Gilberto Portugal Filho
Compositor, cantor, violonista e baixista. Licenciatura em Música - UFBa, 2008; Mestrado em Educação Musical - UFBa, 2012. atualmente professor efetivo da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de Salvador. Foi professor de Música do SESC Regional Bahia (2019 a 2021) desenvolveu trabalhos nas áreas de música, educação, circo e cultura. Atuou como Professor de Artes-Música em escolas de ensino fundamental da rede pública de Lauro de Freitas/Ba (Escola Municipal Dois de Julho, Escola Municipal Jacira Mendes e Escola Municipal Olavina Calazans) e rede privada de Salvador/Ba (Maria Montessori, Espaço criativo e Cores do Saber). Foi educador social nos projetos: Viver com Arte (Ilha de Itaparica, 2016); Mobilizando a Juventude (Salvador, 2014-15); Alfabetizando e Muito Mais (Salvador, 2009), com ações voltadas para formação de crianças e adolescentes. Compositor e diretor musical dos espetáculos da Escola Picolino de Artes de Circo, Coletivo Baiano de Circo, Fulanas Cia de Circo e Nação Circense. Criou a trilha sonora e atuou como músico nos espetáculos: Cenascotidianas@circ.pic (Prêmio Carequinha 2004), A Rádio do Seu Coração (Prêmio Carequinha 2010), Histórias Africanas (Prêmio Carequinha 2010). Performances artísticas com as Fulanas Cia. de Circo (Espetáculo Histórias Contadas de Cima e A Rádio do Seu Coração), apresentações no Circo Picolino, SSA/Ba, 2008 a 2016; Festival de Inverno de Garanhuns, Pernambuco,2009; Centro Cultural Plataforma e Circo do Capão, 2010; SESC Pelourinho,2011, 2016; Teatro Martins Gonçalves,2013, Teatro Oficina,2014; Turnê São Paulo (Piracicaba, Brotas, Guariba, Rio Claro, Santa Rosa de Viterbo, São José do Rio Pardo e Serrana), 2014; Teatro Castro Alves, SSA/Ba, 2015; Festivais internacionais de Circo em São Paulo, 2018/2019. Desenvolve há quinze anos o Projeto Práticas Musicais Educativas por meio de oficinas de música voltadas para a formação e qualificação de professores/as e colaboradores/as das seguintes instituições: Secretaria de Educação (SEMED, Lauro de Freitas); ONGs (Visão Mundial em Cajazeiras); Coordenadoria Regional de Educação (CRE de São Caetano e Itapuã); projetos de inclusão social e comunitária (Repescar / PANGEA, 2014; Projeto de Inclusão Comunitária, Itapemirin/ES); grupos de aprendizagem em universidades (UFBA, UNIFACS e UNEB); empresas (Petrobrás) e sindicatos (SINTEPAV), com oficinas de música para formação e qualificação de colaboradores/as e professores/as. Sócio proprietário da empresa Palavra Mundo Consultoria Ltda. que atua em projetos de educação para crianças, adolescentes e jovens, e formação continuada de professores/as.
Informações coletadas do Lattes em 17/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em PÓS GRADUAÇÃO
2010 - 2012
Escola de Musica - UFBA
Título: A PRÁTICA MUSICAL NO CONTEXTO GRUPAL: um estudo sobre o processo de formação continuada de educadores do PROJOVEM Adolescente do município de Abaetetuba/PA
, Ano de Obtenção: 2012.LUIZ CÉSAR MARQUES MAGALHÃES.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: EDUCAÇÃO MUSICAL; FORMAÇÃO CONTINUADA; DINÂMICA DE GRUPO.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social. Setores de atividade: Educação.
Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA
2003 - 2008
Escola de Musica - UFBA
Título: MUSICALIZAÇÃO PARA ADULTOS
Orientador: LEILA DIAS
Formação complementar
2013 - 2015
COORDENADOR DE GRUPOS OPERATIVOS. (Carga horária: 400h). , Núcleo de Psicologia Social da Bahia, Núcleo, Brasil.
2011 - 2011
CONVIVÊNCIA, SEXUALIDADE E CIDADANIA. (Carga horária: 80h). , Instituto Alianca com o Adolescente, INST ALIANÇA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: EDUCAÇÃO MUSICAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: CIRCO/Especialidade: ARTE CIRCENSE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Participação em eventos
FORMAÇÃO: SEXUALIDADE, CONVIVÊNCIA E CIDADANIA.SEXUALIDADE, CONVIVÊNCIA E CIDADANIA. 2011. (Outra).
