Marcela Mariana de Almeida Ribeiro

Graduada em Farmácia com mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, pós-graduação em Assuntos Regulatórios e Tecnologias Industriais Farmacêuticas. Farmacêutica no NIT da UFRJ, a Agência UFRJ de Inovação, desde 2015 atuando em Propriedade Industrial nas áreas de patentes e marcas. Experiência em indústria farmacêutica nas áreas de Assuntos Regulatórios, Farmacovigilância e SAC.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CARTILHA DE INSTRUÇÕES PARA O ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO: ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA LEI DA BIODIVERSIDADE PARA OS SERVIDORES DA UFRJ, Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Flávia Lima do Carmo

Especialização em Tecnologias Industriais Farmacêuticas

2014 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Mapeamento e análise dos pedidos de patentes nacionais depositados pelas universidades públicas do Rio de Janeiro
Orientador: Wanise Borges Gouvea Barroso

Especialização em Assuntos Regulatórios

2009 - 2011

instituto de Ciências, Tecnologia e Qualidade Industrial
Título: VISÃO ATUAL: REGISTRO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL Registro de Fitoterápicos de acordo com a RDC 14, de 31 de março de 2010
Orientador: Drª Jennifer Mello Kipper

Graduação em Farmácia

2004 - 2008

Universidade Estácio de Sá
Título: Caracterização da recuperação de nifedipina em pele suína
Orientador: Ana Karla De Santis

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso Avançado de Patentes. (Carga horária: 150h). , World Intellectual Property Organization, WIPO, Suiça.

2018 - 2018

Oficina de PCT. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2017 - 2017

Gestão de Marcas. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2017 - 2017

Oficina de Software. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2016 - 2016

Busca e Redação de Patentes em Biotecnologia. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Extensão em Propriedade Industrial. (Carga horária: 32h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2015 - 2015

Curso Intermediário de Marcas. (Carga horária: 8h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2015 - 2015

Curso Geral de Propriedade Intelectual. (Carga horária: 75h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2015 - 2015

Contratos de Tecnologia. (Carga horária: 4h). , Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, Brasil.

2013 - 2013

Certificação Básica em Pesquisa Clínica. (Carga horária: 30h). , Optionlearning, -, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Assuntos Regulatórios.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Farmacovigilância.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Hospitalar.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

12º FORTEC. 2018. (Encontro).

Fórum NIT Roche - Todos Juntos pela Ciência. 2017. (Encontro).

VII ProspeCT&I - Congresso Internacional do PROFNIT. 2017. (Congresso).

IX ENAPID e VI ProspeCT&I. 2016. (Encontro).

9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos. 2015. (Encontro).

XVII Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia _. 2015. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Robson Roney Bernardo

BERNARDO, R. R.; SANTIS, A. K.; MOURA, Regina Braga de. Caracterização da recuperação de Nifedipina em pele suína. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estácio de Sá.

Flávia Lima do Carmo

OLIVEIRA, D. R.; ANGELI, R.;CARMO, F. L.. Cartilha de Instruções para Acesso ao Patrimônio Genético - orientações sobre a nova Lei da Biodiversidade para os servidores da UFRJ. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFNIT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Flávia Lima do Carmo

CARMO, F. L.; ANGELI, R.; OLIVEIRA, D. R.. CARTILHA DE INSTRUÇÕES PARA O ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO ? ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA LEI DA BIODIVERSIDADE PARA OS USUÁRIOS DA UFRJ.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFNIT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wanise Borges Gouvea Barroso

BARROSO, Wanise Borges Gouvea; TEIXEIRA, B. M.; COSTA, Marilia dos Santos; NORTE, L. C.. Mapeamento e análise dos pedidos de patente nacionais depositados pelas universidades públicas do Rio de Janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Esp. Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Instituto de Tecnologia em Farmacos.

Wanise Borges Gouvea Barroso

BARROSO, W. B. G.. Mapeamento e análise dos pedido e patentes nacionais depositados pelas universidades públicas do Rio de Janeiro. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Esp. Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Instituto de Tecnologia em Farmacos.

