ALOISIO FREITAS CHAGAS JUNIOR
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1997), mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2007). Atualmente é professor associado da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Gurupi, nos cursos de Graduação em Agronomia e Pós-Graduação em Biotecnologia (Mestrado) e Produção Vegetal (Mestrado e Doutorado). Atualmente coordena o Laboratório de Agromicrobiologia Aplicada da UFT Campus de Gurupi. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em microbiologia agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Isolamento e seleção de micro-organismos de interesse agrícola; Micro-organismos promotores de crescimento vegetal; Biocontrole; Produção de inoculantes. Bolsista produtividade no período 2021 a 2023.
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia
2003 - 2007
Universidade Federal do Amazonas
Título: Características Agronômicas e Ecológicas de rizóbio isolados de Solos Ácidos e de Baixa Fertilidade da Amazônia
Luiz Antonio de Oliveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Amazônia; Rizóbio; Solos.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Setores de atividade: Produção Vegetal; Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados; Outro.
Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)
1998 - 2000
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Efeito da Inoculação de Bactérias Solubilizadoras de Fosfato na Fisiologia de Quatro Espécies de plantas de Importância Econômica na Amazônia
Orientador: Luiz Antônio de Oliveira
, Ano de Obtenção: 2000.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Bactéria solubilizadora de fosfato; Fisiologia de planta; Microbiologia do solo; Amazônia.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia / Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal / Especialidade: Nutrição e Crescimento Vegetal. Setores de atividade: Produção Vegetal; Produtos e Processos Biotecnológicos.
Graduação em Agronomia
1993 - 1997
Universidade Federal Rural da Amazônia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Pós-doutorado
2008 - 2009
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias
Formação complementar
2022 - 2022
Controle biológico: enfoque em manejo de lagartas com bioinseticidas. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN). (Carga horária: 3h). , Associação Nacional de Produtores e Importadores de Inoculantes, ANPII, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Biofortificação. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2020 - 2020
Sistema de Plantio Direto. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.
2004 - 2004
Permacultura. (Carga horária: 4h). , Instituto de Permacultura da Amazônia, IPA/AM, Brasil.
2004 - 2004
Fitoquímica e Química de Produtos Naturais. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.
2004 - 2004
Bovinocultura de Corte. (Carga horária: 45h). , Agroescola, AGROESCOLA, Brasil.
2004 - 2004
Formulação de dietas para bovinos de leite. (Carga horária: 60h). , AgriPoint Consultoria Ltda, AGRIPOINT, Brasil.
2003 - 2003
Pastejo Rotacionado. (Carga horária: 8h). , Centro de Produções Técnicas, CPT, Brasil.
2000 - 2000
Propriedade Intelectual Em Biotecnologia. (Carga horária: 60h). , Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Manejo e Tratos Culturais.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Nutrição e Crescimento Vegetal.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Ecofisiologia Vegetal.
Organização de eventos
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Semana Acadêmica de Agronomia. 2015. (Outro).
Participação em eventos
II SIMDEFI - Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins. 2022. (Simpósio).
MANEJO BIOLÓGICO DOS SOLOS. 2022. (Outra).
52º Congresso Brasileiro de Fitopatologia. GTT 7 - Controle biológico e alternativo de doenças em plantas. 2021. (Congresso).
III SIMPÓSIO DE FERTILIZANTES FLUÍDOS. 2021. (Simpósio).
I SIMPÓSIO DE CONTROLE BIOLÓGICO. 2021. (Simpósio).
16 Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2020. (Seminário).
Bioprodutos para Controle Biológico. 2020. (Outra).
Fórum Meio de Cultura: do básico à qualidade total. 2020. (Outra).
III Mostra UNITEC. 2020. (Outra).
SICTEG ON 2020.Produção de Inoculantes e Controle Biológico. 2020. (Outra).
Sinconbiol - 16o Simpósio de Controle Biológico. 2019. (Simpósio).
VIII Congresso Brasileiro de Soja. Eficiência de Streptomyces na manutenção de estande de plantas, aumento de biomassa e produtividade de soja. 2018. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Soja. Streptomyces na solubilização de fosfato, síntese de ácido indol acético e promoção de crescimento vegetal em soja. 2018. (Congresso).
VII Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT - Etapa Gurupi. 2018. (Seminário).
XXXVI. Efeito de Bacillus subtilis na biomassa e produtividade de soja em campo. 2017. (Congresso).
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Promoção de crescimento e solubilização de fosfato por Bacillus subtilis na cultura da soja. 2017. (Congresso).
49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Bacillus subtilis no biocontrole de Fusarium subglutinans, Curvularia lunata e Bipolaris spp.. 2016. (Congresso).
49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Avaliação da eficiência e da praticabilidade agronômica do bioproduto BS-JCO (Bacillus subtilis) no controle da ferrugem asiática na cultura da soja. 2016. (Congresso).
Fertbio 2016. Promoção de crescimento por Bacillus subtilis na cultura da soja e feijão caupi em casa de vegetação. 2016. (Congresso).
I Seminário do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Formoso. 2016. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Soja. Efeito da inoculação de Trichoderma (Trichoplus JCO) na cultura da soja cultivada na região sudoeste do Tocantins. 2015. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Soja. Eficiência de Trichoderma spp. (Trichoplus JCO) nos componentes de produção das plantas de soja em campo. 2015. (Congresso).
30 Congresso Nacional de Milho e Sorgo. Bacillus subtilis como promotor do crescimento de milho. 2014. (Congresso).
27a Congresso Brasileiro de Microbiologia. Bioprotetores e/ou bioestimulantes da biomassa e produtividade de leguminosas. 2013. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Inoculação combinada de rizóbio e Trichoderma em feijão-caupi no cerrado, Gurupi-TO. 2013. (Congresso).
FertBio 2012.Efeito da inoculação de rizóbio e Trichoderma spp. na qualidade de mudas de Angico-vermelho e Tamboril. 2012. (Simpósio).
FertBio 2012.Eficiência agronômica de feijão-caupi inoculado com rizóbio e Trichoderma no cerrado, Gurupi, TO. 2012. (Simpósio).
I Simpósio Nacional de Agroenergia e II Seminário de Agroenergia da UFT.Desenvolvimento de mudas de pinhão manso associado a fungos micorrízicos e aplicação de efluentes. 2012. (Simpósio).
VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2012. (Seminário).
IV Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e I Simpósio. 2011. (Simpósio).
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Efeito de herbicidas na biomassa e nodulação do feijão-caupi inoculado com Bradyrhizobium. 2011. (Congresso).
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Resposta de feijão-caupi a inoculação com rizóbio e Trichoderma sp. no cerrado, Gurupi, TO. 2011. (Congresso).
4 Congresso Nacional de Extensão Universitária e 13 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Consultor "ad hoc" da Coordenadoria de Pesquisa da Universidade Norte do Paraná. 2010. (Congresso).
6 Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2010. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Ocorrência de micorrizas, rizóbio e bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas em sistema agroflorestal no cerrado no sul do Tocantins. 2009. (Congresso).
V Seminário de Iniciação Científica da UFT. 2009. (Seminário).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Eficiência de estirpes de rizóbio inoculadas em feijão caupi no Cerrado, Gurupi-TO. 2009. (Congresso).
XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Efeito da nodulação natural no desenvolvimento de leguminosas em solos do Cerrado no Tocantins. 2009. (Congresso).
II Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia. Caracterização fenotípica de rizóbio nativos isolados de solos da Amazônia e eficiência simbiótica em feijão caupi. 2008. (Congresso).
VIII Semana Científica da Biologia.Caracterização fenotípica de rizóbios nativos isolados de solos do Cerrado no Sul do Tocantins. 2008. (Outra).
ENZITEC - Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.Characterization of amylases from indigenous Rhizobia strains of Central Amazonia. 2006. (Seminário).
ENZITEC - VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.Effect of various amylaceous substances on the amylases production by indigenous Rhizobia strains of Central Amazonia. 2006. (Seminário).
I Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia. Caracterização fenotípica de rizóbio isolados de solos da Amazônia. 2006. (Congresso).
II Workshop de Avaliação Técnica Científica da Rede CT Petro Amazônia. 2006. (Outra).
I Simpósio da SBPC no Amazonas.Características fenotípicas e ecológicas de rizóbios isolados de amostras de terra preta oriundas de Manacapuru, Amazonas. 2006. (Simpósio).
Sinaferm - XV Simpósio Nacional de Bioprocessos.Seleção de bactérias produtoras de lipase coletadas em solos da Amazônia. 2005. (Simpósio).
XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Caracterização parcial de amilases produzidas por rizóbios nativos da Amazônia Central, Manaus, AM. 2005. (Congresso).
XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia. Produção de ácido indol-acético de Rhizobium-Bradyrhizobium isolados de solos da Amazônia. 2005. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Cências do Solo. Capacidade de solubilizção de de fosfatos de cálcio e alumínio de isolados de rizóbio de solos da Amazônia. 2005. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Atividades amilolíticas, lipolíticas e proteolíticas em isolados de rizóbia nativos da Amazônia Central, Manaus, AM. 2005. (Congresso).
XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo. Atividades amilolíticas, lipolíticas e proteolíticas em isolados de rizóbia nativos da Amazônia Central, Manaus, AM. 2005. (Congresso).
Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 5 - ENZITEC 2002.Atividade Solubilizadora de fosfato por bactérias isoladas de solos da Amazônia. 2002. (Seminário).
XXI Comgresso Brasileiro de Microbiologia. Occurrence of phosphate-solubilizing bacteria in soil of Barreirinha, Amazonas. 2001. (Congresso).
XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. Características agronômicas de isolados de Rizóbio de solos do Município de Presidente Figueiredo, Amazonas. 2001. (Congresso).
FERTBIO 2000.Efeito da inoculação de bactérias solubilizadoras de fosfato e rhizobium em plantas de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp). 2000. (Outra).
III Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) nas raízes de plantas em sistemas agroflorestais em propriedades rurais de Manaus, Amazonas. 2000. (Congresso).
I Simpósio de Pós-Graduação do INPA-FUA. 1999. (Simpósio).
XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Tolerância de bactérias solubilizadoras de fosfato a acidez e alumínio. 1999. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal. Respostas morfofisiológicas de de Brachiaria humidicula a diferentes condições de luminosidade. 1997. (Congresso).
