Mário Adonis Silva
Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1988) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018). Professor adjunto no ICED - Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste Pará. Coordenador do curso de pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará a ser ofertado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA (Superintendência do Oeste do Pará, sediada em Santarém/PA), financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA; integrou a comissão de avaliação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Filosofia da Educação, Teoria do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Educação do Campo Multidimensionalidade Humana, Religiosidade e Escolarização, Educação Integral e Formação Docente.
Informações coletadas do Lattes em 12/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2016 - 2018
Universidade Federal do Oeste do Pará
Título: A Educação Integral Diante do Histórico Conflito Religiosidade e Escolarização,Ano de Obtenção: 2018
Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares.Coorientador: Prof. Dr. Anselmo Alencar Colares. Palavras-chave: Educação Integral, Formação Docente, Religiosidade.
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia
1983 - 1988
Universidade Federal do Pará
Título: Um Estudo sobre a Escolerização dos Meninos de rua em Santarém
Orientador: Prof. Adelino Ferranti
Formação complementar
2018 - 2018
Curso Livre O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2016 - 2016
Marxismo e Educação. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
2005 - 2005
Capacitação em desen. territorial sustentável. (Carga horária: 48h). , Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, CONTAG, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Antropologia Pedagógica. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1996 - 1996
Planejamento e Desenvolvimento Comunitário. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Curso de Atualização. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC/PA, Brasil.
1995 - 1995
O Ensino de História - novos paradigmas para o ens. (Carga horária: 8h). , Livraria Ática, ATICA, Brasil.
1986 - 1986
Redação administrativa aliada à gramática. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
1985 - 1985
Comunicação em sala de aula: lições escondidas. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.
1984 - 1984
Fundamentos de Educação II. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado de Educação do Pará, SEDUC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do Campo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Religião e Educação.
Organização de eventos
SILVA, M. A. . Seminário de Pesquisa, Docência e Gestão Escolar. 2014. (Outro).
SILVA, M. A. . Palestra Sobre o Curso de Pedagogia. 1998. (Outro).
SILVA, M. A. . Palestra sobre Ética Profissional. 1997. (Outro).
Participação em eventos
Debate "Poder e Democracia nas Universidades Públicas". 2018. (Outra).
I Seminário de Educação no/do Campo.Política, Financiamento e Educação Superior Pública no Baixo Amazonas. 2018. (Seminário).
VII Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Pará.A Importância da Religiosidade na Formação Docente. 2018. (Seminário).
III ENCONTRO DA REDE DE PESQUISADORES UNICAMP/UNIR/UFOPA DO PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD/CAPES).A Pesquisa Educacional na Amazônia. 2016. (Encontro).
Minicurso "A Análise de Conteúdo na Pesquisa em Educação: da teeoria à práirca àoria.A análise de Conteúdo na Pesquisa em Educação: da Teoria à Prática.. 2016. (Outra).
Palestra.Trabalho e Educação: o debate no HISTEDBR. 2016. (Outra).
Roda de Conversa.Conjuntura Político-Econômica e a Reforma do Ensio Médio. 2016. (Outra).
Roda de Conversa.Caminhos e Descaminhos da Interdisciplinaridade. 2016. (Outra).
V FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.Elaboração do Plano Municipal de Educação 2016-2025. 2015. (Encontro).
Seminário de Pesquisa, Docência e Gestão Escolar.Gestão Escolar. 2014. (Seminário).
Colóquio da Área de Concentração de Fundamentos da Ciência da Religão.Fundamentos da Ciência da Religião. 2010. (Outra).
Colóquio Religião e Campo Simbólico.Religião e Campo Simbólico. 2010. (Outra).
Colóquio Religião e Sociedade.Surdos numa sala de concertos: a religião como objeto das Ciências Sociais. 2010. (Outra).
II SIMPÓSIO LUSO BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO E CIÊNCIAS DA RELIGIÃO.A religião na modernidade e pós modernidade: interfaces, novos discursos e linguagens. 2010. (Simpósio).
