PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); cursou Mestrado em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento, pela Universidade de Brasília (UnB); e Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência e interesse, principalmente, em Educação Popular e Movimentos Sociais; Educação e Escola do Campo; Trabalho e Educação; Formação de Professores e Políticas Educacionais.
Informações coletadas do Lattes em 19/10/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA
2021 - Atual
Universidade Federal do Maranhão
Título: Escolas ocupadas: uma avaliação política das Escolas de Ensino Médio dos Assentamentos de Reforma Agrária do Ceará
Cacilda Rodrigues Cavalcante.
Mestrado em Educação Brasileira
2014 - 2016
Universidade Federal do Ceará
Título: Trabalho e Educação do Campo: o MST e as Escolas de Ensino Médio dos Assentamentos de Reforma Agrária do Ceará
, Ano de Obtenção: 2016.Justino de Sousa Júnior.Coorientador: Clarice Zientarski.
Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais
2011 - 2013
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Trabalho e Educação do Campo nas Escolas de Ensino Médio em Assentamentos de Reforma Agrária do Ceará
Orientador: Raquel Moratori
Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento
2003 - 2005
Universidade de Brasília, UnB
Título: Outros Campos: Os movimentos sociais da zona costeira do Ceará como sujeitos da Educação do Campo
Orientador: Soraya Vanini Tupinambá
Formação complementar
2024 - 2024
Extensão universitária em Curso de Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino Fundamental - anos iniciais:. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Curso básico de agroecologia e educação. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal do Maranhão, IFMA, Brasil.
2023 - 2023
Extensão universitária em Didática e Educação do Campo: caminhos da formação dos professores. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
2021 - 2021
Extensão universitária em Curso de Pedagogia Histórico Crítica: Ciência, Currículo e Didática. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2021
Extensão universitária em Curso de Pedagogia Histórico Crítica e Prática Transformadora. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2020 - 2020
Curso de Ambientação Docente. (Carga horária: 52h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Planejamento Educacional. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Jornadas Centenário Paulo Freire. (Carga horária: 32h). , Instituto Paulo Freire, IPF, Brasil.
2020 - 2020
Elaboração de situações de aprendizagem autoinstrucionais para EAD. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2020 - 2020
Formação docente em Moodle para atuação em cursos EAD. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2019 - 2019
Curso de Ambientação Docente. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em III Curso de Educação em Agroecologia Nordeste. (Carga horária: 100h). , Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Técnicas em Didática para EAD. (Carga horária: 60h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso Básico de Educação em Agroecologia da Região Nordeste. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2008 - 2009
Extensão universitária em Formação de Professores do ProJovem Urbano. (Carga horária: 320h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Formação Inicial de Coordenadores Estaduais e Muni. (Carga horária: 24h). , Coordenação Nacional do ProJovem Urbano, CNPJU, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Formação de Professores do Programa Nacional de In. (Carga horária: 320h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2005 - 2005
Formação de Educadores do Programa Nacional de Inc. (Carga horária: 160h). , Fundação Darci Ribeiro, FUNDAR, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Educação Popular: Construções Coletivas e. (Carga horária: 40h). , Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria a Pesca Artesanal, TERRAMAR, Brasil.
2002 - 2003
Capacitação de Professores de Educação de Jovens e. (Carga horária: 120h). , Instituto Municipal de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos, IMPARH, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação em Leitura e Escrita para Professores. (Carga horária: 120h). , Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria a Pesca Artesanal, TERRAMAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação do Campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Política, Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Organização de eventos
SILVA, P. R. S. . IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2019. (Outro).
SILVA, P. R. S. . IX Semana Pedagógica das Escolas de Ensino Médio do Campo dos Assentamentos de Reforma Agrária do Estado do Ceará. 2019. (Outro).
SILVA, P. R. S. . XI Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária. 2019. (Outro).
SILVA, P. R. S. . X Encontro Estadual de Educadores e Educadoras das Áreas de Reforma Agrária do Estado do Ceará. 2018. (Outro).
SILVA, P. R. S. . IX Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária. 2017. (Outro).
SILVA, P. R. S. . I Encontro de Jovens da Zona Costeira do Ceará. 2014. (Outro).
SILVA, P. R. S. . Seminário Internacional Economia Social e Solidária para Soberania Alimentar. 2013. (Outro).
SILVA, P. R. S. . Seminário Terra e Vida na Zona Costeira: caminhos para o uso e a ocupação sustentável da zona costeira cearense. 2003. (Outro).
Participação em eventos
Escuela Internacional de Posgrado en Movimientos Sociales y Activismos,. 2023. (Encontro).
X Jornada Internacional de Políticas Públicas.ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: da luta pelo direto à disputa de hegemonia. 2021. (Outra).
