Souza ; SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . Tradição Oral do Império de Gaza, Identidade Nyanga e Contestação ao Colonialismo no sul de Moçambique (C. 1895-1956). Sankofa (São Paulo) , v. 9, p. 38/ XVI-62, 2016.

  • Santana, Jacimara Souza ; SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . Reinvenções de Emancipação feminina na Revista Tempo. Estudos Moçambicanos , v. 23, p. 173-191, 2014.

  • Santana, Jacimara Souza ; SANTANA, Jacimara Souza . 'O Branco não tem panela para nos cozer': eco popular do movimento pan-africano e nacionalista no sul de Moçambique. Sankofa (São Paulo) , v. 11, p. 96-114-114, 2013.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Reflexões sobre a implementação da lei 10.639/03. Sankofa (São Paulo) , v. 09, p. 28-41, 2012.

  • SANTANA, Jacimara Souza ; Andreilza Oliveirados Santos . Sangradores Africanos na Bahiado Século XIX (1825-1828). Sankofa (São Paulo) , v. 6, p. 45-63, 2010.

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Mulheres de Moçambique na revista tempo: o debate sobre o lobolo. Revista de História (Salvador) , v. 1, p. 82-98, 2009.

  • SANTANA, Jacimara Souza . A Participação das Mulheres nas Lutas de Libertação Nacional de Mo;cambique em Notícias ( Revista Tempo 1975-1985). Sankofa (São Paulo) , v. 4, p. 1-21, 2009.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Na Contramão dos 500 Anos. Caderno do Ceas, Caderno do CEAS, p. 59-90, 2002.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Índios, negros e demais empobrecidos na Bahia republicana. História em Revista (UFPel) , Aspectos da Bahia Republicana, n.nº3, p. 45-56, 2002.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Médicas-sacerdotisas: religiosidades ancestrais e contestação ao sul de Moçambique (1927-1988). 1. ed. Campinas-São Paulo: EDUNICAMP, 2018. v. 1. 384p .

  • SANTANA, Jacimara Souza . História, Saúde e Culturas em África e Brasil. 2ª. ed. Recife: EDUFPE, 2018. v. 1. 298p .

  • SANTANA, Jacimara Souza ; Bento Rosa da Silva (Org.) ; RIBEIRO, D. A. (Org.) ; Reis, João Cruz (Org.) ; SAVE, Giovani Grilo (Org.) ; OTAVIANO, Kelma Luzia (Org.) ; FRANCO, Silene Arcanja (Org.) ; Danielis Siqueira (Org.) . História, Saúde e Culturas em África e Brasil. 01. ed. Recife: EDUFPE, 2016. v. 01. 297p .

  • SANTANA, Jacimara Souza . Mulheres Africanas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 01. ed. Santa Catarina/Rio de Janeiro: Casa Aberta/Biblioteca Nacional, 2014. v. 01. 232p .

  • SANTANA, Jacimara Souza . A Saúde da População Africana ao Sul de Moçambique no Tempo Colonial: saberes e modos de cura ocidental e africano (C.1927-1970). In: Jacimara Souza Santana. (Org.). História, Saúde e Culturas em África e Brasil. 1ed.Recife: UFPE, 2016, v. 01, p. 1-297.

  • RODRIGUES,, Jaime ; COUTINHO, Laura ; NEPOMUCENO, Bebel ; Santana, Jacimara Souza ; SANTANA, Jacimara Souza . Eco Popular do Movimento Nacionalista e Pan-africano no Sul de Moçambique: a intervenção da medicina tradicional e das religiões evangélicas africanas. In: Patrícia Teixeira Santos (org). (Org.). Eco Popular do Movimento Nacionalista e Pan-africano no Sul de Moçambique: a intervenção da medicina tradicional e das religiões evangélicas africanas. 1ªed.Curitiba: Positivo, 2015, v. 3, p. 112-139.

  • RODRIGUES,, Jaime ; MOUTINHO, Laura ; NEPOMUCENO, Bebel ; SANTANA, Jacimara Souza . África e Brasil: gênero, sexualidade e saúde. In: Patrícia Teixeira Santos. (Org.). África e Brasil: Gênero, sexualidade e saúde. 1ed.Curitiba: Editora Positivo, 2015, v. 3, p. 1-132.

