Abraão Alexandre de Souza

Graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2012). Mestrado pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2016) sob a orientação do Dr. Adrian Martin Pohlit. Atualmente aluno de doutorado da Universidade Federal do Amazonas-UFAM sob orientação do Dr. Adrian Martin Pohlit. A pesquisa de tese está sendo desenvolvida no Laboratório de Princípios Ativos da Amazônia (LAPAAM) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-(INPA).

Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Química

2016 - Atual

Universidade Federal do Amazonas
Título: COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMALÁRICA DE SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DE Andropogon leucostachyus KUNTH (POACEAE) E Croton cajucara BENTH. (EUPHORBIACEAE),
Adrian Martin Pohlit. Coorientador: Zelina Estevam dos Santos Torres. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Síntese Orgânica.

Mestrado em Química

2014 - 2016

Universidade Federal do Amazonas
Título: PRINCÍPIOS ANTIMALÁRICOS DE Croton cajucara BENTH (EUPHORBIACEAE),Ano de Obtenção: 2016
Adrian Martin Pohlit.Coorientador: Zelina Esteves Tôrres. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Croton cajucara; Fitoquimica; Antimaláricos; Estruturas; Elucidação; Plasmodim falciparum. Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica / Especialidade: Síntese Orgânica.

Graduação em Licenciatura Plena em Química

2009 - 2012

Universidade do Estado do Amazonas
Título: Poluição do ambiente por meio dos resíduos gerados no processo de produção da farinha a partir de mandioca (Manihot sp.) e possíveis destinações para esses rejeitos.
Orientador: Maria del Rosario Herrera Velázquez

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de Nr 10 Básico - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. (Carga horária: 160h). , WR Educacional, WRE, Brasil.

2020 - 2020

Introdução em Técnico de Química Industrial. (Carga horária: 80h). , WR Educacional, WRE, Brasil.

2020 - 2020

Curso de Informática Avançada. (Carga horária: 160h). , WR Educacional, WRE, Brasil.

2020 - 2020

Instrumentação e Automação Industrial. (Carga horária: 160h). , WR Educacional, WRE, Brasil.

2015 - 2015

"Desmistificando a RMN: uma abordagem teórico-prática".. (Carga horária: 40h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2014 - 2014

Técnicas modernas de análises em RMN. (Carga horária: 18h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2014 - 2014

Inglês básico. (Carga horária: 360h). , Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.

2013 - 2013

Doc., Geren. e Disponibilização de dados Biológico. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2013 - 2013

Estrutura da Vegetação. (Carga horária: 64h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Monitoria. (Carga horária: 216h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2012 - 2012

Metabólitos secundários de Plantas. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2010 - 2010

Quimoinformática. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Química dos Produtos Naturais.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

Organização de eventos

SOUZA, A. A. . II SIMPOSIO SOBRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. 2012. (Outro).

SOUZA, A. A. . 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas. 2011. (Outro).

Participação em eventos

I ENCONTRO DE QUÍMICA DA REGIÃO NORTE ? SBQ NORTE. 2014. (Simpósio).

65ª Reunião Anual da sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. SÍNDROMES DE DISPERSÃO E PROPRIEDADES GERMINATIVAS DE ESPÉCIES DE VALOR ECONÔMICO NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ (TEFÉ, AMAZONAS).. 2013. (Congresso).

65ª Reunião Anual da sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DE PLANTAS LENHOSAS NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ NO ESTADO DO AMAZONAS.. 2013. (Congresso).

64ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA-SBPC.. SÍNDROMES DE DISPERSÃO DE DIÁSPOROS DE POTENCIAL ECONÔMICO DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ (AMAZONAS).. 2012. (Congresso).

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. ATIVIDADE FÍSICA E PERDA DE PESO. 2012. (Exposição).

II SIMPOSIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.DISPERÇÃO E GERMINAÇÃO DE ESPECIES DE POTENCIAL MADEIREIRO DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ-AM.. 2012. (Simpósio).

SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA.SÍNDROMES DE DISPERSÃO DE DIÁSPOROS DE POTENCIAL ECONÔMICO DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ (AMAZONAS).. 2012. (Outra).

