Antonio Carlos Campos Pignatari

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1976) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo (1988). Pós-doutorado em microbiologia Clínica pela Iowa University, USA (1988-1990). Pesquisador do CNPq desde 1991 e consultor da FAPESP. Atualmente é professor titular da Disciplina de Infectologia e Diretor do Laboratório Especial de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Infectologia atuando na área de pesquisa nos seguintes temas: microbiologia clínica, infecções hospitalares, epidemiologia molecular, biologia molecular aplicada ao diagnóstico de doenças infecciosas, resistência bacteriana a antimicrobianos, infecções estafilocócicas, infecções em pacientes críticos em unidades de terapia intensiva.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Infectologia

1983 - 1988

Universidade Federal de São Paulo
Título: Ação da nifedipina nas variáveis hemodinâmicas e respiratórias na endotoxemia - Estudo experimental em cães
Orientador: Jose Carlos Longo
Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.

Especialização em Doenças Infecciosas e Parasitárias

1977 - 1979

Universidade Federal de São Paulo

Graduação em Medicina

1971 - 1976

Universidade Federal de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1995

Livre-docência. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil. , Título: , Ano de obtenção: 1995.

1988 - 1990

Pós-Doutorado. , University of Iowa, UIOWA, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Anatomia Patológica e Patologia Clínica.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PIGNATARI, A. C. C. . Congresso da Sociedade Brasileira de Infectologia. 1999. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Gustavo Pelicioli Riboldi

PIGNATARI, A. C. C.. Determinantes de virulência em isolados clínicos de Streptocococcus pyogenes da cidade de Porto Alegre. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Taisa Trevizani Rocchetti

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção do operon ica da produção de biofilme, gene mecA de resistência à oxcilina e identificação de espécies de Staphylococcus spp. diretamente dos frascos de hemoculturas pela técnica de PCR multiplex. 2014. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Adriana Pereira de Paula

PIGNATARI, A. C. C.. Aderência à terapêutica com antimicrobianos administrados por via oral em adultos com osteomielite. 2013. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fernanda Villas Boas Petrolini

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo da frequência temporal e padronização de uma PCR multiplex para a detecção de oxacilinases em isolados clinicos de Pseudomonas aeruginosa. 2013. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Daniele Aparecida Ribeiro

PIGNATARI, A. C. C.. Trânsito e profissionais e pacientes de terpia intensiva entre diferentes hospitais: possível risco de disseminação de microganismos multirrresistentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Tássia Neves Lobão

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção de Ureaplasma urealyticum e U.parvum no trato urogenital e a sua relação com polimorfimos genéticos e expressão de citocinas em mulheres atendidas no município de Vitória da Conquista - BA. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Mônica da Silveira

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência e fatores de risco para carreamento de S. aureus resistente à meticilina em idosos institucionalizados na cidade de Bauru-SP. 2013. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Alexandre Inácio Cruz de Paula

PIGNATARI, A. C. C.. Perfil fenotípico de E. coli resistente a quinolonas isoladas de hemocultura. 2012. Dissertação (Mestrado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Fabiana Venegas Pires

PIGNATARI, A. C. C.. Carreamento nasal de Staphylococcus aureus na população de Botucatu, São Paulo: prevalência, fatores de risco, resistência a antimicrobianos e epidemiologia molecular. 2012. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariana Favero Bonesso

PIGNATARI, A. C. C.. Determinação da virulência e da resistência antimicrobiana em Staphylococcus spp. isolados de pacientes do serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FM Botucatú, SP. 2011. Dissertação (Mestrado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Fernanda Badue Pereira

PIGNATARI, A. C. C.. Colonização por S. aureus em pediatria. 2011. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Maria Gisele Gonçalves

PIGNATARI, A. C. C.. Perfil mutacional dos genes responsáveis pela resitência de M. tuberculosis a rifampicina e isonizazida em cepas isoladas no estado de São Paulo e uso da PCR em tempor real para a detecção rápida dessas mutações. 2011.

Aluno: Paula Ignez Pilar Lemos Barbosa

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência dos genes QNR, AAC (6)IB-CR e QEPA entre isolados clínicos de entnerobacterias. 2011. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria Aparecida Aguiar da Silva

PIGNATARI, A. C. C.. Aderência a higienização da mãos pelos profissionais de saúde em um hospital de oncologia pediatrica. 2009. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alessandra Navarini

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação de testes de identificação e sensibilidade que podem ser utilizados em laboratórios clínicos em cepas de Candida spp. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: DENISE MIYURI KUSAHARA

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo clínico do efeito da higiene ora com digluconato de clorexidina a 0.12% na colonização orofarínges de crianças em cuidados intensivos. 2006. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcelo Jenné Mimica

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção do gene mecA e correlaçãocom testes de suceptibilidade fenotípica à oxacilina in vitro em cepas de S. aureus isoladas de pacientes pediátricos da Santa Casa de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Milena Dropa

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização genotípica de cepas da família Enterobacteriaceae produtoras de B-lactamases de espectro estendido, isoladas de pacientes de um hospital da rede jpública da cidade de São Paulo. 2006. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Guilherme Furtado

PIGNATARI, A. C. C.. Fatores de risco e evolução clínica em pacientes com infecção de corrente sanguínea por Enterococcus spp resistente a vancomicina em um hospital universitário de São Paulo. 2005. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARIANA VOLPE ARNON

PIGNATARI, A. C. C.. Fatores de risco para infecção da corrente sanguínea hospitalar por bacilos Gram negativos multiresistentes em pediatria. 2005. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Manuel Mindlin Lafer

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência de anticorpos IgG contra VVZ (vírus varicela zoster), nas tribos kuikuro e kaiabi do Parque indígena do Xingu pré vacinação contra varicela. 2004. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: ADRIANA MACÊDO DELL´AQUILA

PIGNATARI, A. C. C.. Relação entre os níveis séricos de vancomicina e a concentração inibitória mínima do Staphylococcus aureus numa unidade de queimados. 2004. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Hedylamar Oliveira Marques

PIGNATARI, A. C. C.. Alterações da hemostasia em pacientes com malária. 2004. Dissertação (Mestrado em Medicina (Hematologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Graziella Hanna Pereira

PIGNATARI, A. C. C.. Fatores de risco para resistência ao imipenem e epidemiologia molecular das infecções hospitalares por Pseudomonas aeruginosa em Hospital escola terciário. 2004. Dissertação (Mestrado em Infecções e Saúde Pública) - Hospital Emilio Ribas.

Aluno: Janaina Maria Alves

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência do papilomavirus humano em crianças nascidas de mães portadoras do HIV. 2003. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sônia Regina Hidalgo

PIGNATARI, A. C. C.. Análise do perfil de consumo de antimicrobianos em um hospital de ensino. 2003. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: CRHISTIANE NICOLETTI

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência de portadores de pneumococo em adultos infectados com o virus da imunodeficiência humana. 2002. Dissertação (Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ELOISE CIRSITANI BORRIEL VIEIRA

PIGNATARI, A. C. C.. Valor preditivo das culturas de vigilância para hemoculturas positivas em pacientes portadores de leucemia mieloide crônica e anemia aplástica grave submetidos ao transplante alogêncio de medula óssea. 2002. Dissertação (Mestrado em Medicina (Hematologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Silvia Viviane Carrasco

PIGNATARI, A. C. C.. Comportamento da infecção por papilomavirus humano no colo uterino de jpacientes HIV soropositivas sob tratamento anti-retroviral. 2001. Dissertação (Mestrado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARGARET VILINS

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência e fatores de risco para colonização pr Enterococcus sp resistentes à vancomicina em hospital de grande porte na região metropolitan de São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: GISELE LORIGGIO BORELLI-MONTIGNY

PIGNATARI, A. C. C.. Participação de canais de potássio sensiíveis a cálcio na hiporreatividade vascular induzida pelo LPS. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Daniela Ferraz Amaral

PIGNATARI, A. C. C.. Importância de boas práticas de higiene e de manipulação no processamento de dietas enterais: impacto sobre a qualidade microbiológica das formulações. 2000. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fermina Mendonça Borges da Silva

PIGNATARI, A. C. C.. Infecção do sítio cirurgico após cirurgia cardíaca e sua relação com o estado de portador nasal de Staphylococcus aureus. 2000. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Paulo Roberto Abrao Ferreira

PIGNATARI, A. C. C.. Acurácia na detecção de imunoglobulina G (IgG) anti-HIV 1/2 por um teste rápido (Dot-ELISA) no fluido oral em pacientes portadores do HIV/AIDS e doadores de sangue. 2000. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: ANALY SALLES DE AZEVEDO MELO

PIGNATARI, A. C. C.. Identificação de espécies de leveduras patogênicas provenientes de amostras clínicas pela técnica de RAPD. 1999. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernanda Lopes

PIGNATARI, A. C. C.. pREVALÊNCIA DE HIV, HPV e sífilis na penitenciária feminina da capital São Paulo, 1997-1998. 1999. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MAIRA CLARA JPADOVEZE

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo da epidemiologia molecular dos Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina em pacientes portadores de síndrome de imonodeficiência adquirida. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Luiza Carrieri

PIGNATARI, A. C. C.. Raiva humana: estudo documental a partir de dados do Instituto Pateur de São Paulo 1970-1997. 1998. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Lucas Eduardo Darrigo

PIGNATARI, A. C. C.. Infecções da corrente snaguínea em pacientes idosos: características clínicas e análise dos fatores de risco associados ao óbito. 1998. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Fernando Max Lima da Conceição

PIGNATARI, A. C. C.. Infecção relacionada ao uso de cateter venoso central em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARINÊS DALLA VALLE MARTINO

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação de métodos laboratoriais no diagnóstico das infecções urinárias. 1997. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Luciana Maria Faiad Soni

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo Comparativo dos métodos de difusão em ágar e mcacrodiluição em caldo na análise de sensibilidade de leveduras a derivados triazólicos. 1997. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Doroti de Oliveira Garcia

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção de fatores de virulência em Stenotrophomonas maltophilia isoladas de material clínico hospitalar. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luci Corrêa

PIGNATARI, A. C. C.. Caracteristicas clínicas e fatores de risco associadas a letalidade de pacientes com infecções da corrente sanguínea pr Acinetobacter spp. 1996. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MAURÍCIO DA CUNHA BRAGNATO

PIGNATARI, A. C. C.. Indução de edema pulmonar em camundongos pela infecção palúdica. 1995. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pneumologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: INARA SPINELLI LEMES DE SOUZA

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção de citomegalovirus humano em leucócitos de pacientes imunocomprometidos pela técnica de reação em cadeia de polimerase. 1995. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Dulce Aparecida Barbosa

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo da colonização nasal por S. aureus em pacientes submetidos a diálise peritoneal ambulatorial contínua através da análise do DNA cromossômico. 1994. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: David Jamil Hadad

PIGNATARI, A. C. C.. Micobactérias isoladas de pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana na Grande São Paulo: Aspectos microbiológicos, epidemiológicos, clínicos e laboraoriais. 1994. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marta Elizabeth Kalil

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo comparativo de técnicas para obtenção de secreção traquobronquica em pacientes intubados com suspeita clínica de pneumonia. 1993. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pneumologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Maria Susana Heredia

PIGNATARI, A. C. C.. Colonização por leveduras em crianças hospitalizadas e profissionais de saúde. 1993. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: JANE KANTOROWITZ

PIGNATARI, A. C. C.. Colonização fúngica intra-hospitalar em recém-nascidos prematuros. 1993. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: OTELO RIGATO Jr

PIGNATARI, A. C. C.. . Avaliação dos níveis séricos de fator de necrose de tumor Alfa (TNF-alfa) em pacientes com diagnóstico clínico de sepse. Relevância da doença de base e associação com evolução. 1993. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: ANA EMILIA TORRES MORALES

PIGNATARI, A. C. C.. Prevalência, aspectos clíicos e fatores de risco associados à infecção pelo vírus da imunodeficiência human entre pacietnes com tuberculose atendidos em Serviço Público de Saúde da Cidade de Campinas. 1993. Dissertação (Mestrado em Clínica Médica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Nancy Cristina Junqueira Bellei

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo da prevalência e fatores de risco associados à infecção pelo vírus humano linfotrópico de células T em prostitutas e eseus usuários da cidade de Santos. 1993. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARTA ELISABET KALIL

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo comparativo de técnicas para obtenção de secreção traqueobronquica em pacienes intubados com suspeita clínica de pneumonia. 1993. Dissertação (Mestrado em Medicina (Pneumologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Nilse Nélia Querino Santos

PIGNATARI, A. C. C.. Diarréia Infecciosa aguda no adulto e adolescente: aspectos microbiológicos, clínicos e fatores de risco. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alexandre Ely Campeas

PIGNATARI, A. C. C.. O método alaaranjado de acridina no diagnóstico das meningites bacterianas. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Suzana Maria Fleury Malheiros

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo histoquímico da biópsia muscular na forma clássica de dengue: análise de 15 casos. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Carlos Alberto Pires Pereira

PIGNATARI, A. C. C.. Análise do programa do uso de antimicrobianos no Hospital São Paulo. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eduardo Alexandrino Servolo de Medeiros

PIGNATARI, A. C. C.. Efeito da pneumonia hospitalar sobre a letalidade e o tempo de hospitalização em adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Machado Rizzi

PIGNATARI, A. C. C.. Infecção hospitalar em ferida cirúrgica ortopédica: Avaliações da alteração do tempo de hospitalização e dos fatores de risco. 1991. Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: LUIS CARLOS REIS

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo da resistência à ampicilina de haemophilus influenzae isolados em São Paulo. 1991. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Marcos Machado Rizzi

PIGNATARI, A. C. C.. Infecção hospitalr em ferida cirúrgica ortopédica: Avaliação da alteração do tempo de hospitalização e dos fatores e risco. 1991. Dissertação (Mestrado em Ortopedia e Traumatologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Lorena Cristina Corrêa Fehlberg

PIGNATARI, A. C. C.. Complexo Burlolderia cepacia: Caracterização do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos e avaliação dos mecanismos de resistência a trimetoprim/sulfameoxazol. 2014. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Gabriela Guimarães Sousa Leite

PIGNATARI, A. C. C.. Perfil transcriptômico comparativo de macrófagos em cultura, infectados com isolados clínicos de Mycobacterium tuberculosis com diferentes perfis de resistência a quimioterápicos. 2014. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Vinicius Pieta Perez

PIGNATARI, A. C. C.. Padronização de ensaios de qPCR em tempo real para identificação de S. pneumoniae em derrame pleural. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Aluno: Rafael Allan Oeschsler

PIGNATARI, A. C. C.. Ceratites por Fusarium spp no Brasil e Estados Unidos: Avaliação por genotipagem, testes de sensibilidade a antifúngicos e resultados clínicos. 2013. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eloiza Helena Campana

PIGNATARI, A. C. C.. Resistência aos carbapenems e sensibilidade às cefalosporinas de amplo espectro em isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa: Estudo dos mecanismos de resistência envolvidos. 2013. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Sandra Terezinha Rodrigues Nora

PIGNATARI, A. C. C.. Diversidade genética de Pseudomonas aeruginosa isoladas do trato respiratório de pacientes com fibrose cística. 2013. Tese (Doutorado em Infectologia em Saúde Pública) - Coorenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde -SP.

