Priscila de Oliveira Schmitt

Concluiu graduação em Ciências Biológicas - Biotecnologia (Conceito 4) pela Universidade do Vale do Itajaí (2009). Durante a graduação atuou por dois anos na área de Cultivo Celular Vegetal, na EPAGRI com bolsa do estado de Santa Catarina e estágio voluntário na EMBRAPA. Realizou mestrado em Ciências Farmacêuticas (Conceito 4) na Universidade do Vale do Itajaí, com bolsa da CAPES, na área de Microbiologia. Foi Coordenadora Técnica e responsável pelo Laboratório de Microbiologia por 6 anos no Laboratório de Controle de Qualidade Controller.

Informações coletadas do Lattes em 23/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Farmacêuticas

2013 - 2015

Universidade do Vale do Itajaí
Título: INFLUÊNCIA DE EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS SOBRE A EFICÁCIA DE SISTEMAS CONSERVANTES,Ano de Obtenção: 2015
Alexandre Bella Cruz.Coorientador: Ruth Meri Lucinda da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Controle de Qualidade; Teste de Eficácia.Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em Ciências Biológicas com ênfase em bioteclonogia

2005 - 2009

Universidade do Vale do Itajaí
Título: Propagação de Philodendron erubescens através da cultura de tecidos vegetais in vitro.
Orientador: Gilmar Roberto Zaffari
Bolsista do(a): executivo estadual:Lei Complementar 180, Art. 170 da Constituição Estadual., ART. 170, Brasil.

Formação complementar

2014 - 2014

Incerteza da Medição. (Carga horária: 60h). , Centro de Educação, Consultoria e Treinamento, CECT, Brasil.

2013 - 2013

Análise de Laboratório para Monitoramento de Águas. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2013 - 2013

Interpretação e Implantação da NBR ISO/IEC 17025. (Carga horária: 24h). , Centro de Educação, Consultoria e Treinamento, CECT, Brasil.

2012 - 2012

Boas Práticas de Fabricação na Ind. de Alimentos. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina, SENAI/DR/SC, Brasil.

2011 - 2011

Competências para o Ciclo de Desenvol. de Invações. (Carga horária: 184h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2010

Metrologia. (Carga horária: 16h). , Centro de Educação, Consultoria e Treinamento, CECT, Brasil.

2009 - 2009

Microbiologia de Alimentos. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Cultura de Tecidos em Plantas. (Carga horária: 40h). , EMBRAPA - Recursos Genéticos e Biotecnológia, CENARGEN, Brasil.

2008 - 2008

Análise de capacidade antioxidante de produtos nat. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Redação de Laudos de Perícias Ambientais. (Carga horária: 20h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Gerenciamento de Resíduos Industriais. (Carga horária: 18h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2008 - 2008

Plantas medicinais e a importância na chave. (Carga horária: 4h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia e Parasitologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia e Genética Vegetal.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Ciências Ambientais.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais / Subárea: Controle de Qualidade.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Geral.

Participação em eventos

VIII Fórum Internacional CISDEM. 2014. (Outra).

VIII Fórum Internacional CISDEM.Estudo da eficácia de conservantes utilizados em formulações semissólidas. 2014. (Outra).

XVII Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais; IV Congresso Brasileiro de Cultura de Tecidos de Plantas. Propagação in vitro de Philodendron erubescens.. 2009. (Congresso).

VII Seminário de Iniciação Científica.Propagação in vitro de Philodendron erubescens. 2009. (Seminário).

Engajamento Público em Ciência e Tecnologia: o caso da Nanotecnologia. 2008. (Seminário).

Cadeira de Fisiologia Vegetal.Micropropagação de plantas. 2008. (Seminário).

Engajamento Público em Ciência e Tecnologia: o caso da Nanotecnologia. 2008. (Seminário).

Plantas medicinais e a importância da chave dicotômica para validação das plantas da medicina popular clássica. 2008. (Seminário).

VII Seminário de Iniciação Científica. 2008. (Seminário).

Semana Acadêmica de Biologia. 2008. (Oficina).

Análise de capacidade antioxidante de produtos naturais. 2008. (Oficina).

