Renata Rufino Amaro

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialização em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2011). Graduada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro ? UERJ - Licenciatura e Bacharelado (2010). Atua como professora de Geografia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/Fiocruz. Atua como professora de Geografia do Colégio Santa Maria - São João de Meriti - RJ. Atua como professora no Instituto de Educação Santa Ângela - Nova Iguaçu - RJ. Atuou como professora de Geografia do PROEJA - Ensino Profissionalizante para Jovens e Adultos -, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV/Fiocruz. Atuou como bolsista do projeto "Apoio à Implementação da Plataforma de Big Data em Saúde a partir da coleta de dados relacionados ao clima e à saúde no Brasil" - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde / ICICT/ Fiocruz (Bolsista Faperj). Foi bolsista do projeto "Apoio à Consolidação da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas" - Observatório Clima e Saúde - Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde / ICICT/ Fiocruz (Bolsista DTI-B). Atuou como bolsista do projeto "Fundamentos do Geoprocessamento e suas Aplicações (Faperj).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2011 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O espaço geográfico e o processo saúde-doença na atualidade: as Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2013
Prof. Dr. Miguel Angelo Campos Ribeiro.Palavras-chave: Espaço geográfico; Geografia da Saúde; Leishmaniose.

Especialização em Políticas Territoriais

2010 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A Relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no município de Mesquita - RJ
Orientador: Prof. Dr.Miguel Angelo Campos Ribeiro

Graduação em Geografia

2004 - 2009

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

1994 - 1996

Escola Técnica João Luiz do Nascimento

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Análise Espacial e Geoprocessamento em Saúde. (Carga horária: 75h). , Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, ICICT/FIOCRUZ, Brasil.

2014 - 2014

Atualização em Geotecnologias aplicadas à docência. (Carga horária: 30h). , Fundação Cecierj - Consórcio Cederj, CECIERJ / CEDERJ, Brasil.

2007 - 2007

Águas da Baixada. (Carga horária: 240h). , Observatório das Metrópoles, IPPUR/UFRJ, Brasil.

2002 - 2002

Geografia de Nova Iguaçu. (Carga horária: 40h). , Colégio Vetor, CV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia da Saúde.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Informação em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BARCELLOS, C. ; REZENDE, R. F. C. ; AMARO, R. R. ; SILVA, D. R. X. . Seminário Eventos climáticos extremos, desastres e impactos sobre a saúde. O que dizem os sistemas de informação?. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Simpósio Abordando a Emergência Sanitária: contribuições da Fiocruz para a Conferência Nacional de de Vigilância em Saúde. 2016. (Simpósio).

III Encontro do Comitê dos Rios - Os povos em defesa da Baía de Guanabara. 2013. (Encontro).

I Simpósio de Estudos Urbanos - SEURB.A relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no município de Mesquita - RJ. 2011. (Simpósio).

II Congresso Internacional do Núcleo de Estudos das Américas. 2010. (Congresso).

III Seminário de Epidemiologia e Vigilância: Tendências e perspectivas. 2010. (Seminário).

Mulheres fazendo a diferença em Manguinhos: refletindo sobre políticas públicas para nosso futuro. 2010. (Encontro).

Políticas públicas de saúde: o SUS e o desafio à Federação. 2010. (Outra).

VII Simpósio em Ecologia: Interações ecológicas e doenças transmissíveis. 2010. (Simpósio).

Seminário Internacional ?A Expansão da Metrópole para além das Fronteiras da sua Região: Continuidade ou Ruptura?". 2009. (Seminário).

VI Encontro Estadual de Professores de Geografia do Rio de Janeiro. 2009. (Oficina).

VIII Semana de Meio Ambiente. 2007. (Congresso).

Fiocruz Pra Você. 2006. (Outra).

I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas. Trilhas urbanas Estudo de caso Parque Municipal do Penhasco Dois irmãos Leblon, RJ.. 2006. (Congresso).

VI Semana de Graduação.Trilhas urbanas Estudo de caso Parque Municipal do Penhasco Dois irmãos Leblon, RJ.. 2006. (Simpósio).

XVIII Encontro Nacional de Geografia Agrária. 2006. (Encontro).

Cruzando Fronteiras. 2005. (Seminário).

