MARIA MARTINS ALESSIO

Concursada como Médica de Família e Comunidade na Secretaria de Saúde do DF, atualmente trabalha como Medicina de Família e Comunidade na UBS nº 2 do Itapoã. É médica especialista em Medicina de Família e Comunidade com Residência Médica pela UFPE e Mestre em Saúde Coletiva pela UNB.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Saúde Coletiva

2013 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: Avaliação da implantação do Programa Mais Médicos, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Maria Fátima de Sousa

Especialização - Residência médica

2008 - 2010

Universidade Federal de Pernambuco
Residência médica em: Medicina de Família e ComunidadeNúmero do registro: . Bolsista do(a): Secretaria Estadual de Saúde, SES, Brasil. Palavras-chave: medicina de família e comunidade; medicina.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde humana e serviços sociais; Atividades de atenção à saúde humana; Atividades de atenção à saúde humana integradas com assistência social, prestadas em residências coletivas e particulares.

Especialização em Curso de Especialização em Saúde Mental

2011 - 2014

Universidade de Pernambuco
Título: CAPS Livremente: perfil epidemiológico dos usuários de um CAPS do Distrito Sanitário VI da cidade de Recife
Orientador: Zulma Medeiros

Graduação em Medicina

2002 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco

Formação complementar

2014 - 2014

Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência Médica. (Carga horária: 230h). , Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, IEP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gestão.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina de Família e Comunidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Saúde Mental.

Organização de eventos

VIEIRA, T. B. ; OLIVEIRA, G. S. ; ALESSIO, M. M. . 43º Congresso Nacional de Médicos Residentes. 2009. (Congresso).

ALESSIO, M. M. ; CARDONA JR., A. . X Encontro Regional de Estudantes de Medicina. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. "REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS: INTERRELAÇÕES COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL" e "PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: ELEMENTOS DE TENSÃO ENTRE GOVERNO E ENTIDADES MÉDICAS". 2015. (Congresso).

13º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Medicina Rural - Declaração de Gramado: 1 ano após. Avançamos?. 2015. (Congresso).

12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. "Como as políticas públicas podem influenciar na Residência de Medicina de Família e Comunidade?". 2013. (Congresso).

51º Congresso Brasileiro de Educação Médica. Panorama e Perspectivas no Pró-Residência. 2013. (Congresso).

Seminário Internacional Sobre Regulação do Trabalhoe das Profissões em Saúde. 2013. (Seminário).

Third Global Forum on Human Resources for Health. "Residência Médica e Residência Multiprofissional em Saúde". 2013. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE MENTAL - ABRASME. 2012. (Congresso).

II Seminário Estadual de Educação Médica Permanente do Ceará, Novos Rumos da Residência Médica no Ceará.Residência Médica no Brasil e no Ceará - Cenário Atual e Novos Rumos. 2012. (Seminário).

Oficina Camara Técnica - PROVAB.Oficina Camara Técnica - PROVAB. 2012. (Oficina).

Oficina de Acompanhamento do PROVAB.Oficina de Acompanhamento do PROVAB. 2012. (Oficina).

Oficina de Educação Permanente em Saúde.Oficina de Educação Permanente em Saúde. 2012. (Oficina).

Oficina Medicina de Família e Comunidade.Oficina Medicina de Família e Comunidade. 2012. (Oficina).

11º Congresso de Medicina de Familia e Comunidade e 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Comunitária e Familiar. PAPEL DO RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. 2011. (Congresso).

10º Congresso de Medicina de Familia e Comunidade e 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Comunitária e Familiar. "Residência em MFC e Integração Ensino-Serviço na Graduação Médica da UFPE". 2009. (Congresso).

VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE. "Estudo da Susceptibilidade à Hemólise em Lactentes Submetidos à Terapia de Reposição de Ferro". 2005. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: DÁBYLA FABRINY BATISTA DE ALKMIM

ODEH, M. M.;ALESSIO, M. M.; ROITMAN, C.. Educação Permanente em Saúde: de uma revisão à vivência na Residência em Atenção Básica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUB/UnB) - Universidade de Brasília.

Aluno: Winnie Lorena Novais Monteiro

RODRIGUES, V. B.;ALESSIO, M. M.; TAVARES, G. S.. Educação Popular em Saúde na Atenção Básica e os desafios para sua implementação como política de saúde pública: uma revisão integrativa da literatura. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUB/UnB) - Universidade de Brasília.