  • Lage, Monica maria Lopes ; Ferreira, Arcãngelo da Silva ; CAVALCANTI, L. L. ; Nobre, Suzete Camurça ; Morga, Antônio Emílio ; Cunha, maria Teresa Santos ; Borges, Viviane Trindade ; SILVA, José Bento Rosa da. ; SANTANA, Jacimara Souza ; Ribeiro, denise Almeida ; Carvalho, Ária Maria . A Saúde nos Quilombos da Bahia: uma experiência de trabalho nos municípios de Maragogipe e Malhada. In: Antônio Emílio Morga. (Org.). História da Saúde e da doença. 1ªed.Santa Catarina: Casa Aberta, 2012, v. 1º, p. 1-198.

  • Lage, Monica maria Lopes ; Ferreira, Arcãngelo da Silva ; Cavalcante, Lidiany de Lima ; Andrade, Roberto Ferreira Coelho ; Andrade, Aldair Oliveira de ; SILVA, José Bento Rosa da. ; SANTANA, Jacimara Souza ; Morga, Antônio Emílio ; Cunha, Maria Teresa Santos ; Silva, Cristiane Bereta ; Severino, José Roberto . Notícias de Nyangas e ?feiticeiras? na cidade de Maputo-Moçambique (Revista Tempo 1975-1985). In: Antonio Emílio Morga. (Org.). História, Cidade e Sociabilidade. 1ed.Itajaí: Casa Aberta, 2011, v. 1, p. 07-296.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Primeira página. Uneb discute violência contra a mulher em Jacobina, Jacobina, p. 1 - 8, 07 dez. 2007.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Iniciativas de resistencia de Nyangas ('curanderos') de Mozambique en el tiempo colonial:el casode Alto Limpopo-Gaza. In: III ColoquioAfro-América: 2011 Año Internacional de los afrodescendientes, Resistencia, Visibilidad, reinvidicación, y respeto de la diferencia, 2012, México-Distrito Federal. Antologia III Colóquio Afro América. DistritoFederal-Méxcico: Estudios Afro Americanos PAPIIT IN-402610, 2012. v. 1. p. 46-57.

  • SANTANA, Jacimara Souza . História da Saúde na África: perseguição e resistência de Nyangas de Moçambique a proibição das práticas de cura. In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2011, São Paulo. XXVI Simpósio Nacional de História: Anpuh 50 Anos, 2011.

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Entre curandeiras e feitiçeiras: políticas para mulheres de Moçambique na revista tempo. In: IV Encontro Estadual de História da ANPUH, 2008, Vitória da Conquista. História: Sujeitos, Saberes e Práticas - Período: 29 de Julho a 01 de Agosto de 2008, 2008. p. 1-12.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Na Encruzilhada das Culturas: políticas para mulheres de Moçambiquena em Notícias (Revista Tempo 1975-1985). In: I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais.Desafios históricos e saberes interdisciplinares, 2007, João Pessoa. I Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais. Desafios históricos e saberes interdisciplinares. João Pessoa-Paraíba: EDUEP, 2007. v. 001. p. 01-10.

  • SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . A Saúde da População Africana de Moçambique no tempo colonial (C1927-1970). In: V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros, 2015, Jequié. Territorialidades, histórias e saberes. Jequie: UESB, 2015. v. 1. p. 543-550.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Questões metodológicas de uma pesquisa sobre história e saúde na África: Tinyanga, médicos-sacerdotes ao sul de Moçambique, da colonização a independência.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História:Lugares dos historiadores, velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História.. Florianópolis, 2015. v. 1. p. 1-1811.

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas e "Feiticeiras" de Moçambique na revista Tempo (1975-1985). In: 7 COngresso Ibérico de Estudos Africanos, 2010, Lisboa. Livro do 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Lisboa: Instituto Universitário de Lisboa (CEA-IUL), 2010. v. 1. p. 1-261.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Mulheres Moçambicanas no Discurso da FRELIMO. In: XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004, Recife. XXIV Reunião Brasileira de Antropologia, 2004.

  • SANTANA, Jacimara Souza . Migrações na experiência das médicas-sacerdotisas ao sul de Moçambique (C. 1895-1971). CADERNOS PAGU , 2018.