Fiocruz Pra Você. 1999. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Wagner Alexandre Costa

MARAFON, G. J.;COSTA, W. A.; Mello J B F. A relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no Município de Mesquita - RJ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Politicas Territoriais no RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Baptista Ferreira de Mello

RIBEIRO, Miguel Angelo;MELLO, J. B. F.; COSTA, W. A.. A relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no Município de Mesquita - RJ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Baptista Ferreira de Mello

RIBEIRO, M. A. C.;MELLO, J. B. F.; MARAFON, Glaucio José. A Doença de Chagas no Nordeste Brasileiro e as Questões Socioeconômicas na Atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Nildimar Honorio Rocha

RIBEIRO, M. A. C.; FERNANDES, U. S.;HONÓRIO, NA. O espaço geográfico e o processo saúde-doença na atualidade: as Leishmanioses no estado do rio de Janeiro. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ulisses da Silva Fernandes

BARCELLOS, C.;FERNANDES, Ulisses da Silva; MARAFON, G.; RIBEIRO, M. A. C.. O Espaço Geográfico e o Processo Saúde-Doença na Atualidade: a Leishmaniose no Estado do Rio de Janeiro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Glaucio José Marafon

MARAFON, G. J.. A doença de chagas no nordeste brasileiro eas questões socioeconômicas na atualidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Viviane Brandão Gomes de Sousa

A violência do capital: o negacionismo climático no contexto do protocolo de Kioto; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico em Análises Clínicas) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz; (Orientador);

Layse Santos da Silva

O trabalho análogo à escravidão na Amazônia brasileira do século XXI; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Técnico de Gerência em Saúde) - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz; (Orientador);

Ana Paula Rufino Amaro Sant'Anna

Interações entre Saneamento Básico, Saúde Pública e Ambiente; ; ; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnólogo em Gestão Ambiental) - Universidade Iguaçu; Orientador: Renata Rufino Amaro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liane Maria Azevedo Dornelles

FUNDAMENTOS DE GEOPROCESSAMENTO E SUAS APLICAÇÕES - ESTUDO DE CASO SPRING WEB LEBLON; 2006; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Liane Maria Azevedo Dornelles;

Miguel Ângelo Campos Ribeiro

O Espaço Geográfico e o Processo Saúde-Doença na Atualidade: as Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Miguel Angelo Campos Ribeiro;

Miguel Ângelo Campos Ribeiro

A Relação entre o Desmatamento e a Incidência de Leishmaniose no Município de Mesquita-RJ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Miguel Angelo Campos Ribeiro;

Miguel Ângelo Campos Ribeiro

A Doença de Chagas no Nordeste Brasileiro e as Questões Sócioeconomicas na Atualidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Miguel Angelo Campos Ribeiro;

Jane Margaret Costa von Sydow - Jane Costa

A doença de Chagas no Nordeste do Brasil: Questões socioeconômicas e perfil atual; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Jane Margaret Costa de Frontin Werneck;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • RUFINO, RENATA ; GRACIE, RENATA ; SENA, ADERITA ; FREITAS, CARLOS MACHADO DE ; BARCELLOS, CHRISTOVAM . Surtos de diarreia na região Nordeste do Brasil em 2013, segundo a mídia e sistemas de informação de saúde ? Vigilância de situações climáticas de risco e emergências em saúde. Ciência & Saúde Coletiva (Online) , v. 21, p. 777-788, 2016.

  • AMARO, R. R. . A Relação entre desmatamento e a Incidência de Leishmaniose no municipio de Mesquita, RJ. Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Impresso) , v. 2, p. 245-262, 2012.

  • AMARO, R. R. ; COSTA, W. A. . Transformações socioespaciais no estado do Rio de Janeiro enquanto determinante social da saúde: no contexto das leishmanioses. In: VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde, 2017, Dourados - MS. VIII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde / V Fórum Internacional de Geografia da Saúde, 2017.

  • AMARO, R. R. . A relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no município de Mesquita, RJ. In: I Simpósio de Estudos Urbanos - I SEURB, 2011, Campo Mourão - PR. I Simpósio de Estudos Urbanos - I SEURB, 2011.

  • DORNELLES, L. M. A. ; AMARO, R. R. . Trilhas Urbanas - Estudo de caso: o Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos. In: I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas, 2006, Rio de Janeiro. I Congresso Nacional de Manejo de Trilhas, 2006.

