Yasmin Serafim da Costa

Graduação em Letras ? Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (2011), Mestrado em Letras ? Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2014) e doutoranda em Letras ? Literatura Portuguesa na Universidade de São Paulo. Realiza pesquisa nos seguintes temas: Literatura Contemporânea em Língua Portuguesa e Literatura de Autoria Feminina. É membro do grupo de pesquisa Relações de gênero, poder e violência em literaturas de língua portuguesa (UFAM).

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Letras (Literatura Portuguesa)

2016 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: A Narrativa do Silêncio: personagens femininas na obra de Maria Velho da Costa,
Marlise Vaz Bridi. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)

2012 - 2014

Universidade de São Paulo
Título: Prenúncios de uma revolução: feminino, masculino e sociedade em O número dos vivos,Ano de Obtenção: 2014
Marlise Vaz Bridi.Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Ficção Portuguesa; Ironia; Paródia; Feminino; Masculino.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras - Lingua e Literatura Portuguesa

2008 - 2011

Universidade Federal do Amazonas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

V Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas/Especialidade: Literatura Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ZUCOLO, N. P. ; NASCIMENTO, C. ; SERAFIM, Y. ; Fabio Fadul Moura . I Simpósio Nacional - Jogos de Poder em Literatura. 2018. (Congresso).

OLIVEIRA, R. P. S. B. ; AZEVEDO, K. S. ; SERAFIM, Y. . Simpósio Nacional do GEPELIP: Interculturalidade nas literaturas de língua portuguesa. 2014. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Expressions of lusofonia. Novas Cartas Portuguesas: do apagamento ao retorno às universidade s. 2018. (Congresso).

IV Seminário de Literatura - Literatura em perspectivas: cultura, poesia, arte.Narrar o silêncio: a produção do discurso regulamentado em Maria Velho da Costa. 2017. (Seminário).

O conto português moderno e contemporâneo.Narrar a infância: uma leitura de Maria Velho da Costa. 2017. (Seminário).

V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI.A insurreição dos corpos em Missa in Albis, de Maria Velho da Costa. 2017. (Outra).

III Seminário de Literatura - a literatura como mediadora de mundos: diálogos possíveis, práticas necessárias.Nos limites da representação: violência e precariedade em Myra. 2016. (Seminário).

IV Jornadas de Literatura Portuguesa.Vozes submersas: uma leitura de Maina Mendes, de Maria Velho da Costa. 2016. (Outra).

Seminário Violência e Gênero no Amazonas.O tráfico sexual nos caminhos da ficção: uma leitura de Myra, de Maria Velho da Costa. 2016. (Seminário).

2º Congresso Nacional Mackenzie Letras em rede: tradição e inovação. Em Busca de um Leste: A crítica social em Myra, de Maria Velho da Costa. 2015. (Congresso).

XIX Mostra de Pós-Graduação em Letras.O percurso da violência em Myra, de Maria Velho da Costa. 2015. (Seminário).

II Semana Mackenzie do Espaço Lusófono.Entre a cidade e a vila: personagens em revolução na obra de Hélia Correia. 2014. (Seminário).

Revolução dos Cravos, 40 anos: o papel das mulheres.Itinerários de uma revolução: a presençado 25 de Abril na obra de Hélia Correia. 2014. (Simpósio).

Simpósio Nacional do Gepelip: Interculturalidade nas literaturas de língua portuguesa.No limite dos corpos: uma comparação entre Novas Cartas Portuguesas e Sala de Armas. 2014. (Simpósio).

Descolonizando o gênero: teorias de gênero ao sul do globo no século XXI. 2013. (Encontro).

XV SEMINÁRIO NACIONAL E VI SEMINÁRIO INTERNACIONAL MULHER E LITERATURA.O RISO ÁCIDO DOS LOUCOS - EM O NÚMERO DOS VIVOS, DE HÉLIA CORREIA. 2013. (Seminário).

40 anos das Novas Cartas Portuguesas.O CORPO ENCLAUSURADO: UMA LEITURA DAS NOVAS CARTAS PORTUGUESAS. 2012. (Seminário).

XV Semana de Letras - As Letas e seus Múltiplos Olhares: artes, linguagem e educação.A casa portuguesa em ruínas: a desconstrução de uma tradição em Lillias Fraser, de Hélia Correia.. 2011. (Seminário).

XX Congresso de Iniciação Científica - CONIC. Solidões encharcadas: uma leitura da obra de Alberto Rangel. 2011. (Congresso).

I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura de Língua Portuguesa.Entre alamedas e lugares: considerações sobre a contística de Astrid Cabral. 2010. (Outra).

II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras. UM MERGULHO NO PROFUNDO ESPELHO DE NARCISO EM DEZEMBRO, E FLORIAM, DE ASTRID CABRAL. 2010. (Congresso).

I Seminário de Linguagem - SELIN. 2010. (Seminário).

IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. Ver é cair no abismo. 2010. (Congresso).

Recorte cultural com Márcio Souza - Literatura e Sociedade no Amazonas. 2010. (Encontro).

