Nelson Leite Galvão

Mestre em Educação: História, Política e Sociedade, pela PUC-SP. Mestrando em Teologia, Seminário Palavra da vida, pós-graduado em Administração Escolar, graduado em História e Teologia.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

2009 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da Embraer,Ano de Obtenção: 2012
Leda Maria de Oliveira Rodrigues.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Especialização em Administração Escolar

2006 - 2008

Universidade do Vale do Paraíba
Título: SURGIMENTO DAS ESCOLAS TÉCNICAS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EM VIRTUDE DO PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
Orientador: Ana Enedi

Graduação em História

2001 - 2005

Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível
Título: A Educação em Paulo Freire
Orientador: Prof. Eliezer

Graduação em Teologia

1996 - 2000

Seminário Teológico e Escola de Missões Antioquia
Título: O Movimento de Batalha Espiritual: uma análise a luz das Escrituras
Orientador: Moyses Adams

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: História do Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Teoria Crítica, Formação e Indivíduo: Estatística, Avaliação Educacional, Avaliação Psicológica.Racionalidade Tecnológica na Educação: O discurso do Governo a partir da mídia.. 2010. (Seminário).

Mesa Redonda Legislação Educacional.Legislação Educacional. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leda Maria de oliveira Rodrigues

RODRIGUES, Leda M. O.; GIOVANNI, L. M.; Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola EMBRAER. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Luciana Maria Giovanni

RODRIGUES, L.M.O.; PENNA, M. G. O.;GIOVANNI, L. M.. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da EMBRAER. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. A origem social como fator de seletividade no ensino público brasileiro: o caso da escola Embraer. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Marieta Gouvea de Oliveira Penna

RODRIGUES, L.M.O.; GIOVANNI, L. M.;PENNA, M. G. O.. A origem social como fator de seletividade na escola pública brasileira. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leda Maria de oliveira Rodrigues

A origem social como fator de seletividade na escola pública brasileira; Início: 2009; Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Estdao de SP; (Orientador);

Leda Maria de oliveira Rodrigues

A origem social como fator de seletividade no ensino público brasieliro: o caso da embraer; 2012; Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leda Maria de Oliveira Rodrigues;

ANA ENEDI PRINCE SILVA

Surgimento das Escolas Técnicas de São José dos Campos em Virtude do Processo de Industrialização; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso lato sensu em Administração e Planejamento d) - UNIVAP - Universidade do Vale do Paraíba; Orientador: Ana Enedi Prince Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GALVÃO, N. L. ; ARAKAWA, C. ; PITA, T. J. . Racionalidade Tecnológica na Educação: O Discurso do Governo a partir da mídia.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GALVÃO, N. L. . Construindo o meu futuro. 2007.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - Atual

    A origem Social como fator de seletividade na escola pública brasileira., Descrição: Este projeto de pesquisa está inserido na temática ?sucesso/fracasso escolar em meios populares?. Tem como objetivo verificar se os sujeitos da escola da Embraer, que são todos oriundos da escola pública, têm uma condição social, econômica e cultural diferenciada das classes populares e se suas expectativas quanto ao ensino superior superam a sua condição de origem. Para tanto pretendo partir dos conceitos de Capital econômico, Capital social e Capital cultural, de Pierre Bourdieu (1998, 2004 e 2009), os quais servirão para o entendimento da medida da influência da origem social dos sujeitos, no sucesso de sua trajetória escolar. Nesta pesquisa levar-se-á também em consideração o conceito de configurações familiares, abordado por Bernard Lahire (1997), para discutir os motivos que levam sujeitos que estão fora da classe dominante a alcançar patamares importantes na trajetória social, o que ele chama de ?as razões do improvável?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nelson Leite Galvão - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional