Maria Regina Ribeiro Reis
Possui graduação em Ciências Sociais Bach pela Universidade Federal do Pará (1994),
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1998),
Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2007),
Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2015),
Atualmente (desde agosto/2008) é professora classe III estatutária/efetiva lotada na Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC, lotada no Centro de Estudos de Educação de Jovens e Adultos Luis Otávio Ferreira - CEEJA, localizado na rua Deodoro de Mendonça, proximo a Escola Augusto Meira.
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências Sociais
2011 - 2015
Universidade Federal do Pará
Título: Nós Somos Empresários do Mar: um estudo antropológico sobrea organização social da produção e venda de ostras na Resex Marinha "Mãe Grande" de Curuçá.
Denise Machado Cardoso. Coorientador: Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado. Palavras-chave: Reserva Extrativista; populações tradicionais; organização, produção e comércio de ostras; recursos naturais; Redes sociais, Populações Tradicionais,organização.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
Mestrado em Ciências Sociais
2005 - 2007
Universidade Federal do Pará
Título: Na friadagem do Mangal: organizar e tirar caranguejos nos fins de semana em Bragança-Pará (Vila do Acarajó),Ano de Obtenção: 2007
Dra Lourdes de Fátima Gonçalves Furtado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Manguezais; Populações Amazônicas; Trabaho.
Especialização em Docência do Curso Superior
2003 - 2003
Faculdades do Pará
Título: Ensino e Pesquisa para pensar a Pesca Artesanal
Orientador: Dirk Shores
Aperfeiçoamento interrompido em 2001 em Mestrado em Antropologia 4 disciplinas cursadas
2000 - interrompida
Universidade Federal do Pará
Título: Surgimento da Renovação carismática católica em Belém. Ano de finalização: 2001
Orientador: Profº Dro Raymundo Heraldo Maués
Ano de interrupção: 2001
Graduação em Ciências Sociais Bach
1990 - 1994
Universidade Federal do Pará
Título: Devoção ou Alienação:um estudo sociopolítico da dança da marujada
Orientador: Professora Zuleide Ximenes
Formação complementar
2006 - 2006
Antropologia Visual e Sonora. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Participação em eventos
Encontro da Rede de Estudos Rurais.A Organização dos Pescadores de Ostras em Áreas de Resex's. 2012. (Encontro).
VI Encontro Nacional Da ANPPAS.Organização e o Comércio dos Pescadores de Ostras em Resex Marinha do Nordeste Paraense. 2012. (Encontro).
I Seminário PARFOR- UFPA sob o tema: "Os desafios da formação docente no PARFOR - UFPA. 2011. (Seminário).
Seminário de Gestão Ambiental Desafios e Práticas nos Setores Público e Sociais. 2011. (Seminário).
Seminário de Pesquisa Qualitativa em Saúde e Violência com as palestras "A Pesquisa em saúde e violência" e "Possibilidades da pesquisa qualitativa: desafios na produção do conhecimento". 2011. (Seminário).
III Fórum de Turismo na Amazônia - FOPTA.Os Manguezais de Bragança e a Organização dos Tiradores de Caranguejos. 2008. (Simpósio).
Imaginário das Formas Narrativas do Pará e da Amazônia.Entre mares, rios e manguezais de Bragança: resultado de pesquisa científica. 2007. (Encontro).
XI Encontro Nacional do Imaginário das Formas Narrativas.A Importância da Fotografia na Construção do olhar Etnográfico. 2007. (Encontro).
25ª reunão brasileira de antropologia. comunicação coordenada. 2006. (Congresso).
X Encontro Nacional do Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense- IFNOPAP."Ele é quase Caranguejo": uma etnogarfia da organização dos tiradores de caranguejos e a comercialização nos fins de semana em Bragança-Pará. 2006. (Encontro).
Conferencia proferida pela cientista política Dra cecile Blatrix, professora da Université Paris 13 Efeitos da Institucionalização da Participação no debate Público. 2005. (Outra).
