Maris Lorenzoni Almeida
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), graduação em Farmácia e Bioquímica Opção Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1979) e mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia microbiana, resistência bacteriana e educação ambiental.
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Microbiologia
1989 - 1992
Universidade Estadual de Londrina
Shiduca Itow Jankevicius.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: tripanosomatídeos; Phytomonas; fitopatologia.Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Ecologia Microbiana. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Bioquímica Microbiana. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos / Especialidade: Protozoologia. Setores de atividade: Produção Vegetal; Educação Superior.
Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Ciências da Saúde
1986 - 1987
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Orientador: Maridalva Maldaner
Graduação em Farmácia e Bioquímica Opção Análises Clínicas
1978 - 1979
Formação complementar
1997 - 1998
Curso de Doctorado En Ecología Microbiana. (Carga horária: 160h). , Universidad de Granada.
1996 - 1997
Curso de Doctorado En Ecología Microbiana. (Carga horária: 160h). , Universidad de Granada.
1987 - 1987
Ciências Licenciatura Plena Habilitação Química. (Carga horária: 180h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
1985 - 1985
Filosofia Licenciatura Plena. (Carga horária: 300h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
1984 - 1984
Filosofia Licenciatura Plena. (Carga horária: 360h). , Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Ecologia Microbiana.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.
Participação em eventos
XVI Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI.Resistência a antimicrobianos em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho no ano de 2007. 2008. (Seminário).
3º EREBIO Sul e VIII Encontro sobre Investigação na Escola.Qualidade da água: um contexto para a significação conceitual em Ciências/Biologia. 2008. (Encontro).
XIII Jornada de Pesquisa da UNIJUI.Qualidade sanitária do Arroio Espinho e perfil de resistência a antimicrobianos em coliformes isolados de suas águas. 2008. (Outra).
IX Jornada de Extensão da UNIJUI.Ambiente saúde e qualidade de vida: contextualizando conceitos no ensino fundamental. 2008. (Outra).
II Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável.Educação Ambiental: repensando os parâmetros de qualidade da água. 2007. (Seminário).
III Jornada de Iniciação Científica FEPAM/FZBRS.Ocorrência de coliformes multirresistentes nas águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS. 2007. (Outra).
XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão.Qualidade e resistência nas águas do Arroio Espinho. 2007. (Outra).
XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão.Avaliação preliminar da qualidade das águas e ocorrência de bactérias resistentes no Arroio Espinho, Ijuí, RS.. 2006. (Seminário).
XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão.Resistência a antimicrobianos dispensados pelo SUS, em cepas coliformes isoladas das águas do Rio Potiribu, RS.. 2006. (Seminário).
Semana Acadêmica de Ciências Biológicas.Biotecnologia no cotidiano. 2006. (Outra).
II Jornada de Iniciação Científica FEPAM/FZRS.Antimicrobianos dispensados pelo SUS e ocorrência de cepas resistentes nas águas do Rio Potiribu, RS, Brasil. 2006. (Outra).
VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental. Avaliação da genotoxicidade de antibióticos, em organismos aquáticos.. 2005. (Congresso).
XIII Seminário de Iniciação Científica.Ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos em águas superficiais urbanas. 2005. (Seminário).
V Encontro de Estudos Farmacêuticos.Quantificação dos medicamentos dispensados pelo SUS em Ijuí e avaliação de seus efeitos ambientais. 2005. (Encontro).
X Jornada de Pesquisa.Levantamento de antibióticos comercializados em ijuí e perfil de resistência em bactérias isoladas do ambiente. 2005. (Outra).
II Seminários de Biologia.Coliformes resistentes nas águas do Arroio Espinho. 2004. (Seminário).
XII Seminário de Iniciação Científica.XII Seminário de Iniciação Científica. 2004. (Seminário).
IV Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental.IV Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. 2004. (Simpósio).
Semana Acadêmica do Curso de Ciências e Ciências Plena, habilitação em Biologia ou Química.Semana Acadêmica. 2004. (Encontro).
Dias Acadêmicos dos Cursos de Ciências, habilitação Biologia e Química; Ciências Biológicas e Química.Resistência microbiana no ambiente. 2004. (Outra).
IX Jornada de Pesquisa da UNIJUI.IX Jornada de Pesquisa da UNIJUI. 2004. (Outra).
XI Seminário de Iniciação Científica.XI Seminário de Iniciação Científica. 2003. (Seminário).
VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUI.VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUI. 2003. (Outra).
Semana Acadêmica do Curso de Ciências Licenciatura Plena, habilitação em Ciências no Ensino Fundamental, Biologia e Química no Ensino Médio.Microbiologia aquática. 2002. (Outra).
Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia.Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia. 1995. (Simpósio).
IX Meeting of the Brazilian Society of Protozoology.IX Meeting of the Brazilian Society of Protozoology. 1993. (Outra).
