Paulo Vatavuk
Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (1982), possui mestrado (1988) e doutorado (1996) em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado (2003) no Instituto de Aeronáutica e Espaço - CTA. Tem 15 anos de experiência profissional atuando como engenheiro em empresas de grande porte como USIMINAS e Mercedes-Benz do Brasil. Atualmente é professor doutor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: transitórios hidráulicos, método dos volumes finitos aplicado a escoamentos e abastecimento de água.
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Engenharia Mecânica
1989 - 1996
Universidade de São Paulo
Título: Convecção Natural Transitória no Interior de um Recipiente Cilíndrico Vertical
Orientador: Marcos de Mattos Pimenta
, Ano de obtenção: 1996. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: convecção natural; escoamento incompressível; método dos volumes finitos.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Metalurgia Básica; Energia; Refino de Petróleo.
Mestrado em Engenharia Mecânica
1983 - 1988
Universidade de São Paulo
Título: Solidificação Unidimensional de Substâncias Puras: Resolução por Funções de Green, Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Otávio de Mattos Silvares
Palavras-chave: condução de calor; mudança de fase; solidificação.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Fabricação de Produtos Siderúrgicos em Geral; Energia.
Pós-doutorado
2003 - 2003
Pós-Doutorado. , Centro Técnico Aeroespacial, CTA, Brasil.
1997 - 1997
Pós-Doutorado. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Engenharias
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Participação em bancas
BERNARDINO, J. C. M.;Ortiz, J. P.Vatavuk, P.. Aplicação de modelagem fluidodinâmica computacional para caracterização do escoamento por um vertedouro de superfície.. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica) - Universidade de São Paulo.
VATAVUK, PAULO. Análise de Barragem com Geometria em Gabiões Através de Modelagem CFD (Fluidodinâmica Computacional). 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP.
VATAVUK, PAULO. Avaliação Operacional de Estação Elevatória de Esgoto Utilizando Eficiência Energética: Estudo de Caso na Cidade de Itaí/São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP.
VATAVUK, PAULO. Distritos de Medição e Controle como Ferramenta de Gestão de Perdas em Redes de Distribuição de Água. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP.
VATAVUK, P.. Levantamento em Campo da Rugosidade Equivalente de Tubos Metálicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP.
VATAVUK, P.Luvizotto Jr., E.; TIAGO FILHO, G. L.. Uma Contribuição para o Pré-Dimensionamento de Reservatórios Hidro-Pneumáticos para Atenuação de Transitórios Hidráulicos. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.Souza, P. A.VATAVUK, P.. Desenvolvimento de um Programa Orientado por Objetos para Análise de Escoametnos em Condutos Forçados. 2006. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.; Reis, L.F.R.;VATAVUK, P.. Método de Detecção de Fugas em Tubulações Através do Método de Resposta em Frequência e Reflexões de Pulsos de Alta Frequência. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Pimenta, M. M.; VOLPI, E. V.; LIMA, J. S. B.; ANGELO, E.;Vatavuk, P.. Melhorias no módulo PNoise para previsão de ruído de turbina eólica: fontes de ruído próprio do aerofólio, método quasi-3D e propagação. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade de São Paulo.
