Beatriz de Miranda Brusantin

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), é doutora em História Social (CECULT/IFCH- UNICAMP) com a tese ?Capitães e Mateus: relações sociais e culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco - Comarca de Nazareth (1870-1889)? sob orientação de Prof. Dr. Robert W. Slenes. Atuou, entre 2010 e 2016, como docente e coordenadora do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), coordenou o projeto de Pesquisa/PIBIC ?Experiência e cultura dos trabalhadores de Pernambuco entre 1831 e 1889? e o Projeto de Extensão " Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de história do Brasil". Tem experiência de coordenação de pesquisa com os Inventários Nacional de Referências Culturais do Cavalo-Marinho e do Reisado (ARJ/IPHAN/FUNDARPE). Entre outros, recebeu Prêmio do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, CPDOC/Fundação Getúlio Vargas/RJ e Petrobrás pelo projeto ?Do corte da cana à brincadeira popular: histórias de luta e de lazer dos cortadores de cana da zona da Mata Norte de Pernambuco?. Foi beneficiada pelo Edital de Intercâmbio Cultural do Ministério da Cultura para o 29º Annual Ilassa Student Conference (Austin/Texas/EUA). Atua profissionalmente com as temáticas históricas do trabalho, escravidão, culturas populares e culturas africanas.

Informações coletadas do Lattes em 02/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2006 - 2011

Universidade Estadual de Campinas
Título: Capitães e Mateus: relações sociais, culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco ( Comarca de Nazareth 1870-1888))
Robert Wayne Andrew Slenes. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Engenhos de açúcar; Escravidão; Cultura Popular; Pernambuco; Trabalhadores rurais; Culturas Africanas. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Popular. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em História

2002 - 2004

Universidade Estadual de Campinas
Título: Anauê Paulista: estudo das práticas políticas da primeira cidade integralista do estado de São Paulo (1932-1943),Ano de Obtenção: 2004
Michael Hall.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Integralismo; São Paulo; Rio Claro (SP); Ação Católica; Ferroviários; Sindicatos. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História Regional do Brasil.

Especialização em andamento em Pós-Graduação em Arteterapia

2018 - Atual

Faculdade Vicentinapor

Graduação em História

1997 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: na Boca do sertão: o perigo político no interior do estado de São Paulo -1930-45
Orientador: Maria Luiza Tucci Carneiro
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Graduação em Licenciatura em História

1997 - 2002

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Extensão universitária em Para Ler Bourdieu com Roger Chartier. (Carga horária: 20h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRUSANTIN, B. M. . IX Colóquio de História da UNICAP. 2015. (Outro).

BRUSANTIN, B. M. . VIII Colóquio de História da UNICAP. 2014. (Outro).

BRUSANTIN, B. M. . Sessão Coordenada Trabalhadores Livres e libertos no Brasil do século XIX. 2014. (Outro).

MARQUES, Luiz Carlos Luz ; BRUSANTIN, B. M. . VII Colóquio de História da UNICAP. 2013. (Outro).

BRUSANTIN, B. M. . VI Colóquio de História da Unicap - Faces da Cultura - Homenagem à Luiz Gonzaga. 2012. (Outro).

BRUSANTIN, B. M. . Simpósio Temático Costumes, Tradições Culturais e Identidades (séculos XIX, XX e XXI). 2012. (Outro).

BRUSANTIN, B. M. . Seminário Temático Mundos do Trabalho: Trabalhadores, Experiências e Culturas de Classe. 2012. (Outro).

MARQUES, Luiz Carlos Luz ; BRUSANTIN, B. M. ; CABRAL, Flavio José Gomes . V Colóquio de História da UNICAP: Pespectivas Históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio. 2011. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Museu do Sexo das Putas.Partilha de Sentidos: por uma nova História das Prostitutas de Minas Gerais. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional Mundos do Trabalho/VII Jornada Nacional de História do Trabalho.Nós constituímos a verdadeira classe proletária: trabalhos indígenas em Pernambuco no século XIX. 2014. (Seminário).

IV Encontro de História do Império Brasileiro.Caminhos para se libertar: ações de liberdade na comarca de Nazaré (PE) (1867-1887). 2014. (Encontro).

Seminário Escravidão e Cultura Afro-Brasileira.Seminário Escravidão e Cultura Afro-Brasileira. 2014. (Seminário).

XVII Simpósio Nacional de História.Teatro-Memória: transculturação e representação do trabalho rural (Pernambuco de 1871 a 2012). 2013. (Simpósio).

Seminário Internacional Histórias do pós-abolição no mundo atlântico.Re-significações culturais dos trabalhadores da cana de Pernambuco entre o século XIX e XXI. 2012. (Seminário).

VI Colóquio de História da UNICAP.Escravidão e Liberdade em Pernambuco. 2012. (Outra).

XXI Encontro Estadual de História - ANPUH.Experiência e Cultura dos trabalhadores pernambucanos entre 1831 e 1889.. 2012. (Encontro).

I Encontro em Economia e desenvolvimento do Agreste de Pernambuco- IENEDAP.Aspectos Sócio-econômicos da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX: uma análise sobre o mundo do trabalho. 2011. (Encontro).

III Seminário do Curso de Economia do CAA/UFPE, história, economia, política e pensamento crítico.Caminhos da Pesquisa Histórica. 2011. (Seminário).

V Encontro Cultura e Memória: História, Narrativa, Patrimônio.Patrimônio Imaterial: Questões e Debates. 2011. (Encontro).

I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no sul Global. V Jornada Nacional de História do Trabalho.Parece mais não é: processos eleitorais, posturas políticas e culturas classistas na região canavieira de Pernambuco 1878-1885. 2010. (Seminário).

IV Colóquio de História da Universidade Federal de Pernambuco.André Rebouças, Joaquim Nabuco e a Abolição: algumas correspondências. 2010. (Outra).

