Eliana Zen
Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2002), Licenciatura em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialização em Tecnologias para Negócios na Internet pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Doutorado em Computação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professora e Coordenadora do Eixo Informação e Comunicação do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (RS).
Informações coletadas do Lattes em 06/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em COMPUTAÇÃO
2020 - 2024
Universidade Federal de Pelotas
Título: Diretrizes de Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado para Estudantes Cegos
TATIANA AIRES TAVARES.
Graduação em Prog. Esp. de Grad. de Formação de Professores
2011 - 2012
Mestrado em Engenharia de Produção
2006 - 2008
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Influência da Usabilidade na Melhora da Produtividade no uso do Prontuário Eletrônico do Paciente para o setor de Cardiologia do HUSM
, Ano de Obtenção: 2008.Raul Ceretta Nunes.Palavras-chave: qualidade de software; qualidade de software médico; prontuário eletrônico do paciente; usabilidade.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Setores de atividade: Outro.
Especialização em Tecnologias para Negócios na Internet
2003 - 2004
Universidade Luterana do Brasil
Título: Utilização das Informações Geradas por um Sistema de Diagnóstico Cognitivo para Criação de Interfaces Adaptativas
Orientador: Vanessa Lindemann
Graduação em Ciência da Computação
1997 - 2002
Universidade de Cruz Alta
Título: Estudo e Implementação de Interface Homem-Computador para o Sistema AMED
Orientador: Antonio Rodrigo Delepiane De Vit
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Organização de eventos
ZEN, E. . VII SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - URI SANTIAGO. 2010. (Outro).
Participação em eventos
Comunidade Saudável. 2013. (Exposição).
I Seminário de Tecnologia da Informação.Usabilidade. 2012. (Seminário).
Participação em bancas
BELTAO, E. T.;ZEN, E.. Desenvolvimento de um software de apoio para estudo da geometria espacial. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
MARIN, A.;ZEN, E.. Sistema para divulgação de produtos e ordens de serviço on-line com base de dados sincronizada. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
Maria Angélica Figueiredo Oliveira;ZEN, E.; Frankiele Oesterreich. A IMPORTÂNCIA DAS MÍDIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA (EAD) NO BRASIL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
Eronita Ana Cantarelli;ZEN, E.; Maria Angélica Figueiredo Oliveira. MÍDIAS COMO INOVAÇÃO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA EMEF JOÃO DA MAIA BRAGA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
ROSANA ZUCOLO;ZEN, E.; ÉRICO MARCELO HOFF DO AMARAL. PROFESSOR INCENTIVADOR DA LEITURA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
Eronita Ana Cantarelli; Raul Ceretta Nunes;ZEN, E.. A INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO DOCENTE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
Eronita Ana Cantarelli;ZEN, E.; Frankiele Oesterreich. RECURSOS MIDIÁTICOS NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.
BELTRAO, E. T.; MARIN, A.;ZEN, ELIANA. UM SISTEMA DE CONTROLE DE TEMPERATURA E ALERTA DE FALTA DEENERGIA PARA O SETOR DE ZOOTECNIA. 2023 - Instituto Federal Farroupilha.