IX Jornada Internacional de Políticas Públicas.Do MATOPIBA à BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado. 2019. (Outra).
XI Encontro Estadual de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária.Contrarreforma da educação, BNCC e Educação do Campo. 2019. (Encontro).
II Semana Interdisciplinar de Educação e I Workshop do PET de Ciências Naturais.Escolas do campo e quilombola: currículos na contracorrente. 2018. (Encontro).
X Encontro Estadual de Educadores e Educadoras das Áreas de Reforma Agrária do Estado do Ceará.Trabalho, Educação do Campo e Agroecologia. 2018. (Encontro).
IX Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras da Reforma Agrária.Análise de Conjuntura com ênfase na questão agrária e na educação. 2017. (Encontro).
Seminário Nacional da Frente de Educação Básica sobre o Experimento Pedagógico das Escolas Itinerantes MST/PR.A experiência do MST com escolas de ensino médio em assentamentos de reforma agrária no estado do Ceará. 2014. (Seminário).
Seminário Nacional: juventude e ensino médio nos assentamentos de reforma agrária.A experiência do MST com escolas de ensino médio em assentamentos de reforma agrária no estado do Ceará. 2013. (Seminário).
Simpósio Internacional ?Popular Education for Social Change?.O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e a Educação do Campo. 2012. (Simpósio).
II Conferência Nacional por uma Educação do Campo. 2004. (Encontro).
Seminário Estadual de Educação do Campo. 2004. (Seminário).
III Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).
I Seminário Internacional de Turismo Sustentável. 2003. (Seminário).
Manguezais e Carcinicultura nas Mãos dos Pescadores. 2003. (Seminário).
Seminário Internacional de Avaliação, Sistematização e Disseminação de Projetos Sociais. 2002. (Seminário).
Participação em bancas
SILVA, P. R. S.; SILVA, F. N.; LOPES, S. R.. Multisseriação e educação do campo: o caso da escola Luiz Rocha Mota, em Caucaia/CE. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. R. S.; SILVA, F. N.; LOPES, S. R.. Multisseriação e educação do campo: o caso da escola Luiz Rocha Mota, em Caucaia/CE. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. R. S.; NASCIMENTO, F. P.; MENEZES, H. C. M.. A educação do campo como política pública no município de Caucaia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. R. S.; NASCIMENTO, F. P.; MENEZES, H. C. M.. A educação do campo como política pública no município de Caucaia. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. R. S.; LOPES, I. M.; DAMASCENO, C. S.. Desafios e perspectivas da implementação da educação do campo na escola São José, no assentamento Lagoa do Mineiro, Itarema-CE. 2023. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará.
SILVA, P. R. S.; MARTINS, J. H. C.; LEITE, F. G. F.. Avaliação dos impactos da implementação de parques eólicos na praia da Tabuba, Morro Branco, Ceará. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Assessoria Parlamentar) - Escola Superior do Parlamento Cearense.
SILVA, P. R. S.; MARTINS, J. H. C.; LEITE, F. G. F.. Capacitação em desenvolvimento sustentável: experiência do Instituto Joazeiro. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MBA em Assessoria Parlamentar) - Escola Superior do Parlamento Cearense.
VASCONCELOS, T. S. L.;SILVA, P. R. S.; DANTAS, S. P.. As reformas do Novo Ensino Médio e as perspectivas do ensino de geografia no Ceará. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Ceará.
PINTO BOTELHO, RAIMUNDO EDSON;SILVA, P. R. S.; COELHO, F. A. O.. Entre o sair e o ficar: o êxodo rural na comunidade Centro dos Cocos, São Luís Gonzaga do Maranhão/ MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
PINTO BOTELHO, RAIMUNDO EDSON;SILVA, P. R. S.; COELHO, F. A. O.. Entre o sair e o ficar: o êxodo rural na comunidade Centro dos Cocos, São Luís Gonzaga do Maranhão/ MA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, P. R. S.; CAVALCANTI, C. R.; MARTINS, M. C.. Movimentos sociais e educação do campo: concepções e práticas de educação do campo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Maranhão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Maranhão.
SILVA, P. R. S.; SANTOS, M. A.; SANTOS, J. F. A.. A Escola de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa e a formação dos sujeitos do campo no Assentamento Maceió ? Itapipoca/CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, P. R. S.; SANTOS, M. A.; SANTOS, J. F. A.. O Curso Serviço Social da Terra e a formação do assistente social do campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
SILVA, P. R. S.; SANTOS, M. A.; SANTOS, J. F. A.. O direito à cultura: a experiência do Ponto de Cultura Cantos da Mata no Assentamento Barra do Leme, em Pentecoste/CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará.
LANDIM, R. N. B.;SILVA, P. R. S.; OLIVEIRA, T. C.. Fundamentos históricos da educação. 2022. Universidade Estadual do Ceará.