X Encontro Nacional de História Oral Testemunhos: história e política.Corto Cana. amarro cana, dou três nós de amarradio: o que nos contam os trabalhadores rurais pernambucanos?. 2010. (Encontro).

I Colóquio sobre encenação e cultura.História e sua arte de produzir caminhos: reflexões sobre métodos de pesquisa sobre o Cavalo Marinho pernambucano. 2009. (Outra).

XXIX Annual ILASSA Student Conference. Viva a Liberdade! As festas e resistências dos trabalhadores rurais da zona da mata de Pernambuco1870-1906 (Brasil). 2009. (Congresso).

XXV Simpósio Nacional de História.Bora pro samba! Visões sobre as tradições culturais dos trabalhadores rurais dos engenhos de açúcar da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX. 2009. (Simpósio).

do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História.As culturas de resistência escrava na comarca de Nazaré na zona da mata norte de Pernambuco. 2008. (Seminário).

I Encontro de História do Império brasileiro.Os sediciosos e a dinâmica escravista na comarca de Nazaré da Mata - PE (1871-1885). 2008. (Encontro).

I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições.De qual lado a corda arrebenta? Relações de força numa sociedade canavieria pernambucana na segunda metade do XIX. 2008. (Seminário).

III Encontro Escravidão e liberdade no Brasil Meridional.Viva o Boi: Uma análise comparada das manifestações culturais dos trabalhadores catarinenses e pernambucanos no século XIX e início dos XX. 2007. (Encontro).

XXIV Simpósio Nacional de História.As estratégias de luta e de resistência cultural dos trabalhadores dos engenhos da zonad a mata norte de Pernambuco 1880 - 1930. 2007. (Simpósio).

· II Encontro Nacional de Pesquisadores sobre o Integralismo realizado em Porto Alegre/RS.Anauê Paulista: o movimento integralista no estado de São Paulo.. 2003. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa em Andamento da APG-IFCH.O movimento integralista no estado de São Paulo e Os sindicatos nas mãos da direita paulista. 2003. (Seminário).

XXII Simpósio Nacional de História realizado em João Pessoa/PB.A ação da direita paulista nos sindicatos ferroviários.. 2003. (Simpósio).

VIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O perigo político no interior do Estado de São Paulo 1930-1945. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Viviane Barbosa Pereira

BRUSANTIN, B. M.; GOMES, Tiago de M.; SILVA, W. B.; NASCIMENTO, A. C.. Outros trabalhadores: experiências e cotidiano do trabalho no Recife (1890-1915). 2015. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Carolina Christiane de Souza

BRUSANTIN, B. M.; CÔRTES, Giovana X. da Conceição; ABREU, M. C.. Política e Cultura nas histórias do Bumba-meu-Boi - São Luís do Maranhão - século XX. 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosely Tavares de Souza

BRUSANTIN, B. M.; Maria Angela de Faria Grillo; Isabel Cristina Martins Guillen. ?Oh, pisadinha boa! Transformações e permanências no Cavalo Marinho Pernambucano entre os anos de 1960 e 2000?. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Helisangela Maria Andrade Ferreira

SILVA, Giselda Brito; NASCIMENTO, A. C.;BRUSANTIN, B. M.. As Plinianas de Pernambuco: o cotidiano das mulheres na AIB (1932-1938). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Social da Cultura Regional) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Izabelle Lúcia de Oliveira Barbosa

GOMES, Tiago de M.; SILVA, W. B.;BRUSANTIN, B. M.. Divórcio, Desquite e Relações de Gênero no Recife de 1917-1937. 2015.

Aluno: Rosely Tavares de Souza

BRUSANTIN, B. M.; Maria Angela de Faria Grillo; Isabel Cristina Martins Guillen. ?Oh, pisadinha boa! Transformações e permanências no Cavalo Marinho Pernambucano entre os anos de 1960 e 2000?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Avimar Miguel do Rozário

BRUSANTIN, B. M.; CARNEIRO, M. F. G. L.; DUARTE, Renata Garcia. Sindicalismo no Brasil: alguns aspectos históricos do movimento. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em História do Brasil Contemporâneo) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Aluno: João Miguel de Mello Júnior

BECHO, A. P.;BRUSANTIN, B. M.. Capistrano de Abreu - Historiografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de História) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Aluno: Emanuel Magalhães Duarte

BECHO, A. P.;BRUSANTIN, B. M.. A Era Vargas e o Fascismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de História) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

Aluno: Thiago Barbosa Lage Ribeiro

Vieira, Roger Alves;BRUSANTIN, B. M.; BECHO, A. P.. O ensino no Brasil Colonial: a atuação dos padres jesuítas e a ratio studiorium. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de História) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte.

BRUSANTIN, B. M.; MARQUES, Luiz Carlos Luz; DANTAS, Z.. 17a Jornada de Iniciação Científica. 2015. Universidade Católica de Pernambuco.

BRUSANTIN, B. M.; Cabral, Newton; CABRAL, F. J.; Dantas, Zuleica. 16a Jornada de Iniciação Científica. 2014. Universidade Católica de Pernambuco.

Isabel Cristina Martins Guillen; Maria Angela de Faria Grillo;BRUSANTIN, B. M.; TAVARES, Rosely. Banca Examinadora de Defesa de Dissertação da aluna Rosely Tavares. 2013. Universidade Federal de Pernambuco.

BRUSANTIN, B. M.; Isabel Cristina Martins Guillen; Maria Angela de Faria Grillo; Rosely Tavares de Souza. Banca de Qualificação de Dissertação. 2012.