1° SIMPÓSIO DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.PROJETO INVENTÁRIO FLORÍSTICO NO FLONA TEFÉ-AM. 2011. (Simpósio).

8ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NO AMAZONAS.PROPAGAÇÃO DE PSIDIUM ACUTANGULO D.C A PARTIR DE SEMENTES POR MÉTODOS CONVENCIONAIS. 2011. (Outra).

SEMANA NACIONAL DE CIENCIA E TECNOLOGIA.PROPAGAÇÃO DE Psidium acutangulum D.C., a partir de sementes por métodos convencionais. 2010. (Outra).

SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.PROPAGAÇÃO DE FRUTOS CULTIVADOS NO BRASIL-araçá-boi.I. 2010. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Leonardo da Silveira Rodrigues

RODRIGUES, L. S.. Poluição do ambiente por meio dos resíduos gerados no processo de produção de farinha a partir da mandioca (Manihot sp.) e possíveis destinações para esses rejeitos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Amazonas.

Adrian Martin Pohlit

POHLIT, Adrian Martin. Princípios antimaláricos de Croton cajucara Benth. (Euphorbiaceae). 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Adrian Martin Pohlit

POHLIT, Adrian Martin; LIMA, M. P.;NUNOMURA, S. M.. Estudo fitoquímico de Sacaca (Croton cajucara Benth.) e isolamento de substâncias antimaláricas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pos-Graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Eloá Arévalo Gomes Fraga

Arévalo, Eloá Gomes; VELASQUEZ, M. R. H.; FREIRE, G. Q.. Poluição do Ambiente por emio de resíduos gerados no processo de produção de farinha de mandioca (Manihot sp.) e possíveis destinações para esses rejeitos.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Amazonas.

Mariangela de Burgos Martins de Azevedo

Pohlit Adrian;de AzevedoDe AZEVEDO M. B. M. ou DEAZEVEDO MBM. . Princípios antimaláricos de Croton cajucara Benth. (Euphorbiaceae).. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

MARIA DA PAZ LIMA

POHLIT, Adrian Martin;LIMA, M. P.; AZEVEDO, M. B.. Princípios antimaláricos de Croton cajucara Benth (Euphorbiace). 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

MARIA DA PAZ LIMA

LIMA, MARIA DA PAZ; NUNES, Ceccilia V; NUNOMURA, R. C. S.. Estudo da composição química, semissíntese a partir de substâncias isoladas e avaliação da atividade antimalárica in vitro e in vivo de Andropogon leucostachyus Kunth (Poaceae) e Croton cajucara Benth. (Euphorbiaceae). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Patrícia de Souza Pinto Hidalgo

POHLIT, Adrian Martin; NUNOMURA, SERGIO; Aquino, P. F.;HIDALGO, P.S.P.. 'Composição química e avaliação da atividade antimalárica de compostos isolados de Andropogon leucostachyus Kunth (Poaceae) e Croton cajucara Benth (Euphorbiaceae).. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Cecilia Veronica Núñez

LIMA, Maria da Paz; NUNOMURA, R. C. S.;NUNEZ, C.V.. Composição química e avaliação da atividade antimalárica de substâncias isoladas de Andropogon leucostachyus Kunth. (Poaceae) e Croton cajucara Benth. (Euphorbiaceae). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Priscila Ferreira de Aquino

NUNOMURA, S. M.;AQUINO, P. F.; HIDALGO, P. S. P.. Composição química e avaliação da atividade antimalárica de componentes isolados de Andropogon leucostachyus Kunth (POACEAE) e Croton cajucara BENTH (EUPHORBIACEAE). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Foi orientado por

Afonso Celso Candeira Valois

PROPAGAÇÃO DE Psidium acutangulum DC; A PARTIR DE SEMENTES POR MÉTODOS CONVENCIONAIS; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade do Estado do Amazonas/Centro de Estudos Superiores de Tefé, FAPEAM; Orientador: Afonso Celso Candeira Valois;

María del Rosario Herrera Velázquez

Utilizaçao de residuos como fonte de enregia; Início: 2012; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade do Estado do Amazonas; (Orientador);

Adrian Martin Pohlit

Princípios antimaláricos de Croton cajucara Benth; (Euphorbiaceae); 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Adrian Martin Pohlit;