UM SÉCULO DE PENTECOSTALISMO NO BRASIL.UM SÉCULO DE PENTECOSTALISMO NO BRASIL. 2010. (Simpósio).
I JORNADA DE INTEGRAÇÃO: PESQUISA, ENSINO E EXTEENSÃO.Ciência da Educação. 2009. (Outra).
I Jornada Universitária de Ensino, Pesquisa e Extensão: Educação e Meio Ambiente.Projeto Alfabetização no Oeste do Pará. 2008. (Outra).
Encontro de Formação do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO.O Método Paulo Freire e a Alfabetização de Jovens e Adultos. 2007. (Encontro).
Seminário Estadual de Educação do Campo.Educação e Diversidade no Campo. 2005. (Seminário).
I Ciclo de Palestra e Debates sobre TCC/Monografia.TCC/Monografia: Fundamentação teórico-metodológica para a elaboração e critérios avaliativos. 2004. (Encontro).
I SIMPÓSIO DO NÚCLEO DE POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO.POLÍTICAS E GESTÃO PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DESAFIOS DO MUNDO GLOBALIZADO. 2004. (Outra).
Encontro 2003 de Interiorização Universidade Multi-campi: Ações e Perspectivas.Autonomia Administrativa e Acadêmica dos Campi. 2003. (Encontro).
Encontro 2003 de Interiorização Universidade Multi-campi: Ações e Perspectivas.Universidade Multi-campi: Ações e Perspectivas. 2003. (Encontro).
I Fórum das Instituições de Ensino Superior de Santarém e o Projeto LBA.Uma Parceria Estratégica para a Amazônia. 2003. (Outra).
I Seminário Aberto da História da Educação Brasileira.Coordenador do Seminário. 2001. (Seminário).
I Seminário Ética e Cidadania.Ética e Cidadania. 2001. (Seminário).
I Seminário Ética e Educação.Ética e Educação. 2001. (Seminário).
IV Jornada Acadêmica de Pedagogia."A Ética na Pedagogia: A valorização do educador. 2001. (Outra).
PROJETO JUSTIÇA E COMUNIDADE: A PARCERIA QUE DÁ CERTO.Apoio na realização de ações de cunho sócio-jurídico- assistencial. 2001. (Outra).
Seminário Regional de Avaliação e Planejamento da UFPA. 2001. (Seminário).
VI Encontro Municipal dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).
I Seminário de Divulgação do Científica do Curso de Pedagogia.Coordenação de mesa. 2000. (Seminário).
Seminário "500 anos de História Mal Contada"."Considerações sobre a Evolução da historiografia no mundo Oriental" e "Uma História Mal Contada". 2000. (Seminário).
Seminário "Caos, Ordem e Progresso. 2000. (Seminário).
Seminário 500 anos: uma história a ser contada. 2000. (Seminário).
A Amazônia e a Acumulação Mundial: Os Desafios da Universidade. 1999. (Seminário).
II Seminário Aberto Sobre Avaliação Educacional. 1999. (Seminário).
I Seminário Aberto Sobre Avaliação Educacional. 1999. (Seminário).
IV Encontro Municipal dos Esdutantes de Pedagogia - EMEPe.A Crise Ética na Sociedade Atual: Enfoques para a Educação. 1999. (Encontro).
IV Jornada Acadêmica de Pedagogia.A Ética na Pedagogia: A Valorização do(a) Educador(a). 1998. (Outra).
Semana de Formação Profissional.O Curso de Pedagogia e o Mercado de Trabalho. 1998. (Outra).
III Workshop de Avaliação Instituciona das Universidades Nordeste e Norte. 1997. (Outra).
IV Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa "História Sociedade e Educação no Brasil".Levantamento de Fontes e Alguns Aportamentos sobre a História da Educação em Santarém. 1997. (Seminário).
I Workshop de Planejamento das Ações do Campus Universitário de Santarém UFPa -. 1997. (Outra).