RISSETTI, G.;ZEN, ELIANA; MARIN, A.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA GERENCIADOR DE PEDIDOS PARA SALGADOS E DOCES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
MARIN, A.;ZEN, ELIANA; ROSADO, R. C.. SISTEMA PARA GERENCIAMENTO DE ÁGUA POTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DA CIDADE DE NOVA ESPERANÇA DO SUL - RS. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
RISSETTI, G.;ZEN, ELIANA; MARIN, A.. DESENVOLVIEMNTO DO BACK-END DO SOFTWARE DE FORMULAÇÃO DE DIETAS OVINOCERTO 2.1. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; VOSS, G. B.. DESENVOLVIMENTO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO PARADIGMA DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; VOSS, G. B.. RELEASYS ? SISTEMA PARA NIVELAMENTO E RECOMENDAÇÃO DE ESTUDOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
BOEMO, D.;ZEN, E.; VOSS, G. B.. "O GUAXINIM": UM PORTAL DE NOTÍCIAS DO IFFAR CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; VOSS, G. B.. IMPLEMENTAÇÃO DE UM ALGORITMO DE BUSCA DE CAMINHOS NA FX_CG_2D_API PARA CRIAÇÃO DE JOGOS BIDIMENSIONAIS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; VOSS, G. B.. SISTEMA DE GESTÃO PARA BUSCA E OFERTA DE EMPREGOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
BOEMO, D.;ZEN, E.; RISSETTI, G.. SISTEMA MOBILE DE TOUR VIRTUAL DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; ROSADO, R. C.. Aplicativo Móvel e Sistema Web para Gerenciamento da Infraestrutura do IFFar-SVS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; MARIN, A.; BOEMO, D.. SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA UMA CLÍNICA DE FISIOTERAPIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; RISSETTI, G.; BOEMO, D.. SISTEMA WEB PARA ACOMPANHAMENTO DE DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.; ROSADO, R. C.; MACHADO, H. T.. USO DA METODOLOGIA ENTREGA CONTÍNUA NA ENTREGA DE SOFTWARE COM AUXÍLIO DA PRÁTICA DEVOPS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
ZEN, E.. Análise e desenvolvimento do sistema web de gerenciamento do Museu Municipal Fernando Ferrari. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha.
BELTAO, E. T.;ZEN, E.. Destaque: Sistema de Gerenciamento de Informações de Academia de Ginástica. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha.
Luciéli Tolfo Beque Guerra;ZEN, E.; BRESSAN, T. S.. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS QUE GARANTEM A QUALIDADE DE SOFTWARES HETEROGÊNEOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Cantarelli, Gustavo S.; TREVISAN, L. S.;ZEN, E.. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FERRAMENTAS DE MINERAÇÃO DE DADOS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
ALINE PACHECO PRIMÃO; Maria Angélica Figueiredo Oliveira;ZEN, E.. ANALISE DE METODOLOGIAS ORIENTADAS A AGENTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SISEMA UTILIZANDO O FRAMEWORK JADE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
GUERRA, GIOVANI DE FREITAS;ZEN, E.; Maria Angélica Figueiredo Oliveira; ADRIANO BRUM FONTOURA. USO DA API DO GOOGLE MAPS PARA DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA ROTA DAS MISSOES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIENCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Luciéli Tolfo Beque Guerra;ZEN, E.; TREVISAN, L. S.. SELEÇÃO DE DOCENTES PARA A URI CAMPUS SANTIAGO. 2010. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Luciéli Tolfo Beque Guerra;ZEN, E.; TREVISAN, L. S.. SELEÇÃO DE DOCENTES DA URI CAMPUS SANTIAGO. 2010. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
Orientou
IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO PARA SUPORTE A GESTÃO DOS MUNICÍPIOS DO COREDE VALE DO JAGUARI; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Eliana Zen;
A INTERNET NA CONTRAMÃO DA EDUCAÇÃO: UM DESAFIO PARA REFLETIR E AGIR; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Eliana Zen;
UTILIZAÇÃO DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CIDADE NOVA (VENÂNCIO AIRES - RS); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Eliana Zen;
O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DEFICIENTES VISUAIS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA ROSA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Eliana Zen;
PROJETO INTERATIVIDADE: USO DE JOGOS ON-LINE COMO RECURSO PEDAGÓGICO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização à Distância em Mídias na Educação) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE ENSINO SOBRE A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO WEB RESPONSIVA PARA O SISTEMA OVINOCERTO 2; 1; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DA VERSÃO WEB RESPONSIVA PARA O SISTEMA OVINOCERTO 2; 1; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA WEB PARA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM VOLTADOS PARA A DISCIPLINA DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DA INTERFACE DO REPOSITÓRIO DIGITAL DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EM RELAÇÃO A USABILIDADE DO SIGACOMP NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
DESENVOLVIMENTO DE WEBAPP UTILIZANDO APP INVENTOR PARA DIVULGAÇÃO DE EDITAIS DO IF FARROUPILHA CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
Modelagem e desenvolvimento de um portal de vagas para profissionais de Tecnologia da Informação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
Sistema Gerenciador de Mapas; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
Modelagem do Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa - IFFarroupilha São Vicente do Sul; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistema) - Instituto Federal Farroupilha; Orientador: Eliana Zen;
UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE PARA ANÁLISE DO AMBIENTE CAMPUSNET DO WEBSITE DA URI CAMPUS SANTIAGO; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em CIENCIA DA COMPUTAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Eliana Zen;
Produções bibliográficas
-
ZEN, E. ; COSTA, Vinícius Krüger da ; TAVARES, T. A. ; SIEDLER, MARCELO DA SILVEIRA . Assistive Technology to Assist the Visually Impaired in Computer Programming: A Systematic Literature Review. https://doi.org/10.5753/isys.2023.2890 , v. 16, p. 6:1, 2023.