Second Phytomonas Workshop.Second Phytomonas Workshop. 1992. (Outra).
VIII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology.VIII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology. 1992. (Outra).
VII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology.VII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology. 1991. (Outra).
VI Meeting of the Brazilian Society of Protozoology.VI Meeting of the Brazilian Society of Protozoology. 1990. (Outra).
XV Congresso Brasileiro de Microbiologia. XV Congresso Brasileiro de Microbiologia. 1989. (Congresso).
Participação em bancas
ALMEIDA, Maris Lorenzoni. Ocorrência de Cianobactérias nas Estações de Tratamento de Esgoto de Santa Rosa e Cruz Alta/RS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Gestão Ambiental) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ALMEIDA, Maris Lorenzoni; LOGHOMAN, Elene; LUTZ, Sílvio Odilon. Epidemiologia e diagnóstico da doença infecto-contagiosa Hepatite C. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ALMEIDA, Maris Lorenzoni. Radicais livres e seus efeitos no organismo humano. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
LOCH, Monique S. G.;ALMEIDA, Maris Lorenzoni; HAMES, Clarinês; BONFADA, Sônia T.. Membro da Banca Examinadora de Concurso Público para a seleção de professor na área de Biologia Celular, Genética Humana e Parasitologia. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.
ALMEIDA, Maris Lorenzoni. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo Público para professor do Quadro Efetivo do Plano de Carreira da UNIJUI. 2002. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
ALMEIDA, Maris Lorenzoni. Membro da Banca Examinadora do Processo Seletivo Público para professor do Quadro Efetivo do Plano de Carreira da UNIJUI. 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Orientou
Resistência a antimicrobianos em cepas de E; coli isoladas das águas superficiais do Campus Ijuí, da UNIJUI; ; 2005; 40 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Latu Sensu Em Ciências Biológicas In) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
A assistência farmacêutica na visão dos alunos do curso de pós-graduação em saúde pública da UNIJUI, ano 1999-2000; 2000; 46 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação Latu Sensu Em Saúde Pública) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Perfil epidemiológico de pacientes em ventilação mecânica que desenvolveram infecções respiratórias durante a internação na UTI adulto de um hospital de médio porte da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em 2007; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Uso de inóculos nativos para promover a endomicorrização de grápia (Apuleia leiocarpa (Vogel) J; F; Macbride), em condições de viveiro; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Micorrização em mudas de Pinus elliottii Engelm produzidas em viveiro, pela inoculação com solo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Biológicas) - Departamento de Biologia e Química; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Hepatite B: patologia, diagnóstico, prevenção e tratamento; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Resistência a antimicrobianos em isolados de uroculturas realizadas no Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde de São Luiz Gonzaga, RS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
HEPATITE C: notificações de casos na região de abrangência da 17ª CRS/RS (2004-2005); 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
O papel do enfermeiro na prevenção, diagnóstico e tratamento de infecções do trato urinário; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Ocorrência de cepas resistentes nas águas do arroio rio Branco, Catuípe, RS; 2005; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Perfil de suscetibilidade de bactérias isoladas em uroculturas de clientes do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Santa Rosa, RS; 2005; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Perfil de resistência em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS; 2005; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Vancomicina, resistência bacteriana e prevenção; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Antimicrobianos dispensados pelo SUS e ocorrência de cepas resistentes nas águas do Rio Potiribu, RS, Brasil; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Infecções respiratórias de origem hospitalar; 2004; 72 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Agentes etiológicos isolados em uroculturas de clientes de um laboratório de pequeno porte; 2004; 52 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Resistência a tetraciclinas em coliformes isolados do Arroio Moinho, Ijuí, RS; 2004; 55 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Infecções bacterianas em pacientes de um hospital de médio porte do noroeste do estado do Rio Grande do Sul; 2003; 47 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Incidência de Escherichia coli em uroculturas de pacientes de um hospital de grande porte de Porto Alegre, RS; 2003; 48 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Entre a palavra e o gesto: como prevenir as infecções hospitalares?; 2003; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Infecções gastrintestinais bacterianas em indivíduos internados num hospital de médio porte, do noroeste do estado do Rio Grande do Sul; ; 2003; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Testes de VDRL realizados no laboratório municipal de Análises Clínicas do município de Ijuí, RS, no período de julho de 2002 a julho de 2003; ; 2003; 49 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia Habilitação Análises Clínicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Avaliação da qualidade microbiológica da água do córrego que limita os bairros Industrial e Morada do Sol, no município de Ijuí, RS; ; 2002; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Grau de conhecimento de um grupo de indivíduos do município de Engenho Velho, RS, a respeito da hepatite B; ; 2002; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
