Moustafa Hamze Guilart

Professor de Engenharia Geotécnica e de Geodésia (2010 e 2011). Possui graduação em Engenharia de Minas pelo Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa (1980), complementada pela USP, Universidade de São Paulo (2012), revalidada pela UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto (2013), homologado pelo CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (2016). Mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2007). Estudo de estabilidade de barragens de contenção de rejeitos por meio de monitoramento ?In Situ?, análise e interpretação de modelos estocásticos e inferências (séries temporais), no contexto de um projeto PD, organização dum banco de dados e análise descritiva dos dados iniciais no estúdio de um empreendimento denominado Polihamzeboscov, na Escola Politécnica da USP (2017-2020).. Desenvolveu uma metodologia para o monitoramento de deslocamentos absolutos; para túneis: por centração forçada a partir de pilares com coordenadas conhecidas, para prédios e viadutos: por estacionamento livre a partir de pontos fixos com coordenadas conhecidas (2013). Desenvolveu um estudo para a aplicação da emissão acústica em maciços rochosos submetidos a escavações subterrâneas (2008). Tem experiência no monitoramento de escavações subterrâneas, topografia de minas e geodésia aplicada a engenharia; atuando na análise estatística e interpretação geomecânica de modelos matemáticos de previsão, na procura de estabelecer o mecanismo do movimento dos maciços rochosos e terrosos monitorados, atuando também, na locação e controle de obras de engenharia e de instalações tecnológicas.

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia Mineral

2002 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Metodologia para a Interpretação do Monitoramento de Escavações Subterrâneas
Prof. Titular : Lineu Azuaga Ayres da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Escavações subterrâneas; Instrumentação geotécnica.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Minas / Subárea: Lavra / Especialidade: Lavra de Mina Subterrânea. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica / Especialidade: Avaliação de Projetos.

Mestrado em Engenharia Mineral

1998 - 2002

Universidade de São Paulo
Título: Avaliação de Tècnicas de Instrumentação para o Monitoramento de Deformações nas Escavações Subterraneas,Ano de Obtenção: 2002
Professor Titular Lineu Azuaga Ayres da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Instrumentação geotécnica; Escavações Subterrâneas; Deformações e Deslocamentos; Métodos topográficos; Solos e rochas; Centração forçada combinada. Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica / Especialidade: Mecânicas das Rochas. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica / Especialidade: Mecânicas dos Solos. Setores de atividade: Construção Civil; Desenvolvimento Urbano; Recursos Minerais.

Graduação em Engenharia de Minas

1973 - 1980

Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa
Título: Trabajos Topográficos para la construcción del pozo y la instalación de ascenso en la Mina Júcaro
Orientador: Frantisek Mihalik

Curso técnico/profissionalizante

1964 - 1967

Instituto Cubano de Recursos Minerales
Bolsista do(a): Instituto Cubano de Recursos Minerales, ICRM, Cuba.

Formação complementar

2006 - 2006

Treinamento na modelagem de séries temporais. (Carga horária: 48h). , Centro de Estatística Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística da, CEA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Uma Introduçao à Analise Exploratória de Dados. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em Geofísica Aplicada a La Exploración Petrolera. (Carga horária: 40h). , Universidad Central de Venezuela, U.CENTRAL, Venezuela.

1999 - 1999

Extensão universitária em Introdução à Geofísica Aplicada. (Carga horária: 36h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1985 - 1985

Ajuste de Redes Geodésicas. (Carga horária: 63h). , Escuela de Artilleria de Las Far, EAF, Cuba.

1985 - 1985

Controle Geodésico do Metrô. (Carga horária: 380h). , Empresa do Comercio Exterior Para a Cooperação Técnica, POLYTECHNA, República Tcheca.

1981 - 1981

Curso Avanzado de Topografía de Minas. (Carga horária: 120h). , Escuela Nacional de Cuadros Ministerio de La Industria Básica, ENC, Cuba.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Russo

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Organização de eventos

AYRES da SILVA, Lineu ; BLANCO TORRENS, Roberto ; HAMZE-GUILART, Moustafa . I Semana Ibero-Americana de Engenharia de Minas. 2004. (Congresso).

Participação em eventos

V Encontro Nacional de Engenheiros de Minas. 2008. (Encontro).

II Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral. 2006. (Simpósio).

Jornadas Iberoamericana sobre Cierre de Minas y Riesgos Geodnámicos en Minería.Aspectos referentes ao controle da subsidência na mineração subterrânea. 2005. (Seminário).

I Simpósio Ibero-Americano de Engenharia de Minas; IWorkshop Risgos Geodnâmicos e XII Reunião Anual da Associaçâo Ibero-Americana de Ensino Superior de Engenharia de Minas.Aplicação de jato de água na mineração e construção subterrânea; Plano de análise de dados históricos de instrumentação geotécnica em escavações subterrâneas; Controle da subsidência em minas subterrâneas por medidas de instrumentação geotécnica;. 2004. (Simpósio).