VII Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/CNPq/FCAP/EMBRAPA-CPATU).Respostas morfológicas e fisiológicas de Brachiaria humidicola ao sombreamento. 1997. (Seminário).
33 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia.Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum a diferentes condições de luminosidade. 1996. (Outra).
Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 48. Respostas morfológicas e fisiológicas de Rolandra argentea a diferentes condições de luminosidade. 1996. (Congresso).
VI Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/CNPq/FCAP/EMBRAPA-CPATU).Níveis críticos de fósforo em duas espécies de Brachiaria. 1996. (Seminário).
V Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/CNPq/FCAP/EMBRAPA-CPATU).Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum e Brachiaria brizantha à diferentes condições de luminosidade. 1995. (Seminário).
XV Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Ciências Agrárias - CBICCA. Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum a diferentes condições de luminosidade. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
CAIRO, P. A. R.; FERNANDES JUNIOR, P. I.; NIETSCHE, S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; MIELKE, M. S.. Associação de microrganismos promotores de crescimento e fertilizantes melhora a qualidade de mudas de bananeira. 2021. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Fitotecnia)) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
FIDELIS, R. R.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; SANTOS, M. M.. Manejo de fitonematóides com bionematicidas na cultura da soja. 2019. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; FIDELIS, R. R.. Produção de Beauveria bassiana em meio líquido e sua eficiência no controle de mosa branca (Bemisia tabaci). 2019. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; FERREIRA, T. P. S.. Produção e caracterização da atividade antibacteriana da quitosana fungica isolada de Cunninghamela sp.. 2019. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; SOUSA, C. M.. Ação de herbicidas sob Trichoderma e eficiência da inoculação em mudas de mamão. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
SOUZA, P. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Trichoderma como promotor de crescimento em espécies florestais. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SCHEIDT, G. N.CHAGAS, L. F. B.. Produção e caracterização físico-química de quitosana extraída de isolados de Cunningamella sp.. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, C. C. A. A.; ALMEIDA, A. F.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Leveduras Saccharomyces e não Saccharomyces para a produção de cerveja Bonde Ale Americana e avaliação da polpa de Buriti (Mauritia flexuosa) como adjunto cervejeiro. 2016. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, R. R.; ALMEIDA, A. F.; SANTOS, C. C. A. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Seleção de bactérias celulolíticas para formulação de inoculantes para processo de compostagem de conteúdo ruminal bovino. 2016. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
PELUZIO, J. M.; FIDELIS, R. R.; AFFERRI, F. S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Efeito da adubação nitrogenada nas características agronômicas em soja sob baixa latitude. 2015. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SCHEIDT, G. N.. Avaliação do potencial antimicrobiano do óleo de copaíba visando o desenvolvimento de um dentifrício para o controle da cárie. 2015. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.SCHEIDT, G. N.. Efeito da aplicação de Trichoderma e ácido húmico em soja, milho e feijão caupi no cerrado tocantinense em Gurupi-TO. 2014. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SCHEIDT, G. N.; LEAL, T. C. A. B.; CASTRO, K. K. V.. Atividade enzimática de Bromelina obtida por precipitação a partir de resíduos agroindustriais de abacaxi. 2014. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Seleção de estirpes de Bacillus thuringiensis com potencial para o controle de Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae). 2014. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; FAGERIA, N. K.;SANTOS, G. R.LIMA, S. O.. Adubação verde e adubação mineral na cultura do arroz irrigado na várzea do Tocantins. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CASTRO, H. G.CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.SCHEIDT, G. N.. Divergência genética, análise do óleo essencial e bioatividade de acessos de manjericão no estado do Tocantins. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
RODRIGUES, A. C.;SANTOS, G. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.; Aguiar, RWS. Avaliação do uso de Trichoderma sp. na qualidade fisiológica e sanitária de sementes e a interação rizóbio-Trichoderma na promoção de crescimento e produtividade do feijão-caupi. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
NASCIMENTO, I. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Associação micorrizica na presença de fósforo e divergência morfológica de mudas de guanandi (Calophyllum brasiliense) na região sul do estado do Tocantins. 2013. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Bioprospecção de óleos e de fungos endofíticos com potencial antifúngico. 2013. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CASTRO, H. G.CHAGAS JUNIOR, A. F.NASCIMENTO, I. R.CARDOSO, D. P.. Efeito da adubação mineral na produção de biomassas, teor e composição do óleo e fungitoxocidade in vitro do capim citronela. 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; REIS, M. R.;SANTOS, G. R.. Impacto de herbicidas na nodulação e na produtividade do feijão-caupi. 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.; LEAL, T. C. A. B.; TAVARES, R. C.. Eficiência de rizóbio e Trichoderma na promoção do crescimento de feijão-caupi no cerrado tocantinense. 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
REIS, M. R.;CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.; RONCHI, C. P.. Impacto de herbicidas na nodulação e na produtividade do feijão-caupi. 2012. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
ERASMO, E. A. L.CHAGAS JUNIOR, A. F.; SIEBENEICHLER, S. C.; SILVA, J. I. C.. Crescimento vegetativo da cultura do pinhão manso (Jatropha curcas L.) sob a influência de reguladores de crescimento em Gurupi-TO. 2011. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.; FIDELIS, R. R.. Caracterização de isolados e eficiência de estirpes de rizóbio em feijão-caupi em quatro municípios do estado do Tocantins. 2009. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, G. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Fenotipagem de linhagens de arroz de terras altas sob deficiência hídrica no Cerrado. 2009. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, R. R.; BARROS, H. B.; SANTOS, A. C.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; SANTOS, A. C. M.. SISTEMAS DE MANEJO NA DEFINIÇÃO DE DOSES DE ADUBAÇÃO FOSFATADA PARA A CULTURA DA SOJA SOBRE SOLOS DE CERRADO. 2024. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Diversidade de fungos Micorrízicos Arbusculares e dependência Micorrízica da espécies arbórea pioneira Bellucia Imperialis em áreas reflorestadas por exploração petrolífera na Amazônia Central. 2023. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
CHAGAS JUNIOR, A. F.LIMA, S. O.; BARROS, H. B.; LEAL, T. C. A. B.; SILVA NETO, S. P.. Efeito de fontes e doses de fósforo em gramíneas forrageiras. 2016. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação de isolados de Trichoderma na promoção do crescimento de milho e biocontrole de fitopatógenos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. ?Acompanhamento de atividades no Setor de Olericultura da UFT - Câmpus de Gurup. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Streptomyces como promotor de crescimento vegetal. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento da produção de silo em propriedade produtora de leite juntamente com assistência técnica de extensão rural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Utilização de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura do tomate (Solanum lycopersicum) e alface (Lactuca sativa). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Uso de Trichoderma spp. como promotor de crescimento em forrageira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Extensão Rural no Tocantins. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Clonostachys sp. como promotor de crescimento vegetal em soja. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Acompanhamento da safra de inverno 2020 de milho de terras altas em pivô central no município de Peixe do Tocantins, TO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; MARTINS, A. L. L.. Avaliação da compatibilidade de Streptomyces sp. com inseticidas e fungicidas no tratamento de sementes. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Acompanhamento de processos metodológicos para análise físico-químicas de solo no Laboratório de Análises Agrícolas do Tocantins LTDA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Promoção de crescimento vegetal da planta de soja pela ação do fungo Pochonia chlamydosporia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Promoção de crescimento vegetal de Urochloa brizantha cv. Pista por compostos voláteis do fungo Trichoderma spp.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Eficiência de Trichoderma asperellum na cultura da soja no município de Formoso do Araguaia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Geração de demanda das cultivares de sona Brasmax 81i81 RSF IPROF e 84i86 RSF IPRO no oeste baiano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
DIAS, M. D.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Primeiro levantamento populacional e dos principais gêneros de fitonematoides do estado do Tocantins. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Eficiência das doses de biofertilizantes na germinação e crescimento inicial de soja. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Efeito da inoculação de Trichoderma asperellum na promoção de crescimento de Brachiaria brizantha cv. MG-5 vitoria cultivado em vaso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento de atividades agrícolas - comerciais na empresa Agrex do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento da safra de soja 2017/2018 no sul do estado do Maranhão na empresa Agrex do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento do monitoramento de doenças do solo na Fazenda Canguçu na região de Caseara no Tocantins. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Promoção de crescimento em leguminosas (soja e feijão caupi) por isolado de Pochonia ssp. em campo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
NASCIMENTO, I. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação de genótipos de de feijão-caupi, porte ereto/semi-ereto em Gurupi, Tocantins. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento da safra de soja 2017/2018 no sul do Estado do Maranhão na empresa Agrex do Brasil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
FIDELIS, R. R.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Controle biológico de fitonematoides e promotores de crescimento em plantas de soja. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; MARTINS, A. L. L.. Acompanhamento da safra de soja 2018/2019 da empresa New Agro Comercial Agrícola LTDA no Sul do Estado do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Avaliação do potencial de quatro espécies de Trichoderma como biocontrole in vitro e promotor de crescimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento parcial da safra 2018/2019 na Fazenda Santo André, Município de Caseara-TO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento da safra de soja 2018/2019 na empresa NewAgro Comercial Agrícola LTDA no Sul do Estado do Maranhão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Avaliação do potencial de quatro espécies de Trichoderma como biocontrole in vitro e promotor de crescimento. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Eficiência de Bacillus subtilis UFT-Bs10 como promotor de crescimento em soja em casa de vegetação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; MARTINS, A. L. L.. Eficiência da inoculação de Streptomyces epp. em feijão caupi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Eficiência de Bacillus subtilis UFT-Bs10 como promotor de crescimento em soja em campo, safras 2015/2016 e 2016/2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Eficiência de Trichoderma asperellum UFT 201 como promotor de crescimento vegetal em soja em casa de vegetação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Trichoderma como agente de biocontrole e como promotor de crescimento vegetal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento de atividades de monitoramento genético de soja nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; FIDELIS, R. R.; GODOY, V. H. S.. Efeito de isolados de Pochonia chlamydosporia na promoção de crescimento inicial na cultura da soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; FIDELIS, R. R.. Avaliação das atividades desenvolvidas na empresa Produtécnica Nordeste. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Efeito do uso de Bacillus subtilis na promoção de crescimento da cultura do arroz. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.;CHAGAS, L. F. B.. Efeito de isolados de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.;CHAGAS, L. F. B.. Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja em solos de várzea. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.;CHAGAS, L. F. B.. Efeito de Trichoderma spp. como promotor de crescimento em Brachiaria brizanta cv. MG-4 e Panicum maximum cv. Mombaça. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Lixo reciclável e seus benefícios ao meio ambiente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Explanações sobre algumas plantas medicinais do cerrado Tocantinense. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Características ecológicas e econômicas do jatobá do cerrado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; OLIVEIRA FILHO, J. C.. Características produtivas e fisiológicas do feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.), submetido a dois tratamentos de sementes, sob diferentes lâminas de irrigação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Efeito da inoculação de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; BRAGA JUNIOR, G. M.. Efeito da inoculação de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura do feijão caupi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.;CHAGAS, L. F. B.. Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Fazenda Primavera no município de Jaborandi - BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; BRAGA JUNIOR, G. M.;CHAGAS, L. F. B.. Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na empresa Fazendão Agronegócio: Análise de subprodutos da soja. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; GONCALVES, A. H.. Acompanhamento de atividades agrícolas da empresa Agrex do Brasil S. A. no município de Gurupi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
