Wellington Alan da Rocha
Possui graduação em Licenciatura em Letras pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2024). Professor efetivo da Rede Estadual Paulista de Ensino, leciona línguas espanhola e italiana no Centro de Estudos de Línguas (CEL) junto à E.E. Prof. Estevam Ferri. Também é professor de língua portuguesa (efetivo) da Prefeitura de São José dos Campos. Desenvolve pesquisas relacionadas à Teoria da Atividade (Psicologia Histórico-Cultural) e à Aprendizagem Expansiva e suas potenciais contribuições para a reflexão sobre o ensino de língua espanhola no Brasil, sendo pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade, liderado pela Prof. Dr Monica Ferreira Mayrink o Kuinghttons e vinculado à USP.
Informações coletadas do Lattes em 01/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
2019 - 2024
Universidade de São Paulo
Título: "Uma análise de livros didáticos de espanhol à luz da Teoria da Atividade: caminhos para uma Aprendizagem Expansiva no desenvolvimento de Multiletramentos
Monica Ferreira Mayrink o Kuinghttons. Palavras-chave: Teoria da Atividade; Aprendizagem Expansiva; Multiletramentos; livro didático; Língua espanhola.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Setores de atividade: Educação.
Mestrado em Linguística
2006 - 2009
Universidade Federal de São Carlos
Título: Panorama da produção de livros didáticos de espanhol no Brasil entre 1991 E 2008, Ano de Obtenção: 2009
Prof. Dr. Ademar da Silva.
Especialização em andamento em História e Cultura indígena e afro-brasileira
2023 - Atual
Especialização em andamento em Pedagogia social e elaboração de projetos sociais
2023 - Atual
Especialização em andamento em Literatura índigena, africana e latina
2023 - Atual
Especialização em andamento em MBA em Comunicação e Semiótica
2023 - Atual
Especialização em Semiótica e Análise do Discurso
2023 - 2024
Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo
Título: Dispensado
Especialização em Língua Latina e Filologia Românica
2022 - 2024
Faculdade Única de Ipatinga
Título: Dispensado
Especialização em Educação 5.0: Metodologias Ativas e Ensino Híbrido
2021 - 2023
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: TRILHAS DA LÍNGUA PORTUGUESA: jogando com e viajando pelos gêneros discursivos
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SOCIEDADE
2017 - 2018
Universidade Federal de Itajubá
Título: TECNOLOGIA E LETRAMENTO DIGITAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE ESPANHOL DESTINADOS AO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL ENTRE 1996 E 2016: UMA ANÁLISE HISTÓRICA
Orientador: GIULIANA CAPISTRANO C. MENDES DE ANDRADE
Graduação em Pedagogia
2010 - 2013
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Uma análise histórica das metodologias para o ensino de língua estrangeira (TCC)
Orientador: Prof. Dra. Ana Paula Martins Gomes
Graduação em Licenciatura em Letras
2002 - 2005
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação.
Participação em eventos
12º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (12º CBLA). O uso das imagens em livros didáticos de Língua Espanhola adotados pelo MEC: uma leitura flusseriana. 2019. (Congresso).
III Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP.As imagens em livros didáticos de língua espanhola destinados ao ensino médio: meros enfeites ou oportunidades de letramento visual?. 2019. (Encontro).
III Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP.A abordagem da educação sexual em livros didáticos de espanhol destinados ao Ensino Médio e publicados no Brasil entre 2000 e 2018. 2019. (Encontro).
2º Simpósio Internacional de Educação: Novas Tecnologias, Currículo e Educação Social. 2014. (Simpósio).
Simposio Internacional de Lengua Española.¿Qué livro adoptar em nuestras clases de español? Reflexionando sobre la elección de libros didácticos para enseñar español como lengua extranjera. 2008. (Simpósio).
16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. O Ensino de Gramática em livros didáticos de espanhol publicados entre 1999 e 2006. 2007. (Congresso).
I Simposio Internacional de Lengua y Cultura española e Hispanoamericana.La Mediación y la Enseñanza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007. (Simpósio).
54º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos).O ensino da literatura em livros didáticos de espanhol. 2006. (Seminário).
53º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estado de São Paulo.53º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estado de São Paulo. 2005. (Seminário).
XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR. XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR. 2005. (Congresso).
XVII Semana de Letras: As Letras reflexo univarsal do homem.XVII Semana de Letras: As Letras: reflexo universal do homem. 2005. (Outra).
52º Seminário do GEL.52º Seminário do GEL. 2004. (Seminário).
III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção de conhecimento.III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico-Cultural e a produção de conhecimento. 2004. (Outra).
I Jornada de Ensino.I Jornada de Ensino Teia do Saber. 2004. (Outra).
VI Simpósio de Iniciação Científica.VI Simpósio de Iniciação Científica. 2004. (Simpósio).
XII Congresso de Iniciação Científica. XII Congresso de Iniciação Científica. 2004. (Congresso).
XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. 2004. (Congresso).
XVI Semana de Letras.XVI Semana de Letras. 2004. (Outra).
XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa.XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 2004. (Outra).
30º CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em busca da Humanidade.30º CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: em busca da Humanidade. 2003. (Outra).
51º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estado de São Paulo.51º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estado de São Paulo. 2003. (Seminário).
III Seminário de Estudos Lingüísticos - SELIN.III Seminário de Estudos Lingüísticos - SELIN. 2003. (Seminário).
International Course and Conference on Role and Reference Grammar. International Course and Conference on Role and Reference Grammar. 2003. (Congresso).
Semana de Letras.XV Semana de Letras :Linguagem e interação. 2003. (Outra).
29º CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquyisa).29º CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : A visão do ser humano no século XXI. 2002. (Outra).
50º Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) DO Estado de São Paulo.50º Seminário do (GEL) Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2002. (Seminário).
II Seminário de Estudos Lingüísticos - SELIN.II Seminário de Estudos Lingüísticos - SELIN. 2002. (Seminário).
Semana de Letras. XIV Semana de Letras : Significados in Significantes. 2002. (Congresso).
Orientou
A Escola de Vyotsky e o Ensino de Espanhol para crianças do Ensino Fundamental I: uma revisão bibliográfica; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino de Língua Espanhola) - Universidade de Araraquara; Orientador: Wellington Alan da Rocha;
A música como ferramenta no Ensino de Língua Espanhola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Trabalho Docente no Ensino de Língua Espanhola) - Universidade de Araraquara; Orientador: Wellington Alan da Rocha;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES, F. C. ; MATHEUS, J. A. ; KANEKO, S. M. ; BAZZON, S. ; ROCHA, W. A. . Olhares sobre a relação língua e sociedade. Versão Beta , v. 41, p. 85-102, 2006.
-
ROCHA, W. A. . Resenha - Bakhtin: conceitos-chave. Mosaico (São José do Rio Preto) , São josé do Rio Preto, 2006.
-
ROCHA, W. A. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotky e su relação com a Mediação Dialética. Mosaico , São José do Rio Preto, v. 4, p. 23-33, 2005.
-
MAYRINK, M. F. ; ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; ROCHA, W. A. . Letramento digital em livros didáticos de espanhol destinados ao ensino médio publicados no Brasil entre 1996 e 2006. In: Mônica Ferreira Mayrink; Heloísa Albuquerque-Costa. (Org.). Pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos. 1ed.Campinas: Pontes, 2022, v. 1, p. 207-228.
-
ROCHA, W. A. . O Ensino de Gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1999 e 2006. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. Caderno de resumos, 2007. v. 16. p. 517-517.
-
ROCHA, W. A. . O ensino da literatura em livros didáticos de espanhol.. In: LIV Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos), 2006, Araraquara. Caderno de Resumos, 2006. v. LIV. p. 278-278.
-
ROCHA, W. A. . O conceito de leitura em materiais didáticos destinados ao ensino de língua espanhola escritos por brasileiros. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2005, São Carlos. Resumos. São Carlos: Editora da UFSCAR, 2005. v. LIII. p. 522-522.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino do vocabulário em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2005. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A compreensão auditiva em livros didáticos de espanhol ,publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino da gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A produção escrita em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino de gramática na aula de língua estrangeira e a mediação dialética: o caso do espanhol. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. . A produção oral em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de resumos, 2005. v. XVII.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A competência comunicativa em livros de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR, 2005, São Carlos. Caderno de resumos, 2005.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensino e Mediação Dialética: do ventilador quebrado ao requerimento. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR, 2005, São Carlos. Caderno de resumos, 2005.
-
ROCHA, W. A. . O ensino do voseo. In: 52º Seminário do GEL, 2004, Campinas. 52º Seminário do GEL. Campinas: UNICAMP, 2004. v. LII. p. 553-553.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de interdisciplinaridade em livros de língua espanhola. In: XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2004, São José do Rio Preto. XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2004. v. XXXI.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensinar ou não ensinar a variante coloquial para os nossos alunos: o caso do espanhol peninsular. In: XVI Semana de Letras, 2004, São José do Rio Preto. XVI Semana de Letras, 2004.
-
ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de cultura nos materiais didáticos de língua estrangeira. In: VI Simpósio de Iniciação Científica, 2004, Lins. VI Simpósio de Iniciação Científica, 2004. v. VI.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A presença da língua materna nos livros didáticos de língua espanhola escritos por brasileiros. In: XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2004, São José do Rio Preto. XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa, 2004. v. XXXI.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A Mediação e o Ensino de Língua Estrangeira. In: Curso de Capacitação de Alfabetizadores - Módulo XVII, 2004, São José do Rio Preto. -------------------------------------------------------------------------------------------, 2004. v. ------.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ALMEIDA, J. L. V. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotsky. In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2004, São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica, 2004. v. XII.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . Uma análise de materiais didáticos de espanhol produzidos no Brasil entre 1960 e 2003. In: XVI Congresso de Iniciação Científica, 2004, Ilha Solteira. Não disponível, 2004.
