Adilson Aquino Silveira Junior

Professor do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Doutor em Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Mestrado em Serviço Social pela UFPE. Coordena o projeto Memória e História do Serviço Social em Pernambuco (MEHSSPE).

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Serviço Social

2013 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A Assistência Social e as Ideologias do Social-liberalismo: Tendências Político-pedagógicas para a formação dos Trabalhadores do SUAS
, Ano de obtenção: 2016. Angela Santana do Amaral. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Assistência Social; ideologia; hegemonia; Social-liberalismo.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Mestrado em Serviço Social

2011 - 2013

Universidade Federal de Pernambuco
Título: A pedagogia da hegemonia na assistência social - crítica das ideologias governamentais dos Núcleos de Participação Popular em Fortaleza
, Ano de Obtenção: 2013.Mônica Rodrigues Costa.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: hegemonia; ideologia; Assistência Social; Participação Popular.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Docência no Ensino Superior

2013 - 2014

Faculdade Frassinetti do Recife
Título: Gramsci e o problema da "tradutibilidade" na filosofia da práxis: contribuições para a atividade pedagógica
Orientador: Marinês Coral

Graduação em Serviço Social

2005 - 2009

Universidade Estadual do Ceará
Título: Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza.
Orientador: Irma Martins Moroni da Silveira

Formação complementar

2017 - 2017

Treinamento de Integração para Servidores Docentes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

2016 - 2016

A morfologia social da precarização do trabalho no Brasil. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2014 - 2014

Ontologia marxiano-lukacsiana e a educação. (Carga horária: 12h). , Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco, ADUFERPE-S.SIND, Brasil.

2011 - 2011

Mini-curso O ESTADO E A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITA. (Carga horária: 8h). , Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Ontologia Marxiana - UFAL, GPTEOM, Brasil.

2010 - 2010

Ética em Movimento. (Carga horária: 60h). , Conselho Regional de Serviço Social - 3° Região, CRESS - CE, Brasil.

2010 - 2010

Multiplicador dos Novos Formulários do CadÚnico. (Carga horária: 40h). , Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, STDS, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Controle Social das Contas Públicas. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2009 - 2009

Projetos Sociais: Elaboração, Avaliação e Captação. (Carga horária: 200h). , Centro de Treinamento e Desenvolvimento, CETREDE, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Responsabilidade Social e Sustentabilidade. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Segurança, Violência e Direitos. (Carga horária: 130h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2007 - 2007

Assistência Soical na Contemporâneidade. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2006 - 2006

Planejamento, Elaboração e Avaliação de Projetos S. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2004 - 2004

Especialista Profissional na Categoria HTML. (Carga horária: 96h). , Compuway Educação Profissional, COMPUWAY, Brasil.

2003 - 2003

Informática Básica e Avançada.. (Carga horária: 104h). , On-Line Treinamentos e Informática, ON-LINE, Brasil.

1999 - 2003

Curso de Inglês. (Carga horária: 320h). , Instituto Brasileiro de Idiomas e Qualificação, IBIQ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.

Organização de eventos

SILVEIRA Jr., A. A. . V Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2008. (Outro).

SILVEIRA Jr., A. A. . XIII Semana da Cultura do Serviço Social. 2007. (Outro).

Participação em eventos

5ª Jornada Nordeste de Serviço Social.As transformações do Serviço Social em Pernambuco nos anos 1950. 2019. (Outra).

70ª Reunião Anual da SBPC.Seguridade Social na Conjuntura Brasileira pós-2016: a política de assistência social. 2018. (Outra).

70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).Mesa-Redonda "SEGURIDADE SOCIAL NA CONJUNTURA BRASILEIRA PÓS-2016: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE SAÚDE E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2018. (Encontro).

EXPO UFPE 2018. 2018. (Exposição).

I Seminário de Assistência Social.As Tendências Político-Ideológicas da Assistência Social no Contexto da Crise. 2018. (Seminário).

XXXI Congresso da Associação Latino-Americana de Sociologia. A perspectiva dialética da abordagem teórico-metodológica de Karl Marx. 2017. (Congresso).

15 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais. As ideologias da assistência social: crítica às noções de "exclusão" e "risco social". 2016. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Pesquisadoras(es) em Serviço Social.A reforma universitária consentda: de 1968 a atualidade. 2016. (Encontro).

VI Encontro de Grupos de Estudo e Pesquisas Marxista. 2014. (Encontro).

XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Florestan Fernandes e a crítica à refirma universitária no Brasil. 2014. (Encontro).

Seminário Nacional de Serviço Social na Educação. 2012. (Seminário).

XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Assistência Social, participação popular e hegemonia burguesa no Brasil. 2012. (Encontro).

III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana.A relação de complementariedade entre Estado e Capital na obra de Istiván Mészáros. 2011. (Encontro).

Reunião Ampliada da Direção Regional Nordeste da ABEPSS. 2011. (Outra).

Serviço Social em tempos de crise do capital: desafios para a formação profissional.Sociedade civil, Estado e direitos na teoria social marxiana: fundamentos para uma perspectiva crítico-revolucionária no Serviço Social. 2011. (Seminário).

XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. A perspectiva teórico-metodológica de Karl Marx em sua crítica da economia política. 2011. (Congresso).

Seminário Crise Capitalista e Seguridade Social. 2010. (Seminário).

Seminário de Integração SEMAS - DPGE. 2010. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social:uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2010. (Encontro).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social:uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2010. (Encontro).

XV Semana Universitária: Ciência para a humanidade.OS (DES)CAMINHOS DO CONTROLE DEMOCRÁTICO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FORTALEZA. 2010. (Encontro).

XV Semana Universitária: ciência para humanidade.O Estado da Arte da Assistência Social nos anos 1990: uma analise dos artigos publicados nas revistas Serviço Social & Sociedade. 2010. (Outra).

Fórum Social Mundial 2009 - Amazônia. 2009. (Outra).

Seminário "Socializar Riqueza para romper Desigualdade". 2009. (Seminário).

Seminário "Socializar Riqueza para Romper Desigualdade" em Sobral. 2009. (Seminário).

Seminário Assistência Social: dimensões investigativas e interventivas.Assistência Social - O Estado da Arte nas Revistas Serviço Social & Sociedade nos anos 1980. 2009. (Seminário).

Seminário Crise Capitalista, Questão Social e Questão Urbana.ASSISTÊNCIA SOCIAL, O ESTADO DA ARTE NAS REVISTAS SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE NA DÉCADA DE 1980: UM SALTO POLÍTICO E TEÓRICO-METODOLÓGICO.. 2009. (Seminário).

VIII Conferência Estadual de Assistência Social - Ceará.Delegado. 2009. (Outra).

VIII Conferência Municipal de Assistência Social - Fortaleza.delegado. 2009. (Outra).

4° Conferência Estadual de Direitos Humanos. 2008. (Outra).

Forum Estadual de Assistência Social. 2008. (Outra).

Semainário "SERVIÇO SOCIAL NA LUTA SEMPRE: FORMAÇÃO ACADÊMICA E TRABALHO DE QUALIDADE". 2008. (Seminário).

V Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil em Serviço Social. 2008. (Seminário).

XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social.A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL - O ESTADO DA ARTE / OS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS CONTEMPORÂNEOS E OS CONSELHOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. 2008. (Encontro).

XXXI Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2008. (Encontro).

?Assistentes Sociais na Luta Contra a Violência, o Desemprego e as Desigualdades Sociais. 50 Anos de Regulamentação de Profissão?. 2007. (Seminário).

59ª Reunião Anual da SBPC.Pesca Artesanal de Jangada no Mucuripe: uma atividade em crise. 2007. (Simpósio).

I Encontro Políticas Públicas e Inclusão Social ? Direitos Sociais e Enfrentamento da Pobreza. 2007. (Encontro).

II Encontro Nordestino e Participação Popular e I Seminário Internacional de Democracia Participativa. 2007. (Encontro).

II Seminário de serviço Social na Área da Saúde. 2007. (Seminário).

Seminário ?A unidade teoria e pratica e os intelectuais em Gramsci?. 2007. (Seminário).

VII Conferência Estadual de Assistência Social ? Ceará. 2007. (Outra).

VII Conferência Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2007. (Outra).

XIII Congresso de Estudantes da UECE. 2007. (Congresso).

XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa.Violência Juvenil e Maioridade Penal. 2007. (Encontro).

XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa.Jangadas do Mucuripe: o declinio da pesca artesanal em Fortaleza. 2007. (Encontro).

XIII Semana da Cultura do Serviço Social. 2007. (Encontro).

XXX ERESS - Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2007. (Encontro).

I Seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos da Juventude. 2006. (Seminário).

I Seminário Internacional de Democracia Participativa. 2006. (Seminário).

Oficina Descentralizada da Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ? ABEPSS. 2006. (Oficina).

Seminário ?70 anos do Serviço Social no Brasil: Na perspectiva do reconhecimento. 2006. (Seminário).

Seminário ?Segurança Publica e Exclusão Social?. 2006. (Seminário).

Seminário Regional sobre Formação Profissional em Serviço Social: Interfaces com a Política de Saúde. 2006. (Seminário).

XXIX ERESS ? Encontro Regional de Estudantes de Serviço Social. 2006. (Encontro).

XXVIII ENESS ? Encontro Nacional de Estudantes de Serviço Social. 2006. (Encontro).

IV Seminário da Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua de Fortaleza e Fundo das nações Unidas para Infância (UNICEF). 2005. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Rafaela Ribeiro Saraiva da Costa

SILVEIRA Jr., A. A.; SILVA, M. G. E.; VIEIRA, A. C. S.. As estratégias de resistência dos operadores de teleatendimento em Pernambuco: um fazer-se enquanto classe. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Angélica Pedrosa de Lima Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; SANTOS, V. M.; COSTA, M. R.; PADILHA, H. M. B.; VIEIRA, A. C. S.. A centralidade da família na formação em Serviço Social nos anos 40 em Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alcides Campelo de Albuquerque Junior

SILVEIRA Jr., A. A.; SILVA, M. G. E.; PERUZZO, J. F.. "O social como eixo do desenvolvimento": as (des)continuidades entre os governos de FHC e Lula nas políticas de transferência de renda. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Kim Taiuara Chavarria Brochard

SILVEIRA Jr., A. A.; LUCENA, M. F. G.; MUSTAFA, M. A. S. M.. Projeto Ético-Político do Serviço Social e emancipação humana: uma análise a partir dos posicionamentos do CFESS. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Antonio Israel Carlos da Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; PERUZZO, J. F.; AMARAL, A. S.. Os ideários dos egressos do ensino à distância na formação profissional em Serviço Social. 2018. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria da Conceição da Silva Cruz

CANTALICE, L. B. O.; GOMES, C. M. C.;SILVEIRA Jr., A. A.. A precarização das relações de trabalho e o limite do crescimento econômico com equidade social na perspectiva neodesenvolvimentista no Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antonio Israel Carlos da Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; VIEIRA, A. C. S.; MOTA, A. E. F. S.; ALMEIDA, N. L. T.; GUERRA, Y. A. D.. EMPRESARIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO NOS ANOS 2000. 2022. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: POLIANA DE OLIVEIRA CARVALHO

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, P. O.; BRAGA, I. A.; CRONEMBERGER, I. H. G. M.; ARAUJO, M. S. S.. O SUAS NA CIDADE DE TERESINA: uma análise do desenvolvimento do sistema no período de 2012 a 2020. 2022. Tese (Doutorado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Raquel Bianor da Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; AFRANIO FILHO, S. L.; LIMA, R. M. C.; MUSTAFA, M. A. S. M.; ANDRADE, M. A.. Planejamento, Capital e Emancipação Humana. 2019. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Teresa Cristina Moura Costa

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; PERUZZO, J. F.; CHAVES, H. L. A.; OLIVEIRA, E. M. A. P.; FERREIRA, M. D. M.. A gestão da Política de Assistência Social no estado do Piauí: uma análise a partir dos municípios que compõe a Comissão Intergestora Bipartite. 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Iracilda Alves Braga

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; MOTA, A. E. F. S.; VIEIRA, A. C. S.; SOARES, R. C.; OLIVEIRA, E. M. A. P.. O trabalho do Assistente Social no SUAS: Reflexões sobre a relativa autonomia no exercício profissional dos assistentes sociais do CRAS e CREAS no município de Teresina - PI (Pré-banca). 2017.

Aluno: Iracilda Alves Braga

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; MOTA, A. E. F. S.; VIEIRA, A. C. S.; SOARES, R. C.; OLIVEIRA, E. M. A. P.. O trabalho do Assistente Social no SUAS: Reflexões sobre a relativa autonomia no exercício profissional dos assistentes sociais do CRAS e CREAS no município de Teresina - PI. 2017. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Teresa Cristina Moura Costa

PERUZZO, J. F.; CHAVES, H. L. A.; OLIVEIRA, E. M. A. P.; FERREIRA, M. D. M.;SILVEIRA Jr., A. A.. A Gestão da Política de assistência social do estado do Piauí. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: KIM TAIUARA CHAVARRIA BROCHARDT

SILVEIRA Jr., A. A.; VIEIRA, A. C. S.; MUSTAFA, M. A. S. M.. Projeto Ético-Político do Serviço Social, Alternativas e Emancipação humana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Rafaela Ribeiro Saraiva da Costa

SILVEIRA Jr., A. A.; SILVA, M. G. E.; MUSTAFA, M. A. S. M.. Teleatendentes: Análise das Estratégias de Organização Coletiva do Sindicato dos Trabaladores em Telecomunicações de Pernambuco - SINTEL-PE. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maria Angélica Pedrosa de Lima Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; VIEIRA, A. C. S.; PADILHA, H. M. B.; SANTOS, V. M.. As Expressões da Questão Social em Pernambuco e Seu Enfrentamento pelo Serviço Social no Estado. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Karoline Nogueira de Souza

SILVEIRA Jr., A. A.; REBUA, C. E. Z.; OLIVEIRA, L. A. A.; GOMES, C. M. C.. Revolução Passiva e Estado Capitalista: uma análise gramsciana do caso brasileiro nos anos 1930-1945. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Antonio Israel Carlos da Silva

AMARAL, A. S.; MOTA, A. E. F. S.;SILVEIRA Jr., A. A.. Tendências da cultura formativa do serviço social no EAD. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alcides Campelo de Albuquerque Junior