Univali limpando o mundo. 2008. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SCHMITT, P. O. ; Sonza, M. . Contaminação em ambientes de salões de beleza e produtos cosméticos por maus procedimento na pratica dos profissionais.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SCHMITT, P. O. ; ZAFFARI ; MEDEIROS, D. . Propagação in vitro de Philodendron erubescens. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

SCHMITT, P. O. ; Programa 5S. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SCHMITT, P. O. ; Boas práticas de manipulação de produtos farmacêuticos não estéreis, sob o ponto de vista microbiológico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2015

    INFLUÊNCIA DE EXCIPIENTES FARMACÊUTICOS SOBRE A EFICÁCIA DE SISTEMAS CONSERVANTES, Descrição: Devido a natureza dos excipientes que as compõem, as formulações farmacêuticas são particularmente susceptíveis à contaminação microbiana. Falhas nas medidas preventivas e/ou de controle de processos durante a fabricação e armazenamento podem resultar em produtos inadequados ao consumo. Sabe-se que os conservantes são usados para aumentar a vida útil dos produtos, porém sua eficácia pode ser comprometida por interações com os excipientes interferindo na sua solubilidade e/ou disponibilidade, fazendo com que sua concentração não alcance a ação antimicrobiana desejada. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência de excipientes farmacêuticos na eficácia dos conservantes utilizados em formulações semissólidas. A metodologia consistiu na inoculação de população conhecida de cinco suspensões diferentes de micro-organismos patogênicos, em misturas com os excipientes óleo de rícino hidrogenado polietoxilado [ALKEST® CSO 400 H (A)], polissorbato [Tween® 80 (T)], carboximetilcelulose sódica (CS) e goma xantana (GX), todos em diferentes concentrações com a mesma quantidade pré-fixada de sistemas conservantes metilparabeno (M), Phenonip® (P), Verstatil® BP (BP) e Verstatil® PC (PC). Após a análise da eficácia das misturas excipiente-conservante, os conservantes foram adicionados em micro e namoemulsão. Os estudos de influência dos tensoativos não iônicos A e T na ação antimicrobiana dos sistemas conservantes mostraram que o M e o P foram inativados independente da concentração, o BP foi eficaz em todas as condições testadas, exceto para Candida albicans a 40 g/L, enquanto PC se mostrou eficaz somente para o Aspergillus niger, C. albicans e Escherichia coli. Os sistemas conservantes foram eficazes frente ao fungo e a levedura quando na presença de CS, porém sem eficácia frente à Staphylococcus aureus. Os conservantes incorporados em GX também foram eficazes para o fungo e a levedura e, na presença das bactérias, os conservantes P e PC foram inativados. Os conservantes M e BP incorporados em formulações nanoemulsionadas foram eficazes somente para o A. niger. O sistema conservante P mostrou-se eficaz quando incorporado nas formulações, exceto para C. albicans. Os resultados demonstram que embora a ação conservante esteja descrita na literatura, o potencial de inativação mostrou depender do tipo de excipiente, da composição dos sistemas conservantes, da proporção entre excipiente e conservante e da disponibilidade destes na formulação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Priscila de Oliveira Schmitt - Coordenador / Alexandre Bella Cruz - Integrante / Ruth Meri Lucinda da Silva - Integrante.

  • 2008 - 2009

    Propagação de Philodendron erubescens através da cultura de tecidos vegetais in vitro., Descrição: O Brasil está em uma fase crescente em relação à produção de flores e plantas ornamentais, já estando entre os exportadores mundiais. Para que o produto final tenha total credibilidade, é necessário que a matéria prima seja de alta qualidade e livre de patógenos, além do elevado volume de produção adequado às demandas do mercado. A utilização de Philodendron erubescens (Filodendro roxo) como planta ornamental é crescente em função da sua rusticidade e beleza de suas folhas, o que incentivou os produtores a cultivarem ainda mais a espécie. Porém, ainda há dificuldade na quantidade de produção, devido ao lento crescimento vegetativo da espécie. O desenvolvimento de um protocolo de micropropagação de Philodendron erubescens, visando à produção de mudas de qualidade em larga escala, para atender a demanda dos produtores é essencial para o sucesso da atividade no estado. Para os ensaios de micropropagação foram utilizados explantes do tipo gemas apicais e axilares e segmentos foliares de plantas matrizes, submetidos a pré-desinfestação contendo fungicidas Benlatey, Manzatey e bactericida Sulfato de Estreptomicina. A desinfestação na câmara de fluxo foi realizada com o uso de Etanol 70%, NaClO 1% e HgCl2 0,3%. Os explantes foram inoculados no meio de cultura sólido MS com 50 % da concentração dos sais, adicionado de 3 mg.L-1 BAP. O processo de desinfestação de explantes foliares, gemas laterais e gemas apicais de Philodendron erubescens utilizando diferentes agentes desinfetantes Etanol 70%, Hipoclorito de Sódio 1% e Cloreto de Mercúrio 0,3% apresentou respostas variadas quanto à porcentagem de contaminação e a taxa de sobrevivência. A exposição dos explantes foliares a luz apresentou menor eficiência no controle de agentes microbianos (fungo) quando comparado ao cultivo no escuro. A substituição do agente desinfestante NaClO 1% pelo HgCl2 0,3% promoveu melhora no nível de assepsia dos explantes. Dos explantes utilizados, somente as gemas apicais apresentaram desenvolvim. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Priscila de Oliveira Schmitt - Coordenador / Gilmar Roberto Zaffari - Integrante., Financiador(es): Governo do Estado de Santa Catarina - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - 2015