III Encuentro Nacional de Obras Subterràneas.Tipificación del trazado e control topográfico de los túneles de pequea sección. 1990. (Encontro).

Tercera Jornada Científica de Geodesia,Cartografia y Teledetección.Trabajos geodésicos para las relaciones espaciales del metro de la Habana. 1989. (Encontro).

II Encuentro Nacional de Obras Subterráneas.Resultado de un conjunto de mediciones sistemáticas para la determinación de asentamientos en el túnel de la Bahia de La Habana. 1988. (Encontro).

I Encuentro Nacional de Obras Subterráneas.Amarre y orientación subterránea, asi como el replanteo de un tramo de trazado típico de túnel para metropolitano. 1987. (Encontro).

Segunda Jornada Científica de Geodesia y Cartografia.Determinación de la desviación del eje del pozo principal de la mina Júcaro. 1984. (Encontro).

IV Forum Científico Nacional de Estudiantes Universitrios en la Rama de Ciencias Ténicas.Transformación de Coordenadas de los Yacimientos Martí-levisa. 1978. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Nicola Paciléo Netto

PACILÉO NETTO, N.. Avaliação de Técnicas de Instrumentação para o Monitoramento de Deformações nas Escavações Subterrâneas. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade de São Paulo.

Lineu Azuaga Ayres da Silva

Ayres da Silva, L.AHennies, W. T.; Pacileo Neto, N.. Avaliação de Técnicas de Instrumentação para o Monitoramento de Deformações nas Escavações Subtrrâneas. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Lineu Azuaga Ayres da Silva

Ayres da Silva, L.AHennies,W.T.Sansone, E.C.; Silva, J.M.; Lima,A.A.. Metodologia para a Interpretação do Monitoramento de Escavações Subterrâneas. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mineral) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Eduardo Cesar Sansone

SANSONE, E. C.AYRES DA SILVA, L. A.HENNIES, W. T.; SILVA, J. M.; LIMA, A. A.. Metodologia para a interpretação do monitoramento de escavações subterrâneas. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mineral) - Escola Politécnica da USP.

Jose Margarida da Silva

SANSONE, E. C.; Ayres da Silva, L. A.; HENNIES, W. T.; Lima, A. A.;SILVA, J. M.. Metodologia para a interpretação do monitoramento de escavações subterrâneas. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Mineral) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Orientou

Maria Calvo

Projeto geodésico para a locação dos túneis no trecho do metrô Castelo da Força-Parque Central; 1986; 93 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Instituto Superior Politécnico José Antonio Echeverría; Orientador: Moustafa Hamze Guilart;

Divaldo López

Trabalhos topográficos para controle do conjunto de içamento e projeto topográfico para exploração subterrânea da Mina Delita; 1983; 86 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa; Orientador: Moustafa Hamze Guilart;

Lazaro Anias

Organização e planejamento dos trabalhos topográficos para prospecção geológica na Republica de Cuba; 1983; 156 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Minas) - Instituto Superior Minero Metalúrgico de Moa; Orientador: Moustafa Hamze Guilart;

Foi orientado por

Lineu Azuaga Ayres da Silva

Avaliação de Técnicas de Instrumentação nas Escavações Subterrâneas; 2002; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Lineu Azuaga Ayres da Silva;

Lineu Azuaga Ayres da Silva

Metodologia para a interpretação do monitoramento de escavações subterrâneas; 2007; Tese (Doutorado em Engenharia Mineral) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Lineu Azuaga Ayres da Silva;

Eduardo Cesar Sansone

Avaliação de Tècnicas de Instrumentação para o Monitoramento de Deformações nas Escavações Subterrâneas; 2006; Orientação de outra natureza; (Engenharia de Minas) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo; Orientador: Eduardo César Sansone;

Outras produções

HAMZE-GUILART, Moustafa . AVALIAÇÃO DA PRECISÃO PARA AS MEDIDAS DE CONVERGÊNCIA E RECALQUE COM ESTAÇÃO TOTAL. 2009.

HAMZE-GUILART, Moustafa . Assesoria em engenharia na estatística aplicada. 2005.

DantasDANTAS, D. ; HAMZE-GUILART, Moustafa . Programa de entrada e saída para a regularização de séries temporais atípicas. 2005.

BUELTA, M. ; HAMZE-GUILART, Moustafa . Realização de ensaios experimentais estáticos e dinâmicos de estruturas de tubos flexíveis e umbilicais. 2010.

HAMZE-GUILART, Moustafa ; AYRES da SILVA, Lineu . Estudo de tenssões através de emissões acústicas. 2008.