SOUSA, C. M.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; RAMOS, A. C. C.. Utilização de diferentes isolados de Trichoderma como promotor de crescimento na cultura do mamão (Carica papaya). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, M. M.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; BARROS, H. B.; ROCHA, W. S.. Efeito da disponibilidade de água na germinação de sementes e desenvolvimento inicial de plântulas de feijão caupi. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; GONCALVES, A. H.. Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na empresa Nexsteppe Sementes do Brasil: Sorgo e Biomassa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
PERON, A. J.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento de confinamento bovino alimentados com milho inteiro na Fazenda Capão Azul, em Formoso do Araguaia, TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; PINHEIRO, AQUILES RHUAN BANDEIRA NERES;CHAGAS, L. F. B.. Trichoderma como promotor de crescimento em Brachiaria brizantha. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; SANTOS, J. P.. Imagem digital na determinação de nitrogênio e produtividade do feijoeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
PERON, A. J.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Panorama da bovinocultura de corte no Estado do Tocantins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Efeitos da aplicação de Bacillus e Trichoderma para o incremento de biomassa em soja, feijão caupi, milho e arroz. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; SANTOS, M. M.. Biomassa e nodulação do feijão caupi inoculado com estirpes de rizóbio nativos do cerrado do Tocantins. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Efeito da inoculação de Trichoderma spp. e ácido húmico na biomassa e nodulação de milho e feijão caupi. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Efeito da inoculação de Trichoderma e Bacillus na cultura da soja. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; GONCALVES, A. H.. Influência dos óleos essenciais de capim limão (Cymbopogon citratus) e alecrim pimenta (Lippia sidoides) em tratamento de sementes do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Georreferenciamento de imóvel rural, fazenda Água Bonita município de Palmas, Tocantins. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Desenvolvimento inicial de canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.) em solos de cerrado no sul do Estado do Tocantins. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CASTRO, H. G.CHAGAS JUNIOR, A. F.; PERON, A. J.. Efeito da adubação orgânica na produção de biomassa e bioatividade do óleo essencial do capim citronela no sul do estado de Tocantins. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, G. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Análise sanitária, transmissão e patogenicidade de fungos associados às sementes de plantas forrageiras comercializadas no Tocantins. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades de colheita de soja para semente, na empresa Uniggel Sementes no município de Lagoa da Confusão - TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.. Efeito da adubação fosfatada no feijão-caupi inoculado com rizóbio no cerrado, Gurupi-TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
SIEBENEICHLER, S. C.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades desenvolvidas no viveiro de produção de mudas de abacaxi da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; TAVARES, R. C.. Inoculação e níveis de adubação fosfatada em feijão-caupi: efeitos na nodulação, biomassa e produtividade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Avaliação do uso do Trichoderma spp. no desenvolvimento e biomassa da cultura da soja (Glycine max) no cerrado, Gurupi-TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Uniggel Sementes: Produção de sementes de soja na Lagoa da Confusão - TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Gestão ambiental no município de Gurupi - TO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; GONCALVES, A. H.. Influência da aplicação de Trichoderma em tratamento de sementes e caracteres agronômicos na cultura do amendoim (Arachis hypogaea L.). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Bioprospecção de linhagens de Tricohderma spp. na degradação de resíduos lignocelulósicos visando na aplicação de etanol de segunda geração. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Aplicação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.. Avaliação de eficiência de Trichoderma no desenvolvimento da biomassa e produtividade do feijão caupi (Vigna Unguiculata L. Walp). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades de monitoramento da mosca-da-carambola realizado pela ADAPEC na delegacia regional de serviços de Pedro Afonso - TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Efeito de herbicida na biomassa de nodulação de feijão-caupi inoculado com rizóbio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação econômica do custo de produção do feijão-caupi (Vigna unguiculata) no município de Lagoa da Confusão-TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades realizadas na empresa Produtécnica Nordeste no município de Balsas, MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Efeito de herbicidas no crescimento e nodulação do feijão-caupi (Vigna unguiculata) na região de cerrado Gurupi,TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na agropecuária Santa Angelina no município de Brejinho de Nazaré-TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
ERASMO, E. A. L.; PERON, A. J.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento de criação e processamento de peixe no projeto Piracema no município de Almas, TO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação do feijão-caupi inoculado com rizóbio e adubado com efluente de fossa séptica biodigestora. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na fazenda Chapada Negra pela empresa Ceagro no município de Loreto, MA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Desenvolvimento de leguminosas arbóreas com rizóbio e Trichoderma spp.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
WILLERDING, A. L.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento em atividades desenvolvidas na empresa UNIGGEL-Sementes, Lagoa da Confusão, TO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Desenvolvimento de mudas de pinhão manso associado a fungos micorrízicos e aplicação de efluentes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Biomassa, nodulação e produtividade do feijão-caupi em resposta a herbicidas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Resposta da inoculação com rizóbio e Trichoderma sp. em feijão-caupi no cerrado em Gurupi, TO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na Fazenda Santa Rita no município de Barreiras, BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades desenvolvidas na Fazenda São José no município de Formoso do Rio Preto, BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Indicadores físicos de qualidade de solo em área de pastagem degradada no sul do Tocantins. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades realizadas no sistema produtivo da cultura do algodão (Gossypium hirsutum L.) na Fazenda Parnaíba. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
Aguiar, RWS;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Bacillus thuringiensis uma alternativa para o controle biológico de insetos-praga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Reserva legal sob a ótica do Decreto Federal N 6.514. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação de kit Azimut e Protech no controle da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) na cultura da soja (Glycine max). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Levantamento dos custos de supressão vegetal para a formação do reservatório da UHE Estreito-MA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
Oliveira, WF;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Cultivares de cana-de-açúcar nas condições edafoclimáticas no sul do Tocantins. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; Carvalho, EEN; Aguiar, RWS. Produção de enzimas por rizóbios isolados do cerrado tocantinenses. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
OOTANI, M. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; LEAL, T. C. A. B.. Efeito alelopático e fungistático dos óleos essenciais de citronela e eucalipto em sementes e plantas de milho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.ERASMO, E. A. L.Monterio, F.P.R.; SIEBENEICHLER, S. C.. Efeito de herbicidas na biomassa e nodulação do feijão-caupi (Vigna unguiculat [L.] Walp.). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
SABOYA, L. M. F.; SIEBENEICHLER, S. C.;CHAGAS JUNIOR, A. F.Monterio, F.P.R.. Avaliação de genótipos de feijão-caupi (Vigna unguiculata [L.] Walp.) subclasse fradinho em Gurupi em 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento das atividades do mapeamento dos solos junto a empresa Agroexata. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SABOYA, R. C. C.. Inoculação por fungos micorrízicos na produção de mudas de pinhão manso, na região sul do Tocantins. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Acompanhamento fitotécnico da cultura da soja na região de Paracatu-MG. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Avaliação de crescimento de mudas de bananas inoculadas com fungo micorrízico arbuscular na região sul do Estado do Tocantins. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.. Caracterização fenológica e morfológica de acesso de arroz no banco ativo de germoplasma da Embrapa Arroz e Feijão. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, G. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Tolerância ao estresse hídrico em arroz (Oryza sativa L) de terras altas no Sul do Tocantins. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins.
COLLIER, L. S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Estudos do ensino da disciplina de fertilidade do solo no curso de Agronomia na Universidade Federal do Tocantins. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Efeito da caseína hidrolisada e do BAP na regeneração in vitro de Passiflora edulis a partir de discos foliares. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Aproveitamento da fração orgânica do lixo das feiras da cidade de Manaus: uma análise comparativa entre amostras de compostos orgânicos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.; BONATES, L. C.. Utilização de extrato de Kalanchoe brasiliensis (coirama) como fertilizante natural. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CASTELLON, E. G.; RIBEIRO, J. M. F.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. O despetar do adolescente no conhecimento científico e sócio-ambiental: Projeto jovem pesquisador. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
MELO, S.; PEREZ, C. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Variação temporal e espacial de desmídias (Chlorophyta) com ocorrência plantônica em cinco lagos de inundação do Parque Nacional do Jaú, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
SILVA, A. C.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Ocorrência de fungos micorrízicos em pau-rosa (Aniba macrophylla King) em propriedades rurais da comunidade do Brasileirinho, no período chuvoso em Manaus. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
BONATES, L. C.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Inventário florístico e potencial econômico de dois hectares nos municípios do Careiro e Nhamundá, Amazonas, Brasil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
LIMA, L. G.; MERA, P. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Levantamento de espécies de macrófitas aquáticas no lago do Cururu de Manacapuru, Amazônia Central. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
SOUZA, L. A. G.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Desenvolvimento e nodulação natural de Acacia mangium em três classes de solos da Amazônia Central coletados sob diferentes coberturas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; ALENCAR, R. B.. Análise enzimática da glutamina sintetase em duas bromélias de hábitos distintos na natureza. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Tolerância à acidez e capacidade de solubilização de fosfatos por rizóbios isolados de solos em sistema agroflorestal. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.;WILLERDING, A. L.. Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfatos e micorrizas arbusculares em culturas agrículas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
PIEDADE, M. T. F.; SCHONGART, J.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Conhecimento das espécies comerciais madeireira da reserva de desenvolvimento de Mamirauá. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
RIBEIRO, J. M. F.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; CARVALHO, E. B. S.. A impotância do vetor no mecanismo de transmissão da malária humana. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
COSTA, C. A.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.. Riscos microbiológicos de alimentos derivados do leite comercializados nas ruas, mercados e feiras de manaus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
OLIVEIRA, E. P.; ALENCAR, R. B.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Herbivoria foliar em três espécies vegetais de um fragmento florestal urbano da cidade de Manaus. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.WILLERDING, A. L.OLIVEIRA, L.A.. Produção de ácido indol-acético por rizóbio siolados de solos da Amazônia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; RIBEIRO, J. M. F.;WILLERDING, A. L.. Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em solos amazônicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.OLIVEIRA, L. A.; HARA, F. A. S.. Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) em raízes de plantas de importância econômica e o efeito da inoculação com BSF no desenvolvimento de Leucaena leucocephala L.. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SARMENTO, R. A.; BARROS, H. B.; FIDELIS, R. R.;NASCIMENTO, I. R.SANTOS, G. R.; CAVALLINI, G. S.. Participação em Comissão julgadora do Processo Seletivo aos cursos de Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SCHEIDT, G. N.. Concurso Público para Professor Assistente e Professor Adjunto Edital 087/2012 de 29/10/2012. 2013. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto Edital 001/2012 de 02 de janeiro de 2012. 2012. Universidade Federal do Tocantins.