VATAVUK, PAULO. Metodologia Eficiente para Análise de Redes Complexas de Abastecimento de Água. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.Souza, P. A.VATAVUK, P.; ISSAC, R. L.; STACCIARINI, R.; DINIZ, V. E. M. G.. Modelo Hidráulico para Transitórios Lentos em Conduto Forçado. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Genovez, A.I.B.;Souza, P. A.; Kanashiro,W.H.;VATAVUK, P.; Dalfré Filho, J.G.. Análise Experimental da Curva de Ligação Poço-Túnel num Vertedor com Emboque Tipo Tulipa. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.; Reis, L.F.R.; TERAN, F. J. C.;VATAVUK, P.; Andrade, J.G.P.. Modelo Híbrido Multiobjetivo para Obtenção de Roteiro Operacional de Bombas de Rotação Variável em Instalações Hidráulicas. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.; Andrade, J.G.P.;VATAVUK, P.Lucca, Y. F. L.; Porto,R.M.. Critérios para o Uso Eficaz de inversores de Freqüência em Sistemas de Bombeamento de Água. 2007. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Souza, P. A.Ortiz, J. P.VATAVUK, P.; Porto,R.M.; Andrade, J.G.P.. Termo de Atrito em Escoamento Transitório para Condutos Forçados. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Genovez, A.I.B.;Lucca, Y. F. L.; Ota, J.J.;Luvizotto Jr., E.VATAVUK, P.. Equipamento Tipo Jato Cavitante para Avaliação de Desgaste por Cavitação. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Dalfré Filho, J.G.;Souza, P. A.Lucca, Y. F. L.VATAVUK, P.. Analise Reversa de um Modelo de Previsão de Manutenção em Redes de Abastecimento de Água. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Genovez, A.I.B.;Luvizotto Jr., E.VATAVUK, P.. Efeito da Geometria da Curva de Ligação Poço-Túnel no Escoamento num Vertedor com Emboque Tipo Túlipa. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.; Andrade, J.G.P.;VATAVUK, P.; Barbosa, P.S.F.. Modelo Híbrido Multiobjetivo para Obtenção de Roteiros Operacionais de Bombas de Rotação Variável em Instalações Hidráulicas. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Luvizotto Jr., E.VATAVUK, P.; Andrade, J.G.P.. Uma Proposta para Uso Eficiente de Inversores de Frequência em Sistemas de Abastecimento de Água. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Genovez, A.I.B.;Luvizotto Jr., E.VATAVUK, P.. Equipamento Tipo Jato Cavitante para Avaliação de Desgaste por Cavitação. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
MARIOTTONI, C. A.; COSTA, D. C.;VATAVUK, P.. O transporte de cargas no modal rodoviário no Brasil e estudos da eficiência energética. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
GIRELI, T. Z.; GARCIA, P. D.;Vatavuk, P.. Uso do Flow 3D® para análise do dimensionamento dos condutores verticais de água pluvial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Vatavuk, P.; Dalfré Filho, J.G.; GIRELI, T. Z.. Resolução de escoamentos em um orifício circular utilizando a fluidodinâmica computacional.. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
FRANCATO, A. L.;Vatavuk, P.; PINHEIRO, V. C. N.. Automação Predial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
MARTIM, A. L. S. S.; RIBEIRO, L. C. L. J.;Vatavuk, P.. Modelos de previsão de rupturas de rede. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Dalfré Filho, J.G.;Vatavuk, P.; MAUAD, F. F.; BRENTAN, B. M.; MARTINEZ, C. B.. Concurso público para provimento de um cargo de Professor Doutor na área de Planejamento Energético e Sistemas Elétricos. 2022. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Andrade, J.G.P.; BARBOSA, L. A. G.; GRACIAS, T. A. S.; CAVICHIA, M. C.;VATAVUK, P.. Concurso Público para Provimento de um Cargo de Professor Doutor Nível MS-3. 2007. Universidade Estadual de Campinas.
Luvizotto Jr., E.VATAVUK, P.; Porto,R.M.;Ortiz, J. P.; Righetto, A.M.. Processo de Seleção Pública de Provas e Títulos para Docente MS-3. 2005. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP.