HAMZE-GUILART, Moustafa ; AYRES da SILVA, Lineu . Interpretação do comportamento de escavações subterrâneas através de técnicas instrumentais de monitoramento geotécnico. 2003.

HAMZE-GUILART, Moustafa ; SILVA, Lineu Ayres da . Avaliação de técnicas de instrumentação para o monitoramento de deformações nas escavações subterrâneas. 2002.

Projetos de desenvolvimento

  • 1983 - 1986

    Participação como contrapartida na confecção e execução do projeto da rede geodésica básica para a Cidade de Havana para a construção do metrô, Descrição: Para a base geodésica do Metrô da Cidade de Havana foi feito um projeto de rede de triangulação distribuída por toda a cidade. Na época esta triangulação poderia considerar-se entre as de maior precisão efetuada nas grandes cidades, para o controle e locação topográfica das obras de engenharia. Nesta triangulação foram medidos os ângulos componentes dos triângulos com teodolitos de alta precisão angular, e foram medidos todos seus lados com um geodímetro também considerado na época entre os de maior precisão. Estabeleceu-se sistema de coordenadas especifico, para evitar a transmissão de influencias espúrias procedentes de outros sistemas de coordenadas. Entre o sistema da base geodésica estabelecida para a Cidade de Havana e a base geodésica nacional Cuba Norte foi determinada a equação que permitiu transformar os valores de coordenadas dos pontos geodésicos antigos no sistema Cuba Norte no sistema novo, assim como também na base cartográfica existente estabelecer a rede ortométrica do sistema Metro Havana. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Coordenador / Mirtha Perdomo - Integrante / Lois Brito - Integrante / Fernando Bravo - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Integrante / Antonio Gonzalez Comezaña - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação no projeto do metrô de Havana, ao nível de estudo técnico econômico, em coordenação com o Instituto de Projeto do Metrô de Petrogrado, LININMETROGIPOTRANS, Descrição: O Projeto técnico econômico do metro de Cidade Havana foi um estudo inicial abrangente foram considerado aspectos tais como: Complementação da base cartográfica a deferentes escalas a serem utilizadas Estudo de transporte Esquema das linhas principais do metrô e prioridades de construção Oficinas de manutenção e operação do equipamento rolante Tipo de energia elétrica para as diferentes instalações do metro Outros. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Coordenador / Alfredo Noroña - Integrante / Mario Rubiera - Integrante / Francisco Alvarez - Integrante / Augusto Cañizarez - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1973 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada em jazidas de minerais lateríticos de Nicaro, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateríticos, para a industria do níquel em Nicaro. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Levisa e Martí Grupo IX. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Alberto Colombie - Integrante / Aida Almaguer - Integrante / Rafael Pérez Alfaro - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Remuneração.

  • 1971 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada e desenvolvimento de reservas em jazidas de minerais lateríticos de Moa, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateriticos, para a industria do níquel. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Punta Gorda, Yagrumaje, as Camaríocas, Moa Oriental, La Delta e El Loro Piloto. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Rafael Perez Alfaro - Integrante / Waldo Lavaout - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Outra.

  • 1968 - 1968

    Projeto topográfico para levantamento geológico, escala 1:50.000, Descrição: Execução e controle de projeto topográfico para o levantamento geológico, escala 1: 50.000 na parte ocidental da Sierra Maestra no oriente sul de Cuba. Este projeto foi desenvolvido para o controle, locação e amarração de vários setores onde foram observadas anomalias minerais, assim como também perfis regionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Alfredo Norman - Coordenador / Tarás Sheveshenko - Integrante / Guillermo Matín Cortes - Integrante / Danilo Ramos - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1967 - 1968