Orientou
Contribuições da relação família-escola no processo ensino aprendizagem na U; I; Raimundo de Oliveira do Assentamento Belém, município de Buriti-MA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Centro Educacional Fundamental Antônia Silva Ribeiro, no município de Santa Helena/MA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Educação ambiental na CFR Padre Josino Tavares e suas implicações nas comunidades atendidas; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Relação família escola: importância da participação das famílias da Comunidade Quilombola Bom Jesus no processo educacional na Escola Municipal Neiva de Santana, Codó-MA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal do Maranhão; (Orientador);
Multisseriação e educação do campo: o caso da escola Luiz Rocha Mota, em Caucaia/CE; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
Multisseriação e educação do campo: o caso da escola Luiz Rocha Mota, em Caucaia/CE; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
A educação do campo como política pública no município de Caucaia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
A educação do campo como política pública no município de Caucaia; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
Desafios e perspectivas da implementação da educação do campo na escola São José, no assentamento Lagoa do Mineiro, Itarema-CE; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação do campo e pedagogia histórico-crítica: escola d) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
O Curso Serviço Social da Terra e a formação do assistente social do campo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
A Escola de Ensino Médio Maria Nazaré de Sousa e a formação dos sujeitos do campo no Assentamento Maceió ? Itapipoca/CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
O direito à cultura: a experiência do Ponto de Cultura Cantos da Mata no Assentamento Barra do Leme, em Pentecoste/CE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Paulo Roberto de Sousa Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, P. R. S. ; CASTRO, C. A. L. ; SILVA, F. N. ; SILVA, R. C. . ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: da luta por direitos à disputa de hegemonia. REVISTA DE POLITICAS PUBLICAS (UFMA) , v. 1, p. 414-432, 2022.
-
OLIVEIRA, F. P. ; ARAUJO, L. A. ; SILVA, P. R. S. . Do MATOPIBA à BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado. Revista de Politica Públicas da UFMA , v. 24, p. 294-311, 2020.
-
DE SOUSA SILVA, PAULO ROBERTO ; PINTO BOTELHO, RAIMUNDO EDSON . Licenciatura em educação do campo e interdisciplinaridade: a realidade como fim e a práxis como meio. REVISTA KIRI-KERÊ - PESQUISA EM ENSINO , v. 2, p. 284-308, 2020.
-
BAHNIUK, C. (Org.) ; SILVA, P. R. S. (Org.) . Caminhos para transformação da escola 5: a formação de educadores do campo e a construção da pedagogia socialista. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2024. v. 1. 240p .
-
SILVA, P. R. S. ; FERNANDES, I. F. (Org.) ; BARBOSA, L. P. (Org.) ; SILVA, M. L. V. (Org.) ; LUZ, Z. C. S. (Org.) . Livro da realidade: o inventário da realidade e a realidade inventariada na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa/CE. 1. ed. Fortaleza/CE: Seduc, 2023. v. 1. 180p .
-
CAVALCANTI, C. R. (Org.) ; SILVA, P. R. S. (Org.) . Políticas e práticas pedagógicas de educação do campo no Maranhão. 1. ed. São Luís, MA: Viegas, 2023. v. 1. 348p .
-
MATOS, K. S. L. (Org.) ; SILVA, P. R. S. (Org.) ; SOUSA, A. T. N. (Org.) ; BRITO, A. R. (Org.) ; LUZ, A. M. S. (Org.) ; SANTOS, A. S. (Org.) ; ANDRADE, A. P. (Org.) ; ROCHA, B. T. S. (Org.) ; CARVALHO, C. E. T. (Org.) ; ADRIANO, C. N. (Org.) ; SOUSA, C. A. L. (Org.) ; MARINHO, C. M. (Org.) ; BRITO, D. C. (Org.) ; SANTOS, D. (Org.) ; FERNANDES, D. G. (Org.) ; NORONHA, E. D. (Org.) ; VIANA JUNIOR, G. S. (Org.) ; CAMPOS, I. O. (Org.) ; BRAGA, J. L. (Org.) ; OLIVEIRA, J. C. A. (Org.) . Juventudes e formação de professores: o ProJovem em Fortaleza. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2008. v. 1. 198p .
-
SILVA, P. R. S. ; BAHNIUK, C. . A formação de educadores e a transformação da Escola do Campo na perspectiva da Pedagogia Socialista. In: Caroline Bahniuk; Paulo Roberto de Sousa Silva. (Org.). Caminhos para transformação da escola 5: a formação de educadores do campo e a construção da pedagogia socialista. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2024, v. 1, p. 13-28.