Orientou
Análise de barragem com geometria em gabiões através de modelagem cfd (fluidodinâmica computacional); 2019; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Avaliação Operacional de Estação Elevatória de Esgoto Utilizando Eficiência Energética: Estudo de Caso na Cidade de Itaí/São Paulo; 2016; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Modelagem Numérica e Experimental Aplicada a um Vertedouro de Superfície Composto por um Perfil Creager e um Dissipador do Tipo Roller-Bucket; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Ubanismo da UNICAMP, ; Coorientador: Paulo Vatavuk;
Distritos de medição e controle como ferramenta de gestão de perdas em redes de distribuição de água; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Alteração do ponto de alimentação da rede objetivando a redução de perdas : estudo de caso; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Levantamento em Campo da Rugosidade Equivalente em Tubos Metálicos; 2011; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Uma Contribuição ao Pré-dimensionamento de Reservatórios Hidropneumáticos para Atenuação de Transitórios Hidráulicos; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Perdas Física de Água em Sistemas de Abastecimento: Método de Diagnóstico, Contrôle e Redução Através de Sistema de Informações Geográficas; ; 2008; Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Orientador: Paulo Vatavuk;
Metodologia eficiente para análise de redes complexas de abastecimento de água; 2014; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Paulo Vatavuk;
Simulação computacional para avaliação dos efeitos das modificações em casas auto-constuídas sobre a ventialção; 2009; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, ; Coorientador: Paulo Vatavuk;
Resolução do escoamento em um furo circular utilizando a fluidodinâmica computacional; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Distritos de Medição e Controle em Sistemas de Abastecimento de Água; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Avaliação Teórica da Vazão de Expulsão de Ar de uma Ventosa; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Simulação Numérica de Escoamentos de Líquidos Contendo Bolsas de Ar em Sistemas com Ventosas; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Medição Experimental do Desempenho de Bombas Centrífugas em Regime Transitório; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Cívil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Medição Experimental do Desempenho de Bombas Centrífugas em Regime Trasnsitório; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Cívil) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Paulo Vatavuk;
Produções bibliográficas
-
FILHO, LUIZ SOUZA COSTA ; FILHO, JOSÉ GILBERTO DALFRÉ ; VATAVUK, PAULO ; JÚNIOR, EDEVAR LUVIZOTTO . A New Model of Hydraulic Valve for Building Installations Which has a Sliding Command and Which Works Completely Embedded in the Masonry. Water , v. 15, p. 1441, 2023.
-
SOUZA JUNIOR, J. C. ; VATAVUK, P. . Distritos de medição e controle como ferramenta de gestão de perdas em redes de distribuição de água. DELOS: DESARROLLO LOCAL SOSTENIBLE , v. 16, p. 445, 2023.
-
MORAIS, VITOR HUGO PEREIRA DE ; GIRELI, TIAGO ZENKER ; VATAVUK, PAULO . Numerical and experimental models applied to an ogee crest spillway and roller bucket stilling basin. REVISTA BRASILEIRA DE RECURSOS HÍDIRCOS , v. 25, p. 18-32, 2020.
-
BARBOSA, CARLOS D.F. ; SEVERINO, CARLOS ; MATSUMOTO, EDSON ; GUIJUN, LIU ; LABAKI, LUCILA ; LEONE, MARCOS ; BARBOSA, PAULO S.F. ; VATAVUK, PAULO ; CAMARGO, ROGERIO P. ; FORTI, TIAGO . Windbreaks working as barriers to high speed winds for protection of electric power transmission lines and towers. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS , v. 82, p. 753-764, 2017.
-
Luvizotto, E. ; CAVICHIA, M. C. ; Vatavuk, P. ; ANDRADE, J. G. P. . Nonmatrix Gradient Method for the Simulation of Water Distribution Networks. Journal of Water Resources Planning and Management , v. 139, p. 433-439, 2013.
-
Vatavuk, P. ; Pimenta, M. M. . Convecção Natural em Regime Transitório no Interior de um Recipiente Cilíndrico Vertical. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP. BT/PMC , v. 90, p. 1-10, 1996.
-
Silvares, O. M. ; VATAVUK, P. . Solidificação Unidimensional de Substâncias Puras: Resolução por Funções de Green. Anais EPUSP - Série D, São Paulo, v. 1, p. 343-355, 1991.
-
Vatavuk, P. ; Pimenta, M. M. . Transient Natural Convection Inside a Vertical Cilinder. In: Ari Jokilaakso. (Org.). Proceedings of the 4th International Colloquium on Process Simulation. 1ed.Espoo, Finlândia: Helsinki University of Technology Publications in Materials Science and Metallurgy, 1997, v. 1, p. 109-126.
-
VIEIRA VILAS BOAS, EDUARDO ; VATAVUK, PAULO . TÉCNICAS DE VALIDAÇÃO DE MODELOS COMPUTACIONAIS. In: II Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional, 2018, Rio de Janeiro, 2018.
-
OLIVEIRA, M. C. A. DE ; Labaki,L.C ; VATAVUK, P. . The use of CFD applied to studies of natural ventilation in urban areas characterized by self-construction in Campinas, Brazil.. In: Building Simulation 2009 Conference, 2009, Glasgow. Building Simulation 2009, 2009. p. 1930-1934.