FORMAÇÃO: SEXUALIDADE, CONVIVÊNCIA E CIDADANIA. 2011. (Outra).
XVIII ENCONTRO DE VIVÊNCIAS MUSICAIS. 2008. (Encontro).
III SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS. 2007. (Simpósio).
XVII ENCONTRO DE VIVÊNCIAS MUSICAIS. 2007. (Encontro).
XVI ENCONTRO DE VIVÊNCIAS MUSICAIS. 2006. (Encontro).
Participação em bancas
PORTUGAL FILHO, G.; FLAVIA CANDUSSO; MARA MENEZES. Aulas de música em organizações não-governamentais: o caso do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM MÚSICA) - ESCOLA DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
Produções bibliográficas
-
PORTUGAL FILHO, G. . PRÁTICAS MUSICAIS EDUCATIVAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . MUSICA NA EDUCAÇÃO DE TODOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . PRÁTICAS MUSICAIS EDUCATIVAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PORTUGAL FILHO, G. . PRÁTICAS MUSICAIS EDUCATIVAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . MÚSICA E IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . CAMINHOS DO PÔR DO SOL: recortes contemporâneos da sociedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . A PRÁTICA MUSICAL NO CONTEXTO GRUPAL: um estudo sobre o processo de formação continuada de educadores do PROJOVEM Adolescente do município de Abaetetuba/PA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . PROJETO MOBILIZANDO A JUVENTUDE SALVADOR. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. ; Denise Lemos . SEMINÁRIO SOBRE CULTURA E MÚSICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. ; ANA CLAUDIA MACHADO ; UZINALDO FERREIRA ; MÔNICA BEZERRA JURBERG . CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DO PARÁ. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . CURSO DE ÁUDIO E MUSICALIZAÇÃO. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. ; ANA CLAUDIA MACHADO ; JOSÉ MARQUES NETO ; WAGNWER PINTO . FORMAÇÃO PARA EDUCADORES DO PROJOVEM ADOLESCENTE DO PARÁ. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . COM A PALAVRA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
PORTUGAL FILHO, G. . PRÁTICAS MUSICAIS. 2006. .
Outras produções
PORTUGAL FILHO, G. ; LUANA ; AMOR, J. . HISTÓRIAS CONTADAS DE CIMA. 2015. Circense.
PORTUGAL FILHO, G. ; CARNEIRO, N. P. ; LUANA . A RÁDIO DO SEU CORAÇÃO. 2014. Circense.
PORTUGAL FILHO, G. ; LUANA . MOÇAS AÉREAS. 2014. Circense.
REIS, R. ; PORTUGAL FILHO, G. ; BIBINHO . ESTÓRIAS AFRICANAS. 2010. Circense.
PORTUGAL FILHO, G. ; BORGES, ANDRÉ . CENAS COTIDIANAS. 2008. Circense.
ANSELMO SERRAT ; CIA PICOLINO ; PORTUGAL FILHO, G. . VIVA O CIRCO ANO XV. 2008. Circense.
PSBM ; PORTUGAL FILHO, G. . PÉ DE SERRA BEIRA MAR. 2005. Outra.
LUANA ; PORTUGAL FILHO, G. . MOÇAS AÉREAS. 2011. Trilha Sonora.
BIBINHO ; PORTUGAL FILHO, G. . HISTÓRIAS AFRICANAS. 2010. Trilha Sonora.
PORTUGAL FILHO, G. ; LUANA ; CARNEIRO, N. P. . A RÁDIO DO SEU CORAÇÃO. 2009. Trilha Sonora.
PORTUGAL FILHO, G. ; SIMONE REQUIÃO . CORAÇÃO MATERNO. 2008. Audiovisual.
PORTUGAL FILHO, G. ; ANSELMO SERRAT ; CIA PICOLINO . CENAS COTIDIANAS. 2004. Trilha Sonora.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JARDIM DAS MARGARIDASVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES, Carga horária: 20
Outras informações:
Cargo Efetivo de Professor Municipal 1, Nível 1, lotado na Escola Municipal Recanto das Margaridas, com carga horária de 20 horas.
