Adriana Silva Santana Mendonça
Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pelo PPDSR - UEMA. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisadora da UEMA, com ênfase nos seguintes temas: paisagem urbana, planejamento urbano, desenvolvimento socioespacial. Realizou intercâmbio de 3 meses no âmbito do estágio internacional apoiado pela FAPEMA (Internacional Internship program) no Boston Planning e Development Agency - BPDA, The City of Boston (Massachusetts, USA).
Informações coletadas do Lattes em 15/12/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e regional
2019 - 2021
Universidade Estadual do Maranhão
Título: QUEM VÊ CARA NÃO VÊ CORAÇÃO: Um Estudo da Gentrificação da Lagoa da Jansen em São Luís do Maranhão, Ano de Obtenção: 2021
Grete Soares Pflueger.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA, FAPEMA, Brasil. Palavras-chave: Lagoa da Jansen; Gentrificação; Paisagem; São Luís.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2013 - 2018
Universidade Estadual do Maranhão
Título: ENSAIO DE UM SISTEMA DE ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS PARA SÃO LUÍS.
Orientador: Barbara Irene Wasinski Prado
Formação complementar
2013 -
AUTO CAD 2D. (Carga horária: 42h). , H C G Engenharia de Sistemas Ltda, HCG, Brasil.
2013 -
Fotografia Digital. , Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, ODYLO, Brasil.
2022 - 2022
Introdução à Libras. (Carga horária: 60h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Summer Legal Internships. , Boston Planning & Development Agency, BPDA, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Lê Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo.
Organização de eventos
BARBOSA, Z. M. ; MENDONÇA, A. S. S. ; ROCHA, M. S. . II Seminário Observatório de Desenvolvimento Regional - A política energética brasileira para a Amazônia: impactos sociais, ambientais e alternativas sustentáveis em tempos de neoliberalismo. 2019. (Outro).
MENDONÇA, A. S. S. ; GONÇALVES, E. G. R. . XXII Jornada de Parasitologia e Medicina Tropical do Maranhão. 2011. (Outro).
Participação em eventos
II Seminário Observatório de Desenvolvimento Regional - A política energética brasileira para a Amazônia: impactos sociais, ambientais e alternativas sustentáveis em tempos de neoliberalismo. 2019. (Seminário).
II Seminário Observatório de Desenvolvimento Regional - A política energética brasileira para a Amazônia: impactos sociais, ambientais e alternativas sustentáveis em tempos de neoliberalismo.?CONTRASTES ARQUITETÔNICOS DA LAGOA DA JANSEN?. 2019. (Seminário).
II Seminário de Arquitetura Moderna na Amazônia SAMA.Arquitetura Vertical em São Luis (MA): os arranha- céus e a construção do moderno.?. 2017. (Seminário).
IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - I Workshop da Cientificidade da RENADI/MA. INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Exposição).
Seminário de Gerontologia do IFMA.INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Seminário).
XXVII SEMIC - Seminário de Iniciação Científica.INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Seminário).
Seminário de Implantação do Bonde Turístico. 2013. (Seminário).
MultiFeira Multicenter Sebrae. 2010. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MENDONÇA, A. S. S. . Conforto Térmico: Ventilação Natural em Edificações. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, A. S. S. ; NASCIMENTO, L. M. . Arquitetura Vertical em São Luis (MA): os arranha- céus e a construção do moderno.??. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, A. S. S. ; NASCIMENTO, L. M. . INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDONÇA, A. S. S. ; NASCIMENTO, L. M. . INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, A. S. S. ; NASCIMENTO, L. M. . INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANENCIA PARA IDOSOS EM SÃO LUÍS DO MARANHAO: UMA ANALISE DA APLICABILIDADE DO DESENHO UNIVERSAL E DA RDC Nº283/2005. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MENDONÇA, A. S. S. . Conforto Térmico: Ventilação Natural em Edificações. 2019. (Palestra).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2015
Instituições de Longa Permanência para Idosos em São Luís do Maranhão: Uma Análise da Aplicabilidade do Desenho Universal e da RDC Nº283/2005, Descrição: Descrição: Realizar pesquisa nas Instituições de Longa Permanência para Idosos em São Luís de maneira a identificar nas mesmas a aplicabilidade da RDC nº 283/2005 e NBR 9050/2015.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Silva Santana Mendonça - Integrante / Lúcia Moreira do Nascimento - Coordenador.
Prêmios
2014
Prova de Nivelamento em Língua Italiana para o Programa "Ciência sem Fronteiras" (Edital CAPES Nº 159/2013), Instituto Italiano di Cultura.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
AIM - Arquitetura Interiores e MobiliáriosVínculo: Serviço prestado, Enquadramento Funcional: Arquiteta auxiliar
2022 - 2022
Faculdade Pitágoras (MA)Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professora Mestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras. Nível graduação.
2017 - 2017
Boston Planning & Development AgencyVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: intern, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Estágio foi realizado na prefeitura de Boston - MA como estágio de verão (summer internship) por 3 meses para o desenvolvimento da pesquisa sobre espaços livres públicos.
2018 - 2019
CM Arquitetura e InterioresVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 20
2016 - 2016
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor
Outras informações:
Monitora da Disciplina de Conforto Acústico e Lumínico, lecionada pela Professora Sanadja Medeiros para o 5º período de Arquitetura e Urbanismo da UEMA.
2014 - 2015
Universidade Estadual do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica da Uema do programa de bolsas PIBIC/UEMA intitulado: Instituições de Longa Permanência para Idosos em São Luís do Maranhão: uma Análise da Aplicabilidade do Desenho Universal e da RDC nº 283/2005. Com orientação da professora Lucia Moreira do Nascimento.
2015 - 2017
KS Arquitetura e DesignVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Execução de projetos de arquitetura de interiores em 2D e 3D no autoCAD e Sketchup; acompanhamento da execução de projetos; atendimento ao cliente; assessoraria junto a equipe técnica e assistência nas demais atividades desenvolvidas no escritório.
2014 - 2014
C e D Arquitetura e Construção LTDAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Execução de projetos diversos em 2D e 3D no autoCAD e sketchup; acompanhamento da execução de projetos e obras (canteiro de obras); assistência nas demais atividades desenvolvidas no escritório.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adriana Silva Santana Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?