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; SOARES, R. C.; SILVA, M. G. E.. O social como eixo do desenvolvimento: análise comparativa sobre formulações programáticas dos governos federais de Fernando Henrique Cardoso e Lula. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Beatriz M

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. DA SILVA; BEATRIZ DA R. C. FÉLIX; MYLLENA C. A..A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE SOB A PANDEMIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: IZABELY C

SILVEIRA Jr., A. A.; SILVEIRA, S. M. B.. F. DOS SANTOS, PALOMA B. DA .S, TACIANA MARTINS.A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O DISCURSO IDEOLÓGICO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: WOLNEY MARNEY ALVES DA SILVA FILHO

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. Reconstrução do Movimento Estudantil de Serviço Social em Pernambuco na Crise da Ditadura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Carolayne Gomes de Souza

SILVEIRA Jr., A. A.; VIEIRA, A. C. S.. A perspectiva higienista no Serviço Social: uma análise a partir da experiência na Escola Ulisses Pernambucano nas décadas de 1940 e 1950. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Beatriz M

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. DA S.; BEATRIZ DA ROCHA C. F.; MYLLENA C. D..A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE SOB A PANDEMIA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: THALITA DE FRANÇA MENDONÇA

MENDONCA, V. N. T.;SILVEIRA Jr., A. A.. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Francielly da S

CARVALHO, S.;SILVEIRA Jr., A. A.. MORAIS, MARIA L. A. BARROSO; VALESCA S..O RETORNO DO BRASIL AO MAPA DA FOME: considerações sobre o sucateamento, fragmentação e desmonte das políticas sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: KATARINA DA SILVA BARBOSA

SILVEIRA Jr., A. A.; CLEMENTE, F. S.. AS EXPRESSÕES DO IMPACTO DA COVID-19 NO SETOR DA CULTURA E A LEI ALDIR BLANC PARA A CLASSE TRABALHADORA ARTÍSTICA EM PERNAMBUCO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Larissa Emanuelle Miguel da Cruz

CARVALHO, S.;SILVEIRA Jr., A. A.. CONTRIBUIÇÕES À REFLEXÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL A PARTIR DA REALIDADE DOS/AS ESTUDANTES DA UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Larissa Ranielly Lima Dias e Lenita Maria Maciel de Almeida

SILVEIRA Jr., A. A.; PEREIRA, E. M.. A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM A CLASSE OPERÁRIA EM PERNAMBUCO NOS ANOS DE 1950-1960. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Jefferson de Melo e Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; CHAGAS, J. L.. A INFLUÊNCIA DE GRAMSCI NOS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Bruna Soares Farias

SILVEIRA Jr., A. A.; PEREIRA, EVELYNE MEDEIROS. ?QUESTÃO SOCIAL? E MIGRANTES VENEZUELANOS EM PERNAMBUCO: Um estudo a partir da experiência de estágio na Cáritas Regional Nordeste 2 (Recife-PE). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950-1970. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Edvânia Lima da Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; PEREIRA, EVELYNE MEDEIROS. AS PARTICULARIDADES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 A 1980. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Mariana Macena da Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; LIMA, T. M. M.. A intersetorialidade nos marcos legais e normativos da política de Assistência Social no Brasil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Jackson Garcez Santos

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. FUSÕES E AQUISIÇÕES DAS EMPRESAS EDUCACIONAIS: EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO MERCANTILIZADA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: FERNANDA HELEN DE PAULA LIRA

SILVEIRA Jr., A. A.; SILVEIRA, S. M. B.. A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM FAMÍLIAS NA DÉCADA DE 1940 EM PERNAMBUCO NA CORRELAÇÃO DE FORÇAS ENTRE ESTADO, IGREJA E CLASSE OPERÁRIA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Letícia Gabrielle Lima da Costa e Silva

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. O Programa de Assistência Estudantil (PAE) na UFPE: contexto da crise e das contrarreformas, no período de 2014 a 2019. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Dayanne N

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. N. Nascimento/Ryan D'Angelo de O./Melguibson de A."Falta emprego, falta dinheiro": análise das respostas do Estado ao crescimento do trabalho dos ambulantes na Região Metropolitana do Recife. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Miguel A

SILVEIRA Jr., A. A.; BARRETO, L. M. P.. P. da Silva/Mylenna V. S. de O/Paloma M. V. de L.S.A assistência social no (des)governo Temer: o desmonte de uma conquista social. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: RENATA RAYANE DA SILVA

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. Trabalho informal no contexto da crise econômica brasileira: velhas e novas formas de exploração. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amábili Vieira de Araújo/ Cibelly Vieria da Silva/ Isis G

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. .Os impactos da Lei da Terceirização (LEI N 13.429/17): a exploração da classe trabalhadora e a intensificação da mais-valia absoluta no Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lidiane Maiara Lins

MENDONCA, V. N. T.;SILVEIRA Jr., A. A.. SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: ANÁLISE SOBRE A CONTRARREFORMA DO ESTADO E OS IMPACTOS NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Byanca Mayra Figueredo da Silva / Priscila Valença Costa

CARVALHO, S.;SILVEIRA Jr., A. A.. TERCEIRIZAÇÃO E DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO: A RELAÇÃO ENTRE EXPLORAÇÃO E OPRESSÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Laysa Audinete S

SILVEIRA Jr., A. A.; MUSTAFA, M. A. S. M.. B.da Silva / Wanessa Karollynne da Silva.SERVIÇO SOCIAL E BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR JUNTO ÀS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES NO CRAS DOIS IRMÃOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Raíssa dos Santos Bezerra

SILVEIRA Jr., A. A.; CARVALHO, S.. "PRIMAVERA FEMINISTA" E A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA MACHISTA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Polyana Fernandes Marques

SILVEIRA Jr., A. A.; LIMA, R. M. C.. OS VIESES POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA ANÁLISE DA TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Magda Cristina Mariz Meira

SILVEIRA Jr., A. A.; MELO, D. C. S.. MULHERES E ECONOMIA SOLIDÁRIA: COMPREENDENDO A DESIGUALDADE SOCIAL DE GÊNERO A PARTIR DOS ESTUDOS ACADÊMICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Karoline Nogueira de Souza

SILVEIRA Jr., A. A.; OLIVEIRA, L. A. A.; GOMES, C. M. C.. O TRANSFORMISMO À BRASILEIRA - A HEGEMONIA LULISTA EM PRESENÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Eduarda Macedo Valença

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; MENDONCA, V. N. T.. A política de assistência social em Olinda/PE: os desafios ao Serviço Social na proteção social básica - CRAS 9. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Alexsandro Carlos da Silva Siqueira

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; UCHOA, R. S.. "O dito pelo não dito": mídia e construção ideológica sobre a maconha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Gabriela da Silva Torres/ Maria Milena Silve Querino

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; SOARES, R. C.. A dimensão pedagógica do Serviço Social na intervenção profissional em contextos hospitalares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

SILVEIRA Jr., A. A.; SANTOS, V. M.; SA, V. B.. Banca Exaindora do Concurso Público para docente da UPE - Área Política Social. 2018. Universidade de Pernambuco.