-
GOMES, M. J. S. ; SILVA, M. L. V. ; SILVA, P. R. S. . As Semanas Pedagógicas das escolas de Ensino Médio dos assentamentos de Reforma Agrária do Ceará e a disputa por hegemonia. In: Caroline Bahniuk; Paulo Roberto de Sousa Silva. (Org.). Caminhos para transformação da escola 5: a formação de educadores do campo e a construção da pedagogia socialista. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2024, v. 1, p. 209-224.
-
SILVA, P. R. S. ; SILVA, F. N. . Pedagogia da alternância, educação do campo e políticas públicas: o caso do CEFFA Manoel Monteiro, em Lago do Junco/MA. In: Cacilda Rodrigues Cavalcanti; Paulo Roberto de Sousa Silva. (Org.). Políticas e práticas pedagógicas de educação do campo no Maranhão. 1ed.São Luís, MA: Viegas, 2023, v. 1, p. 229-251.
-
SILVA, P. R. S. . O MST e a luta por reforma agrária e educação do campo no Ceará. In: Paulo Roberto de Sousa Silva; Ivanete Ferreira Fernandes; Lia Pinheiro Barbosa; Maria de Lourdes Vicente da Silva; Zilda da Conceição de Sousa da Luz. (Org.). Livro da realidade: o inventário da realidade e a realidade inventariada na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa/CE. 1ed.Fortaleza/CE: Seduc, 2023, v. 1, p. 15-28.
-
SILVA, P. R. S. . O inventário da realidade: da pedagogia socialista às experiências contemporâneas do MST. In: Paulo Roberto de Sousa Silva; Ivanete Ferreira Fernandes; Lia Pinheiro Barbosa; Maria de Lourdes Vicente da Silva; Zilda da Conceição de Sousa da Luz. (Org.). Livro da realidade: o inventário da realidade e a realidade inventariada na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa/CE. 1ed.Fortaleza/CE: Seduc, 2023, v. 1, p. 51-74.
-
SILVA, P. R. S. ; LUZ, Z. C. S. . Construção e uso pedagógico do inventário da realidade na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes. In: Paulo Roberto de Sousa Silva; Ivanete Ferreira Fernandes; Lia Pinheiro Barbosa; Maria de Lourdes Vicente da Silva; Zilda da Conceição de Sousa da Luz. (Org.). Livro da realidade: o inventário da realidade e a realidade inventariada na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa/CE. 1ed.Fortaleza/CE: Seduc, 2023, v. 1, p. 93-114.
-
SILVA, P. R. S. ; PINTO, J. A. S. . As práticas pedagógicas específicas das áreas de conhecimento e o vínculo com a realidade. In: Paulo Roberto de Sousa Silva; Ivanete Ferreira Fernandes; Lia Pinheiro Barbosa; Maria de Lourdes Vicente da Silva; Zilda da Conceição de Sousa da Luz. (Org.). Livro da realidade: o inventário da realidade e a realidade inventariada na Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes, Assentamento Santana, Monsenhor Tabosa/CE. 1ed.Fortaleza/CE: Seduc, 2023, v. 1, p. 115-126.
-
SILVA, P. R. S. . A organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo e os complexos de estudo. In: Ícaro Amorim Martins; José Romário Rodrigues Bastos; Patrícia Neto. (Org.). Educação do campo no Ceará: conceitos, dimensões e práticas. 1ed.Fortaleza: Seduc-CE, 2022, v. , p. 111-137.
-
SILVA, P. R. S. . Licenciatura em educação do campo na residência pedagógica: experiências na área de ciências da natureza e matemática.. In: Raimunda Nonata da Silva Machado; Angelo Rodrigo Bianchini. (Org.). A residência pedagógica na formação docente: os saberes da práxis remota no período de 2020 a 2022.. 1ed.São Luís: Edufma, 2022, v. 1, p. 367-379.
-
SILVA, P. R. S. . A educação do campo no estado neoliberal brasileiro: contradições e possibilidades.. In: Frederico Jorge Ferreira Costa; Karla Raphaella Costa Pereira; Maria Aires de Lima. (Org.). Educação do campo no Ceará: uma forma de resistência à barbárie na perspectiva histórico-crítica. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 49-64.
-
SILVA, M. L. V. ; SILVA, P. R. S. ; SALES, C. M. V. . Práticas pedagógicas das escolas de ensino médio do campo do Estado do Ceará: o inventário da realidade como pesquisa diagnóstica coletiva. In: Francisco Ari de Andrade; Ilana Maria de Oliveira Maciel; Antonio Gilvamberto Freitas Felix. (Org.). Educação brasileira: peculiaridades e particularidades. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 187-196.
-
SILVA, P. R. S. . O MST e a educação do campo: diálogo com o pensamento freireano. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira; Larissa Oliveira e Gabarra; Leandro Proença. (Org.). Construindo pontes: Paulo Freire entre saberes, projetos e continentes. 1ed.FORTALEZA: EdUECE, 2018, v. 1, p. 101-124.
-
SILVA, P. R. S. . Por Uma Escola Do Campo: A experiência do MST com escolas de ensino médio em assentamentos de reforma agrária no estado do Ceará. In: Marcos Gehrke; Erivan Hilário; Cecília Luedemann. (Org.). Vozes da resistência III: sobre as práticas educativas nos tempos e espaços ocupados pelo MST. 1ed.Guarapuava: Apprehendere, 2018, v. 1, p. 105-136.
-
SILVA, P. R. S. . Da Luta pela Terra à Educação do Campo. In: Heulalia Charalo Rafante; Clarice Zientarski. (Org.). Ação Escola da Terra no Ceará: formação continuada de professores do campo. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2018, v. 1, p. 61-82.
-
SILVA, P. R. S. . Trabalho, educação do campo e luta de classes. In: Antônia Rozimar Machado e Rocha; Clarice Zientarski; Remo Moreira Brito Bastos. (Org.). Capitalismo contemporâneo e política educacional. 1ed.Fortaleza/CE: Editora Nova Civilização, 2017, v. 1, p. 223-240.
-
SILVA, P. R. S. . Trabalho, educação e agroecologia nos campos experimentais das escolas de ensino médio dos assentamentos do Ceará. In: Roseli Salete Caldart. (Org.). Caminhos para transformação da escola 4: trabalho, agroecologia e estudo nas escolas do campo. 1ed.São Paulo: Expressão Popular, 2017, v. 1, p. 95-113.
-
SILVA, P. R. S. . Fundamentos político-pedagógicos para a educação do campo: a escola do campo. In: Clarice Zientarski; Karla Raphaella Costa Pereira; Perla Almeida Rodrigues Freire. (Org.). Escola da Terra Ceará: conhecimentos formativos para a práxis docente do/no campo. 1ed.Assis, SP: Triunfal Gráfica & Editora, 2016, v. 1, p. 99-126.
-
SILVA, P. R. S. . O projeto pedagógico do ProJovem e os desafios da integração: a arte de equilibrar-se entre o proposto e o imprevisível. In: MATOS, K. S. L. de; SILVA, P. R. S.. (Org.). Juventudes e formação de professores: o ProJovem em Fortaleza. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 2008, v. 1, p. 36-53.
-
SILVA, P. R. S. ; SANTOS, G. S. . A educação do campo e a cultura. In: Secretaria de Educação e Cultura do Piauí. (Org.). Educação do campo do Piauí: uma experiência em construção. Teresina: Gráfica e Editora Realce, 2008, v. 1, p. 102-109.
-
SILVA, P. R. S. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES(AS) DO CAMPO NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NO CEARÁ. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre Políticas Educacionais - I JESPPE, 2023, São Luís. Anais do Evento:I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre Políticas Educacionais, 2023.
-
SILVA, P. R. S. . A QUESTÃO AGRÁRIA E A PARTICULARIDADE DA QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL. In: XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023, São Luís/MA. Anais da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023.
-
CAVALCANTI, C. R. ; RODRIGUES, W. M. ; JACOMINI, M. A. ; LOPES, S. R. ; SILVA, P. R. S. . ENSINO MÉDIO NO BRASIL: CONCEPÇÕES E PROJETOS EM DISPUTA. In: XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023, São Luís/MA. Anais da XI Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2023.
-
SILVA, P. R. S. ; CASTRO, C. A. L. ; SILVA, F. N. ; SILVA, R. C. . POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: os movimentos sociais camponeses, a luta por direitos e a luta de classes. In: X Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2021, São Luis, MA. ESTADO, MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO DO CAMPO: da luta pelo direto à disputa de hegemonia, 2021.
-
OLIVEIRA, F. P. ; ARAUJO, L. A. ; SILVA, P. R. S. . Do MATOPIBA à BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas: civilização ou barbárie - o futuro da humanidade., 2019, São Luís. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, 2019.
-
SILVA, P. R. S. ; DINIZ, D. C. . A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA CONTRAMÃO DAS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: XXX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br, 2024, João Pessoa/PB. Anais do XXX Seminário Nacional da Rede Universitas/Br. João Pessoa/PB: CCTA, 2024.
-
DINIZ, D. C. ; SILVA, P. R. S. . PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO. In: I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre Políticas Educacionais - I JESPPE, 2023, São Luís. Anais do Evento:I Jornada de Estudos e Pesquisas Sobre Políticas Educacionais, 2023. v. 1.
