Marinete Souza Marques Martins

Possui graduação em Bacharel em Teologia - Seminário Teológico Peniel Internacional (1994), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - Superv Escolar pela Faculdade de Ciências Aplicadas ´Sagrado Coração´ (2000), graduação em Licenciatura Plena em Educação Religiosa - Seminário Teológico Peniel Internacional (1994) e mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Atualmente é efetivo da Prefeitura Municipal de Aracruz, seletista da Faculdade Metodista do Espírito Santo e subsecretaria de educação - Secretaria Municipal de Aracruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestor, atuando principalmente nos seguintes temas: infancia, mistica, desenho,linguagem, pedagogia; educação e educação escolar e não escolar.

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação

2004 - 2006

Universidade Federal do Espírito Santo
Gerda Margit Schutz Foerste.Palavras-chave: infancia, mistica, desenho,linguagem.Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Docência do Ensino Superior

2000 - 2001

Faculdades Integradas de Jacarepaguá
Orientador: Clara Hetmanek Sobral - Mestre

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - Superv Escolar

1997 - 2000

Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração"

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Religiosa

1994 - 1994

Seminário Teológico Peniel Internacional

Graduação em Bacharel em Teologia

1992 - 1994

Seminário Teológico Peniel Internacional

Formação complementar

2005 - 2005

Capacitação em Serviço I. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Vila Velha.

2004 - 2004

Imagens de Crianças e Infâncias. (Carga horária: 4h). , Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

2004 - 2004

Cultura, educ e escola no pensamento gramsciano. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Espírito Santo.

2004 - 2004

Curso de Contadores de Estória. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Espírito Santo.

2001 - 2002

Projeto FORMAR/PROFA. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação.

2001 - 2002

Progr Cap Ed Esc Indígena para Técn Governamentais. (Carga horária: 120h). , Ministério da Educação.

1994 - 1994

Curso de Capacitação de Conselheiros Tutelares. (Carga horária: 23h). , Universidade Federal do Espírito Santo.

1993 - 1993

Curso de Atualização Didático-Pedagógico. (Carga horária: 25h). , Escola de Serviço Público do Espírito Santo.

1986 - 1986

Curso Atualização em Educação Pré-Escolar. (Carga horária: 180h). , Centro Educacional "Lourenço Filho".

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diretor Escolar/Especialidade: Gestor.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professor de Educaçao Infantil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Professor Pedagógico.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educador Religioso.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Facilitador de Grupos de Estudos.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Conselho Tutelar.

Participação em eventos

XV ENDIPE. 2010. (Encontro).

XI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva. 2008. (Seminário).

VII Seminário Regional Sudeste e VII Encontro Estadual do Espírito Santo. 2008. (Seminário).

XVII Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - Qualidade social da educação: compromisso e responsabilidade de todos. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. 2007. (Encontro).

VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste.A criança do MST: um olhar sobre as múltiplas linguagens. 2007. (Encontro).

II Jornada Científica da UNIVILA - Um olhar para o Mundo: A Construção do Saber, a Ação Crítica e os Horizontes da Pesquisa.Conferência de Abertura - Um Olhar para o Mundo. 2007. (Outra).

I Jornada Científica da UNIVILA.Pedagogia Empresarial: Um Olhar Diferenciado sobre a Formação e Atuação do Pedagogo no Espaço Empresarial e sua Influência nas Relações Humanas. 2006. (Outra).

I Jornada Científica da UNIVILA.A Importância do Planejamento na Prática Docente. 2006. (Outra).

I Jornada Científica da UNIVILA.A Expressão Indentitária Sem Terrinha em Construção: Uma Abordagem da Construção de Infância nos Assentamentos do MST. 2006. (Outra).

Seminário Avançado (PPGE/CE/UFES) MST e Educação: Práticas e Teorias. 2005. (Seminário).

II Simpósio de Educação Infantil e XIX Reunião Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil.Educação Infantil do MST: Um estudo sobre as cirandas infantis em Assentamentos do Espírito Santo. 2005. (Simpósio).

I Jornada de Psicologia e Educação. 2005. (Outra).

2º Congresso de Educação do Espírito Santo - Conhecer. 2004. (Congresso).

27ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 2004. (Outra).

1º Congresso de Educação do Espírito Santo - Conhecer. 2003. (Congresso).

Seminário comemorativo dos 25 anos do Curso de Pós-Graduação em Educação. 2003. (Seminário).

Palestra "Quem Ama, Educa!". 2003. (Outra).