Centenário da Morte de Euclides da Cunha. 2009. (Outra).

Colóquio Nacional Poéticas do Imaginário: literatura, história, memória. 2009. (Outra).

O poeta de Orpheu - Em memórias aos 75 anos da morte de Fernando Pessoa. 2009. (Outra).

XIV Semana de Letras - O mundo das letras: Cultura, Literatura e Linguagem.A existência e seus condicionamentos no conto A cerca, de Astrid Cabral. 2009. (Outra).

XXII Congresso Internacional da ABRAPLIP - Memória, Trânsito e Convergências. 2009. (Congresso).

II Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. 2008. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Zilane Carvalho Correa

DANTAS, P. V. C.;SERAFIM, Y.. O existencialismo sartriano nos contos "Uma Galinha", "A menor mulher do mundo" e "Os laços de família", de Clarice Lispector. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Daniele Auzier Mota

DANTAS, P. V. C.;SERAFIM, Y.. A relação entre música e literatura na sala de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Aluno: Veronica Oliveira de Sales

LEAO, A.; ROLON, R.;SERAFIM, Y.. Representação da figura feminina nos seringais: uma análise de 'Maibi' de Alberto Rangel, 'Zeca-Dama' e 'João Carioca: Mandão e Famão - Juiz de Paz', de Erasmo Linhares. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlise Vaz Bridi

BRIDI, Marlise Vaz; ZUCOLO, Nicia Petreceli; OLIVEIRA, Ana Maria Domingues de. Prenúncios de uma revolução: feminino, masculino e sociedade em O Número dos Vivos. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Marlise Vaz Bridi

BRIDI, Marlise Vaz; MACHADO, Alleid Ribeiro; BARREIROS, Carlos Rogério Duarte. Do corpo dócil ao corpus queer:performatividade e Resistência na obra de Maria Velho da Costa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Ana Maria Domingues de Oliveira

BRIDI, M. V.;OLIVEIRA, A. M. D.; ZUCOLO, N.P.. Prenúncios de uma revolução: feminino, masculino e sociedade em O número dos vivos. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo.

Alleid Ribeiro Machado

Marlise Vaz Bridi; BARREIROS, Carlos Rogério D.;MACHADO, ALLEID RIBEIRO. A Narrativa do Silêncio: personagens femininas na obra de Maria Velho da Costa,. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Nícia Petreceli Zucolo

ZUCOLO, Nicia Petreceli; BRIDI, M. V.; DOMINGUES, A. M.. Prenúncios de uma revolução: feminino, masculino e sociedade em "O número dos vivos".. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marlise Vaz Bridi

Do corpo dócil ao corpus queer: performatividade e resistência na obra de Maria Velho da Costa; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marlise Vaz Bridi

Prenúncios de uma revolução: feminino masculino e sociedade em O Número dos Vivos; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa)) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Marlise Vaz Bridi;

Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque

Solidões encharcadas em Inferno Verde: uma leitura para a obra de Alberto Rangel; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SERAFIM, Y. . O olhar por detrás da máscara em As Visitas do Dr. Valdez. REVISTA DECIFRAR , v. 4, p. 19-30, 2016.

  • Fabio Fadul Moura (Org.) ; SERAFIM, Y. (Org.) ; ZUCOLO, N. P. (Org.) ; Marlise Vaz Bridi (Org.) ; DUARTE, C (Org.) ; Gabriel Albuquerque (Org.) ; PÁSCOA, L. (Org.) ; OLIVEIRA, R. (Org.) ; AGUIAR, A. (Org.) ; PALMA, D. (Org.) ; SOUZA, M. (Org.) ; OLIVEIRA, N. (Org.) . Jogos de Poder em Literatura: gênero, transgressão, violência. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2018. v. 1. 174p .

  • LEAO, A. (Org.) ; GUEDELHA, C. (Org.) ; Fabio Fadul Moura (Org.) ; PÁSCOA, L. (Org.) ; PÁSCOA, M. (Org.) ; ALEIXO, M. (Org.) ; ZUCOLO, N. P. (Org.) ; NUNES, P. (Org.) ; COSTA, V. (Org.) ; OLIVEIRA, R. (Org.) ; SERAFIM, Y. (Org.) . Amazônia em perspectiva: cultura, poesia, arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017. v. 1. 216p .

  • Fabio Fadul Moura ; SERAFIM, Y. ; ZUCOLO, N. P. . Jogos de poder e resistência em literatura. In: Fadul Moura ; Yasmin Serafim ; Nicia Zucolo. (Org.). Jogos de poder e resistência em literatura. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2018, v. , p. 7-12.

  • SERAFIM, Y. . O que pode a literatura diante de seus leitores?. In: Fadul Moura ; Yasmin Serafim ; Nicia Zucolo. (Org.). O que pode a literatura diante de seus leitores?. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2018, v. , p. 158-168.