SILVEIRA Jr., A. A.; SANTOS, M. A.; OLIVEIRA, M. D. T.; ARAUJO, C. F.. Concurso Público Para Docente Efetivo da UFAL - Fundamentos do Trabalho Profissional Campus Arapiraca - Edital n 77 - 2022. 2022. Universidade Federal de Alagoas.

SILVEIRA Jr., A. A.; PERUZZO, J. F.; MENDONCA, V. N. T.; MUSTAFA, M. A. S. M.; SOUZA, M. A. M.; COSTA, M. R.; CHAVES, H. L. A.. Banca de Seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPE. 2018. Universidade Federal de Pernambuco.

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA; SANTOS, V. M.; ARCOVERDE, A. C. B.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto - Serviço Social (EDITAL N° 01, DE 01 DE DEZEMBRO DE 2017). 2017. Universidade Federal de Pernambuco.

Orientou

ANNA KAROLINA GOMES DE SOUZA

ESPAÇOS OCUPACIONAIS E TENDÊNCIAS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

IZABELY C

F; DOS SANTOS, PALOMA B; DA SILVA, TACIANA M; ; A EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E O DISCURSO IDEOLÓGICO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

WOLNEY MARNEY ALVES DA SILVA FILHO

Reconstrução do Movimento Estudantil de Serviço Social em Pernambuco na Crise da Ditadura; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Carolayne Gomes de Souza

A perspectiva higienista no Serviço Social: uma análise a partir da experiência na Escola Ulisses Pernambucano nas décadas de 1940 e 1950; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

THALITA DE FRANÇA MENDONÇA

A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO (IFPE); 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Francielly da S

MORAIS, MARIA LUIZA A; BARROSO E VALESCA S; ; O RETORNO DO BRASIL AO MAPA DA FOME: considerações sobre o sucateamento, fragmentação e desmonte das políticas sociais; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

KATARINA DA SILVA BARBOSA

AS EXPRESSÕES DO IMPACTO DA COVID-19 NO SETOR DA CULTURA E A LEI ALDIR BLANC PARA A CLASSE TRABALHADORA ARTÍSTICA EM PERNAMBUCO; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Larissa Emanuelle Miguel da Cruz

CONTRIBUIÇÕES À REFLEXÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL A PARTIR DA REALIDADE DOS/AS ESTUDANTES DA UFPE; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Larissa Ranielly Lima Dias e Lenita Maria Maciel de Almeida

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM A CLASSE OPERÁRIA EM PERNAMBUCO NOS ANOS DE 1950-1960; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Jefferson de Melo e Silva

A INFLUÊNCIA DE GRAMSCI NOS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO

O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950-1970; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Edvânia Lima da Silva

AS PARTICULARIDADES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO ENTRE AS DÉCADAS DE 1970 A 1980; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Mariana Macena da Silva

A intersetorialidade nos marcos legais e normativos da política de Assistência Social no Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

RAMAYANE KAMILA FERREIRA LIRA

Estágio e Política de Trabalho; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Luciana Pereira da Silva

SERVIÇO SOCIAL E A QUESTÃO DA SAÚDE MENTAL: uma abordagem reflexiva acerca da assistência ao estudante da UFRPE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Amábili Vieira de Araújo/ Cibelly Vieria da Silva/ Isis G

; Os impactos da Lei da Terceirização (LEI N 13; 429/17): a exploração da classe trabalhadora e a intensificação da mais-valia absoluta no Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

RENATA RAYANE DA SILVA

Trabalho informal no contexto da crise econômica brasileira: velhas e novas formas de exploração; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Dayanne N

N; Nascimento/Ryan D'Angelo de O; /Melguibson de A; "Falta emprego, falta dinheiro": análise das respostas do Estado ao crescimento do trabalho dos ambulantes na Região Metropolitana do Recife; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Laysa Audinete S

B; da Silva / Wannessa K; da Silva; SERVIÇO SOCIAL E BOLSA FAMÍLIA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR JUNTO ÀS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DAS CONDICIONALIDADES NO CRAS DOIS IRMÃOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Ana Raíssa dos Santos Bezerra

"PRIMAVERA FEMINISTA" E A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA MACHISTA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Polyana Fernandes Marques

OS VIESES POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DOS SERVIÇOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA ANÁLISE DA TIPIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Lidiane Maiara Lins

SERVIÇO SOCIAL E SAÚDE: ANÁLISE SOBRE A CONTRARREFORMA DO ESTADO E OS IMPACTOS NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Magda Cristina Mariz Meira

MULHERES E ECONOMIA SOLIDÁRIA: COMPREENDENDO A DESIGUALDADE SOCIAL DE GÊNERO A PARTIR DOS ESTUDOS ACADÊMICOS; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Gabriela da Silva Torres/ Maria Milena Silve Querino

A dimensão pedagógica do Serviço Social na intervenção profissional em contextos hospitalares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Maria Eduarda Macedo Valença

A política de assistência social em Olinda/PE: os desafios ao Serviço Social na proteção social básica - CRAS 9; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

WOLNEY MARNEY ALVES DA SILVA FILHO

O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NA DÉCADA DE 1980; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Mariana Macena da Silva

A INTERSETORIALIDADE NA EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO ALTO SANTA TEREZINHA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO

O MOVIMENTO ESTUDANTIL DO SERVIÇO SOCIAL E RENOVAÇÃO PROFISSIONAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950-1970; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Larissa Ranielly Lima Dias

O PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL NOS ANOS 1970-1980 Edital: PIBIC 2018/2019; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Jefferson de Melo e Silva

O PENSAMENTO DE ANTÔNIO GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL NOS ANOS 1990-2000; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Lenita Maria Maciel de Almeida

O SERVIÇO SOCIAL NO MEIO OPERÁRIO EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950-1960; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Carolayne Gomes de Souza

Disciplina de Serviço Social 2 (2023; 1); 2023; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Maria Leticia Figueira da Silva

Pesquisa em Serviço Social 2 (2023; 1); 2023; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

MARIA PAULA ARAÚJO ROSALVO

Disciplina Pesquisa em Serviço Social 1 (2021; 2); 2022; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Luanna Barbara Cavalcanti Soares

Disciplina de Serviço Social 2 (2021; 2); 2022; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Danilo Estevao Barros Batista

Disciplina de Serviço Social 2 (2022; 1); 2022; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Aline Marques da Silva

Disciplina de Serviço Social 2 (2022; 2); 2022; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Carolayne Gomes de Souza

Pesquisa em Serviço Social 2 (2022; 1); 2022; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Ivanildo Oliveira Barbosa Filho

Disciplina de Serviço Social 2 (2020; 1); 2021; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

MARIA PAULA ARAÚJO ROSALVO

Disciplina de Serviço Social 2 (2020; 2); 2021; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Ana Letícia Silva Santos

Disciplina Serviço Social 2 (2021; 1); 2021; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

RAMAYANE KAMILA FERREIRA LIRA

Disciplina Pesquisa em Serviço Social 2 (2019; 1); 2019; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Lenita Maria Maciel de Almeida

Disciplina Serviço Social 2 (2019; 1); 2019; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Camila Eduarda Barbosa Gomes

Disciplina Serviço Social 2 (2019; 2); 2019; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO

Pesquisa em Serviço Social 1; 2019; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Cintia Maria da Silva