BRUSANTIN, B. M.. II ENIC - Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio. 2006. Colégio Piracicabano - Universidade Metodista de Piracicaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. Capitães e Mateus: relações sociais e festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco (comarca de Nazareth, 1870-1888). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Sidney Chalhoub

CHALHOUB, S.. As culturas festivas e de resistência dos trabalhadores dos engenhos de cana da Zona da Mata Norte de Pernambuco, comarca de Nazareth (1870-1930). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcelo Mac Cord

Robert Slenes; Sidney Chalhoub; MARSON, I. A.; Marcus Joaquim Maciel de Carvalho; Martha Campos Abreu; Walter Fraga Filho; Hebe Mattos;CORD, M. M.. Capitães e Mateus: relações sociais e as culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco (Comarca de Nazareth 1870-1888). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Claudio Henrique de Moraes Batalha

BATALHA, Claudio H. M.; HALL, Michael Mcdonald; CARNEIRO, M. L. T.. Anauê Paulista: um estudo sobre a prática política da primeira cidade integralista do Estado de São Paulo (1932-1943). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Martha Campos Abreu

ABREU, M. C.; Slenes, Robert; Marson, Izabel; Carvalho, Marcus; CHALHOUB, S.. Capitães e Mateus: relações sociais e as culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco (1870-1888). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Teixeira da Silva

SILVA, Fernando Teixeira da; HALL, Michael Mcdonald; BATALHA, Cláudio. Anauaê Paulista: um Estudo Local sobre a Práxis Integralista no Interior de São Paulo. 2004.

Izabel Andrade Marson

SLENES, R.;MARSON, I. A.; ABREU, M.; CHALHOUB, Sidney; CARVALHO, Marcus. "Capitães e Mateus": relações sociais e culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco (Comarca de Nazareth 1870-1888). 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em História Social Unicamp) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Avimar Miguel do Rozário

O Novo sindicalismo no Brasil: a desconstrução do Mito; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação em História do Brasil Contemporâneo) - Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Rosana Maria dos Santos

De baque solto ao baque virado; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Nordeste do Brasil - Especialização) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

David Borges de Fraga

Cultura e sociedade: aspectos históricos de uma cidade portuária no século XIX (comarca de Goiana- PE); 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Camilla Fernandes Nunes

Cultura dos trabalhadores em Pernambuco no século XIX: levantamento e reflexão historiográfica; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Wilma Bispo de Andrade

A questão indígena em Pernambuco no Século XIX: terra, trabalho e cultura ( Fase II); ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

David Borges de Fraga

Cultura e sociedade: as manifestações culturais em Pernambuco (século XIX); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Elaine Santana de Ó

A questão indígena em Pernambuco no século XIX: terra, trabalho e cultura; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Wilma Bispo de Andrade

Mapeamento cultural: os relatos dos folcloristas e viajantes (Pernambuco- século XIX); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

William Sousa Freire

Escravos, livres e índios: cultura e trabalho no Sertão Pernambucano (1850-1889); 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Gustavo José Gonçalves da Silva

Experiência e cultura dos trabalhadores em Pernambuco entre 1831 ? 1889: pesquisa em jornais locais, relatos de viajantes e folcloristas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Morgana Vandete da Silva Lima

Experiência e cultura dos trabalhadores na Zona da Mata pernambucana 1831 ? 1889: registros documentais da Secretaria de Segurança Pública e das Câmaras Municipais (Fase 2); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Rebeca Capela Pontes

O cotidiano e o controle dos trabalhadores pernambucanos entre 1831-1889: discussão bibliográfica e organização de documentos históricos policiais e da justiça; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Diego Douglas Nunes dos Santos

Experiência e cultura dos trabalhadores do Sertão e Agreste pernambucano entre 1831 ? 1889: pesquisa dos registros documentais da Secretaria de Segurança Pública e das Câmaras Municipais; (Fase 2); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Diego Douglas Nunes dos Santos

Experiência e cultura dos trabalhadores do Sertão e Agreste pernambucano entre 1831 ? 1889: registros documentais da Secretaria de Segurança Pública; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Morgana Vandete da Silva Lima

Experiência e cultura dos trabalhadores na Zona da Mata pernambucana 1831 ? 1889: registros documentais da Secretaria de Segurança Pública; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Gustavo José Gonçalves da Silva

Experiência e cultura dos trabalhadores do Agreste e Sertão de Pernambuco entre 1831 ? 1889: discussão bibliográfica, demografia e elaboração de banco de dados; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Rebeca Capela Pontes

Experiência e cultura dos trabalhadores da Zona da Mata 1831 ? 1889: discussão bibliográfica, demografia e elaboração de banco de dados; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Alessandro Costa Freitas

Educação nas mídias digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino da história do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Camila Fernandes Nunes

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Cibely Cristina de Holanda

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Eduarda de Albuquerque Ferreira Barbosa

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Isaque de Araújo Oliveira

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Nataly Angelo Carvalho de Moraes

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Rafael Correia Wanderley

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Rafael Ragner Valentin Phaelante de Câmara Lima

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Raphael Esteves de Almeida Jacinto

Educação nas Mídias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação Antônio dos Santos Abranches; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Vamberto Gonçalves da Silva

Educação nas Mìdias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - UNICAP; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Dannyel Oliveira Souza

Educação nas Mìdias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Felipe Nunes de Almeida Pereirauni

Educação nas Mìdias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Messias martins Barbosa de Oliveira

Educação nas Mìdias Digitais: novas demandas e possibilidades para o ensino de História do Brasil; 2015; Orientação de outra natureza; (História) - Universidade Católica de Pernambuco; Orientador: Beatriz de Miranda Brusantin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Michael Mcdonald Hall

Anaue paulista : um estudo sobre a pratica politica da primeira cidade integralista do Estado de São Paulo (1932-1943); -; 2004; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Michael Mcdonald Hall;

Robert Wayne Andrew Slenes

Capitães e Mateus : relações sociais e as culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco (comarca de Nazareth - 1870-1888); 2011; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Robert Wayne Andrew Slenes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRUSANTIN, B. M. ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Pois bata o baião: as experiências de campo e corpo na pesquisa artística do Grupo Peleja. Revista do Lume (UNICAMP) , v. 7, p. 100-115, 2009.