Os (des) caminhos da pesquisa.A pesquisa como processo educativo. 2005. (Simpósio).
Simpósio Amazônia, Cidades e Geopolítica das Àguas. 2003. (Simpósio).
Participação em bancas
Drª Célia Amorim;REIS, Maria Regina RibeiroREIS, Maria Regina Ribeiro. "Por Uma Regionalização dos Conteúdos Nas TV'S a Cabo: uma Análise da RMTV, Canal Fechado Local na ORM Cabo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo) - Universidade Federal do Pará.
REIS, Maria Regina Ribeiro. Saúde e Qualidade de Vida: O cotidiano do uso de plantas e animais em famílias de São João do Abade, Curuçá/PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciencias Sociais, Bacharel e Licenciado) - Universidade Federal do Pará.
Cardoso, Denise Machado; FURTADO, L. F. G.;REIS, Maria Regina Ribeiro. Saúde e Qualidade de Vida: O cotidiano do uso de plantas e animais em famílias de São João de Abade, Curuçá/PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.
REIS, Maria Regina Ribeiro; Regina Reis. JORNALISMO DA MODA: uma Análise da Cobertura de Moda em Belém. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - ênfase em Jornalismo) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará.
REIS, Maria Regina Ribeiro. Manisfestação Cultural em Mosqueeiro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará.
REIS, Maria Regina Ribeiro. Concurso Público Para Professor Efetivo da Universidade Estadual do Pará. 2007. Universidade Estadual do Pará.
Orientou
A Reconstrução da Identidade Quilombola: um estudo de caso em santa Isabel; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - ênfase em Jornalismo) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
O Blá-Blá-Blá da Cobertura do Jornalismo Científico - Ambiente na Amazônia; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - ênfase em Jornalismo) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
Ver Pará Crer: A Festa da Chiquita e Círio de Nazaré faces da mesma moeda?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação social - ênfase publi; e propaganda) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
Do Retumbão ao Altar: uma análise cultural sobre a cobertura telejornalística da Festividade do Glorioso São Benedito de Bragança - PA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com enfase em Jornalismo) - Faculdades de Ensino Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
No Holofote do Risco: um estudo social da cobertura da Mídia Impressa em relação aos menores em situação de vulnerabilidade; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social com enfase em Jornalismo) - Faculdades de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
Os Atrativos Turísticos da Ilha de João Pilatos; um estudo em Ananindeua - Pará; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo) - Faculdade de Estudos Avançados do Pará; Orientador: Maria Regina Ribeiro Reis;
Produções bibliográficas
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . A Tiração de Caranguejos nos Fins de Semana e o Comprometimento da Biodiversidade. Amazônia (Banco da Amazônia. 2005), Belém - Pará, p. 199 - 224, 16 ago. 2008.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Dinâmicas Sociais na Amazônia: Organização dos tiradores de caranguejos nos fins de semana em Bragança. Jornal "Beira do Rio": informativo da Universidade Federal do Pará - ano IV - nº 49- Março/2007, Belém - Pará, p. 05 - 05, 15 mar. 2007.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Na Friadagem do mangal: organizar e tirar caranguejos nos fins de semana em Bragança - Pará (Vila do Acarajó. In: VII Reunião de Antropologia do mercosul, 2007, Porto Alegre - RS. Desafios Antropologicos. Porto Alegre - RS: UFRGS, 2007. v. 1. p. 8-97.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Na Friadagem do Mangal: organizar e tirar caranguejos nos fins de semana em Bragança - Pará (Vila do Acarajó). In: 59ª Reunião anual da SBPC: Amazônia Desafio Nacional, 2007, Belém - Pará. Programa de pôsteres. Belém - Pará: UFPA, 2007. p. 1-118.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Entre Mares, Rios e Manguezais de Bragança: Resultado de Pesquisa Científica. In: Navegando entre o rio e a floresta: Ensino, Pesquisa e Extensão:reflexões e práticas científico-acadêmicas, 2007, Ponta de Pedras. Caderno de resumos e Programação. Belém - Pará: Kleber Romano, 2007. p. 5-47.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Um "Olhar" sobre a Reserva extrativista Caeté-Taperaçu. In: X Encontro nacional do IFNOPAP, 2006, Bragança. caderno de resumos e programação. Belém: UFPA, 2006. v. 1.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . "Ele é quase caranguejo": uma etnografia da organização dos tiradores de caranguejos da Vila do Acarajó-Bragança-Parà. In: X Encontro Nacional do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense, 2006, Bragança. Caderno de resumos e programação. Belém: ufpa, 2006. v. 1.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . A utilização dos Manguezais pelas comunidades amazônicas do século XVIII. In: I Encontro Regional Norte de História: Amazônia Fronteiras da História, 1998, Belém-PA. Anais Universidtários. Belém: Universidade Federal do Pará, 1998.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . A Tiração de Caranguejos nos Fins de Semana e o Comprometimento da Biodiversidade. Amazônia , 2008.