PIRES, E. F.; LEAO, F. F.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Concurso Público Edital 052/2010 Cargo Professor Assistente correspondente ao código de vaga ASS5561.. 2010. Universidade Federal do Tocantins.
CARREIRO, S. C.; Aguiar, RWS;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Concurso Público Edital 002/2010 Cargo Professor Adjunto correspondente ao código de vaga ADJ8806.. 2010. Universidade Federal do Tocantins.
CARREIRO, S. C.; Aguiar, RWS;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Concurso Público Edital 002/2010 Cargo Professor Adjunto correspondente ao código de vaga ADJ8805.. 2010. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; IGNACIO, M.; SOUZA, P. A.. Concurso Público para Professor Assitente Edital n 122/2010 de 15/09/2010 vaga ASS8863. 2010. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; ASCENCIO, S. D.; SILVA, D. X.. Concurso Público Edital 011/2009 de 05/03/2009. Cargos de Professor Adjunto correspondente ao código de vaga ADJ9007. 2009. Universidade Federal do Tocantins.
PRANCHEVICIUS, M. C. S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.; Aguiar, RWS. Concurso Público Edital 011/2009 de 05/03/2009. Cargo Professor Adjunto correspondente ao código de vaga ADJ9008.. 2009. Universidade Federal do Tocantins.
ANDRADE, V. C. L.; BARROS, H. B.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Concurso Público Edital 011/2009 Cargo Professor Assistente correspondente ao código de vaga ASS8014.. 2009. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Banca de Qualificação de Projetos de TCC, aluna Cyntia França Borges. 2024. Fundação UNIRG.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Examinador e Presidente da Banca Qualificadora do mestrando EDUARDO HENRIQUE SANTOS GUEDES. 2022. Universidade Federal do Tocantins.
CARVALHO, R. P.; HARA, F. A. S.;WILLERDING, A. L.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Banca Examinadora de Aula de Qualificação do(a) discente: Thaissa Cunha de Oliveira. 2022. Universidade Federal do Amazonas.
LOPES, F. A. C.; ULHOA, C. J.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Membro de Banca Examinadora do Exame de Qualificação de mestrado aluna Vanice Conceição do Nascimento. 2022. Universidade Federal do Tocantins.
CARVALHO, R. P.; HARA, F. A. S.;WILLERDING, A. L.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Banca de qualificação de dissertação de mestrado da aluna Thaissa Cunha de Oliveira. 2022. Universidade Federal do Amazonas.
CHAGAS JUNIOR, A. FCHAGAS, L. F. B.; MARTINS, A. L. L.; ARRUDA, F. V. F.; MARQUES, K. R.. Banca de qualificação de dissertação de mestrado do aluno Gabriel Soares Nóbrega. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Presidente da Banca Examinadora da defesa da dissertação de Mestrado do acadêmico Eduardo Henrique Santos Guedes. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Presidente da Banca Examinadora da defesa da dissertação de Mestrado do acadêmico Elias Borba. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; SANTANA, E. V. P.; BEZERRA, A. C. C.; SANTOS, M. M.. Presidente de Comissão Julgadora do Exame de qualificação de doutorado do Aluno Albert Lennon Lima Martins intitulado. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
SARMENTO, R. A.; SARMENTO, M. I.; SOUZA, D. J.; ARAUJO, W. L.;CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Comissão Julgadora do Exame de Qualificação da pós-graduanda Maisa Fernandes Ribeiro. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITASCHAGAS, L. F. B.; MARTINS, A. L. L.; CARVALHO FILHO, M. R.; SANTOS, M. M.. Presidente da Comissão Julgadora do Exame de Qualificação do pós-graduando (Mestrando) Rodrigo Silva de Oliveira. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Parecerista ad hoc das ações de extensão do Edital PROEX/PIBEX/PIVEX n. 50/2020 da UFGD. 2020. Universidade Federal da Grande Dourados.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Banca de qualificação de dissertação de mestrado da aluna Manuella Costa Souza. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS. Banca de qualificação de dissertação de mestrado da aluna Flávia Luane Gomes. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.; SANTOS, M. M.; NASCIMENTO, V. L.; MARQUES, K. R.. Presidente da comissão julgadora do Exame de qualificação de mestrado do aluno Leandro Colognese intitulado "Utilização de isolados de bactérias na promoção de crescimento em soja (Glycine max)". 2019. Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, G. R.NASCIMENTO, I. R.; SANTOS, M. M.; TSCHOEKE, M. A. C. S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Membro avaliador da comissão julgadora do Exame de qualificação de doutorado da aluna Patrícia Resplandes Rocha dos Santos intitulado "Etiologia e patogenicidade de fungos em sementes comerciais de Brachiaria sp. produzidas no Brasil. 2019. Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, R. R.; MORAIS, P. B.; ALMEIDA, A. F.;SANTOS, G. R.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Membro avaliador da comissão julgadora do Exame de qualificação de doutorado da Aluna Adriana Augusta Neto intitulado "Dinâmica microbiana em processo de compostagem de conteúdo ruminal e prospecção de fungos e bactérias celuloliticas. 2019. Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, M. M.;NASCIMENTO, I. R.; BARROS, H. B.; NASCIMENTO, V. L.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Membro da comissão julgadora do Exame de qualificação de mestrado do aluno Jose Paulo Oliveira de Castro intitulado "Avaliação de fontes e doses de nitrogênio em feijão caupi (Vigna unguiculata L. Walp.) apos a safra de soja. 2019. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS; PERON, A. J.; FIDELIS, R. R.. Promoção de Professor adjunto IV para professor associado I. 2019. Universidade Federal do Tocantins.
SANTOS, M. M.; FIDELIS, R. R.;NASCIMENTO, I. R.; LOPES, M. B. S.;CHAGAS JUNIOR, A. F.. Presidente da comissão julgadora do Exame de qualificação Doutorado da pós-graduanda Weslany Silva Rocha. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Banca Examinadora dos candidatos no processo seletivo 2018/02 para ingresso no curso de mestrado em Ciências Florestais e Ambientais. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; PORTELLA, A. C. F.;SCHEIDT, G. N.. Examinador na Banca de qualificação de mestrado em Biotecnologia da UFT intitulado: Diagnóstico e modelagem estatística da quantidade de água no reservatório da usina hidrelétrica Santa Clara pela implantação de um sistema fotovoltaico flutuante. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; PORTELLA, A. C. F.;SCHEIDT, G. N.. Examinador na Banca de qualificação de mestrado em Biotecnologia da UFT intitulado: Bioprospecção de fungos provenientes do bioma cerrado para o desenvolvimento de sementes de milho (Zea mais L.). 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Examinador na Banca de qualificação de mestrado em Biotecnologia da UFT intitulado: Aluna Naine Gomes da Silva. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Comitê Científico do VII Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT - Etapa Gurupi. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; PORTELLA, A. C. F.;SCHEIDT, G. N.. Examinador na Banca de qualificação de mestrado em Biotecnologia da UFT intitulado: Diagnóstico e modelagem estatística da quantidade de água no reservatório da usina hidrelétrica Santa Clara pela implantação de um sistema fotovoltaico flutuante. Mestrando: Magno de Oliveira. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; PORTELLA, A. C. F.;SCHEIDT, G. N.. Examinador na Banca de qualificação de mestrado em Biotecnologia da UFT intitulado: Bioprospecção de fungos provenientes do bioma cerrado para o desenvolvimento de sementes de milho (Zea mays L.). Aluna: Paula Santos Alves. 2018. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.SANTOS, G. R.; SANTOS, M. M.; FIDELIS, R. R.;CHAGAS, L. F. B.. Presidente da comissão julgadora do Exame de qualificação Doutorado do pós-graduando Gaspar Moreira Braga Junior. 2017. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; FIDELIS, R. R.;SCHEIDT, G. N.NASCIMENTO, I. R.. Comissão julgadora do Exame de qualificação de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT Campus de Gurupi. 2016. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; FIDELIS, R. R.; SANTOS, M. M.;NASCIMENTO, I. R.. Processo Seletivo aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Produção Vegetal da UFT. 2016. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.CHAGAS, L. F. B.; FIDELIS, R. R.;SCHEIDT, G. N.NASCIMENTO, I. R.. Exame de Qualificação do doutorando André Henrique Gonçalves do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT Campus de Gurupi. 2016. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.; FIDELIS, R. R.; BARROS, H. B.; SANTOS, M. M.; SILVA, N. C.. Exame de Qualificação da doutoranda Marília Barcelos Souza Lopes do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT Campus de Gurupi. 2016. Universidade Federal do Tocantins.