  • SANTANA, Jacimara Souza . A Experiência de pesquisa em Moçambique. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, Jacimara Souza ; SOUZA, Cristiane Santos . Intolerância Religiosa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . ?Médico de preto é Nyamusoro?? Conhecimentos endógenos de saúde ao sul de Moçambique em tempos coloniais (1927-1970). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Mulheres Africanas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Saúde das Populações Africanas de Moçambique, da colonização à independência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Identidade Nyanga além fronteiras: fluxos migratórios de médicos-sacerdotes entre Moçambique, Zimbábue, Suazilândia e África do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . A Saúe da Populaçao Africana do sul de Moçambique no tempo colonial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza ; SANTANA, J. S. . Estudos Africanos: perspectiva de ensino e pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Ser Nganga no sul de Moçambique: memória, história e papel social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza ; Santana, Jacimara Souza . Memória, Identidade e Contestação Política no sul de Moçambique (1927-1988). 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Questões metodológicas de uma pesquisa sobre história e saúde na África: Tinyanga, médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique do período colonial a independência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Tradição OraldoImpério de Gaza, Identidade Nyanga e Contestação Política ao sul de Moçambique. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza ; Jacimara Souza Santana . 'O branco não tem panela para nos cozer': eco popular da luta nacionalista e pan-africananosul de Moçambique. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Os Nyangas de Moçambique:estratégias de resistência e poder. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . História da Saúde na África: perseguição e resistência de Nyangas de Moçambique a proibição das práticas de cura. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Iniciativas de la resistencia de los Nyanga. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Santana, Jacimara Souza ; SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas de Mozambique:iniciativas de resistencia y poder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas e Feiticeiras na revista Tempo (1975-1985). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Medicina Tradicional na África: nyangas de Moçambique. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas de Moçambique na revista Tempo (1975-1985). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Relações de Gênero na África. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Gênero e Poder político na África. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . História e Culturas de Moçambique na Revista Tempo (1975-1985). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . A Saúde da População Africana na Bahia do Século XIX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Entre Curandeiras e Feiticeiras de Moçambique. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Gênero: mulher-violência-discriminação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Èntre Curandeiras e Feiticeiras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Saúde e Qualidade de Vida: políticas de Estado e Desenvolvimento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Racismo e Intolerância Religiosa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Ações Afirmativas e a lei 10.639/03: avanços e limites. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . A importância da Lei 10.639/03. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Racismo e Violência na Saúde. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . O posicionamento político do negro (a) na história do Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . O papel social das mulheres na revolução de Moçambique. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . As mulheres moçambicanas no discurso da Frelimo ( 1974-1985). 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . As Mulheres no Discurso da Frente de Libertação de Moçambique. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . A participação afro-descendente nos " 500-Anos do Brasil na Bahia". 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Racismo e desigualdades. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Memória e Identidade Nacional na passagem dos "500 anos no Brasil". 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, Jacimara Souza . Os Discursos da Frente de Libertação de Moçambique sobre as Mulheres. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . Medicina Tradicional, religiões Cristãs africanas e o Movimento Pan-Africano de Libertação Nacional no Sul de Moçambique. Curitiba: Editora Positivo, 2013 (Capítulo de livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTANA, J. S. ; Rui Leandro da Silva Santos ; SANTANA, Jacimara Souza . Seminário A Medicina Tradicional Africana em Diálogo com as Politicas Públicas de Saúde. 2014.

Nívia Moreira ; SANTANA, Jacimara Souza . Seminário da Promoção Etnico-racial em Saúde. 2007.

SANTANA, Jacimara Souza . Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê. 2005.

PACHECECO, Aúrea de Almeida ; SANTANA, Jacimara Souza . Condições de saúde da população africana na Bahia. 2016.

SANTANA, Jacimara Souza . A AMETRAMO em Moçambique: entre tradição e modernidade. 2016.

SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . Revistas Universitas. 2015.

PACHECECO, Aúrea de Almeida ; SANTANA, Jacimara Souza . Condições de saúde da população africana na Bahia. 2015.

SANTANA, Jacimara Souza . Relatório Final de Atividades Estágio Doutoral em Moçambique. 2013.

Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos. 2013.

BARROS, L. H. A. ; SANTANA, Jacimara Souza . Uma análise do percurso da ideologia colonial portuguesa em relação à África (1928-1961). 2012.

SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas de Moçambique: iniciativas de resistência e poder. 2010.

SANTANA, Jacimara Souza . As contribuições dos contos africanos no processo de formação das identidades dos estudantes da Escola Agnelo de Brito. 2010.