HIV/SIDA: significando alerta através das notificações; 2002; 58 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Investigação sobre os casos de meningite registrados na 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, RS, durante o período de 200-2001; ; 2002; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Cortando as asas da Dengue: a situação da doença na região da 17ª CRS/RS; 2002; 57 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Do outro olado do espéculo: o HPV e o câncer de colo uterino; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Resistência bacteriana aos fármacos beta-lactâmicos; 2001; 36 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Aminoglicosídeos: mecanismo de ação e resistência bacteriana; 2001; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Mecanismos de ação das sulfas e resistência bacteriana; 2001; 32 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Infecções hospitalares em pacientes internados na UTI de um hospital do noroeste do Rio Grande do Sul; 2001; 37 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
A tuberculose no século XX: doença curável ou problema sanitário emergente?; 2001; 35 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
A toxina botulínica A e seus efeitos sobre os seres humanos; ; 2001; 45 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
A Helicobacter pylori como agente de infecções gástricas; ; 2001; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Infecções alimentares por bactérias do gênero Salmonella; ; 2001; 38 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Cólera: infecção intestinal causada pelo Vibrio cholerae; ; 2001; 34 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Aspectos epidemiológicos e medidas de controle da leptospirose; ; 2001; 33 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Perfil de resistência a antimicrobianos em cepas isoladas das águas do Arroio Espinho; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Técnicas microbiológicas; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Resistência bacteriana a antimicrobianos no ambiente; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Resistência bacteriana em isolados ambientais; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Avaliação sazonal da qualidade das águas do Arroio Espinho; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Repensando o ambiente a partir de resultados de pesquisa; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Técnicas básicas para a pesquisa em micorrizas; 2008; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Maris Lorenzoni Almeida;
Produções bibliográficas
-
CATARINO, Luisa Maria G. M. ; SERRANO, M. G. ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; KANESHIMA, Edilson N. ; CAMPANER, Marta ; JANKEVICIUS, José Vitor ; TEIXEIRA, Marta M. G. ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca . Classification of trypanosomatids from fruits and seeds using morphological, biochemical and molecular markers revealed several genera among fruit isolates. FEMS Microbiology Letters , v. 201, p. 65-72, 2001.
-
BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Gerenciamento e tratamento do lixo escolar: um eixo temático multidisciplinar. Espaços da Escola , Ijuí, RS, v. 14, p. 15-19, 1994.
-
ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; JANKEVICIUS, José Vitor ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; ATTIAS, Márcia ; DE SOUZA, Wanderley . Axenic cultivation of trypanosomatids found in corn (Zea mays) and in phytophagous hemipterans (Leptoglossus zonatus, Coreidae) and their experimental transmission.. The Journal of Eukaryotic Microbiology , v. 40, n.10, p. 576-581, 1993.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Tripanosomatídeos que infectam vegetais: uma associação parasítica ou mutualista?. In: Mara Lisiane Tissot-Squalli. (Org.). Interações ecológicas & biodiversidade. 2ªed.Ijuí: Unijuí, 2009, v. único, p. 157-166.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Resistência microbiana no ambiente: um fator de risco à saúde coletiva. In: Dário F. Pasche; Ivana B. M. da Cruz. (Org.). A saúde coletiva: diálogos contemporâneos. Ijuí: UNIJUI, 2006, v. 1, p. 193-204.
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; OLIVEIRA, Rosemeri M. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Educação ambiental: repensando os parâmetros de qualidade da água. In: II Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável, 2007, Ijuí. Anais do II Seminário Brasileiro-Alemão sobre Desenvolvimento Sustentável. Ijuí: UNIJUI, 2007.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; HENN, Jonatan . Ocorrência de cepas resistentes, em espécies bacterianas isoladas de águas fluviais urbanas do município de Ijuí, RS, Brasil. In: IV Simposio Internacional de Qualidade Ambiental, 2004, Porto Alegre. IV Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental. Porto Alegre: ABES, 2004.
-
PANAZZOLO, P. S. ; ALMEIDA, M.L. ; NEU, D. C. . A influenza A (H1N1) na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, no período de 2009 a 2012. In: XXI Seminário de Iniciação Científica, 2013, Ijuí. Anais do Salão do Conhecimento UNIJUI 2013, 2013.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Avaliação preliminar da qualidade das águas e ocorrência de bactérias resistentes, no Arroio Espinho, Ijuí, RS. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Cruz Alta. Anais do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão: Caderno de Resumos Expandidos. Cruz Alta: UNICRUZ, 2006. p. 106-110.
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; CORRENTE, Antonio . Antimicrobianos dispensados pelo SUS e resistência em cepas de E. coli isoladas das águas do Rio Potiribu, RS. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Cruz Alta. Anais do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cruz Alta: UNICRUZ, 2006. p. 187-190.