-
REIS, Maria Regina Ribeiro ; Cardoso, Denise Machado . O Trabalho de Homens e de Mulheres em Acarajó: Bragança/Pará. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . A pesquisa de campo: uma descoberta criativa. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Os (Des) caminhos da pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
REIS, Maria Regina Ribeiro . Manual de Procedimentos para o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 2009 (Desenvolvimento de Material didático ou institucional - manual de instrução).
Outras produções
REIS, Maria Regina Ribeiro . Participaçào do Projeto "Universidade Solidária" do Governo Federal. 1998.
REIS, Maria Regina Ribeiro . Levantamento Histórico do Uso Social dos Manguezais pelas Comunidades Autoctones Setecentistas no período de 1750-1808. 1998.
REIS, Maria Regina Ribeiro . O Trabalho de Campo como Descoberta e Criação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
REIS, Maria Regina Ribeiro . O Bondinho Turístico da Cidade de Belém: possibilidades de revitalização do centro. 2007. (Relatório de pesquisa).
REIS, Maria Regina Ribeiro . Um "olhar" sobre a Reserva Extrativista caeté-Taperaçu. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REIS, Maria Regina Ribeiro . Trabalho, Direito e Saberes Tradicionais: uma reflexão crítica. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
REIS, Maria Regina Ribeiro ; Adson, Augusto e Kelves . Do retumbão ao Altar. 2010. Vídeo.
REIS, Maria Regina Ribeiro . A importância da Fotografia na Construção do Olhar Etnografico. 2007. Fotografia.
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2014
Travesseiros, Redes e Conchas: Organização e Comércio de Ostras em Area de Resex's, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Ribeiro Reis - Coordenador.
-
2010 - Atual
Educação, tecnologia e Informação, Descrição: Este projeto visa inserir os alunos da rede estadual de ensino na iniciação científica com o objetivo de torna-los cidadãos críticos no que tange ao uso de tecnologias e novas tecnologias para produçaõ de textos ou histórias relacionadas a programas de rádio, televisão, documentários e filmes para uma relação referentes a textos teóricos e textos visual e sonoro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Regina Ribeiro Reis - Coordenador.
-
2003 - Atual
Projeto RENAS III, Descrição: Esta nova fase do Projeto RENAS,emerge da realidade amazônica em comunidades pesqueiras como exemplo de ocupação humana, a partir de pesquisas de campo e respectivas atividades de extensão realizadas em áreas consteiras, ribierinhas e estuarina do Médio e Beixo Amazônas e no litoral do Nordeste Paraense pela equipe do Projeto RENAS. Tais áreas geográficas com seus perticularismos sociais e ecológicos, apresentam aspectos que suscitam produção, sistematização e distribuição de conhecimentos já produzidos, cujos temas estão presentes na base da vida cotidiana das populações nativas e migrantes que compõe os seus respectivos cenários sociais e ambientais. De modo geral, pretende-se elaborar documentos cientificos e outras formas de difusão para as comunidades pesqueiras e grande público, a partir da sistematização da informação e dos conhecimentos gerados por pesquisadores que trabalham com questões relacionadas, direta e indiretamente, às populações ribeirinhas, lacustres e litorâneas da Amazônia. Os referidos documentos terão metodologia propria envolvendo os cinco Cmponentes Cientificos propostos para esta etapa (2003-2006).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Regina Ribeiro Reis - Coordenador.