  • BRUSANTIN, B. M. . Na Boca do Sertão: o perigo político no interior do Estado de São Paulo (1930-1945). São Paulo: Imprensa Oficial, 2003.

  • BRUSANTIN, B. M. . A Liberdade de Brincar: Cavalo Marinho, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.. In: Jacira França; Marcelo Renan de Souza. (Org.). Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco. 1ed.Recife: Fundarpe, 2018, v. , p. 154-.

  • BRUSANTIN, B. M. . Ongombe yange yeyi: no terreiro do cavalo marinho pernambucano (século xix e xx). In: ABREU, M.; CHALHOUB, S.; FREIRE, J.; RIBEIRO, G.. (Org.). Escravidão e cultura afro-brasileira: temas e problemas em torno da obra de Robert Slenes.. 1ed.CAMPINAS/SP: EDITORA DA UNICAMP, 2016, v. , p. 127-156.

  • BRUSANTIN, B. M. . Cavalo marinho libertai: (re)significações culturais dos trabalhadores da cana de Pernambuco (século XIX ao XXI). In: Martha Abreu; Carolina Vianna Dantas; Hebe Mattos. (Org.). Histórias do Pós-abolição no Mundo Atlântico. 1ed.Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2014, v. 3, p. 209-223.

  • BRUSANTIN, B. M. . Historiadora-Brincante: reflexões e métodos de pesquisa sobre o Cavalo Marinho pernambucano. In: Érico José de Souza de Oliveira. (Org.). Tradição e Contemporaneidade na Cena do Cavalo Marinho. 1ed.Salvador: UFBA/PPGAC, 2012, v. , p. 49-60.

  • BRUSANTIN, B. M. . As últimas vontades e os desejos primordiais: as alforrias via testamentos (Pernambuco) 1867-1887. In: Flávio José Gomes Cabral; Robson Costa. (Org.). História da Escravidão em Pernambuco. 1ed.Recife PE: Ed. Universitária da UFPE, 2012, v. , p. 1-.

  • BRUSANTIN, B. M. . Os paulistas sob vigilância: a máquina de repressão policial Varguista e a resistência da esquerda no interior do Estado de São Paulo ( 1930-1937). In: João de Castro Caldeira (org); Nilo Odalia. (Org.). A História do Estado de São Paulo. A formação da unidade paulista. 1ed.São Paulo: Imprensa Oficial, 2010, v. 2, p. 233-254.

  • BRUSANTIN, B. M. . Liberdade e suas peculiaridades: alforrias na comarca de Nazareth (PE) - século XIX. In: 7o Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015, Curitiba -PR. Anais do 7o Encontro de Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2015.

  • BRUSANTIN, B. M. . Teatro-Memória: transculturação e representação do trabalho rural (Pernambuco de 1871 a 2012). In: XXVI Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História. Natal, 2013.

  • BRUSANTIN, B. M. ; CAPELA, Rebeca Pontes . O cotidiano profissional dos trabalhadores nas cidades rurais e urbanas no Pernambuco do século XIX. In: VI Colóquio de História da Unicap- Faces da Cultura, 2012, Recife -PE. Anais VI Colóquio de História da Unicap- Faces da Cultura, 2012.

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANTOS, Diego D. . Status e Identidade: senhores, escravos e as relações conjugais no sertão pernambucano do século XIX. In: VI Colóquio de História da Unicap- Faces da Cultura, 2012, Recife -PE. Anais VI Colóquio de História da Unicap- Faces da Cultura, 2012.

  • BRUSANTIN, B. M. . Aspectos Sócio-econômicos da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX: uma análise sobre o mundo do trabalho. In: I Encontro em Economia e desenvolvimento do Agreste de Pernambuco - I ENEDAP, 2011, Caruaru -PE. Anais do I Encontro em Economia e desenvolvimento do Agreste de Pernambuco - I ENEDAP. Caruaru -PE: Realize, 2011.

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANTOS, Diego D. ; LIMA, Morgana ; CAPELA, Rebeca Pontes ; INOJOSA, Victor . Trabalhadores em foco: cultura e luta de classe em Pernambuco no século XIX. In: I Encontro em Economia e desenvolvimento do Agreste de Pernambuco - I ENEDAP, 2011, Caruaru -PE. Anais do I Encontro em Economia e desenvolvimento do Agreste de Pernambuco - I ENEDAP. Caruaru -PE: Realize, 2011.

  • BRUSANTIN, B. M. ; CAPELA, Rebeca Pontes ; GONÇALVES, Gustavo . A VIGÍLIA SOCIAL E CULTURAL: O CONTROLE IMPERIAL SOBRE OS TRABALHADORES PERNAMBUCANOS (1831-1889). In: V Colóquio de História da Unicap, 2011, Recife. Anais do V Colóquio de História da Unicap: Perspectivas Históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio, 2011.

  • BRUSANTIN, B. M. ; INOJOSA, Victor ; LIMA, Morgana . RE SIGNIFICANDO A REALIDADE: AS CULTURAS FESTIVAS DOS TRABALHADORES PERNAMBUCANOS. In: V Colóquio de História da Unicap, 2011, Recife. Anais do V Colóquio de História da Unicap: Perspectivas Históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio, 2011.

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANTOS, Diego D. . QUANTOS E QUEM ERAM OS TRABALHADORES PERNAMBUCANOS? UM LEVANTAMENTO DEMOGRÁFICO ENTRE 1859-1889. In: V Colóquio de História da Unicap, 2011, Recife. Anais do V Colóquio de História da Unicap: Perspectivas Históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio, 2011.

  • BRUSANTIN, B. M. . Corto Cana. amarro cana, dou três nós de amarradio: o que nos contam os trabalhadores rurais pernambucanos?. In: X Encontro Nacional de História Oral, 2010, Recife - PE. Anais do X Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos: História e política, 2010.