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Padrões de qualidade em águas superficiais. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Cruz Alta. Anais do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - Caderno de Resumos Expandidos. Cruz Alta: UNICRUZ, 2006. p. 127-130.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; TISCHER, Josiele, S. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes resistentes, nas águas do Arroio Moinho, Ijuí, RS.. In: XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2006, Cruz Alta. Anais do XI Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão - Caderno de Resumos Expandidos. Cruz Alta: UNICRUZ, 2006. p. 119-122.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. . Qualidade sanitária do Arroio Espinho e perfil de resistência a antimicrobianos, em coliformes isolados de suas águas. In: XIII Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2008, Ijuí. Energia e alimentos Anais XVI Seminário de Iniciação Científica; XIII Jornada de Pesquisa; IX Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2008.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BIANCHI, V. . Ambiente saúde e qualidade de vida: contextualizando conceitos no ensino fundamental. In: IX Jornada de Extensão da UNIJUI, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica; XIII Jornada de Pesquisa e IX Jornada de Extensão. Ijuí: Unijui, 2008.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BIANCHI, V. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ambiente, saúde e qualidade de vida: vivenciando experiências de ensino-aprendizagem através da extensão. In: IX Jornada de Extensão da UNIJUI, 2008, Ijuí. Anais do XVI Semninário de Iniciação Científica; XIII Jornada de Pesquisa e IX Jornada de Extensão. Ijuí: Unijui, 2008.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência a antimicrobianos em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho no ano de 2007. In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica; XIII Jornada de Pesquisa e IX Jornada de Extensão. Ijuí: Unijui, 2008.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; LUCCHESE, Osório A. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Uso de diferentes tratamentos pré-germinativos em sementes de grápia (Apuleia leiocarpa). In: XVI Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI, 2008, Ijuí. Anais do XVI Seminário de Iniciação Científica; XIII Jornada de Pesquisa e IX Jornada de Extensão. Ijuí: Unijui, 2008.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes multirresistentes nas águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS. In: III Jornada de Iniciação Científica FEPAM/FZBRS, 2007, Porto Alegre. Anais do II Seminário de Iniciação Científica: Meio Ambiente. Porto Alegre: FEPAM/FZBRS, 2007. p. 128-128.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. . Qualidade e resistência microbiana nas águas do Arroio Espinho. In: XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. Anais do XV Seminário de Iniciaçao Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2007.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência antimicrobiana em cepas de E. coli isoladas das águas do Arroio Espinho no primeiro semestre de 2007. In: XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2007.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Avaliação da micorrização em Pinnus elliottii Engelm produzido em viveiro, pela inoculação com solo. In: XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2007.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Qualidade da água do Arroio Espinho e ocorrência de cepas resistentes, no ano de 2006. In: XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão, 2007, Ijuí. Anais do XV Seminário de Iniciação Científica; XII Jornada de Pesquisa e VIII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2007.
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; CORRENTE, Antonio . Resistência a antimicrobianos dispensados pelo SUS, em cepas coliformes isoladas das águas do Rio Potiribu, RS.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão, 2006, Ijuí. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extens~~ao. Ijuí: UNIJUI, 2006.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação preliminar da qualidade das águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS, e da ocorrência de coliformes resistentes a antimicrobianos.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão, 2006, Ijuí. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2006.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; TISCHER, Josiele, S. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes multirresistentes, nas águas do Arroio Moinho, Ijuí, RS. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão, 2006, Ijuí. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2006.
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Águas superficiais: padrões de qualidade e bioindicadores.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão, 2006, Ijuí. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2006.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Resistência a antimicrobianos em cepas ambientais: um fator de risco à saúde coletiva.. In: XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão, 2006, Ijuí. Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica, XI Jornada de Pesquisa e VII Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2006.
-
COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão ; WATHIER, Leila ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Antimicrobianos dispensados pelo SUS e ocorrência de cepas resistentes nas águas do Rio Potiribu, RS, Brasil. In: II Jornada de Iniciação Científica FEPAM/FZRS, 2006, Porto Alegre. Anais da II Jornada de Iniciação Científica FEPAM/FZBRS. Porto Alegre: FEPAM/FZBRS, 2006.
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação da genotoxicidade de antibióticos, em organismos aquáticos.. In: VII Congresso Brasileiro de Mutagênese, Carcinogênese e Teratogênese Ambiental, 2005, Natal. Genetics and Molecular Biology. Ribeirão Preto: SBG, 2005. v. 28. p. 122-122.
-
COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Quantificação dos medicamentos dispensados pelo SUS em Ijuí e avaliação de seus efeitos ambientais. In: V Encontro de Estudos Farmacêuticos, 2005, Ijuí. V Encontro de Estudos Farmacêuticos. Ijuí: UNIJUI, 2005. v. 5. p. 33-34.