SILVA, R. R.; ALMEIDA, A. F.; FIDELIS, R. R.;AGUIAR, R. W. S.CHAGAS JUNIOR, A. F.. Exame de Qualificação do doutorando Gilson Araújo de Freitas do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT Campus de Gurupi. 2015. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.LIMA, S. O.; SANTOS, M. M.; BARROS, H. B.; LEAL, T. C. A. B.. Exame de Qualificação do doutorando Márllos Peres de Melo do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFT Campus de Gurupi. 2015. Universidade Federal do Tocantins.
CHAGAS JUNIOR, A. F.. Comissão Científica da 2a Semana de Biologia da ESBAM. 2003. Escola Superior Batista do Amazonas.
Orientou
Eficiëncia de microrganismos promotores de crescimento em mudas de espécies florestais; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Eficiência de microrganismos promotores de crescimento vegetal em plantas de cobertura; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Eficiência enzimática de microrganismos; Início: 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Trichoderma como promotor de crescimento em arroz; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Pochonia como promotor de crescimento vegetal; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Clonostachis como promotor de crescimento vegetal; Início: 2021; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);
Estudos com microrganismos do solo do cerrado no Tocantins; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Estudos com microrganismos do solo do cerrado no Tocantins; Início: 2023; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
?Incremento Potencial de Fósforo no Solo por Plantas de Cobertura Inoculadas com Trichoderma harzianum e Azospirillum brasilensis; 2024; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Estudo de Archafa halófila em charque; 2022; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de microrganismos promotores de crescimento vegetal em espécies de Eucalyptus Urograndis; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Uso de Trichoderma e Bacillus subtilis na promoção de crescimentos de mudas florestais; 2022; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Biopolímeros na conservação de células de Bradyrhizobium elkanii e Bradurhizobium diazoefficiens; 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma como biocontrole e promotor de crescimento nas culturas de algodão e milho; 2021; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
?Eficiência de bacillus sp; Como promotor de crescimento e biocontrolador de fitopatógenos em plantas de soja; 2021; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma como promotor de crescimento em espécie nativa e exóticas; 2021; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Pochonia como promotor de crescimento vegetal em soja; 2021; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Viabilidade de bactéria autóctone com potencial probiotico incorporada a ração na dieta de do tambaqui (Colossoma macropomum) na fase de recria; 2020; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Pseudomonas fluorescens na promoção de crescimento vegetal em soja; 2020; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Produção de Beauveria bassiana em meio líquido e sua eficiência no controle de mosca branca (Bemisia tabaci); 2019; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Produção e caracterização da atividade antibacteriana da quitosana fungica isolada de Cunninghamela sp; ; 2019; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação de Pochonia spp; como promotor de crescimento e solubilizador de nutrientes na cultura da soja no sul do estado do Tocantins; 2018; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
EFICIÊNCIA DE Streptomyces spp; NO BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENOS E PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL; 2017; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Ação de herbicidas sob Trichoderma e eficiência da inoculação em mudas de mamão; 2016; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma como promotor de crescimento de espécies florestais; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais e Ambientais) - Universidade Federal do Tocantins, ; Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Produção e caracterização físico-química de quitosana extraída de isolados de Cunninghamella sp; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Trichoderma na promoção do crescimento de forrageiras no cerrado tocantinense; 2016; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Controle Biológico de mosca branca; 2016; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Pochonia spp; como promotor de crescimento vegetal; 2016; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Formulação de meio de cultura para bactérias de importância para a agricultura; 2016; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Identificação molecular e criopreservação de microalgas verdes (Chlorophyta) isoladas de águas continentais brasileiras; 2015; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Degradação de ésteres de forbol da torta de pinhão manso por basidiomicetos e seu potencial como substrato para produção de enzimas de interesse industrial; 2015; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Trichoderma no controle biológico de mela em feijão comum; 2015; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma no controle de mancha alvo; 2015; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Bacillus subtilis no biocontrole de fitopatógenos e promotor de crescimento vegetal; 2015; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da aplicação de Trichoderma e ácido húmico em soja, milho e feijão caupi no cerrado tocantinense em Gurupi-TO; 2014; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Atividade enzimática de Bromelina obtida por precipitação a partir de resíduos agroindustriais de abacaxi; 2014; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Bioprospecção de linhagens de Trichoderma spp; produtoras de enzimas celulolíticas em resíduos lignocelulósicos; 2014; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação do uso de Trichoderma sp; na qualidade fisiológica e sanitária de sementes e a interação rizóbio-Trichoderma na promoção de crescimento e produtividade do feijão-caupi; 2013; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Impactos de herbicidas na nodulação e na produtividade do feijão-caupi; 2012; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de rizóbio e Trichoderma na promoção do crescimento de feijão-caupi no cerrado tocantinense; 2012; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Adubação verde e adubação mineral na cultura do arroz irrigado na várzea; 2012; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Caracterização de isolados e eficiência de estirpes de rizóbio em feijão-caupi em quatro municípios de estado do Tocantins; 2009; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Streptomyces sp; como promotor de crescimento na cultura da soja; 2020; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Bioprospecção e eficiência de Bacillus subtilis como promotor de crescimento vegetal na cultura da soja; 2019; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Streptomices como biocontrole e promotor de crescimento vegetal; 2018; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Bacillus subtilis como biocontrole e promotor de crescimento vegetal; 2016; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência da inoculação de Trichoderma e Purpureocillium na cultura da soja em Tocantins; 2016; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Seleção de isolados de Trichoderma como biocontrolador e promotor de crescimento em plantas no estado do Tocantins; 2015; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Coorientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de amendoim nas condições edafoclimáticas no Sul do Estado de Tocantins; 2013; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Universidade Federal do Tocantins, ; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de atividades do ramo agrícola no setor comercial e a campo na empresa Progresso Sementes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Monitoramento de pragas e doenças na cultura da soja na região sul do Tocantins e norte de Goiás - safra 2020 - 2021; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da safra de arroz 2021//22, na empresa Talismã Sementes; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da produção de soja (safra 2021-2022) na região de Cariri do Tocantins na Fazenda São Vicente; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da produção de soja na região da garganta Tocantins/Bahia nas fazendas Kliewer Agricultura; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência do produto Trichoplus (Trichoderma asperellum) como promotor de crescimento vegetal em soja em casa de vegetação; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Uso de Trichoderma spp; como promotor de crescimento em forrageira; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
?Acompanhamento dos processos operacionais no armazém do Fazendão Agronegócio safra 2020/2021 - unidade: Cariri - TO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades desenvolvidas na Fazenda Colorado em foco a produção de feijão irrigado; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da Produção de Soja na Região de Ribeirão Cascalheira/Mato Grosso na Fazenda Floresta Grupo Agrocam; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de processos metodológicos para análises nematológica no laboratório de análises agrícolas do Tocantins LTDA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Clonostachys sp; como promotor de crescimento vegetal em soja; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de milho segunda safra no ano de 2020 em pivô central, no município de Peixe, TO; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação da compatibilidade de Streptomyces sp; com inseticidas e fungicidas no tratamento de sementes; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de doses de biofertilizantes na germinação e crescimento inicial de soja; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de processos metodológicos para análises físico-químicas de solo no Laboratório de Análises Agrícolas do Tocantins LTDA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Promoção de crescimento vegetal da planta de soja pela ação do fungo Pochonia chlamydosporia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Trichoderma asperellum na cultura da soja no município de Formoso do Araguaia; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Trichoderma asperellum na promoção de crescimento de Brachiaria brizantha cv; MG-5 vitória cultivado em vaso; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência do uso do melaço de soja em diferentes formulações para a produção de bactérias (Bacillus subtilis e Bradyrhizobium japonicum); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Promoção de crescimento vegetal de Urochloa brizantha cv; Piatã por compostos voláteis do fungo Trichoderma spp; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da safra de soja 2017/2018 no sul do Estado do Maranhão na empresa Agrex do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
promoção de crescimento em leguminosas (soja e feijão-caupi) por isolado de Pochonia ssp; em campo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de atividades agrícolas - comerciais na empresa Agrex do Brasil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento do monitoramento de doenças do solo da fazenda Canguçu na região de Caseara no Tocantins; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento da safra de soja 2018/2019 da empresa New Agro Comercial Agrícola LTDA no Sul do Estado do Maranhão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento parcial da safra 2018/2019 na Fazenda Santo André, Município de Caseara-TO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação in vitro de Cladosporium ssp; no biocontrole e na promoção de crescimento na cultura do arroz; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação dos parâmetros de produção de Beauveria bassiana em fermentação submersa; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma como agente de biocontrole e como promotor de crescimento vegetal; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Trichoderma asperellum UFT 201 como promotor de crescimento vegetal em soja em casa de vegetação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Bacillus subtilis UFT-Bs10 nos componentes de produção das plantas de soja em campo, safras 2015/2016 e 2016/2017; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência da inoculação de Streptomyces spp; em feijão caupi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência de Bacillus subtilis UFT-Bs10 como promotor de crescimento em soja em casa de vegetação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de atividades de monitoramento genético de soja nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de isolados de Pochonia chlamydosporia na promoção de crescimento inicial na cultura da soja; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência do uso de Bacillus subtilis na promoção de crescimento da cultura do arroz; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de isolados de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja (Glycine max); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja em solos de várzea; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de Trichoderma spp; como promotor de crescimento em Brachiaria brizanta cv; MG-4 e Panicum maximum cv; Mombaça; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação das atividades desenvolvidas na empresa Produtecnica Nordeste; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na