-
ROCHA, W. A. ; CALDAS, L. K. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Uma aula diferente: a mediação dialética. In: I Jornada de Ensino Teia do Saber, 2004, São José do Rio Preto. Não disponível, 2004.
-
ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de palavra na história do ensino ibero-americano. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento, 2004, Marília. III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento, 2004. v. III.
-
ROCHA, W. A. . Espanha que não fala espanhol: uma visão da língua e cultura galega, basca e catalã. In: XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação, 2003, São José do Rio Preto. XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação. São José do Rio Preto: Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003.
-
ROCHA, W. A. . A dialética da língua com a cultura e sua relação com o ensino de língua estrangeira: o caso do espanhol peninsular. In: XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade, 2003, São José do Rio Preto. XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade. São José do Rio Preto: Departamento de Educação, 2003.
-
ROCHA, W. A. . As relações pragmáticas entre os falsos cognatos do espanhol e do português. In: 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo, 2003, Taubaté. 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo. Taubaté: UNITAU, 2003. v. 51. p. 306-306.
-
ROCHA, W. A. . . ¿Qué livro adoptar em nuestras clases de español? Reflexionando sobre la elección de libros didácticos para enseñar español como lengua extranjera. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. A. . La enseñanza de la expresión oral en las clases de español: algunas reflexiones.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ROCHA, W. A. . Astecas, Maias e Incas na Cultura Latino-americana: um olhar diferente.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, W. A. . A imigração negra na América Latina: algumas reflexões.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ROCHA, W. A. . Proximidades e distâncias entre o português e o japonês: o intercâmbio nipo-brasileiro.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Latina. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . Introdução à Mitologia Grega. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . Introdução à Filosofia (parte 1). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . A compreensão escrita nas aulas de língua estrangeira - possibilidades de ação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . Espanhol para alunos com altas habilidades. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . A Mitologia grega e suas alegorias: contribuição para a formação ética dos alunos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Espanhola. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . A abordagem comunicativa e a competência comunicativa. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . A compreensão escrita. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . A compreensão oral. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . A expressão escrita. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . Metodologia e Gestão da sala de aula. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . A expressão oral. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).
ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROCHA, W. A. . Curso de Cultura Espanhola. 2004 (Aulas para alunos da Terceira idade) .
ROCHA, W. A. . Curso de Cultura Espanhola. 2003 (Aulas para alunos da Terceira idade) .
ROCHA, W. A. . A Espanha que não fala espanhol: uma visão da língua e cultura galega, catalã e basca. 2003 (Comunicação) .
ROCHA, W. A. . A dialética da língua com a cultura e sua relação com o ensino de língua estrangeira: o caso do espanhol peninsular. 2003 (Comunicação) .
ROCHA, W. A. . As relações pragmáticas entre os falsos cognatos do espanhol e do português. 2003 (Painel) .
ROCHA, W. A. . Ensino de Língua e Cultura Italiana para alunos da Terceira Idade. 2002 (Estágio Básico) .
ROCHA, W. A. . Curso de Cultura Espanhola. 2002 (Demais trabalhos relevantes) .
Prêmios
2007
CELU (Certificado Español Lengua y Uso) - Nivel Avanzado, Ministerio de Educación de la República Argentina/ Universidad de Buenos Aires (UBA).
2005
DELE - Diploma de Español Lengua Extranjera (Nivel Superior), Instituto Cervantes/Universidade de Salamanca.
Histórico profissional
Experiência profissional
2006 - Atual
Secretária de Educação do Estado de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 28
Outras informações:
O docente leciona Espanhol e Italiano no Centro de Estudos de Línguas (CEL) junto à E.E. Prof. Estevam Ferri em São José dos Campos/SP.
2011 - Atual
Prefeitura de São José dos CamposVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa (efetivo), Carga horária: 24
2013 - 2014
Universidade de AraraquaraVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 10
Outras informações:
Atua em cursos de Pós-Graduação EAD.
2008 - 2012
Universidade Metodista de São PauloVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor/monitor do curso de Letras, Carga horária: 4
Outras informações:
O pesquisador atuava no Campus EAD/São José dos Campos da referida universidade.
2009 - 2010
Luce PrimaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor de espanhol, Carga horária: 6
2009 - 2010
Colégio Cecilia CaçapavaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de espanhol, Carga horária: 10
2006 - 2006
Fundação Cultural Cassiano RicardoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de "Espanhol Técnico", Carga horária: 2
Outras informações:
A disciplina fazia parte da grade do curso de "Técnico em Museu".
2006 - 2006
PBF (Pink and Blue Freedom)/São José dos CamposVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Espanhol, Carga horária: 4
Outras informações:
Franquia que se destina a promover cursos de Inglês e Espanhol em território brasileiro.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wellington Alan da Rocha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?