  • BRUSANTIN, B. M. . Parece mais não é: processos eleitorais, posturas políticas e culturas classistas na região canavieira de Pernambuco 1878-1885. In: I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global. V Jornada Nacional de História do Trabalho, 2010, Florianópolis - SC. I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global. V Jornada Nacional de História do Trabalho, 2010.

  • BRUSANTIN, B. M. ; BARBOSA, Virgínia ; CAMPOS, Eduardo . André Rebouças, Joaquim Nabuco e a Abolição: algumas correspondências. In: IV Colóquio de História da Universidade Católica de Pernambuco, 2010, Recife - PE. Anais do IV Colóquio de História da Universidade Católica de Pernambuco, 2010.

  • BRUSANTIN, B. M. . Viva a Liberdade! As festas e resistências dos trabalhadores rurais da zona da mata de Pernambuco1870-1906 (Brasil). In: XXIX Annual ILASSA Student Conference, 2009, Austin, Texas, EUA. LANIC ETEXT Collection, 2009.

  • BRUSANTIN, B. M. . ?Bora pro samba! Visões sobre as tradições culturais dos trabalhadores rurais dos engenhos de açúcar da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX?. In: XXV Simpósio Nacional de História, 2009, Fortaleza. Anais do XXV Simpósio Nacional de História -História e Ética, 2009.

  • BRUSANTIN, B. M. . De qual lado a corda arrebenta? Relações de força numa sociedade canavieria pernambucana na segunda metade do XIX.. In: I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2008, Rio de Janeiro. Anais I Seminário Nacional de Pós-Graduandos em História das Instituições, 2008.

  • BRUSANTIN, B. M. . As culturas de resistência escrava na comarca de Nazaré na zona da mata norte de Pernambuco. In: do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008, Recife. Anais do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História, 2008.

  • BRUSANTIN, B. M. . Inimigos da Província e parceiros de senhores de engenho? Os grupos de sediciosos e a dinâmica escravista na comarca de Nazaré da Mata (1874-1885). In: I Encontro de História do Império Brasileiro, 2008, João Pessoa - UFPB. Anais Eletrônicos I Encontro de História do Império brasileiro UFPB, 2008.

  • BRUSANTIN, B. M. . Festas, suor e resistência: análise comparada das manifestações culturais dos trabalhadores catarinenses e pernambucanos no século XIX e início dos XX.. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo RS. XXIV Simpósio Nacional de História, 2007.

  • BRUSANTIN, B. M. . Viva o boi: uma análise comparada das manifestações culturais dos catarinenses e pernambucanos no século XIX e início dos XX. In: III Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007, Florianópolis - SC. Anais - III Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, 2007.

  • BRUSANTIN, B. M. . Anauê Paulista: o movimento integralista no estado de São Paulo (1932-1943). In: Seminário de Pesquisa em Andamento da APG-IFCH, 2002, Campinas, SP. Coletânea de Artigo apresentados no Seminário de Pesquisas em Andamento da APG-IFCH. Campinas - SP: Editora da Unicamp, 2002.

  • BRUSANTIN, B. M. . Experiência e Cultura dos trabalhadores pernambucanos entre 1831 e 1889.. In: XXI Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012, Campinas, SP. Anais do XXI Encontro Estadual de História: Trabalho, Cultura e Memória, 2012.

  • BRUSANTIN, B. M. ; BARBOSA, Virgínia ; CAMPOS, Eduardo . André Rebouças, Joaquim Nabuco e a Abolição: algumas corespondências. In: IV Colóquio de História da UNICAP, 2010, Recife -PE. IV Colóquio de História da UNICAP. Recife PE: FASA, 2010.

  • BRUSANTIN, B. M. . Parece mas não é: processos eleitorais, posturas políticas e culturas classistas na região canavieira de Pernambuco 1878-1885. In: I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global V Jornada Nacional de História do Trabalho, 2010, Florianópolis -SC. I Seminário Internacional Mundos do Trabalho: Histórias do Trabalho no Sul Global V Jornada Nacional de História do Trabalho, 2010.

  • BRUSANTIN, B. M. . Inimigos da Província e parceiros de senhores de engenho? Os grupos de sediciosos e a dinâmica escravista na comarca de Nazaré da Mata (1874-1885). In: I Encontro de História do Império brasileiro, 2008, João Pessoa. Caderno de resumos - I Encontro de História do Império brasileiro. João Pessoa -PB: Editora Universitária UFPB, 2008.

  • BRUSANTIN, B. M. . As estratégias de luta e de resistência cultural dos trabalhadores dos engenhos da zona da mata norte de Pernambuco 1880 - 1930. In: XXIV Simpósio Nacional de História, 2007, São Leopoldo - RS. XXIV Simpósio Nacional de História. São Leopoldo: Okos Editora, 2007.