Aluno: Mayara Karla Figueiredo Facundo

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação do microambiente vaginal em mulheres HIV soropositivas e soronegativas assintomáticas. 2013. Tese (Doutorado em Medicina (Ginecologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Elias José Oliveira

PIGNATARI, A. C. C.. Etiologia, patogenia e epidemiologia da infecção do sítio cirúrgico em artroplastias primárias de prótese de quadril e joelho em um hospital universitário mineiro. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Raquel Girardello

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização dos mecanismos de resistência às polimixinas em isolados clínicos de Acinetobacter baumannii. 2012. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Angelino Julio Cariello

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação da atividade antibacteriana e da toxicidade ocular de copostos doadores de óxido nítrico. 2012. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Gustavo Barreto de Melo

PIGNATARI, A. C. C.. Endoftalmite: Aspectos epidemiológicos e diagnósticos. 2011. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Andyara Lena de Barros Camargo Paiva

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização de beta-lactamases de espectro estendido e determinação de grupos filogenéticos em isolados de E.coli recuperadas de pacientes em Hospital Univeristário de São Paulo. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adriana Macedo Dell'Aquila

PIGNATARI, A. C. C.. Fatores de risco para recidiva de infecção de sítio cirúrgico em pós-operatório de osteossíntes após trauma. 2011. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Karine Sirandelli Crvalho Naves

PIGNATARI, A. C. C.. Ocorrência de SCCmec tipo IV de S. aureus em infecções comunitárias e hospitalares em Hospital Universitário de Minas Gerais. 2011. Tese (Doutorado em Imunologia e Parasitologia Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues

PIGNATARI, A. C. C.. Epidemiolgia molecular e fatores de risco para aquisição de clones endêmicos de S. aureus resistente a meticilina em um hospital de ensino. 2011. Tese (Doutorado em Doenças Tropicais) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliezer Menezes Pereira

PIGNATARI, A. C. C.. Aspectos relacionados a identificação, virfulência, susceptibilikdade antimicrobiana e clonalidade de amostras clinicas de Staphylococcus lugdunensis isoladas de hsopitais no Rio de Janeiro. 2010. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Patricia Belintani Blum Fonseca

PIGNATARI, A. C. C.. Colonização nasofaríngea pelo streptocococcus pneumoniae em crianças portadoras de doença falciforme imunizadas com a vacina pneumococica cinjugada 7-valente. 2010. Tese (Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Patrícia Regina Neves

PIGNATARI, A. C. C.. Alterações da permeabilidade e expressão de bombas de efluxo em isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosas resistente ao imipenem. 2010. Tese (Doutorado em Farmácia (Fisiopatologia e Toxicologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Agenor Messias Silvestre Júnior

PIGNATARI, A. C. C.. Sistemática molecular de Trichosporon spp. baseada em genes robossomais e sua correlação com fatores de virulência e epidemiologia. 2009. Tese (Doutorado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: DANIEL ARCHIMEDES DA MATTA

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização de isolados clínicos de Candida albicans de estudo brasileiro multicêntrico de cnaidemia por metodologia de multilocus sequence typing (MLST). 2009. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Helena Barreto dos Santos

PIGNATARI, A. C. C.. Colonização por S. aureus MRSA e seus fatores associados em pacientes clínicos admitidos no Hospital de clínicas de Porto Alegre. 2009. Tese (Doutorado em Epidemiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcelo Jenné Mimica

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização molecular de isolados de S. aureus. 2009. Tese (Doutorado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Silvia D'Andretta Iglezias

PIGNATARI, A. C. C.. Endomiocardiofribose: patologia e correlação clínica em material de ressecção cirúrgica. 2008. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: CLÉDIA SOARES DE AMORIM

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização da diversidade genotípica de cepas de Candida parapsilosis isoladas de hemoculturas. 2007. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Adalia Dias Dourado Oliveira

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização microbiológica de Staphylococcus coagulase negativa isolados em infecções oculares. 2007. Tese (Doutorado em Medicina (Oftalmologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Cristina Reinert

PIGNATARI, A. C. C.. Genes de resistência agr-dependentes em cepas de Staphylococcus aureus reisistentes a oxacilina isoladas no Brasil. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Inês Aparecida Tozetti

PIGNATARI, A. C. C.. Correlação entre os resultados da citologia, captura híbrida, nested PCR PGMY/GP+ e PCR tipo-específico na infecção por papilomavirus humano. 2006. Tese (Doutorado em Imunologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Jorge Luiz Mello Sampaio

PIGNATARI, A. C. C.. Performance de três métodos na avaliação da similaridade genética de isolados do grupo Mycobacterium chelonae-abscessus. 2005. Tese (Doutorado em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Priscila de Arruda Trindade

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização molecular da resistência a oxacilina em isolados de Staphylococcus aureus hospitalares e comunitários. 2005. Tese (Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade de São Paulo.

Aluno: GILDO FRANCISCO DOS SANTOS JR

PIGNATARI, A. C. C.. . Detecção do papilomavirus humano em sangue periférico de gestantes portadoras do HIV-1. 2005. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Daniela Carlini

PIGNATARI, A. C. C.. Rinossinusite em pacientes imunodeficientes primários: Microbiologia de meato médio e tipificação molecular dos Hemophilus influenzae e Streptocococcus penumoniae. 2005. Tese (Doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Alexandre Rodrigues Marra

PIGNATARI, A. C. C.. Impacto clínico das infecções da corrente sanguínea por Pseudomonas aeruginosa produtoras de Metalo-beta-lactamases. 2004. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ricardo Titze de Almeida

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização da resistência microbiana, virulência e variabilidade genética de enterococos. 2004. Tese (Doutorado em Patologia Molecular) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patrícia Brazão Cohen

PIGNATARI, A. C. C.. Diagnóstico de neurossífilis: comparação entre métodos imunodiagnósticos no líquido cefalorraquidiano. 2004. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: MARINÊS DALLA VALLE MARTINO

PIGNATARI, A. C. C.. Enterococos resistentes à vancomicina (VRE): Aplicabilidade do meio cromogênico para o isolamento, caracterização e prevalência de jportadores. 2003. Tese (Doutorado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Luiz Claudio Godoy

PIGNATARI, A. C. C.. Resposta imune à GP43 do paracoccidioides brasiliensis em camundongos resistentes e suscetíveis à infecção pelo fungo. 2003. Tese (Doutorado em Micro-Imuno-Parasitologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: MARINÊS DALLA VALLE MARTINO

PIGNATARI, A. C. C.. Enterococos resistentes à vancomicina (VRE): aplicabilidade do meio cromogênico para o isolamento, caracterização e prevalência de portadores. 2003. Tese (Doutorado em Medicina (Pediatria)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: JULIVAL FAGUNDES RIBEIRO

PIGNATARI, A. C. C.. Caracterização microbiológica e epidemiológica de amostras clínicas de Pseudomonas aeruginosa resistentes aos carbapenems isolados no Hospital de base de Brasília. 2002. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Universidade de Brasília.

Aluno: João Luiz Grandi

PIGNATARI, A. C. C.. Coinfecção HIV, sífilis e hepatites B e C em travestis da cidade de São Paulo, 1992-2000. 2001. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Décio Diament

PIGNATARI, A. C. C.. Ativação celular induzida jpela glicolipoproteina (GLP) de Leptospira interrogans em células mononucleares do sangue periférico humano. 2000. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Adriana Maria Porro

PIGNATARI, A. C. C.. Detecção e tipagem do papilomavírus humano em lesões cutâneas de verruga viral de pacientes infectados pelo HIV-1. 2000. Tese (Doutorado em Medicina (Dermatologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: FÁBIO GIDUGLI

PIGNATARI, A. C. C.. Prevenção e tratamento da leptospirose: revisão sistemática de ensaios clínicos aleatorizados com metanálises. 2000. Tese (Doutorado em Medicina Interna e Terapêutica) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: PÉRICLES ALMEIDA DUARTE

PIGNATARI, A. C. C.. Corticosteróide inibe a lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica em ratos. 2000. Tese (Doutorado em Medicina (Pneumologia)) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Suzane Silbert

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação do perfil de sensibilidade a antimicrobianos e tipagem molecular de Pseudomonas aeruginosa isoladas de pacientes portadores de fibrose cística. 1999. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Belinda Milagros Calvo Morales

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação dos perfis de suceptibilidade a antifúngicos e cariotipagem eletroforética de isolados clínicos de Cryptococcus neoformans do Brasil, Chile e Venezuela, segundo variedade e sorotipos. 1999. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: ROSÂNGELA FERRRAZ CEREDA

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação do perfil de sensibilidade e caracterizaçãomolecular de Enterococcus spp isolados em hospitais da América Latina. 1999. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Estevão de Camargo Passos

PIGNATARI, A. C. C.. Avaliação da vacina antirábica inativada, produzida em cerebros de camundongos lactentes, na imunização de macacos pregos mantidos em cativeiro. 1998. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Universidade de São Paulo.

Aluno: VALDIR GOLIN

PIGNATARI, A. C. C.. Microbiota da orofaringe de alcoólatras e não alcoólatra em um serviço de emergência. 1996. Tese (Doutorado em Medicina (Clínica Médica)) - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Aluno: Caio Marcio Figueiredo Mendes

PIGNATARI, A. C. C.. Resistência a antimicrobianos e características moleculares de amostras de Acinetobacter baumannii responsáveis por um surto de infecção hospitalar em São Paulo. 1996. Tese (Doutorado em Patologia) - Universidade de São Paulo.

Aluno: ANA SARA LEVIN

PIGNATARI, A. C. C.. Fatores associados a infecção/colonicação por Streptococcus pneumoniae resistente à penicilina. 1996. Tese (Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Luis Carlos Figueira de Carvalho

PIGNATARI, A. C. C.. Pesquisa de fator de virulência em plasmídio-R de E.coli sorogrupo 0111. 1996. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Afrânio Lineu Kritski

PIGNATARI, A. C. C.. Uso da técnica de PCR na detecção de ADN de M. tuberculosis em material parafinado de ganglio periférico. 1995. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Eitan Naaman Berezin

PIGNATARI, A. C. C.. Resistência antimicrobiana em isolados de lactentes e crianças com infecções invasivas pelo Streptococus pneumoniae. 1995. Tese (Doutorado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Ana Lúcia da Costa Darini

PIGNATARI, A. C. C.. Tipagem fenotípica e genotípica de amostras de Enterobacter cloacae responsáveis por infecção hospitalar. 1995. Tese (Doutorado em Genética USP-RP) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Milton Lapchik

PIGNATARI, A. C. C.. Estudo microbiológico e epidemiológico das infecções urinárias causadas por E. coli em doentes hospitalares. 1993. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Kinue Irino

PIGNATARI, A. C. C.. Ribotipo como marcador molecular de Hamophilus aegyptius, agente etiológico da febre purpúrica Basileira. 1992. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Edson Marden Bonifácio e Souza

PIGNATARI, A. C. C.. Variantes de Candida albicans: Características fisiológica, imunoquímicas, genéticas e de virulência. 1991. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Eurico Arruda Neto

PIGNATARI, A. C. C.. Localização da replicação de rinovírus in vitro por hibridização in situ. 1991. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Aluno: Regina Celia Candido

PIGNATARI, A. C. C.. Candida albicans: Marcadores epidemiológicos em amostras isoladas de diferetnes materiais biológicos. 1991. Tese (Doutorado em Micro-Imuno-Parasitologia) - Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso Professor Titular de Molestias Infecciosas. 2016. Universidade Federal de Pernambuco.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurs Professor Titular Departamento de Pediatria. 2015. Universidade Federal de Uberlândia.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso de Professor Titular do Departamento de Molestias Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2012. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Professor Titular do Departamento de Clinica Médica - Disciplina de Moléstias Infecciosas da UNICAMP. 2002. Universidade Estadual de Campinas.

PIGNATARI, A. C. C.. Departamento de Medicina Tropical - Universidade Federal de Pernambuco. 2002. Universidade Federal de Pernambuco.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Professor Titular do Departamento de Clínica Médica - Disciplina de Moléstias Infecciosas da UNICAMP. 2000. Universidade Estadual de Campinas.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Professor Titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Diagnostico por Imagem da UNESP-Botucatu. 1999. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Moléstias Infecciosas da USP. 1998. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso Professor Disciplina de Urgëncia - UNFESP. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Professor Adunto do Departamento de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia da Universidade Federal de São Paulo. 2014. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso Professor Assistente do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2014.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso para Professor Assistente do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. 2012. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Professor Doutor Departamento de Molestias Infecciosas - USP. 2007. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso Professor Adjunto do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2002. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso para Professor Assistente Doutor da Faculdade de Saúde Pública. 2001. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Concurso para Professor Adjunto Doutor do Departamento de Clínica Médica - Disciplina de Moléstias Infecciosas - UNICAMP. 1997. Universidade Estadual de Campinas.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre docência - Disciplina de Molestias Infecciosas -UNICAMP. 2016. Universidade Estadual de Campinas.

PIGNATARI, A. C. C.. Infectologia no Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNIFESP. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre docência do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP. 2012. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre docência em Microbiologia do Instituto de Biociências da UNESP-Botucatú. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre docência do Departamento de Micro-Imuno-Parasitologia da UNIFESP. 2011. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre docencia do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. 2011. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Livre Docência em Infectologia do Departamento de Medicina da UNIFESP. 2010. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Pediatria da UNIFESP. 2007. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Pediatria da UNIFESP. 2006. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 2005. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculadade de Medicina da USP. 2003. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre-docência do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UNIFESP. 2003. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre-docência do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2003. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Doenças Infecciosas da USP. 2001. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias -UNIFESP. 2001. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP-Ribeirão Preto. 2000. Universidade de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre-docência do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 2000. Universidade Federal de São Paulo.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre Docência do Departamento de Clínica Médica - Disciplina de Doenças Infecciosas. 1998. Universidade Estadual de Campinas.

PIGNATARI, A. C. C.. Banca de Livre-docência do Departamento de Medicina - Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 1998. Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

NELSON KASINSKI

KASINSKI, Nelson. Ação da nifedipina nas variáveis hemodinâmicas e respiratórias na endotoxemia - Estudo experimental em cães. 1988. Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Bruno Boettger

Diagnostico molecular de infecções bacterianas de correntes sanguínea direto de amostras de sangue total; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Vinicius de Oliveira Alves

Caracterização molecular de amostras clínicas de Enterococccus faecium resistentes a Daptomicina; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Marcus Vinicius Gaspari

Comparação de diferentes técnicas moleculares para identificação de Salmonellas; spp; e sorovares em amostras de origem humana e veterinárias; Início: 2013; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Elke Kreuscher Gumpl

Caracterização de isolados de bacterias do grupo CESP de hemoculturas do projeto SCOPE Brasil; Início: 2013; Dissertação (Mestrado profissional em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Roberta Cristina Cabral Mingone

Caracterização de bacteriófagos infectando P; aeruginosa com aspecto fenotípico mucóide; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Lucimila Luchesi

Diferenciação etiológica de ceratites infecciosa por PCR multiplex em tempo real; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Kátia Daliria Lorenzete

Caracterização molecular de amostras de S; aureus de hemoculturas do projeto SCOPE Brasil; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thais de Freitas Teles Rezende

Caracterização molecular de culturas de vigilância de resistencia bacteriana comparação de métodos in house e plataformas comerciais; ; Início: 2015; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Milene Gonçalves Quiles

Padronização de PCR multiplex direto de hemoculturas para diagnóstico rápido de infecções de corrente sanguínea; Início: 2013; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Thaís Ávila Fernandes Catan

Carcterização molecular de amostras de Pseudomonas aeruginosa do projeto SCOPE Brasil; Início: 2010; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Andre Doi

Epidemiologia Clínica e molecular de bacteremias do Complexo Hospitalar Universitário da UNIFESP: Estudo do projeto SCOPE Brasil; Início: 2010; Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo; (Orientador);

Fernanda Matsiko Inoue

Novas técnicas de biologia molecular japlicada ao estudo de jStaphylococccus aureus resistentes a oxacilina isolados em pacientes atendidos no Hospital Universitário da UNIFESP-Hospital São Paulo; Início: 2009; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Paulo Henrique Dantas dos Santos

Caracterização molecular de amostras de Pseudomonas aeruginosa resistentes a amicacina e meropenem; 2019; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Bruno Cruz Boettger

Aplicação do sequenciamenro completo do genoma na caracterização de amostras de Acinetobacter baumannii produtoras de carbapenemase; 2018; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Elke Kreuscher Gumpl

Caracterização de resistência a antibióticos B-lactâmicos em amostras de Enterobacterias AmpC induzíveis e Proteus spp isoladas de hemoculturas do Projeto SCOPE Brasil 2; 2018; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Marcus Vinicius Gaspari

Caracterização de sorovares de Salmonella de origem vetrinária pelas técnicas de Ribotipagem automtizada, MALDI-TOF e sequenciamento de genoma completo; 2017; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Flavia Palomo

Diagnóstico molecular de meningite tuberculosa por PCR em tempo real; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Thais de Freitas Teles Rezende

Caracterização molecular de amostras bacteiranas de vigilância de pacientes transplantados renais e de hemodiálise; 2016; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rafaela Sittolin

Epidemiologia molecular e mecanismos de resistência de Staphylococcus coagulase negativos isolados de hemoculturas de pacientes admintido no Complexo Hospitalar de UNIFESP: um estudo do projeto SCOPE Brasil; 2015; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Cynthea Carolina Sanches Zanetti

Caracterização de bacteriófagos infectando isolados clínicos de Pseudomonas aeruginosa armazenados em uma coleção de cultura; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Milene Gonçalves Quiles

Detecção de patógenos e genes de rsistência a antimicrobianos pela técnica de PCR em temporeal em infecções de corrente sanguínea de pacientes de oncologia pediátrica; 2012; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Vinicius Gomes de Sales Oliveira

Epidemiologia molecular e resistência a antimicrobianos de amostras de Salmonela spp isoladas de frangos e perus no período de 2005 a 2006; 2011; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Luiz Roberto Chirotto Filho

Detecção de genes de resistência a antimicrobianos por PCR em tempo real de hemoculturas positivas pelo sistema Hemobac trifásico; 2011; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Adryella de Paula Ferreira Luz

Acinetobacter spp resistentes a carbapenêmicos isolados de infecções hospitlares de corrente sangúinea: Estudo do Projeto SCOPE Brasil; 2010; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Loren Paschoal

Epidemiologia molecular de infecções hospitalares da corrente sanguínea por Staphylococcus auresu resistentes á oxacilina: estudo multicêntrico (Projeto SCOPE Brasil); 2010; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Talita Trevizani Rocchetti

Detecção bacteriana e de genes de resistência a antimicrobianos pela técnica de PCR em tempo real em infecções de corrente sanguínea de jpacientes submetidos a transplante de orgãos sólidos; 2010; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Amilton Mouro

Susceptibilidade a antimicrobianos e epidemiologia molecular de S; pneumoniae isolados no município de São Paul (2002-2006): estudo do projeto EUREQA; 2010; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Katia Akemi Kiyota

Avaliação de método molecular in house para diagnóstico de Mycoplasma pneumoniae e Chlamydophila pneumoniae em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade; 2010; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Paulo José Martins Bispo

Aplicação de métodos moleculares para o diagnóstico de endoftalmite bacteriana; 2009; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Kelly Aline de Souza Santiago

Epidemiologia molecular aplicada ao controle de infecções por Enterococos resistente à vancomicina (VRE) em um Hospital de Oncologia Pediatrica; 2009; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Alinne Guimarães de Souza

Caracterização fenotípica e molecular de amostras de Staphylococcus coagulase negativo isoladas de infecções da corrente sanguínea de pacientes de dois hospitais gerais da cidade de São Paulo; 2009; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Thais Ávila Fernandes

Epidemiologia molecular de infecções da corrente sanguínea por P; aerugiosa produtoras de metalo-B-lactamases em hospital oncológico pediátrico; 2008; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rodrigo Cayô da Silva

Caracterização dos mecanismos de resistência a cefalosprinas de quarta-geraão e da diminuição da sensiblidade a ertapenem em amostras clínicas de Enterobacter cloacae subespécie cloacae isoladas em hemoculturas; 2008; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Fernanda Matsiko Inoue

Infecções da corrente sanguínea por S; aureus resistentes à oxaciina no Hospital são Paulo: fatores de risco e diversidade genética; 2008; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Ana Paula Rangel Takano Balan

Epidemiologia molecular de Pseudomonas aeruginosa produtoras de metalo-B-lacamases isoladas de pacientes no Hospital São Paulo em 2004; 2007; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Dorival Duarte de Lima

Uso parenteral de polim ixinas no tratamento de infecções por bacilos Gram-negativos multirressitentes; 2006; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Juliana Bertoli da Silva

Análise do perfil de sensibilidade a antimicrobianos, similaridade genética e adequação da terapia antimicrobiana em amostras de Enterobacter spp; resistentes à cefalosporina de quarta geração isoladas em hemoculturas no Hospital São Paulo; 2005; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Sumire Sakabe

Detecção de resistência a rifampicina em cepas de Mycobacterium tuberculosis de pacientes internados no Hospital São Paulo; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Carlos Eduardo dos Santos

Cultura de próteses valvulares cardíacas: incidência de positividade e sua importância no diagnóstico da endocardite infecciosa; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Samanta Cristine Grassi Almeida

Caracterização molecular de Haemophilus influenzae b resistentes a ampicilina; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Vânia Regina Goveia

Avaliação de uma unidade de isolamento respiratório para tuberculose com pressão negativa; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Lícia de Queiroz Campos Devesa e Silva

Sensibilidade A Antimicrobianos de Bactérias Anaeróbias Estritas Pelo Método de E-Test; 1999; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Irna Carla do Rosário Souza Carneiro

Estudo Clínico Epidemiológico das Infecções da Corrente Sanguinea Hospitalares Por Estafilococos Coagulase-Negativos e dos Fatores de Risco Associados À Letalidade; 1997; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rosangela Ferraz Cereda

Aspectos Microbiológicos de Amostras Clínicas de Enterococos Isolados No Hospital São Paulo; 1996; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Fernando Góngora Rubio

Bacteremias Hospitalares Por Estafilococcos Coagulase-Negativos Em Hospital de Ensino; Aspectos Clinicos, Epidemiologicos e Microbiologi Cos; 1994; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

GIBERTO DE ALMEIDA RODRIGUES

Epidemiologia do Staphylococcus Aureus Oxacilina Resistente Em Uma Unidade de Queimados; ; 1992; Dissertação (Mestrado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

André Mario Doi

ANÁLISE DAS INFECÇÕES DE CORRENTE SANGUÍNEA ADUIRIDAS EM AMBIENTE HOSITALAR EM ESTUDO MULTICÊNTRICO - pROJETO scope BRASIL; 2018; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Thalita Trevizani Rocchetti

Validação de testes moleculares para detecção de agentes infecciosos direto de amostras clinicas, utilizando a modalidade abert d plataforma automatizada BD Max; 2017; Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Milene Gonçalves Quiles

Testes moleculares in house para detecção de bacterias e genes de resistência a antimicrobianos direto de frascos de hemoculturas positivas; 2017; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Thaís Ávila Fernandes Catan

Cracterização molecular de amostras de Pseudomonas spp; resistentes aos carbapenems isoladas de infeccçoes de corrente sanguínea em Hospitais Brasileiros; 2017; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Katya da Silva Patekoski

Estudo da Prevalência de Bacterias Portadoras de Genes de Resistência a Antimicrobianos e de Genes de Virulência na Microbiota Intestinal de Indivíduos Sadios; 2016; Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Vinicius Gomes de Sales Oliveira

Epidemiologia molecular e resistencia a antimicrobianos de cepas de Salmonella isoladas de amostras clínicas em hospitais de São Paulo; 2016; Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Talita Trevizani Rocchetti

Validação de testes molecuares para detecção de agentes infecciosos direto de amostras clínicas, utilizando a modalidade aberta da plataforma automatizada BD MAX; 2016; Tese (Doutorado em MEDICINA TRANSLACIONAL) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Fabianne Carlesse

Diagnóstico etiológico e detecção de genes de resistência a antimicrobianos de amostras de hemocultura de pacientes oncológicos pediátricos por realtime PCRr; 2015; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Thomas Chagas Neto

Caracterização molecular de amostras de Enterococos isoladas de hemoculturas do projeto SCOPE Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Alinne Guimarães de Souza

Caracterização molecular e epidemiologia de Staphylococcus coaguse negativo isolados de infecção de corrente sanguínea do Projeto SCOPE Brasil; 2015; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Fernanda Marques da Silva

Caracterização genotípica dos mecanismos de resistência aos antibióticos B-lactamicos e epidemiologia molecular de amostras de Salmonella spp de origem animal; 2013; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Paulo Martins Bispo

Caracterização fenotípica e molecular de Staphylococcus epidermidis isolados de infecções oculares; 2013; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Liana Carballo Menezes

Identificação bacteriana e resistência aos antimicrobianos de patógenos causadores de infecção de corrente sanguínea pela técnica da reação em cadeia da polimerase em tempo real de pacientes submetidos à transplantes de células-tronco hematopoiéticas; 2012; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Paula Koga

Caracterização molecular de amostras de Streptococcus pneumoniae; Um estudo do projeto EUREQA; 2012; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Marco Antonio Zonta

Infecção genital e oral pelo papilomavírus humano nas mulheres internas na penitenciária feminina da cidade de São Paulo; 2012; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Maria Cecilia Cergole Novella

Caracterização fenotípica e genotípica da resistência a antimicirobianos e análise da diversidade genética em amaostras de E; coli produtoras de toxina }Shiga e Escherichia coli isoladas de sítios extra-intestinais; 2010; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Jussimara Monteiro

Klebsiella spp resistentes a antimicrobianos carbapenêmicos isoladas de infecções hospitalares de corrente sanguínea: Estudo do projeto SCOPE Brasil; 2009; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Alinne Guimarães de Souza

Caracterização molecuara de amostras de Staphylococcus coagulase negativo isolados de hemoculturas: Estudo do projeto SCOPE Brasl; 2009; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Soraya Sgambatti de Andrade