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistencia a antibióticos em cepas de E. coli isoladas de águas superficiais no Campus Ijuí, da UNIJUI. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão . Levantamento de antibióticos comercializados em ijuí e perfil de resistência em bactérias isoladas do ambiente. In: X Jornada de Pesquisa, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Perfil de resistência a antimicrobianos, em isolados do Arroio Espinho, Ijuí, RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Estudo sobre os antibióticos comercializados em Ijuí e resistência bacteriana. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
KORBES, Fernando Kaiser ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Perfil de suscetibilidade de bactérias isoladas em uroculturas de clientes do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Santa Rosa, RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Santa Rosa. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
DARONCO, Franciele ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Agentes etiológicos isolados em uroculturas de clientes de um laboratório de pequeno porte. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Ceintífica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
BASSO, Helena Cláudia P. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos em águas superficiais urbanas. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
WATHIER, Leila ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Resistência em E. coli nas águas do córrego que limita os bairros Industrial e Morada do Sol, Ijuí, RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Joranada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
ZANON, Renato Basso ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência a tetraciclinas em coliformes isolados do Arroio Moinho, Ijuí, RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005, Ijuí. Anais da X Jornada de Persquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
SCHMALZ, Janaíne Albarello ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Perfil de resistência em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS. In: XIII Seminário de Iniciação Científica, 2005. Anais da X Jornada de Pesquisa; XIII Seminário de Iniciação Científica e VI Jornada de Extensão. Ijuí: UNIJUI, 2005.
-
COLET, Christiane de Fátima ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; LEGG, Luciana A. . Análise comparativa entre as legislações vigentes na Comunidade Européia e no Brasil, sobre os fármacos antimicrobianos e o ambiente.. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2004, Ijuí. XII Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2004. v. único. p. 53-53.
-
NEUBERGER, Cleusa Marinês ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Entre a palavra e o gesto: como prevenir infecções hospitalares?. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2004, Ijuí. XII Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2004. v. único. p. 360-360.
-
LIMA, Andiara Schneider de ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Infecções respiratórias de origem hospitalar. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2004, Ijuí. XII Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2004. v. único. p. 369-369.
-
ABADI, Luciani Brauner ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de infecções gastrintestinais bacterianas em indivíduos internados em um hospital de médio porte do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2004, Ijuí. XII Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2004. v. único. p. 375-375.
-
OTTONELLI, Tarlis Marcela ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . A sífilis e os serviços públicos de saúde. In: XII Seminário de Iniciação Científica, 2004, Ijuí. XII Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2004. v. único. p. 390-390.
-
CASAGRANDE, Maria Lúcia ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Cortando as asas da Dengue: a situação da doença na região da 17ª CRS/RS.. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUI, 2003. v. único. p. 480-480.
-
SCHMALZ, Janaíne Albarello ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Do outro lado do espéculo: o HPV e o câncer de colo uterino. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUI, 2003. v. único. p. 486-486.
-
GOETTERT, Jancelei ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Incidência de Escherichia coli en uroculturas de paciente de um hospital de grande porte de Porto Alegre, RS. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUI, 2003. v. único. p. 505-505.
-
ZIMMERMANN, Carolina ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Infecções bacterianas em pacientes de um hospital de pequeno porte do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Ijuí: UNIJUI, 2003. v. único. p. 510-510.
-
MÜLLER, Jaqueline Bussler ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . SIDA em alerta: casos notificados à 17ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, entre janeiro de 2001 e junho de 2002. In: XI Seminário de Iniciação Científica, 2003, Ijuí. XI Seminário de Iniciação Científica. Ijuí: UNIJUI, 2003. v. único. p. 544-544.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; HENN, Jonatan . Avaliação da qualidade microbiológica das águas do córrego, afluente do Arroio Espinho, que limita os bairros Industrial e Morada do Sol, em Ijuí, RS.. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2003, Ijuí. VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUí. Ijuí: UNIJUI, 2003. p. 98-98.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; KANESHIMA, Edilson N. ; UENO, Claudio T. ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; ONO, Carlos J. ; PINTO, F. G. S. ; CATARINO, Luisa Maria G. M. ; JANKEVICIUS, José Vitor ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca . Physiological characterization of trypanosomatids parasites of plants and phytophagous insects. In: Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia, 1995, Campos do Jordão. Anais do Simpósio Nipo-Brasileiro de Ciência e Tecnologia - Biotec, 1995. v. unico. p. 149-150.