-
SILVA, P. R. S. . Do MATOPIBA à BNCC: questão agrária, educação do campo e currículo em tempos de neoliberalismo extremado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Contrarreforma da educação, BNCC e Educação do Campo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Reforma empresarial da educação: do mercado da educação à educação para o mercado. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Interdisciplinaridade e Alternância: ferramentas para uma práxis transformadora. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . A Escola do Campo e a construção de processos: o método. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . O Novo Ensino Médio, as Reformas Educacionais e a educação do campo no Ceará. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Trabalho, Educação do Campo e Agroecologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Trabalho, Educação e Agroecologia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Escolas do campo e quilombola: currículos na contracorrente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . As convergências entre Agroecologia e Educação do Campo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Análise de Conjuntura com ênfase na questão agrária e na educação do campo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Materialismo histórico dialético e as modalidades de ensino na educação do campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. S. . Retomada e análise do percurso da matriz curricular das Escolas de Ensino Médio do Campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Escola do Campo e Currículo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Da luta pela terra á educação do campo: a experiência do MST com escolas de ensino médio em assentamentos de reforma agrária no estado do Ceará ? Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Educação Profissional no Brasil: concepções e políticas públicas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. S. . Possibilidades e limites de transformação da forma escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . O MST e a educação do campo no Estado do Ceará. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . O currículo na perspectiva Freiriana e Inventário da realidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Políticas públicas e a luta pelo direito à Educação do Campo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Educação inter/multicultural: formação docente e organização curricular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . Projeto popular para a agricultura, Reforma Agrária Popular e Educação do Campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Educação do Campo e escola na perspectiva da Reforma Agrária Popular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Educação e realidade: pesquisa, trabalho e práticas sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Educação e Escola do Campo: concepções, fundamentos e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, P. R. S. . Juventudes, trabalho e educação do campo: os desafios das comunidades tradicionais litorâneas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, P. R. S. . O projeto popular para a agricultura camponesa e a reforma agrária e as escolas do campo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, P. R. S. . O conceito e as finalidades da matemática no Ensino Fundamental. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . O Projeto Moni Ero: a construção da identidade racial negra no município de Fortaleza. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . Projeto Arte Currículo: realidade e vivências. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . PNV: uma contribuição à defesa da democracia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . O perfil sócio-educacional do presidiário no Estado do Ceará. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . Formação da consciência moral na criança de 0 a 5 anos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . Ciências e realidade: o uso da informática na educação. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, P. R. S. . ProJovem: experiências com formação de professores em Fortaleza. Fortaleza, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SILVA, P. R. S. . A experiência do cultivo de algas nas comunidades de Flecheiras e Guajiru: avaliação e perspectivas de futuro. 2009.
SILVA, P. R. S. . Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra. 2016. .
SILVA, P. R. S. . Curso de Capacitação sobre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. S. . Curso de Capacitação sobre as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. S. . Curso de Capacitação sobre Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. S. . Curso de Capacitação sobre Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, P. R. S. . A matemática no Ensino Fundamental I. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Panorama da Educação do Campo no Maranhão, Descrição: Desenvolvida como ação do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas de Educação (GEPPE), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a pesquisa tem como objetivo analisar as políticas de Educação do Campo no estado do Maranhão, no período de 1998 a 2022, considerando a relação Estado-sociedade na garantia do direito à educação da população camponesa nos seus diversos contextos. Metodologicamente, ancora-se em pressupostos de fundamentação crítico-dialética, com abordagem quanti-qualitativa. Dentre seus produtos, pretende organizar um Banco de dados com a produção acadêmica sobre educação do campo no Maranhão e acervo digital da memória do Pronera no Estado, incluindo documentos e produção acadêmica e disponibilizar dados sistematizados sobre Educação do Campo no Estado do Maranhão, subsidiando outras pesquisas acadêmicas, a formulação de políticas públicas e a ação de movimentos sociais que lutam por Educação do Campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Diana Costa Diniz - Coordenador / Sávio José Dias Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA - Auxílio financeiro.