  • BRUSANTIN, B. M. ; ARAUJO, W. . A importância da meditação para o ser humano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUSANTIN, B. M. . Ongombe yange yeyi: no terreiro do Cavalo-Marinho pernambucano (século XIX e XX). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Nós constituímos a verdadeira classe proletária: trabalhos indígenas em Pernambuco no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Caminhos para se libertar: ações de liberdade na comarca de Nazaré (PE) (1867-1887). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Teatro-Memória: transculturação e representação do trabalho rural (Pernambuco de 1871 a 2012). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Re-significações culturais dos trabalhadores da cana de Pernambuco entre o século XIX e XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUSANTIN, B. M. . Caminhos da Pesquisa Histórica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUSANTIN, B. M. . Aspectos Sócio-econômicos da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX: uma análise sobre o mundo do trabalho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANTOS, Diego D. ; LIMA, Morgana ; CAPELA, Rebeca Pontes ; INOJOSA, Victor . Trabalhadores em foco: cultura e luta de classe em Pernambuco no século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Caminhos da História na pesquisa sobre Patrimônio Imaterial: uma investigação sobre o Cavalo Marinho pernambucano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUSANTIN, B. M. . As últimas vontades e os desejos primordiais: as alforrias via testamentos (Pernambuco - 1867-1887). 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUSANTIN, B. M. ; LIMA, Morgana ; INOJOSA, Victor . Re- significando a realidade: as culturas festivas dos trabalhadores pernambucanos'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANTOS, Diego D. . Quantos e quem eram os trabalhadores pernambucanos? Um levantamento demográfico entre 1859-1889. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. ; CAPELA, Rebeca Pontes ; GONÇALVES, Gustavo . A vigília social e cultural: o controle imperial sobre os trabalhadores pernambucanos (1831-1889). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. . Corto Cana. amarro cana, dou três nós de amarradio: o que nos contam os trabalhadores rurais pernambucanos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. . Parece mais não é: processos eleitorais, posturas políticas e culturas classistas na região canavieira de Pernambuco 1878-1885. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. ; BARBOSA, Virgínia ; CAMPOS, Eduardo . André Rebouças, Joaquim Nabuco e a Abolição: algumas correspondências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Viva a Liberdade! As festas e as resistências dos trabalhadores rurais da zona da mata de Pernambuco 1870-1906 (Brasil). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUSANTIN, B. M. . ?Bora pro samba! Visões sobre as tradições culturais dos trabalhadores rurais dos engenhos de açúcar da zona da mata norte de Pernambuco no final do século XIX?.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . História e sua arte de produzir caminhos: reflexões sobre métodos de pesquisa sobre o Cavalo Marinho pernambucano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . Os sediciosos e a dinâmica escravista na comarca de Nazaré da Mata - PE (1871-1885). 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUSANTIN, B. M. . As culturas de resistência escrava na comarca de Nazaré na zona da mata norte de Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUSANTIN, B. M. . De qual lado a corda arrebenta? Relações de força numa sociedade canavieria pernambucana na segunda metade do XIX.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUSANTIN, B. M. . As culturas de resistência escrava na comarca de Nazaré na zona da mata norte de Pernambuco. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUSANTIN, B. M. . Viva o Boi: análise comparada das manifestações culturais dos trabalhadores catarinenses e pernambucanos no século XIX e início dos XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. . As estratégias de luta e de resistência cultural dos trabalhadores dos engenhos da zona da mata norte de Pernambuco 1880-1930.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUSANTIN, B. M. . Anauê Paulista: O movimento integralista no estado de São Paulo (1932-1943. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUSANTIN, B. M. . Anauê Paulista: o movimento integralista no estado de São Paulo.. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUSANTIN, B. M. . Os sindicatos ferroviários nas mãos da direita paulista. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUSANTIN, B. M. . Na Boca do Sertão: O perigo político no Interior do Estado de São Paulo(1930-1945). 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUSANTIN, B. M. ; SANDRONI, Carlos . Dossiê do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Cavalo-Marinho 2013 (Dossiê).

  • BRUSANTIN, B. M. . Dossiê do Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial do Cabo de Santo Agostinho.. Recife - PE 2011 (Dossiê).

  • Cecílio Elias Netto ; BRUSANTIN, B. M. . Almanaque Memorial de Piracicaba - Século XX - Cecílio Dias Netto. Piracicaba 2000 (Publicação de dados realizados na pesquisa de IC :O perigo político no interior de São Paulo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRUSANTIN, B. M. . Inventário do Patrimônio Cultural Imaterial do Cabo de Santo Agostinho (PE). 2011.

BRUSANTIN, B. M. . Assessoria Técnica de análise dos projetos culturais submetidos ao Edital do Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura (Fundarpe) Funcultura. 2009.

BRUSANTIN, B. M. . Revista Mundos do Trabalho. 2016.

BRUSANTIN, B. M. . Relatório Analítico do Inventário Nacional de Referências Culturais do Reisado. 2014.

BRUSANTIN, B. M. . Projeto do Inventário Nacional de Referências Culturais do Reisado. 2013.

BRUSANTIN, B. M. . Relatório Analítico do Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo-Marinho. 2013.

BRUSANTIN, B. M. . Projeto do Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo-Marinho. 2011.

Renan, Marcelo ; BESSONE, G. ; GUILLEN, I. ; AMORIM, M. A. ; BRUSANTIN, B. M. . O processo de reconhecimento do Patrimônio Imaterial de Pernambuco: Inventário do Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto e Cavalo-Marinho'.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRUSANTIN, B. M. . História e Pesquisa Histórica. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRUSANTIN, B. M. . V Encontro Cultura e Memória: História, Narrativa, Patrimônio. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRUSANTIN, B. M. . III Seminário do Curso de Economia do CAA/UFPE. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; Jacinto, Raphael ; Holanda, Cibely ; Wanderley, Rafael Correia . Nordeste Independente? E se a colonização holandesa tivesse se consolidado no Brasil?. 2015; Tema: História do Brasil. (Site).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; Jacinto, Raphael . 7 filmes sobre a época da Ditadura Militar que merecem ser vistos.. 2015; Tema: História do Brasil. (Site).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; NUNES, C. F. . O mito nacionalista da Independência do Brasil. 2015; Tema: História do Brasil. (Site).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; Jacinto, Raphael ; SILVA, Vamberto Gonçalves da ; SOUZA, D. O. ; PEREIRA, F. N. A. . 3 pontos que você precisa entender antes de cursar História.. 2015; Tema: História do Brasil. (Site).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; Jacinto, Raphael ; NUNES, C. F. ; Barbosa, Eduarda . Getúlio Vargas: 3 razões para amar (ou odiar) o que ele fez com o Brasil que você vive Hoje. 2015; Tema: História do Brasil. (Site).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. . Fun Page Curso de História da UNICAP. 2013; Tema: Informações sobre o curso de História e assuntos afins em Educação e História. (Rede social).