-
ZEN, E. ; COSTA, V. K. ; TAVARES, TATIANA AIRES . Desafios e Percepções sobre Acessibilidade em Ambientes de Desenvolvimento Integrado. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 21, p. 244-253, 2023.
-
ZEN, ELIANA ; TAVARES, TATIANA AIRES ; COSTA, V. K. ; RISSETTI, G. ; MARTINS, L. C. G. . Recomendações para o Ensino de Programação de Computadores para Estudantes Cegos. In: XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024, Rio de Janeiro. Anais do XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2024. p. 2013-2024.
-
DA COSTA, VINICIUS KRUGER ; ZEN, ELIANA ; DE OLIVEIRA, JÉSSICA OLIVEIRA ; TAVARES, TATIANA AIRES . Tangible tabletops: practical experiment and considerations for a design framework. In: IHC 2024: XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2024, Brasília - DF RJ Brazil. Proceedings of the XXIII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2024. v. 1. p. 1-12.
-
MARTINS, L. C. G. ; PEDROSO, P. P. ; ZEN, E. ; RISSETTI, G. ; TAVARES, TATIANA ; DA COSTA, VINICIUS KRUGER . Normas e Diretrizes de Acessibilidade para Sistemas Digitais: um Levantamento das Principais Recomendações para Usuários com Deficiência Visual.. In: Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI), 2023, Frederico Westphalen, RS. Anais do XIV Encontro Anual de Tecnologia da Informação, 2023. v. 12.
-
ZEN, ELIANA ; TAVARES, TATIANA AIRES . Estratégias de Acessibilidade em IDEs para Pessoas com Deficiência Visual. In: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2023, Brasil. Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023), 2023. p. 199-203.
-
ZEN, ELIANA ; TAVARES, TATIANA AIRES ; COSTA, V. K. . Understanding the Accessibility Barriers Faced by Learners with Visual Impairments in Computer Programming. In: XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2023, Maceió-AL. Anais do XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, 2023. p. 1-11.
-
COSTA, V. K. ; ZEN, ELIANA ; SILVA, Adriana B. A. ; TAVARES, TATIANA AIRES . Experiências com uso de mesa tangível em espaços de educação não formal. In: XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Passo Fundo - RS. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023. p. 983-994.
-
OLIVEIRA, M. ; CRUZ, M. ; VERGARA, I. ; LIMA, G. ; COSTA, V. K. ; ZEN, E. . ET Bilu vai a Fazenda: um jogo educacional para alfabetização de crianças cegas com uso da interação tangível. In: XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2023, Rio Grande, RS. Anais Estendidos do XXII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2023. p. 1416-1422.
-
ZEN, ELIANA ; COSTA, VINÍCIUS KRUGER DA ; TAVARES, TATIANA AIRES . Experiências Educacionais em Disciplinas de Programação de Computadores: uma Análise Qualitativa na Perspectiva dos Estudantes com Deficiência Visual. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2023, Brasil. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2023), 2023. p. 960-971.