    Projetos Topográficos para diferentes setores em exploração gelógica da jazida "El Cobre", Descrição: Execução e controle de projetos topograficos da jazida "El Cobre", relocionados aos setores Gitanilla, Zona Centrel, Mina Blanca, Zona Alta e Ermitanõ entre outos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Eugenio Escobar - Coordenador / Nicolai Golovchenko - Integrante / Abelardo Porro - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação no projeto do metrô de Havana, ao nível de estudo técnico econômico, em coordenação com o Instituto de Projeto do Metrô de Petrogrado, LININMETROGIPOTRANS, Descrição: O Projeto técnico econômico do metro de Cidade Havana foi um estudo inicial abrangente foram considerado aspectos tais como: · Complementação da base cartográfica a deferentes escalas a serem utilizadas · Estudo de transporte · Esquema das linhas principais do metrô e prioridades de construção · Oficinas de manutenção e operação do equipamento rolante · Tipo de energia elétrica para as diferentes instalações do metro · Outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Coordenador / Alfredo Noroña - Integrante / Mario Rubiera - Integrante / Francisco Alvarez - Integrante / Augusto Cañizarez - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação como contrapartida na confecção e execução do projeto da rede geodésica básica para a Cidade de Havana para a construção do metrô, Descrição: Para a base geodésica do Metrô da Cidade de Havana foi feito um projeto de rede de triangulação distribuída por toda a cidade. Na época esta triangulação poderia considerar-se entre as de maior precisão efetuada nas grandes cidades, para o controle e locação topográfica das obras de engenharia. Nesta triangulação foram medidos os ângulos componentes dos triângulos com teodolitos de alta precisão angular, e foram medidos todos seus lados com um geodímetro também considerado na época entre os de maior precisão. Estabeleceu-se sistema de coordenadas especifico, para evitar a transmissão de influencias espúrias procedentes de outros sistemas de coordenadas. Entre o sistema da base geodésica estabelecida para a Cidade de Havana e a base geodésica nacional Cuba Norte foi determinada a equação que permitiu transformar os valores de coordenadas dos pontos geodésicos antigos no sistema Cuba Norte no sistema novo, assim como também na base cartográfica existente estabelecer a rede ortométrica do sistema Metro Havana.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Coordenador / Mirtha Perdomo - Integrante / Lois Brito - Integrante / Fernando Bravo - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Integrante / Antonio Gonzalez Comezaña - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1973 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada em jazidas de minerais lateríticos de Nicaro, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateríticos, para a industria do níquel em Nicaro. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Levisa e Martí Grupo IX. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Alberto Colombie - Integrante / Aida Almaguer - Integrante / Rafael Pérez Alfaro - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Remuneração.

  • 1971 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada e desenvolvimento de reservas em jazidas de minerais lateríticos de Moa, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateriticos, para a industria do níquel. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Punta Gorda, Yagrumaje, as Camaríocas, Moa Oriental, La Delta e El Loro Piloto. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Rafael Perez Alfaro - Integrante / Waldo Lavaout - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Outra.

  • 1968 - 1968

    Projeto topográfico para levantamento geológico, escala 1:50.000, Descrição: Execução e controle de projeto topográfico para o levantamento geológico, escala 1: 50.000 na parte ocidental da Sierra Maestra no oriente sul de Cuba. Este projeto foi desenvolvido para o controle, locação e amarração de vários setores onde foram observadas anomalias minerais, assim como também perfis regionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Alfredo Norman - Coordenador / Tarás Sheveshenko - Integrante / Guillermo Matín Cortes - Integrante / Danilo Ramos - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1967 - 1968

    Projetos Topográficos para diferentes setores em exploração gelógica da jazida "El Cobre", Descrição: Execução e controle de projetos topograficos da jazida "El Cobre", relocionados aos setores Gitanilla, Zona Centrel, Mina Blanca, Zona Alta e Ermitanõ entre outos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Eugenio Escobar - Coordenador / Nicolai Golovchenko - Integrante / Abelardo Porro - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação como contrapartida na confecção e execução do projeto da rede geodésica básica para a Cidade de Havana para a construção do metrô, Descrição: Para a base geodésica do Metrô da Cidade de Havana foi feito um projeto de rede de triangulação distribuída por toda a cidade. Na época esta triangulação poderia considerar-se entre as de maior precisão efetuada nas grandes cidades, para o controle e locação topográfica das obras de engenharia. Nesta triangulação foram medidos os ângulos componentes dos triângulos com teodolitos de alta precisão angular, e foram medidos todos seus lados com um geodímetro também considerado na época entre os de maior precisão. Estabeleceu-se sistema de coordenadas especifico, para evitar a transmissão de influencias espúrias procedentes de outros sistemas de coordenadas. Entre o sistema da base geodésica estabelecida para a Cidade de Havana e a base geodésica nacional Cuba Norte foi determinada a equação que permitiu transformar os valores de coordenadas dos pontos geodésicos antigos no sistema Cuba Norte no sistema novo, assim como também na base cartográfica existente estabelecer a rede ortométrica do sistema Metro Havana.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Coordenador / Mirtha Perdomo - Integrante / Lois Brito - Integrante / Fernando Bravo - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Integrante / Antonio Gonzalez Comezaña - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação no projeto do metrô de Havana, ao nível de estudo técnico econômico, em coordenação com o Instituto de Projeto do Metrô de Petrogrado, LININMETROGIPOTRANS, Descrição: O Projeto técnico econômico do metro de Cidade Havana foi um estudo inicial abrangente foram considerado aspectos tais como: · Complementação da base cartográfica a deferentes escalas a serem utilizadas · Estudo de transporte · Esquema das linhas principais do metrô e prioridades de construção · Oficinas de manutenção e operação do equipamento rolante · Tipo de energia elétrica para as diferentes instalações do metro · Outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Coordenador / Alfredo Noroña - Integrante / Mario Rubiera - Integrante / Francisco Alvarez - Integrante / Augusto Cañizarez - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1973 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada em jazidas de minerais lateríticos de Nicaro, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateríticos, para a industria do níquel em Nicaro. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Levisa e Martí Grupo IX. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Alberto Colombie - Integrante / Aida Almaguer - Integrante / Rafael Pérez Alfaro - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Remuneração.