Aluno: Luana Konzen Nunes

RODRIGUES, R.; CARVALHO, W. M.;ALESSIO, M. M.. ANÁLISE DO PERFIL DOS MÉDICOS INGRESSANTES NOS PROGRAMAS DE PROVISÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: PROVAB E MAIS MÉDICOS NO ANO DE 2015. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica e Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Comissão julgadora das bancas

Ivanise Helena Bezerra Torres

TORRES, I. H. B.; Leitão C.. O papel do residente de Medicina de Saúde da Família e comunidade na integração entre o ensino e o serviço no contexto da graduação de Medicina na UFPE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Médica) - Universidade Federal de Pernambuco.

DAIS GONCALVES ROCHA

SOUSA, M. F.;CYRINO, E. G.ROCHA, D. G.. Análise da Implantação do Programa Mais Médico para o Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Karin Eleonora Sávio de Oliveira

SOUSA, M. F.; ROCHA, D. G.; CYRINO, E. G.;savio, karin eleonora de oliveira. ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. 2015. Dissertação (Mestrado em SAÚDE COLETIVA) - UNB.

Eliana Goldfarb Cyrino

SOUSA, M. F.;CYRINO, ELIANA GOLDFARB; ROCHA, D. G.. Análise da implantação do programa Mais Médicos para o Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Maria Fatima de Sousa

SOUSA, M. F. DE. Análise da implantação do Programa Mais Médicos para o Brasil. 2015. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.

Clezio Cordeiro de Sá Leitão

LEITÃO, CLEZIO CORDEIRO DE SÁ. O PAPEL DO RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NA INTEGRAÇÃO ENTRE O ENSINO E O SERVIÇO NO CONTEXTO DA GRADUAÇÃO DE MEDICINA NA UFPE. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

Bruna Alexsandra Rocha da Rosa

A PREVISÃO LEGAL E A REAL ATUAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atenção Básica e Educação em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Martins Alessio;

Foi orientado por

Marilia de Carvalho Lima

Estudo da susceptibilidade a hemólise dos eritrócitos de lactentes; 2005; 10 f; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marilia de Carvalho Lima;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, FELIPE PROENÇO DE ; ARAÚJO, CÁSSIA DE ANDRADE ; TORRES, ODETE MESSA ; FIGUEIREDO, ALEXANDRE MEDEIROS DE ; SOUZA, PRISCILLA AZEVEDO ; OLIVEIRA, FRANCISCO ARSEGO DE ; ALESSIO, MARIA MARTINS . The More Doctors Program and the rearrangement of medical residency education focused on Family and Community Medicine. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 23, p. 1-16, 2019.

  • ALESSIO, MARIA MARTINS ; SOUSA, MARIA FÁTIMA DE . Programa Mais Médicos: elementos de tensão entre governo e entidades médicas. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 21, p. 1143-1156, 2017.

  • ALESSIO, MARIA MARTINS ; SOUSA, MARIA FÁTIMA DE . Regulação da formação de especialistas: inter-relações com o Programa Mais Médicos. Physis. Revista de Saúde Coletiva (UERJ. Impresso) , v. 26, p. 633-667, 2016.

  • ALESSIO, M. M. ; SOUSA, M. F. . PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: ELEMENTOS DE TENSÃO ENTRE GOVERNO E ENTIDADES MÉDICAS. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 978-85-85740-06-1, 2015.

  • ALESSIO, M. M. ; SOUSA, M. F. . REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS: INTERRELAÇÕES COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. In: 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiania. Anais do 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 978-85-85740-06-1, 2015.

  • ALESSIO, M. M. ; ALBUQUERQUE, P. C. . PAPEL DO RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. In: 11º Congresso de Medicina de Familia e Comunidade e 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Comunitária e Familiar, 2011, Brasília. 11º Congresso de Medicina de Familia e Comunidade e 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral, Comunitária e Familiar - Anais do Congresso, 2011.

  • ALESSIO, M. M. ; LIMA, M. C. . 'Estudo da Susceptibilidade à Hemólise em Lactentes Submetidos à Terapia de Reposição de Ferro'. In: VI Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE, 2005, Recife. Anais - I, 2005.

  • ALESSIO, M. L. M. ; ALESSIO, M. M. ; PAIXAO, A. D. O. . PROTEÇÃO ANTIOXIDANTE ENDÓGENA DO CÓRTEX RENAL DE RATOS SUBMETIDOS A UMA DIETA MULTIDEFICIENTE. In: XVIII Reunião Anual da FeSBE - FeSBE 2003, 2003, Curitiba. Anais da XVIII Reunião da FESBE, 2003, 2003.

