Rosa Maria de Sá Alves
Possui graduação em NUTRIÇÃO pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO pela Fundação Cesgranrio (2012) e doutorado em ENFERMAGEM E BIOCIÊNCIAS pela ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO- PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO (2018). Atualmente é professor Associada 2 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação coletiva, alimentação, administração, avaliação e condições higiênico sanitárias.
Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em ENFERMAGEM E BIOCIÊNCIAS
2015 - 2018
ESCOLA DE ENFERMAGEM ALFREDO PINTO- PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO
Título: Programa de Alimentação &Saúde no Trabalho: proposta de desenvolvimento de 02 formulações com alimentos Funcionais
PAULO SÉRGIO MARCELLINI. Palavras-chave: alimentação; SAUDE NO TRABALHO; saúde do trabalhador; ALIMENTAÇÃO COLETIVA; ANÁLISE SENSORIAL; Alimentos Funcionais. Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Alimentação.
Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO
2011 - 2012
Fundação Cesgranrio
Título: AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR A PARTIR DA REFEIÇÃO ALMOÇO, SEGUNDO A PORTARIA 193/2006
, Ano de Obtenção: 2012.LUCI MARY ARAÚJO HILDENBRAND.Palavras-chave: PAT; saúde do trabalhador; REFEIÇÃO ALMOÇO.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Alimentação.
Mestrado interrompido em 2003 em Economia Empresarial
2002 - Atual
S B I
Título: influencia dos Fatores de macro economia nos serviços de alimentação coletiva
Orientador: José claudio ferreira da silva
Ano de interrupção: 2003
Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao
1982 - 1982
Especialização em ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR
1972 - 1972
Formação complementar
2012 - 2012
CURSO DE INGLES INSTRUMENTAL. (Carga horária: 60h). , CLC IDIOMAS, CLC, Brasil.
2000 - 2000
NOVOS RUMOS PARA ALIMENTAÇÃO COLETIVA. (Carga horária: 30h). , ASSOCIAÇÃO DE NUTRIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ANERJ, Brasil.
2000 - 2000
ESTÉTICA: O PAPEL DO NUTRICIONISTA. (Carga horária: 30h). , ASSOCIAÇÃO DE NUTRIÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ANERJ, Brasil.
2000 - 2000
Novas Tendências em Cont. Micro. de Alimentos. , ASSOCIAÇÃO DE NUTRI'ÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ANERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: gastronomia.
Organização de eventos
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . 12º NutriGEN : gastronomia e Empreendedorismo. 2017. (Outro).
SANTIAGO, C. ; CARVALHO, E. C. C. ; ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. . 5º Premio NutriGEN. 2016. (Concurso).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . NUTRIGEN 2015. 2015. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; SANTIAGO, C. ; MAGALHAES, S. G. . 4º PREMIO NUTRIGEN. 2015. (Concurso).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . NUTRIGEN 2014. 2014. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . 3º PREMIO NUTRIGEN. 2014. (Concurso).
ALVES, R.M. S. . EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO HOSPITAL. 2013. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . NUTRIGEN 2013. 2013. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . NUTRIGEN 2013. 2013. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. ; SANTIAGO, C. . 2º PREMIO NUTRIGEN 2013. 2013. (Concurso).
ALVES, R.M. S. . Nutrigen. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . EVENTO EM HOMENAGEM DO DIA DO NUTRICIONISTA. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . EVENTO EM HOMENAGEM DO DIA DO NUTRICIONISTA. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . EVENTO COMEMORATIVO AO DIA DO ADMINISTRADOR. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . SEMANA DA ENFERMAGEM / GERENCIAMENTO DE RISCO NO AMBIENTE HOSPITALAR. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . EVENTO EM HOMENAGEM AO DIA DO HOSPITAL. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. . NUTRIGEN 2012. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. ; MAGALHAES, S. G. . 1º PREMIO NUTRIGEN. 2012. (Outro).
ALVES, R.M. S. . Nutrigen. 2011. (Outro).
ALVES, R.M. S. . Nutrigen. 2010. (Outro).
ALVES, R.M. S. . Nutrigen. 2009. (Outro).
Participação em eventos
NUTRIGEN 2022- ROTULAGEM NUTRICIONAL.ROTULAGEM NUTRICIONAL. 2022. (Simpósio).
NUTRIGEN 2021.NUTRIGEN 2021. 2021. (Simpósio).
NUTRIGEN 2020.NUTRIGEN 2020. 2020. (Simpósio).
NUTRIGEN 2020.NUTRIGEN 2020. 2020. (Simpósio).
Nutrigen 2019.Nutrigem 2019. 2019. (Encontro).
NUTRIGEN 2019.NUTRIGEN 2019. 2019. (Encontro).
painel de especialista.A gestão da Unidade de alimentação e Nutrição na perspectiva da alimentação adequada e saudável:contistuição do modelo teórico. 2019. (Oficina).
NUTRIGEN 2018.participante. 2018. (Encontro).
CONBRAN 2016 - XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO &IV SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA. ROTULAGEM DE FARINHAS DE TRIGO INDUSTRIALIZADAS E FORTIFICADAS. 2016. (Congresso).
CONBRAN 2016 - XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO &IV SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA. REFEIÇÃO UTILIZADA FORA DO LAR X PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2016. (Congresso).
CONBRAN 2016 - XXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO &IV SIMPÓSIO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO ESPORTIVA. QUEIJO MINAS FRESCAL COMERCIALIZADOS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DAS INFORMAÇÕES DE ROTILAGEM. 2016. (Congresso).
NUTRIGEN 2015. 2015. (Encontro).
CONBRAN 2014 - XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO & V CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE NUTRIÇÃO. AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SEGUNDO TEOR DA PORTARIA 193/2006. 2014. (Congresso).
NUTRIGEN 2014. 2014. (Encontro).
19ª EDIÇÃO DO HOSPITAL BUSINESS E 3º FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE. 2013. (Congresso).
19ª EDIÇÃO DO HOSPITAL BUSINESS E 3º FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE. 2013. (Congresso).
A ÉTICA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL:DESAFIO DO MUNDO CONTEMPRRÂNEI.SEMINÁRIO SOBRE ÉTICA. 2013. (Outra).
CURSO DE SUPERVISOR DE SEGURANÇA DE ALIMENTOS NBR. 2013. (Outra).
ENCONTRO NACIONAL DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL-QUALIDADE NA FORMAÇÃO E NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL: PRESENTE E FUTURO. 2013. (Encontro).
NUTRIGEN 2013. 2013. (Encontro).
OFICINA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. 2013. (Oficina).
OFICINA DE ORIENTAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO. 2013. (Oficina).
TREINAMENTO OPERACIONAL DO SISTEMA MULTIMÍDIA. 2013. (Outra).
18ª EDIÇÃO DO HOSPITAL BUSINESS E 2º FÓRUM INTERNACIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE. 2012. (Congresso).
NUTRIGEN 2012. 2012. (Encontro).
NUTRIGEN 2011. 2011. (Encontro).
1º FORUM DE GASTRONOMIA. 2010. (Outra).
NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA. 2010. (Encontro).
NUTRIGEN 2010. 2010. (Encontro).
NUTRIGEN 2010.NUTRIGEN. 2010. (Encontro).
VIII ENCONUT /UFRJ.HOTELARIA HOSPITALAR. 2010. (Encontro).
ESPAÇO PENSANDO EM SUA SAÚDE/ PALESTRA DOENÇAS NEUROLÓGICAS ASSOCIADAS AO ENVENHECIMENTO. 2009. (Encontro).
NUTRIGEN 2009. 2009. (Feira).
V FÓRUM DE ASSUNTOS COMUMITÁRIOS E ESTUDANTIL, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2009. (Outra).
NUTRIGEN 2008. 2008. (Feira).
PALESTRA A ESPECIALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS COMO VANTAGENS COMPETITIVAS. 2005. (Encontro).
3º ENCONTRO CIENTÍFICO DA ABAH. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
ALVES, R.M. S.. Implantação de uma fabrica para produção de "zero açúcar "no estado do rio de janeiro. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em gastronomia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FONSECA, R. B. F.;ALVES, R.M. S.; CARVALHO, E. C. C.. CARACTERIZAÇÃO DE UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio.
ALVES, R.M. S.; FONSECA, R. B. F.; TORRES, T. L.. GESTÃO PÚBLICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM RESTAURANTE MILITAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio.
Maria Lucia Teixeira Polonio;ALVES, R.M. S.; SERRA, G. M. A.. CONSUMO DE ALIMENTOS ULTRA PROCESSADOS :UM OLHAR CIENTÍFICO PARA AS LIXEIRAS DE SALA DE AULA FREQUENTADAS POR UNIVERSITARIOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio.