Programa de Capacitação de Professores - PROCAP - Primeira Etapa.Área de Visão Geral e Reflexões sobre a Prática Pedagógica e Português. 2002. (Outra).

Programa de Capacitação de Professores - PROCAP - Primeira Etapa.Áreas de Visão Geral e Sistemas de Gestão do PROCAP; Reflexões sobre a Prática Pedagógica; Português; Matemática; Competências Linguísticas, Matemáticas e Indicadores de Progressão. 2000. (Outra).

Programa de Capacitação de Professores - PROCAP - Primeira Etapa.Áreas de Visão Geral e Sistemas de Gestão do PROCAP; Reflexões sobre a Prática Pedagógica; Português; Matemática; Competências Linguísticas, Matemáticas e Indicadores de Progressão. 2000. (Outra).

VII ECEPe Encontro Capixaba dos Estudantes de Pedagogia.Oficina: Os livros didáticos e seus valores nas séries iniciais. 1999. (Encontro).

I Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 1994. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: AS VANTAGENS DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO NO MUNICÍPIO

EDNA MARIA CAVALHERI NUNES ZAMPERLINI;MARTINS, Marinete Souza Marques. AS VANTAGENS DA MODALIDADE DE LICITAÇÃO PREGÃO NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: ACÁCIA GLECITEIXEIRA AMARAL

TEIXEIRA AMARAL, Acácia Gleci;MARTINS, Marinete Souza Marques. CONSELHOS ESCOLARES- DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: André Carlesso

CARLESSO, André;MARTINS, Marinete Souza Marques. A importância dos Indicadores Sociais na Gestão Pública Municipal, no que diz respeito a disponibilização de casas populares aos moradores de baixa renda no município de Aracruz... 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Ildevânia Mara Dias de Jesus

JESUS, Ildevânia Mara Dias de;MARTINS, Marinete Souza Marques. A Gestão da Segurança do Trabalho na Estrutura Organizacional do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Juliana Costa Affonso

Juliana Costa Affonso;MARTINS, Marinete Souza Marques. O PLANO DIRETOR E A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ARACRUZ. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Publica Municipal) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Aluno: Priscila Pereira do Carmo

MARTINS, Marinete Souza Marques; ALMEIDA, L. I. R.. A importancia da psicopedagogia na relação ensino aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Alian Chaves Admiral

BARBOSA, L. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques; COSTALONGA, Marinete. O sentido da música na Educação Infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Ingrid Renata Barcellos dos Santos

BUSSULAR, M. A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. O processo de alfabetização: o desafio de alfabetizar letrando. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Maria Girlane de Resende Melo Coelho

BUSSULAR, M. A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Fracasso escolar: reflexão sobre as variáveis que influenciam no processo de ensino-aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Cláudia Batista Assis da Silva

OLIVEIRA, P. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Relação entre a afetividade e o ensino-aprendizagem na educação infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Bianca Neves Carone da Paiva

OLIVEIRA, P. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques. A importância da literatura infantil como mediadora no processo de desenvolvimento da criança. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Eliane Simões Sano

OLIVEIRA, P. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques. O papel da afetividade na construção do desenvolvimento psíquico-sócio e emocional da criança. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Rita de Cássia Gonçalves Milanez

OLIVEIRA, P. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Gestão escolar na educação infantil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Marlucia Cipriano Firmino

BORGES, Renee Cavalcante Leao;MARTINS, Marinete Souza Marques. A Educação Ambiental na Formação do Cidadão. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Aluno: Elinete Inocente do Nascimento de Matos

MARTINS, Marinete Souza Marques. EJA: uma busca pela educação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Adriana Lopes Messias Bomfim

BORGES, Renee Cavalcante Leao;MARTINS, Marinete Souza Marques. A trajetoria das políticas da educaçao de surdos no Espírito Santo: um estudo de caso no Município de Vila Velha. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Aline de Menezes Bregonci

BORGES, Renee Cavalcante Leao;MARTINS, Marinete Souza Marques. Análise reflexiva dos discursos e práticas inclusivas na educação de surdos e em outros espaços. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rosemary Goldner

COSTALONGA, Marinete;MARTINS, Marinete Souza Marques. Auto-estima: Relações-sujeito X família X escola. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Aurelina Sandra Barcelos de Oliveira

BORGES, Renee Cavalcante Leao;MARTINS, Marinete Souza Marques. A relação da família da criança no processo educativo escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Mônica Abreu Piskac

