Rachel Silva Menezes da Cunha

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), MG, em 2002. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social, UERJ, em 2016 e 2021, respectivamente. Fisioterapeuta da seção de Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Rio de Janeiro, RJ, desde 2011; e do Município de Duque de Caxias, RJ, desde 2008, atuando no Centro Especializado em Reabilitação (CER 2). Áreas de atuação: Fisioterapia Neuropediátrica e Fisioterapia em Oncologia.

Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Coletiva

2017 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Luto prolongado e depressão parental no contexto da oncologia pediátrica
Claudia de Souza Lopes. Palavras-chave: Transtorno do Luto Prolongado; Luto parental; Depressão; Câncer infanto-juvenil; Cuidados Paliativos.

Mestrado em Saúde Coletiva

2014 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Repercussões na saúde mental dos sobreviventes ao transplante de células tronco hematopoiéticas para tratamento do câncer hematológico na infância e na adolescência: revisão sistemática da literatura
, Ano de Obtenção: 2016.Claudia de Souza Lopes.

Especialização em andamento em Pós-graduação Lato Sensu em Cuidados Paliativos

2022 - Atual

FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS

Especialização em Fisioterapia em Oncologia

2008 - 2009

Instituto Nacional de Câncer
Título: A prática fisioterapêutica oncológica em crianças e adolescentes do sexo feminino acometidas por tumores do aparelho genital
Orientador: Cláudia Azevedo Rabello

Especialização em Fisioterapia Neurológica

2005 - 2007

Universidade Estácio de Sá
Título: Efeito do uso do andador no desenvolvimento motor de crianças com desenvolvimento típico

Graduação em Fisioterapia

1997 - 2002

Universidade Federal de Juiz de Fora

Formação complementar

2011 - 2011

Qualificação da Comunicação em Situações Difíceis. (Carga horária: 42h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2011 - 2011

Atualização em Fisioterapia Neuropediátrica IFF. (Carga horária: 16h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2011 - 2011

Atendimento Humanizado ao Paciente Oncológico. (Carga horária: 6h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2010 - 2010

Linfedema de Membro Superior - Técnicas e Controle. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2006 - 2006

Developmental Biomechanics and Pathokinesiology. (Carga horária: 21h). , Clínica Sensorial, SENSORIAL, Brasil.

2006 - 2006

Análise dos Modelos de Intervenção com Crianças. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2006 - 2006

Medidas e Instrumentos de Avaliação I. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Integração Sensorial em Disfunção Neuromotora. (Carga horária: 20h). , Eliane Varella, ELIANE VARELLA, Brasil.

2004 - 2004

Classificação Internacional de Funcionalidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2004 - 2004

Abordagem no Desenvolvimento da Criança no 1º Ano. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2003 - 2003

Ventilação Não Invasiva. (Carga horária: 16h). , Up Grade Centro de Aprimoramento Profissional, UPGRADE, Brasil.

2003 - 2003

Curso Básico Neuroevolutivo - Conceito Bobath. (Carga horária: 280h). , Centro de Estudos Dra Monika Müller, CEMM, Brasil.

2001 - 2001

Radiologia para Fisioterapia. (Carga horária: 16h). , Centro Brasileiro de Fisioterapia, CEBRF, Brasil.

2001 - 2001

Fisioterapia no Paciente Neurológico Crítico. (Carga horária: 25h). , Aperfeiçoamento Multidisciplinar Anabete e Antonio Carlos, AMAAC, Brasil.

2001 - 2001

Fisioterapia Respiratória Ambulatorial e no Leito. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2000 - 2000

Atualização na Desordem Craniomandibular. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2000 - 2000

Biomecânica. (Carga horária: 60h). , Aperfeiçoamento Multidisciplinar Anabete e Antonio Carlos, AMAAC, Brasil.

2000 - 2000

Fisioterapia Respiratória em CTI. (Carga horária: 30h). , Aperfeiçoamento Multidisciplinar Anabete e Antonio Carlos, AMAAC, Brasil.

1998 - 1998

Fisiopatologia e Reabilitação de Queimados. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: docência.

Organização de eventos

CUNHA, R. S. M. . Atualização Científica em Fisioterapia. 2001. (Outro).

CUNHA, R. S. M. . I Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2000. (Congresso).

CUNHA, R. S. M. . IV Encontro de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 1999. (Outro).

Participação em eventos

Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica. PAPEL DO APOIO SOCIAL, RELIGIOSIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS NO LUTO EMONCOPEDIATRIA.. 2022. (Congresso).

Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica. LUTO PROLONGADO E DEPRESSÃO EM PAIS CUJOS FILHOS FALECERAM POR CÂNCERINFANTO-JUVENIL. 2022. (Congresso).