RODRIGUES, L. G.; Maria Lucia Teixeira Polonio;ALVES, R.M. S.. PERFIL ANTROPOMETRICO:PRESSÃO ARTERIAL E HABITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO RIO DE JANEIRO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio.
ALVES, R.M. S.; FONSECA, R. B. F.; FERREIRINHARODRIGUES, M. L. C.. ESTUDO OBSERVATÓRIO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÃO PELAS ÓTICAS DA ALIMENTAÇÃO COLETIVA E NUTRIÇÃO SOCIAL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FONSECA, R. B. F.;ALVES, R.M. S.; RAMALHO, J. M.. ANÁLISE DA LOGISTICA DE RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DE INSUMOS REFERENTE AOS CARDÁPIOS OFERECIDOS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS OFFSHORE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
FONSECA, R. B. F.;ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.. ANÁLISE SENSORIAL DO BLEND DE CACAU COM JABUTICABA. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
P.TANCREDI, R. C.;ALVES, R.M. S.; CASAES, R. S.. CARACTERIZAÇÃOE LEGISLAÇÃO DE BEBIDAS DERIVADAS DE FRUTAS E ASPECTOS SOBRE A ROTULAGEM DE NÉCTARES. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; FONSECA, R. B. F.; TORRES, T. L.. AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DA REFEIÇÃO ALMOÇO UTILIZADO EM ESTABELECIMENTO DE NUTRIÇÃO COMERCIAL : FREQUÊNCIA DE GÊNEROS, TIPOS DE PREPARAÇÃO E FORMA DE APRESENTAÇÃO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; FONSECA, R. B. F.; TORRES, T. L.. REFEIÇÃO UTILIZADA FORA DO LAR X PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
TORRES, T. L.;ALVES, R.M. S.; CARVALHO, E. C. C.. AVALIAÇÃO QUALITATIVA DAS PREPARAÇÕES DO CARDÁPIO DE RESTAURANTE DE ALTA GASTRONOMIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
CHAIVES, M. I. S. B.;ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.. DIETAS VEGETARIANAS- CARDÁPIOS NUTRICIONALMENTE EQUILIBRADOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; TEODORO, A. J.; Orlando Marino Gadas de Moraes. MANIPULADOR DE ALIMENTOS :PERCEPÇÃO DE HIGIENE QUANTO AS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO E PROCESSO DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MARIN, V. A.; SOARES, A.. AVALIAÇÃO DE BOAS PRATICAS SEGUNDO A PORTARIA 817/2013 E RDC 10/2014 EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DE UM RESORT CINCO ESTRELAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MARIN, V. A.; SOARES, A.. IMPLEMENTAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM UM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; TEODORO, A. J.; SOARES, A.. PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE MÉIS OBTIDOS EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
TEODORO, A. J.; MARIN, V. A.;ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DAS MÃOS DOS MANIPULADORES EM RESTAURANTES COMERCIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BARROS, C. M. M. R.;ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.. USO DO ÓLEO DE COCO NA MELHORA DE PERFIL LIPÍDICO, PERFIL ANTROPOMÉTRICO E INGESTÃO ALIMENTAR. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
BARROS, C. M. M. R.;ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.. O USO DE ÓLEO DE CÁRTAMO DA REDUÇÃO DE PERCENTUAL DE GORDURA , CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL E IMC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
P.TANCREDI, R. C.;ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.. AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA DOS PESCADOS, OS RISCOS DA COMERCIALIZAÇÃO DE CONSUMAÇÃO NOS RESTAURANTES DE GASTRONOMIA JAPONESA NO RJ.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. A INFLUENCIA DO PROGAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA INDUSTRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DE ACORDO COM OS PARÃMETROS NUTRICIONAIS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS CONTRATOS DE ALIMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ,VISANDO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