FERHBERG, Maria da Penha de Almeida;MARTINS, Marinete Souza Marques. Participaçao dos conselheiros no Conselho Municipal de Idosos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social com Pós-Graduação em Polít Sociais) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Thania de Fatima Regiane Netto Oliveira

MARTINS, Marinete Souza Marques. Planejamento: Diferencial para a qualidade no processo de inclusão escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação Infantil) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Emaraisa de Assunção Silva Correa

MARTINS, Marinete Souza Marques. Dificuldades de aprendizagem nas séries iniciais e os desafios na relação professor x aluno. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação Infantil) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Tânia Mara Freitas Marques

MARTINS, Marinete Souza Marques. A necessidade da liderança eficaz para a implementação da qualidade nos serviços e atendimento ao cliente em uma organização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração com especialização em Administração) - Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Vila Velha.

Aluno: Deiciana Albuquerque Merlo

MARTINS, Marinete Souza Marques. Ética nas relações interpessoais dentro das organizações. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especial. em Pedagogia Empresarial) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rosimar Guimarães Soares

MARTINS, Marinete Souza Marques. O pedagogo e o ambiente de trabalho: a coahitação desejada para o desenvolvimento sustentável do processo de ensino aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Giziane Martins

MARTINS, Marinete Souza Marques. Inclusão da educação ambiental na grade curricular do curso de Pedagogia. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Sonia Maria Bissaco

MARTINS, Marinete Souza Marques. O erro no contexto da proposta construtiva baseada na teoria Piagetiana. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Dulcinea Mattos

MARTINS, Marinete Souza Marques. A questão ambiental na educação ambiental: Concepções de educadores e educandos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Luciana Martins

MARTINS, Marinete Souza Marques. A relação professor-aluno na construção do processo de ensino-aprendizagem. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Tercilia Moraes da Conceição

MARTINS, Marinete Souza Marques. Ausência familiar: o professor diante desse desafio. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Christiane de Andrade Escouto

MARTINS, Marinete Souza Marques. A importância da sexualidade no desenvolvimento infantil e sua abordagem em sala de aula. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Helenita Ribeiro Costa

MARTINS, Marinete Souza Marques. O processo de inclusão social da criança e do adolescente trabalhador no Brasil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Evania Kassia Batalha

MARTINS, Marinete Souza Marques. Pedagogia Empresarial: atuação do pedagogo na empresa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Claudia Aparecida da Silva

MARTINS, Marinete Souza Marques. Jogos e brincadeiras: A gestão escolar articulando o fazer pedagógico em sala de aula. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Eliane Pereira Pinto

MARTINS, Marinete Souza Marques. Crianças com deficiência auditiva em escolas regulares de ensino: Incluir ou excluir?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Carmem Valéria Machado Emidio

MARTINS, Marinete Souza Marques. Psicomotricidade e a necessidade do movimento corporal na educação infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Jeruza Gomes da Hora Rodrigues

MARTINS, Marinete Souza Marques. Comportamento Infantil: A questão dos limites em educação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Patrícia Carlos Grijó Simões

MARTINS, Marinete Souza Marques. Os jogos como instrumentos facilitadores no processo de socialização na educação infantil. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Simone Quirgo de Souza Braga

MARTINS, Marinete Souza Marques. Mãos que falam: O vivido, o dito e o não dito. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Almerinda Monteiro Lacerda

MARTINS, Marinete Souza Marques. A relevância do trabalho voluntário para o Ministério de Ação Social da Igreja Batista de Jardim Camburi. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Serviço Social com Pós-Graduação em Polít Sociais) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Renata Cristina de Souza Soares

MARTINS, Marinete Souza Marques. A construção da escrita na perspectiva da alfabetização com vistas ao letramento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Deuzely Pinheiro Moraes da Silva

Araújo, F. S. F.;MARTINS, Marinete Souza Marques. As dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento dos vínculos afetivos entre professor e aluno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Kátia Baptista Raminho

VIOLA, M. P. S.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Escola: Um espaço aberto. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rutinea Boone Cardoso

WEISS, A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Projeto Político-Pedagógico: O Real e o Ideal. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rivomar Moretheson

BUSSULAR, M. A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. União institucional na era da globalização: Igreja e escola na alfabetização de adultos da comunidade. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Maria Catarina Alves Mazuco

BUSSULAR, M. A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Perspectivas da avaliação escolar na educação infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Priscila Lisboa de Almeida

MARTINS, Marinete Souza Marques. A importância da auto-estima na educação infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação Infantil) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Solimar Cabral Patrício

