Flávia Oliveira Perucci
Engenheira ambiental graduada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi aluna de iniciação científica no Laboratório de Físico-Química do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFMG. Participou no projeto RENTED-SUB 2 na caracterização de águas residuárias de origem doméstica. Realizou intercâmbio acadêmico Ciências Sem Fronteiras/CAPES na Università di Bologna (UNIBO), Itália, cursando disciplinas relacionadas a fontes alternativas de energia. Estagiou no Laboratório de Química do Meio Ambiente da UNIBO, onde executou análises cromatográficas de amostras de ar coletadas no município. Possui pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUC MG, MBA em Tecnologia: AI, Data Science e Big Data pela PUC RS e MBA em Gestão Sustentável de Energia (EUREM) pela UFRJ e AHK.Trabalhou na empresa WayCarbon como estagiária e analista por 6 anos, sendo responsável pela elaboração de inventários de gases de efeito estufa e pegadas de carbono de empresas de diferentes setores, bem como projetos de carbono (VCS e MDL). Além disso, apoiou diversas empresas na definição de uma estratégia de mitigação às mudanças climáticas, com a análise de cenários, definição de metas alinhadas à ciência e de curva marginal de abatimento de emissões (curva MAC).Trabalhou como analista na gerência de mudanças climáticas da empresa Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tendo colaborado com a elaboração de inventário de gás de efeito estufa de todos os ativos no Brasil e no exterior, nos setores de mineração, siderurgia, cimento, energia e logística. Foi responsável pelo reporte em diferentes ratings de ESG, como CDP (módulos mudanças climáticas e segurança hídrica), ICO2, Dow Jones, TPI, Ecovadis, dentre outros. Além disso, esteve a frente da elaboração de uma meta baseada na ciência (SBT) para o segmento de cimentos e da elaboração da primeira versão do Plano de Ação Climática da Companhia.Atualmente é analista na Engie Brasil Energia, maior empresa do brasil de geração de energia 100 renovável, colaborando com a estruturação e implementação das agendas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Gestão Sustentável de Energia (EUREM)
2021 - 2022
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Guia Metodológico para Avaliação da Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Projetos de Eficiência Energética e Geração Renovável
Orientador: José Eduardo Rocha
Especialização em MBA em Tecnologia: AI, Data Science e Big Data
2020 - 2021
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: Ferramenta para avaliar diferentes cenários de descarbonização
Orientador: Rafael Prikladnicki
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho
2019 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: O Estresse Térmico Associado à Mudança do Clima e os Impactos aos Trabalhadores
Orientador: Célia Soares
Graduação em Engenharia Ambiental
2013 - 2018
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Estudo comparativo de emissões de gases de efeito estufa na geração de eletricidade por diferentes fontes renováveis
Orientador: Eduardo Coutinho
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Organização de eventos
PERUCCI, F. O. . Prêmio EJ Participativa. 2010. (Outro).
PERUCCI, F. O. . Prêmio EJ Participativa. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Uso de Lodo de Esgotos em Solo. Contribuições para Regulamentações no no Brasil.. 2018. (Seminário).
Workshop de Tecnologias Limpas. 2018. (Outra).
Segurança hídrica na região metropolitana de Belo Horizonte. 2017. (Seminário).
Workshop de Oratória - Comunicação Empresarial. 2017. (Outra).
Outras produções
PERUCCI, F. O. . Oficina Criação de Blog. 2012. (Blog).
Projetos de pesquisa
-
2015 - 2015
Análise da qualidade do ar, Descrição: Análise da qualidade do ar por meio de cromatografia iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Flávia Oliveira Perucci - Coordenador / Ivano Vassura - Integrante.
-
2013 - 2014
RENTED-SUB 2, Descrição: Caracterização de águas residuárias de origem doméstica por meio de DBO, DQO e série de sólidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Flávia Oliveira Perucci - Coordenador / Cláudio Leite de Souza - Integrante.
Prêmios
2018
Medalha de prata Sérgio França Leão, UFMG.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
ENGIE BRASIL ENERGIA S.AVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Mudanças Climáticas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento e implementação da estratégia de mitigação e adaptação às mudanças climáticas;Elaboração de inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) dos ativos de geração de energia renovável e sede;Reporte à agências de rating, como CDP, DOW JONES, Ecovadis, etc.
2023 - 2024
Companhia Siderúrgica NacionalVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialista em Mudanças Climáticas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaboração de Inventário de GEE de todos os ativos (setores de mineração, siderurgia, cimentos, energia e logística);Reporte de informações para investidores, clientes e agências de ratings (CDP, ICO2, TPI, ECOVADIS, dentre outras);Elaboração do Plano de Ação Climática;Elaboração da meta baseada na ciência para o segmento de cimentos (certificada pela SBTi).
2020 - 2023
Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de CarbonoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista em Sustentabilidade e Mudança do Cli, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaboração de pegadas de carbono;Definição de metas de redução de emissões corporativas e cenários de descarbonização; Apoio na definição dos Planos de Ação Climática de cidades integrantes do C40 no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba).
2018 - 2019
Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de CarbonoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista em Sustentabilidade e Mudança do Cli, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE); Registro de mais de 10 projetos de carbono na ONU (MDL) e na Verra (VCS); Participação em diversos projetos na área de mudanças climáticas e economia de baixo carbono.
2016 - 2018
Waycarbon Soluções Ambientais e Projetos de CarbonoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Elaboração de inventários de gases de efeito estufa (GEE); Participação em projetos de carbono na ONU (MDL); Suporte na elaboração de um guia de precificação de carbono para o CEBEDS, dentre outros.
2019 - 2020
SOLUTICVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de SMS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolvimento de indicadores de SMS associados à operação de perfuração offshore de multinacional do setor de óleo e gás; Registro de acidentes envolvendo a força de trabalho.
2020 - 2020
SPRINKVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de QSMS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atualização de indicadores de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) associados à operação de engenharia submarina de multinacional do setor de óleo e gás; Participação em reuniões de investigação de incidentes e acidentes; Participação em campanhas de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.
2013 - 2014
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20
2015 - 2015
Universita di BolognaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Flávia Oliveira Perucci e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?