CONTROLLER

Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Bióloga - Coordenadora Técnica, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Gerenciou tecnicamente os laboratórios físico-químico e microbiológico garantindo a eficiência e credibilidade na entrega de relatórios de ensaio, validações, orçamentos e estudos; ? Auxiliou na qualificação de fornecedores; ? Promoveu a aquisição de bens de consumo; ? Participou das decisões para implantação de novas tecnologias e ensaios respeitando o SGQ; ? Proveu supervisão do pessoal de ensaio e calibração, inclusive pessoas em treinamento; ? Coordenou e acompanhou os serviços prestados; ? Analisou criticamente as propostas de ensaios através da aprovação de solicitações de ensaio; ? Participou das reuniões de análise crítica do SGQ; ? Aprovou novos métodos de ensaio; ? Gerenciou e foi responsável pelos trabalhos não conformes; ? Gerenciou os processos de ações corretivas, preventivas e relatórios de não conformidades gerados no Laboratório; ? Realizou a avaliação de competência do pessoal do Laboratório.

2009 - 2009

CONTROLLER

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Responsável pelo Laboratório de Microbiologia, Carga horária: 30

Outras informações:
Laboratório de controle de qualidade - CONTROLLER Responsável pelo Lab. de Microbiologia. Realiza atividades de controle de qualidade de bases galênicas, água e ar. Todos os procedimentos são realizados de acordo com as normas da FB 2004.

Atividades

  • 07/2009 - 08/2015

    Pesquisa e desenvolvimento , Controller, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2009 - 06/2009

    Estágios , Controller, .,Estágio realizado, Responsável pelo Lab. de Microbiologia. Realiza atividades de controle de qualidade de bases galênicas, água e ar. Todos os procedimentos são realizados de acordo com as normas da FB 2004..

2008 - 2009

Embrapa - Recursos Genéticos e Biotecnologia

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório de Transformação de Genes Desenvolveu atividades como: Extração de DNA das folhas de soja, preparo de partículas de tungstênio, preparo do DNA para a ligação no tungstênio para membrana de bombardeamento, assepsia e retirada do embrião das sementes de soja, bombardeamento de embriões maduros de sementes de soja com os vetores construídos, PCR, aclimatação das plantas positivas, preparo de Tampão TBS 0,5%, preparo de CTAB, Preparo de células competentes, Mini e Max prep, ligação do fragmento de interesse no pGem, Eletroporação, Digestão Plasmidial, Purificação do gel para obter o fragmento de interesse, Extração de proteína total, Westeen blot, Extração de Ac. Fólico de alface para quantificação, Extração do ác. Fólico e Tratamento Bi-enzimático das extrações de folato. Também preparei as seguintes soluções: Solução de bloqueio, BSN (tampão de transferência), Tampão de corrida, Tampão de amostra, Tampão Fosfato, Tampão Citrato, preparei de X-gluc, plaquiei bactérias para isolamento de mutantes, preparação de solução primária e secundária usadas nos experimento de Mini e Max prep, Repiquei plantas de tabaco geneticamente modificadas e apliquei agrobacterias geneticamente modificadas por infiltração em folhas de tabaco.

Atividades

  • 12/2008 - 01/2009

    Estágios , EMBRAPA, .,Estágio realizado, Laboratório de Transformação de Genes Desenvolveu atividades como: Extração de DNA das folhas de soja, preparo de partículas de tungstênio, preparo do DNA para a ligação no tungstênio para membrana de bombardeamento, assepsia e retirada do embrião da.

2008 - 2008

Universidade do Vale do Itajaí

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estágio no Laboratório de Cultivo Celular Vegetal. Orientada pelo Profº Drº Gilmar Roberto Zaffari. Atividade realizada: Projeto de conclusão de curso, auxílio aos alunos da matéria Cultivo Celular Vegetal, organização do laboratório (Preparo de soluções, meios de cultura, replicação de materiais, entre outros).

2007 - 2008

Estação Experimental de Itajaí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Eatagiária no Laboratório de Biotecnologia - Cultivo Celular Vegetal Responsável pelo Projetos de limpeza viral em alho, orientado pelo Profº. Drº Gilmar Roberto Zaffari.

2006 - 2007

Estação Experimental de Itajaí

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Laboratório de Biotecnologia - Cultivo Celular Vegetal. Orientado pelo Profº Drº Gilmar Roberto Zaffari. Atividades realizadas: Preparo de soluções; Preparo de meio de cultura; Desenvolvimento de projetos desde a parte de coleta do material, fase de desinfestação/inicial, faze de multiplicação, enraizamento e aclimatação. Acompanhamento no Projeto limpeza viral em alho.