Congresso Internacional de Oncologia Pediátrica do GRAACC. 2022. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos. 2022. (Congresso).

SimpósioMultidisciplinar de Oncologia Pediátrica.Cuidados Paliativos em pacientes oncológicos pediátricos. 2022. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Epidemiologia. PAPEL DO APOIO SOCIAL, RELIGIOSIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS NO LUTO EMONCOPEDIATRIA. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Epidemiologia. LUTO PROLONGADO E DEPRESSÃO EM PAIS CUJOS FILHOS FALECERAM POR CÂNCERINFANTO-JUVENIL. 2021. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia. ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS. 2021. (Congresso).

Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria. 2020. (Encontro).

Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria. 2019. (Encontro).

Simpósio de Fisioterapia IBMR.Fisioterapia nos pacientes pediátricos com tumores ósseos. 2019. (Simpósio).

Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria. 2018. (Encontro).

Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital Copa D'or.ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS. 2018. (Encontro).

Encontro de Cuidados Paliativos em Pediatria. 2017. (Encontro).

Simpósio de Fisioterapia em oncologia do INCA.Desafios na Protetização do Paciente Pediátrico Oncológico. 2016. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Oncologia. Fisioterapia na população pediátrica acometida por Tumores Ósseos de Membros Inferiores. 2015. (Congresso).

II Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro. 2013. (Simpósio).

Simpósio de Cuidados Paliativos para os Institutos e Hospitais Federais do do Rio de Janeiro. 2012. (Simpósio).

Forum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro. 2011. (Outra).

IX Jornada de Fisoterapia em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer. 2010. (Outra).

III Simpósio de Fisioterapia no Câncer de Mama do Instituto Nacional de Câncer. 2009. (Simpósio).

Jornada de Atualização em Órteses do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. 2009. (Outra).

II Simpósio de Fisioterapia no Câncer de Mama do INCA HCIII. 2008. (Simpósio).

VIII Jornada de Fisioterapia em Oncologia do INCA. 2008. (Outra).

I Fórum Carioca de Gestão Empresarial em Saúde. 2007. (Outra).

Atuação Fisioterapêutica na Saúde da Universidade Estácio de Sá de Juiz de Fora.A Fisioterapia na Neuropediatria. 2005. (Outra).

I Curso para Gestante - Infantus - Cedimagem - Baby Center.Curso para Gestantes. 2005. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Comportamento Motor da Universidade Federal de Minas Gerais. 2004. (Congresso).

III Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2004. (Congresso).

II Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2002. (Congresso).

I Simpósio de Ortopedia Aplicada a Neurologia Infantil da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2002. (Simpósio).

I Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Síndrome de Patau e sua abordagem fisioterapêutica - Estudo de um caso clínico. 2000. (Congresso).

I Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mielodisplasia, suas intercorrências funcionais e seu tratamento fisioterapêutico - Estudo de um caso clínico. 2000. (Congresso).

I Congresso de Fisioterapia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tratamento fisioterápico em pacientes com seqüelas neurológicas de SIDA. 2000. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro de Fisioterapia. 1999. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Devika Prem Chandiramani Chiari

CUNHA, R. S. M.. Impacto da COVID-19 na assistência à saúde de crianças e adolescentes com câncer durante o tratamento, em sua qualidade de vida e na de seus cuidadores. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Larissa Melo Sampaiof

CUNHA, R. S. M.. Eficácia do treino muscular inspiratório na força muscular, dispneia e fadiga muscular em receptores de transplante de células-tronco hematopoiéticas: uma revisão sistemática e uma metanálise. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Susana Moura Pinheiro

CUNHA, R. S. M.. Perfil dos pacientes em cuidados paliativos atendidos pela fisioterapia na assistência domiciliar de um hospital de referência em oncologia. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: MARIA FERNANDA LACERDA BRASIL

CUNHA, R. S. M.; FAGUNDES, B. S.; ANDRADE, R. F.. PRÁTICAS DE MOBILIZAÇÃO EM CRIANÇAS CRITICAMENTE ENFERMAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM FISIOTERAPIA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Paula Braga Ribeiro

Ribeiro, P. B.; BERNART, A. B.;CUNHA, R. S. M.. A CULPA NA PEDIATRIA DE UM HOSPITAL ONCOLÓGICO: REPERCUSSÕES E POSSIBILIDADES DE MANEJO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Karina Costa Duarte

Duarte, K. C.; Silva, E. O.; Maranhão, E.;CUNHA, R. S. M.. Perfil funcional do uso de prótese em pacientes oncológicos amputados de membros inferiores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer.