-
CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; GARCIA, Jaqueline F. ; CATARINO, Luisa Maria G. M. ; ONO, Carlos J. ; JANKEVICIUS, José Vitor ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca . Isolation and cultivation of Trypanosomatids from mulberry (Morus sp.) and guandu beans (Cajanus flavus). In: IX Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 1993, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1993. v. 88. p. 282-282.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; KANESHIMA, Edilson N. ; UENO, Claudio T. ; KOBAYASHI, Regina K. ; JANKEVICIUS, José Vitor ; GARCIA, Jaqueline F. . Studies of ornithine-arginine cycle and carbohydrate utilization in twenty strains of Phytomonas. In: VIII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 1992, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1992. v. 87. p. 241-241.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; JANKEVICIUS, José Vitor ; CATARINO, Luisa Maria G. M. . Detection, isolation and growth of Phytomonas in a new liquid complex medium. In: Second Phytomonas Workshop, 1992, Santa Marta. Oléagineux, 1992. v. 47. p. 596-596.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; KANESHIMA, Edilson N. ; UENO, Claudio T. ; JANKEVICIUS, José Vitor ; NOGUEIRA, David . Biochemical tests on Phytomonas. In: Second Phytomonas Workshop, 1992, Santa Marta. Oléagineux, 1992. v. 47. p. 599-599.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; KANESHIMA, Edilson N. ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; CATARINO, Luisa Maria G. M. ; NOGUEIRA, David ; UENO, Claudio T. ; GONÇALVES, F. C. ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; JANKEVICIUS, José Vitor . Physiological aspects on Phytomonas spp.. In: VII Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 1991, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1991. v. 86. p. 269-269.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; SANTOS, Marcia A. ; CARVALHO, Marcos S. ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; JANKEVICIUS, José Vitor . Detecção de Phytomonas sp. em urucum (Bixa orellana). In: Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 1990, Goiânia. Fitopatologia Brasileira. Brasilia: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 1990. v. 15. p. 123-123.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; SANTOS, Marcia A. ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; JANKEVICIUS, José Vitor ; ATTIAS, Márcia ; DE SOUZA, Wanderley . Isolation, axenic cultivation and ultraestructural characterization of Phytomonas sp. in urucum (Bixa orellana). In: VI Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 1990, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1990. v. 85. p. 135-135.
-
JURCA, Maristela ; CAVAZZANA JUNIOR, Manzélio ; CARVALHO, Marcos S. ; SANTOS, Marcia A. ; KANESHIMA, Edilson N. ; POLI, Regina C. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca ; JANKEVICIUS, José Vitor . Proteolytic activities in cell extracts of trypanosomatids isolated from plants and phytophagous bugs.. In: VI Meeting of the Brazilian Society of Protozoology, 1990, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1990. v. 85. p. 159-159.
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; PERUGINI, Marcia ; PACHECO, Cristina ; JANENE, Sonia M. A. ; SILVA, Andrea C. B. ; BREGANÓ, José Wander ; VIDOTTO, Marilda C. ; ITOW JANKEVICIUS, Shiduca . Comparações fisiológicas de linhagens de Escherichia coli. In: XV Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1989, Ribeirão Preto. Revista de Microbiologia. São Paulo: SBM, 1989. v. 20. p. 106-106.
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência a antimicrobianos em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho no ano de 2007. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BIANCHI, V. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ambiente, saúde e qualidade de vida: vivenciando experiências de ensino-aprendizagem através da extensão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; LUCCHESE, Osório A. . Uso de diferentes tratamentos pré-germinativos em sementes de grápia (Apuleia leiocarpa). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BIANCHI, V. . Ambiente, saúde e qualidade de vida: contextualizando conceitos no ensino fundamental. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. . Qualidade sanitária do Arroio Espinho e perfil de resistência a antimicrobianos, em coliformes isolados de suas águas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, M.L. . Qualidade da água: um contexto para a significação conceitual em Ciências/Biologia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; OLIVEIRA, Rosemeri M. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Educação ambiental: repensando os parâmetros de qualidade da água. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; OLIVEIRA, Rosemeri M. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Educação ambiental: repensando os parâmetros de qualidade da água. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes multirresistentes nas águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Avaliação da micorrização em Pinnus elliottii Engelm produzido em viveiro, pela inoculação com solo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Qualidade da água do Arroio Espinho e ocorrência de cepas resistentes, no ano de 2006. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; AMORIN, André Luis Brandão ; OLIVEIRA, Rosemeri M. . Qualidade e resistência microbiana nas águas do Arroio Espinho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência antimicrobiana em cepas de E. coli isoladas das águas do Arroio Espinho no primeiro semestre de 2007. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação preliminar da qualidade das águas e ocorrência de bactérias resistentes no Arroio Espinho, Ijuí, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; CORRENTE, Antonio . Antimicrobianos dispensados pelo SUS e resistência em cepas de E. coli isoladas do Rio Potiribu, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; TISCHER, Josiele, S. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes resistentes, nas águas do Arroio Moinho, Ijuí, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Padrões de qualidade em águas superficiais.