  • 1971 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada e desenvolvimento de reservas em jazidas de minerais lateríticos de Moa, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateriticos, para a industria do níquel. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Punta Gorda, Yagrumaje, as Camaríocas, Moa Oriental, La Delta e El Loro Piloto. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Rafael Perez Alfaro - Integrante / Waldo Lavaout - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Outra.

  • 1968 - 1968

    Projeto topográfico para levantamento geológico, escala 1:50.000, Descrição: Execução e controle de projeto topográfico para o levantamento geológico, escala 1: 50.000 na parte ocidental da Sierra Maestra no oriente sul de Cuba. Este projeto foi desenvolvido para o controle, locação e amarração de vários setores onde foram observadas anomalias minerais, assim como também perfis regionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Alfredo Norman - Coordenador / Tarás Sheveshenko - Integrante / Guillermo Matín Cortes - Integrante / Danilo Ramos - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1967 - 1968

    Projetos Topográficos para diferentes setores em exploração gelógica da jazida "El Cobre", Descrição: Execução e controle de projetos topograficos da jazida "El Cobre", relocionados aos setores Gitanilla, Zona Centrel, Mina Blanca, Zona Alta e Ermitanõ entre outos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Eugenio Escobar - Coordenador / Nicolai Golovchenko - Integrante / Abelardo Porro - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação no projeto do metrô de Havana, ao nível de estudo técnico econômico, em coordenação com o Instituto de Projeto do Metrô de Petrogrado, LININMETROGIPOTRANS, Descrição: O Projeto técnico econômico do metro de Cidade Havana foi um estudo inicial abrangente foram considerado aspectos tais como: Complementação da base cartográfica a deferentes escalas a serem utilizadas Estudo de transporte Esquema das linhas principais do metrô e prioridades de construção Oficinas de manutenção e operação do equipamento rolante Tipo de energia elétrica para as diferentes instalações do metro Outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Coordenador / Alfredo Noroa - Integrante / Mario Rubiera - Integrante / Francisco Alvarez - Integrante / Augusto Caizarez - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1983 - 1986

    Participação como contrapartida na confecção e execução do projeto da rede geodésica básica para a Cidade de Havana para a construção do metrô, Descrição: Para a base geodésica do Metrô da Cidade de Havana foi feito um projeto de rede de triangulação distribuída por toda a cidade. Na época esta triangulação poderia considerar-se entre as de maior precisão efetuada nas grandes cidades, para o controle e locação topográfica das obras de engenharia. Nesta triangulação foram medidos os ângulos componentes dos triângulos com teodolitos de alta precisão angular, e foram medidos todos seus lados com um geodímetro também considerado na época entre os de maior precisão. Estabeleceu-se sistema de coordenadas especifico, para evitar a transmissão de influencias espúrias procedentes de outros sistemas de coordenadas. Entre o sistema da base geodésica estabelecida para a Cidade de Havana e a base geodésica nacional Cuba Norte foi determinada a equação que permitiu transformar os valores de coordenadas dos pontos geodésicos antigos no sistema Cuba Norte no sistema novo, assim como também na base cartográfica existente estabelecer a rede ortométrica do sistema Metro Havana.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Coordenador / Mirtha Perdomo - Integrante / Lois Brito - Integrante / Fernando Bravo - Integrante / Fernando Perez Monteagudo - Integrante / Antonio Gonzalez Comezaa - Integrante., Financiador(es): Comité Ejetutivo Del Poder Popular de Ciudad de La Habana - Remuneração.

  • 1973 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada em jazidas de minerais lateríticos de Nicaro, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateríticos, para a industria do níquel em Nicaro. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Levisa e Martí Grupo IX. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Alberto Colombie - Integrante / Aida Almaguer - Integrante / Rafael Pérez Alfaro - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Remuneração.

  • 1971 - 1976

    Projeto topográficos para a exploração detalhada e desenvolvimento de reservas em jazidas de minerais lateríticos de Moa, Descrição: Estes projetos foram desenvolvidos para o controle topográfico, lotação e amarração topográfica de diferentes jazidas de minerais lateriticos, para a industria do níquel. Os projetos foram desenvolvidos nas jazidas Punta Gorda, Yagrumaje, as Camaríocas, Moa Oriental, La Delta e El Loro Piloto. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Abelardo Porro - Coordenador / Rafael Perez Alfaro - Integrante / Waldo Lavaout - Integrante., Financiador(es): Empresa de Geologia Santiago de Cuba - Outra.