Semana de Informação Profissional.O Curso de Pedagogia e o Mercado de Trabalho. 1997. (Encontro).
I Jornada de Educação do Oeste do Pará."Educação e Pós-Modernidade". 1996. (Outra).
I Simpósio Universitário e II Curso - Treinamento de Avaliação Instrucional do Campus de Santarém. 1996. (Simpósio).
Comemoração dos 40 anos do Curso de Pedagogia na UFPa.Pensando e Repensando a Pedagogia em Santarém. 1994. (Encontro).
I Congresso dos Trabalhadores em Educação no Baixo e Médio Amazonas e Tapajós. Participou como Delegado. 1988. (Congresso).
VI Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 1986. (Encontro).
I Congresso dos Professores do Baixo Amazonas. 1985. (Congresso).
I Encontro de Secretários Municipais de Educação. 1984. (Encontro).
II Encontro de Educadores do Baixo e Médio Amazonas, Tapajós e Xingú. 1982. (Encontro).
Semana de Teologia: A Igreja na América Latina. 1980. (Outra).
Participação em bancas
COLARES, Anselmo Alencar; Gilberto Cesar Rodrigues;SILVA, M. A.. O Ensino Superior no Interior da Amazônia: estudo da implantação do Campus da UFPA em Santarém. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
COLARES, Anselmo Alencar; Gilberto Cesar Rodrigues;SILVA, M. A.. Os Franciscanos Alemães e o Desenvolvimento Educacional no Baixo Amazonas 1907 a 1934. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
Portela, E. M.; PINHEIRO, R. L. G.;SILVA, M. A.. Evasão Escolar na EJA: Um Estudo na Escola Eiláh Gentil, Santarém - Pará. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
COLARES, Anselmo Alencar;SILVA, M. A.. Participação da Família na Escola: equívocos e possiblidades.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará.
Portela, E. M.; Loureiro, I. H.;SILVA, M. A.. História da Educação na Comunidade Centro Comercial nos Últimos 10 anos: Um Estudo a partir da Escola São Sebastião. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
LAGO, M. S. B.; Abreu, J. V.;SILVA, M. A.. Educação Religiosa: Confronto Teoria e Prática - Um Estudo a partir da Escola São Raimundo Nonato - Curuá/Pará. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
Lima, M.F.S.; Arruda, E. P.;SILVA, M. A.. Educação e Cidadania: Um Estudo a partir das Escolas General Rubens e Fluminense. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
Aguiar, H. M. C. de; PINHEIRO, R. L. G.;SILVA, M. A.. O Lúdico na Educação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
ABREU, C. F.; Rego, J. M. P.;SILVA, M. A.. Educação do Campo: Um Retrato da Realidade do PAROEPA, nos Municípios de Santarém e Óbidos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, R. L. G.; ABREU, C. F.;SILVA, M. A.. A Violência Doméstica e Escolar na Zona Urbana do Município de Alenquer: Diilemas e Desafios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.; PINHEIRO, R. L. G.; ALMEIDA, F. E. G.. Violência doméstica e escolar na zona do município de Alenquer: dilemas e desafios. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.. Família e Escola: o Currículo em Questão. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, R. L. G.;SILVA, M. A.. Paulo Freire: da Pedagogia do Oprimido aos Saberes Necessários à Prática Educativa. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, R. L. G.;SILVA, M. A.. Ensino da Arte: Texto e Contexto. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.. Formação Inicial: das necessidades às coisas reiais. 2004 - Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém.
Galvão, J. B.;SILVA, M. A.SILVA, M. A.. EJA: Registro de Atrasos ou Construção de Novos Sonhos?. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
PINHEIRO, R. L. G.;SILVA, M. A.; AGUIAR, H. M. C.. Indisciplina no Cotidiano Escolar. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
Silva, M. G. da; Vaz Filho, F. A.;SILVA, M. A.. O Papel do Êxodo Rural na (Re)Configuração do Bairro Curaxi, Monte Alegre/PA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.