MARTINS, Marinete Souza Marques. Gestão democrática: Caminho para o sucesso. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação Infantil) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Vanessa Nascimento Siqueira

MARTINS, Marinete Souza Marques. Alfabetização e letramento: Uma perspectiva social de leitura e escrita. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com espec em Gestão e Planej Educacional) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

Aluno: Danielle Cristine Martins Inácio

MARTINS, Marinete Souza Marques. A participação da família no aprendizado do aluno. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Terezinha Martinuzo Carvalho

MARTINS, Marinete Souza Marques. A importância dos jogos na educação infantil. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Celia Maria sobreira pereira

MARTINS, Marinete Souza Marques. A escola e seus agentes perante a agressividade e violência dos jovens. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Renata Strzepa

MARTINS, Marinete Souza Marques. Perspectivas atuais para a educação das camadas populares. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Camila Godis Lopes

MARTINS, Marinete Souza Marques. A indisciplina nos primeiros anos escolares. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rita de Cássia Pessimilio Caser

MARTINS, Marinete Souza Marques. Gestão democrática nas instituições de ensino. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com Especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Maria da Silva Madeira

ROSADAS, S. C.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Adaptação escolar inclusiva de pessoas portadoras de necessidades especiais. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Joseane Soares Lorencini

ROSADAS, S. C.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Dislexia: Dificuldades/alternativas no contexto escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Márcia Gomes dos Santos Neves

DRAGO, R.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Professor: Transmissor do conhecimento ou detentor do saber. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Solange Carlini Fardim

ROSADAS, S. C.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Formação de Professores e Inclusão no Cotidiano Escolar. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Rita de Cássia Pessimilo Caser

WEISS, A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. O Papel do Diretor na Construção de uma Educação de Qualidade. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Eliane Nunes dos Santos Negri

ROCHA, L. F. A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Educação Infantil: Uma ação compartilhada entre a família e a escola. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Faculdade de Vila Velha.

Aluno: Lubieska Maria de Carli Torri

WEISS, A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. Lúdico: Prática pedagógica em educação infantil como fator para a formação de autonomia do educando. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec. em Educação) - Instituto Educacional do Espírito Santo.

LACERDA, I. L. P.; SIL, L. B.; WEISS, A.;MARTINS, Marinete Souza Marques. O erro no contexto da proposta baseada na teoria Piagetiana. 2007. Instituto Educacional do Espírito Santo.

Orientou

Giseli Maestri Furtado da Rosa

Pedagogia empresarial e suas contribuições para o meio social; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria da Conceição Santos

Discutindo o uso do Lúdico no Cotidiano da Educação Infantil; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Aparecida Barbosa Rosa

Literatura Infantil: despertando o prazer de ler; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Marina Silveira Nogueira de Souza

Indisciplina: ausência de limites ou reflexo da violência?; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia integrado com Especialização em Educação) - Faculdade Metodista do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Rovania Oliveira da Silva Binda

O ludicismo na aprendizagem:o jogo na educaçao infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Instituto Educacional do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Lucy Nogueira de Mattos

A língua de sinais constituindo o sujeito surdo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Clarice Alves dos Santos

Língua de sinais e a construção do sujeito surdo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

KARINE TAVARES DOMINGUES

A prática da educação física na educação de surdos nas séries iniciais do ensino fundamental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Ivone Feliciana Chaves

O papel do gestor na escola pública; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Christina Cabral Cupertino Rafalski Franco

A literatura: Sua utilização na educação infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Cristiane Moreira da Silva

Violência na escola: Um desafio da educação; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Jaqueline Melo Porfírio

Desenvolvimento sócio-afetivo no processo de ensino e aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Rosane Galimberti Vasconcelos

Jogos matemáticos na educação infantil: Uma estratégia de ensino; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Cinthia Salles Pereira

Gestão escolar e a qualidade do ensino da rede pública de Vila Velha: A visão dos autores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Dejacy Grapinha Dias

A pedagogia empreendedora e os desafios da aplicabilidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Sueli Maria de Lima Ferreira

A educação em tempo integral: Uma experiência fora dos muros da escola; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Angélica da Cunha de Freitas

O curso de formação de soldados da Polícia Militar do Espírito Santo e sua estrutura pedagógica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Margareth Moreira Pereira

A inclusão dos menores infratores nas escolas de Vila Velha; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Sheila Medeiros e Silva Portella

Brincar também se aprende: Contribuição do brincar no processo ensino-aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Lismara Ribeiro Sant'Ana

