Juarez Françoia

Mestre em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Especialista em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, História e Letras da UNIMEP. Graduado em Pedagogia pela FAPI. Esteve vinculado ao Centro de Estudos em História Social e Cultural CECULT/UNICAMP entre 2006 a 2009 desenvolvendo pesquisas na Área de História Social sob orientação do Prof. Dr. Robert W. Slenes e acompanhamento do Prof. Dr. Sidney Chalhoub e da Profa. Dra. Silvia Hunold Lara. O trabalho de pesquisa foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo FAPESP. Especialidade de atuação: História Social da Cultura, Prática de Ensino e Gestão do Currículo Escolar. De 2000 a 2007 exerceu a função de professor na Rede Pública Estadual, sendo que a partir de 2008 assume a função de Professor Coordenador Pedagógico na Educação Básica.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2006 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
PROF. DR. ROBERT WAYNE ANDREW SLENES.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: SENHORES DE ESCRAVOS.Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.

Especialização em Gestão do Currículo Escolar

2010 - 2011

Faculdade de Educação da USP
Orientador: Prof. Glades Miquelina Debei Serra

Graduação em Pedagogia

2009 - 2011

FACULDADE DE PINHAIS
Orientador: Prof. Christina Neri

Graduação em HISTÓRIA

1996 - 2000

Universidade Metodista de Piracicaba
Orientador: PROF. DR. FERNANDO TEIXEIRA DA SILVA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Senhores de escravos: trajetórias, disputas e solidariedade no Oeste Paulista, 1845-1880. 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Robert Wayne Andrew Slenes

Senhores de escravos: trajetórias, disputas e solidariedade no Oeste Paulista; Rio Claro, 1845-1880; 2009; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Fernando Teixeira da Silva

Entre o Cativeiro e a Liberdade; Um Estudo sobre os Embates Jurídicos entre Senhores e Escravos nos Tribunais de Rio Claro na Segunda Metade do Século XIX; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Metodista de Piracicaba; Orientador: Fernando Teixeira da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FRANÇOIA, J. . EDUCAÇÃO E QUALIDADE: OS DILEMAS E DESAFIOS DA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. 2011. (Educação/Trabalho de Conclusão de Curso).

FRANÇOIA, J. . INDISCIPLINA E HIPERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2010. (Educação/Trabalho de Conclusão de Curso).

FRANÇOIA, J. . SENHORES DE ESCRAVOS: TRAJETÓRIAS, DISPUTAS E SOLIDARIEDADE NO OESTE PAULISTA. 1845/1880. 2009. (Dissertação de Mestrado).

FRANÇOIA, J. . ENTRE O CATIVEIRO E A LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE OS EMBATES ENTRE SENHORES E ESCRAVOS NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA. Rio Claro. 1850/1888.. 2000. (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2009

    Senhores de Escravos: trajetórias, disputas e solidariedade no Oeste Paulista. 1845/1888, Descrição: O presente trabalho enfoca a elite agrária e senhorial do Oeste Paulista durante a segunda metade do século XIX, especialmente sua vida cotidiana e suas relações sociais solidárias e divergentes no meio de seus pares e com outros agentes sociais. Após definir, como objeto de estudo, um grupo específico de grandes senhores de escravos, foi analisado, primeiro, a importância das estratégias matrimoniais como pressuposto básico para a ascensão socioeconômica, o fortalecimento do poder político e a reafirmação de status perante os pares. Em seguida, a partir de uma análise de inventários post-mortem foi possível compreender as preferências de investimento da elite local e suas mudanças no tempo. A riqueza nova , como imóveis, ações, títulos bancários, dívidas ativas, entre outros, não substituiu os investimentos em escravos por parte da elite a partir no início da década de 1870, como apontado por alguns autores. Ao contrario, o investimento em escravos continuou numa proporção crescente em relação aos demais ativos até 1884. Procurei demonstrar também, que a Lei de terras de 1850 não barrou a ocupação de terras devolutas e muito menos pôs fim aos litígios pela terra entre os membros do grupo dominante. Os conflitos pela terra eram resolvidos localmente, sendo, nesse sentido, fundamental os vínculos de fidelidade e solidariedade entre as partes envolvidas, com os homens da justiça. Nessa situação ficou evidente que os conflitos políticos e pessoais entre os membros da elite foram gradativamente minando o poder senhorial, pois muitos escravos, principalmente urbanos, souberam de alguma forma tirar proveitos das rixas e intrigas que ocorriam no universo senhorial, delineando estratégias de liberdade e reivindicando melhores condições sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juarez Françoia - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 1999 - 2000

    A família escrava em Piracicaba. 1822/1888., Descrição: Participação em projeto de monitoria - FAPIC/UNIMEP -, que objetivava localizar, organizar, catalogar e contribuir para o acesso às fontes históricas referentes à escravidão em Piracicaba, no período de 1822 a 1888. Como monitor teve a tarefa de coordenar uma atividade de levantamento de diversas séries documentais sobre o tema da escravidão como processo cíveis e criminais do Fórum da Comarca de Piracicaba, jornais do final do século XIX, inventários, testamentos, censos demográficos e assentos de batismo e de casamento existentes na Cúria da cidade. O desempenho da monitoria estava voltado essencialmente ao acompanhamento dos alunos em fase de elaboração da monografia de final de curso, na disciplina Teoria e Pesquisa em História. Era uma atividade que consistia no apoio e acompanhamento de pesquisas desenvolvidas pelos alunos, no sentido de orientar a localização e montagem das séries documentais, leituras, fichamentos, disponibilização e viabilidade do material pesquisado. Foi na verdade, um exercício de inserção na docência em benefício da investigação histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juarez Françoia - Coordenador.

  • 1997 - 2000

    Ascensão Social e Política do Imigrante Italiano em Piracicaba: da grande imigração a 1945, Descrição: Durante o curso de graduação selecionado como bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, no ano de 1997. O projeto "Ascensão Social e Política do Imigrante Italiano em Piracicaba: da grande imigração a 1945" foi orientado pela Profª. Drª. Maria Beatriz B. Bilac e pelo Prof. Dr. Fernando Teixeira da Silva. O projeto visou compreender quais foram as reais possibilidades e o processo de ascensão social e política do imigrante italiano por meio da aquisição de propriedade privada no município, no período da grande imigração à 1945. Foram analisados registros de compras e vendas de imóveis e inventários percebendo o processo de mobilidade social e politica de algumas famílias no município.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juarez Françoia - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • E. E. Prof. Marcelo de Mesquita. , Rua 4, 219, Centro, 13537-000 - Ipeuna, SP - Brasil, Telefone: (19) 35761242

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional