Amanda de Barros Amaral

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2007), mestrado em Engenharia Ambiental, com ênfase em qualidade de água, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Atualmente é engenheira agrônoma na Empresa Eco Florestal Ltda.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Ambiental

2009 - 2011

Universidade Federal do Espírito Santo
Edumar Ramos Cabral Coelho.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo. Palavras-chave: Produtos químicos agrícolas; Bacias hidrográficas; Água Qualidade; Modelos matemáticos; Lixiviação; Sossego. Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Graduação em Agronomia

2002 - 2007

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Orientador: Fabiane Nepomuceno da costa

Formação complementar

1996 - 1998

Técnico em Química. (Carga horária: 4173h). , COLÉGIO UNIVERSITARIO PADRE DE MAN.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

3º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural. " Interaçãopráxis agrícola e universidade: Bases para a constituição do programa de extenção rural sustentável". 2006. (Congresso).

Dia no Campus.Plantio Direto no Vale do Jequitinhonha.. 2006. (Seminário).

V Encontro Regional de Agroecologia." Agroecologia: As abordagens necessárias para a transformação da Universidade". 2006. (Encontro).

I Semana de Ciências Agrárias.Implantação de Pastagem. 2006. (Outra).

Participação da II Semana de Agronomia.Pragas de Grãos Armazenados / Recuperação de Áreas Degradadas. 2005. (Oficina).

II Ciclo de Palestras de Engenharia Florestal.Clonagem de espécies florestais por embriogênese somática/potencial do sequestro de carbono pelos sistemas agroflorestais/ Pedoambientes das unidades de conservaçao da Serra do Espinhaço Meridional / Produtos naturais no controle de formigas cortadeiras/. 2005. (Outra).

I Encontro de Agroecologia do Vale do Jequitinhonha/MG.Manejo e Conservação do Solo.. 2005. (Outra).

1º Dia de Campo.Plantio Direto da Cultura de Feijão no Vale do Jequitinhonha.. 2005. (Outra).

3º Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural.Propostas Interdisciplinares no Estudo sobre Agricultura Familiar na Macro Região do Jequitinhonha. 2005. (Outra).

I Semana de Agronomia. Biotecnologia na Agricultura . 2004. (Seminário).

VII Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas. Melhoramento de Plantas e Produção de Sementes no Brasil. 2003. (Congresso).

Palestra-Curso.Tração Animal na Agricultura. 2003. (Outra).

III Seminário de Gestão Integrada e Certificação Florestal.Gestão para certificação, licenciamento ambiental e seqüestro de CO2. 2002. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • AMARAL, A. B. ; COELHO, E. R. C. ; ROZARIO, A. . VI-196 - Análise preliminar do risco de contaminação por agrotóxicos em. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - Atual

ECO FLORESTAL LTDA

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Engenheira Agronoma, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Ago/2011 Atual Enquadramento funcional: Engenheira agrônoma. Mineração Onça Puma Ourilândia do Norte Pará - À serviço da Vale S.A. Atividades Desenvolvidas: Gestora do contrato de prestação de serviço de resgate e monitoramento de fauna silvestre (aquática e terrestre) na atividade de supressão vegetal; Gerenciamento e fiscalização de equipes de campo para execução dos serviços (equipe de pesquisadores do Museu Emílio Goeldi e UFRA); Realização e acompanhamento de monitoramentos ambientais (icitiofauna, mastofauna); Responsável pelo processo de mobilização e integração dos funcionários capacitando os mesmos para uso correto e manutenção dos Epi's e Normas de Segurança da contratante; Elaboração de analise de risco visando desenvolver atividades seguras e gerenciando os riscos das atividades desempenhadas, propondo soluções que eliminem as condições inseguras; Representante da empresa Eco Florestal quanto aos procedimentos legais como ASO, liberação de EPI's (Gestão de saúde e Segurança dos funcionários). Refinaria Alunorte - Barcarena PA Gestora do contrato de prestação de serviço de revegetação de áreas degradadas; Gerenciamento e fiscalização de equipes de campo para execução dos serviços; Gestão Ambiental do contrato de prestação de serviços, atendimento dos requisitos legais e corporativos da Alunorte (gestão de resíduos, emissões, supressão vegetal e educação ambiental); Responsável pelo processo de mobilização e integração dos funcionários capacitando os mesmos para uso correto e manutenção dos EPI's e Normas de Segurança da contratante, procedimentos legais como ASO, liberação de EPI's (Gestão de Saúde e Segurança dos funcionários); Ponto focal em 5S na gestão do contrato; Elaboração e execução de campanhas de segurança dos trabalhadores, com treinamentos e campanhas de temas específicos.

2008 - 2008

ECO Consultoria Ambiental e serviços Ltda

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Engenheira Agronoma, Carga horária: 20

Outras informações:
Elaboração de projetos ambientais, plano de recuperação de áreas degradadas.

2005 - 2005

Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas

Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Participação da Assembléia Geral da Cooperativa de Extrativistas Grande Sertão; Participação do fórum do Desenvolvimento Sustentável do Norte de MG; Acompanhamento da visita e acampamento Sem Terra de Porteirinha; Acompanhamento da visita a Comunidade Quilombola de Gurutubanos (Pacuí II) de Pai Pedro; Acompanhamento das atividades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porteirinha; Acompanhamento do pagamento e coleta de frutas em diversas comunidades pela cooperativa Grande Sertão; Acompanhamento das atividades da área de experimentação e formação em agroecologia.

2006 - 2006

Projeto Caminhamos Junto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Visitas Técnicas; Visita técnica com Caminhada; Capacitação Participativa / Conhecimento da realidade por meio de Técnicas do Diagnóstico Rápido Participativo.

1998 - 1999

Sociedade Educacional Uniao e Tecnica

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Preparação de materiais de ensino de aulas práticas

2006 - 2006

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Departamento de Engenharia Agrícola - Armazenamento de grãos- Atividades Desenvolvidas: Leitura de material técnico; Acompanhamento de experimentos; Acompanhamento de aulas teóricas e práticas.

2003 - 2003

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 2

Outras informações:
Participação do projeto de levantamento florístico do Campus II das FAFEID.

1999 - 1999

Usiminas Mecânica

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Leitura de material técnico; Monitoração de agentes corrosivos; Estudo sobre materiais eletro galvanizados (propriedades e aplicações); Avaliação de corrosão atmosférica dos aços através de ensaios acelerados e não acelerados; Estudo de trincas induzidas pelo hidrogênio; Estudo de corrosão sob tensão (CST); Estudo de técnicas eletroquímicas.