SANTANA, Jacimara Souza . Sangradores Africanos na Bahia do século XIX. 2010.

SANTANA, Jacimara Souza ; LIMA, Alda Lobo . Religiosidade Afro-brasileira na perspectiva da lei 10.639/03. 2010.

SANTANA, Jacimara Souza . África e Africanidades na Escola. 2009.

SANTANA, Jacimara Souza . A Saúde da população Africana na Bahia do século XIX. 2009.

SANTANA, Jacimara Souza ; LOPES, Renata de Freitas . A representação sobre as parteiras na imprensa médica do século XIX. 2009.

SANTANA, Jacimara Souza . Curso de Extensão Outras Palavras. 2007.

SANTANA, Jacimara Souza . Seminário Interdepartamental Gênero: raça e diversidade. 2007.

SANTANA, Jacimara Souza . Identidade Negra e Literatura. 2007.

SANTANA, Jacimara Souza . A saúde nos Quilombos do Estado da Bahia: uma experiência de trabalhos nos Municípios de Maragogipe e Malhada. 2007.

SANTANA, Jacimara Souza . Curso Mutiplicadores/as de Saúde para jovens. 2006.

SANTANA, Jacimara Souza . Caderno de Educação do iIê Aiyê. 2005.

SANTANA, Jacimara Souza . Seminário 501 Anos de Repressão de Porto Seguro a 16 de Maio. 2001.

SANTANA, Jacimara Souza . O ivro Médicas-saerdotisas de Moçambique: colonialimo e contestação (1927-1988). 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Marcussi, Alexandre Almeida ; SANTANA, Jacimara Souza . As pesquisas sobre história, a história da Áfica e a diáspora no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Santana, Jacimara Souza ; Denilson Lessa dos Santos ; SANTANA, Jacimara Souza . Estudos Africanos: perspectivas de pesquisa e ensino. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, Jacimara Souza ; Odila, Artemisa Candé ; Antônio Evaldo Almeida Barros . Pesquisa e Ensino de História da Áfria e Cultura Afro-brasileira. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, Jacimara Souza ; SALVADORI, Juliana ; VASCONCELOS, Cláudia . Roda de Conversa com as comunidades de Jacobina e região: -Que a Universidade se pinte de povo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, J. S. ; MACEDO, M. L. ; VALE, M. C. ; SANTOS, T.O. ; SANTANA, Jacimara Souza . Saberes Malungu: experiências de pesquisa e ensino em história e cultura africana e afro-brasileira.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, Jacimara Souza . Seminário A Medicina Tradicional Africana em Diálogo com as Políticas de Saúde. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTANA, Jacimara Souza . Simpósio Para além do feminismo: leituras e olhares de (e) sobre África em perspectiva de gênero, trajetórias, construções e percursos. 2017; Tema: Para além do feminismo: leituras e olhares de (e) sobre África em perspectiva de gênero, trajetórias, construções e percursos. (Rede social).

FRANCO, Silene Arcanja ; SANTANA, Jacimara Souza . MALUNGU. 2017; Tema: Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão. (Rede social).

SANTANA, Jacimara Souza ; Ribeiro, denise Almeida . História da Saúde das Populações Negras em África e Diáspora. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTANA, Jacimara Souza . JAPER-Seminário Binacional Brasil EUA para enfrentamento do Racismo na Saúde. 2014. (Seminário/Reunião com representantes de religiões de matriz africana).

SANTANA, Jacimara Souza . A Experiência dos Tinyanga, médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique: identidades, culturas e relações de poder (C. 1937-1988). 2013. (Relatório de pesquisa).

Jacimara Souza Santana ; SANTANA, J. S. ; SANTANA, Jacimara Souza . Nyangas de Moçambique: iniciativas de resistência e relações de poder. 2011. (Relatório de pesquisa).

Jacimara Souza Santana ; SANTANA, Jacimara Souza . A importância da Lei 10.639/03. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTANA, Jacimara Souza ; RIBEIRO, D. A. . Atualização em Saúde da população Negra. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANTANA, Jacimara Souza . O negro na literatura e nas artes. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTANA, Jacimara Souza . Impressões do Bloco Ilê Aiyê no Carnaval 2005. 2005.