Silva, M. G. da; Vaz Filho, F. A.;SILVA, M. A.. A Gravidez Precoce e as Alterações Socioeconômicas na Família e na Vida da Adolescente: Um Estudo no Bairro da Floresta, Santarém/PA. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.. .A Violência e suas implicações no espaço escolar. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.. dos Santos.Dialogicidade na Relação Professor-Aluno. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.
SILVA, M. A.; Lima, M.F.S.; Portela, E. M.; ABREU, C. F.. Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia da UFOPA no âmbito do PRONERA. 2018. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.. Comissão Eleitoral para Escolha para Conselheiros da Universidade. 2016. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.. Presidente da Comissão Eleitoral para a Eleição de Diretor e Vice-Diretor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará.. 2014. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.. Representante Docente Suplente no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFOPA. 2014. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.. Representante Docente Suplente no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.. Membro do Comitê Gestor Institucional da UFOPA. 2014. Universidade Federal do Oeste do Pará.
SILVA, M. A.; ABREU, C. F.; Carmo, E. A. do; Britto, L. P. L.; PINHEIRO, R. L. G.. Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia do PARFOR/UFOPA. 2012. Universidade Federal do Oeste do Pará.
Coelho, A. E. J. S; Ferreira, E. P.;SILVA, M. A.. Membro de Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2008. Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém.
Pamplona, M. S. B.;SILVA, M. A.; Coelho, A. E. J. S; Costa, M. R. S. da; Santos, C. S. dos; Siqueira, E. O. A.. Membro da Comissão de Elaboração da proposta de Regulamentação do Campus da UFPA em Santarém. 2002.
SILVA, M. A.; PINHEIRO, R. L. G.; Gomes, L. A.; Pereira, E. M.; ALMEIDA, F. E. G.; Melo, W. F. de; Reale, E. N.. Presidente da Comissão de Análise dos Planos de Curso das disciplinas componentes da dimensão Curricular Fundamentação do Trabalho Pedagógico. 2001. Universidade Federal do Pará - Campus de Santarém.
SILVA, M. A.; AGUIAR, H. M. C.; PINHEIRO, R. L. G.. Presidente da Comissão Eleitoral para Coordenação do Curso de Pedagogia. 1999. Universalidade Federal do Pará - Campus de Santarém.
PINHEIRO, R. L. G.; LAGO, M. S. B.;SILVA, M. A.. Membra da Banca Examinadora para Bolsa de Monitoria de Filosofia da Educação. 1999.
Orientou
Evasão Escolar na EJA: Um Estudo na Escola Eiláh Gentil, Santarém - Pará; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Rebeiro e Eva Damascena; Educação do Campo: um retrato da realidade do PAROEPA nos Municípios de Santarém e Óbidos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Eja no Campo: Alfabetização no Projetos de Assentamento no Município de Santarém; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
História da Educação na Comunidade Centro Comercial nos Últimos 10 anos: Um Estudo a partir da Escola São Sebastião; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Educação e Cidadania: Um Estudo a partir das Escolas General Rubens e Fluminense; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Educação Religiosa: Confronto Teoria e Prática - Um Estudo a partir da Escola São Raimundo Nonato - Curuá/Pará; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Educação do Campo: Um Retrato da Realidade do PAROEPA, nos Municípios de Santarém e Óbidos; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Bessa e Maria T; S; Santiago; A Importância do Método de Paulo Freire par ao Programa Brasil Alfabetizado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Alfabetização de Jovens e Adultos: Um Estudo de Caso - Projeto Alfa da PM de Santarém; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
de Araújo e Dulcimar F; Ferreira; O Ensino Religioso Cristão nas Igrejas do Santíssimo Sacramento e na 1ª Igreja Batista de Santarém; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Educação religiosa: fundamentação teórica versus prática docente - um estudo nas escolas de 5ª 8ª séries de Óbidos-Pa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Ensino religioso escolar: o refletir na escola Estadual de Ensino Fundametal e Médio Santo Antonio - Alenquer-Pa; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
A ideologia subjacente nos livros didáticos utilizados nas séries iniciais do ensino fundamental da Escola José de Alencar; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
A ideologia nos livros didáticos de história; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Trajetória histórica da educação do povo de Alter-do-Chão: registro da memória de um povo; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
O ensino médio profissionalizante e suas propostas para o mundo globalizado; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