BRUSANTIN, B. M. ; LOPES, B. H. B. ; Jacinto, Raphael ; NUNES, C. F. ; Barbosa, Eduarda . Getúlio Vargas: 3 razões para amar (ou odiar) o que ele fez com o Brasil que você vive hoje. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

BRUSANTIN, B. M. ; OLIVEIRA, V. A. . Novos Olhares sobre a cidade: diálogos entre História e Cinema Documentário. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUSANTIN, B. M. ; SANDRONI, Carlos . Dossiê do Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo-Marinho. 2013. (Relatório de pesquisa).

BRUSANTIN, B. M. . Relatório Analítico do Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo-Marinho. 2013. (Relatório de pesquisa).

BRUSANTIN, B. M. . Relatório Analítico do Inventário Nacional de Referências Culturais(INRC) do Reisado. 2013. (Relatório Analítico).

BRUSANTIN, B. M. . História Social e cultura popular: da teoria à prática, da vivência à sobrevivência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUSANTIN, B. M. . HISTÓRIA E CULTURA POPULAR: METODOLOGIAS DE PESQUISA, DA TEORIA À PRÁTICA. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUSANTIN, B. M. . Estudos Históricos: uma abordagem historiográfica - História Social, métodos e transformação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUSANTIN, B. M. ; Laranjeira, Ana Carolina ; Guaraldo, Lineu . Dançando o Universo do Cavalo Marinho. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2007. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2006. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Guaraldo, Lineu ; Laranjeira, Ana Carolina . Gaiola de Moscas. 2006. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. ; Guaraldo, Lineu ; Barreto, Tainá ; Campos, Daniel ; Laranjeira, Ana Carolina . A Peleja. 2005. Teatral.

BRUSANTIN, B. M. . Partilha de Sentidos: por uma outra História das Prostitutas de Minas Gerais. 2016. Outra.

BRUSANTIN, B. M. ; Cláudio Rabeca ; MACHADO, G. . INRC do Cavalo Marinho. 2013. Filme.

BRUSANTIN, B. M. . Partilha de Sentidos: por uma nova História das Prostitutas de Minas Gerais. 2016 (Dossiê).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Projeto de Inventário Nacional de Referências Culturais do Reisado de Pernambuco, Descrição: Coordenação do Processo de Identificação e Registro como Patrimônio Nacional Cultural Imaterial do Reisado de Pernambuco. Pesquisa empírica junto das comunidades e comunidades quilombolas que mantêm a tradição do Reisado no estado de Pernambuco.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2015

    Experiência e cultura dos trabalhadores de Pernambuco entre 1831 e 1889, Descrição: Este projeto pretende realizar um estudo na área da História Social do Brasil, investigando, inicialmente, as experiências de vida, de trabalho, de sociabilidade e de luta dos trabalhadores pertencentes a 3 regiões pernambucanas: Sertão, Agreste e Zona da Mata entre 1831 e 1889 com foco em municípios específicos. Propõe-se investigar tanto as ações dos trabalhadores em irmandades, corporações, locais de trabalho, como também pesquisar as formas de resistência e acomodações dos escravizados nos engenhos, nas plantações, nas criações de gado, nas cidades e nos quilombos. Os aspectos culturais festivos e tradicionais também serão contemplados visando justamente ampliar as reflexões sobre o mundo do trabalho e seus sujeitos.Pretende-se também produzir conhecimento histórico sobre tradições, costumes, bens culturais e a memória individual e coletiva.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz de Miranda Brusantin - Coordenador / Diego Douglas Santos - Integrante / Morgana Lima - Integrante / Rebeca Pontes Capela - Integrante / Victor Inojosa - Integrante / Gustavo Gonçalves - Integrante / Elaine Santana de Ó - Integrante / William Freire - Integrante / David Borges - Integrante / Wilma Bispo - Integrante / Camilla Fernandes Nunes - Integrante.Financiador(es): Universidade Católica de Pernambuco - Bolsa., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 4

  • 2011 - 2013

    Projeto de Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo Marinho de Pernambuco: Pois bata o baião: o samba tem que continuar., Descrição: Projeto de Inventariar o Cavalo Marinho de Pernambuco de acordo com o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) - IPHAN. Com financiamento da FUNDARPE sob responsabilidade da Associação Respeita Januário. Licitação Pública. Pesquisa empírica junto das comunidades que mantém a tradição do Cavalo-Marinho, cultura com raízes escravas e africanas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2011

    Projeto Capitães e Mateus: relações sociais, culturas festivas e de luta dos trabalhadores dos engenhos da mata norte de Pernambuco ( Comarca de Nazareth - 1870-1888)), Descrição: Pesquisa sobre os processos históricos da zona da mata pernambucana, os processos de liberdade e luta dos escravos, as culturas festivas e suas raízes africanas. Pesquisa de aprofundamento histórico, antropológico e demográfico sobre o universo do Cavalo-Marinho e seus atores sociais escravos ou descendentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2011

    Pesquisadora do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2006 - 2008

    Do Corte da Cana à brincadeira popular:histórias de luta e lazer dos cortadores de cana da zona da mata de Pernambuco, Descrição: Produção digital (CD ROM) de registros visuais e em audio (entrevistas) de cortadores de cana brincadores de folguedos da zona da mata de Pernambuco e atuais sindicalistas dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais. Levantamento em comunidades tradicionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2002 - 2004

    Anauê paulista: um estudo sobre a prática política da primeira 'Cidade Integralista' do Estado de São paulo (1932-1943), Descrição: Pesquisa de Mestrado em História Social sobre o movimento integralista na cidade de Rio Claro (SP).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 1999 - 2004

    Projeto Integrado Universidade de São Paulo e Arquivo do Estado de São Paulo -PROIN, Descrição: Projeto coordenado pela Prof. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro (História-USP) com financiamento da FAPESP que visa catalogar, inventariar e qualificar o acesso da documentação do Departamento de Ordem Política do Estado de São Paulo (DEOPS) arquivado no Arquivo do Estado de São Paulo. A iniciativa também cria uma ponte direta entre Universidade e Arquivo uma vez que os pesquisadores são graduandos, mestrandos e doutorandos da Universidade de São Paulo e outras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2012

Aprovada no Concurso para Magistério Superior da Universidade de Pernambuco - Campus Nazaré da Mata, Universidade de Pernambuco (UPE).