-
Saldaña, E. A. A. ; Luvizotto Jr., E. ; VATAVUK, P. . Desarrollo de un Programa Orientada a Objetos para Análisis de Redes Hidráulicas a Presión En Régimen Transitorio. In: XVII CONIC 2009, 2009, Chiclayo. Libro de Ponencias XVII CONIC 2009, 2009.
-
Rodrigues, W. ; Luvizotto Jr., E. ; Andrade, J.G.P. ; VATAVUK, P. . Aspectos do Emprego de Inversores de Frequencia em Sistemas de Abastecimento de Água. In: SEREA 2008: VIII Seminário Ibero-Americano sobre Sistemas de Abastecimento de Drenagem, 2008, Lisboa. Anais do VIII Seminário Ibero-Americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem, 2008.
-
Luvizotto Jr., E. ; Rodrigues, W. ; VATAVUK, P. ; Andrade, J.G.P. . Previsão de Custos de Energia em Recalques Operados com Inversores de Freqüência Usando o EPANET Toolkit. In: SEREA 2008: VIII Seminário Ibero-Americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem, 2008, Lisboa. Anais do VIII Seminário Ibero-Americano sobre Sistemas de Abastecimento e Drenagem, 2008.
-
Andrade, J.G.P. ; KOELLE, E. ; GIACOMINI, M. R. ; RIBEIRO, L. C. L. J. ; Luvizotto Jr., E. ; VATAVUK, P. ; Barbosa, P.S.F. . Method to Define the Governor Parameters of a Hydraulic Turbine. In: 24th Symposium on hydraulic Machinery and Systems, 2008, Foz do Iguaçu. Proceedings of the 24th IAHR Symposium on Hydraulic Machinery and Systems, 2008.
-
Luvizotto Jr., E. ; Rodrigues, W. ; VATAVUK, P. . Auditoria Energética de Recalques Operados com Inversores de Freqüência Empregando o Epanet Toolkit. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e 8o Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa, 2007.
-
Luvizotto Jr., E. ; VATAVUK, P. . A New Procedure to Solve Steady and Slow Transient Flows in Pipe Networks. In: 7th International Conference on Hydroinformatics, 2006, Nice. Proceedings of the 7th International Conference on Hydroinformatics. K.K Nagar: Research Publishing Services, 2006. v. 1. p. 582-589.
-
VATAVUK, P. ; Mendonça, M.T. ; Azevedo, J.L.F. . Viscous-Inviscid Interation for the Solution of the Flow About Airfoils. In: COBEM 2005 - 18th International Congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto, M.G.. Proceedings of COBEM 2005.
-
Mendonça, M.T. ; VATAVUK, P. . Assessment of transition models for aerodynamic applications. In: COBEM 2005 - 18th International congress of Mechanical Engineering, 2005, Ouro Preto M.G.. Proceedings of COBEM 2005, 2005.
-
Siqueira, C. L. R. ; Jokuszies, M. ; VATAVUK, P. ; Lima, M. R. . Numerical Simulation of Cabin Truck Thermal Comfort. In: Congresso SAE Brasil 2002, 2002, São Paulo. Congresso SAE Brasil 2002. São Paulo: SAE Brasil, 2002.
-
Siqueira, C. L. R. ; Jokuszies, M. ; VATAVUK, P. ; Lima, M. R. . Numerical Simulation of a Truck Underhood Flow. In: Congresso SAE Brasil 2002, 2002, São Paulo. Congresso SAE Brasil 2002, 2002.
-
VATAVUK, P. ; Panza, A. C. . Avaliação do Efeito das Pressões Aerodinâmicas na Ventilação de uma Cabina de Caminhão. In: Congresso SAE Brasil 2000, 2000, São Paulo. Congresso SAE Brasil 2000. São Paulo: SAE Brasil, 2000.
-
VATAVUK, P. ; Pimenta, M. M. . Convecção Natural no Interior de Cavidades: Regime Quase Estacionário. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1999, Águas de Lindóia. Anais do XV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 1999.
-
VATAVUK, P. ; Pimenta, M. M. . Convecção Natural Transitória num Recipiente Cilíndrico Vertical. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica, 1997, Ilha Solteira - SP. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Mecânica. Rio de Janeiro - RJ: Associação Brasileira de Ciências Mecânicas, 1997.