2019 - Atual
GKS Negócios Sustentáveis LtdaVínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: FORMADOR, Carga horária: 16
Outras informações:
ATUO NA ÁREA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE TRABALHADORES EXECUTANDO OFICINAS EDUCATIVAS COM A TEMÁTICA TRABALHO EM GRUPO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.
2007 - 2018
Instituto Alianca Com o AdolescenteVínculo: CONSULTOR, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20
Outras informações:
Trabalhando como consultor do Instituto Aliança, através da PalavraMundo Consultoria, tive oportuiidade de atuar em vários Projetos Sociais com adolescentes, jovens e adultos. Projeto Convivência e Cidadania, Projeto de Inclusão Comunitária e Projeto Mobilizando a Juventude,
2019 - Atual
SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO REGIONAL BAHIAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: INSTRUTOR DE MÚSICA, Carga horária: 16
Outras informações:
Sou Professor de Música do Projeto Sesc Comunidade Salvador, do SESC Regional Bahia. Dou aula de violão e flauta doce para grupos de adolescentes e crianças com idade entre oito e quatorze anos assistidas pelo projeto que atua em parceria com a prefeitura municipal de Salvador e entidades da sociedade civil de bairros periféricos da cidade onde atua. o Projeto faz parte das ações socioeducativas e culturais do SESC Regional Bahia.
2017 - 2018
Escola Municipal Dois de JulhoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES - MÚSICA, Carga horária: 20
Outras informações:
Fui professor de música da Escola Municipal Dois de Julho da rede municipal de Lauro de Freitas ensinando para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II.
2004 - 2008
TIM Música nas EscolasVínculo: FACILITADOR, Enquadramento Funcional: EDUCADOR, Carga horária: 14
Outras informações:
DESENVOLVI DURANTE QUATRO ANOS OFICINAS DE MUSICALIZAÇÃO E RÁDIO EM SETE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SALVADOR, (IMEJA, Pau Miúdo, Murilo Celestino Costa, Centro Educacional Carlos Novarese, São Gonçalo do Retiro, Teodoro Sampaio e Eugênia Anna dos Santos). ALÉM DOS ALUNOS, PROFESSORES E COORDENADORES FORAM CONTEMPLADOS EM DOIS ENCONTROS. O PRIMEIRO NO CAPS E O SEGUNDO NA EMUS-UFBA.
2006 - 2009
ESCOLA DE ARTES DE CIRCO PICOLINOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: EDUCADOR MUSICAL, Carga horária: 4
Outras informações:
DENTRO DO PROJETO DA ESCOLA PICOLINO DE ARTES DO CIRCO "ALFABETIZANDO E MUITO MAIS" ,OS ALUNOS TINHAM AULAS DE TEATRO, CIRCO, LETRAMENTO E MÚSICA. FUI EDUCADOR MUSICAL DURANTEANTOS OS TRÊS ANOS DO PROJETO. BASICAMENTE ERAM ATIVIDADES DE MUSICALIZAÇÃO UTILIZANDO A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CANTO DE TRABALHO, CIRANDAS, MACULÊLE, BOI, CAPOEIRA E SAMBA.
2008 - 2015
Núcleo de Psicologia Social da Bahia, NúcleoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: FACILITADOR
Outras informações:
NO NÚCLEO DE PSICOLOGIA DA BAHIA ATUO COMO FACILITADOR NAS REUNIÕES DOS GRUPOS DE PICHON UTILIZANDO A MÚSICA COMO VEÍCULO INTEGRADOR E DISPARADOR DOS TEMAS PROPOSTOS.
2019 - 2019
Escola Municipal Jacira Fernandes MendesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES - MÚSICA, Carga horária: 20
Outras informações:
PROFESSOR DE MÚSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA REDE MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS.
2005 - 2005
Colegio Maria MontessoriVínculo: PROFESSOR DE MÚSICA, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 20
2017 - 2018
ESCOLA MUNICIPAL OLAVINA CALAZANSVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE ARTES - MÚSICA, Carga horária: 20
2004 - 2007
CENTRO EDUCACIONAL CORES DO SABERVínculo: PROFESSOR DE MÚSICA, Enquadramento Funcional: FUNCIONÁRIO, Carga horária: 20
2007 - 2011
Escola Espaço CriativoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE MÚSICA, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gilberto Portugal Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?