Epidemiologia molecular de Staphylococcus aureus resistentes à oxacilina isolados na Argentina, Brasil e chile no período de 1997 a 2006; 2008; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Martha Gabriela Celle Rivero

Padronização e avaliação da PCR comorimétrica para diagnóstico de Tbc pulmonar; 2008; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Karen de Castro Bauab

Aplicação de técnicas de biologia molecular no diagnóstico etiológico das endocaridtes infecciosas; 2008; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Paola Cappellano

Epidemiologia e fatores de reisco associados às infecções da corrente sanguínea em pacientes submetidos a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas; 2006; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Sueli Aparecida Fernandes

Caracterização fenotípica e genotípica de cepas de Salmonella Enteritidis isoladas no Estado de São Paulo (1993-2000); 2004; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Selma Regina Miranda Pereira

Estudo da dinâmica de transmissão do papiloma vírus humano em população da cidade de Marília/SP; 2004; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rodrigo Elisandro Mendes

Caracterização de elementos genéticos móveis responsáveis pela disseminação de genes associados à reistência bacteriana em Pseudomonas spp; isoladas na América Latina; 2004; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Cristina da Cunha Hueb Barata de Oliveira

Avaliação da implantação de um serviço de racionalização do uso de antimicrobianos: comparando com modelo desenvolvido em hspital universitário de referência; 2002; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rosemeire Cobo Zanella

CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE Enterococcus spp RESISTENTES AOS GLICOPEPTÍDEOS ISOLADOS DURANTE O PRIMEIRO SURTO HOSPITALAR NO BRASIL; 2001; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

David Jamil Hadad

MICOBACTÉRIAS ISOLADAS DE ESPÉCIMES DE SANGUE E ASPIRADOS DE MEDULA ÓSSEA COLETADOS DE PACIENTES ANTENDIDOS EM TRÊS CENTROS DE REFERÊNCIA PARA AIDS NO ESTADO DE SÃO PAULO; 2000; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Inara Espinelli Lemes de Souza

APLICAÇÃO DA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE EM ESTUDOS EOIDEMIOLÓGICOS DA INFECÇÃO PELO CITOMEGALIVÍRUS HUMANO EM DIFERENTES POPULAÇÕES PEDIÁTRICAS; 1999; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Fernando Góngora Rubio

FATORES DE RISCO DE COLONIZAÇÃO POR BACILOS GRAM-NEGATIVOS MULTIRRESISTENTES NA OROFARINGE DE PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA CLÍNICA-CIRÚRGICA; 1999; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Maria Cristina de Cunto Brandileone

DISTRIBUIÇÃO DE SOROTIPOS, RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA E PERFIL MOLECULAR DE Streptococcus pneumoniae ISOLADO DE DOENÇA INVASIVA NO BRASIL: 1993 A 1998; 1999; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Antonia Maria de Oliveira Machado

Avaliação do Meio de Cultura Liquido Bbl Mycobacteria Growth Indicator Tube (Mgit) Em Rotina de Detecção de Micobacterias Em Amostras de Escarro de Pacientes Com Suspeita de Tuberculose Pulmonar; 1998; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

IVANI LÚCIA LEME

Avaliação do Perfil de Suscetibilidade A Antibióticos Em Amostras de Enterococos de Origem Aviária Em São Paulo; 1998; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

João Bedendo

Identificação e Tipagem de Enterococcus Ssp Através de Técnicas Genotípicas; 1998; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Carlos Alberto Pires Pereira

Impacto da Implementação de Metodos Automatizados Em Hemoculturas Na Evolução Clínica de Pacientes Com Infecções da Corrente Sanguinea; 1997; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Terezinha do Menino Jesus Silva

Influência da Hidrofobicidade da Superfície Celular de Candida Albicans Na Adesão Às Proteinas da Matriz Extracelular; 1995; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Arnaldo Lopes Colombo

Avaliacao In Vitro, Por Tres Diferentes Metodos, da Sensibilidade de Leveduras A Antifungicos Azolicos; 1994; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Helio Silva Sader

Similaridade Genetica de Amostras de Staphylococcus Aureus Resistentesa Oxacilina Isoladas Na Cidade de Sao Paulo; Caracterizacao de Uma Cepa Endemica; 1993; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Reinaldo Salomão

Capacidade de Anticorpos Policlonais e Monoclonais Anti-Lipidio A Con Tra Antigenos Lipopolissacaridicos de Bacterias Gram Negativas; Carac Terizacao de Um Possivel Epitotpo; 1992; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Jorge Luiz Nobre Rodrigues

Surto de Bacteremia Nosocomial Por Staphylococcus Aureus Resistente A Oxacilina Em Uma Unidade de Terapia Intensiva: Aspectos Epidemiologi Cos e Microbiologicos; 1991; Tese (Doutorado em Infectologia) - Universidade Federal de São Paulo,; Orientador: Antonio Carlos Campos Pignatari;

Martha Gabriela Celli Rivero

2011; Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Miriam Silva do Carmo

2010; Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Carlos Kiffer

2010; Universidade Federal de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Miriam Silva do Carmo

2007; Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Rodrigo Elisandro Mendes

2006; Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Pedro Alves d"Azevedo

2006; Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Antonio Carlos Campos Pignatari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • QUILES, MILENE GONÇALVES ; BOETTGER, BRUNO CRUZ ; INOUE, FERNANDA MATSIKO ; MONTEIRO, Jussimara ; SANTOS, DANIEL WAGNER ; PONZIO, VINICIUS ; CARLESSE, FABIANNE ; CAPPELLANO, PAOLA ; CARVALHAES, CECILIA GODOY ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Direct matrix-assisted laser desorption ionization time-of-flight mass spectrometry and real-time PCR in a combined protocol for diagnosis of bloodstream infections: a turnaround time approach. Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 23, p. 164-172, 2019.

  • MARTINS, RAFAEL AFFINI ; CASSU-CORSI, DANDARA ; NODARI, CAROLINA SILVA ; CAYÔ, RODRIGO ; NATSUMEDA, LARISSA ; STRELING, ANA PAULA ; DOI, ANDRÉ MARIO ; DA SILVA, ROBERTO JOSÉ CARVALHO ; BOCALON, ROBERTA ALESSANDRA LIMA ; GALES, Ana Cristina ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Temporal evolution of antimicrobial resistance among Neisseria gonorrhoeae clinical isolates in the most populated South American Metropolitan Region. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 114, p. e190079, 2019.

  • TAMINATO, MONICA ; FRAM, DAYANA ; PEREIRA, ROGÉRIO RODRIGUES FLORIANO ; SESSO, RICARDO ; BELASCO, ANGÉLICA GONÇALVES SILVA ; Pignatari, Antonio Carlos ; BARBOSA, DULCE APARECIDA . Infection related to Klebsiella pneumoniae producing carbapenemase in renal transplant patients. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM , v. 72, p. 760-766, 2019.

  • CAYÔ, RODRIGO ; STRELING, ANA PAULA ; NODARI, CAROLINA SILVA ; MATOS, ADRIANA PEREIRA ; DE PAULA LUZ, ADRYELLA ; DIJKSHOORN, LENIE ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; GALES, Ana Cristina . Occurrence of IMP-1 in non-baumannii Acinetobacter clinical isolates from Brazil. JOURNAL OF MEDICAL MICROBIOLOGY , v. 67, p. 628-630, 2018.

  • SOUZA, INGVAR LUDWIG AUGUSTO DE ; QUILES, MILENE GONÇALVES ; BOETTGER, BRUNO CRUZ ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; CAPPELLANO, PAOLA . Tailoring antimicrobials in febrile neutropenia: using faster diagnostic and communication tools to improve treatment in the era of extensively resistant pathogens. Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 22, p. 239-242, 2018.

  • REZENDE, T.F.T. ; DOI, A.M. ; QUILES, M.G. ; PIGNATARI, A.C.C. ; MANFRENDI, S. ; GROTHE, C. ; TAMINATO, M. ; BARBOSA, D.A. . Detection of colonization by carbapenem-resistant organisms by real-time polymerase chain reaction from rectal swabs in patients with chronic renal disease. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION , v. 96, p. 123-128, 2017.

  • QUILES, MILENE GONÇALVES ; CARLESSE, FABIANNE ; DA SILVA, MARIA APARECIDA AGUIAR ; MINGRONE, ROBERTA CABRAL ; FONSECA, JULIANE MELO ; SILVA, DAFNE CARDOSO ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . High mortality outbreak of carbapenem-resistant Pseudomonas aeruginosa infection in a Brazilian pediatric oncology hospital. Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 21, p. 205-206, 2017.

  • MOURA, QUÉZIA ; FERNANDES, MIRIAM R. ; CERDEIRA, LOUISE ; SANTOS, ANA CAROLINA M. ; DE SOUZA, TIAGO A. ; IENNE, SUSAN ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS C. ; GALES, ANA C. ; SILVA, ROSA M. ; LINCOPAN, NILTON . Draft genome sequence of a multidrug-resistant Aeromonas hydrophila ST508 strain carrying rmtD and bla CTX-M-131 isolated from a bloodstream infection. Journal of Global Antimicrobial Resistance , v. 10, p. 289-290, 2017.

  • FORTALEZA, C. MAGNO CASTELO BRANCO ; PADOVEZE, M.C. ; KIFFER, C.R. VEIGA ; BARTH, A.L. ; CARNEIRO, IRNA C. DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, H.I. GARCIA ; RODRIGUES, J.L. NOBRE ; SANTOS FILHO, L. ; DE MELLO, M.J. GONÇALVES ; PEREIRA, M. SEVERINO ; GONTIJO FILHO, P. PINTO ; ROCHA, M. ; SERVOLO DE MEDEIROS, E.A. ; Pignatari, A.C. Campos . Multi-state survey of healthcare-associated infections in acute care hospitals in Brazil. JOURNAL OF HOSPITAL INFECTION , v. 96, p. 139-144, 2017.

  • ROCCHETTI, TALITA T. ; SILBERT, SUZANE ; GOSTNELL, ALICIA ; KUBASEK, CARLY ; CAMPOS PIGNATARI, ANTONIO C. ; WIDEN, RAYMOND . Detection of Mycobacterium chelonae, Mycobacterium abscessus Group, and Mycobacterium fortuitum Complex by a Multiplex Real-Time PCR Directly from Clinical Samples Using the BD MAX System. JOURNAL OF MOLECULAR DIAGNOSTICS , v. 19, p. 295-302, 2017.

  • DOI, ANDRÉ MARIO ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; EDMOND, MICHAEL B. ; MARRA, ALEXANDRE RODRIGUES ; CAMARGO, LUIS FERNANDO ARANHA ; SIQUEIRA, RICARDO ANDREOTTI ; DA MOTA, VIVIAN PEREIRA ; COLOMBO, Arnaldo Lopes . Epidemiology and Microbiologic Characterization of Nosocomial Candidemia from a Brazilian National Surveillance Program. Plos One , v. 11, p. e0146909, 2016.

  • PADOVEZE, MARIA CLARA ; FORTALEZA, CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO ; KIFFER, CARLOS ; BARTH, AFONSO LUÍS ; CARNEIRO, IRNA CARLA DO ROSÁRIO SOUZA ; GIAMBERARDINO, HELOISA ILHE GARCIA ; RODRIGUES, JORGE LUIZ NOBRE ; SANTOS FILHO, LAURO ; MELLO, MARIA JÚLIA GONÇALVES DE ; PEREIRA, MILCA SEVERINO ; GONTIJO FILHO, PAULO ; ROCHA, MIRZA ; MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO DE ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Structure for prevention of health care-associated infections in Brazilian hospitals: A countrywide study. American Journal of Infection Control , v. 44, p. 74-79, 2016.

  • CARLESSE, FABIANNE ; CAPPELLANO, PAOLA ; QUILES, MILENE GONÇALVES ; MENEZES, LIANA CARBALLO ; PETRILLI, ANTONIO SÉRGIO ; Pignatari, Antonio Carlos . Clinical relevance of molecular identification of microorganisms and detection of antimicrobial resistance genes in bloodstream infections of paediatric cancer patients. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 16, p. 462, 2016.

  • MAZOTERAS, PALOMA ; QUILES, MILENE GONÇALVES ; MARTINS BISPO, PAULO JOSÉ ; HÖFLING-LIMA, ANA LUISA ; PIGNATARI, ANTONIO C. ; CASAROLI-MARANO, RICARDO P. . Analysis of Intraocular Lens Biofilms and Fluids After Long-Term Uncomplicated Cataract Surgery. American Journal of Ophthalmology , v. 169, p. 46-57, 2016.

  • ABBOUD, C.S. ; MONTEIRO, J. ; STRYJEWSKI, M.E. ; ZANDONADI, E.C. ; BARBOSA, V. ; DANTAS, D. ; SOUSA, E.E. ; FONSECA, M.J. ; JACOBS, D.M. ; PIGNATARI, A.C. ; KIFFER, C. ; RAO, G.G. . Post-surgical mediastinitis due to carbapenem-resistant Enterobacteriaceae: Clinical, epidemiological and survival characteristics. International Journal of Antimicrobial Agents (Print) , v. 47, p. 386-390, 2016.

  • PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; MYAKE, MONICA MENON . The inappropriate use of antibiotics in upper respiratory tract infections: it is time for action. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso) , v. 82, p. 121-122, 2016.

  • MELLO, CAROLINA S. ; CARMO-RODRIGUES, MIRIAN S. ; FILHO, HUMBERTO B.A. ; MELLI, LÍGIA C.F.L. ; TAHAN, SORAIA ; PIGNATARI, ANTÔNIO C.C. ; DE MORAIS, MAURO B. . Gut Microbiota Differences in Children From Distinct Socioeconomic Levels Living in the Same Urban Area in Brazil. JOURNAL OF PEDIATRIC GASTROENTEROLOGY AND NUTRITION , v. 63, p. 460-465, 2016.