MAGALHAES, S. G.;ALVES, R.M. S.; Salemo, Thais. Alimentação no Brasil :A evolução dos hábitos alimentares a partir de novas tecnologias. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; Maria Lucia Teixeira Polonio; Orlando Marino Gadas de Moraes. Análise do Indice de Resto ingesta em uma unidade de Alimentação e Nutrição do Município do rio de janeiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.; WANDELLI, A. M. M. M.. A informatização como ferramenta de trabalho na gestão de estoque de uma UAN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.; Lucília Gloria Caldas. O olhar da Ergonomia através da segurança do trabalho nos serviços de alimentação e nutrição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; Maria Lucia Teixeira Polonio; CARVALHO, E. C. C.. A importância do layout e de ergonomia na saúde e qualidade de vida de funcionários de UAN. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
P.TANCREDI, R. C.;ALVES, R.M. S.; MARTINS, L. A.. CONDIÇÕESHIGIENICO SANITÁRIO NO COMERCIO E CONSUMO DE FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS E CONSUMIDAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
P.TANCREDI, R. C.;ALVES, R.M. S.; MARTINS, L. A.. CONDIÇÕESHIGIENICO SANITÁRIO NO COMERCIO E CONSUMO DE FRUTAS MINIMAMENTE PROCESSADAS E CONSUMIDAS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
P.TANCREDI, R. C.;ALVES, R.M. S.; MARTINS, L. A.. ROTULAGEM DE QUEIJOS TIPO PRATO;ASPECTOS SOBRE CONSERVAÇÃO E PRAZOS DE VALIDADE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. COMPARAÇÃO DE VALORES ENERGÉTICOS DE REFEIÇÕES COMERCIAIS PARA EXECUTIVOS COM PARÂMETROS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. INFLU~ENCIA DOS ASPECTOS CULTURAIS DA COZINHA JAPONESA EM REFEIÇÕES E COSTUMES BRSSILEIROS ATRAVÉS DE AVALIAÇÕES DE VALORES CALÓRICOS E ALIMENTARES UTILIZADOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. ENSAIO PARA O PROJETO "RESTAURANTE ESCOLA" NA UNIRIO COMO RECURSO DE SEGURANÇA ALIMENTAR. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. REFEIÇÕES DE EXECUTIVOS EM UM RESTAURANTE COMERCIAL X PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. O PAPEL DA GESTÃO TERCEIRIZADA QUANTO AO ATENDIMENTO ÁS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRODUTORES DE ALIMENTOS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO DOS CRITÉRIOS HIGIÊNICO-SANITÁRIOS NA RECEPÇÃO DE PESCADOS EM RESTAURANTES JAPONESES. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. ANÁLISE DE CARDÁPIO X PIRÃMIDE ALIMENTAR. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Maria Lucia Teixeira Polonio; VIANNA, L. M.;ALVES, R.M. S.; NUTRICAO, A.. FATORES DE RISCO PARA ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO.uM ESTUDO DE CASO: POPULAÇÃO ADULTA ATENDIDA NO AMBULATÓRIO. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Maria Lucia Teixeira Polonio; MAGALHAES, S. G.;ALVES, R.M. S.. AVALIAÇÃO DO PERFIL NUTRICIONAL DE GESTANTES ACOMPANHADAS PELA EQUIOPE MULTIDISCIPLINAR DO SESC/MADUREIRA. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Maria Lucia Teixeira Polonio; MAGALHAES, S. G.;ALVES, R.M. S.. A IMPORTÃNCIA DOS PAIS NA FORMAÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES EM PRÉ ESCOLARES DO COLÉGIO SÃO BENTO NO rIO DE JANEIRO. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.; CARVALHO, M. V.. COMISSÃO EXAMINADORA DO PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO / PROCESSO SIMPLIFICADO - ÁREA DE CONHECIMENTO ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO /DEONTOLOGIA. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; CHAIVES, M. I. S. B.; VIANNA, L. M.. Comissão Examinadora do Processo de Seleção de Professor Substituto. 1999. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; WANDELLI, A. M. M. M.; LIMA, M. C.. Concurso Público para Professor Auxiliar da Disciplina de Técnica de Cerimonial e Serviços Especiais. 1988. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.. PARECERISTA DO CURSOS DE NUTRIÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE(GE). 2016. EDITORA ABRIL- GUIA DO ESTUDANTE.
ALVES, R.M. S.. PARECERISTA DOS CURSOS DE NUTRIÇÃO DA AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DO GUIA DO ESTUDANTE (GE) 2015. 2015. GUIA DO ESTUDANTE -EDITORA ABRIL.
ALVES, R.M. S.; CURY, M. T. F.; TURANO, W.. Banca examinadora do Programa Especial de Treinamento para Nutricionistas no Município do Rio de Janeiro. 1985. SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.
ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.. COORDENADORA DA COMISSÃO AVALIADORA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO 5º PRÊMIO NutGEN. 2016. GRUPO EXECUTIVO DE NUTRIÇÃO.