Eleição de diretor e a democracia na escola pública: Em estudo na rede pública de ensino no Município de Cariacica; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Darlene Glória Baptista Rodrigues

O gestor democrático como mediador na relação escolar e comunidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Luciani dos Santos Saltório

Jogos na educação infantil: O professor como dinamizador do prazer do aprender; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Andréia de Lima de Carvalho Martins

O uso da música no processo ensino aprendizagem da educação infantil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Thereza Christina Bastos

Pedagogia empresarial nas organizações e sua influência nas relações humanas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria da Penha Sant'Ana Leite

A importância do planejamento no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Simone Ferreira Lima

Educação especial: Uma proposta para o professor das séries iniciais promover a inclusão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

DANIELLEN FREITAS BRITO

Evocação das crianças: Um esforço preliminar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Anesia Paula Merlo dos Reis Traba

O papel dos afetos e a sua influência nos processos de ensino e aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Januaria Louback

Deficientes Visuais: Limitados sim, incapacitados jamais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Marta Lima Araújo de Albuquerque

Educação ambiental: Desafio da escola e da sociedade na conscientização do cidadão para a harmonia ambiental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Claudia de Souza Tavares

Gestão democrática no ensino público Municipal sua prática e limitações no cotidiano; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Letícia da Cunha Tarqueta

Motivação: Um mover das ações; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Luciana Demuner Tagarro

Escola e família: uma parceria necessária para o desenvolvimento do aluno nas séries iniciais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Thalita Nunes Ruy

A representação Linharense perante a educação dos surdos nas escolas da rede municipal de ensino; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Renata Jacobsen Martins

Deficiente ou surdo? Quem sou?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Libras) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Aparecida Simões de Gusmão

O significado do desenho no alfabetização de crianças com cinco anos; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Rita de Cássia Fortunata da Fonseca Silva

Adolescência: a busca pela identidade; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Ana Maria Meireles Lyrio

A violência no espaço escolar: Um estudo nas redes publica e privada de ensino; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Gorete Bonadimam Pinheiro

As práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos/1º ciclo; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Eline Mara Batista Almeida

Formação de educadores: Sujeitos críticos e reflexivos enquanto desafios na (Re)construção do conhecimento para a (Re)invenção da escola na sociedade contemporânea; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Jane Maria Pimentel

Os educadores e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na educação infantil: Reflexões sobre a formação de professores; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Edna Stofel

Gestor democrático: Articulador das mudanças no espaço escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Marluce Rodrigues

Alfabetização X Literatura Infantil: Novo rumo à aquisição da leitura e escrita; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Aparecida Wernersbach Vieira

A valorização do trabalho da secretaria escolar como estratégia de gestão educacional participativa; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Célia Regina Bueno

Alfabetizar: Um caminho de desafio; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Instituto Educacional do Espírito Santo; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Amled Julião Rodrigues

A assimilação da aprendizagem do jovem e adulto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Aldivam Souza de Carvalho

Universidade corporativa: Um caminho para a educação formal à educação empresarial; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Edna Mendes das Virgens

As possibilidades do letramento na educação infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Antonia Krolikoski

Auto-estima - Adolescente obrigado: Um estudo realizado na Casa abrigo "Recanto Feliz" - Guaraná"; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Mercia Lannes

Leitura: Um sonho conquistado em turma de 2ª série; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Edilane Alvina Gonçalves da Silva

O relacionamento afetivo e coletivo do professor com aluno deficiente mental na perspectiva inclusiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria de Fátima Zanonoi

Os jogos no contexto da educação escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Rita da Penha Cuzzuol

A formação do professor para atuar na educação inclusiva; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Marlene de Oliveira Glegeler

Gestão democrática: Um estudo de caso; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Margareth Gomes de Barros Rosa Souza

Gestão democrática: Participação consciente e competente no processo educacional; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Renata Demuner

O prazer da leitura na educação infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Danielli Tófoli de Almeida

A formação do leitor infantil e o livro didáico; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Rosiana de Alvarenga Aliprandi

Leitura: Uma obrigação ou um prazer; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Tania Mara Ferreira Sarti

Aprendizagem escolar: Uma questão de sucesso ou fracasso; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Geisa Cristina Almeida Silva

Formação de professores: Reflexo sobre formação e prática pedagógica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Ana Carvalho da Silva

Conselho de escola: Um fazer democrático; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Adriana Rodrigues Bermudes

Educação: Um encontro da teoria e da prática; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Vanessa Bandeira da Silva