  • HERMANN, JULIANA SATO ; WECKX, LILY YIN ; MONTEIRO NÜRMBERGER, JUSSIMARA ; SANTOS JUNIOR, GILDO FRANCISCO DOS ; CAMPOS PIGNATARI, ANTONIO CARLOS ; NAGATA PIGNATARI, SHIRLEY SHIZUE . Effectiveness of the human papillomavirus (types 6, 11, 16, and 18) vaccine in the treatment of children with recurrent respiratory papillomatosis. INTERNATIONAL JOURNAL OF PEDIATRIC OTORHINOLARYNGOLOGY , v. 83, p. 94-98, 2016.

  • QUILES, M.G. ; ROCCHETTI, T.T. ; FEHLBERG, L.C. ; KUSANO, E.J.U. ; CHEBABO, A. ; PEREIRA, R.M.G. ; GALES, A.C. ; PIGNATARI, A.C.C. . Unusual association of NDM-1 with KPC-2 and armA among Brazilian Enterobacteriaceae isolates. Brazilian journal of medical and biological research , v. 48, p. 174-177, 2015.

  • QUILES, MILENE GONÇALVES ; MENEZES, LIANA CARBALLO ; BAUAB, KAREN DE CASTRO ; GUMPL, ELKE KREUSCHER ; ROCCHETTI, TALITA TREVIZANI ; PALOMO, FLAVIA SILVA ; CARLESSE, FABIANNE ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Diagnosis of bacteremia in pediatric oncologic patients by in-house real-time PCR. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 15, p. 283, 2015.

  • MARTINS, WILLAMES ; CARVALHAES, CECÍLIA GODOY ; CAYÔ, RODRIGO ; GALES, Ana Cristina ; Pignatari, Antonio Carlos . Co-transmission of Rahnella aquatilis between hospitalized patients. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 19, p. 648-650, 2015.

  • FRESCHI DE BARROS, SAMAR ; DE AMICIS, KARINE MARAFIGO ; ALENCAR, RAQUEL ; SMEESTERS, PIERRE ROBERT ; TRUNKEL, ARIEL ; POSTÓL, EDILBERTO ; ALMEIDA JUNIOR, JOÃO NÓBREGA ; ROSSI, FLAVIA ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; KALIL, JORGE ; GUILHERME, LUIZA . Streptococcus pyogenes strains in Sao Paulo, Brazil: molecular characterization as a basis for StreptInCor coverage capacity analysis. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 15, p. 308, 2015.

  • OLIVEIRA, VIVIANE DECICERA COLOMBO ; RUBIO, FERNANDO GÓNGORA ; ALMEIDA, MARGARETE TERESA GOTTARDO ; NOGUEIRA, MARA CORRÊA LELLES ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Trends of 9,416 multidrug-resistant Gram-negative bacteria. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 61, p. 244-249, 2015.

  • CERGOLE-NOVELLA, MARIA C. ; PIGNATARI, ANTONIO C.C. ; GUTH, BEATRIZ E.C. . Adhesion, biofilm and genotypic characteristics of antimicrobial resistant Escherichia coli isolates. Brazilian Journal of Microbiology (Online) , v. 46, p. 167-171, 2015.

  • CORREA, ADRIANA APARECIDA FELTRIN ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; DA SILVEIRA, MONICA ; MINGONE, ROBERTA CRISTINA CABRAL ; DE SALES OLIVEIRA, VINICIUS GOMES ; FORTALEZA, CARLOS MAGNO CASTELO BRANCO . Small hospitals matter: insights from the emergence and spread of vancomycin-resistant enterococci in 2 public hospitals in inner Brazil. Diagnostic Microbiology and Infectious Disease , v. 82, p. 227-233, 2015.

  • BISPO, P. J. M. ; HOFLING-LIMA, A. L. ; PIGNATARI, A. C. C. . Characterization of Ocular Methicillin-Resistant Staphylococcus epidermidis Isolates Belonging Predominantly to Clonal Complex 2 Subcluster II. Journal of Clinical Microbiology (Print) , v. 52, p. 1412-1417, 2014.

  • CUBA, GABRIEL TROVA ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS ; PATEKOSKI, KATYA SILVA ; LUCHESI, LUCIMILA JORGE ; KIFFER, CARLOS ROBERTO VEIGA . Pharmacodynamic profiling of commonly prescribed antimicrobial drugs against Escherichia coli isolates from urinary tract. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 14, p. S1413-8670(14)0, 2014.

  • MONTEIRO, J. ; Pignatari, AC ; SILBERT, S. . Diferentiation of Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) variants by pyrosequencing. Journal of Microbiological Methods , v. 100, p. 42, 2014.

  • GALES, A. C. ; DESHPANDE, L. M. ; DE SOUZA, A. G. ; PIGNATARI, A. C. C. ; MENDES, R. E. . MSSA ST398/t034 carrying a plasmid-mediated Cfr and Erm(B) in Brazil. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (Online) , v. 70, p. 303-305, 2014.

  • BEZERRA DE ARAUJO FILHO, HUMBERTO ; SILVA CARMO-RODRIGUES, MIRIAN ; SANTOS MELLO, CAROLINA ; CRISTINA FONSECA LAHOZ MELLI, LÍGIA ; TAHAN, SORAIA ; CARLOS CAMPOS PIGNATARI, ANTONIO ; BATISTA DE MORAIS, MAURO . Children Living near a Sanitary Landfill Have Increased Breath Methane and Methanobrevibacter smithii in Their Intestinal Microbiota. Archaea , v. 2014, p. 1-6, 2014.

  • MENEZES, LIANA CARBALLO ; ROCCHETTI, TALITA TREVIZANI ; BAUAB, KAREN DE CASTRO ; CAPPELLANO, PAOLA ; QUILES, MILENE GONÇALVES ; CARLESSE, FABIANNE ; DE OLIVEIRA, JOSE SALVADOR RODRIGUES ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Diagnosis by real-time polymerase chain reaction of pathogens and antimicrobial resistance genes in bone marrow transplant patients with bloodstream infections. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 13, p. 166, 2013.

  • SANTOS, A.C.M. ; ZIDKO, A.C.M. ; PIGNATARI, A.C. ; SILVA, R.M. . Assessing the diversity of the virulence potential of Escherichia coli isolated from bacteremia in São Paulo, Brazil. Brazilian journal of medical and biological research , v. 46, p. 968-973, 2013.

  • PENAS, PÂMELA P. ; MAYER, MARCIA P.A. ; GOMES, BRENDA P.F.A. ; ENDO, MARCOS ; PIGNATARI, ANTONIO C.C. ; BAUAB, KAREN C. ; PINHEIRO, ERICKA T. . Analysis of Genetic Lineages and Their Correlation with Virulence Genes in Enterococcus faecalis Clinical Isolates from Root Canal and Systemic Infections. Journal of Endodontics , v. 39, p. 858-864, 2013.

  • SOUZA DIAS, MARIA BEATRIZ ; CAVASSIN, LARISSA G.T. ; STEMPLIUK, VALESKA ; XAVIER, LUCIENE S. ; LOBO, RENATA D. ; SAMPAIO, JORGE L.M. ; Pignatari, Antonio Carlos ; BORRASCA, VERA L. ; BIERRENBACH, ANA LUIZA ; TOSCANO, CRISTIANA M. . Multi-institutional outbreak of Burkholderia cepacia complex associated with contaminated mannitol solution prepared in compounding pharmacy. American Journal of Infection Control , v. 11, p. 1038, 2013.

  • PEREIRA, CARLOS ALBERTO PIRES ; MARRA, ALEXANDRE R. ; CAMARGO, LUIS FERNANDO ARANHA ; PIGNATARI, ANTÔNIO CARLOS CAMPOS ; SUKIENNIK, TERESA ; BEHAR, PAULO RENATO PETERSEN ; MEDEIROS, EDUARDO ALEXANDRINO SERVOLO ; RIBEIRO, JULIVAL ; GIRÃO, EVELYNE ; CORREA, Luci ; GUERRA, CARLA ; CARNEIRO, IRNA ; BRITES, CARLOS ; REIS, MARISE ; DE SOUZA, MARTA ANTUNES ; TRANCHESI, REGINA ; BARATA, CRISTINA U. ; EDMOND, MICHAEL B. . Nosocomial Bloodstream Infections in Brazilian Pediatric Patients: Microbiology, Epidemiology, and Clinical Features. Plos One , v. 8, p. e68144, 2013.

  • GELATTI, LUCIANE CRISTINA ; BONAMIGO, RENAN RANGEL ; INOUE, FERNANDA MATSIKO ; CARMO, MIRIAN SILVA DO ; BECKER, ANA PAULA ; CASTRUCCI, FERNANDA MARQUES DA SILVA ; PIGNATARI, ANTÔNIO CARLOS CAMPOS ; D' AZEVEDO, PEDRO ALVES . Community-acquired methicillin-resistant Staphylococcus aureus carrying SCCmec type IV in southern Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 34-38, 2013.

  • CHANG, MARILENE RODRIGUES ; BIBERG, CAMILA ARGUELO ; LOPES, FERNANDO AGUILAR ; TETILA, ANDYANE FREITAS ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . The first report of infection with Klebsiella pneumoniae carrying the bla kpc gene in State of Mato Grosso do Sul, Brazil . Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 46, p. 114-115, 2013.

  • Pignatari AC . A framework for the non-antibotic management of upper respiratory tract infections: towards a global change in antibiotic resistance. International Journal of Clinical Practice (Esher) , v. 180, p. 4-9, 2013.

  • ZANETTI, C. ; MINGRONE, R. C. ; PIGNATARI, A.C. . Characterization of bacteriphages infecting clincial isolates os Pseudomonas aeruginosa stored in a culture collection. Brazilian journal of medical and biological research , v. 46, p. 689, 2013.

  • MONTEIRO, J. ; WIDEN, R. ; PIGNATARI, A. C. C. ; KUBASEK, C. ; SILBERT, S. . Rapid detection of carbapenemase genes by multiplex real-time PCR. Journal of Antimicrobial Chemotherapy (Print) , v. 67, p. 906-909, 2012.

  • CAMARGO, E.C. ; KIFFER, C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SHIMAKURA, S. ; RIBEIRO, P. J. ; MONTEIRO, AM . A proposal for using data from antimicrobial prescriptions: the EUREQA experience. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 28, p. 985-90, 2012.

  • CARIELLO, A. J. ; OLIVEIRA, M. G. ; SOUZA, G. ; Pignatari, AC ; HOFLING-LIMA, A. L. ; BISPO, P. J. M. . Bactericidal effect of S-nitrosothiols against clinical isolates fromo keratitis. Clinical Ophthalmology (Online) , v. 6, p. 1907, 2012.

  • ZONTA, MARCO ANTONIO ; MONTEIRO, Jussimara ; SANTOS JR, GILDO ; PIGNATARI, ANTONIO CARLOS CAMPOS . Infecção oral pelo HPV em mulheres com lesão escamosa de colo uterino no sistema prisional da cidade de São Paulo, Brasil. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (Impresso) , v. 78, p. 66-72, 2012.

  • MOURO, A. ; KIFFER, C. ; MONTEIRO, AM ; KOGA, P. C. ; CAMARGO, E.C. ; PIGNATARI, A. C. C. . Spacial exploration of Streptococcus pneumoniae clonal clustering in São Paulo, Brazil. The Brazilian Journal of Infectious Diseases (Impresso) , v. 15, p. 462-466, 2011.

  • Kiffer, Carlos RV ; PIGNATARI, A. C. C. . Pharmacodynamic evaluation of commonly prescribed oral antibiotics against respiratory bacterial pathogens. BMC Infectious Diseases (Online) , v. 11, p. 286, 2011.

  • Carmo, MS ; Inoue, FM ; ANDRADE, Soraya ; PASCHOAL, L. ; SILVA, F. M. ; OLIVEIRA, V. G. ; PIGNATARI, A. C. C. . New multilocus sequence typing of MRSA in São Paulo, Brasil. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 44, p. 1013-1017, 2011.

  • MARRA, A. ; CAMARGO, L. F. A. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SUKIENNIK, T. ; BEHAR, P. R. ; MEDEIROS, E. A. S. ; RIBEIRO, J. ; GIRAO, E. ; EDMOND, M. B. . Nosocomial bloodstream infecions in Brazilian hospitals: analysis of 2,563 cases from a prospective natiowide surveillance study. Journal of Clinical Microbiology (Print) , v. 49, p. 1866-1871, 2011.

  • MELO, G. B. ; BISPO, P. J. M. ; YU, M. C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; HOFLING-LIMA, A. L. . Microbial profile and antibiotic susceptibility of culture-positive bacterial endophtalmitis. Eye (London. 1987) , v. 25, p. 382-387, 2011.

  • BISPO, P. J. M. ; MELO, G. B. ; HOFLING-LIMA, A. L. ; PIGNATARI, A. C. C. . Detection and gram discrimination of bacterial pathogens from aqueous and vitreous humor using real-time PCR assays. Investigative Ophthalmology & Visual Science , v. 52, p. 873-881, 2011.

  • KIFFER, C. ; CAMARGO, E.C. ; SHIMAKURA, S. E. ; BAILEY, T. C. ; RIBEIRO, P. J. ; Pignatari, Antonio CC ; MONTEIRO, AM . A spacial approach for the epidemiology of antibiotic use and resistance in community-based studies: the emeergence of urban clusters of Escherichia coli quinolone. International journal of health geographics , v. 10, p. 17, 2011.

  • MELO, GUSTAVO BARRETO ; BISPO, PAULO JOSÉ MARTINS ; CAMPOS PIGNATARI, ANTONIO CARLOS ; HÖFLING-LIMA, ANA LUISA . Real-time polymerase chain reaction test to discriminate between contamination and intraocular infection after cataract surgery. JOURNAL OF CATARACT AND REFRACTIVE SURGERY , v. 37, p. 1244-1250, 2011.