  • AMARO, R. R. . A relação entre o desmatamento e a incidência de Leishmaniose no município de Mesquita, RJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DORNELLES, L. M. A. ; AMARO, R. R. . Trilhas Urbanas - Estudo de caso: O Parque Municipal de Penhascos Dois Irmãos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DORNELLES, L. M. A. ; AMARO, R. R. . Trilhas Urbanas - Estudo de caso: o Parque Municipal do Penhasco Dois Irmãos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AMARO, R. R. . Simpósio Latino Americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade: conhecimento e gestão. 2012 (Participação em organização de evento) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Apoio à Implementação da Plataforma de Big Data em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT/Fiocruz, a partir da coleta de dados relacionados ao clima e à saúde no Brasil, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Rufino Amaro - Integrante / Christovam Barcellos - Coordenador / GRACIE, RENATA - Integrante / Marcel Pedroso - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na ocorrência de doenças vetoriais como dengue e malária nos biomas brasileiros, Descrição: Os eventos e ciclos climáticos estão intrinsecamente ligados aos padrões de uso do solo e da apropriação de recursos naturais. Também é importante destacar que os impactos dessas mudanças sobre a saúde são extremamente diferenciados, dependendo da vulnerabilidade dos grupos populacionais e de sua resiliência. Diferentes populações, vivendo em espaços diferenciados, apresentam distintas constituições para suas vulnerabilidades, entendida neste contexto mais amplo como a capacidade de resposta de indivíduos, grupos e comunidades aos potenciais perigos deflagrados por eventos relacionados a mudanças climáticas e ambientais em qualquer fase dos ciclos dos diversos processos saúde-doença. Segundo esta concepção, a vulnerabilidade destas populações está associada ao seu lugar, e sua caracterização não pode prescindir de uma visão ecológica e de abordagens espaciais em saúde pública. Observar a distribuição espacial da população e sua dinâmica, os indicadores locais de pobreza e segregação sócio-espacial, a situação dos programas de monitoramento e controle, bem como a dinâmica dos elementos naturais dos ecossistemas urbanos e dos biomas em que estão inseridos são alguns dos componentes que permitirão descrever, medir e acompanhar a vulnerabilidade em saúde de grupos populacionais aos potenciais cenários climáticos futuros e preparar o setor saúde para o seu enfrentamento.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Renata Rufino Amaro - Integrante / Christovam Barcellos - Coordenador / Mônica A F Magalhães - Integrante / Antônio Miguel V. Monteiro - Integrante / Izabel Reis - Integrante / Nildimar Honório - Integrante / Cláudia Codeço - Integrante / Marilia Sá Carvalho - Integrante / Rachel Lowe - Integrante / Helen da Costa Gurgel - Integrante / Sandra Hacon - Integrante / Vanderlei Pascoal de Matos - Integrante / Diego Ricardo Xavier Silva - Integrante / Eliane Lima e Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Menção Honrosa - apresentação de trabalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. , Av.Brasil, 4365, Manguinhos, 21040361 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 21040360, Telefone: (21) 38659797

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - 2015

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

  • 2006 - 2013

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assitente I, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atuou como Auxiliar administrativo do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz.

  • 1998 - 2001

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente administrativo, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuou como colaboradora administrativa no projeto intitulado "Rastreamento epidemiológico e molecular da doença de Chagas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, com enfoque especial para Triatoma rubrovaria", de coordenação de Dra. Jane Costa, Dra. Raquel Pacheco e Dr. Carlos Eduardo de Almeida. Núcleo de Informatização da Coleção Entomológica. Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.

    Atividades

    • 09/2013 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Fundação Oswaldo Cruz, ICICT.,Linhas de pesquisa

    • 05/2006 - 04/2013

      Direção e administração, Laboratório de Biodiversidade Entomológica/IOC, .,Cargo ou função, Assistente Administrativo.

  • 2010 - Atual

    Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora do Ensino Médio.

  • 2012 - 2013

    Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Atuou no PROEJA - Ensino Profissionalizante para Jovens e Adultos - PEJA - POLO II como professora da disciplina Geografia - EPSJV

  • 2010 - 2013

    Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor

    Outras informações:
    Atuou no Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - POLO II como professora da disciplina Geografia - PEJADLIS ? Educação Básica de Jovens e Adultos

  • 2010 - 2011

    Rede CCAP

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Atuou no Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA - POLO I como professora da disciplina Geografia - PEJADLIS ? Educação Básica de jovens e adultos

  • 2013 - Atual

    Colégio Santa Maria - São João de Meriti

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Atuou como Professora da disciplina Geografia - 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio

  • 2006 - 2006

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuou como bolsista do projeto "Fundamentos de Geoprocessamento e suas Aplicações - Estudo de caso: Spring Web Leblon", coordenado pela Dra. Liane Maria Azevedo Dornelles, Profa. Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no ano de 2006.

  • 2008 - 2009

    Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Atuou como estagiária da disciplina Geografia, auxiliando o Prof. Dr. Augusto Cesar Pinheiro com turmas de 8º ano, nas seguintes atividades: preparação de material didático para as aulas e coordenação de atividades dos alunos de 8º ano no LEGEO (Laboratório de Geografia ? CAP/UERJ).

  • 2001 - 2002

    Instituto de Educação Ribeiro Machado

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar

    Outras informações:
    Atuou como Auxiliar de Coordenação Pedagógica de Ensino Fundamental.

  • 2006 - 2006

    Escola Mavidaf

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora substituta

    Outras informações:
    Atuou como Professora da disciplina Geografia do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

  • 2007 - 2007

    Escola Municipal Prof. Marcio Caulino Soares

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário

    Outras informações:
    Atuou como estagiária na Escola Municipal Marcio Caulino Soares, acompanhando e conhecendo as rotinas escolares de modo geral, e participando de atividades com diversas turmas do Ensino Fundamental