Mariana Orlando Trédicci
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista ''Julio de Mesquita Filho'' - UNESP (2016), realizou intercâmbio acadêmico pelo programa Ciência sem Fronteiras, com Master 1 em Urbanismo e Planejamento pelo Institut d' Urbanisme de Paris (atual EUP, Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC) (2014-2015). Durante a graduação, foi bolsista do Projeto de Extensão ''MHAR: Museu de História e Arte Regional'', espaço digital dedicado à preservação e divulgação da memória histórica e cultural de São Luiz do Paraitinga (2012-2013). Completou a formação com especialização em Gestão em Restauro pelo CECI - Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (2019) e com cursos técnicos voltados para conservação e restauro em instituições como Museu de Arte Sacra e JEANART. Atuou profissionalmente em escritórios de arquitetura envolvidos em projetos de recuperação de bens tombados, como Apiacás, Instituto Pedra e FGGN e integrou o setor de Patrimônio e Arquitetura do Theatro Municipal de São Paulo (2023-2024). Atualmente, é Assistente Técnica na Coordenadoria de Conservação e Restauro do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Seu envolvimento e áreas de interesse são: preservação do patrimônio cultural, memória coletiva e difusão.
Informações coletadas do Lattes em 22/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Programa Interunidades em Estética e Historia da Arte - PGEHA
2026 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Reprodução e Autenticidade no Patrimônio Cultural: Um Estudo Fenomenológico da Experiência Estética e Coletiva
Maria Cristina Machado Freire.Palavras-chave: autenticidade; reprodução; tecnologia; fenomenologia; patrimônio cultural.Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Estética e Filosofia da Arte. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Cultural. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Teoria da Arte.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2010 - 2016
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os níveis insondados da arquitetura: símbolos e memórias perdidas nas cidades
Orientador: Vladimir Benincasa
Formação complementar
2024 - 2024
Conservação de Obras de Arte. (Carga horária: 16h). , CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO, CPF-SESC, Brasil.
2022 - 2022
Conservação Preventiva de Acervos Museológicos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2021 - 2021
Psicologia Social e Patrimônio Cultural. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2017 - 2019
Gestão de Restauro. (Carga horária: 560h). , Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada, CECI, Brasil.
2018 - 2018
História da Arte Contemporânea. (Carga horária: 4h). , Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia, MUBE, Brasil.
2017 - 2017
Conservação e Restauração em Interdisciplinaridade Museal Módulo Madeira. (Carga horária: 56h). , Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo, SAMAS, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação na Técnica de Afresco. (Carga horária: 16h). , Gianmario Finadri, JEANART, Brasil.
2016 - 2016
Conservação e Restauração em sua Interdisciplinaridade Museal Módulo Barro. (Carga horária: 80h). , Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo, SAMAS, Brasil.
2014 - 2015
Master 1 - Urbanisme et Aménagement. , Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne, UPEC, França.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Conservação e Restauro.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Patrimônio Cultural.
Organização de eventos
TRÉDICCI, M. O. . IX Semana de Arquitetura e Urbanismo, Unesp de Bauru. 2011. (Outro).
Participação em eventos
Jornada do Patrimônio 2025. Estado de São Paulo.Jornada do Patrimônio 2025. Estado de São Paulo. 2025. (Encontro).
II Fórum de Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural. 2024. (Encontro).
Palestra "Notre-Dame de Paris: desafios técnicos e filosóficos". 2024. (Outra).
XIX Jornada do Patrimônio de São Paulo.Theatro Municipal de São Paulo e as práticas de conservação preventiva no patrimônio edificado..XIX Jornada do Patrimônio de São Paulo.Theatro Municipal de São Paulo e as práticas de conservação preventiva no patrimônio edificado.. 2024. (Oficina).
?Expografia e projeto gráfico de exposições?. Realização Museu da Casa Brasileira (MCB). 2021. (Oficina).
Palestra "Monumento à Independência ? Levantamento a Laser 3D". Realização DPH, Universidade de Ferrara e Universidade Mackenzie. 2019. (Outra).
V Jornada do Patrimônio.A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos da Mooca..V Jornada do Patrimônio.A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos da Mooca.. 2019. (Oficina).
IV Jornada do Patrimônio.A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos da Mooca. 2018..IV Jornada do Patrimônio.A casa da minha avó: caça aos tesouros arquitetônicos da Mooca. 2018.. 2018. (Oficina).
Palestra ?Primavera de Museus - Casa Museu Ema Klabin: História e memória?. 2017. (Outra).
I Jornada do Patrimônio 2015. Apresentação Casarão do Belvedere.I Jornada do Patrimônio 2015. Apresentação Casarão do Belvedere. 2015. (Oficina).
7º Congresso de extensão universitária da UNESP. MHAR - Museu de História da Arte Regional. 2013. (Congresso).
Colóquio sobre salvaguarda do Patrimônio Arquitetônico e Urbano. 2013. (Outra).
Conferência Internacional "Patrimônio Cultural Memória e Intervenções Urbanas". 2013. (Encontro).
III Fórum de Extensão Universitária do Campus de Bauru.MHAR - Museu de História da Arte Regional. 2013. (Encontro).
Oficina de Capacitação sobre o Estatuto da Cidade para a 5ª Conferência Municipal de Bauru.Oficina de Capacitação sobre o Estatuto da Cidade para a 5ª Conferência Municipal de Bauru. 2013. (Oficina).
ENEA - Encontro Nacional de estudantes de Arquitetura.Encontro Nacional de estudantes de Arquitetura. 2011. (Encontro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Unidade de Preservação do Patrimônio HistóricoVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Assistente Técnico II, Carga horária: 40
Outras informações:
Assistente Técnica II na CCR (Coordenadoria de Conservação e Restauro), da DPPC (Antiga UPPH/ CONDEPHAAT Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo).
2023 - 2024
Theatro Municipal de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Patrimônio, Carga horária: 40
2021 - 2021
Instituto PedraVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
2021 - 2023
BriseVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
2018 - 2020
FGGNVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
2017 - 2018
Metro Cubico EngenhariaVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
2015 - 2017
ApiacásVínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Orlando Trédicci e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?