Adrian Martin Pohlit

Atividades técnicas em laboratório de química de produtos naturais; 2016; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Adrian Martin Pohlit;

Zelina Estevam dos Santos Torres

Princípios antimaláricos de Croton cajucara Benth; (Euphorbiaceae); 2016; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Amazonas; Coorientador: Zelina Estevam dos Santos Torres;

Luciane Lopes de Souza

DISPERSÃO E GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DE POTENCIAL MADEIREIRO DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ (AMAZONAS); ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas; Orientador: Luciane Lopes de Souza;

Luciane Lopes de Souza

LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FENOLÓGICO DE PLANTAS LENHOSAS NA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ NO ESTADO DO AMAZONAS; ; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas; Orientador: Luciane Lopes de Souza;

Produções bibliográficas

  • Silva, F.M.A. ; HANNA, A. C. S. ; SOUZA, A. A. ; SILVA FILHO, F. A. ; CANHOTO, O. M. F. ; MAGALHAES, A. ; BENEVIDES, P. J. C. ; AZEVEDO, M. B. M. ; SIANI, A. C. ; POHLIT, A. M. ; SOUZA, A. D. L. ; KOOLEN, H. H. F. . Integrative Analysis Based on HPLC-DAD-MS/MS and NMR of Bertholletia excelsa Bark Biomass Residues: Determination of Ellagic Derivatives. JOURNAL OF THE BRAZILIAN CHEMICAL SOCIETY , v. 30, p. 830-836, 2018.

Outras produções

SOUZA, A. A. . A Ciência através do Tempo. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    COMPOSIÇÃO QUÍMICA E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMALÁRICA DE SUBSTÂNCIAS ISOLADAS DE Andropogon leucostachyus KUNTH (POACEAE) E Croton cajucara BENTH. (EUPHORBIACEAE), Descrição: O presente trabalho contempla o isolamento de substâncias, inéditas ou não, com potencial antimalárico, obtenção de novos compostos via semissintese orgânica para estruturas mais ativas e contribuição com o conhecimento farmacológico referente à atividade antimalárica de plantas para o tratamento da malária, na Região Amazônica com testes in vitro contra P. falciparum e in vivo contra P. berghei.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador / Zelina Estevam Tôrres - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Novas substâncias antimaláricas com potencial de droga a partir da flora Amazônica (CNPq 312042/2014-0), Descrição: Serão realizados estudos fitoquímicos inéditos com plantas (antimaláricas utilizadas na medicina tradicional local) que, de acordo com estudos preliminares no LAPAAM, exibem extratos com comprovada atividade antiplasmódica in vitro ou in vivo em modelo de roedor. Os isolamentos de substâncias desses extratos ativos deverão ser bioguiados utilizando screening in vitro para atividade antiplasmódica para garantir o isolamento dos princípios ativos antimaláricos. Substâncias com atividade in vitro contra cepas padronizadas de Plasmodium falciparum serão testadas in vivo em malária de roedores (Plasmodium berghei e P. yoelii). Substâncias que tem atividade significativa in vitro e in vivo nesses ensaios deverão ser testadas contra cepas clínicas (diretamente obtidas de