Renata Corrêa da Silva

Engenheira Mecânica com atuação na área de planejamento e controle da manutenção. Além disso, durante a graduação participou de projetos de pesquisa e extensão.

Informações coletadas do Lattes em 17/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Mecânica

2012 - 2017

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Título: Estudo da viabilidade de substituição de chapas de aço no revestimento lateral de um ônibus
Orientador: Prof. Dr. Fábio Luis Knewitz

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Celégio Salvatoriano Imaculada Conceição

Formação complementar

2016 - 2016

Pequenas Usinas Hidrelétricas. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial, ONUDI, Brasil.

2016 - 2016

Energia Solar Térmica. (Carga horária: 16h). , Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento industrial, ONUDI, Brasil.

2015 - 2015

Inglês. (Carga horária: 100h). , Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.

2009 - 2011

Inglês. , Elis Regina Ariotti, ERA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.

Organização de eventos

SILVA, R. C. ; ZANCHETT, C. S. ; LESSA, V. E. . IV JEPEx- Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. 2015. (Outro).

Participação em eventos

33º SEURS- Seminário de Extensão Universitária da região sul.Os egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impacto e contribuições do Programa na trajetória pessoal e profissional. 2015. (Seminário).

IV Jepex- Jornada de Ensino e Extensão.Egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impactos e Contribuições do Programa em sua trajetória pessoal e profissional. 2015. (Seminário).

IV Jepex- Jornada de Ensino e Extensão. 2015. (Seminário).

IV Jepex- Jornada de Ensino e Extensão.Egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impactos e Contribuições do Programa em sua trajetória pessoal e profissional. 2015. (Seminário).

Mercopar. 2015. (Feira).

Debate sobre a cultura afrodescendente. 2014. (Outra).

II Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS Campus Erechim. 2014. (Seminário).

Palestra: Cultura digital e utilização de tecnologias no mundo acadêmico. 2014. (Outra).

Palestra: Cultura Kaingang. 2014. (Outra).

Palestra: Diálogos sobre o mundo do trabalho:Pontos e Contrapontos. 2014. (Outra).

2ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão- JEPEx.Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. 2013. (Seminário).

2ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão- JEPEx.Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. 2013. (Seminário).

2º Sict- Seminário de Inovação Cientìfica e Tecnológica.Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. 2013. (Seminário).

I Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS- Campus Erechim. 2013. (Seminário).

II Semana Acadêmica e III Semana Técnica do IFRS Campus Erechim. 2013. (Seminário).

I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão- JEPEX. 2012. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ZANCHETT, C. S. ; CAMARA, C. ; DALBERTO, C. R. ; ROSA, K. C. ; SILVA, R. C. . Políticas Públicas e Educação: O caso do Pronatec no IFRS- Campus Erechim. In: Thiago Ingrassia Pereira. (Org.). PET em debate: Diálogo sobre educação e docência. 1ed.Porto Alegre: Editora CirKuLA, 2017, v. , p. 109-125.

  • ZANCHETT, C. S. ; DALBERTO, C. R. ; SILVA, R. C. ; MEREGALLI, M. M. ; ROSA, K. C. ; CAMARA, C. . Os egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impacto e contribuições do Programa na trajetória pessoal e profissional. In: 33º SEURS, 2015, Bagé. Anais 33º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, 2015. p. 62-67.

  • DALBERTO, C. R. ; ZANCHETT, C. S. ; SILVA, R. C. ; ROSA, K. C. ; MEREGALLI, M. M. ; CAMARA, C. . Egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impactos e Contribuições do Programa em sua trajetória pessoal e profissional. In: IV JEPEX- Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Erechim. Anais da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

  • SILVA, R. C. ; BARCELLOS, V. K. . Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. In: 2º SICT- Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, Bento Gonçalves. Ciência, Tecnologia e Inovação: Perspectiva e desafios da pesquisa, 2013.

  • SILVA, R. C. ; BARCELLOS, V. K. . Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. In: II JEPEx- Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, Erechim. Livro de Resumos, 2013.

  • ZANCHETT, C. S. ; SILVA, R. C. ; ROSA, K. C. . Políticas públicas e educação: o caso do Pronatec do IFRS Campus Erechim. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ZANCHETT, C. S. ; SILVA, R. C. . Contribuições do Pronatec na trajetória pessoal e profissional dos egressos do IFRS Campus Erechim. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, R. C. ; DALBERTO, C. R. ; ZANCHETT, C. S. ; ROSA, K. C. ; MEREGALLI, M. M. ; CAMARA, C. . Egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impactos e Contribuições do Programa em sua trajetória pessoal e profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • DALBERTO, C. R. ; SILVA, R. C. ; ZANCHETT, C. S. . Os egressos do Pronatec do IFRS Campus Erechim: Impacto e contribuições do Programa na trajetória pessoal e profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BARCELLOS, V. K. ; SILVA, R. C. . Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, R. C. ; BARCELLOS, V. K. . Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Aplicação do método de análise de vibração para detectar a fração de sólido- líquido em tarugos de lingotamento contínuo, Descrição: Edital PROPI Nº 001/2013 - FOMENTO INTERNO / Edital PROPI Nº 007/2013 - PIBIC-EM/IFRS/CNPq A determinação da evolução da formação da casca sólida e do momento exato do fechamento do poço líquido em tarugos durante a solidificação de aços pelo processo de lingotamento contínuo têm significativa importância na melhoria do processo produtivo. A medição da espessura de casca sólida em tempo real é um problema metalúrgico devido as condições severas que envolve temperaturas elevadas e os riscos na produção. O presente trabalho utiliza o método de vibração para detectar a fração líquida e localizar o ponto final de solidificação de tarugos de lingotamento contínuo. Para isso, pretende-se simular a solidificação de tarugo de lingotamento contínuo com a construção de um modelo físico utilizando materiais que possam representar a variação da fração líquida no interior dos tarugos. Com os resultados será possível fornecer uma alternativa para a detecção em tempo real da variação da espessura de casca solidificada no lingotamento contínuo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata Corrêa da Silva - Integrante / Vinicius Karlinski de Barcellos - Coordenador / Célio Fernandes Centenaro Junior - Integrante.

Prêmios

2015

3º Lugar como destaque entre os trabalhos de Extensão na IV JEPEX- Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS Campus Erechim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2013

Trabalho destaque na área de Mecânica no II JEPEX- Jornada de Ensino, Pesquisa e extensão do IFRS Câmpus Erechim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tencologia do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. , Rua Domingos Zanella, 104, Três Vendas, 99700000 - Erechim, RS - Brasil, Telefone: (54) 33217500

Experiência profissional

2017 - 2018

BRF - Brasil Foods

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Supervisora Trainee, Carga horária: 30

Outras informações:
Supervisora Trainee do Planejamento e Controle da Manutenção.

2016 - 2017

Comil Ônibus

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagiária de Pós Vendas da Comil Ônibus.