  • ALESSIO, M. M. ; SOUSA, M. F. . REGULAÇÃO DA FORMAÇÃO DE ESPECIALISTAS: INTERRELAÇÕES COM O PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALESSIO, M. M. ; SOUSA, M. F. . PROGRAMA MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL: ELEMENTOS DE TENSÃO ENTRE GOVERNO E ENTIDADES MÉDICAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALESSIO, M. M. ; ALBUQUERQUE, P. C. . PAPEL DO RESIDENTE DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE NA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALESSIO, M. M. ; MAIA, C. A. ; MAGALHAES, G. S. G. ; ARAUJO, C. R. ; FEITOSA, A. M. . "Residência em MFC e Integração Ensino-Serviço na Graduação Médica da UFPE". 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALESSIO, M. M. ; LIMA, M. C. . Estudo da Susceptibilidade à Hemólise em Lactentes Submetidos à Terapia de Reposição de Ferro. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALESSIO, M. M. . Análise da implantação do Programa Mais Médicos 2015 (Dissertação de Mestrado).

  • ALESSIO, M. M. . PROVAB - Manual do Supervisor 2012 (Manual).

Outras produções

ALESSIO, M. M. . Gestão dos Cursos de Capacitação de Recursos Humanos na Organização de Redes de Atenção. 2013.

ALESSIO, M. M. . Coodenação do Programa de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicaas - PRO Residência, do Ministério da Saúde. 2012.

ALESSIO, M. M. . Coordenação Clínica do Centro de Saude Mental no Município de Camaragibe - PE. 2010.

ALESSIO, M. M. . Coordenação da Associação Pernambucana de Médicos Residentes (APMR). 2007.

ALESSIO, M. M. . Atuação junto à coordenação do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para execução das diretrizes de transformações curriculares.. 2006.

ALESSIO, M. M. . Coordenação de Meio Ambiente da Direção Executiva dos Estudantes de Medicina (DENEM). 2005.

ALESSIO, M. M. . Coordenação do Diretório Acadêmico de Medicina da UFPE. 2004.

ALESSIO, M. M. ; RIBEIRO, M. T. A. M. ; AUGUSTO, D. K. . 'Como as políticas públicas podem influenciar na Residência de Medicina de Família e Comunidade?'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALESSIO, M. M. ; PAGANI, R. ; SANTOS, J. T. R. . 'O cenário atual da Residência Médica: por que e para que criar e ampliar os Programas de Residência?'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALESSIO, M. M. ; PEREIRA, S. R. . 'Residência Multiprofissional: balanço e perspectivas'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALESSIO, M. M. ; BARRETO, I. C. H. C. . 'A Política de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do SUS'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALESSIO, M. M. . Conferencia de abertura: implantação do Provab no Brasil. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

ALESSIO, M. M. ; RIBEIRO, M. T. A. M. . 'Residência Médica no Brasil e no Ceará - Cenário Atual e Novos Rumos'. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Prêmios

2008

Prêmio SIMEPE, Sindicato dos Médicos de Pernambuco.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Governo do Distrito Federal, Secretaria de Saúde do Distrito Federal. , Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Asa Norte, 70770915 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 20171145

Experiência profissional

2014 - Atual

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultora Técnica do DEPREPS/SGTES

2013 - 2014

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenadora de Planejamento de Dimensionamento do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde da SGTES/MS

2012 - 2013

Ministério da Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Programa, Carga horária: 40

2010 - 2012

Prefeitura de Camaragibe

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação médica / médica clínica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de desinstitucionalização de pacientes internados no Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia - Camaragibe/PE

2010 - 2012

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: médica clínica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como médica clínica no Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) Alcool e Drogas Prof. José Lucena - Recife/PE

2008 - 2010

Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife

Vínculo: Médica Residente, Enquadramento Funcional: Médica Residente, Carga horária: 32

Outras informações:
Atuação como médica residente em Medicina de Família e Comunidade na Unidade de Saúde da Família Coqueiral (D.S. V) - Recife/PE

2016 - Atual

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Médica de Família e Comunidade, Carga horária: 40

Outras informações:
Médica da Equipe de Saúde da Família nº 1 da GSAP2 - Itapoã

2016 - 2018

SECRETARIA DE SAUDE DO DISTRITO FEDERAL

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Gerente de Serviços de Atenção Primária, Carga horária: 40

Outras informações:
Gerente de Serviços de Atenção Primária nº 1 de São Sebastião