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão ; WATHIER, Leila ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Antimicrobianos dispensados pelo SUS e ocorrência de cepas resistentes nas águas do Rio Potiribu, RS, Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; CORRENTE, Antonio . Antimicrobianos dispensados pelo SUS e resistência em cepas de E. coli isoladas das águas do Rio Potiribu, RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Avaliação preliminar da qualidade das águas e ocorrência de bactérias resistentes, no Arroio Espinho, Ijuí, RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; TISCHER, Josiele, S. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes resistentes, nas águas do Arroio Moinho, Ijuí, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; KAPP, Edea Maria Zanatta . Padrões de qualidade em águas superficiais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Águas superficiais: padrões de qualidade e bioindicadores.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação preliminar da qualidade das águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS, e da ocorrência de coliformes resistentes a antimicrobianos.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
OLIVEIRA, Rosemeri M. ; TISCHER, Josiele, S. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de coliformes multirresistentes, nas águas do Arroio Moinho, Ijuí, RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; CORRENTE, Antonio . Resistência a antimicrobianos dispensados pelo SUS, em cepas coliformes isoladas das águas do Rio Potiribu, RS.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Resistência a antimicrobianos em cepas ambientais: um fator de risco à saúde coletiva.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
DARONCO, Franciele ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Agentes etiológicos isolados em uroculturas de clientes de um laboratório de pequeno porte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação da genotoxicidade de antibióticos, em organismos aquáticos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Estudo sobre os antibióticos comercializados em Ijuí e resistência bacteriana. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão . Levantamento de antibióticos comercializados em ijuí e perfil de resistência em bactérias isoladas do ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BASSO, Helena Cláudia P. ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de bactérias resistentes a antibióticos em águas superficiais urbanas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SCHMALZ, Janaíne Albarello ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Perfil de resistência em coliformes isolados das águas do Arroio Espinho, Ijuí, RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Perfil de resistência a antimicrobianos, em isolados do Arroio Espinho, Ijuí, RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KORBES, Fernando Kaiser ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Perfil de suscetibilidade de bactérias isoladas em uroculturas de clientes do Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Santa Rosa, RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Quantificação dos medicamentos dispensados pelo SUS em Ijuí e avaliação de seus efeitos ambientais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistencia a antibióticos em cepas de E. coli isoladas de águas superficiais no Campus Ijuí, da UNIJUI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ZANON, Renato Basso ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência a tetraciclinas em coliformes isolados do Arroio Moinho, Ijuí, RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
WATHIER, Leila ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistência em E. coli nas águas do córrego que limita os bairros Industrial e Morada do Sol, Ijuí, RS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Quantificação dos medicamentos dispensados pelo SUS em Ijuí e avaliação de seus efeitos ambientais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
COLET, Christiane de Fátima ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes . Avaliação da genotoxicidade de antibióticos, em organismos aquáticos.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; COLET, Christiane de Fátima ; AMORIN, André Luis Brandão . Levantamento de antibióticos comercializados em ijuí e perfil de resistência em bactérias isoladas do ambiente. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KAPP, Edea Maria Zanatta ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Resistencia a antibióticos em cepas de E. coli isoladas de águas superficiais no Campus Ijuí, da UNIJUI. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; HENN, Jonatan . Ocorrência de cepas resistentes, em espécies bacterianas isoladas de águas fluviais urbanas do município de Ijuí, RS, Brasil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
OTTONELLI, Tarlis Marcela ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . A sífilis e os serviços públicos de saúde. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
COLET, Christiane de Fátima ; BELLINASO, Maria de Lourdes ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni ; LEGG, Luciana A. . Análise comparativa entre as legislações vigentes na Comunidade Européia e no Brasil, sobre os fármacos antimicrobianos e o ambiente.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
NEUBERGER, Cleusa Marinês ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Entre a palavra e o gesto: como prevenir infecções hospitalares?. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LIMA, Andiara Schneider de ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Infecções respiratórias de origem hospitalar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ABADI, Luciani Brauner ; ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Ocorrência de infecções gastrintestinais bacterianas em indivíduos internados em um hospital de médio porte do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Implicações cotidianas da biotecnologia. Ijuí: UNIJUI, 2005 (Curso de capacitação de professores).
Outras produções
ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Curso de capacitação de professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, na disciplina de Biologia. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALMEIDA, Maris Lorenzoni . Implicações cotidianas da biotecnologia. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto).