empresa Fazendão Agronegócio: Análise de subprodutos da soja; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Fazenda Primavera no município de Jaborandi - BA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura do feijão caupi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura da soja; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma como promotor de crescimento em Brachiaria brizantha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento de atividades agrícolas da empresa Agrex do Brasil S; A; no município de Gurupi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na empresa Nexsteppe Sementes do Brasil: Sorgo e Biomassa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Influência dos óleos essenciais de capim limão (Cymbopogon citratus) e alecrim pimenta (Lippia sidoides) em tratamento de sementes do feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L; ); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Trichoderma e Bacillus na cultura da soja; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da inoculação de Trichoderma spp; e ácido húmico na biomassa e nodulação de milho e feijão caupi; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Biomassa e nodulação do feijão caupi inoculado com estirpes de rizóbio nativos do cerrado do Tocantins; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeitos da aplicação de Bacillus e Trichoderma para o incremento de biomassa em soja, feijão caupi, milho e arroz; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Georreferenciamento de imóvel rural, fazenda Água Bonita município de Palmas Tocantins; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Desenvolvimento inicial de canafístula (Peltophorum dubium (Spreng; ) Taub; ) em solos de cerrado no sul do estado de Tocantins; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Desenvolvimento de leguminosas arbóreas para recuperação de áreas degradadas no sul do Tocantins; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades de colheita de soja para sementes, na empresa Uniggel Sementes no município de Lagoa da Confusão-TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito da adubação fosfatada no feijão-caupi inoculado com rizóbio no cerrado, Gurupi-TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Inoculação e níveis de adubação fosfatada em feijão-caupi: efeitos na nodulação, biomassa e produtividade; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação de eficiência de Trichoderma no desenvolvimento da biomassa e produtividade do feijão caupi (Vigna Unguiculata L; Walp); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Aplicação de Trichoderma em tratamento de sementes da cultura da soja (Glycine max L; ): Influencia sobre o caracteres agronômicos; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Bioprospecção de linhagens de Tricohderma spp; na degradação de resíduos lignocelulósicos visando na aplicação de etanol de segunda geração; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Influência da aplicação de Trichoderma em tratamento de sementes e caracteres agronômicos na cultura do amendoim (Arachis hypogaea L; ); 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Gestão ambiental no município de Gurupi - TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Relatório de estágio das atividades desenvolvidas na Uniggel Sementes: Produção de sementes de soja na Lagoa da Confusão - TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação do uso do Trichoderma spp; no desenvolvimento e biomassa da cultura da soja (Glycine max) no cerrado, Gurupi-TO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades desenvolvidas na agropecuária Santa Angelina no município de Brejinho de Nazaré-TO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de herbicidas no crescimento e nodulação do feijão-caupi (Vigna unguiculata) na região de cerrado Gurupi-TO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades realizadas na empresa Produtécnica Nordeste no município de Balsas, MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação econômica do custo da produção do feijão-caupi (Vigna unguiculata) no município de Lagoa da Confusão-TO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de herbicidas na biomassa de nodulação de feijão-caupi inoculado com rizóbio; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades de monitoramento da mosca-da-carambola realizado pela ADAPEC na delegacia regional de serviços de Pedro Afonso - TO; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades desenvolvidas na fazenda Chapada Negra pela empresa Ceagro no município de Loreto, MA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Desenvolvimento de leguminosas arbóreas inoculadas com rizóbio e Trichoderma spp; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Avaliação do feijão-caupi inoculado com rizóbio e adubação com efluente de fossa séptica biodigestora; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades desenvolvidas na Fazenda São José no município de Formoso do Rio Preto, BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades desenvolvidas na Fazenda Santa Rita no município de Barreiras, BA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Resposta da inoculação com rizóbio e Trichoderma spp; em feijão-caupi no cerrado em Gurupi, TO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Biomassa, nodulação e produtividade de feijão-caupi em resposta a herbicidas; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Desenvolvimento de mudas de pinhão-manso associado a fungos micorrízicos e aplicação de efluentes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades realizadas no sistema produtivo da cultura do algodão (Gossypium hirsutum L; ) na Fazenda Parnaíba; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
PRODUÇÃO DE ENZIMAS POR RIZOBIOS ISOLADOS DO CERRADO TOCANTINENSE; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
EFEITO DO HERBICIDA GLYPHOSATE NA NODULAÇÃO E MICORRIZAÇÃO DE SOJA TRANSGÊNICA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Efeito de herbicidas na biomassa e nodulação do feijão-caupi (VIgna unguiculata [L; ] Walp; ); 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Acompanhamento das atividades do mapeamento dos solos junto a empresa Agroexata; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Utilização do extrato de Kalalanchoae brasiliensis (Coerama) como hormônio natural; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Aproveitamento da fração orgânica do lixo das feiras da Cidade de Manaus: Uma análise comparativa entre amostras de compostos orgânicos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Ocorrência de fungos micorrízicos arbusculares em solos amazônicos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Produção de ácido indol-acético por rizóbio isolados de solos na Amazônia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Tolerância à acidez e capacidade de solubilização de fosfatos por rizóbios isolados de solos em sistema agroflorestal; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfatos e micorrizas arbusculares em culturas agrícolas; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biologia) - Escola Superior Batista do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) em raízes de plantas de importância econômica e o efeito da inoculação com BSF no desenvolvimento de Leucaena leucocephala L; ; 2002; 39 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Estudos com Microorganismos do Solo do Cerrado no Tocantins,; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Estudos com Microorganismos do Solo do Cerrado no Tocantins; 2024; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiëncia de Trichoderma para culturas agricolas no estado do Tocantins: Soja e Milho; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Trichoderma para o biocontrole e como promotor de crescimento vegetal em feijao caupi e arroz; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocesso e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
EFICIÊNCIA DE TRICHODERMA PARA CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS: Soja e Milho; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
SELEÇÃO DE TRICHODERMA PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM SOJA E FEIJÃO CAUPI; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
EFICIÊNCIA DE BACILLUS SUBTILIS NO BIOCONTROLE DE FITOPATÓGENOS E PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
SELEÇÃO DE TRICHODERMA PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
ELABORAÇÃO DE INOCULANTE A BASE DE Trichoderma SELECIONADOS PARA CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Elaboração de inoculante a base de Trichoderma selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
INOCULAÇÃO DE TRICHODERMA COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
INOCULAÇÃO DE TRICHODERMA COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Elaboração de inoculante a base de Trichoderma selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
SELEÇÃO DE TRICHODERMA PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
INOCULAÇÃO DE TRICHODERMA COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
INOCULAÇÃO DE TRICHODERMA COM POTENCIAL PARA O BIOCONTROLE E COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Elaboração de inoculante a base de Trichoderma selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Inoculação de Trichoderma com potencial para o biocontrole e como promotor de crescimento vegetal em culturas agrícolas no Estado do Tocantins; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do estado do Tocantins; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE RIZÓBIOS EM FEIJÃO CAUPI EM CONDIÇÕES EDAFOCLIMÁTICAS DO CERRADO NO SUL DO TOCANTINS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
CARACTERIZAÇÃO FENOTÍPICA E GENOTÍPICA DE RIZÓBIOS ISOLADOS DE FEIJÃO CAUPI CULTIVADO EM SOLOS NO CERRADO DO ESTADO DO TOCANTINS; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Eficiência agronômica de rizóbios e micorrizas em feijão caupi em condições edafoclimáticas do cerrado no sul do tocantins; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Caracterização fenotípica de isolados de rizóbio de feijão-caupi obtidos de solos no cerrado tocantinense; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Seleção e características agronômicas e ecológicas de rizóbios isolados de solos do cerrado no tocantins; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; 2022; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Orientação de Estágio Curricular Supervisionado; 2021; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Aloísio Freitas Chagas Junior;
Produções bibliográficas
-
FIDÉLIS, RODRIGO RIBEIRO ; SILVA, KAREN CRISTINA LEITE ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; Cavalcante, Rodrigo Robson ; SOUZA, WANESSA ROCHA DE ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS ; RAMOS, DANILO PEREIRA ; SILVA, DAYARA VIEIRA . Controle biológico de fitonematoides via semente no cultivo da soja. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. e6526-19, 2024.
-
FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; CHAGAS, L. F. B. ; MOURA, DALLILA MOREIRA DE OLIVEIRA ; Almeida, Leticia Bezerra de ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . EFICIÊNCIA DE Bacillus subtilis SELECIONADOS PARA CULTURAS NO TOCANTINS: Milho. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 11, p. 1-12, 2024.
-
JUNIOR, ALOISIO FREITAS CHAGAS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; NOBREGA, GABRIEL SOARES ; GIONGO, MARCOS ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; Almeida, Leticia Bezerra de ; PORTELLA, AUGUSTUS CAESER FRANKE ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON . Utilização de Bacillus subtilis como promotor de crescimento na cultura do tomate e alface. J. Biotec. Biodivers. , v. 11, p. 153-159, 2024.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; DIAS, PATRÍCIA CARDOSO ; Martins, Albert Lennon Lima ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Trichoderma asperellum (Samuels, Lieckf & Nirenberg) como promotor de crescimento em Enterolobium contortisiliquum (Vell) Morong. CIÊNCIA FLORESTAL (ONLINE) , v. 34, p. e64187-17, 2024.
-
FERRAZ, LUANA FERNANDES ; MIRANDA, LUIZ RENATO LIMA SILVA ; MORAES, GLEYS KELLEN AQUINO ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; CHAPLA, VANESSA MARA . Biotechnological potential of the endophytic fungi isolated from Clitoria guianensis. J. Biotec. Biodivers. , v. 12, p. 82-91, 2024.
-
LIMA, VALÉRIA MARIA DE MELO ; SILVA, EMERSON CARLOS SOARES E ; CAVALI, J. ; CHAGAS, L. F. B. ; DANTAS, P. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DANTAS FILHO, J. V. . Benefits of Adding Probiotic Based on Lactobacillus fermentum to tambaqui (Colossoma macropomum). SCIENTIA NATURALIS , v. 6, p. 316-334, 2024.
-
BARBOSA, JAÍSE ALVES ; PAULA, CAROLINA PEREIRA DE ; ESTIMÉ, ROSE BERTILDE ; MARQUES, RAFFAEL BATISTA ; VENEGA, ROSAINA DE SOUSA ; RODRIGUES, CLEYTON SANTOS ; SOUSA, ALLAN SALES DE ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS . Bacillus Subtilis no controle do nematóide da galha em alface. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 22, p. e6859-13, 2024.
-
LUCIANO, DANIELA DE OLIVEIRA ; LIMA, CELSO AFONSO ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Bacillus e Trichoderma como promotores de crescimento de Eucalyptus urograndis. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e11012239509, 2023.
-
MARCO, ANTONIO CAMILLO DE CARVALHO ; MARCO, EUSTÁQUIO DE SÁ ; DANIELA, TIAGO DA SILVA CAMPOS ; ALEXANDRE, PAULO MACHADO ; ALOISIO, FREITAS CHAGAS JUNIOR . Bacillus subtilis UFMT-Pant001 as a plant growth promoter in soybean in a greenhouse. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 19, p. 161-169, 2023.