  • Castrucci, FMS ; Taminato, M ; Godoy-Martinez, P ; Freitas, MC ; Belasco, A ; SESSO, R. ; Pacheco-Silva, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; BARBOSA, D. . Cross-transmission of vancomycin-resistant Enterococcus in patients undergoing dialysis and kidney transplant.. Brazilian Journal of Medical and Biological Research (Impresso) , v. 43, p. 115-119, 2010.

  • Cergole-Novella, MC ; Guth, B. E. C. ; CASTANHEIRA, Mariana ; Carmo, MS ; PIGNATARI, A. C. C. . First Description of blaCTX-M-14- and blaCTX-M-15-Producing Escherichia coli Isolates in Brazil. Microbial Drug Resistance (Larchmont, N.Y.) , v. 16, p. 177-184, 2010.

  • Fenrandes, TA ; PEREIRA, C. A. P. ; Pedrili, AS ; PIGNATARI, A. C. C. . Molecular characterization of carbapenem-resistant and metallo-beta-lactamase-producing Pseudomonas aeruginosa isolated from blood cultures from children and teenagers with cancer. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 372-376, 2010.

  • GOVEIA, Vania Regina ; RIBEIRO, S. M. C. P. ; MEDEIROS, E. A. S. ; PIGNATARI, A. C. C. . How to implement the airborne infection isolation room in health-care settings with occupational risk for Mycobacterium tuberculosis transmission?. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 43, p. 756-757, 2010.

  • MELO, G. B. ; BISPO, P. J. M. ; REGATIERI, C. V. S. ; Yu, M.C.Z ; PIGNATARI, A. C. C. ; Höfling-Lima, A. L. . Incidence of endophthalmitis after cataract surgery (2002-2008) at a Brazilian university-hospital.. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso) , v. 73, p. 505-507, 2010.

  • Cergole-Novella, MC ; PIGNATARI, A. C. C. ; CASTANHEIRA, Mariana ; Guth, B. E. C. . Molecular typing of antimicrobial-resistant Shiga-toxin-producing Escherichia coli strains (STEC) in Brazil.. Research in Microbiology (Paris) , v. 161, p. 1-5, 2010.

  • PENTEADO, A. ; CASTANHEIRA, Mariana ; PIGNATARI, A. C. C. ; GUIMARAES, T. ; MAMIZUKA, E. M. ; GALES, A. C. . Dissemination of bla(IMP-1) carrying integron In86 among Klebsiella pneumoniae isolates harboring a new trimethoprim resistance gene dfr23. Diagnostic Microbiology and Infectious Disease , v. 63, p. 87-91, 2009.

  • BISPO, P. J. M. ; Höfling-Lima, A. L. ; PIGNATARI, A. C. C. . Moelcular Biology applied to the laboratory diagnosis of bacterial endophtalmitis. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia (Impresso) , v. 72, p. 734-740, 2009.

  • COLOMBO, A. L. ; Janini, M ; SALOMÃO, R. ; Medeiros, E.A.S. ; Wey, S.B. ; PIGNATARI, A. C. C. . Surveillanceprograms for detection and characterization of emergent pathogens and antimicrobial resistance. Results from the Division of Infectious Diseases, UNIFESP. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 81, p. 571-578, 2009.

  • GELATTI, L. C. ; Sukiennik, T ; Becker, AP ; Inoue, FM ; Carmo, MS ; Castrucci, FMS ; PIGNATARI, A. C. C. ; Ribeiro, LC ; Bonamigo, RR ; d'AZEVEDO, P. A. . Sepse por Staphylococcus aureus resistente à meticilina adquirida na comunidade no sul do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 42, p. 458-460, 2009.

  • d'AZEVEDO, P. A. ; Inoue, FM ; Andrade, SS ; Tranchesi R ; PIGNATARI, A. C. C. . Pneumonia necrotizante por Staphylococcus aureus resitente à meticilina. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 42, p. 461-462, 2009.

  • d'AZEVEDO, P. A. ; SANTIAGO, K. A. ; Furtado, G.H.C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; Titze-de-Almeida, R . Rapid detection of v ancomycin-resistant enterococci (VRE) in rectal samples from patients admitted to intensive care units. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 13, p. 289-293, 2009.

  • GALES, A. C. ; SADER, H. S. ; RIBEIRO, J. ; ZOCOLLI, C. ; BARTH, A. L. ; PIGNATARI, A. C. C. . Antimicrobial susceptibility of gram-positive bacteria isolated in Brazilian hospitals participating in the SENTRY Program (2005-2008). The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 13, p. 90-98, 2009.

  • Santos, ACM ; Zidko, ACM ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, A. C. ; Silva, RM . A virulência de Escherichia coli patogênica extra-intestinal (ExPEC) em relação à idade e ao sexo do hospedeiro. O Mundo da Saúde (CUSC. Impresso) , v. 33, p. 392-400, 2009.

  • d'AZEVEDO, P. A. ; Tranchesi R ; Sales, T ; MONTEIRO, Jussimara ; GALES, A. C. ; PIGNATARI, A. C. C. . Outbreak of Staphylococcus hominis subsp. novobiosepticus bloodstream infections in São Paulo city, Brazil. Journal of Medical Microbiology , v. 57, p. 256-257, 2008.

  • d'AZEVEDO, P. A. ; Marino, M.D.V. ; Antunes, A.L.S. ; PIGNATARI, A. C. C. . Staphylococcus cohnii spp urealyticus: relato de caso de um patógeno incomum. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , v. 41, p. 1-3, 2008.

  • DAZEVEDO, P. A. ; Furtado, G.H.C. ; MEDEIROS, E. A. S. ; SANTIAGO, K. A. ; SILBERT, S. ; PIGNATARI, A. C. C. . Molecular characterization of vancomycin-resistant Enterococci strains eight years apart from its firs isolation in São Paulo, Brazil. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 50, p. 195-198, 2008.

  • BISPO, P. J. M. ; MELO, G. B. ; D'AZEVEDO, P. A. ; HOFLING-LIMA, A. L. ; Yu, M.C.Z ; PIGNATARI, A. C. C. . Endoftalmites bacterianas com culturas positiva: uma revisão de 6 anos. Arquivos Brasileiros de Oftalmologia , v. 71, p. 617-622, 2008.

  • ANDRADE, Soraya ; SADER, H. S. ; BARTH, A. L. ; RIBEIRO, J. ; ZOCOLLI, C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, Ana Cristina . Antimicrobial susceptibiity of Gram-negative bacilli isolated in Brazilian hospitals participating in the SENTRY program (2003-2008). The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 12, p. 3-9, 2008.

  • MENDES, R. E. ; KIYOTA, K. ; MONTEIRO, Jussimara ; CASTANHEIRA, Mariana ; ANDRADE, Soraya ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, A. C. ; Tufik S . Rapid detection and identification of metallo-B-lactamases-encoding genes by multiplex Real-Time PCR assay and melt curve analysis. Journal of Clinical Microbiology , v. 45, p. 544-547, 2007.

  • Pereira, A S ; ANDRADE, Soraya ; MONTEIRO, Jussimara ; SADER, H. S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, A. C. . Evaluation of the susceptibility profiles, genetic similarity and presence of qnr gene in Escherichia coli resistant to ciprofloxacin isolated in Brazilian hospitals. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , v. 11, p. 40-43, 2007.

  • CASTANHEIRA, Mariana ; Pereira, A S ; PIGNATARI, A. C. C. ; BARTH, A. L. ; GALES, A. C. . First report of plamid-mediated qunr A1 in a ciprofloxacin-resistant Escherichia coli strain in Latin America. Antimicrobial Agents and Chemotherapy , v. 51, p. 1527-1529, 2007.

  • ANDRADE, Soraya ; PICAO, R. C. ; CAMPANA, E. H. ; NICOLETTI, A. G. ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, A. C. . Influence of disk preparation on detection of metallo-beta-lactamse-producing isolates by the combined disk assay. Journal of Clinical Microbiology , v. 45, p. 2058-2060, 2007.

  • Aggio, F. B. ; FARAH NETO, M. E. ; MELO, G. B. ; D'AZEVEDO, P. A. ; PIGNATARI, A. C. C. ; HOFLING-LIMA, A. L. . Acute endophtalmitis following intravitreal bevacizumab (Avastin) injection. Eye (London) , v. 21, p. 408-409, 2007.

  • Del'Alamo L ; D'AZEVEDO, P. A. ; STROB, A. J. ; RODRIGUEZ-LOPES, D. V. ; MONTEIRO, Jussimara ; ANDRADE, Soraya ; PIGNATARI, A. C. C. ; GALES, A. C. . An outbreak of catalase-negative methicillin-resistant Staphyloccus aureus. The Journal of Hospital Infection , v. 65, p. 226-230, 2007.

  • CASTANHEIRA, Mariana ; PIGNATARI, A. C. C. ; MENDES, R. E. . Carriage of methicillin-resistant Staphylococcus aureus in children in Brazil. Diagnostic Microbiology and Infectious Disease , v. 57, p. 467-470, 2007.

  • Aggio, F. B. ; HOFLING-LIMA, A. L. ; D'AZEVEDO, P. A. ; PIGNATARI, A. C. C. . Pulsed-field gel electrophoresis in the identification of the origin of bacterial keratitis caused by Pseudomonas aeruginosa. Graefe's Archive for Clinical and Experimental Ophthalmology , v. 245, p. 1053-1054, 2007.

  • Furtado, G.H.C. ; d'AZEVEDO, P. A. ; Santos, A. F. ; GALES, A. C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; MEDEIROS, E. A. S. . Intravenous polymixin B for treatment of nosocomial pneumonia caused by multidrug-resistant Pseudomonas aeruginosa. International Journal of Antimicrobial Agents , v. 12, p. 220-225, 2007.

  • Mariela Soledad Zárate ; GALES, Ana Cristina ; Liliana Jordá-Vargas ; Diego Yani ; Silvia Relloso ; Pablo Bonvehi ; MONTEIRO, Jussimara ; PIGNATARI, A. C. C. ; Jorgelina Smayevsky . Contaminación ambiental durante un brote de enterococo resistente a vancomicina en un hospital de Argentina. Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica , v. 25, p. 508-512, 2007.

  • d'AZEVEDO, P. A. ; SOUZA, A. G. ; Santos, A. F. ; Sales, T ; CHAGAS NETO, T. ; PIGNATARI, A. C. C. . Susceptibilidade à novobiocina na identificação de amostras de Staphylococcus coagulase negativos (SCoN) isolados de hemoculturas. Revista Brasileira de Análises Clínicas , v. 39, p. 303-304, 2007.

  • ZÁRATE ; GALES, A. C. ; Jorda-Vargas L ; YAHNI, D. ; RELLOSO, S. ; BONVEHI, P. ; MONTEIRO, J. ; PIGNATARI, A. C. C. ; Smayevsky, J. . Environmental contamination during a vancomycin-resistant Enterococci outbreak at a hospital in Argentina. Enfermedades Infecciosas y Microbiología Clínica , v. 25, p. 508-512, 2007.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; MENDES, Rodrigo ; CASTANHEIRA, Mariana ; GALES, Ana Cristina . Metalo-B-lactamases. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , Rio de Janeiro, Brasil, v. 42, p. 103-113, 2006.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; CASTANHEIRA, Mariana ; GALES, Ana Cristina ; JONES, Ronald ; SADER, Helio Silva . Changing antimicrobial susceptibility patterns among Streptococcus pneumoniae and Haemophilus influenzae from Brazil: Report from the SENTRY antimicrobial surveillance program (1998-2004).. Microbial Drug Resistance, Estados Unidos, v. 12, p. 91-98, 2006.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; MELO, Gustavo ; Höfling-Lima, A. L. ; ALVARENGA, L S ; MONTEIRO, Jussimara . Pulsed field gel electrophoresis of chromosomal bacterial DNA in the investigation of infectious endophtalmitis. British Journal of Ophthalmology , Londres, Gra Bretanha, v. 90, p. 916-917, 2006.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; GUGEL, Juliana ; PEREIRA, Andrea dos Santos ; GALES, Ana Cristina . Beta-Lactam MICs correlate poorly with mutant prevention concentrations for clinical isolates of Acinetobacter spp. and Pseudomonas aeruginosa. Antimicrobial Agents and Chemotherapy , Estados Unidos, v. 50, p. 2276-2277, 2006.

  • Furtado, G.H.C. ; MENDES, R. E. ; PIGNATARI, A. C. C. ; Wey, S.B. ; Medeiros, E.A.S. . Risk factors for vancomycin-resistant Enterococcus faecalis bacteremia in hospitalized patients: An analysis of two case-control studies. American Journal of Infection Control , v. 34, p. 447-451, 2006.

  • ANDRADE, Soraya ; SADER, Helio Silva ; GALES, Ana Cristina ; PEREIRA, Andrea dos Santos ; PIGNATARI, A. C. C. ; JONES, R. N. . Increase resistance to first-line agensts among bacterial pathogens isolated from urinary tract infections in Latin America: time for local guidelines ?. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 101, p. 741-748, 2006.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; FRIGATO, Eliete ; MACHADO, Antonia M O ; GALES, Ana Cristina . Is the Cefoxitin disk test reliable enough to detect Oxacillin resitance in Coagulase negative Staphylococci. Journal of Clinical Microbiology , Estados Unidos, v. 43, p. 2027-2029, 2005.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; CAMARGO, I L ; ZANELLA, Roseimeire ; BRANDILEONE, Maria Cristina ; GOLDMAN, G H ; WOODFORD, N ; DARINI, Ana Lucia . Ocurrence of insertion sequences within the genomes and TN1546-like elements of glycopeptide-resistant enterococci isolated in Brazil, and identification of a novel element, ISEfa5.. International Journal Of Medical Microbiology, Estados Unidos, v. 294, p. 513-519, 2005.