pacientes) de P. falciparum e P. vivax (cultura limitada) da FMT-HVD. Também, entre vários métodos já dominados a nível experimental pelos colaboradores desse projeto para avaliar a transmissão de Plasmodium spp. [P. falciparum, P. vivax (de sangue humano), P. berghei (de ratos), P. gallinaceum (de galinhas)], deve ser aprimorado método que permitirá testar diversos produtos naturais isolados de plantas antimaláricas, com a finalidade de descobrir novas substâncias gametocidas e de bloqueio de transmissão da malária. Também, substâncias deverão ser testadas em colaboração para estabelecer sua atividade contra a formação de oocistos (etapa sexuada do Plasmodium, no mosquito) e também para avaliar seus efeitos anti-esporozoítos e contra a infecção hepática da malária. O metabolismo das substâncias antimaláricas deverá ser estudado em células hepáticas (HepG2) inclusive a parte de expressão gênica para avaliar a resposta do Plasmodium às substâncias. Também, o metabolismo das substâncias por HepG2 ou outros métodos, deverá ser estudado em sistemas in vitro e in vivo. Também, deverá ser estudada a farmacocinética das substâncias mais promissoras. A finalidade desse projeto é de descobrir novas substâncias antimaláricas com potencial uso como drogas, a partir das plantas Amazônicas utilizadas tradicionalmente contra a malária. Especificamente, objetiva-se isolar 4-nerolidilcatecol da raiz de Piper peltatum, os quassinóides isobruceina B e neosergeolida e alcaloides de Picrolemma sprucei, elipticina de Aspidosperma vargasii, 6-acetoxigedunina e outros limonóides de Carapa guianensis, similikalactonas e alcaloides de Quassia amara. Em estudos fitoquímicos inéditos no LAPAAM, pretende-se também isolar novas substâncias antimaláricas de Aspidosperma, Bonamia, Couma, Croton, Geissospermum, Xylopia, Zanthoxylum spp.. A partir de substâncias cujo isolamento já é efetuado em escala de dezenas a centenas de miligramas (4-nerolidilcatecol, elipticina, quassinóides e limonóides) ou substâncias naturais comercializados (substâncias indólicas comerciais), deverão ser preparados derivados semi-sintéticos. Os extratos e frações de plantas e substâncias isoladas deverão ser testados primeiramente para atividade antiplasmódica in vitro contra P. falciparum. Posteriormente, as amostras ativas deverão ser testadas para atividade antiplasmódica in vivo em modelo de roedor e deve ser efetuada avaliação toxicológica das amostras mais promissoras. Em colaboração com grupos das áreas de entomologia, entomologia médica e parasitologia da FMT-HVD, deverá ser desenvolvido modelos para avaliar a atividade anti-gametocida e de bloqueio de transmissão de Plasmodium para mosquitos por parte de antimaláricos comerciais, bem como os produtos naturais purificados e seus derivados. Também em colaboração multi-disciplinar, deverá ser desenvolvido modelo para testar atividade anti-esporozoito de Plasmodium em hepatócitos de antimaláricos comerciais e das substâncias purificadas de plantas e seus derivados semi-sintéticos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (6) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador.