SANTANA, Jacimara Souza . Feira 500 Anos de Resistencia Indígena, Negra e popular. 2001 (Acadêmica).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Saberes MALUNGU: pesquisa de manifestações culturais afro-sertanejas rurais em Jacobina e região vizinha, Descrição: O projeto Saberes MALUNGU é uma atividade de pesquisa em história oral acerca de saberes e expressões culturais negras rurais em Jacobina e região circunvizinha. Essa atividade consiste na realização de três aulas de campo, produção de materiais e realização de um seminário para a apresentação de resultados. Visa despertar os estudantes da disciplina de História e Cultura Afro-brasileira para a presença e valorização da memória, religiosidades e modos de vida sociocultural das comunidades negras locais, conduzindo-os a pensar em tais práticas como parte de um currículo contemplativo da lei 10.639/03. Espera-se com essa atividade não somente iniciar estudantes na produção e interpretação de fontes orais, mas despertá-los para temas de pesquisa ou subsidiar projetos em andamento. Trata-se de uma atividade de pesquisa e ensino promovida por membros do MALUNGU-Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (25) . , Integrantes: Jacimara Souza Santana - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    A Experiência dos Tinyanga, Médicos-sacerdotes, ao sul de Moçambique: identidades, culturas e relações de poder (C.1937-1988), Descrição: Esta pesquisa investigou, entre os anos de 1937-1988, como Tinyanga, médicos-sacerdotes do sul de Moçambique conseguiram garantir a continuidade do seu grupo social e o controle sobre os seus próprios recursos de cura, mediante contexto político de intensas mudanças decorrentes dos processos de colonização e independência daquele país. Até finais do século XIX, Tinyanga exerciam considerável influência no poder político e militar do Estado, bem como na vida pública e particular dos povos africanos, lugar social que lhes foi negado com o advento da colonização portuguesa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jacimara Souza Santana - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - Atual

    A Saúde da População Negra na Bahia do Século XIX, Descrição: Esse projeto apresenta como questão central analisar a experiência africana na área de saúde na Bahia. Tem-se por objetivo investigar as iniciativas de africanos/as, quer seja na condição de escravos ou libertos, no enfrentamento dos problemas de saúde que ferozmente os afetavam durante a travessia e seu estabelecimento na Bahia assim como, os serviços prestados por eles/as aos demais segmentos da população, inclusive não africana diante da falta ou da precária assistência pública em saúde no período.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Jacimara Souza Santana - Coordenador.Financiador(es): Programa de Iniciação Científica da UNEB - Bolsa / Fundação de Amparo a Pesquisa-Ba - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2

  • 2010 - Atual

    Cazumba e Cazumbás: identidade, memória e história, Descrição: Na travessia do Oceano na condição de escravos, os povos africanos em sua maioria trocavam de nome, em geral, recebiam o nome de seus proprietários, mas o nome Cazumbá sobreviveu. Na Bahia este termo é usado como sobrenome, em Pernambuco está relacionado com participantes da Confederação do Equador e em Angola, nomes e rituais. Investiga a origem, memórias, história e expressões sócio-culturais dos Cazumbas e Cazumbás na diáspora brasileira (Pernambuco e Bahia), bem como, no contexto africano ( Angola, Moçambique e Congo), buscando compreender mudanças, permanências e inter-relações do termo na África e diáspora brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2000 - 2002

    Rebeldes 500 anos. Memória e Identidade no Vº Centeneário (Bahia), Descrição: O Quinto Centenário do "Descobrimento do Brasil", celebrado no ano de 2000 na Bahia foi ocasião de divergências e antagonismos que opuseram, de um lado o Programa oficial caracterizado pela matriz eurocêntrica e pela apologia a democracia racial brasileira, e de outro, a Campanha Popular, denominada "500 anos de Resistência Indígena, Negra e Popular", reunindo diversas organizações indígenas, do movimento negro e popular, na perspectiva não só de se contrapor às comemorações, mas também de apresentar alternativas políticas para a construção dos outros 500 anos. Essa pesquisa buscou investigar o universo de contradições que marcaram esse acontecimento, identificando diferentes interpretações de história, memórias e identidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Jacimara Souza Santana - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Coleção Várias Histórias-Publicação de Teses, CECULT/UNICAMP.

2014

Concurso Público para publicação de dissertação, Fundação Biblioteca Nacional.