  • PIGNATARI, Antonio Carlos ; MAYER, Marcia ; PONTES, Paulo ; WECKX, Luc Maurice ; NASCIMENTO FILHO, Ernesto . Caries prevalence, levels of mutans streptococci, and gingival and plaquei indices in 3.0- to 5.0-year-old mouth breathing children. Caries Research , Basel, Suiça, v. 38, p. 268-271, 2004.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; SADER, Helio Silva ; JONES, Ronald ; GALES, Ana Cristina . SENTRY antimicrobial surveillance program report: Latin American and Brazilian results for 1997 through 2001.. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador, Brasil, v. 8, n.1, p. 25-79, 2004.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; HADAD, David Jamil ; PALACI, Moises ; LEWI, D. S. ; MACHADO, A. M. O ; TELLES, M A ; MARTINS, M C ; UEKI, S Y ; VASCONCELOS, G M ; PALHARES, M C . Mycobacteremia among HIV-1 infected patients in São Paulo, Brazil: 1995 to 1998. Epidemiology and Infection , Londres, Gra Bretanha, v. 132, p. 151-155, 2004.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; HADAD, David Jamil ; MACHADO, A. M. O ; TELLES, M A . Mycobacterium tuberculosis bacteremia diagnosed in an HIV-negative patient in Brazil: arare or an under-reported event ?. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador, Brasil, v. 8, p. 184-185, 2004.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; SALGADO, Maristela ; BELLINATIPIRES, R . Phagocytosis and killing of epidemic methicillin-resistant Staphylococcus aureus by human neutrophils and monocytes. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador, Brasil, v. 8, p. 80-90, 2004.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; PIGNATARI, Shirley Shizue Nagata ; WECKX, Luc Louis Maurice . Detection of Goup A beta-hemolytic Streptococcus employing three different detection methods: culture, rapid antigen detecting test, and molecular assay. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador, Brasil, v. 7, p. 297-300, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; FERNANDES, Sueli Aparecida ; MACHADO, Antonia Maria de Oliveira ; TAVECHIO, Ana Terezinha . Phenotypic and molecular characterization of Salmonella enteritidis strains isolated in São Paulo, Brazil,. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo, Brasil, v. 45, p. 59-63, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; ROSAS, Robert Fabian Crespo ; COLOMBO, Arnaldo Lopes . Bloodstream infection in late-stage acquired immunodeficiency syndrome patients evaluated by a lysis centrifugation system.. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, Brasil, v. 4, p. 529-532, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; ZANELLA, Rosimeire Cobo ; SALOMÃO, Reinaldo . Phenotypic and genotypic characterization of VanA, Enterococcus isolate during the first nosocomial outbreak in Brazil.. Microbial Drug Resistance. Mechanisms, Epidemiology and Disease , USA, v. 9, p. 283-291, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; WECKX, Luc Louis Maurice ; MAYER, Marcia ; NASCIMENTO FILHO, Ernesto . A respiração bucal é fator de risco para cárie e gengivite ?. Revista Brasileira de Alergia e Imunopatologia , São Paulo, Brasil, v. 6, p. 243-246, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; PORRO, A. M. ; SOUZA, Inara Spinelli . Detection and typing of human papillomavirus in cutaneous warts of patientes infected with human immunodeficiency virus type 1.. British Journal of Dermatology , Gra-Bretanha, v. 149, p. 1192-1199, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; HADAD, D. J. ; ARBEIT, Robert . Disseminated mycobacteria genavensi in an HIV-infected patient from South America. The International Journal of Tuberculosis and Lung Diseases, USA, p. 503-503, 2003.

  • PIGNATARI, A. C. C. . Prevalência de HIV, papilomavirus humano e sífilis na Penitenciária Feminina da Capital São Paulo, 1997-98. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, p. 1473-1480, 2001.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; BEDENDO, J. . Typing of Enterococcus faecium by polymerase chain reaction and pulsed field gel electrophoresis. Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Ribeirão Preto, v. 33, n.11, p. 1269-1279, 2000.

  • LEME, Iivani Lucia ; BOTTINO, Antonio . Glycopeptides susceptiblity among Enterococci isolated from a poultry farm in São Paulo, Brazil (1996/1997). Brazilian Journal of Microbiology , São Paulo, v. 31, n.1, p. 53-57, 2000.

  • PEREIRA, C. A. P. ; CORRÊA, L. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; WEY, S. B. ; OLIVEIRA, M. A. ; PIGNATARI, A. C. C. . Clinical impact of automated methods and evaluation by infectologists in blood stream infection. Infection Control and Hospital Epidemiology , v. 2, p. 97, 2000.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; SALOMÃO, Reinaldo ; RIGATO JUNIOR, O. ; FREUDENBERG, M. ; GALANOS, C. . Bloodstream Infections: Epidemiology, Pathophysiology and Therapeutic Perpectives. Infection , v. 27, n.1, p. 1-11, 1999.

  • CEREDA, Rosangela Ferraz ; SADER, Helio Silva ; BARTH, A. L. ; NOVAKONSKI, A. V. . Evaluation of the in vitro activity of two fourth-generation cephalosporins against bacterial samples isolated from patients in Several Brazilian Hospitals. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 3, n.5, p. 189-196, 1999.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; COLOMBO, A. L. ; SONI, L. F. ; BURATTINI, M. N. ; GOMPERTZ, O. F. . Comparative study of agar diffusion test and the NCCLS macrobroth method for in vitro susceptibility testing of Candida spp.. Mycopathologia , Netherlands, v. 145, p. 131-135, 1999.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; LEME, I. L. . Resíduos de antibióticos em alimentos e suas implicações na saúde humana. O Biológico , São Paulo, v. 61, n.2, p. 99-104, 1999.

  • MAYER, Marcia ; PIGNATARI, A. C. C. ; CONTI, Regina . Phenotypic identification and antimicrobial susceptibility of black-pigmented bacteria. Anaerobe (London) , USA, v. 5, p. 455-459, 1999.

  • MOREIRA, M. ; MEDEIROS, E. A. S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. ; CARDO, D. M. . Efeito da Infecção Hospitalar da Corrente Sangüínea Por Staphylococcus Aureus Resistente À Oxacilina Sobre A Letalidade e O Tempo de Hospitalização.. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 44, p. 263-268, 1998.

  • BRANDILEONE, M. C. C. ; VIEIRA, V. S. D. ; CASAGRANDE, S. T. ; ZANELLA, R. C. ; GUERRA, M. L. L. S. ; BRANDÃO, A. P. ; MELLES, C. E. A. ; PIGNATARI, A. C. C. ; FABIO ; L, J. ; AUSTRIAN, R. . Characteristic of Isolates of Streptococcus Pneumoniae From Middle Aged And Elderly Adults In Brazil: Capsular Serotypes And Antimicrobial Sensitivity With Invasive Infections.. The Brazilian Journal of Infectious Diseases , Salvador, v. 2, p. 90-96, 1998.

  • BRANDOLEONE, M. C. C. ; FABIO ; L, J. ; VIEIRA, V. S. D. ; ZANELA, R. C. ; CASAGRANDE, S. T. ; PIGNATARI, A. C. C. ; TOMASZ, A. . Geographic Distribuition of Pnenicillin Resistance of Streptococcus Pneumoniae In Brazil: Genetic Relatedness.. Microbial Drug Resistance, USA, v. 4, p. 209-217, 1998.

  • SESSO, R. ; BARBOSA, D. ; LEME, I. L. ; SADER, H. ; CANZIANI, M. E. ; MANFREDI, S. ; DRAIBE, S. ; PIGNATARI, A. C. C. . Staphylococcus Aureus Prophylaxis In Hemodialysis Patients Using Central Venous Catheter: Effect Of Mupirocin Ointment.. Journal American Society Nephrology, v. 9, p. 1085-1092, 1998.

  • HADAD, David ; ARBEIT, Robert . Resolution of Mycobaterium avium complex bacteremia following highly active antiretroviral therapy. Clinical Infectious Diseases , USA, v. 26, p. 758-759, 1998.

  • MOREIRA, M. ; MEDEIROS E ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. ; CARDO, D. . Effect of nosocomial bacteremia caused by oxacillin-resistant Staphylococcus aureus on mortality and length of hospitalization. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 44, p. 263-268, 1998.

  • GALES, A. C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; JONES, R. N. ; BARETTA, M. ; SADER, H. S. . Avaliação da Atividade In Vitro dos Novos Antimicrobianos da Classe das Fluoroquinolonas, Cefalosporinas e Carbapenens Contra 569 Amostras Clínicas de Bactérias Gram-Negativas. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 43, n.2, p. 137-144, 1997.

  • RUBIO, F. G. ; PIGNATARI, A. C. C. ; COSTA, L. M. ; BORTOLOTTO, V. I. ; MACHADO, A. M. O. ; GONGORA, D. V. . Significância Clínica, Epidemiologia e Microbiologia das Bacteremias Por Estafilococos Coagulase-Negativos Em Hospital de Ensino.. Revista Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 43, p. 9-14, 1997.

  • GALES, A. C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; JONES, R. N. ; BARRETA, M. ; SADER, H. S. . Avaliação da Atividade In Vitro dos Novos Antimicrobianos da Classe das Fluoroquinolonas, Cefalosporinas e Carbapenens Contra 569 Amostras Clínicas de Bactérias Gram-Negativas .. Revistas Associação Médica Brasileira, v. 43, p. 137-144, 1997.

  • MIMICA, I. ; MENDES, C. M. ; OPLUSTIL, C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SADER, H. . Estudo da Sensibilidade de Staphylococcus Sp. À Teicoplanina e À Vancomicina. Revista da Associação Médica Brasileira , São Paulo, v. 42, p. 147-150, 1997.

  • CEREDA, R. F. ; PIGNATARI, A. C. C. ; HASHIMOTO, A. ; SADER, H. . In Vitro Antimicrobial Activity Against Enterococci Isolated In A University Hospital In Hospital In São Paulo, Brazil.. The Brazilian Journal of Infection Diseases, Salvador, v. 1, p. 83-90, 1997.

  • CIMERMAN, S. ; BARATA, L. C. B. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SANTI ; M, S. ; TUBAKI, R. M. B. ; KIRSCHGATTER, K. ; BURATTINI, M. N. . Malaria Transmission Associeted With Airplane Travel. The Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 1, p. 135-137, 1997.

  • GALES, A. C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; ZAMATTA, Y. ; SADER, H. S. . Avaliação do sistema BBL Crystal para identificação de Acinetobacter baumannii. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial , Brasil, v. 33, p. 185-188, 1997.

  • FARIAS, W. V. L. ; SADER, H. S. ; LEME, I. L. ; PIGNATARI, A. C. C. . Padrao de sensibilidade de 117 amostras clinicas de Staphylococcus aureus isoladas em 12 Hospitais.. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 43, n.3, p. 199-204, 1997.

  • SANTOS FILHO, ; SADER, H. S. ; BORTOLOTTO, V. I. ; GONTIJO FILHO, ; P, P. ; PIGNATARI, A. C. C. . Analysis Of The Clonal Diversity Of Staphylococcus Aureus Methicilin-Resistant Strains Isolated At João Pessoa, State Of Paraiba, Brazil. MEM. INST. OSWALDO CRUZ, RIO DE JANEIRO, v. 91, p. 101-105, 1996.

  • CEREDA, R. F. ; PIGNATARI, A. C. C. ; LEME, I. L. ; JONES, R. N. ; SADER, H. S. . Avaliação da Sensibilidade In Vitro de 446 Amostras Clínicas de Bactérias Gram-Positivas Testadas Para Novos Antimicrobianos da Classe das Quinolonas, Carbapenens e Cefalosporinas. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 42, n.3, p. 130-134, 1996.

  • SADER, H. S. ; MENDES, C. F. ; PIGNATARI, A. C. C. ; PFALLER, M. A. . Use Of Macrorestriction Analysis To Demonstrate Interhospital Spread Of Multiresistant Acinetobacter Baumannii In São Paulo, Brazil. CLINICAL INFECTIOUS DISEASES, v. 23, p. 631-634, 1996.

  • COLOMBO, A. L. ; GEIGER, D. ; BRANCHINI, M. L. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SCHIMIDT, A. ; FISHMAN, O. . Translocation As A Possíble Source Of Candidemia In Hiv Patients.. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo, v. 38, p. 197-200, 1996.

  • SADER, H. S. ; MENDES, C. F. ; PIGNATARI, A. C. C. ; PFALLER, M. A. . Demostration Of Inter-Hospital Spread Of Multiresistant Acinetobacter Baumannii In São Paulo, Brazil By Dna Macrorestriction Analysis.. Clinical Infectious Diseases , v. 1, p. 0-1, 1996.

  • MIMICA, I. ; MENDES, C. M. ; OPLUSTIL, C. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SADER, H. S. . Estudo da sensibilidade de Staphylococcus sp. e Entercoccus sp. à teicoplanina e à vancomicina. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 42, p. 147-15, 1996.

  • PEREIRA, C. A. P. ; CORREA, L. ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. . Análise do Programa de Controle do Uso de Antimicrobianos No Hospital São Paulo - Escola Paulista de Medicina. Revista da Associação Médica Brasileira , SÃO PAULO, v. 41, n.6, p. 379-385, 1995.

  • GALES, A. C. ; Sader, H.S. ; MACHADO, A. M. O. ; JONES, R. N. ; PIGNATARI, A. C. C. . Comparação das Atividades Antimicrobianas da Cefepima e da Ceftazidima Em 1015 Amostras Bacterianas Isoladas No Hospital São Paulo.. J. BRAS. PATOL., v. 31, n.2, 1995.

  • SANTOS FILHO, ; BORTOLOTTO, V. I. ; MACHADO, A. M. O. ; PIGNATARI, A. C. C. . Estudo Comparativo de Técnicas de Detecção de Amostras de Staphylococcus Aureus Resistentes À Meticilina. REVISTA BRASILEIRA DE ANÁLISES CLÍNICAS, v. 27, n.1, p. 13-18, 1995.

  • BRANCHINI, L. M. ; GEIGER, D. C. P. ; GOMPERTZ, O. F. ; PIGNATARI, A. C. C. . Molecular Typing Of Candida Albicans Strains Isolated From Nosocomial Candidemia. REV. INST. MED. TROP. SÃO PAULO, v. 37, p. 483-487, 1995.

  • SADER, H. S. ; BORTOLOTO, V. ; PIGNATARI, A. C. C. . Avaliacao da Taxa de Mutacao Espontanea e da Inducao de Resistencia A Ciprofloxacina Em Amostras Clinicas de Staphylococcus Aureus Isoladas Na Cidade de Sao Paulo. REVISTA BRASILEIRA DE PATOLOGIA CLINICA, v. 30, n.3, p. 125-132, 1994.

  • MARCO, F. ; JONES, R. ; HOBAN, D. J. ; PIGNATARI, A. C. C. ; YAMANE, N. ; FREI, R. . In Vitro Activity Of Opc-17116 Against More Than 6000 Consecutive Cli Nical Isolates: A Multicentre International Study. JOURNAL OF ANTIMICROBIAL CHEMOTHERAPY, v. 33, p. 647-654, 1994.

  • FREI, F. ; JONES, R. N. ; PIGNATARI, A. C. C. ; YAMANE, N. ; MARCO, F. ; HOBAN, D. J. . Antimicrobial Activity Of Fk-037, A New Broad-Spectrum Cephalosporin. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY INFECTIOUS DISEASES, v. 18, p. 167-173, 1994.

  • SADER, H. S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; FREI, R. ; HOLLIS, R. J. ; JONES, R. N. . Pulsed-Field Electrophoresis Of Restriction-Digested Genomic Dna And Antimicrobial Susceptibility Of Xanthomonas Maltophilia Strains From Brazi, Switzerland And The Usa. JOURNAL OF ANTIMICROBIAL CHEMOTHERAPHY, v. 33, p. 615-618, 1994.

  • SESSO, R. ; PARISIO, K. ; DALBONI, A. ; RABELO, T. ; BARBOSA, D. ; CENDREROLO, M. ; PIGNATARI, A. C. C. ; DRAIBE, S. ; AJZEN, H. . Effect Of Sodium Fusidate And Ofloxacin On Staphylococccus Aureus Colonization And Infection In Patiensts On Continuous Ambulatory Peritoneal Dialysis. CLINICAL NEPHROLOGY, v. 41, n.6, p. 370-376, 1994.

  • HOBAN, D. J. ; JONES, R. N. ; YAMANE, N. ; FREI, R. ; TRILLA, A. ; PIGNATARI, A. C. C. . In Vitro Activity Of Three Carbapenem Antibiotics: Comparative Studieswith Biapenem (L-627), Imipenem, And Meropenem Against Aerobic Patho Gens Isolated Worldwide. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY INFECTIOUS DISEASES, v. 17, p. 299-305, 1994.

  • YAMANE, N. ; JONES, R. N. ; FREI, R. ; HOBAN, D. J. ; PIGNATARI, A. C. C. . Levofloxacin In Vitro Activity : Results From An International Comparative Study With Ofloxacin And Ciprofloxacin. JOURNAL OF CHEMOTHERAPHY, v. 6, n.2, p. 83-91, 1994.

  • SADER, H. S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; HOLLIS, R. J. ; JONES, R. N. . Evaluation Of Interhospital Spread Of Methicillin-Resistant Staphylococcus Aureus In Sao Paulo, Brazil, Using Pulsed Field Gel Electrophore Sis Of Chormossomal Dna. INFECTION CONTROL AND HOSPITAL EPIDEMIOLOGY, v. 15, n.5, p. 320-323, 1994.

  • SADER, H. S. ; PIGNATARI, A. C. C. . E test: a novel technique for antimicrobial susceptibility testing.. São Paulo Medical Journal, v. 112, p. 635-638, 1994.

  • PEREIRA, C. A. P. ; FISHMAN, O. ; COLOMBO, A. L. ; MORON, A. F. ; PIGNATARI, A. C. C. . Neurocriptococose Durante A Gravidez-Revisao da Literatura Relato de Dois Casos. REVISTA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SAO PAULO, v. 35, n.4, p. 367-371, 1993.

  • SADER, H. S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; LEME, I. L. ; JONES, R. N. . Oxacillin And Quinolone-Resistant Staphylococcus Aureus In Sao Paulo, Brazil: A Multicenter Molecular Epidemiology Study. INFECTION CONTROL AND HOSPITAL EPIDEMIOLOGY, v. 14, n.5, p. 260-264, 1993.

  • RODRIGUES, J. L. N. ; AMARAL, J. L. G. ; LEME, L. L. ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. ; HOLLIS, R. ; PFALLER, M. A. ; JONES, R. N. . Molecular Epidemiology And Antimicrobial Susceptibility Testing Of Quinolone-Resistant Staphylococcus Aureus Strains Isolated In Brazil. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY INFECTIOUS DISEASES, v. 16, p. 9-16, 1993.

  • SADER, H. ; PIGNATARI, A. C. C. ; LEME, I. L. ; BURATTINI, M. N. ; HOLLIS, R. J. T. R. ; JONES, R. N. . Epidemiologic Typing Of Multiply Drug-Resistant Pseudomonas Aeruginosaisolated From An Outbreak In An Intensivje Care Unit. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY INFECTIOUS DISEASES, v. 16, n.6, p. 13-18, 1993.

  • SALOMAO, R. ; CASTELO FILHO, A. ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. . Nosocomial And Community Acquired Bacteremia: Variables Associated With Outcomes. REVISTA PAULISTA DE MEDICINA, v. 111, n.6, p. 456-461, 1993.

  • PEREIRA, C.A.P. ; GOMPERTZ, O. F. ; COLOMBO, Arnaldo Lopes ; PIGNATARI, A. C. C. . Cryptococcal meningitis in pregnancy. Review of the literature. Report of 2 cases. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 35, p. 367-371, 1993.

  • SALOMAO, R. ; WEY, S. B. ; PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A . Epidemiologia das Bacterias Em Hospital Universitario.. REVISTA DA ASSOCIACAO MEDICA BRASILEIRA, v. 38, n.2, p. 62-66, 1993.

  • PEREIRA, C. A. P. ; FISCHMAN, O. ; COLOMBO, A. L. ; MORON, A. F. ; PIGNATARI, A. C. C. . Neurocriptococose durante a gravidez. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 4, p. 367-371, 1993.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; BOYKEN, L. ; HERWALDT, L. ; HOLLIS, R. ; LEME, I. ; PFALLER, M. . Application Of Restriction Endonuclease Analysis Of Chromosomal Dna In The Study Of Staphylococcus Aureus Colonization In Continuous Ambu Latory Peritoneal Dialysis (Capd) Patients. DIAGNOSTIC MICROBIOLOGY INFECTIOUS DISEASES, v. 15, n.3, p. 195-200, 1992.

  • DOEBELLING, B. ; PIGNATARI, A. C. C. ; HERWALDT, L. ; HOLLIS, R. ; PFALLER, M. ; WENZEL, R. P. A. C. . Restriction Endonuclease Analysis Of A S. Aureus Plasmid From Three Continents. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGY AND INFECTIOUS DISEASES, v. 15, n.3, p. 4-8, 1992.

  • SOUZA, E. M. B. ; CURY, A. E. ; PIGNATARI, A. C. C. ; CAMARGO, Z. . Chromosomal Dna And Susceptibility To Amphotericin B Of Candida Albi Cans Clones. REVISTA DE MICROBIOLOGIA, v. 23, n.3, p. 159-162, 1992.

  • PERKO, T. M. J. ; PIGNATARI, A. C. C. ; SCHUBKEGEL, A. ; PAFALLER, M. A. . Lostium Sinusal Est-Il Permeable A La Fumee Et Aux Bacteries:Etude Experimentale Chez Le Lapin. PROBLEMES ACTUELS D'OTORHINOLARYNGOLOGIE, v. 15, p. 306-313, 1992.

  • SALOMAO, R. ; WEY, S. ; PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A . Epidemiologia das bacteremias em um hospital universitário. Revista da Associação Médica Brasileira , v. 38, n.2, p. 62-66, 1992.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; JONES, R. N. ; BARRETT, M. R. ; SESSO, R. ; LEME, I. ; PFALLER, M. A. . Use Of Antimicrobial Susceptibility Testing For Epidemilogy And The Selection Of Oral, Parenteral And Topical Regimens For Control Of Capd Associated Staphylococcus Aureus Infection. JOURNAL OF CHEMOTHERAPHY, v. 3, p. 108-116, 1991.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; PFALLER, M. ; HOLLIS, R. ; SESSO, R. ; LEME, I. ; HERWALDT, L. . Staphylococcus Aureus Colonization And Infection In Patients On Continuous Ambulatory Peritoneal Dialysis. JOURNAL OF CLINICAL MICROBIOLOGICAL, v. 28, n.9, p. 1898-1902, 1990.

  • NETO, EA ; PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; COLOMBO, Arnaldo Lopes ; LONGO, JC ; CAMARGO, Z. . Eumicotic mycetoma: report of a case causeb by Madurela grisea.. Revista de Microbiologia , v. 20, n.4, p. 495-500, 1989.

  • Arruda-Neto, E ; CAMARGO, Z. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; COLOMBO, A. L. . Eumycotic Mycetoma. Revista Brasileira de Microbiologia, v. 20, n.4, p. 495-500, 1989.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; STAVALE, J. N. ; MATAS, S. L. ; JAMNIK, S. ; KIM, S. B. . Comprometimento hepático na brucelose humana. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , v. 28, n.1, p. 46-50, 1986.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; ACCETTURI, C. A. ; CASTELO FILHO, A. . Uso clínico da eritromicina. Medicina e Cultura, v. 39, p. 88-91, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; LUCONI, P. S. ; CASTELO FILHO, A. . Uso clínico da vancomicina. Medicina e Cultura, v. 39, p. 45-46, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. . Uso clínico das cefalosporinas. Medicina e Cultura, v. 38, p. 88-91, 1984.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A . Uso clínico das penicilinas. Medicina e Cultura, v. 38, p. 80-91, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; WEY, S. B. ; LUCONI, P. S. . Uso clínico das tetraciclinas. Medicina e Cultura, v. 39, p. 41-42, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; TURCATO JUNIOR, G. ; CASTELO FILHO, A. . Uso clínico do cloranfenicol. Medicina e Cultura, v. 39, p. 89-90, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; SALOMÃO, R. ; CASTELO FILHO, A. . Uso clínico do co-trimoxazole. Medicina e Cultura, v. 39, p. 90-91, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; LEWI, D. S. ; GAGLIARDI, A. M. . Uso clínico dos aminoglicosídeos. Medicina e Cultura, v. 38, p. 88-91, 1984.

  • CASTELO FILHO, A. ou Castelo, A ; PIGNATARI, A. C. C. ; JARDIM, J. C. ; LONGO, J. C. . Tratamento Quimioterapico Antituberculose. Eficaz Ou Efetivo?. Jornal de Pneumologia , v. 9, n.3, p. 121-132, 1983.

  • PIGNATARI, A. C. C. ; CASTELO FILHO, A. ; MEDEIROS, R. ; BURATTINI, M. N. . Uso Clinico das Penicilinas. MEDICINA E CULTURA, p. 80-87, 1983.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Avaliação do Perfil de Sensibilidade aos Antimicrobianos, Mecanismos de Resistência e Caracterização Genotípica de Neisseria gonorrhoeae, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador / Ana Cristina Gales - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2013

    Projeto IRAS: Infraestrutura, fatores de risco, mortalidade e custos de infecções hositalares, Descrição: Projeto multicentrico de avaliação de caracteristicas de infecções hospitalares em hospitais brasileiros com enfoque em hospitais com menos de 200 leitos. Avaliação de infraestrutura para controle de infecção hospitalar, fatores de risco para aquisição, mortalidade associada e custos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2013

    Projeto SCOPE Brasil II, Descrição: Caracterização molecular dos mecanismos de resisteência a antimicrobianos de microrganismos isolados do Projeto SCOPE I de primeiro episódio de infecção hospitalar de corrente sanguínea. Estudo multicêntrico nacional com 16 hospitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador / Luis Fernando Aranha Camargo - Integrante / Carlos Kiefer - Integrante / Alexantre Marra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2016

    Monitoramento de patógenos isolados de produtos inspecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: análise da similaridade genética e do peerfil molecular de resistência aos antimicrobianos., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2013

    Identificação bacteriana dos principais patógenos causadores de infecção de corrente sanguínea pela técnica de reação em cadeia da polimerase em tempo real de pacientes submetidos a transplantes de célula-tronco hetopoiética, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Infecções pneumocócicas no Municipio de São Paulo: Estudo de epidemiologia molecular do projeto EUREQA, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador / Carlos Kiefer - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2011

    Projeto SCOPE Brasil: Epidemiologia das Infecções hospitalares de corrente Sanguínea, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . , Integrantes: Antonio Carlos Campos Pignatari - Coordenador / Alexantre Marra - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2000

Prêmio Jovem Cientista - 1o. Colocado - Categoria Orientador, CNPq - Organizações Globo - Grupo Gerdau.

1988

PROFESSOR HOMENAGEADO ESPECIAL DO CURSO DE MEDICINA, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.

1981

PARANINFO DO CURSO DE MEDICINA, ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Medicina, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias. , Rua Leandro Dupret, 188, Vila Clementino, 04025-010 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55715180, Fax: (11) 55715180

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1980 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/1980

    Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Medicina, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias.,Linhas de pesquisa

  • 01/1994 - 09/1999

    Direção e administração, Departamento de Medicina, Disciplina de Doenças Infecciosas e Parasitárias.,Cargo ou função, Chefe da disciplina.