-
VATAVUK, P. ; Pimenta, M. M. . Transient Natural Convection Inside a Vertical Cylinder. In: 4th International Colloquium on Process Simulation, 1997, Helsinque. Proceedings of the 4th International Colloquium on Process Simulation. Helsinque: Helsinki University of Technology, 1997. p. 109-126.
-
Oliveira, J. G. ; Nassar, W. R. ; VATAVUK, P. ; Simões, S. R. . Aspectos Construtivos, Termomecânicos e Tecnológicos do uso de Refratário de MgO-C em Convertedores LD. In: XXVI Seminário Sobre Fusão, Refino e Solidificação dos Aços, 1994, Salvador. XXVI Seminário Sobre Fusão, Refino e Solidificação dos Aços. São Paulo: Associação Brasileira de Metais, 1994.
-
VATAVUK, P. ; Pimenta, M. M. . Convecção Natural em Regime transitório no Interior de um Recipiente Cilíndrico Vertical. In: XIII Congresso Brasileiro de Engenahria Mecânica, 1994, Belo-Horizonte. XIII Congresso Brasileiro de Engenahria Mecânica. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ciência Mecânicas, 1995.
-
VATAVUK, P. . influência dos Tempos de Espera de uma Panela Sobre as Perdas Térmicas do Aço Líquido. In: Seminário de Aciaria, Refratários e Fornos Elétricos, 1989, Rio de Janeiro. Seminário de Aciaria, Refratários e Fornos Elétricos. São Paulo: Associação Brasileira de Metais, 1989. p. 713-724.
-
CUNHA, M. G. ; VATAVUK, P. . Medição Experimental do Desempenho de Bombas Centrífugas em Regime Transitório. In: XVI Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2008, Campinas. PIBIC XVI Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2008.
-
Souza, I.O. ; VATAVUK, P. . Medição Experimental do Desempenho de Bombas Centrífugas em Regime Transitório. In: XV Congresso Interno de Iniciação Científica da UNICAMP, 2007, Campinas. PIBIC XV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP, 2007.
-
VATAVUK, P. ; Silvares, O. M. . Mudança de Fase Sólido-Líquido - Aplicação das Funções de Green. In: 41a Reunião Anual da SBPC, 1989, Fortaleza. 41a Reunião Anual da SBPC, 1989.
-
VATAVUK, P. . Utilização do OpenFOAM(R) em Cursos Introdutorios Sobre CFD. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Labaki,L.C ; VATAVUK, P. ; Morel, J.C. . Conforto Térmico Veicular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. , Avenida Albert Einstein, 951, Cid. Univ., 13083-852 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6021, Telefone: (019) 37882419
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Recursos Hídricos.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Recursos Hídricos na Comissão de Extensão e Eventos (Membro de Comissão/Comitê Permanente).
-
03/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa
-
03/2005
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, IC-720 Transientes Hidráulicos, IC-721 Tópicos sobre Hidráulica I
-
01/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Recursos Hídricos.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de Recursos Hídricos (Membro de Conselho).
-
08/2004
Ensino, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urban, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, EC-713 Golpe de aríete em linhas de recalque, EC-511 Mecânica dos Fluidos
-
06/2023 - 08/2023
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Participação na comissão de organização do evento UNICAMP de Portas Abertas na FECFAU 2023 (Membro de Comissão/Comitê Temporário).
-
12/2020 - 11/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Recursos Hídricos.,Cargo ou função, Representante do Departamento de Recursos Hídricos na Comissão de Extensão e Eventos (Membro de Comissão/Comitê Permanente).
-
06/2022 - 08/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.,Cargo ou função, Participação na comissão de organização do evento UNICAMP de Portas Abertas na FECFAU 2022 (Membro de Comissão/Comitê Temporário.
-
06/2019 - 11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Recursos Hídricos.,Cargo ou função, Represente suplente do Departamento de Recursos Hídricos na Comissão de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Membro de Comissão/Comitê Permanente).
1998 - 2002
DaimlerChrysler do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de desenvolvimento, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2001 - 11/2002
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, responsável pelo laboratório de medições termofísicas.
-
06/1998 - 03/2001
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Desenvolvimento de sistemas de ar condicionado para caminhôes.
1984 - 1993
Companhía Siderúrgica PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de pesquisas, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
12/1984 - 11/1993
Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Pesquisas Tecnológicas.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Vatavuk e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?