-
COSTA, VINÍCIUS KRUGER DA ; ZEN, ELIANA ; TAVARES, TATIANA AIRES . The interface is on the table: Systematic Literature Review about interaction design to applications for tangible tabletops.. In: XXII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2023, Maceió-AL. IHC '23: Proceedings of the XXII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2023. v. 1. p. 1-12.
-
ZEN, E. ; TAVARES, TATIANA AIRES . Estratégias de Acessibilidade em IDEs para Estudantes com Deficiência Visual. In: WORKSHOP DE PÓS-GRADUAÇÃO: GRADUATE STUDENTS EXPERIENCE (STUDX) do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2023, Passo Fundo - RS. Anais do XII CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2023. p. 223-228.
-
ZEN, ELIANA ; SIEDLER, MARCELO DA SILVEIRA ; DA COSTA, VINICIUS KRUGER ; TAVARES, TATIANA AIRES . Assistive Technology to Assist the Visually Impaired in the Use of ICTs: A Systematic Literature Review. In: SBSI: XVIII Brazilian Symposium on Information Systems, 2022, Curitiba Brazil. XVIII Brazilian Symposium on Information Systems. New York: ACM, 2022. p. 1-8.
-
SIEDLER, MARCELO ; ZEN, ELIANA ; CARDOSO, RAFAEL ; TAVARES, TATIANA . Assistive Technology as an aid to individuals with Autism Spectrum Disorder: A Systematic Literature Mapping. In: WebMedia '22: Brazilian Symposium on Multimedia and Web, 2022, Curitiba Brazil. Brazilian Symposium on Multimedia and Web. New York: ACM, 2022. p. 244.
-
OLIVEIRA, L. ; MOURA, R. ; YAMIN, A. ; SANTOS, H. ; REISER, R. ; BEDREGAL, B. ; ZEN, E. . Estratégias para análise consensual na Intf-HybridMem. In: Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy, 2021, São José do Rio Preto. Sexto Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy: Livro de Resumos, 2021. p. 1-11.
-
PAPPIS, E. ; SOUZA, K. L. ; ANESI, D. O. ; CASTRO, D. Z. ; RISSETTI, G. ; ROSADO, R. C. ; ZEN, E. . Interface Intuitiva para o Repositório Digital do Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul. In: 7° Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC2019), 2019, Rio Grande. Anais do 7° Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação. Rio Grande - RS, 2019. p. 29-36.
-
BEHLING, J. V. ; RISSETTI, G. ; ZEN, E. ; ROSADO, R. C. . Desenvolvimento de um Sistema para Gerenciamento da Infraestrutura do IFFar-SVS.. In: VI Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC 2018), 2018., 2018, Entre Ríos - Argentina.. nais do VI Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação (SABTIC 2018), 2018.
-
SILVEIRA, L. P. ; REIS, A. P. ; RISSETTI, G. ; ZEN, E. ; POZZEBON, R. C. B. . Alternativa Lúdica de Ensino de Programação com o Software SuperLogo 3.0.. In: SABTIC - III Seminário Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação - I Semana de Informática do Campus Uruguaiana do IF Farroupilha, 2015,, 2015, Uruguaiana - RS. Anais do III SABTIC, 2015, 2015.
-
ZEN, E. ; Raul Ceretta Nunes ; Maria Angélica Figueiredo Oliveira ; Marcius da Silva da Fonseca . APLICANDO A ENGENHARIA DA USABILIDADE NO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO PACIENTE. In: SHEWC?2008 ? Safety, Health and Environmental World Congress, 2008, Rio de Janeiro. SHEWC?2008 ? Safety, Health and Environmental World Congress, 2008.
-
ZEN, E. ; Raul Ceretta Nunes ; Maria Angélica Figueiredo Oliveira ; Marcius da Silva da Fonseca . Melhora da Produtividade no uso do Prontuário Eletrônico do Paciente Utilizando a Engenharia da Usabilidade. In: Workshop de Informática Médica (SBC 2008 - WIM), 2008, Belém - PA. XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2008.