ALVES, R.M. S.. TRABALHOS DA SESSÃO DE PÔSTER NA 10ª SEMANA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; SILVA, M. I. B.; LEAO, L. S. C. S.; CARVALHO, E. C. C.; KOBLITZ, M. G. B.. COMISSÃO DE MATRICULA DO CURSO DE NUTRIÇÃO/INTEGRAL/CCBS/UNIRIO. 2015. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; TORRES, T. L.; Salemo, Thais; FONSECA, R. B. F.. COMISSÃO DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DO CCBS DA UNIRIO- I ª AMOSTRA DO CCBS. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MOTA, L. M.; SILVA, M. I. B.; P.TANCREDI, R. C.; CARVALHO, E. C. C.; MAGALHAES, S. G.; Salemo, Thais; SILVEIRA, G. R. M.; BOTELHO, V. C. S. F.; GOMES, A. P. F.; RODRIGUES, L. G.. MEMBRO DO NUCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DO CCBS DA UNIRIO / INTEGRAL. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; CARVALHO, E. C. C.; CHAIVES, M. I. S. B.; MARIN, V. A.; MAGALHAES, S. G.; LEAO, L. S. C. S.. COMISSÃO DE MATRICULA DO CURSO DE NUTRIÇÃO/INTEGRAL /CCBS/UNIRIO. 2014. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MOTA, L. M.; P.TANCREDI, R. C.; MAGALHAES, S. G.; RODRIGUES, L. G.; BOTELHO, V. C. S. F.; SILVEIRA, G. R. M.; GOMES, A. P. F.; CARVALHO, E. C. C.; SILVA FILHO, R. G.. MEMBRO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE DA CURSO DE NUTRIÇÃO /INTEGRAL/CCBS/UNIRIO. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.; CHAIVES, M. I. S. B.; CARVALHO, E. C. C.; DAVILA, E. M.. COMISSÃO DE MATRICULA DO CURSO DE NUTRIÇÃO/INTEGRAL /CCBS/UNIRIOUNIRIO. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; KOBLITZ, M. G. B.; Salemo, Thais; CHAVES, M. L. C. V.; SILVA, M. E. P. P.; SPADINI, M. R.; PEREIRA, V. M.. COMISSÃO INTERNA DE AUTOAVALIAÇÃO DA ESCOLA DE NUTRIÇÃO DA UNRIO. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; MAGALHAES, S. G.; CARVALHO, E. C. C.. Comissão Examinadora de Monografia de Final de Curso. 2000. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
ALVES, R.M. S.; CARVALHO, E. C. C.; MAGALHAES, S. G.. Comissão Examinadora de Avaliação de Monografia de final de Curso. 2000. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Orientou
Organizacion y Funcionamento del Departamento Nutricion y Dietetica de Un Hospital; 1993; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração hospitalar na área de Administração) - Faculdade São Camilo; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Inquérito dietético na avaliação nutricional de vitamina A em gestantes; 1992; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A medicina do desmame precoce em crianças desnutridas do Hospital Jesus; 1992; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
L; Dias; Serviço de concessão na Ciência da Nutrição: uma grande polêmica; 1991; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A comercialização da carne bovina; 1987; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Análise de Custos: um enfoque prioritário em uma empresa de congelados; 1987; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A carne bovina na alimentação humana; 1987; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A requisição de pessoal e suas atribuições para o processo de seleção de pessoal; 1986; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administracao de Servicos de Nutricao) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
IMPLEMENTAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO :UMA ANALISE QUANTITATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Estratégia Nutricional para melhora da saúde no Trabalho; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
; ; ; ; ; IMPLEMENTAÇÃO DA CURVA ABC EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO:UMA ANALISE QUANTITATIVA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição unirio; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
GESTÃO PÚBLICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO EM RESTAURANTE MILITAR; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
F; M; ROQUE; A historia dos hábitos alimentares na Colonização do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CURSO DE NUTRIÇÃO) - escola de nutrição; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Victor Jonas da Rocha Esperença; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
AVALIAÇÃO DE CARDÁPIOS DA REFEIÇÃO ALMOÇO UTILIZADO EM ESTABELECIMENTO DE NUTRIÇÃO DA REDE COMERCIAL: FREQUÊNCIA DE GENEROS, TIPOS DE PREPARAÇÕES E FORMA DE APRESENTAÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
REFEIÇÃO UTILIZADA FORA DO LAR X PIRÂMIDE ALIMENTAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
SAÚDE DO TRABALHADOR : SAÚDE DO TRABALHADOR; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