Aluno: Jéssika Thiago Alves e Larissa Miguel de Souza

CUNHA, R. S. M.. Funcionalidade de crianças com câncer entre dois e cinco anos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientou

Claúdia Denise de Souza

PERFIL DOS PACIENTES PEDIÁTRICOS SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA; Início: 2023; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento nos moldes fellow) - Instituto Nacional de Câncer; (Orientador);

Nathalia Araujo de Souza

PERFIL DOS PACIENTES PEDIÁTRICOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA (INCA); Início: 2022; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia) - Instituto Nacional de Câncer; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • CUNHA, R. S. M. ; CHAGAS P.S.C. ; MANCINI, M. C. ; MAGALHAES, L. C. . What Is the Effect of the Use of Baby Walker on Motor Development of Typically Developing Children?. In: Progress in Motor Control, 2007, Santos, SP. Motor Control The Official Journal of the International Society of Motor Control. Atlanta, GA: Human Kinetics, 2007. v. 11. p. S177-S178.

  • CUNHA, R. S. M. . Cuidados Paliativos em pacientes oncológicos pediátricos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. ; LOPES, C. S. . LUTO PROLONGADO E DEPRESSÃO EM PAIS CUJOS FILHOS FALECERAM POR CÂNCER INFANTO-JUVENIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. ; LOPES, C. S. . PAPEL DO APOIO SOCIAL, RELIGIOSIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS NO LUTO EM ONCOPEDIATRIA.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. . Atuação do Fisioterapeuta nos Cuidados Paliativos em Oncologia Pediátrica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. . LUTO PROLONGADO E DEPRESSÃO PARENTALNO CONTEXTO DA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. ; LOPES, C. S. . LUTO PROLONGADO E DEPRESSÃO EM PAIS CUJOS FILHOS FALECERAM POR CÂNCER INFANTO-JUVENIL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. ; LOPES, C. S. . PAPEL DO APOIO SOCIAL, RELIGIOSIDADE E CUIDADOS PALIATIVOS NO LUTO EM ONCOPEDIATRIA.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia na Oncologia Pediátrica. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia nos pacientes pediátricos com tumores ósseos. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. . Exercícios no Câncer Infanto-juvenil. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. . Exercícios no Câncer Infanto-juvenil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, R. S. M. . ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NOS CUIDADOS PALIATIVOS PEDIÁTRICOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia nos tumores ósseos pediátricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. ; PEREIRA, V. S. . Fisioterapia em Cuidados Paliativos Pediátricos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia na Oncologia Pediátrica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia na Oncologia Pediátrica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CUNHA, R. S. M. . Estimulação precoce e vigilância dos marcos do desenvolvimento na síndrome da zika congênita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, R. S. M. . Novas Tecnologias e Reabilitação em Pediatria Oncológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia na Oncologia Pediátrica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. . Desafios na Protetização do Paciente Pediátrico Oncológico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CUNHA, R. S. M. . Fisioterapia na população pediátrica acometida por Tumores Ósseos de Membros Inferiores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CUNHA, R. S. M. . O Serviço de Fisioterapia Pediátrica no INCA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

CUNHA, R. S. M. ; FERREIRA, M. F. B. . Assistência levada a sério. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, R. S. M. ; FERREIRA, M. F. B. . Fisioterapia usa videogame na recuperação funcional de pacientes. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CUNHA, R. S. M. ; PEREIRA, V. S. ; MARTINS, B. S. M. C. ; RABELLO, C. A. F. G. ; COSTA, M. P. ; SOUZA, T. S. ; SILVA, D. K. M. M. ; BIZZO, L. V. ; FERNANDES, G. M. . ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA AMBULATORIAL EM PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO para atividade técnica).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    PERFIL DOS PACIENTES PEDIÁTRICOS SUBMETIDOS A PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Coordenador / Beatriz Silva Menezes da Cunha Martins - Integrante / Mariângela Perini da Costa - Integrante / DIANA KELLY DE MELO MESQUITA SILVA - Integrante / THAIS DA SILVA SOUZA - Integrante / CLAUDIA DENISE DE SOUZA - Integrante.

  • 2022 - Atual

    Perfil epidemiológico e funcionalidade da população pediátrica internada na enfermaria de um hospital ooncológico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Coordenador / Beatriz Silva Menezes da Cunha Martins - Integrante / vania matos fonseca - Integrante / Luciana Almeida Eppinghaus - Integrante.