-
Maria Angélica Figueiredo Oliveira ; ZEN, E. ; Raul Ceretta Nunes . Uma Metodologia de Gestão de Segurança da Informação. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenheiros de Produção, 2008, Rio de Janeiro - RJ. XXVIII ENEGEP - "A Integração de Cadeias Produtivas com a Abordagem da Manufatura Sustentável.", 2008.
-
ZEN, E. ; TAVARES, TATIANA AIRES . ACESSIBILIDADE EM AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO (IDEs) PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. In: XXV Encontro de Pós-Graduação, 9ª SIIEPE Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel, 2023, Pelotas-RS. Anais do XXV Encontro de Pós-Graduação, 2023.
-
SANTOS, M. P. ; DENARDI, R. M. ; RISSETTI, G. ; ZEN, E. ; ROSADO, R. C. . Aplicativo Móvel para Disponibilização do Cardápio do Refeitório do IFFar Campus São Vicente do Sul.. In: VII EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação e VII STIN ? Simpósio de tecnologia da Informação da Região Noroeste do RS, 2016, Frederico Westphalen - RS. Anais do EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação e STIN ? Simpósio de tecnologia da Informação da Região Noroeste do RS., 2016.
-
RAVALHA, M. S. ; ZEN, E. ; RISSETTI, G. . Desenvolvimento de WebApp utilizando App Inventor para Divulgação de Editais do IF Farroupilha Campus São Vicente do Sul.. In: Mostra da Educação Profissional e Tecnológia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul, 2016, São Vicente do Sul - RS. MEPT SVS, 2016, 2016.
-
RISSETTI, G. ; SILVEIRA, L. P. ; ZEN, E. . PROG-INO: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM ARDUINO. In: 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016, 2016, SANTA MARIA. Anais da 31ª Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria - RS: UFSM, 2016., 2016.
-
REIS, A. P. ; SILVEIRA, L. P. ; RISSETTI, G. ; ZEN, E. ; POZZEBON, R. C. B. . LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ASSOCIADA À LINGUAGEM LOGO. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015, 2015, SANTA MARIA. Anais da 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015., 2015.
-
REIS, A. P. ; SILVEIRA, L. P. ; RISSETTI, G. ; ZEN, E. ; POZZEBON, R. C. B. . Metodologia de Ensino de Lógica de Programação Associada à Linguagem LOGO.. In: XIII Simpósio de Informática da Região Centro do Rio Grande do Sul, 2015, 2015, SANTA MARIA. Anais do VIII SIRC/RS, 2015., 2015.
-
ZEN, E. ; BELTRAO, E. T. ; LINHAR, G. . ARDUINO: VERSATILIDADE EM NOSSAS MÃOS.. In: 3ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha, 2012, Alegrete, RS. III Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha, 2012.
-
VIT, Antônio Rodrigo Delepiane de ; PEREIRA, Adriana Soares ; SILUK, Ana Cláudia Pavão ; ZEN, E. . Interfaces Homem-Computador para Ambientes de Ensino a Distância. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2024 - Atual
Elaboração de Cartilha de Orientações para o ensino de Programação de Computadores para estudantes cegos, Descrição: O principal objetivo deste projeto é elaborar uma Cartilha Orientações para o ensino de Programação de Computadores para estudantes cegos. Para atender o objetivo principal, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:1. Realizar um levantamento de estratégias para ensinar programação para estudantes cegos;2. Identificar recursos úteis para o ensino de programação para estudantes cegos;3. Elencar estratégias ou casos de sucesso adotados por outros professores para o ensino de programação para estudantes cegos;4. Elaboração do texto do conteúdo da cartilha;5. Identificar requisitos de acessibilidade e usabilidade para produção a cartilha;6. Elaborar os protótipos do layout da interface da cartilha;7. Implementação de página HTML para publicação da cartilha.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / Vinícius Kruger da Costa - Integrante / LUCAS CARMARGO GONÇALVES MARTINS - Integrante.