2007

Agradecimento -Homenagem, Centro Afro Promoção e Defesa da Vida Ezequiel Ramin (CAPDEVER) Motumbá-Motumbaxé.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia. , JJ.Seabra Nº 158, Estação, 41700000 - Jacobina, BA - Brasil, Telefone: (74) 36214154, Ramal: 24, Fax: (74) 6213337, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Universidade Estadual da Bahia

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2016 - Atual

    MALUNGU-Núcleo de Pesquisa, Estudos e Extensão sobre África e Diáspora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora do Mestrado de História da África,, Carga horária: 5

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora

    Outras informações:
    Membro do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS). Linha de pesquisa, história e Cultura da África e afro-brasileira.

    Atividades

    • 12/2015

      Ensino, História da África, da diáspora e dos Povos Indígenas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral da África

    • 02/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Estudos sobre Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS), .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2000 - 2002

    Universidade Católica do Salvador

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2007 - Atual

    Universidade do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Graduação em História, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2007

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África (período colonial), História e Cultura Africana na sala de aula, História e Cultura Afro-brasileira na sala de aula, Relações de Gênero na África e Diáspora, História da África (Antiga), História da Bahia (Colônia), Pesquisa em História I e II

    • 01/2009 - 02/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciência Humanas DCH-Campus IV, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2008 - 02/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Ciência Humanas DCH-Campus IV, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Reconheciment de Currículo e de avaliação de projetos de pesquisa institucional.

    • 07/2008 - 12/2009

      Extensão universitária , Departamento de Ciência Humanas DCH-Campus IV, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto África e Africanidades nas Escolas: formação de professoras da Rede básica de Ensino para a impleentação da lei 10.639/2003 do Teritório de Identidade Piemonte da Diamantina.

    • 05/2007 - 08/2007

      Extensão universitária , Centro de Estudos das Populações Afro-Indígenas-Americanas-CEPAIA, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Projeto "Outras Palavras"-Formação de Professoras de Escolas Comunitárias de Salvador.

  • 2011 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: pesquisadora, Enquadramento Funcional: pesquisadora

    Atividades

    • 06/2011

      Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Federal de Pernambuco, .,Linhas de pesquisa

  • 2006 - 2006

    Faculdade Jorge Amado

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

    Atividades

    • 10/2006 - 12/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da África Antiga (1)

  • 2004 - 2005

    Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê

    Vínculo: Professora e Pesquisadora, Enquadramento Funcional: professora e pesquisadora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Membro da Equipe de formação de professoras e professores da Rede Pública Municipal- Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê. Colaboradora de Pesquisa do Caderno do Projeto de Extensão Pedagógica

    Atividades

    • 11/2005 - 11/2005

      Serviços técnicos especializados , Associação Cultural Bloco Carnavalesco ilê Aiyê, .,Serviço realizado, Membro da Banca de Juri do XXIX Festival de Músicas. Tema: Moçambique Vultlari.

    • 10/2005 - 11/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Associação Cultural Bloco Carnavalesco ilê Aiyê, Associação Cultural Bloco Carnavalesco ilê Aiyê.,Atividade realizada, Coordenação do Seminário A Africa na Visão dos Africanos e Afro-bahianos.

    • 03/2005 - 10/2005

      Ensino, História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Educação das Relações étnico-raciais, História da África

  • 2006 - 2008

    Secretaria Municipal de Saúde-Salvador

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assesoria Técnica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Técnico do G.T. Saúde da População Negra (pesquisadora representante da UNEB).

    • 11/2005 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde, .,Serviço realizado, Oficinas para profissionais de saúde ; Coordenação do curso de atualização em saúde da população negra pela UFBA (Departamento de Nutrição; Membro da Equipe organizadora do I Seminário Municipal de Religiões de Matriz Africana e Saúde de Salvador e Lauro de Freitas. Facilitadora do GT Racismo e Intolerância Religiosa em Saúde; Membro relator o observatório da violência no carnaval.

  • 2005 - 2007

    Instituto Cultural Beneficente Steve Biko

    Vínculo: formadora em cursos, Enquadramento Funcional: Formadora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Formadora nas oficinas do Consórcio Social da Juventude para o primeiro emprego e oficinas de formação de jovens multiplicadores de saúde da população negra-PCRI (Programa de Combate ao Racismo) entre os anos de 2005-2007.

