Carlos Gomides da Costa

Sou Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1993). Mestre em Matemática pelo Projeto Mestrado Profissional em Matemática, PROFMAT SBM/CAPES/UFG. Entrei no serviço público federal em janeiro de 1995, na antiga Escola Agrotécnica Federal de Urutaí, em 1996 me transferi para Escola Técnica Federal de Goiás (Goiânia-Go), onde estive até fevereiro de 2020 e em março de 2020 me transferi para o Instituto Federal Goiano, Campus Catalão, onde estou no momento.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Matemática

2012 - 2014

Universidade Federal de Goiás
Título: Utilização de Matrizes no estudo de orientação e posição de um braço Robótico por meio das Coordenadas de Denavit-Hatenberg., Ano de Obtenção: 2014
Orientador: Fernando Kennedy da Silva
Coorientador: Marcelo Henrique Stoppa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Direito no Processo de Ensino Aprendizagem

1995 - 1995

Faculdade Claretiana de Batatais

Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática

1988 - 1993

Universidade Federal de Goiás

Formação complementar

1997 - 1997

Informática Trabalhando Com Redes. (Carga horária: 40h). , Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI-GO, Brasil.

1992 - 1992

Síntese da Metodologia do Senai. (Carga horária: 60h). , Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI-GO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Cálculo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada/Especialidade: Aplicação Em Administração.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Estatística/Especialidade: Gráficos Analíticos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Financeira.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.

Participação em eventos

IV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática. Encontro Gaúcho de Educação Matemática. 1996. (Congresso).

Pensar XXI.Alegria de Ensinar. 1996. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Janynne Collienne Braga Alves

COSTA, Carlos Gomides da. Os Três Clássicos Problemas Gregos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Aluno: Alex de Almeida Assis

COSTA, Carlos Gomides da. Defesa de Trabalho Acadêmico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Sul-Americana.

Aluno: Mara Rúbia A de Salles

COSTA, Carlos Gomides da. Defesa de Trabalho Acadêmico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Sul-Americana.

COSTA, Carlos Gomides da. Professor de 1o 2o Graus - Matemática. 2006. Escola Agrotécnica Federal de Ceres.

COSTA, Carlos Gomides da; MENDES, Adolfo de Oliveira; LOPES, Valdemar Pereira; SARDIN, Denise. Professor de 1º e 2º Graus. 1998. Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás.

Produções bibliográficas

  • COSTA, Carlos Gomides da . Aplicações sobre Matrizes - Movimentação de um Braço Robótico. Estudos Revista da Universidade Católica de Goiás , v. 41, p. 19-31, 2014.

  • COSTA, CARLOS GOMIDES DA . Utilização de matrizes no estudo de orientação e posição de um braço robótico por meio das coordenadas de Denavit-Hatenberg.. In: Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria, 2015, Caldas Novas. Anais do Congresso Nacional de Matemática Aplicada à Indústria. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. p. 347.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática(NEPEM/IFG), Descrição: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (NEPEM/IFG) objetiva, no interior do Curso de Licenciatura em Matemática do IFG, articular pesquisa, ensino e extensão. Para tanto, serão inseridos diversos grupos de estudos e diversos projetos de pesquisas contemplando preferencialmente alunos desse curso com a finalidade de melhorar sua qualidade em termos de conteúdos e formação pedagógica e, ao mesmo tempo, dando-lhes subsídios para continuar seus estudos nos cursos de pós-graduação destas áreas que estão sendo implantados no IFG e também em outras instituições. Os grupos de estudos focarão suas ações na questão do ensino aprendizagem da matemática incluindo alunos do ensino médio e superior do IFG, principalmente os alunos de Licenciatura em Matemática. As pesquisas serão voltadas para o ensino da Matemática, contemplando as principais vertentes da Educação Matemática e diversas áreas da Matemática e desenvolvidas em projetos de pesquisas como PIBID, PIBIC, programas de mestrado e doutorado. Destacamos as seguintes linhas de pesquisas: tecnologias na educação matemática, formação de professor, ensino técnico e tecnológico e formação de professor, história na educação matemática, metodologias de ensino aprendizagem da matemática.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Gomides da Costa - Integrante / Duelci Aparecido de Freitas Va - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2006 - 2007

Universidade Federal de Goiás

Vínculo: Contrato por tempo determinado, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40

Outras informações:
Trabalhando como tutor no Projeto Piloto da Univerdade Aberta do Brasil (UAB).

Atividades

  • 09/2006 - 09/2007

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Contabilidade, Administração, Matemática/Cálculo, Informática, Ensino a Distância, Tutor

2001 - 2008

Faculdade Sul-Americana

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

2001 - 2004

Faculdade Sul-Americana

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Vestibular

Atividades

  • 10/2001 - 07/2008

    Ensino, Administração em Análise de Sistemas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Alicada, Matemática Comercial e Financeira

1995 - 2020

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1995

Colégio Comercial de Ipameri

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 40

2020 - Atual

IF Goiano - Campus Avançado Catalão, IF Goiano

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Regime: Dedicação exclusiva.