-
RIBEIRO, ANA PAULA MONTEIRO DA SILVA ; LIMA, CELSO AFONSO ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Uso de Trichoderma na promoção de crescimento de mudas florestais. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 12, p. e19712139138, 2023.
-
MOTA, ALEXANDRE RIBEIRO DA ; SOUZA, PATRÍCIA APARECIDA DE ; JUNIOR, ALOISIO FREITAS CHAGAS ; SOUZA, PRISCILA BEZERRA DE ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; SANTOS, ANDRÉ FERREIRA DOS ; SILVA, RUBENS RIBEIRO DA ; PEREIRA, MAYANNE ALVES ; SANTOS, JACINTO PEREIRA ; MENDONÇA, EVÂNIA GALVÃO ; ATAÍDE, GLAUCIANA DA MATA ; TRINDAD, BIANCA MACHADO CAMPOS . Trichoderma as a growth promoter in Myracrodruon urundeuva Fr. All.. Journal of Agricultural Sciences Research (2764-0973) , v. 3, p. 2-16, 2023.
-
MARCO, ANTONIO CAMILLO DE CARVALHO ; MARCO, EUSTÁQUIO DE SÁ ; ALEXANDRE, PAULO MACHADO ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Efficiency of Bacillus subtilis UFMT-PANT001 as a plant growth-promoting inoculant in soybean in the field. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 1188-1212, 2023.
-
RIBEIRO, ADRIANA SANTOS NEVES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; Martins, Albert Lennon Lima ; DE ALMEIDA, LETICIA BEZERRA ; NOBREGA, GABRIEL SOARES ; DA SILVA, DAMINA BEATRIZ ; ALVES, MARCOS VINICIUS GIONGO . Efficiency of Trichoderma and Bacillus subtilis as growth promoters in eucalyptus Corymbia citriodora. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 20380-20397, 2023.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; DE CARVALHO, MARCO ANTONIO CAMILLO ; DE SÁ, MARCO EUSTÁQUIO ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; COSTA, LETÍCIA CAROLINA ; MACHADO, ALEXANDRE PAULO . Inoculant Bacillus subtilis UFMT-Pant001 promote plant growth and increase of soybean production. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 11475-11496, 2023.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; MOURA, DALLILA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; LIMA, CELSO AFONSO ; MACHADO, ALEXANDRE PAULO . Efficient dose of Bacillus subtilis UFMT-Pant001 as a plant growth promoter in soybean under greenhouse conditions. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA , v. 21, p. 5107-5125, 2023.
-
BANDEIRA, JÉSSICA BEZERRA ; RODRIGUES, JOVIELLY NEVES ; DE OLIVEIRA, RODRIGO SILVA ; PINTO, ISMAEL OLIVEIRA ; CHAGAS-JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; NASCIMENTO, VITOR L. ; SARMENTO, MAÍRA IGNACIO ; DE MORAES, CRISTIANO BUENO ; SARMENTO, RENATO ALMEIDA . Endophytic colonization of five Trichoderma species and their effects on growth of a Eucalyptus hybrid. BRAZILIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY , v. 54, p. 3113-3125, 2023.
-
CHAGAS JR, ALOISIO FREITAS ; GUEDES, EDUARDO HENRIQUE SANTOS ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; Almeida, Leticia Bezerra de ; NOBREGA, GABRIEL SOARES . ATIVIDADE ENZIMÁTICA E AVALIAÇÃO DA SENSIBILIDADE DE HALOARCHAEA DETERIORANTE DE CHARQUE FRENTE A ÁCIDOS ORGÂNICOS. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 3, p. 1-14, 2023.
-
MORAES, GLEYS KELLEN AQUINO ; CARNEIRO, VANUZA DE SALES ; SOARES, DANIELA FRANCISCA ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; CHAPLA, VANESSA . ATIVIDADE ANTAGONISTA, ALELOPÁTICA E DIVERSIDADE QUÍMICA DE FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE Cochlospermum regium. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 3, p. 1-35, 2023.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; LIMA, C. A. ; MARTINS, A. L. L. ; SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. . Bacillus subtilis as a vegetable growth promoter inoculant in soybean. DIVERSITAS JOURNAL , v. 7, p. 1-16, 2022.
-
BRUSCHET, MARGAUX JOSÉPHINE ALICE LLAMAS ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; SILVA, PABLO TIMOTEO DA ; MORAIS, CRISTIANO BUENO DE ; SANTOS, GIL RODRIGUES DOS . Etiology, transmission and pathogenicity of fungi associated with Cagaita (Eugenia dysenterica) and Tingui (Magonia pubescens). RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e55211326975-12, 2022.
-
Souza, Manuella Costa ; LIMA, CELSO AFONSO ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; SOUSA, SILMARA MORAES DE ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Biopolímeros na conservação de células de rizobactérias em meios de cultura alternativos. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e35911427490, 2022.
-
PEREIRA, ANA LUIZA SANTIAGO ; JUNIOR, ALOISIO FREITAS CHAGAS ; GIONGO, MARCOS ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON ; CACHOEIRA, JADER NUNES ; PORTELLA, AUGUSTUS CAESER FRANKE . Pleurotus ostreatus mushroom productivity in different substrates of agro-industrial residues generated in the southern region of Tocantins, Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 9, p. 064-068, 2022.
-
SOUZA, M. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; GOMES, F. L. ; MARTINS, A. L. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; SCHEIDT, G. N. ; GIONGO, M. . Application of biopolymers to preserve Pseudomonas fluorescens cells and their efficiency in the biological control of Macrophomina sp.. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 16, p. 280-285, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; GUEDES, EDUARDO HENRIQUE SANTOS ; SOARES, CAMILA MARIANE DA SILVA ; CUNHA, MIRELLA GONÇALVES ; SANTOS, ANDRÉ LEONARDO DOS ; AGUIAR, AYNARAN OLIVEIRA ; Martins, Albert Lennon Lima . Isolation and characterization of halophilic strains from beef jerky. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e21511326368, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Souza, Manuella Costa ; Martins, Albert Lennon Lima ; LIMA, CELSO AFONSO ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LÍCIA LEÃO ; LOPES, MILLENA BARREIRA ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Efficiency of Trichoderma asperellum as a promoter of vegetable growth and soybean productivity. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e50711629200, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Souza, Manuella Costa ; Martins, Albert Lennon Lima ; LIMA, CELSO AFONSO ; SOUSA, KELLEN ÂNGELA OLIVEIRA DE ; SANTANA, PAULO ANTONIO AMARAL CARDOSO PINHEIRO ; LOPES, MILENA BARREIRA ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Eficiência de Trichoplus (Trichoderma asperellum) como promotor de crescimento vegetal em soja em campo no cerrado. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e16111527970, 2022.
-
BACHEGA, R. C. C. ; PELUZIO, J. M. ; TAVARES, A. T. ; OLIVEIRA, E. C. A. M. ; FIDELIS, R. R. ; AFFERRI, F. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUSA, C. M. . NITROGEN FERTILIZATION IN SOYBEAN UNDER LOW LATITUDE AND LOW NATURAL SOIL FERTILITY. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS , v. 9, p. 1-11, 2022.
-
Souza, Manuella Costa ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; Martins, Albert Lennon Lima ; LIMA, CELSO AFONSO ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; LOPES, MILLENA BARREIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; SOUSA, KELLEM ÂNGELA OLIVEIRA DE ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Biopolymers in the preservation of rhizobacteria cells and efficiency in soybean inoculation. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e21911729688-13, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILLER, L. O. ; Bezerra, Andrea Carla Caldas . Bacillus subtilis Bs10 as an efficient inoculant for growth promotion in soybean plants. Semina-Ciencias Agrarias , v. 43, p. 1769-1786, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON ; CHAPLA, VANESSA MARA ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; Souza, Manuella Costa ; Martins, Albert Lennon Lima . Chitosan and chitin production and extraction in isolates of Cunninghamella sp.. ACTA SCIENTIARUM. BIOLOGICAL SCIENCES (ONLINE) , v. 44, p. e59982, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; DIAS, PATRICIA CARDOSO ; SANTOS, GIL RODRIGUES DOS ; RIBEIRO, ADRIANA SANTOS NEVES ; SOUSA, KELLEM ÂNGELA OLIVEIRA DE ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Trichoderma as a growth promoter in Astronium urundeuva (M. Allemão) Engl.. SCIENTIA PLENA , v. 18, p. 056201, 2022.
-
SOUSA, KELLEN ÂNGELA OLIVEIRA DE ; SANTOS, TASSO TAVARES DOS ; LIMA, CELSO AFONSO ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; ALMEIDA, LETÍCIA BEZERRA ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Ação de herbicidas sobre o crescimento in vitro dos isolados Trichoderma e Azospirillum. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e543111032832, 2022.
-
GOMES, TAÍSA GODOY ; ISA ABDEL HADI, SÁMED IBRAHIM ; ANTÔNIO DE AQUINO RIBEIRO, JOSÉ ; SEGATTO, ROSANA ; MENDES, THAIS DEMARCHI ; HELM, CRISTIANE VIEIRA ; CHAGAS JÚNIOR, ALOISIO FREITAS ; GERARD MILLER, ROBERT NEIL ; MENDONÇA, SIMONE ; GONÇALVES DE SIQUEIRA, FÉLIX . Phorbol ester biodegradation in Jatropha curcas cake and potential as a substrate for enzyme and Pleurotus pulmonarius edible mushroom production. BIOCATALYSIS AND AGRICULTURAL BIOTECHNOLOGY , v. 45, p. 102498, 2022.
-
ZAMBRANO, MELISSA ALEZANDRA ROMERO ; CASTANHARO, GIANNY ROGER PARRA ; AGUIAR, RAIMUNDO WAGNER DE SOUZA ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Atividade antagônica in vitro de Sclerotium sp. por Bacillus sp.. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e380111335351, 2022.
-
OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; MARTINS, A. L. L. ; SOUZA, M. C. ; LUZ, L. L. ; GOMES, F. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Trichoderma in the phytopathogenic biocontrol. Bulgarian Journal of Agricultural Science , v. 28, p. 717-724, 2022.
-
SILVA, KAREN CRISTINA LEITE ; BURIN, LUCAS XAUBET ; SERAGLIO, NATAN ANGELO ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; MACHADO, IGOR ELOI SILVA ; FALCÃO, DANIEL FARIA ; FIDELIS, RODRIGO RIBEIRO . Biocontrol of plant-parasitic nematodes by soil in soybean cultivation. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 11, p. e118111536768-10, 2022.