Luciana Carreiras Norte

RIBEIRO, M. M. A.; BARROSO, W.; TEIXEIRA, B. M.; COSTA, M.;NORTE, L. C.. MAPEAMENTO E ANÁLISE DOS PEDIDOS DE PATENTE NACIONAIS DEPOSITADOS PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Tecnologias Industrial Farmacêut) - INSTITUTO DE TECNOLOGIA EM FÁRMACOS FARMANGUINHOS ? FIOCRUZ.

Renata Angeli

CARMO, F.; OLIVEIRA, D.;ANGELI, R.. CARTILHA DE INSTRUÇÕES PARA O ACESSO AO PATRIMÔNIO GENÉTICO ? ORIENTAÇÕES SOBRE A NOVA LEI DA BIODIVERSIDADE PARA OS SERVIDORES DA UFRJ. 2018. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TEC) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Renata Angeli

RIBEIRO, M. M. A.;ANGELI, R.; CARMO, F.; OLIVEIRA, D.. Cartilha de Instruções para o Acesso ao Patrimônio Genético - Orientações sobre a Nova Lei de Biodiversidade para os Usuários da UFRJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFNIT) - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnol.

Danilo Ribeiro de Oliveira

OLIVEIRA, DANILO R. DE; ANGELI, R.;CARMO, F.. Cartilha de Instruções para Acesso ao Patrimônio Genético - Orientações sobre a Nova Lei da Biodiversidade para Servidores da UFRJ. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual - PROFINIT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Danilo Ribeiro de Oliveira

OLIVEIRA, DANILO RIBEIRO DECARMO, F.; ANGELI, R.. Cartilha de Instruções para o acesso ao patrimônio genético - Orientações sobre a Nova Lei da Biodiversidade para os usuários da UFRJ. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual - PROFINIT) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Flávia Lima do Carmo

Prospecção Tecnológica e de mercado de produtos cosméticos derivados da flora brasileira; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Profnit) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Flávia Lima do Carmo;

Wanise Borges Gouvea Barroso

Mapeamento de pedidos de patentes referentes a novos medicamentos para o tratamento da hepatite c e o impacto dessas patentes na saúde; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Esp; Tecnologias Industriais Farmacêuticas) - Instituto de Tecnologia em Farmacos; Orientador: Wanise Borges Gouvea Barroso;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica - Propriedade Industrial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Avaliação das invenções nas áreas de farmácia, alimentos, biotecnologia e veterinária considerando os critérios de patenteabilidade, estágio de desenvolvimento e risco relativo à propriedade intelectual; revisão de documentos técnicos solicitados pelo INPI; orientação aos pesquisadores quanto aos desdobramentos da pesquisa e formas de divulgação e proteção da mesma; suporte à busca e redação de patentes; gestão de patentes e marcas e realização de palestras sobre propriedade intelectual. Conhecimento em ferramentas de busca de patentes.

  • 2013 - 2014

    Laboratórios Bago do Brasil

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ass Regulatórios e Farmacovigilância, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Principais atividades em AR: Verificação de publicações em Diários Oficiais, montagem de dossiês de registro e pós-registro de medicamentos, acompanhamentos de processos, atualizações de tabelas, revisão do material de propaganda, revisão de cartuchos, bulas e rótulos, solicitação de preço e acompanhamento da legislação vigente. Em Farmacovigilância: Estruturação do setor, registro e classificação de relatos, elaboração de PFV, PMR e RPF, Notivisa, treinamento de funcionários e atualização do banco de dados.

  • 2011 - 2013

    Farmanguinhos Centro Tecnológico de Medicamentos

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Analista de Qualidade Jr, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Principais atividades: SAC e atividades em Farmacovigilância: fornecimento de informações relacionadas aos produtos, serviços e parcerias, promoção do uso racional de medicamentos, registro e controle dos contatos recebidos, gerenciamento de reclamações, avaliações de tendências de DQ, elaboração de relatórios; atendimento e acompanhamento de relatos de reações adversas, elaboração de relatório periódico de farmacovigilância e participação em treinamentos de farmacovigilância.

  • 2010 - 2012

    UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO 24HS

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Principais atividades: Avaliação do consumo de medicamentos, realização da compra dos medicamentos a serem utilizados e dispensados pela unidade, controle de estoque e documentos, elaboração de planilhas e relatórios; e treinamento de funcionários.