  • 2020 - 2020

    Fisioterapia como tratamento adjuvante de paciente em controle de osteossarcoma com descompensação por cardiotoxicidade prévia e miocardiopatia periparto, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Coordenador / Beatriz Silva Menezes da Cunha Martins - Integrante / Mariângela Perini da Costa - Integrante / DIANA KELLY DE MELO MESQUITA SILVA - Integrante / EVELYN CRISTINA SILVA SANTANA - Integrante / Monica Maria Pena Quintão - Integrante / THAIS DA SILVA SOUZA - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Avaliação funcional de pacientes oncológicos pediátricos após alta da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica Oncológica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Integrante / Beatriz Silva Menezes da Cunha Martins - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Luto prolongado e depressão no contexto da oncologia pediátrica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Coordenador / claudia de souza lopes - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Perfil clínico de crianças e adolescentes em reabilitação funcional após tratamento cirúrgico para tumores ósseos de membros inferiores, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rachel Silva Menezes da Cunha - Integrante / Beatriz Silva Menezes da Cunha Martins - Coordenador / Valmara dos Santos Pereira - Integrante / Mariângela Perini da Costa - Integrante / Claudia Azevedo Ferreira Guimarães Rabello - Integrante / DIANA KELLY DE MELO MESQUITA SILVA - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Câncer, Ministério da Saúde. , Praça Cruz Vermelha, 23, Centro, 20230130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 32071000

Experiência profissional

2011 - Atual

Instituto Nacional de Câncer

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na assistência direta aos pacientes, bem como na preceptoria para Residentes e Fellows, e como docente para Residência.

Atividades

  • 01/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

  • 12/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

  • 03/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

  • 03/2022

    Ensino, Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Orientação de Trabalho de Conclusão de Residência

  • 03/2022

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto Nacional de Câncer, Instituto Nacional de Câncer.Atividade realizada, Coordenação do curso Fisioterapia em pós-operatório em pacientes oncológicos pediátricos.

  • 01/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Nacional de Câncer.Cargo ou função, Membro da Comissão de Ensino do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia.

  • 03/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

  • 11/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

  • 05/2011

    Ensino, Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Fisioterapia em Oncopediatria

  • 05/2011

    Treinamentos ministrados , Instituto Nacional de Câncer.Treinamentos ministrados, Preceptoria aos residentes fisioterapeutas do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia

  • 08/2016 - 12/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto Nacional de Câncer.Linhas de pesquisa

2008 - Atual

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
2008 a 2011 - Atuação no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, realizando atendimento fisioterapêutico a pacientes internados nos setores de Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Ortopédica, com atividades de prevenção e reabilitação motora e respiratória. 2011 até a presente data - Atendimento fisioterapêutico ambulatorial individualizado a crianças e adolescentes com comprometimento neurológico, respiratório, ortopédico, oncológico, traumatológico ou múltiplos.

2009 - 2011

Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, Nova Iguaçu

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial individualizado e em grupo a pacientes submetidas à mastectomia, quimioterapia e/ou radioterpia para o tratamento do câncer de mama, coom atividades de prevenção e reabilitação das sequelas.

2010 - 2011

Prefeitura Municipal de Macaé, PM/Macaé

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial individualizado a crianças e adolescentes com comprometimento neurológico, respiratório, ortopédico, traumatológico ou múltiplos.

2008 - 2010

Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial individualizado a crianças e adolescentes com comprometimento neurológico, respiratório, ortopédico, traumatológico ou múltiplos. Prescrição de órteses e meios auxiliares de locomoção. Trabalho em equipe multidisciplinar.

2005 - 2006

Infantus - Clínica de Especialidades da Criança e do Adolescente

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial individualizado a crianças e adolescentes com comprometimento neurológico, respiratório, ortopédico, traumatológico ou múltiplos.

2006 - 2006

Prefeitura Municipal de Bocaina de Minas

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Outras informações:
Atendimento ambulatorial aos usuários da rede SUS no município; atendimento fisioterapêutico especializado e individualizado aos alunos da APAE Bocaina de Minas.

2003 - 2005

Centro Médico Rio Branco

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial a crianças e adolescentes com comprometimento neurológico, respiratório, ortopédico, traumatológico, reumatológico ou múltiplos.

2003 - 2005

Centro Médico Rio Branco

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta da Assistência Domiciliar, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico domiciliar a pacientes restritos ao leito e/ou com acometimento respiratório agudo recém saídos de internação hospitalar, conveniados ao Programa Unimed Domiciliar da Unimed Juiz de Fora, através da clínica supracitada.

2003 - 2003

Centro Médico Rio Branco

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Substituto, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico ambulatorial a pacientes do setor de ortopedia e traumatologia da clínica supracitada.

2002 - 2002

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Juiz de Fora

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Voluntária, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento fisioterapêutico especializado aos alunos da APAE Juiz de Fora.

2017 - Atual

InterFisio

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Outras informações:
Professora do módulo de Fisioterapia em Oncologia Pediátrica do curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Oncologia ? Rio de Janeiro