-
2023 - Atual
ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES DE ACESSIBILIDADE PARA AMBIENTES DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE VOLTADAS A USUÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, Descrição: O presente projeto tem o intuito de desenvolver um trabalho de pesquisa junto estudantes e egressos Cursos do Eixo Informação e Comunicação do Instituto Federal Farroupilha. A pesquisa faz parte da Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O objetivo da pesquisa é elaborar um conjunto de Diretrizes de Acessibilidade para garantir que pessoas cegas tenham acesso a todos os recursos disponibilizados pelas ferramentas E ambientes de desenvolvimento de software.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / TAVARES, TATIANA - Integrante / Vinícius Kruger da Costa - Integrante., Número de produções C, T & A: 3
-
2022 - Atual
Software para formulação de rações e planejamentos na ovinocultura - OvinoCerto2.2 Web, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / Rafael Sanches Venturini - Integrante.
-
2020 - 2021
Software para formulação de rações e planejamentos na ovinocultura - OvinoCerto2.1, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / Rafael Sanches Venturini - Integrante.
-
2018 - 2019
Repositório Digital para o curso superior de análise e desenvolvimento de sistemas do IFFar ? Campus São Vicente do Sul, Descrição: O objetivo geral do projeto é desenvolver um repositório digital para armazenar e compartilhar a produção acadêmica do curso superior de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha ? campus São Vicente do Sul. Os objetivos específico (s) serão: a) Estudar as funcionalidades do DSpace, software de código aberto, que possui um ambiente para o gerenciamento de repositórios digitais. b) Adaptar o software DSpace de acordo com as necessidades do curso e expandir suas funcionalidades, nos termos da Open source license. c) Realizar a especificação e a modelagem do sistema para o repositório digital. d) Desenvolver a aplicação web do repositório digital. e) Implantar e testar a aplicação web do repositório digital. f) Manter a aplicação do repositório digital;. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Eliana Zen - Integrante / Gustavo Rissetti - Integrante / Rogério Cassanta Rosado - Coordenador / DANIEL OLIVEIRA ANESI - Integrante / DANIEL ZANINI DE CASTRO - Integrante / ENRIQUE PAPPIS - Integrante / KONRADO LORENZON DE SOUZA - Integrante.
-
2017 - 2018
Desenvolvimento Mobile e WEB Responsivo, Descrição: Descrição: No cenário atual dos aplicativos de software, encontramos uma grande ascensão dos aplicativos móveis e aplicativos WEB Responsivos, destinados a serem usados em computadores, smartphones, tablets, entre outros. Muitos desses aplicativos visam facilitar a vida diária do usuário, muitas vezes informando situações sobre o transito, status em filas bancárias entre outras. Quando não são utilizados computares pessoais do tipo Desktop, normalmente usam-se dispositivos móveis para o acesso aos mesmos, sendo que um sistema operacional amplamente utilizado por tais dispositivos é o Android, da empresa Google, possuindo diversos recursos e ferramentas para desenvolvimento. Tendo em mente a ampla utilização desses aplicativos, este projeto destina-se a desenvolver soluções de software para algumas demandas institucionais, que podem resultar em aplicativos para Android ou aplicativos WEB responsivos, para atender a uma maior parcela de usuários possível. Assim, objetiva-se com esse projeto, pesquisar e aprimorar conhecimentos sobre as ferramentas Android Studio, para o desenvolvimento para Android e as ferramentas Bootstrap, HTML5 e CSS3 para o desenvolvimento de sistemas WEB Responsivos, criando-se softwares básicos para nossa instituição, como a disponibilização, horários de atividades, trocas de horários, trocas de professores, entre outros, aprimorando-se o conhecimento dos participantes do projeto. A metodologia a ser utilizada será baseada em estudos de caso e experimentação, onde os alunos deverão fazer levantamento de necessidade de software aplicativos, realizar a análise e desenvolver uma solução através da ferramenta proposta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / Rogério Cassanta Rosado - Integrante.