  • 1968 - 1968

    Projeto topográfico para levantamento geológico, escala 1:50.000, Descrição: Execução e controle de projeto topográfico para o levantamento geológico, escala 1: 50.000 na parte ocidental da Sierra Maestra no oriente sul de Cuba. Este projeto foi desenvolvido para o controle, locação e amarração de vários setores onde foram observadas anomalias minerais, assim como também perfis regionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Alfredo Norman - Coordenador / Tarás Sheveshenko - Integrante / Guillermo Matín Cortes - Integrante / Danilo Ramos - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

  • 1967 - 1968

    Projetos Topográficos para diferentes setores em exploração gelógica da jazida "El Cobre", Descrição: Execução e controle de projetos topograficos da jazida "El Cobre", relocionados aos setores Gitanilla, Zona Centrel, Mina Blanca, Zona Alta e Ermitanõ entre outos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Moustafa Hamze Guilart - Integrante / Eugenio Escobar - Coordenador / Nicolai Golovchenko - Integrante / Abelardo Porro - Integrante., Financiador(es): Empresa Consolidada de La Minería - Remuneração.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Laboratório de Mecânica de Rochas. , Av. Prof. Mello Moraes, 2373, Cidade Universitaria, 05508-900 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30915163, Fax: (11) 30915721, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - 2013

LPC Latina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 24

Outras informações:
? Desenvolvimento e aplicação duma metodologia para o monitoramento de deslocamentos vetoriais; para túneis: por centração forçada a partir depilares, para prédios e viadutos: por estacionamento livre a partir de pontos fixos. Aplicada na Linha Lilas do Metrô de São Paulo e na Linha 4 do Metrô de Rio de Janeiro

2009 - 2009

LPC Latina

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Monitoramente de Escavações Subterrâneas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Análise de projetos, avaliação geomecânica "in situ" e monitoramento geotécnico de um túnel em operação para a transportação de mineral, através de uma correia transportadora na Mina Carajás da Empresa Vale do Rio Doce, no estado de Para.

2011 - 2012

Golder Associates

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor de Instrumentação geotécnica para serviços e projetos de mineração

2010 - 2011

Universidade Paulista

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor de Geodésia (2010) lesionando tópicos relacionados com Geodésica Geométrica, Geodésia Física, Geodésia Espacial e Posicionamento Geodésico, assim como tópicos de Cartografia. Professor de Mecânica dos Solos e Geologia (2011) lecionando tópicos relacionados com a estrutura dos solos, suas propriedades, ensaios de laboratórios, classificação dos solos e maciços rochosos, compactação dos solos. Nesta disciplina foram incluso também tópicos relacionados à geologia de engenharia. Foram feitos ensaios de laboratório tendo como conteúdo o conhecimento da aparelhagem, os procedimentos e os cálculos, todas estas tarefas foram feitas pelos alunos sob a orientação e a supervisão do professor da disciplina Tanto a Geodésia quanto a Mecânica dos Solos e Geologia foram ministradas para a formação de engenheiros civis.

2002 - 2007

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno Bolsista de doutorado-, Enquadramento Funcional: Aluno Bolsista de doutorado, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Pesquisa de doutarado relacionada a ocorrência e controle de movimentação de maciços rochosos e terrosos submetidos a escavações subterrâneas.

1998 - 1999

Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Vínculo: Aluno Bolsista Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Treinamento topográfico, Carga horária: 16

Outras informações:
Trenamento de topografia ao aluno de pós-graduação Marcelo Filipov e desenvolvimento de pesquisa.

Atividades

  • 09/2002

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Laboratório de Mecânica de Rochas.,Linhas de pesquisa

  • 03/1999 - 06/1999

    Treinamentos ministrados , Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Laboratório de Mecânica de Rochas.,Treinamentos ministrados, Treinamento de aluno de pós-graduação na atualização e levantamento topográfico de mina a céu aberto, para o desenvolvimento de sua dissertação de mestrado intitulada: Aplicação de métodos computacionais no planejamento para extração de rocha ornamental e

2003 - 2003

Engenharia e Projeto Ltda

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Trabalhos de instrumentação Geotécnica, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos de consultoria relacionados com a instrumentação geotécnica do projeto da linha 4 do Metrô de São Paulo.

Atividades

  • 06/2003 - 06/2003

    Serviços técnicos especializados , Engenharia e Projeto, Projeto.,Serviço realizado, Analise do volume de trabalho de instrumentação geotécnica, tipo de trabalho e pessoal técnico necessário, para a execução dos trabalhos de instrumentação da linha 4 do Metrô de São Paulo.

2003 - 2003

Sociedade de Mineração Brasleira S A

Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor para Mineração, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Consultor para a demarcação da área da mina de granito Sodalita, no município de Potiragua no Estado de Bahia.