2011

Doutora em História Social, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

2008

Edital de Intercâmbio Cultural no 2/2008, Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura,Ministério da Cultura (Minc).

2006

Prêmio Projeto Memória do Trabalho do Brasil, CPDOC/FGV, Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil.

2004

Mestre em História Social, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UNICAMP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte

    Vínculo: Professor externo, Enquadramento Funcional: Docente

    Outras informações:
    Docente Pós-Graduação - Especialização História do Brasil Contemporâneo

  • 2010 - 2016

    Universidade Católica de Pernambuco

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atualmente exerce a função de coordenadora do curso de Licenciatura em História, coordenadora do Projeto de Pesquisa "Experiência e Cultura dos trabalhadores de Pernambuco", coordenadora do Projeto de Extensão "História para quem faz História", coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de História e é docente que atua nas seguintes disciplinas: História do Brasil II, História do Nordeste I, Metodologia de História, História e Patrimônio Cultural, Técnicas de Pesquisa Histórica, Seminário Especial de História Social. Também é membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Comitê de Pesquisa de Iniciação Científica.

    Atividades

    • 03/2014 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Representante do Centro no Conselho e Ensino Pesquisa e Extensão da UNICAP.

    • 01/2014 - 02/2016

      Direção e administração, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de História.

    • 01/2014 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

    • 09/2013 - 02/2016

      Extensão universitária , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora do projeto "História para quem faz História".

    • 09/2013 - 02/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico de Iniciação à Pesquisa - CCIP - UNICAP.

    • 02/2010 - 02/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Idéias Políticas, Sociais e Econômicas, História do Brasil II- Império, História do Brasil III - República, História e Patrimônio Cultural, História Urbana, Metodologia de História, Paleografia e Pesquisa História, Seminário Especial em História Social, Técnicas de Pesquisa HIstórica

    • 01/2010 - 02/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

    • 09/2013 - 01/2014

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Teologia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

  • 2013 - 2014

    Associação Respeita Januário

    Vínculo: Associada, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Coordenadora do Inventário Nacional de Referências Culturais do Reisado (INRC). Realização da FUNDARPE em parceria com o IPHAN.

  • 2011 - 2013

    Associação Respeita Januário

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do INRC Cavalo Marinho FUNDARPE

    Outras informações:
    Coordenadora do Inventário Nacional de Referências Culturais do Cavalo Marinho - IPHAN/FUNDARPE

  • 2006 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Pesquisadora do Centro de Pesquisas em História Social da Cultura - Cecult

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 1999 - 2004

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2001 - 2001

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - pesquisador- monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora do Projeto Integrado Arquivo/Universidade - DEOPS - USP- FAPESP.

  • 2000 - 2000

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - pesquisador- monitor, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Monitora do Projeto Integrado Arquivo/Universidade - DEOPS - USP - FAPESP.

  • 2000 - 2000

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - pesquisador- monitor, Carga horária: 14

    Outras informações:
    Monitor do Projeto Integrado Universidade/Arquivo- DEOPS - USP- FAPESP.

  • 2010 - 2011

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador

    Outras informações:
    Assessoria e pesquisa histórica referente ao Inventário do Município de Cabo de Santo Agostinho - PE pela Associação Respeita Januário (ARJ)

  • 2009 - 2009

    Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Provisório

    Outras informações:
    Pesquisa documental e de campo do Processo de Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no estado de Pernambuco (INRC).

  • 2009 - 2010

    Ponto de Cultura Cartografia Musical do Cavalo Marinho

    Vínculo: Oficineiro - Pesquisa, Enquadramento Funcional: Provisório

    Atividades

    • 08/2009 - 08/2010

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Oficinas de Pesquisa e Vídeo para produção de documentário sobre a brincadeira do Cavalo Marinho da cidade de Condado (PE). Produto final: vídeo de 19 minutos.

  • 2009 - 2009

    Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Provisório

    Atividades

    • 10/2009 - 11/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), .,Cargo ou função, Assessoria Técnica de análise dos projetos culturais submetidos ao Edital do Funcultura 2009 (Fundarpe).

  • 2006 - 2006

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: de janeiro a março de 2006

    Outras informações:
    Coordenação de pesquisa Iconográfica do Projeto Trabalho e Trabalhadores do Brasil em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil

  • 2005 - 2006

    ESCOLA ESTADUAL CULTO À CIÊNCIA

    Vínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: de janeiro de 2005 à dezembro de 2005

  • 2005 - 2005

    Escola Estadual Orosimbo Maia

    Vínculo: Professor ACT, Enquadramento Funcional: de janeiro de 2005 a julho de 2005

  • 2006 - 2006

    Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Harmonia

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

  • 2001 - 2001

    Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor e Pesquisador, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitoria do Projeto Integrado Arquivo/Universidade - DEOPS - USP - FAPESP.

  • 2000 - 2000

    Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor e Pesquisador, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Monitoria do Projeto Integrado Arquivo/Universidade Acervo DEOPS/SP - USP - FAPESP.

  • 1999 - 2000

    Divisão de Arquivo do Estado de São Paulo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário bolsista

  • 1997 - 1999

    Fundação Memorial da América Latina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: 1997 a 1999

  • 2016 - 2016

    Museu do Sexo das Putas (Belo Horizonte- MG)

    Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: residência artística FUNARTE Artes Visuais, Regime: Dedicação exclusiva.