AVALIAÇÃO DAS REFEIÇÕES OFERECIDAS EM UMA INDUSTRIA DO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DE ACORDO COM OS PARÃMETROS NUTRICIONAIS DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NUTRICIONAL E DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DOS CONTRATOS DE ALIMENTAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO , VISANDO UMA LAIMENTAÇÃO SAUDÁVEL; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Análise do Índice de resto igesta em uma unidade de alimentação e nutrição do municipio do rio de janeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A informatização como ferramenta de trabalho na gestão de estoque de uma UAN; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
O olhar da ERGONOMIA através da segurança do trabalho nos serviços de alimentação e nutrição; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
A importãncia do LAYOUT e da ERGONOMIA na saúde e qualidade de saúde de funcionários da Unidade de Alimnetação e nutrição; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
comparação de valores energéticos de refeições comerciais para executivos com parâmetro da pirâmide alimentar; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Influência dos aspectos culturais da Cozinha japonesa em refeições e costumes brasileiros através de avaliações de valores calóricos e alimentos utilizados; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
REFEIÇÕES DE EXECUTIVOS EM UM RESTAURANTE COMERCIAL X PIRÂMIDE ALIMENTAR; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
O PAPEL DA GESTÃO TERCEIRIZADA QUANTO AO ATENDIMENTO ÁS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS PRODUTORES DE ALIMENTOS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
ANÁLISE DE CARDÁPIO X PIRÃMIDE ALIMENTAR; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Ergonomia aplicada ao "layout": um caso de estudo de uma unidade de alimentação e nutrição; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
ergonomia: um enfoque em alimentação e nutrição; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Análise das Estrutura Física e dos Recursos Humanos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição X Satisfação do Cliente; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
determinação da relação resto/ ingesta e seus reflexos nos custos; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Ergonomia em Unidades de alimentação e Nutrição; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Segurança no Trabalho em Unidades de alimentação e Nutrição:Uma breve revisão; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Custos em Restaurante Comercial à la carte; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
PRÁTICAS DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
APLICABILIDADE DE CUSTOS NAS UAN NA ÁREA DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
PRÁTICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO; 2016; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
PRÁTICAS DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO; 2015; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
PRÁTICAS NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃOEM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO II; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
PRATICAS DE ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO; 2014; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rosa Maria de Sá Alves;
Produções bibliográficas
-
ALVES, R.M. S. ; HILDENBRAND, L. M. A. . PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR: AVALIAÇÃO DA REFEIÇÃO ALMOÇO. 01. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2015. v. 01. 105p .
-
ALVES, R.M. S. ; HILDENBRAND, L. . PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR :AVALIAÇÃO DA REFEIÇÃO ALMOÇO. 1. ed. RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2015. v. 01. 105p .
-
ALVES, R.M. S. ; MORAES, R. ; BACHUR, M. A. . Guia Prático de Dietoterapia. 1a. ed. RJ: GEN, 1999. v. 1. 50p .
-
ALVES, R.M. S. . Distribuição de Refeições. In: Romilda Albuquerque; Marisa Vieira; Claudia Nascimento. (Org.). Manual de Treinamento. 1a.ed.RJ: GEN, 1991, v. I, p. 59-78.
-
ALVES, R.M. S. ; VIEIRA, M. ; SILVA, W. P. . Higiene. In: Wilma Pires da Silva; Marisa Vieira. (Org.). Manual de Treinamento. 1a.ed.RJ: GEN, 1991, v. 1, p. 85-99.
-
ALVES, R.M. S. ; P.TANCREDI, R. C. ; FERREIRA, T. S. ; SANTERO, T. G. ; SILVA, G. S. V. . ROTULAGEM DE FARINHAS DE TRIGO INDUSTRIALIZADAS E FORTIFICADAS. In: CONGRESSO NACIONAL DE NUTRIÇÃO-CONBRAN, 2016, PORTO ALEGRE. REVISTA ELETRÕNICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO,-RASBRAN. SÃO PAULO: RASBRAN, 2016. v. 01. p. 231-231.
-
ALVES, R.M. S. ; HILDENBRAND, L. M. A. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR,SEGUNDO O TEOR DA PORTARIA 193/2006. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição / CONBRAN, 2014, Vitória /ES. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição _ Alimentação Coletiva. São Paulo: Revista da Associação Brasileira em Nutrição _RASBRAN, 2014. v. 6. p. 164-166.