Disciplina de Serviço Social 2 (2018; 1); 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Débora Maria da Silva Adriano Tenório

Disciplina Pesquisa em Serviço Social 2 (2018; 1); 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO

Disciplina de Serviço Social 2 (2018; 2); 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

GABRIELLY FERNANDA DE ALBUQUERQUE BARROS

Disciplina Pesquisa em Serviço Social 1 (2018; 2); 2018; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Evelly Nathália Lira de Araújo

Disciplina Serviço Social 2 (2017; 1); 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Amanda Lacerda Figueredo Sales

Disciplina Oficina de Elaboração de Projetos Sociais (2017; 1); 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Maurício Ferreira da Costa

Disciplina Serviço Social 2 (2017; 2); 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Lucas Lopes

Disciplina Pesquisa em Serviço Social 1 (2017; 2); 2017; Orientação de outra natureza; (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Adilson Aquino Silveira Júnior;

Produções bibliográficas

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Notas históricas sobre a particularidade da emergência do Serviço Social em Pernambuco nos anos 1940. EMANCIPAÇÃO (ONLINE) (PONTA GROSSA) , v. 20, p. 1-15, 2020.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . As condições das classes trabalhadoras nas circunstâncias da crise e restauração no Brasil atual. TEXTOS & CONTEXTOS (PORTO ALEGRE) , v. 18, p. 174-188, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; DIAS, L. R. L. . Gramsci em Metodologia e Ideologia do Trabalho Social, de Vicente Faleiros. ARGUMENTUM (VITÓRIA) , v. 11, p. 187-201, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Crise econômica, luta de classes e Serviço Social no Brasil. Revista Katalysis , v. 21, p. 96-107, 2018.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A cultura pós-moderna no Serviço Social em tempos de crise. temporalis , v. 31, p. 167-187, 2016.

  • JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA ; DO NASCIMENTO, CLARA MARTINS . A crítica de Florestan Fernandes à reforma universitária e sua atualidade. Revista Em Pauta , v. 14, p. 199-187, 2016.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; LEITE, S. S. . A assistência social no processo de restauração da dominação burguesa no Brasil. Revista de Políticas Públicas , v. 18, p. 543-556, 2015.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Gramsci e o 'problema da tradutibilidade' na filosofia da práxis. Critica Marxista (São Paulo) , v. 40, p. 63-82, 2015.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Ideologia, consciência social e hegemonia na obra de Antonio Gramsci. Emancipação (UEPG. Impresso) , v. 13, p. 23-37, 2014.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . O nexo necessário e vital: ideologia e histórica em Karl Marx. Temporalis , v. 26, p. 37-54, 2014.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A filosofia como historicidade: a ideologia no estudo filosófico dos Cadernos do Cárcere. Serviço Social & Sociedade , v. 119, p. 560-581, 2014.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . Chronic unemployment and relative surplus population: notes based on the critique of political economy. Textos & Contextos (Porto Alegre) , v. 12, p. 7-19, 2013.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . Desemprego crônico e superpopulação relativa: apontamentos a partir da crítica da economia política. Textos & Contextos (Porto Alegre) , v. 12, p. 20-32, 2013.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Pesquisa em Serviço Social e fundamentos da perspectiva teórico-metodológica marxiana. Revista Katálysis (Impresso) , v. 15, p. 221-229, 2012.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . O serviço social na particularidade do Nordeste (1940-1980). 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 144p .

  • SILVEIRA Jr., A. A. . GRAMSCI NO SERVIÇO SOCIAL: o debate do significado social da profissão. 1. ed. Recife: Ed. do Autor, 2021. v. 1. 152p .

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A reconstrução histórica do Serviço Social no Nordeste. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 199p .

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVA, ANDRESA MARIA DA (Org.) ; FARIAS, B. S. (Org.) ; MONTALVÃO, C. S. L. L. (Org.) ; PEREIRA, EVELYNE MEDEIROS (Org.) ; LIRA, F. H. P. (Org.) ; FREIRE, L. S. A. (Org.) ; ALMEIDA, L. M. M. (Org.) ; SILVA, M. A. P. L. (Org.) ; SILVA, M. M. (Org.) ; LIMA, R. A. (Org.) ; BARBOSA, T. O. (Org.) ; GOMINHO, Z. O. (Org.) . SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional. 1. ed. Curitiba: EDITORA CRV, 2020.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . COISAS DE NÃO: Trabalhadores na poesia de João Cabral de Melo Neto. 1. ed. Recife: Ed. do Autor, 2020. v. 1. 79p .