da Costa, João Marreiro de Sousa; Ensino médio profissionalizante: trajetória do curso de magistério da Escola Estadual Prof; Álvaro Adolfo da Silveira, no período de 1990 - 1997 no município de Santarém; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
da Costa, João Marreiro de Sousa; Ensino médio profissionalizante: trajetória do curso de magistério da Escola Estadual Prof; Álvaro Adolfo da Silveira, no período de 1990 - 1997 no município de Santarém; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
/Fgueira, Maria Edeluza F Pinto, Sueli de O Pinto; O curso de licenciatura plena em Pedagogia da Universidade Federald o Pará - Campus de Santarém e a formação docente: um estudo a partir da Escola Onésima Pereira de Barros; 2000; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Castro, Marilena M; de A Castro; Direitos humanos e luta pela igualdade de gênero e raça: uma questão para a educação; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Canto, Débora D; S; Pereira, Ana Cristina P; Almeid; A história da educação pré-escolar na rede pública municipal de Santarém; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Ditadura militar no Brasil (1964-1985): um breve resgate desse período e suas influências na educação do município de Santarém; 1998; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
B; Coelho, Marilene S; da Silva, Auricélia A; O; ; A história da educação do município de Santarém no período de 1661 a 1889; 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
O papel educativo da Rádio emissora de educação rural de Santarém no período militar (1654-1974); 1997; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Mário Adônis Silva;
Produções bibliográficas
-
LAGO, M. S. B. ; SILVA, M. A. . O Ensino de Filosofia sob o olhar dos alunos do Ensino Médio. In: Anais do Ensino de Filosofia sob o olhar dos alunos do Ensino Médio, 2001, Brasilia. Anais do Ensino de Filosofia sob o olhar dos alunos do Ensino Médio, 2001.
-
COLARES, Anselmo Alencar ; SILVA, M. A. . 1) Levantamento de Fontes e Alguns Apontamentos sobre a História da Educação em Santarém. In: IV Seminário de Estudos e Pesquisas ?História Sociedade e Educação no Brasil, 1997, Campinas. Anais do IV Seminário de Estudos e Pesquisas ?História Sociedade e Educação no Brasil, 1997.
-
SILVA, M. A. . Escola Sem Partido: A Lei da Mordaça. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . MEDIDAS GOVERNAMENTAIS EM EDUCAÇÃO E PROJEÇÃO PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . IMPACTOS DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº95/2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. A. . IMPACTOS DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº95/2017. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, M. A. . TIC E EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. A. . PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO: A LEI DA MORDAÇA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95 ? PEC 55. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95 (PEC 55) NO PANORAMA BRASILEIRO E SEUS EFEITOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . As Tecnologias da Informação e da Comunicação e a Educação (em/e de Tempo) Integral aos Professores/Alunos do PARFOR/Núcleo Universitário de Almeirim e Profissionais da Educação do referido Município. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, M. A. . Projeto Escola Sem Partido: A Lei da Mordaça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . Impactos da Emenda Constitucional 95/2016 na Área da Educação (PEC 241). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . Escola Sem Partido: A Lei da Mordaça. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . ESCOLA SEM PARTIDO: A LEI DA MORDAÇA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . O QUE É ÉTICA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, M. A. . Globalização e Educação: os desafios do novo milênio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
1997 - 2000
O Ensino de Filisofia no Segundo Grau: Um estudo junto aos Municípios de Altamira, Bragança, Castanhal e Santarém - Subprojeto: Um Estudo sobre a Formação e o Mercado de Trabalho do Professor de Filosofia do Segundo Grau: Redes Pública e Particular., Descrição: Pesquisa coordenada pela Profa. Maria Neusa Monteiro, tendo como objetivo pensar e analisar o ensino da Filosofia e da Filosofia da Educação, no Estado do Pará, na perspectiva deverificar se o mesmo tem contribído para a formação do homem, bem como identificar a que ou a quem a disciplina está servindo e qual a percepção dos professores e alunos quanto a sua relvância (da disciplina) na formação dos educandos e educadores do ensino médio.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Mário Adônis Silva - Integrante / Maria Neusa Monteiro - Coordenador.