Informática educativa: Aprendizagem eficaz diante de uma sociedade tecnologicamente desenvolvida; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Claudia Julia da Silva

Brincadeiras na construção social da criança; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Soliane de Oliveira Patricio

A leitura no ensino fundamental: Necessidade da estimulação do professor e a família; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Luciane Aparecida Nascimento Ferreira

Escrita: O caminho da evolução; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Nadir da Silva Nascimento

Contextualização a matemática na educação infantil; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Josiane Demuner

Leitura: Liberdade de idéias; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Ciências Sociais de Ibiraçu; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Bértila Ribeiro Pereira

O gestor e o desafio da indisciplina no contexto escolar; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia com especialização em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Elizangela Gomes Uceli

Disciplina: Um conteúdo a ser ensinado na sala de aula de educação infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Elizangela Lombardi Mai

A importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem na educação infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Penha Franscisco Alves Santana

A importância da psicomotricidade na educação infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Islani Guimarães Bittencourtt

Educação infantil: Contribuições na formação da criança; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Maria Aparecida Knupp

Recreio escolar: espaço de socialização; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato Sensu" com espec; em Educação) - Faculdade de Vila Velha; Orientador: Marinete Souza Marques Martins;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . XV ENDIPE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . A criança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra em Movimento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . A criança do MST: um olhar sobre as múltiplas linguagens. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . A Valorização do trabalho da Secretária Escolar como Estratégia de Gestão Educacional Participativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . Pedagogia Empresarial: Um Olhar Diferenciado sobre a Formação e Atuação do Pedagogo no Espaço Empresarial e sua Influência nas Relações Humanas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . A Importância do Planejamento na Prática Docente. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . A Expressão Indentitária Sem Terrinha em Construção: Uma Abordagem da Construção de Infância nos Assentamentos do MST. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARTINS, Marinete Souza Marques . Educação Infantil do MST: Um estudo sobre as cirandas infantis em Assentamentos do Espírito Santo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

MARTINS, Marinete Souza Marques . Elaboração de documento de implantação de Ciclo de Formação. 2007.

MARTINS, Marinete Souza Marques . Elaboração da Proposta Pedagogicas das Escolas Municipais de Aracruz-ES. 2007.

ROSADAS, S. C. ; MARTINS, Marinete Souza Marques ; WEISS, A. . Teste Integrado do semestre TIS. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Teste integrado).

MARTINS, Marinete Souza Marques . Pesquisa de Avaliação de Educação na Reforma Agraria - PRONERA. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pesquisa de Avaliação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2008 - Atual

Faculdade Metodista do Espirito santo

Vínculo: Coordenação de curso, Enquadramento Funcional: Seletista, Carga horária: 40

2007 - Atual

Secretaria Municipal de Aracruz

Vínculo: cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Subsecretaria de Educação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 10/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Encarregada de Analisar e Dar Parecer aos Pedidos de Localização Provisória dos Professores em Regência de Classe e Função Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Aracruz.

  • 04/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Encarregada da Análise, Aprovação e Acompanhamento dos Projetos Pedagógicos do Ensino Fundamental.

  • 03/2007 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Encarregada pelo Levantamento e Análise de Contratação do Pessoal do Magistério para o ano letivo de 2007.

  • 12/2006 - 12/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Encarregada de Elaborar a Proposta de Trabalho e Documento Orientador sobre o Ciclo para 2007.

  • 05/2007 - 07/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Encarregada de Estudar, Analisar e Elaborar a parte comum da Proposta Pedagógica das Unidades Escolares do Ensino Fundamental.

2003 - 2006

Instituto Educacional do Espírito Santo

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora no Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" com Especialização em Educação

Atividades

  • 01/2006 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Vila Velha, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reformulação do TIS (Teste Integrado do Semestre).

2004 - 2004

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar

Outras informações:
Pesquisa de Avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA promovida pelo convênio entre INCRA e Ação Educativa - Assessoria, Pesquisa e Informação

1993 - 1995

Prefeitura Municipal de Aracruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/1995

    Direção e administração, Municipal, Educação.,Cargo ou função, Diretora de Unidade.

  • 02/1997 - 09/2003

    Direção e administração, Semed, Secretaria de Educação.,Cargo ou função, Diretora Escolar.

  • 08/1997 - 12/1998

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Semed, Secretaria de Educação.,Cargo ou função, Facilitador de Grupo de Estudo.

1993 - 1995

Igreja Batista Em Aracruz

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colabarador, Carga horária: 20