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A emergência, desenvolvimento e tendências do Serviço Social em Pernambuco. In: Ana Elizabete Mota; Ana Cristina Vieira; Angela Amaral. (Org.). Serviço Social no Nordeste: das origens à renovação. 1ed.São Paulo: Cortez, 2021, v. 1, p. 201-215.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Seguridade Social e desmonte da Assistência Social no Brasil. In: Iracilda Alves Braga. (Org.). A assistência social e o SUAS no contexto de desmonte da seguridade social brasileira. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 99-118.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A pedagogia do risco e da vulnerabilidade social no trabalho social no SUAS (ENTREVISTA). In: Iracilda Alves Braga. (Org.). A assistência social e o SUAS no contexto de desmonte da seguridade social brasileira. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2021, v. 1, p. 67-76.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA PARTICULARIDADE DO NORDESTE. In: Adilson Aquino Silveira Júnior. (Org.). A reconstrução histórica do Serviço Social no Nordeste. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 15-46.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . CAPITALISMO, ESTADO E POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL DOS ANOS 1950. In: Adilson Aquino Silveira Júnior. (Org.). Serviço social em Pernambuco: primeiras décadas da formação e atuação profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 51-65.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1940. In: Adilson Aquino Silveira Júnior. (Org.). SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 65-93.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; ALMEIDA, L. M. M. ; SILVA, M. M. . SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950: racionalização do ensino e diversificação técnico-profissional. In: Adilson Aquino Silveira Júnior. (Org.). SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 93-121.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; ALMEIDA, L. M. M. . BASES DA RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: afirmação da ?abordagem comunitária? entre 1940 e 1960. In: Adilson Aquino Silveira Júnior. (Org.). SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: primeiras décadas da formação e atuação profissional. 1ed.Curitiba: CRV, 2020, v. , p. 121-146.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . DRUMMOND EM MIRÓ DA MURIBECA. COTIDIANO: POESIA E ENSAIO. 1ed.Recife: Ed. do Autor, 2020, v. 1, p. 48-118.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Serviço Social e construção da hegemonia dominante. In: Ana Elizabete Mota; Angela Amaral. (Org.). Cenários, contradições e pelejas do Serviço Social brasileiro. 1ed.São Paulo: Cortez, 2016, v. , p. 55-82.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; ALMEIDA, L. M. M. ; SILVA, M. M. . As transformações do Serviço Social em Pernambuco nos anos 1950. In: 5ª Jornada Nordeste de Serviço Social, 2019, Recife. Anais da 5ª Jornada Nordeste de Serviço Social, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; ALMEIDA, L. M. M. ; FARIAS, B. S. ; MONTALVAO, C. S. L. L. . O CARÁTER EMBRIONÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO EM 1940. In: 7 Encontro Internacional de Política Social e o 14 Encontro Nacional de Política Social, 2019, Vitória. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVA, M. M. ; SILVA, A. M. ; LIRA, F. H. P. . O ?DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE? NO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO. In: 7 Encontro Internacional de Política Social e o 14 Encontro Nacional de Política Social, 2019, Vitória. Anais do Encontro Internacional e Nacional de Política Social, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; DIAS, L. R. L. . A ASSIMILAÇÃO DE GRAMSCI EM METODOLOGIA E IDEOLOGIA DO TRABALHO SOCIAL DE VICENTE DE PAULA FALEIROS. In: 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília. Anais 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVA, M. M. ; ALMEIDA, L. M. M. . SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NOS ANOS 1950: EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL. In: 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019, Brasília. Anais 16 Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; FARIAS, B. S. ; MONTALVAO, C. S. L. L. ; ALMEIDA, L. M. M. . O CARÁTER EMBRIONÁRIO DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NA DÉCADA DE 1940. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), 2019, São Luis. Anais IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVA, A. M. ; LIRA, F. H. P. ; SILVA, M. M. . O ?DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE? NO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO. In: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), 2019, São Luis. Anais IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), 2019.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; DIAS, L. R. L. ; SILVA, J. M. E. . Notas sobre o pensamento de Antônio Gramsci no Serviço Social. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social - ENPESS, 2018, Vitória. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social - ENPESS, 2018.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; ALMEIDA, L. M. M. . Serviço Social e Desenvolvimento de Comunidade em Pernambuco. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social, 2018, Vitória. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadoras/es em Serviço Social, 2018.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A expansão da assistência social e Fortaleza: fragilidade orçamentária e dominância da transferência de renda. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadas(es) em Serviço Social, 2016, Ribeirão Preto. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadas(es) em Serviço Social, 2016.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A reforma universitária consentda: de 1968 a atualidade. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadas(es) em Serviço Social, 2016, Ribeirão Preto. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadas(es) em Serviço Social, 2016.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . Florestan Fernandes e a crítica à refirma universitária no Brasil. In: XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014, Natal. Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social - ENPESS, 2014.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A contribuição educacional de Florestan Fernandes para as pesquisas avaliativas do ensino superior. In: V SEMEAP - Seminário de Modelos e Experiências de Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais e do III Seminário Internacional sobre Avaliação, 2014, Recife. Anais do V SEMEAP - Seminário de Modelos e Experiências de Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais e do III Seminário Internacional sobre Avaliação. Recife: Editora UFPE, 2014. p. 236-254.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Assistência Social, participação popular e hegemonia burguesa no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Juiz de Fora: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2012.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; LEITE, S. S. . Assistência Social e Hegemonia Burguesa no Brasil. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2012, Juiz de Fora. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Juiz de Fora: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, 2012.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os conselhos de assistência social e o controle democrático: considerações a partir da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. In: V Jornada Internacional de Políticas Públicas: Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital, 2011, São Luis. Anais [da] V Jornada Internacional de Políticas Públicas: Estado, Desenvolvimento e Crise do Capital. São Luis: Universidade Federal do Maranhão, 2011. v. 5.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Sociedade civil, Estado e direitos na teoria social marxiana: fundamentos para uma perspectiva crítico-revolucionária no Serviço Social. In: Serviço Social em tempos de crise do capital: desafios para a formação profissional, 2011, Natal. IV Seminário Regional de Graduação e Pós-Graduação ABEPSS/NORDESTE, 2011.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A perspectiva teórico-metodológica de Karl Marx em sua crítica da economia política. In: XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011, Recife. Anais do XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A relação de complementariedade entre Estado e Capital na obra de Istiván Mészáros. In: III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana Trabalho, Estado e Revolução, 2011, Maceio. Anais do III Encontro Norte/Nordeste Trabalho, Educação e Formação Humana Trabalho, Estado e Revolução, 2011.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. In: XII Encontro Nacional de Serviço Social, 2010, Rio de Janeiro. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Rio de Janeiro: ABEPSS, 2010.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A assistência social entre a afirmação e na negação de uma lógica perversa: o estado da arte nas revistas Serviço Social & sociedade nos anos 1990. In: XII Encontro Nacional de Serviço Social, 2010, Rio de Janeiro. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social. Rio de Janeiro: ABPESS, 2010.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os processos democráticos contemporâneos e os Conselhos de Assistência Social. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2008, São Luis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2008.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; OLIVEIRA, Lucia Conde de ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . Assistência Social no Brasil - O Estado da Arte. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2008, São Luis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2008.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Mira Maria Tavares Machado . Pesca Artesanal de Jangada no Mucuripe: uma atividade em crise. In: 59ª Reunião Anual da SBPC, 2007, Belem. Anais/Resumos da 59a Reunião Anual da, 2007.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . OS (DES)CAMINHOS DO CONTROLE DEMOCRÁTICO NA ASSISTÊNCIA SOCIAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE FORTALEZA. In: XV Semana Universitária: Ciência para a humanidade, 2010, Fortaleza. XV Semana Universitára: Ciência para humanidade, 2010.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . AS PECULIARIDADES DO CAPITALISMO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. In: XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2008, Fortaleza. Anais da XIII Semana Universitária, 2008.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL - O ESTADO DA ARTE NAS REVISTAS SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. In: XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2008, Fortaleza. Anais da XIII Semana Universitária, 2008.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SABINO, Ana Izabela ; COSTA, Roberta Rocha da . AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS REPERCUSSOES NO PAPEL DA MULHER. In: XIII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2008, Fortaleza. XIII Semana Universitária, 2008.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Uma análise do Projeto Humaniza SUS na Cidade de Fortaleza. In: XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2007, Fortaleza. Anais da XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2007.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . CRAS: Socializando a experiência de Guaiúba: o pioneirismo em foco.. In: XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2007, Fortaleza. Anais da XII Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará, 2007.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Luciana Roberta Nogueira Mota . Violência Juvenil e Maioridade Penal. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2007, Fortaleza. Anais do XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2007.