-
ALVES, R.M. S. ; P.TANCREDI, R. C. ; FERREIRA, T. S. ; SANTERO, T. G. ; SILVA, G. S. V. . ROTULAGEM DE FARINHAS DE TRIGO INDUSTRIALIZADO E FORTIFICADOAS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE NUTRIÇÃO-CONBRAN, 2016, PORTO aLEGRE. REVISTA ELÊTRONICA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO- RASBRAN. SÃO PAULO: RASBRAN, 2016. v. 01. p. 231-231.
-
ALVES, R.M. S. . Fatores de Risco potencial para qualidade higiênico- sanitária de equipamento utilizado em preparações de peixe. In: Congresso Internacional de Nutrição, Alimentação e tecnologia, 2001, São Paulo. Anais de Resumos do Congresso Internacional de Nutrição, Alimentação e Tecnologia. SP: Universidade Federal de São Paulo, 2001. v. 1. p. xx-xx.
-
FONSECA, R. B. F. ; ALVES, R.M. S. ; CARVALHO, E. ; CARVALHO, G. B. M. ; LOPES, I. C. ; FONSECA, T. S. M. . ÉTICA NA FORMAÇÃO E NA ATUALIZAÇÃO DO NUTRICIONISTA:RELATO DE UMA ATIVIDADE NA GRADUAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEAO, L. S. C. S. ; ALVES, R.M. S. ; SCHUABB, M. G. Z. ; PEREIRA, A. S. ; MENEZES, C. I. ; RIBAS, S. A. . PERCEPÇÃO E PRÁTICAX ALIMENTARES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS : UM ESTUDO TRANSVERSAL. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, R.M. S. ; FONSECA, R. B. F. ; CARVALHO, E. . ÉTICA NA FORMAÇÃO E NA ATUALIZAÇÃO DO NUTRICIONISTA:RELATO DE UMA ATIVIDADE NA GRADUAÇÃO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, R.M. S. ; RODRIGUES, M. L. C. F. ; SOUZA, T. S. N. ; SANTOS, C. R. B. ; RIBAS, S. A. . ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER POLITICAS PUBLICAS EM SEGURANÇA ALIMENTA E NUTRICIONAL EM UM AMBIENTE UNIVERSITARIO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, R.M. S. ; GOMES, J. F. . CUSTOS DE UM RESTAURANTE COMERCIAL À LA CARTE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, R.M. S. ; FERNANDES, L. R. . REFEIÇÃO UTILIZADA FORA DO LAR VERSUS PIRÂMIDE ALIMENTAR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, R.M. S. ; KNUST, K. S. . ERGONOMIA EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, R.M. S. ; PEREIRA, C. F. R. . SEGURANÇA NO TRABALHO EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO:UMA BREVE REVISÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, R.M. S. ; HILDENBRAND, L. M. A. . Avaliação do Programa de Alimentação do Trabalhador , segundo o tepor da Portaria 193/2006. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, R.M. S. ; HILDENBRAND, L. M. A. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SEGUNDO TEOR DA PORTARIA 193/2006. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, R.M. S. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SEGUNDO TEOR DA PORTARIA 193/2006. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, R.M. S. . AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR SEGUNDO TEOR DA PORTARIA 193/2006. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
INGRID DE PAULA FERREIRA ; ALVES, R.M. S. . A IMPORTÃNCIA DO LAYOUT E DA ERGONOMIA NA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DE FUNCIONÁRIOS DE UANs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, R.M. S. . HOTELARIA HOSPITALAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ALVES, R.M. S. . Dieta para portadores de tumores do reto e sigmóide. RJ: Associação de Radioterapia do Rio de Janeiro, 1976 (Revista Científica).
Outras produções
ALVES, R.M. S. . Projeto de curso de extensão. 2010.
ALVES, R.M. S. ; TURANO, W. . Projeto de Saúde Pública. 1988.
ALVES, R.M. S. ; TURANO, W. . Codificação de utensílios de um Serviço de Nutrição. 1982.
ALVES, R.M. S. ; TURANO, W. . Implantação de uma Cozinha Institucional para 400 refeições. 1982.
ALVES, R.M. S. ; TURANO, W. . Treinamento de Cozinheiros e Auxiliares de cozinha. 1982.
ALVES, R.M. S. ; TURANO, W. . Implantação da área de guarda, estoque e controle de uma cozinha institucional para 1800 refeições. 1982.
ALVES, R.M. S. . Legislação do Programa de Alimentação do Trabalhador e a Alimentação do Trabalhador - PAT. 2000.