2002 - 2002

Sociedade de Mineração Brasleira S A

Vínculo: Autónomo, Enquadramento Funcional: Autónomo, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabajos topográficos especializado para mineração

Atividades

  • 09/2003 - 09/2003

    Serviços técnicos especializados , Granitos, Sodalita.,Serviço realizado, Contrapartida do Departamento Nacional Produção Mineral da Bahia para a fiscalição da divisa da Mina Sodalita.

  • 05/2002 - 07/2002

    Serviços técnicos especializados , Mina Capão Bonito, Capão Bonito Jaindaia.,Serviço realizado, Demarcação topográfica das divisas da Mina Capão Bonito e da Mina Jaindaia, no município Capão Bonito no estado de SP.

2000 - 2000

Grupo João Santos

Vínculo: Autónomo, Enquadramento Funcional: Sevicios Técnicos, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabajos tográficos especializados para Mineração

Atividades

  • 05/2000 - 07/2000

    Serviços técnicos especializados , Mina Sumidouro, Riverão Grande.,Serviço realizado, Lavantamento topográfico da mina em explotação e das áreas de desenvolvimento da Jazida.

  • 03/2000 - 04/2000

    Treinamentos ministrados , Mina Sumidouro, Riverão Grande.,Treinamentos ministrados, Treinamento de técnicos no levantamento topográfico de Minas a Céu Aberto, fundamentado na morfologia do terreno e as lavras desenvolvidas na extração do mineral

2000 - 2001

Desenvolvimento Rodoviário S A

Vínculo: Autónomo, Enquadramento Funcional: Trenamento de técnicos em instrumentação, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Aplicação de uma tecnologia de medição por centração forçada combinada, constituída por a centração forçada em pilares, centração forçada em pontos perdidos e centração forçada em marcos materializados no chão utilizando prumo ótico. O treinamento foi feito para técnicos da firma Latina Instrumentação num túnel em construção do Rodoanel de São Paulo Mário Covas.

Atividades

  • 10/2000 - 06/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Latina Instrumentação, Túnel 2 Radoanel de São Paulo.,Linhas de pesquisa

  • 10/2000 - 06/2001

    Treinamentos ministrados , Latina Instrumentação, Túnel 2 Radoanel de São Paulo.,Treinamentos ministrados, Centração forçada combinada

1986 - 1992

Secretaría Ejecutiva Del Metro de Ciudada Habana

Vínculo: Chefe de Departamento, Enquadramento Funcional: Trenamento em controle geodésico de Metrô, Carga horária: 16, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Elaboração de normas técnicas de traçado e de topografia para o projeto, construção e operação do metrô da cidade de Havana. Coordenador geral das atividades de geodésia e topografia para as entidades participantes no projeto do metrô da cidade de Havana, e outros tipos de sistemas de transporte rápido moderno no interior de Cuba.

Atividades

  • 08/1986 - 12/1992

    Direção e administração, Entidade de Investimentos, Departamento de Controle Geodesico.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 02/1986 - 12/1990

    Treinamentos ministrados , Entidade de Investimentos, Departamento de Controle Geodesico.,Treinamentos ministrados, Treinamento para o levantamento redes técnicas (esgoto,água etc.), Treinamento topográfico para o controle das obras do metrô, Treinamento de projeto de locação de túneis, Treinamento de instrumentação geotécnica pelos metodos topográficos

1983 - 1986

Grupo Ejecutivo Del Metro

Vínculo: Engenheiro, Enquadramento Funcional: Especialista em controle geodésico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação da execução da base geodésica e cartográfica para o projeto e construção do Metrô da Cidade de Havana, assim como, os trabalhos topográficos para pesquisas geotécnicas

1980 - 1983

Ministerio de Industrias Básicas

Vínculo: Engenheiro especialista, Enquadramento Funcional: Especialista em Topografia e em mineração, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos como Assessor Técnico em Topografia na Direção de Técnica de Minerais Sólidos e de Petróleo e como Engenheiro de Minas na Direção de Produções Mineiras

Atividades

  • 01/1982 - 02/1982

    Serviços técnicos especializados , Vice Ministerio de Produção, Direção de Produções Mineiras.,Serviço realizado, Avaliação técnica e produtiva periódica das minas de cobre Júcaro e Matahambre no ocidente de Cuba, assim como também, da mina de El Cobre e a mina de cromo Merceditas no oriente de Cuba.

  • 01/1980 - 12/1981

    Serviços técnicos especializados , Vece Ministerio de Geologia, Direção Técnica de Minerais Sólidos e de Petróleo.,Serviço realizado, Elaboração de normas técnicas para os trabalhos topográficos na geologia e mineração.