  • 2014 - 2016

    PRINCÍPIOS ANTIMALÁRICOS DE Croton cajucara BENTH (EUPHORBIACEAE), Descrição: Identificar substâncias com princípios ativos anti-maláricos, com utilização de técnicas para o isolamento de tais moléculas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Coordenador / Adrian Martin Pohlit - Integrante.

  • 2014 - Atual

    MOLECURA-Micromoléculas Antimaláricas de Espécies Nativas e Resíduos Amazônicos (CNPq 461971/2014-3), Descrição: A Amazônia é região endêmica da malária e conta com 99% dos casos brasileiros. Devido à resistência crescente de Plasmodium vivax e P. falciparum aos antimaláricos disponíveis, é urgente a necessidade de descobrir novas drogas. Os antimaláricos mais utilizados (quinolínicos e derivados da artemisinina) devem sua origem a micromoléculas (quinina e artemisinina, respectivamente) obtidas de plantas antimaláricas utilizadas na medicina tradicional. Nos últimos anos, o Laboratório de Princípios Ativos da Amazônia (LAPAAM) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) vem revelando flora Amazônica com atividade antimalárica in vitro e in vivo. Este grupo estuda o cultivo para garantir matéria-prima em escala apropriada (Piper peltata, P. aduncum, etc.). Também, aproveitam-se resíduos vegetais (Carapa spp.) para isolamento de substâncias antimaláricas. Essa abordagem já rendeu a descoberta da atividade antimalárica in vivo em modelo roedor da elipticina, 6-acetoxigedunina e derivado do 4-nerolidilcatecol (4-NC). Para entender melhor a relação atividadeestrutura, é necessário investigar a atividade antimalárica in vitro e in vivo de alcaloides indólicos (derivados do carbazol, da harmalina, etc.), phenylpropanoids (4-NC, dilapiol e derivados) e limonóides (derivados da gedunina), entre outras. No presente Projeto, aproveitando nova infraestrutura de biotério, laboratório temático de química de produtos naturais (LTQPN) no INPA e triagem prévia efetuada para atividade antimalárica in vitro e in vivo, extratos de Xylopia, Croton e Bonamia spp., entre outras, sofrerão fracionamento bioguiado e isolamento dos seus princípios antimaláricos. Também, 4-NC, 6-acetoxigedunina e dilapiol serão extraídos de plantas em escala de grama ou multigrama. Também, serão preparados derivados dessas últimas, bem como alcaloides indólicos como elipticina, carbazol, harmalina, entre outros com a finalidade de otimizar sua atividade antiplasmódica in vitro e in vivo. O objetivo geral é de apresentar substâncias antimaláricas novas a partir de plantas Amazônicas e seus resíduos. Estas substâncias novas, disponíveis em escala, poderão ser lideres para o desenvolvimento de novos antimaláricos. OBJETIVO-Objetivo Geral: Descobrir substâncias antimaláricas novas a partir de plantas Amazônicas e seus resíduos. Objetivos Específicos: Isolar novas substâncias antimaláricas a partir de Xylopia, Croton e Bonamia spp., entre outras, por fracionamento bioguiado; Extrair 4-NC, 6-acetoxigedunina, neosergeolida, isobruceina B e dilapiol em escala de grama ou multi-grama para a preparação de derivados semi-sintéticos e estudos in vitro e in vivo de atividade antimalárica dos derivados. Preparar substâncias indólicas novas a partir de elipticina, carbazol, harmalina, entre outros com a finalidade de explorar ou otimizar sua atividade antimalárica. Descobrir e comprovar a eficácia antimalárica de compostos naturais e semi-sintéticos através de modelos de atividade antimalárica in vitro com P. falciparum e P. vivax, e in vivo em camundongos infectados com P. berghei. Domesticar e cultivar espécies antimaláricas da flora nativa brasileira e gerar dados sobre sua produtividade de biomassa e substâncias antimaláricas em escala (Picrolemma sprucei, Bonamia ferruginea, Piper marginatum, Piper aduncum, Piper peltatum, etc.). RELEVÂNCIA- Comprovação da atividade antimalárica in vitro, seguidade provas de atividade in vivo são etapas usuais no desenvolvimento de novas drogas para a malária.Essas informações geradas nesse Projeto sobre espécies vegetais nativas contribuirão para a ciência de etnofarmacologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (8) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador.

  • 2013 - 2014

    Germinação e recrutamento de quatro espécies arboreas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-RDSM-AM., Descrição: Investigou-se o potencial de germinação em ambiente controlado e em casa de germinação, simulando os fatores de influencia, como: luz e nível de água. Com recrutamento de quatro espécies de importância relevante para a manutenção das florestas alagáveis da região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá-RDSM-AM.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Coordenador / Auristela dos Santos Concerva - Integrante.

  • 2012 - 2013

    DISPERSÃO E GERMINAÇÃO DE ESPÉCIES DE POTENCIAL MADEIREIRO DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ (TEFÉ, AMAZONAS)., Descrição: A pesquisa procurou focar os processos germinativos e os mecanismos de dispersão dos frutos ou diasporos de especies de potencial economicamente exploradas do médio solimões na região da FLONA-Tefé.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Integrante / Luciane Lopes de Souza - Coordenador / Vanielle Medeiros Vicente - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2011 - 2015