ALVES, R.M. S. ; RIQUET, C. ; FORTES, C. ; NEVES, L. . CURSOS DE GASTRONOMIA SE MULTIPLICAM E MODIFICAM O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
SAÚDE & SEGURANÇA DO TRABALHO EM SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO, Descrição: ELABORAR UMA ANLISE DA APLICABILIDADE DAS NORMAS REGULAMENTADORA NOS SERVIÇOS DE NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO. PROCURANDO VER QUAIS AS MAIS IMPORTANTE E SE ESTÃO SENDO APLICADAS; é UM PROJETO NOVO E EM FASE DE CADASTRAMENTO. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rosa Maria de Sá Alves - Coordenador / Renata Borquetta F. Fonseca - Integrante.
-
2019 - 2022
ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA MELHORA DA SAÚDE NO TRABALHO, Descrição: ELABORAÇÃO DE PREPARAÇÕES QUE POSSAM SER ENCORPORADA NA VIDA DO TRABALHADOR VISANDO MELHORAR SUA ALIMENTAÇÃO E SUA SAUDE.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Rosa Maria de Sá Alves - Coordenador / Renata Borquetta F. Fonseca - Integrante.
-
2019 - Atual
Estratégia Nutricional para melhora da saúde no Trabalho, Descrição: Continuara com a pesquisa cujo objetivo é continuar o estudo que já produziu uma tese de doutorado .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rosa Maria de Sá Alves - Coordenador.
-
2015 - 2018
Desenvolvimento de Estratégia Nutricional para melhora da saúde no trabalho., Descrição: Essa pesquisa foi desenvolvida no programa de pós graduação do projeto de enfermagem e biociências na curso de doutorado no período de março de 2015 a fevereiro de 2018. gerou um produto a tese de doutorado : Programa de Alimentação & saúde no Trabalho:proposta de desenvolvimento de 2 formulações com alimentos funcionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rosa Maria de Sá Alves - Coordenador / Paulo Sérgio Marcellini - Integrante.
Prêmios
2009
NOTA DE AGRADECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO INDUSTRIA E COMERCIO DE SILVA JARDIM, PREFEITURA MUNICIPAL DE SILVA JARDIM.
2004
eleita como membro titular para a academia brasileira administração hospitalar, ABAH.
1996
Moção de Honra e Reconhecimento como Nutricionista e Conselheira da Associação de Nutrição do Rio de Janeiro, Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Escola de Nutrição /CCBS. , Avenida Pasteur , 296 /bloco B /3º andar, Urca, 22290180 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25427280, Ramal: 7280, Fax: (21) 25427752, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO IV, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
ATUALMENTE A DOCENTE EM QUESTÃO É PROFESSORA ADJUNTA IV SEU ENQUADRAMENTO FOI ATRAVÉS DE PORTARIAS E POR AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO .A ÚLTIMA PORTARIA É A DE Nº 169 DE 06 DE DEZEMBRO DE 2004
2000 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 2000
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40
1983 - 1991
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2001 - 06/2001
Extensão universitária , Faculdade de Petrópolis- FASE.Atividade de extensão realizada, Conferência ; Gestão e Alimentação e Nutrição no I Fórum de Administração Hospitalar.
-
03/2001 - 03/2001
Extensão universitária , Associação de Nutrição do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Curso ; Custos : Um diferencial no mundo dos negócios.
-
08/2000 - 08/2000
Extensão universitária , Associação de Nutrição do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Curso: Cardápio: Teoria x "Praxis".
-
07/2000 - 07/2000
Extensão universitária , Associação de Nutrição do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Curso: Atualização em Administração de Serviços de Alimentação.
-
04/1999 - 04/1999
Extensão universitária , Associação de Nutrição do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Planejamento Gerencial e Gestão Administrativa.
-
03/1999 - 03/1999
Extensão universitária , Associação de Nutrição do Rio de Janeiro.Atividade de extensão realizada, Curso: Custos em Restaurante Comercial.
-
01/1987
Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Alimentação Institucional, Administração de Serviços de Administração (ASA )
-
01/1987
Ensino, Administracao de Servicos de Nutricao, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Planejamento de Serviço de Nutrição, Programa de Alimentação do Trabalhador, Alimentação de Coletividade, Seleção de cardápios para executivos, Administração Financeira, Recrutamento, Seleção, Treinamento de Pessoal e Cargos e Salários
-
01/1985
Ensino, Nutrição e Dietética, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Nutrição e Dietética
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rosa Maria de Sá Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?