1979 - 1979

Empresa de Geologia Santiago de Cuba

Vínculo: Topógrafo, Enquadramento Funcional: Topógrafo, Carga horária: 44

Outras informações:
Participação na execução de projeto na Mina Júcaro No ocidente de Cuba

1977 - 1979

Empresa de Geologia Santiago de Cuba

Vínculo: Topógrafo, Enquadramento Funcional: Topógrafo, Carga horária: 44

Outras informações:
Serviço como topógrafo na exploração de minerais lateríticos nas jazidas de Ponta Gorda em Moa no oriente de Cuba

1971 - 1977

Empresa de Geologia Santiago de Cuba

Vínculo: Coordenador Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico na seção de Topografia, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Revisão técnica e metodológica dos trabalhos topográficos na Prospecção Geológica e na Mineração

1973 - 1976

Empresa de Geologia Santiago de Cuba

Vínculo: Cordenador Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenador técnico Seçao de Topografia, Carga horária: 24

Outras informações:
Projeto de explaração de minerais lateríticos em Nicaro

1971 - 1976

Empresa de Geologia Santiago de Cuba

Vínculo: Coodenador Técnico, Enquadramento Funcional: Coordenador Técnico da Seção de Topográfia, Carga horária: 24

Outras informações:
Projeto de exploraçao de mineris Latritícos de Moa

Atividades

  • 06/1979 - 12/1979

    Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico, Mina Júcaro.,Serviço realizado, Projeto topográfico para a instalação e controle do conjunto de içamento e do poço principal da Mina Júcaro.

  • 09/1976 - 05/1979

    Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico, Brigada de Laterita Moa.,Serviço realizado, Serviço como topógrafo na exploração de minerais lateríticos nas jazidas de Ponta Gorda em Moa no oriente de Cuba.

  • 06/1971 - 08/1976

    Serviços técnicos especializados , Departamento Técnico, Seção de Topografia.,Serviço realizado, Revisão técnica metodológica de triangulações, poligonais, levantamentos topográficos, trabalhos topográficos na mineração a céu aberto e subterrânea.

1970 - 1971

Empresa de Niquel Rene Ramos Latour de Nicaro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Topografía, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação e controle dos trabalhos topográficos para a extração de minerais de níquel a céu aberto e para os trabalhos de desenvolvimento de reservas nas Minas de Nicaro no oriente de Cuba.

Atividades

  • 01/1970 - 05/1971

    Serviços técnicos especializados , Departamento Minas, Minas Em Operação.,Serviço realizado, Controle topográfico dos frentes de lavra e os trabalhos topográficos para o desenvolvimento das reservas minerais, nas minas Ocujal, Martí e Pinares de Mayari.

1969 - 1969

Empresa Consolidada de La Minería

Vínculo: Coodenador do treinamento, Enquadramento Funcional: Treinamento em topográfia de minas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trenamento de técnicos tapógrafos em topógrafia de minas a céu aberto e subterrânia, na mina a céu aberto de extração de niquel de Moa, no Oriente de Cuba e na mina subterrâne Julio Antónia Mella no municipio de Minas de Matahambres, no Ocidente de Cuba. Os topógráfos treinados foram formados como topógrafos gerais, por isso, foram treinados como topógrafos de minas, visando a calificação necessária para seu desenvolvimento técnico no sevicio geológico de Cuba e na mineração cubana.

1967 - 1969

Empresa Consolidada de La Minería

Vínculo: Chefe de topografia, Enquadramento Funcional: Chefe de topografia brigada El Cobre, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos topográficos para a prospecção geologica

1967 - 1968

Empresa Consolidada de La Minería

Vínculo: Chefe de topografia, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto Geologico, Carga horária: 16

Outras informações:
Execução de projetos topograficos para a prospecção geológica na jazida de cobre "El Cobre".

1967 - 1968

Empresa Consolidada de La Minería

Vínculo: Chefe de topografia, Enquadramento Funcional: Execução de projeto topográfico, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Execução de projeto topografico para o levantamanto geologico, escala 1:50.0000

Atividades

  • 03/1969 - 12/1969

    Treinamentos ministrados , Minería Santiago de Cuba, Seção de Topografia.,Treinamentos ministrados, Treinamento no levantamento topográfico para o projeto de uma usina de processamento de níquel em Moa no oriente de Cuba, Transmissão de coordenadas da superfície ou subterrâneo na Mina Julio Antonio Mella No ocidente de Cuba

  • 03/1967 - 02/1969

    Serviços técnicos especializados , Seção de Topografia, Brigada de Exploração Geologica El Cobre.,Serviço realizado, Levantamentos topográficos, levantamentos de lavras subterrâneas, locação de lavras subterrâneas antigas, trabalhos topográficos para a prospecção geofísica, atualização topográfica dos trabalhos na mina a céu aberto..