    NOSSAPLAM-Núcleo de Novas Safras e Substâncias Ativas em Escala Multigrama de Plantas Amazônicas (FAPEAM/PRONEX), Descrição: Serão feitas pesquisas agronômicas, químicas e farmacológicas nas cadeias rodutivas de algumas espécies vegetais. As espécies vegetais possuem estudos biológicos e/ou químicos prévios que demonstram seu potencial medicinal no combate à malária humana e no combate a mosquitos vetores de doenças regionais como malária e dengue hemorrágica. Nos trabalhos de propagação vegetal e cultivo, o interesse será em obter informações sobre a sazonalidade da produção de biomassa vegetal ao longo do ciclo de vida/cultivo. Também, a sazonalidade da produção de insumos químicos (extratos, óleos essenciais, princípios ativos importantes) por essas espécies ao longo do ciclo de vida/cultivo deverá ser estudada utilizando métodos laboratoriais usuais, bem como caracterização e quantificação por CLAE-DAD, CLAE-Indice de Refração (com equipamento a ser adquirido pelo Núcleo na atual proposta) e LC-ESI-HRMS. Em paralelo, deverão ser efetuados estudos sobre o isolamento de princípios ativos em escala de grama e multi-grama a partir dessas espécies e de outras espécies cujos cultivos ou cadeias produtivas já foram estabelecidos em trabalhos anteriores. A partir de princípios ativos isolados serão preparados derivados semi-sintéticos utilizando transformações químicas. Os extratos, substâncias isoladas e seus derivados semi-sintéticos serão testados para atividade antimalárica (in vitro e in vivo contra Plasmodium spp.), larvicida e adulticida em mosquitos (em Aedes e Anopheles) e algumas outras atividades biológicas, como citotóxica, antioxidante, hemolítica com a finalidade de caracterizar seu potencial de utilidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (7) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Integrante / Adrian Martin Pohlit - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    LEVANTAMENTO FLORISTICO DE PLANTAS LENHOSAS DA FLORESTA NACIONAL DE TEFÉ NO ESTADO DO AMAZONAS, Descrição: O presente trabalho cuidou de um levantamento do potencial economico das arvores de terra firme da FLONA-Tefé-AM. No qual consistiu em tres hectares de terra firme quadrantes de 100x100, inventariou-se 447 individuos distribuidas em 27 familias 44 generos e 72 espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Coordenador / Luciane Lopes de Souza - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    PROPAGAÇÃO DE Psidium acutangulum D.C., POR METODOS CONVENCIONAIS, Descrição: O presente projeto tratou-se da analise do potencial de germinação e propagação de plantas comestivéis, porém delimitando-se em apenas uma espécie, Psidium acutangulum D.C, foi desenvolvida no Centro de Estudos Superiores de Tefé, no laboratorio de biologia, em viveiros e a campo, com um bom rendimento no percentual germinativo e adaptativo em diferentes substratos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Abraao Alexandre de Souza - Coordenador / Afonso Celso Candeira Valois - Integrante / Reinaldo Trujillo Sanchez - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Orientando de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O presente trabalho contempla o isolamento de substâncias, inéditas ou não, com potencial antimalárico, obtenção de novos compostos via semissintese orgânica para estruturas mais ativas e contribuição com o conhecimento farmacológico referente à atividade antimalárica de plantas para o tratamento da malária, na Região Amazônica com testes in vitro contra P. falciparum e in vivo contra P. berghei.

2014 - 2016

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O presente trabalho avaliou o potencial antimalárico de Croton cajucara a partir de substâncias isoladas de extratos clorofórmico e etanólico, obtenção de um novo composto via semissintese e contribuição ao conhecimento farmacológico referente à atividade antimalárica de plantas para o tratamento da malária, na Região Amazônica com testes in vitro contra P. falciparum e in vivo frente ao Plasmodium berghei.

2016 - Atual

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Orientando de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O presente trabalho contempla o isolamento de substâncias, inéditas ou não, com potencial antimalárico, obtenção de novos compostos via semissintese orgânica para estruturas mais ativas e contribuição com o conhecimento farmacológico referente à atividade antimalárica de plantas para o tratamento da malária, na Região Amazônica com testes in vitro contra P. falciparum e in vivo contra P. berghei.

2014 - 2016

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Vínculo: Mestrando de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O presente trabalho avaliou o potencial antimalárico de Croton cajucara a partir de substâncias isoladas de extratos clorofórmico e etanólico, obtenção de um novo composto via semissintese e contribuição ao conhecimento farmacológico referente à atividade antimalárica de plantas para o tratamento da malária, na Região Amazônica com testes in vitro contra P. falciparum e in vivo frente ao Plasmodium berghei.

2012 - 2013

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: BOLSISTA DO CNPQ, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DO CNPQ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DO PAIC/FAPEAM, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA DO PAIC/FAPEAM, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - 2017

Centro de Biotecnologia do Amazonas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IMETRO/PRONAMETRO DCT 5A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atuar como técnico no laboratório de química do CBA, no desenvolvimento de padrões por HPLC de substâncias isoladas a partir espécies de plantas de relevância comercial para a região Amazônica.

2013 - 2014

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador bolsista graduado-OS/MCTI, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2013 - 02/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.,Linhas de pesquisa