-
2016 - 2017
Desenvolvimento de Aplicativos Móveis para Android com a Ferramenta MIT App Inventor, Descrição: No cenário atual dos aplicativos de software, encontramos uma grande ascensão dos aplicativos móveis, destinados a serem usados em smartphones, tablets, entre outros. Muitos desses aplicativos visam facilitar a vida diária do usuário, muitas vezes informando situações sobre o transito, status em filas bancárias entre outras. Nessa modalidade de aplicativo, um sistema operacional amplamente utilizado é o Android, da empresa Google, possuindo diversos recursos e ferramentas para desenvolvimento. Porém, iniciar diretamente na programação para dispositivos móveis de forma tradicional, com a linguagem de programação JAVA, implica em muito conhecimento e tempo para estudos e aprendizagem das bibliotecas a serem utilizadas, sendo difícil para alunos recém ingressantes na programação. Para isso, algumas ferramentas que facilitam o aprendizado e programação foram criadas, sendo que uma delas é o MIT App Inventor, que se destina a criação e aprendizagem de programação para dispositivos móveis de maneira rápida e fácil, onde o aprendiz não precisa ter noções anteriores de programação, conseguindo interagir com a ferramenta de maneira natural. Assim, objetiva-se com esse projeto, pesquisar e aprimorar conhecimentos sobre a ferramenta MIT App Inventor, criando-se softwares básicos para nossa instituição, como a disponibilização do cardápio do refeitório, horários de atividades, entre outros, aprimorando-se o conhecimento dos participantes do projeto. A metodologia a ser utilizada será baseada em estudos de caso e experimentação, onde os alunos deverão fazer levantamento de necessidade de software aplicativos, realizar a análise e desenvolver uma solução através da ferramenta proposta.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / Gustavo Rissetti - Integrante / Rogério Cassanta Rosado - Integrante.
-
2012 - 2013
Arduino:versatilidade em nossas mãos, Descrição: Conhecer e interagir com o hardware livre Arduino e seus periféricos, bem como e desenvolver propostas inovadoras com auxílio destes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Eliana Zen - Coordenador / eric tadielo beltao - Integrante.
Prêmios
2024
2° lugar do prêmio ao melhor Trabalhos de Pesquisa, apresentado no VII SEC ? Simpósio de Educação e Ciências, IFFar Campus Jaguari (RS).
2012
V Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (V MICTI), Instituto Federal Catarinense.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. , Rua 20 de Setembro, S/N, Centro, 97420000 - São Vicente do Sul, RS - Brasil, Telefone: (55) 32574100, Ramal: 4152
Experiência profissional
2011 - Atual
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2021
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Geral de Ensino, Carga horária: 20
2013 - 2016
Instituto Federal Farroupilha, IF-FarroupilhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Eixo Tecnológico Inf. e Com., Carga horária: 12
2009 - 2011
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: BOLSISTA, Enquadramento Funcional: TUTOR, Carga horária: 20
Outras informações:
Tutora do Ciclo Avançado do Curso de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria, modalidade Ensino a Distância, desde agosto de 2009.
2008 - 2011
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Dedicação Parcial, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Banco de Dados II, Tópicos Avançados em Internet, Linguagem de Programação III, Banco de Dados II, Tópicos Avançados em Banco de Dados, Sistemas Operacionais II
2008 - 2009
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RSVínculo: Outro (Horista), Enquadramento Funcional: Orientador Educacional Profissional II, Carga horária: 30
2007 - 2007
Universidade de Cruz AltaVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: HORISTA, Carga horária: 9
Outras informações:
Professor das Disciplinas de Engenharia de Software e Análise e Projeto de Sistemas, além de orientação de Trabalho de Conclusão de Curso de Ciência da Computação.
Atividades
-
09/2007 - 12/2007
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise e Projeto de Sistemas, Engenharia de Software
2003 - 2008
Escola Básica Estadual Érico VeríssimoVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
2003 - 2004
Escola Estadual Vicente DutraVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2000 - 2005
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA RAINHAVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Eliana Zen e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?