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Luciana Roberta Nogueira Mota . Jangadas do Mucuripe: o declinio da pesca artesanal em Fortaleza. In: XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2007, Fortaleza. Anais XIII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2007.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . MESA DE PESQUISA HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA . FORMAÇÃO, UNIVERSIDADE, RESISTÊNCIA: HÁ SAÍDA?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Serviço Social da luta contra o desmonte do direito social: 40 anos de resistência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Mesa-Redonda 'SEGURIDADE SOCIAL NA CONJUNTURA BRASILEIRA PÓS-2016: A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE SAÚDE E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . As Tendências Político-Ideológicas da Assistência Social no Contexto da Crise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . As tendências político-ideológicas da Assistência Social no contexto da crise. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVA, C. M. ; CHESMAN, D. ; MOURA, V. ; ARAUJO, E. . Grupo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci 2018.2. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Na luta de Classes não há Empate. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA . XXXI Congresso ALAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . As ideologias da assistência social: crítica às noções de 'exclusão' e 'risco social'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; DO NASCIMENTO, CLARA MARTINS . Educação superior no Brasil: a crítica de Florestan Fernandes à reforma universitária e sua atualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A reforma universitária consentda: de 1968 a atualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A mais recente crise do capital e seus rebatimentos no Serviço Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . Florestan Fernandes e a crítica à refirma universitária no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A contribuição educacional de Florestan Fernandes para as pesquisas avaliativas do ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A contribuição do pensamento educacional de Florestan Fernandes para as pesquisas avaliativas do ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Assistência Social, participação popular e hegemonia burguesa no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; LEITE, S. S. . Assistência Social e Hegemonia Burguesa no Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A perspectiva teórico-metodológica de Karl Marx em sua crítica da economia política. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A relação de complementariedade entre Estado e Capital na obra de Istiván Mészáros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Sociedade civil, Estado e direitos na teoria social marxiana: fundamentos para uma perspectiva crítico-revolucionária no Serviço Social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . O estado da arte nas revistas Serviço Social & Sociedade nos anos 1990: entre as contradições e resistências do tempo histórico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A assistência social entre a afirmação e na negação de uma lógica perversa: o estado da arte nas revistas Serviço Social & sociedade nos anos 1990. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . O Estado da Arte da Assistência Social nos anos 1990: uma analise dos artigos publicados nas revistas Serviço Social & Sociedade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . Os (des)caminhos do controle democrático na assistência social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . Assistência Social - O Estado da Arte nas Revistas Serviço Social & Sociedade nos anos 1980. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . Assistência Social - O Estado da Arte nas Revistas Serviço Social & Sociedade nos anos 1980. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da . ASSISTÊNCIA SOCIAL, O ESTADO DA ARTE NAS REVISTAS SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE NA DÉCADA DE 1980: UM SALTO POLÍTICO E TEÓRICO-METODOLÓGICO.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Questões introdutórias para uma abordagem crítica da "Democracia". 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL - O ESTADO DA ARTE NAS REVISTAS SERVIÇO SOCIAL E SOCIEDADE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . AS PECULIARIDADES DO CAPITALISMO BRASILEIRO E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SABINO, Ana Izabela ; COSTA, Roberta Rocha da . AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS REPERCUSSOES NO PAPEL DA MULHER. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Mira Maria Tavares Machado . Os processos democráticos contemporâneos e os Conselhos de Assistência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; SILVEIRA, Irma Martins Moroni da ; OLIVEIRA, Lucia Conde de . Assistência Social no Brasil - O Estado da Arte. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Maria Samya Magalhães Lima ; Andrea Acioly Maia Firmo ; Sara Maria Feitosa Ribeiro . CRAS: Socializando a experiência de Guaiúba: o pioneirismo em foco. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Luciana Roberta Nogueira Mota ; Roberta Pereira de Oliveira . Tornando humano o próprio homem: uma análise do Projeto ?Humaniza SUS? na Cidade de Fortaleza. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Mira Maria Tavares Machado . Pesca Artesanal de Jangada no Mucuripe: uma atividade em crise. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Luciana Roberta Nogueira Mota . Jangadas do Mucuripe: o declinio da pesca artesanal em Fortaleza. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. ; Luciana Roberta Nogueira Mota . Violência Juvenil e Maioridade Penal. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . A DITADURA E A RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE NO ROMANCE O PASSO DE ESTEFÂNIA. Recife: Ed. do Autor, 2022 (Ensaio de crítica literária).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . APRESENTAÇÃO do livro O MOVIMENTO ESTUDANTIL DE SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO NAS DÉCADAS DE 1950-1970, de CAMILA SOBRAL LEITE LYRA MONTALVÃO. Recife, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . APRESENTAÇÃO do livro PAULO FREIRE E A ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL DE PERNAMBUCO, de Luanna Barbara Cavalcanti Soares. Recife, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . APRESENTAÇÃO do livro A RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL NO NORDESTE, organizado por Adilson Aquino Silveira Júnior. Curitiba, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . APRESENTAÇÃO do livro Serviço social em Pernambuco: primeiras décadas da formação e atuação profissional, organizado por Adilson Aquino Silveira Júnior. Curitiba, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SILVEIRA Jr., A. A. . MEMÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL EM PERNAMBUCO: inventário do acervo 2019 (Inventário de documentos históricos).

  • SILVEIRA Jr., A. A. . Os (des)caminhos do controle democrático na Assistência Social: uma análise da atuação do Conselho Municipal de Assistência Social de Fortaleza. 2009 (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Serviço Social).

Outras produções

SILVEIRA Jr., A. A. . Caracterização dos governos pós-golpe e retrocessos na Seguridade Social. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVEIRA Jr., A. A. . Curso Ciclo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci 2018.1. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SILVEIRA Jr., A. A. . Curso do Ciclo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci 2018.2. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

JÚNIOR, ADILSON AQUINO SILVEIRA ; SILVA, A. I. C. ; NASCIMENTO, C. M. ; SOUZA, A. K. N. . Antônio Gramsci e a questão da revolução: introdução aos estudos dos Cadernos do Cárcere. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SILVEIRA Jr., A. A. ; NASCIMENTO, C. M. . A crítica de Florestan Fernandes à reforma universitária de 1968 e sua atualidade. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2023

    O SERVIÇO SOCIAL NA PARTICULARIDADE DO NORDESTE (1940-1980), Descrição: Essa pesquisa aborda a emergência e a renovação do Serviço Social na região Nordeste do Brasil. Em específico, nos questionamos sobre as particularidades que presidiram a gênese da profissão e o desenvolvimento da renovação do Serviço Social no Nordeste entre as décadas de 1940-1980, assim como os condicionamentos e determinações das diferentes tendências renovadoras que se manifestaram em âmbito regional. O projeto expressa uma busca de reconstrução histórica da trajetória da profissão a partir da perspectiva da totalidade concreta, que supõe as categorias teórico-metodológicas da contradição e da particularidade na apreensão da realidade. A natureza do material empírico ao qual busca recorrer a investigação fontes bibliográficas e documentais, além de depoimentos de protagonistas do universo profissional conduziu seu delineamento para aqueles procedimentos próprios da pesquisa documental-bibliográfica e, subsidiariamente, de campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Aquino Silveira Júnior - Coordenador.

  • 2017 - 2019

    O pensamento de Antônio Gramsci no Serviço Social: para uma renovação dos estudos dos Cadernos do Cárcere, Descrição: Essa pesquisa visa analisar a assimilação do pensamento do comunista italiano Antônio Gramsci no quadro teórico-crítico do Serviço Social brasileiro. De modo preliminar, pretende determinar a incidência das reflexões desse autor na construção teórica sobre o significado social do exercício profissional em suas conexões com a produção-reprodução capitalista. Através disso, almeja apreender o modo pelo qual as formulações gramscianas foram absorvidas por esse aparato teórico-crítico e as implicações político-ideológicas daí decorrentes. Com caráter eminentemente bibliográfico, o estudo pretende travar um diálogo crítico com os/as mais importantes representantes teóricos do Serviço Social, propondo uma análise de sua apropriação do pensamento de Gramsci para pensar a profissão. A proposta de estudo se enquadra, portanto, no plano mais geral das pesquisas na área do Serviço Social que se dedicam a entender a construção e o caráter da cultura profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Aquino Silveira Júnior - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Assistência Social no Brasil - O Estado da Arte, Descrição: As pesquisas caracterizadas como ?Estado da arte? ou ?Estado do conhecimento? pretendem mapear e discutir o conjunto da produção acadêmica de uma determinada área do conhecimento. Esse estudo pretende fornecer um panorama analítico das produções acadêmicas relativas à política de assistência social no Brasil, construídas, principalmente, nas ultimas três décadas, respondendo às demandas dos (as) pesquisadores (as) que buscam elaborar análises qualificadas nessa esfera.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adilson Aquino Silveira Júnior - Coordenador / Irma Martins Moroni da Silveira - Integrante / Lucia Conde de Oliveira - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2012

Universidade Federal de Pernambuco

Vínculo: Estágio em docência, Enquadramento Funcional: Disciplina Trabalho e Sociabilidade, Carga horária: 2

Outras informações:
Estágio em docência realizado durante o curso de Mestrado em Serviço Social

Atividades

  • 02/2019

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, História e Memória do Serviço Social em Pernambuco entre as décadas de 1940 e 1970 (MEHSSPE).