-
1997 - 1998
Projeto MADAM, Descrição: O Projeto MADAM teve por objetivos levantar, descrever e analisar as diferentes formas de uso que as populações costeiras da Amazônia fazem do ecossitema manguezal, desde o Município de Colares até o Municipio de Vizeu, como resgate das modalidades de uso, manejo, organização do trabalhom destino da produção resultate desse trabalho e as relações sociais e ambientais engendradas nessa relação entre homem e seu meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Regina Ribeiro Reis - Coordenador.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Secretaria de Educação do Estado do Pará - SEDUC. , Rodovia: Augusto Montenegro s\n, Tapanã, 66000000 - Belem, PA - Brasil, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 60
2008 - Atual
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Estatutária, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 26
2007 - 2009
Universidade Federal do ParáVínculo: contratato temporário, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações:
Aprovada em 1º lugar
Atividades
-
08/2008
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Jurídica
-
08/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Sociologia
-
05/2007
Ensino, Ciências Sociais Bach, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos e Técnicas de Pesquisa I e II, Introdução à Metodologia das Ciências Sociais
-
01/2008 - 01/2008
Ensino, Letras - Campus de Bragança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Brasileira
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia aplicada à nutrição
-
07/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia - Campus Bragança, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I, Tecnologias em Educação Ambiental para o curriculum escolar
-
05/2007 - 06/2007
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
2005 - 2005
FACULDADE DE BELÉMVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ASSISTENTE I, Carga horária: 4
Atividades
-
05/2005 - 08/2005
Ensino, Sociologia das Organizações, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das Organizações
2004 - 2011
Faculdade de Estudos Avançados do ParáVínculo: Assistente I, Enquadramento Funcional: PROFESSOR Mestre, Carga horária: 30
Outras informações:
Professora dos Cursos de Turismo, Comunicação Social, Ciências Contabeis, Administração de Empresas, Sistemas de Informação, Design Gráfico. Lecionando as disciplinas Sociologia das Organizações e Sociologia Aplicada a Comunicação Social, Folclore e Cultura Popular, Antropologia Cultural, Metodologia do Trabalho Científico, Jornalismo Político e tc...
Atividades
-
05/2004
Ensino, Turismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa em Turismo II, Folclore e Cultura Popular
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Comunicação Social - ênfase em Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura brasileira, Metodologia aplicada à comunicação, Sociologia aplicada à comunicação
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Ciências contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia das organizações
-
02/2008 - 06/2008
Ensino, Comunicação social - ênfase publi. e propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia aplicada à comunicação
2004 - 2005
FACULDADE PAN AMAZONICA DO PARÁVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Especialista, Carga horária: 8
Atividades
-
03/2004
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Trabalho Cientifico, Sociedade de Mercado, Antropologia Cultural
2001 - 2004
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAUVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ESPECIALISTA, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2002
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Motodologia do Trabalho Cientifico, Politica Educacional e Social
2003 - Atual
Museu Paraense Emílio GoeldiVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado Projeto RENAS, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto RENAS III
1997 - 1998
Museu Paraense Emílio GoeldiVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista de Apoio Técnico (nível superior), Carga horária: 40
Atividades
-
02/1997 - 08/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Ministério de Ciência e Tecnologia, Departamento de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
2012 - Atual
Escola do Governo do Estado do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor facilitador, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Regina Ribeiro Reis e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?