-
2015 - 2017
Escolas do campo: a luta pelo direito à educação e as vias da emancipação humana, Descrição: As escolas do campo de que trata este projeto de pesquisa são escolas públicas de ensino médio, criadas pelo governo estadual do Ceará em áreas de assentamento de reforma agrária e pertencem, portanto, à rede pública estadual. Estas escolas são resultado de muitas lutas sociais realizadas principalmente pelo MST-Ce (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Ceará). Após muitos anos de reivindicação por escolas nas áreas de assentamento de reforma agrária, em 2009, durante uma grande ocupação no palácio do governo do estado do Ceará os trabalhadores organizados no MST conseguiram que o então governador do estado do Ceará, o senhor Cid Gomes se comprometesse com a construção de 11 escolas de nível médio nas áreas de assentamentos do MST no Ceará. A primeira das escolas do campo construídas foi a escola João dos Santos de Oliveira, também conhecida como João Sem Terra, localizada no assentamento 25 de Maio, no município de Madalena u2013 Ce que conta com 425 famílias assentadas e mais de 2 mil habitantes. As demais escolas já construídas e em funcionamento são a escola Florestan Fernandes, localizada no assentamento Santana, no município de Monsenhor Tabosa; a escola Nazaré Flor, no assentamento Maceió, no município de Itapipoca; a escola Francisco Barros, no assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema; e a escola Pe. José Augusto Regis Alves, localizada em Jaguaretama. As escolas do campo são escolas diferentes de todas as demais escolas da rede pública exatamente devido ao fato de serem escolas estreitamente vinculadas ao MST, seja por serem resultado direto da pressão social desse movimento reivindicando-as e conquistando-as, seja pelo fato de estarem localizadas em áreas de assentamento de reforma agrária e vinculadas às lutas pela terra e às lutas pelas condições materiais para produzir e viver do próprio trabalho, na própria terra conquistada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Justino de Sousa Junior - Coordenador / Amanda de Lima Silva - Integrante / Gabriella de Paula Bezerra Lima - Integrante / Werber Pereira Moreno - Integrante / Julia Kilme Gama de Castro - Integrante / Kalina Gondim de Oliveira - Integrante / Alisson Slider do Nascimento de Paula - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - Atual
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - 2017
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - 2017
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - 2017
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - 2017
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
-
2015 - 2017
Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária, Descrição: O Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária tem como objetivo formar jovens estudantes das áreas de Reforma Agrária que estão cursando o ensino médio e egressos da Escola do Campo para uma compreensão crítica da realidade do campo com base nos princípios da agroecologia e enfoque no desenvolvimento sustentável do campo. Nesse sentido, priorizou-se 04 eixos temáticos fundamentais, no processo de formação, sendo estes: Educação do Campo, Extensão Rural em Bases Agroecológicas, Tecnologias Sociais Apropriadas às Condições do Semiárido e Sujeitos do Campo. Para a realização do Curso Técnico em Agroecologia e Extensão Rural - Residência Agrária inicialmente serão selecionados 50 jovens das Escolas do Campo onde o Curso será realizado. Estas foram selecionadas pelos parceiros do Curso, sendo: Escola de Ensino Médio Maria Nazaré Flor/Assentamento Maceió em Itapioca; Escola de Ensino Médio João dos Santos de Oliveira/Assentamento 25 de Maio em Madalena; Escola de Ensino Médio Florestan Fernandes/Assentamento Santana em Monsenhor Tabosa; Escola de Ensino Médio Francisco Araújo Barros no Assentamento Lagoa do Mineiro/Itarema. Cada Escola terá a representatividade de aproximadamente 12 alunos. O Curso será desenvolvido em 10 etapas de formação (ver item 8) integralizadas através da alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade, durante 22 meses (janeiro de 2015 a outubro de 2016). A Carga Horária total corresponde a 384 h, sendo 240 h reservadas para a realização do Tempo Escola e 144 h para o Tempo Comunidade. Nesse sentido, as atividades de formação do Tempo Escola serão desenvolvidas de modo itinerante nas 4 Escolas do Campo escolhidas para o desenvolvimento das atividades e na Universidade Federal do Ceará em etapas de 3 dias (T.U) e 2 dias (T.C) por mês durante o desenvolvimento do projeto. As atividades de formação do Tempo Comunidade serão programadas no Tempo Escola e realizadas pelos estudantes nas Escolas do Campo e Assentamentos onde residem. Estas devem ser socializadas no Tempo Escola no esforço de estabelecer uma práxis pedagógica na construção do conhecimento agroecológico junto aos jovens do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Paulo Roberto de Sousa Silva - Integrante / Celecina de Maria Veras Sales - Coordenador / Ivana Leila Carvalho Fernandes - Integrante / Diana Mendes Cajado - Integrante / Antonio Jeová Moura Sampaio - Integrante / Kamila Costa de Sousa - Integrante / Sarah Nobre Menezes - Integrante / João Victor Bezerra Ribeiro - Integrante.
Prêmios
2000
2º Lugar no IX Encontro de Iniciação à Docência como representante da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacabal. , Governador João Alberto, Bambu, 65700000 - Bacabal, MA - Brasil, Telefone: (98) 32729796
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso Licenciatura em Educação do Campo
2018 - Atual
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Estágio Supervisionado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Curso de Licenciatura em Educação do Campo
2019 - 2019
Universidade Federal do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (em substituição ao coordenador titular, em virtude de afastamento para gozo de férias regulares)
Atividades
-
10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Representante Institucional do Curso de Licenciatura em Educação do Campo no Grupo de Trabalho para Construção/Atualização da Proposta Pedagógica das Unidades de Ensino do Povo Awa Guajá TI-Caru.
-
04/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Representante Institucional do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Rede Maranhense de Agroecologia - RAMA.
-
04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias.
-
09/2020 - 12/2020
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Educação, Arte e Educação, Estágio em Educação Popular no Campo
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arte e Educação, Metodologia da Pesquisa em Educação, Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
-
08/2019 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Edital e Validação de Inscrições do Processo de Reopção de Cursos da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo.
-
03/2019 - 12/2019
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio em Docência nas Séries Finais do Ensino Fundamental
-
08/2019 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Edital do Processo Seletivo Vestibular Especial 2020 dos Cursos da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo.
-
02/2019 - 06/2019
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação, Métodos e Técnicas de Estudo, Filosofia da Educação
-
09/2018 - 01/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Bacabal, Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.,Cargo ou função, Membro da Comissão Avaliadora do Edital Interno de Reopção de Cursos da Coordenação de Licenciatura em Educação do Campo.
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo
-
07/2018 - 07/2018
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação em Direitos Humanos e Ética
-
04/2018 - 06/2018
Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Educação
2017 - 2017
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de material didático e ministrar aulas no Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra (180 horas) para professores de Escolas do Campo, Multisseriadas e Quilombolas.
2015 - 2016
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações:
Elaboração de material didático e ministrar aulas no Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra (180 horas) para professores de Escolas do Campo, Multisseriadas e Quilombolas.
2014 - 2016
Universidade Federal do CearáVínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 10
Outras informações:
PRÁXIS - Grupo de Pesquisas em Trabalho, Práxis e Formação Humana
2004 - 2009
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Membro da Coordenação Pedagógica do Curso Pedagogia da Terra (Licenciatura Plena em Pedagogia), numa parceria entre UFC/INCRA/MST, através do PRONERA.
2008 - 2008
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do componente curricular Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Terra (Programa para Formação de Educadores nas Séries Iniciais de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Unidades e Projetos Educacionais das Escolas do Campo)
2007 - 2007
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do componente curricular Teoria da Cooperação do Curso de Pedagogia da Terra (Programa para Formação de Educadores nas Séries Iniciais de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Unidades e Projetos Educacionais das Escolas do Campo)
2005 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do componente curricular Seminário I: Alternativas Educacionais do Campo do Curso de Pedagogia da Terra (Programa para Formação de Educadores nas Séries Iniciais de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Unidades e Projetos Educacionais das Escolas do Campo)
2005 - 2005
Universidade Federal do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor do componente curricular Introdução à Metodologia Científica do Curso de Pedagogia da Terra (Programa para Formação de Educadores nas Séries Iniciais de Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Unidades e Projetos Educacionais das Escolas do Campo)
2000 - 2000
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações:
Monitor da disciplina "O Ensino de Matemática na Escola de 1º Grau"
1998 - 1999
Universidade Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de Extensão, vinculado ao Departamento de História, que oferecia um Curso preparatório ao ingresso no Ensino Superior para estudantes da Escola Pública.
2014 - 2015
Universidade Estadual do CearáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2015 - 08/2015
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa V
-
05/2015 - 08/2015
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação do Campo II
-
09/2014 - 12/2014
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa IV
-
05/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa III
-
05/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura em Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos de Organização e Educação Comunitária I
2017 - 2018
Secretaria da Educação do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Tecnológica, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento Pedagógico; Formação Continuada e Sistematização de Experiências das Escolas de Ensino Médio do Campo, em Assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Ceará.
2016 - 2017
Secretaria da Educação do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Projeto de Extensão Tecnológica, Carga horária: 40
Outras informações:
Acompanhamento Pedagógico; Formação Continuada e Sistematização de Experiências das Escolas de Ensino Médio do Campo, em Assentamentos de Reforma Agrária no Estado do Ceará.
2017 - 2018
Assembléia Legislativa do CearáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador de Ensino e Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Escola Superior do Parlamento Cearense - UNIPACE
2007 - 2018
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - CearáVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assessoria Pedagógica, Carga horária: 16
Outras informações:
Assessoria à mobilização social; elaboração do Projeto Político Pedagógico e formação de professores de Escolas de Ensino Médio em Assentamentos de Reforma Agrária, vinculados ao MST.
2011 - 2012
Associação Batista Beneficente e MissionáriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Suporte, O & M, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2005 - 2011
Associação Batista Beneficente e MissionáriaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico Municipal do ProJovem, Carga horária: 40
2002 - 2006
Instituto Terramar de Pesquisa e Assessoria a Pesca ArtesanalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico, Carga horária: 20
Outras informações:
Coordenador do Projeto SOS Zona Costeira: Fortalecimento os Movimentos Sociais
Coordenador do Programa de Educação, Cultura e Cidadania
2011 - 2012
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de Gabinete do Sec. de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2004
Prefeitura Municipal de FortalezaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor D, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2001 - 06/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Polivalente
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de PAULO ROBERTO DE SOUSA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?