  • 2004 - 2005

    CEAFRO: programa de educação para igualdade racial e de gênero

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Profesora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora no curso de Formação de Professores para implementação do tema Transversal Pluralidade Cultural na Rede Municipal de Ensino de Salvador-SMEC, realizado pelo CEAFRO -Projeto Escola Plural: a diversidade está na sala em 2004 (Salvador); Professor membro da equipe de formadores atuante na Formação de Professoras da rede pública do Município de Maragogipe-Projeto Escola Plural.

  • 2008 - 2008

    Secretaria Municipal De Educacão e Cultura-Salvador

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora da equipe de formadores atuantes na Formação Continuada para Professores do Ensino Fundamental Cultura Afro, promovido pela SMEC em parceria com o MEC/FNDE

  • 2010 - 2011

    Secretaria de Educação Estadual da Bahia

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenadora do Grupo de Trabalho para a escrita do Documento " Diretrizes Estaduais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e Cultura Africana e Afro -brasileira.

    Atividades

    • 06/2010 - 03/2011

      Serviços técnicos especializados , Coordenação de Educação para a Diversidade, .,Serviço realizado, Pesquisa e escrita do Documento das Diretrizes para Educação das Relações Étnico-Raciais e o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira.

    • 10/2009 - 10/2009

      Extensão universitária , Coordenação de Educação para a Diversidade da SEC-Ba, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso de Extensão Universitária África e Africanidades na Escola: formação de Professoras/es do Território de Identidade Piemonte da Diamantina em parceria com a DIREC 16-Jacobina.

  • 1992 - 2008

    Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: funcionária do quadro permanente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Serviços Técnicos (educação em saúde) nas Escolas Estaduais Mestre Pastinha e Escola Estadual Azevedo Fernandes, assim como Centro de Saúde CAE I-Carlos Gomes. (1993-2003); Retorno de Licença 2004-2006 para a Assessoria de Promoção da Equidade Racial em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Assessoria da Promoção da Equidade da Secretaria de Saúde do Estado.

    Atividades

    • 03/2007 - 04/2008

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação da Promoção da Equidade-SESAB, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra -CDCN/SEPROMI.

    • 04/2007 - 03/2008

      Outras atividades técnico-científicas , Coordenação da Promoção da Equidade, Coordenação da Promoção da Equidade.,Atividade realizada, Membro do Grupo de Trabalho para a escrita do Plano Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial-SEPROMI.

    • 04/1993 - 11/2003

      Serviços técnicos especializados , Escolas Estaduais (Mestre Pastinha, Azevedo Fernandes), .,Serviço realizado, Educação em Saúde.

    • 01/1992 - 03/1993

      Serviços técnicos especializados , Centro de Saúde CAE I-Carlos Gomes, .,Serviço realizado, Educação em Saúde.

  • 2004 - 2004

    SOFIA Centro de Estudos

    Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Comunicação: "O posicionamento político do negro e da negra na História do Brasil" na IV Semana da Consciência Negra do Sofia

  • 2001 - 2002

    SOFIA Centro de Estudos

    Vínculo: professora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Cursinho Pre-Vestibular para estudantes negros de baixa renda

    Atividades

    • 03/2005 - 03/2005

      Serviços técnicos especializados , SOFIA Centro de Estudos, .,Serviço realizado, Educação em Saúde.

    • 10/2001 - 12/2002

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil

  • 2007 - 2007

    REALIZA PROJETOS EDUCACIONAIS PESQUISA E EXTENSÃO LTDA

    Vínculo: profesora, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Disciplina "Identidade Negra na Literatura" (30 hs) no Curso de Pós Graduação em Metodologia da História e Cultura Afro-brasileira.

  • 2010 - 2010

    Secetaria de Promoção da Igualdade

    Vínculo: Orientadora de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Orientadora de Pesquisa, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Orientadora de pesquisa de iniciação científica no Projeto Qualificando a Permanência de Estudantes Cotistas UNEB, celebrado entre o Governo do Estado da Bahia, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Projetos: -Sangradores Africanos na Bahia do século XIX (bolsista Andreilza Oliveira dos Santos) -As contribuições dos Contos Africanos no Processo de Formação da Identidade dos Estudantes das séries iniciais da Escola Municipal Agnelo de Brito (bolsista Ana Carla Silva) -Religiosidade Afro-brasileira numa Perspectiva da Lei 10.639/03 (bolsista Ana Carla Silva)