  • 01/2022 - 12/2022

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social 2 (2022.1), Serviço Social 2 (2022.2), Pesquisa em Serviço Social 2 (2022.1), Pesquisa em Serviço Social 1 (2022.2), Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso (2022.1), Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso (2022.2)

  • 02/2022 - 05/2022

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SE359 - SERVICO SOCIAL 2 (2021.2), SE251 - PESQUISA EM SERVICO SOCIAL 1 (2021.2), SE370 - OFICINA DE TRABALHO DECONCLUSAO DE CURSO (2021.2), SE205 - INTRODUCAO AO SERVICO SOCIAL (2021.2)

  • 02/2020 - 02/2022

    Direção e administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Serviço Social.

  • 03/2017 - 02/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Serviço Social.

  • 09/2021 - 12/2021

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SE359 - SERVICO SOCIAL 2 (2021.1), SE370 - OFICINA DE TRABALHO DECONCLUSAO DE CURSO (2021.1)

  • 08/2021 - 08/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, AVALIADOR de Trabalhos do evento VI Jornada Nordeste de Serviço Social, avaliando nas Modalidade(s) Resumo Expandido e Resumo Simples e Área(s) Temática(s) GT2- Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional.

  • 05/2021 - 08/2021

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SE359 - SERVICO SOCIAL 2 (2020.2), SE370 - OFICINA DE TRABALHO DECONCLUSAO DE CURSO (2020.2)

  • 05/2021 - 05/2021

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de artigo para Revista de Políticas Públicas do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão, v. 25 n. 01, janeiro / junho 2021.

  • 01/2021 - 05/2021

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, SE359 - SERVICO SOCIAL 2 (2020.1), SE370 - OFICINA DE TRABALHO DECONCLUSAO DE CURSO (2020.1)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Serviço Social 2 (2019.2), Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso (2019.2), Pesquisa em Serviço Social 1 (2019.2)

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso (2019.1), Pesquisa em Serviço Social 2 (2019.1), Serviço Social 2 (2019.1)

  • 05/2019 - 06/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista da Comissão Científica da 5ª Jornada Nordeste de Serviço Social.

  • 04/2019 - 06/2019

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista e membro da Comissão Científica do 7 Encontro Internacional de Política Social e 14 Encontro Nacional de Política Social - eixo Serviço Social: Fundamentos, formação e trabalho profissional.

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso (2018.2), Pesquisa em Serviço Social 1 (2018.2), Serviço Social 2 (2018.2)

  • 04/2018 - 12/2018

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci 2018.2.

  • 11/2018 - 11/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Emissão de Parecer para Revista Temporalis número 35.

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso, Pesquisa em Serviço Social 2, Serviço Social 2

  • 01/2018 - 07/2018

    Extensão universitária , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Serviço Social.,Atividade de extensão realizada, Ciclo de Estudos e Formação Política sobre os Cadernos do Cárcere de Antônio Gramsci 2018.1.

  • 06/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista e membro da Comissão Científica do 6 Encontro Internacional de Política Social e 13 Encontro Nacional de Política Social - eixo Serviço Social: Fundamentos, formação e trabalho profissional.

  • 06/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de Artigo submetido à Revista Emancipação (jun. 2018).

  • 04/2018 - 06/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Membro da Comissão Científica da IV Jornada de Serviço Social.

  • 05/2018 - 05/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de Artigo submetido a Revista Temporális (n°35).

  • 12/2017 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de Artigo submetido a Revista Temporális (n°34).

  • 12/2017 - 12/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Parecerista de Artigo submetido à Revista Emancipação (dez. 2017).

  • 11/2017 - 11/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Comissão Científica do IX EPMARX (Parecerista de Trabalhos do GT-01: Tendências do Trabalho no Capitalismo Contemporâneo).

  • 11/2017 - 11/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Ciências Sociais Aplicadas.,Atividade realizada, Comissão Científica do IX EPMARX (Parecerista do GT-11: A atualidade do pensamento de Antônio Gramsci).

  • 11/2017 - 11/2017

    Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.,Atividade realizada, Coordenação de Apresentação de Trabalhos IX EPMARX - GT-11: A atualidade do pensamento de Antônio Gramsci.

  • 08/2017 - 11/2017

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso, Pesquisa em Serviço Social 1, Serviço Social 2

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Oficina de Elaboração de Projetos Sociais, Oficina de Trabalho de Conclusão de Curso, Serviço Social 2, Terceiro Setor e Serviço Social

2009 - 2011

Secretaria Municipal de Assistência Social de Fortaleza

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação através de vínculo terceirizado com a Associação Batista Beneficente e Missionária (ABBEM)

Atividades

  • 12/2009 - 02/2011

    Serviços técnicos especializados , Centro de Referência da Assistência Social do Genibaú.,Serviço realizado, Assistente Social.

  • 09/2010 - 09/2010

    Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Assistência Social.,Treinamentos ministrados, Capacitação dos Novos Formulários do CadÚnico para cadastradores

  • 03/2010 - 04/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, Secretaria Municipal de Assistência Social.,Linhas de pesquisa

2008 - 2010

Laboratório de Seguridade Social e Serviço Social

Vínculo: Colaborador/Pesquisador, Enquadramento Funcional: Participante

Atividades

  • 08/2007 - 03/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Grupo de Estudos e Pesquisa em Assistência Social, Grupo de Estudos e Pesquisa em Assistência Social.,Atividade realizada, Facilitador do Grupo de Estudos sobre Assistência Social.

2007 - 2009

Distrito de Assistência Social-Secretaria Execultiva Regional V

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiario de Serviço Social, Carga horária: 20

2007 - 2007

Hospital Distrital Nossa Senhora da Conceição

Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 12

2013 - 2013

Faculdade Integrada Tiradentes

Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-graduação Latu sensu

Outras informações:
Gestão da Política de Assistência Social no Contexto do Sistema Único de Assistência Social - SUAS. Módulo: Participação e Controle Social na Assistência Social. Carga horária: 24 horas

2016 - 2017

Universidade Federal da Paraíba

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto T-20, Carga horária: 20

Atividades

  • 02/2016

    Ensino, Serviço Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Gestão Social, Metodologia do Trabalho Social I, Política Social de Assistência, Política Social II, Estágio Supervisionado II