Prêmios
2009
Reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Curso de Pedagogia na COORDENAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO.
1994
Honra ao Mérito, Universidade Federal do Pará.
1991
Honra ao Mérito, Colégio Alvaro Adolfo da Silveira.
1987
Jubileu de prata, Colégio Alvaro adolfo da Silveira.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação - ICED. , Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal, 68040070 - Santarém, PA - Brasil, Telefone: (93) 21013648
Experiência profissional
1987 - 1987
Colégio Santa ClaraVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1979 - 1980
Colégio Santa CruzVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Monitor - Supletivo, Carga horária: 20
1977 - 1977
Escola Estadual Almirante Soares DutraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 40
Outras informações:
Em 01 de setembre de 1980. voltei a assumir turmas na mesma escola, onde trabalhei até 07 de fevereiro de 1985.
1981 - 1982
Escola Estaudal de 2º Grau Felisbelo Jaguar SussuaranaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
1985 - 1997
Secretaria de Estado de Educação do ParáVínculo: Professor Nomeado, Enquadramento Funcional: Professor Horista Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, ministrando aulas de Inglês, Fundamentos da Educação I, Fundamentos da Educação II, Filosofia, Sociologia a turmas do Ensino Médio e Prática de Ensino no Curso de Estudos Adicionais.
1983 - 1986
SEMINÁRIO SÃO PIO DÉCIMOVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
1978 - 1978
Sociedade Benfeitora JaguaréVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 20
2018 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Presidente do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA)
2013 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Docente Estruturante/curso, Carga horária: 2
Outras informações:
Designado membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia ofertado no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR.
2012 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Avaliação, Carga horária: 2
Outras informações:
Membro da Comissão de Avaliação da Solicitação de Licença para Capacitação do Docente.
2012 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pedagogia, Carga horária: 10
Outras informações:
Portaria Nº 1.636 de 11 de Setembro de 2013 Designar a partir de 11 de setembro de 2012, o servidor citado como Coordenador do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR/UFOPA.
2012 - Atual
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações:
Portaria Nº 1.1639 de 11 de setembro de 2013. Designar a partir de 11 de setembro de 2012 o Servidor como Coordenador do Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Professores da Educação Básica PARFOR/UFOPA
2013 - 2015
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Núcleo Docente Estruturante, Carga horária: 2
Outras informações:
Coordenador do Núcleo Docente Estruturante e do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Programa Nacional de Formação de professores da Educação Básica (PARFOR/UFOPA)
2012 - 2012
Universidade Federal do Oeste do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissão de Avaliação de TCC, Carga horária: 4
Outras informações:
Membro da comissão de avaliação do trabalho de conclusão de curso intitulado: Participaçãoda Família na Escola: equivocos e possibilidades de autoria da discente Romilda Sousa Oliveira.
1995 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Nível 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor com Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva desde seu ingresso na atual instituição, fato ocorrido em 16 de agosto de l995
1997 - 2000
Universidade Federal do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar IV, Regime: Dedicação exclusiva.
1996 - 1999
Universidade Federal do ParáVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Pedagogia, Carga horária: 20
Outras informações:
Desenvolveu atividades como Coordenador do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia.
1985 - 1997
Escola Estadual Álvaro Adolfo da SilveiiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Horista Estatutário, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrando aulas a turmas do Ensino Médio das disciplinas: Inglês, Fundamentos da Educação I, Fundamentos da Educação II, Filosofia, Sociologia e no Curso de Estudos Adicionais a disciplina Prática de Ensino.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mário Adonis Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?