  • SERAFIM, Y. ; Fabio Fadul Moura ; ZUCOLO, N. P. ; OLIVEIRA, R. P. S. B. ; LEAO, A. ; GUEDELHA, C. ; PÁSCOA, L. ; PÁSCOA, M. ; ALEIXO, M. ; NUNES, P. ; COSTA, V. . Sobre ordenar o caos: o labirinto de Alberto Rangel. In: Fadul Mora; Yasmin Serafim; Rita Barbosa de Oliveira. (Org.). Amazônia em perpsectiva: cultura, poesia, arte. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 1, p. 194-2011.

  • SERAFIM, Y. ; LEAO, A. ; GUEDELHA, C. ; PÁSCOA, L. ; PÁSCOA, M. ; ALEIXO, M. ; NUNES, P. ; COSTA, V. ; OLIVEIRA, R. ; ZUCOLO, N. P. ; Fabio Fadul Moura . Amazônia em perspectiva: cultura, poesia, arte. In: Fadul Moura, Yasmin Serafim, Rita Barbosa de Oliveira. (Org.). Apresentação. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017, v. 1, p. 7-13.

  • SERAFIM, Y. . VER É CAIR NO ABISMO. In: IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2010, Niterói. Anais da IX Jornadas Andinas de Literatura Lationo - Americana, 2010.

  • SERAFIM, Y. . UM MERGULHO NO PROFUNDO ESPELHO DE NARCISO EM DEZEMBRO, E FLORIAM, DE ASTRID CABRAL. In: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras, 2010, Manaus. Anais do II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras. Manaus: UEA Edições, 2010. p. 875-880.

  • SERAFIM, Y. ; Marlise Vaz Bridi . NO LIMITE DOS CORPOS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE NOVAS CARTAS PORTUGUESAS E SALA DE ARMAS. In: Simpoósio Nacional do Gepelip, 2014, Manaus. Caderno de Resumo do Simpósio Nacional do Gepelip: Interculturalidade nas literaturas de língua portuguesa. Manaus: EDUA, 2014. p. 65-65.

  • SERAFIM, Y. . UM MERGULHO NO PROFUNDO ESPELHO DE NARCISO EM DEZEMBRO, E FLORIAM, DE ASTRID CABRAL. In: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras, 2010, Manaus. Livro de resumos: II Colóquio Internacional Poéticas do Imaginário: literatura, interfaces, fronteiras. Manaus: UEA Edições, 2010. p. 118-118.

  • SERAFIM, Y. . Entre alamedas e lugares: considerações sobre a contística de Astrid Cabral. In: I Ciclo de Palestras Literatura de Expressão Portuguesa do GEPELIP, 2010, Manaus. Anais do I Ciclo de Palestras Literatura de Expressão Portuguesa do GEPELIP. Manaus: EDUA, 2010. p. 42-42.

  • SERAFIM, Y. . Seminário Violência e Gênero no Amazonas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SERAFIM, Y. . A existência e seus condicionamentos no conto A cerca, de Astrid Cabral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - Atual

    A literatura portuguesa de autoria feminina, Descrição: A literatura portuguesa de autoria feminina Descrição: O projeto visa o estudo de autoras portuguesas contemporâneas, nomeadamente romancistas, a fim de formar um estudo crítico que leve em consideração características e especificidades reconhecidas na produção de mulheres escritoras em Portugal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yasmin Serafim da Costa - Integrante / Marlise Vaz Bridi - Coordenador / Nicia Petreceli Zucolo - Integrante / Susana Ramos Ventura - Integrante / Alleid Ribeiro Machado - Integrante / Carlos Rogério Duarte Barreiros - Integrante / Nivaldo Diógenes Medeiros - Integrante / Fabio Fazzilari - Integrante / Alexandra Jardim Picone - Integrante / Sara Ezedin - Integrante / Wellington de Assis Silva - Integrante / Francisco Chagas Alves - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Solidões encharcadas em Inferno Verde: uma leitura para a obra de Alberto Rangel, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yasmin Serafim da Costa - Integrante / Gabriel Albuquerque - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Conto Amazonense em Perspectiva, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Yasmin Serafim da Costa - Integrante / Nicia Petreceli Zucolo - Coordenador / Fabio Fadul Moura - Integrante / Ingrid de Souza Sampaio - Integrante / Larissa Pollari Araújo - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Menção Honrosa no Programa Institucional De Bolsas de Iniciação Científica da Área de Ciências Humanas, Universidade Federal do Amazonas; CNPq ; FAPEAM.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

2015 - 2015

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professora do Programa Parfor, Carga horária: 60

Outras informações:
Ministrou a disciplina "Prática VI - O ensino da gramática normativa" para o curso de Língua e Literatura Portuguesa da UFAM, município de Jutaí,.

2010 - 2011

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno-Bolsista

2010 - 2010

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitoria realizada da disciplina Literatura Portuguesa III.

2018 - 2018

Universidade do Estado do Amazonas

Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2018 - 10/2018

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Temáticos em Literatura Brasileira IV

2011 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Pesquisador

2011 - 2011

Centro Educacional Lato Sensu

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Apoio técnico, Carga horária: 30

2019 - Atual

Biosfera Vestibulares

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10