Projetos de pesquisa
-
2006 - 2008
Avaliação sazonal da qualidade das águas do Arroio Espinho e do perfil de resistência a antimicrobianos em cepas de, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maris Lorenzoni Almeida - Coordenador / Maria De Lourdes Bellinaso - Integrante / André Luis Brandão Amorin - Integrante / Rosemeri Martins de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Outra., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
Levantamento de antibióticos comercializados em Ijuí e perfil de resistência em bactérias isoladas do ambiente, Descrição: Uma grande quantidade de fármacos é utilizada na terapia médica e veterinária. Estas moléculas após serem ingeridas são eliminadas, chegando ao ambiente através do esgoto que, de maneira geral, não é submetido a um tratamento prévio. Atualmente, cresce na comunidade científica o questionamento sobre a ação destas moléculas no ambiente. Alguns trabalhos sobre o tema, iniciados no final da década de 90, detectaram a presença destes fármacos em água e solo e relatam seus efeitos sobre a biologia de organismos vivos do ambiente aquático e terrestre. Um dos efeitos preocupantes é a proliferação no ambiente de microrganismos patogênicos resistentes aos antibióticos. Esse projeto tem por objetivos: a) investigar a quantidade e os tipos de antibacterianos comercializados em Ijuí, RS; b) Identificar geograficamente o descarte de esgoto, dos antibióticos e seus metabólitos e escolher os pontos de amostragem; c) Avaliar parâmetros físico-químicos das águas do Arroio Espinho, visando correlacioná-los com a ocorrência de cepas resistentes e d) Investigar as possíveis correlações entre os tipos de antibióticos mais consumidos e o perfil de resistência das cepas isoladas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Maris Lorenzoni Almeida - Integrante / Maria De Lourdes Bellinaso - Coordenador / Christiane de Fátima Colet - Integrante / André Luis Brandão Amorin - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa., Número de produções C, T & A: 30 / Número de orientações: 5
-
2002 - 2003
Contaminação ambiental e resistência microbiana, Descrição: A resistência bacteriana é um fenômeno largamente descrito, especialmente em amostras hospitalares, embora alguns autores tenham descrito amostras resistentes em ambientes contaminados com material de origem fecal. No Brasil, segundo o IBGE, a captação e tratamento do esgoto é bastante deficitária e cerca de 80% do esgoto capatado é lançado diretamente no ambiente. Em Ijuí, não há redes oficiais de captação de esgoto, sendo que uma grande quantidade de esgoto é descartada diretamente nas águas dos arroios que cortam o perímetro urbano do município. O presente projeto tem por objetivo fazer um levantamento preliminar sobre a ocorrência ou não de coliformes resistentes, especialmente nas águas superficiais do perímetro urbano do município de Ijuí, RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maris Lorenzoni Almeida - Coordenador / Maria De Lourdes Bellinaso - Integrante., Financiador(es): Departamento de Biologia e Química - Outra., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1
-
2001 - 2002
Resistência microbiana, Descrição: A resistência microbiana é um fenômeno largamente descrito em espécies patogênicas, sendo considerado um grave problema de saúde pública. O presente projeto tem por objetivo fazer um estudo sobre os mecanismos de ação dos antimicrobianos de uso mais frequente na clínica médica, bem como sobre os mecanismos de resistência frente a esses fármacos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maris Lorenzoni Almeida - Coordenador., Financiador(es): Departamento de Biologia e Química - Outra., Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 4
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento, Departamento de Biologia e Química. , Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário, 98700-000 - Ijui, RS - Brasil - Caixa-postal: 560, Telefone: (55) 33320200, Ramal: 463, Fax: (55) 3329100, URL da Homepage:
Experiência profissional
1986 - 1989
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Hora-Aula, Carga horária: 12
Atividades
-
12/2011
Ensino, Estética e Cosmética, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica
-
08/2009
Outras atividades técnico-científicas , CEP - Comitê de Ética em Pesquisa, .,Atividade realizada, Membro do CEP.
-
03/2006
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Microbiologia, Microbiologia
-
03/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Microbiologia, Microbiologia
-
03/1999
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia
-
03/1992
Ensino, Agromomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia
-
08/1986
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Imunologia, Bioquímica I
-
01/1986
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia, Imunologia
-
01/2008 - 12/2008
Extensão universitária , Câmara de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Projeto: Ambiente, saúde e qualidade de vida.
-
03/1993 - 06/2003
Ensino, Licenciatura Plena Em Ciências, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia Básica I, Biologia Geral: citologia
-
08/2001 - 12/2002
Ensino, Farmácia Habilitação Análises Clínicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análises bacteriológicas, Introdução à biotecnologia, Práticas em Análises Clínicas
-
08/1999 - 12/1999
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica I
1980 - 1985
Associação Protetora Hospital São FranciscoVínculo: Técnico-Científico, Enquadramento Funcional: Farmacêutica-Bioquímica, Carga horária: 40
Atividades
-
01/1980 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Laboratório de Análises Clínicas, .,Serviço realizado, Responsabilidade técnica.
-
01/1980 - 12/1985
Serviços técnicos especializados , Farmácia Hospitalar, .,Serviço realizado, Responsabilidade Técnica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maris Lorenzoni Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?