-
CHAGAS JR, ALOISIO FREITAS ; LIMA LUZ, LISANDRA ; LENNON LIMA MARTINS, ALBERT ; BERNARDO QUEIROZ, ADRIANO SÉRGIO ; FRANCA BORGES CHAGAS, LILLIAN ; GIONGO, MARCOS ; FRANKE PORTELLA, AUGUSTUS CÉSER ; SCHEIDT, GESSIEL . Alteraçõeses morfofisiológicas na cultura do arroz e milho ocasionados pelo Trichoderma asperellum. J. Biotec. Biodivers. , v. 10, p. 287-296, 2022.
-
SILVA, C. D. R. ; LUZ, J. H. S. ; ANDRADE, J. G. ; OLIVEIRA, H. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SIEBENEICHLER, S. C. . INOCULAÇÃO DE BACTÉRIAS SOLUBILIZADORES DE FOSFATO NO MILHO: REDUZIR OU NÃO A ADUBAÇÃO FOSFATADA? INSIGHT DOS PRIMEIROS ESTÁDIOS VEGETATIVOS. REVISTA AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES , v. 8, p. e022013-e022013, 2022.
-
MARTINS, A. L. L. ; MELO, B. S. ; SILVA, C. L. S. ; FERNANDES, H. E. ; QUEIROZ, A. S. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . DESEMPENHO DE MUDAS DE ALFACE SOB DOSES DE INOCULANTE BIOLÓGICO SOLUBILIZADOR DE FÓSFORO. REVISTA AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES , v. 8, p. e022007-e022007, 2022.
-
JOSEPH, L. A. ; SOUSA, K. A. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; LUC, F. . COMPATIBILITY OF FUNGICIDES WITH Trichoderma asperelloides AND Azospirillum brasilense. SCIENTIA AGRARIA PARANAENSIS , v. 21, p. 30-35, 2022.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; COLONIA, B. S. O. ; MARTINS, A. L. L. . Trichoderma asperellum (Samuels, Lieckf & Nirenberg) as a promoter of vegetative growth in soybeans. Revista De Ciencias Agricolas , v. 39, p. 50-68, 2022.
-
GUEDES, EDUARDO HENRIQUE SANTOS ; SANTOS, ANDRÉ LEONARDO DOS ; IBIAPINA, ANDRÉIA ; AGUIAR, AYNARAN OLIVEIRA ; SOARES, CAMILA MARIANE DA SILVA ; VELLANO, PATRÍCIA OLIVEIRA ; SANTOS, LUCAS SAMUEL SOARES DOS ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS . Resíduos agroindustriais como substrato para a produção de lipases microbiana: uma revisão. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e30710212537-12, 2021.
-
BUSATO, J.G. ; FERRARI, L.H. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. ; SILVA, D.B. ; SANTOS PEREIRA, T. ; PAULA, A.M. . Trichoderma strains accelerate maturation and increase available phosphorus during vermicomposting enriched with rock phosphate. JOURNAL OF APPLIED MICROBIOLOGY , v. 130, p. 1208-1216, 2021.
-
ARRUDA, GABRIEL LEDA DE ; MORAES, GLEYS KELLEN AQUINO DE ; JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS CHAGAS ; ARAUJO, ANGELA REGINA ; CHAPLA, VANESSA MARA . Aromatic compounds from the endophytic fungus and their allelochemical property using OSMAC strategy. NATURAL PRODUCT RESEARCH , v. 1, p. 1-4, 2021.
-
CHAGAS JR, ALOISIO FREITAS ; Gomes, Flávia Luane ; Souza, Manuella Costa ; Martins, Albert Lennon Lima ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; GIONGO, MARCOS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Trichoderma como promotor de crescimento de mudas de eucaliptos. J. Biotec. Biodivers. , v. 9, p. 060-072, 2021.
-
SANTOS, J. L. ; RIBEIRO ; OLIVEIRA, R. S. ; LUZ, J. H. S. ; NUNES, B. H. N. ; OLIVEIRA, H. P. ; SARMENTO, R. A. ; SILVA, R. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Volatile organic compounds produced by Trichoderma sp. morphophysiologically altered maize growth at initial stages. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 15, p. 215-223, 2021.
-
OLIVEIRA, R. S. ; ROCHA, A. M. ; MARTINS, A. L. L. ; NUNES, H. V. ; NUNES, B. H. N. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . A Biocontrol in vitro of Trichoderma spp. for pathogens Rhizoctonia solani, Fusarium oxysporum, and Curvularia lunata. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 44, p. 58-67, 2021.
-
ROCHA, WESLANY SILVA ; BARROS, ANA PAULA RIBEIRO ; RIBEIRO, MARCELO ALVES ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS . Bradyrhizobium japonicum AND PHOSPHORUS FERTILIZATION ON Vigna Unguilata (L.) WALP. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 8, p. e5551, 2021.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; MARTINS, A. L. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; LUZ, L. L. ; COLONIA, B. S. O. ; GOMES, F. L. ; SOUZA, M. C. . Phosphate solubilization, synthesis of Indol Acetic Acid and effect on biomass soybean inoculated with Pochonia. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 72919-72934, 2021.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BORBA, E. ; MARTINS, A. L. L. ; SOUZA, M. C. ; GOMES, F. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. . Bacillus sp. como promotor de crescimento em soja. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 44, p. 170-179, 2021.
-
CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS CHAGAS ; Martins, Albert Lennon Lima ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; FILHO, MAGNO RODRIGUES DE CARVALHO ; MILLER, LUCIANE DE OLIVEIRA . Biomass efficiency and productivity of soybean inoculated with Trichoderma / Eficiência de biomassa e produtividade de soja inoculada com Trichoderma. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 109950-109964, 2021.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; MARTINS, A. L. L. ; COLONIA, B. S. O. ; SOUZA, M. C. ; BRAGA JUNIOR, G. M. . Efficiency of Bacillus subtilis Bs10 as a plant growth promoting inoculant in soybean crop under field conditions. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 10, p. e441101422141, 2021.
-
Braga Junior, Gaspar Moreira ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; BORGES CHAGAS, LILLIAN FRANÇA ; LIMA MARTINS, ALBERT LENNON ; DE OLIVEIRA, RODRIGO SILVA ; LIMA, CELSO AFONSO ; CALDAS BEZERRA, ANDREA CARLA ; OLIVEIRA MILLER, LUCIANE DE . Bacillus subtilis as a growth promoter inoculant on soybean plants in field / Bacillus subtilis como inoculante promotor de crescimento em plantas de soja em campo. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 107220-107237, 2021.
-
FARIAS, D. I. O. A. ; LEITE, R. C. ; RIBEIRO ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . Glyphosate and atrazine inhibit growth of Azospirillum brasilense, Bacillus subtilis, Bacillus thuringiensis, Chromobacterium subtsugae and Saccharopolyspora spinosa. AGRONOMIA COLOMBIANA , v. 39, p. 113-120, 2021.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, H. K. M. ; SOUSA, A. S. . Efeito do Óleo Essencial do Manjericão e Capim Citronela na Inibição de Fungos Fitopatogênicos da Cultura do Tomate. Brazilian Journal of Development , v. 7, p. 120758-120771, 2021.
-
MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, R. S. ; SOUZA, M. C. ; GOMES, F. L. ; GIONGO, M. ; SCHEIDT, G. N. . PHOSPHATE SOLUBILIZATION, INDOLE ACETIC ACID SYNTHESIS AND BIOCONTROL BY STREPTOMYCES ISOLATES. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 52380-52386, 2021.
-
CHAGAS JUNIOR, A.F. ; CHAGAS, L.F.B. ; MARTINS, A.L.L. ; COLONIA, B.S.O. ; OLIVEIRA, R.S. . Soybean productivity with Trichoderma asperellum seed treatment in different regions of the Brazilian Cerrado. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 16, p. 1-8, 2021.
-
GOMES, F. L. ; LUZ, L. L. ; SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . POTENTIAL OF Pochonia spp. FOR THE PRODUCTION OF INOCULANTS. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações , v. 19, p. 96-106, 2021.
-
GUEDES, EDUARDO HENRIQUE SANTOS ; SANTOS, ANDRÉ LEONARDO DOS ; SOARES, CAMILA MARIANE DA SILVA ; AGUIAR, AYNARAN OLIVEIRA ; Aloísio Freitas Chagas Junior ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON ; GIONGO, MARCOS ; CHAGAS, L. F. B. . Halófilos deteriorantes em produtos cárneos salgados. J. Biotec. Biodivers. , v. 9, p. 410-421, 2021.
-
SANTOS, G.R. ; REIS, H.B. ; ROTILI, E.A. ; MOURÃO, D.S.C. ; FARIAS, D.I.O.A. ; PEREIRA, T.A. ; FERREIRA, T.P.S. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . Inoculation of Rhizobium associated with Trichoderma asperellum on the development and yield of cowpea. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 15, p. 1-8, 2020.
-
CHAGAS JR, ALOISIO FREITAS ; Martins, Albert Lennon Lima ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; Souza, Manuella Costa ; Gomes, Flávia Luane ; CHAGAS, LILLIAN FRANCA BORGES . Agronomic efficiency of soybean inoculated with Trichoderma and Pur-pureocillium in cerrado condi-tions, Tocantins, Brazil. J. Biotec. Biodivers. , v. 8, p. 319-325, 2020.
-
ROCHA, WESLANY SILVA ; SILVA, MARA CAROLINE ALVES DA ; MACHADO FILHO, GILBERTO COUTINHO ; DOS SANTOS, MAURO GOMES ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS . COMPATIBILITY OF AZOXYSTROBIN AND CYPROCONAZOLE ON PLANT GROWTH-PROMOTING MICROORGANISMS. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 7, p. 95-100, 2020.
-
TEIXEIRA, WÉLLEN FABRÍCIA AVIZ ; BATISTA, RYHÁRA DIAS ; DO AMARAL SANTOS, CLAUDIA CRISTINA AULER ; Júnior, Aloísio Chagas Freitas ; TERRASAN, CÉSAR RAFAEL FANCHINI ; DE SANTANA, MARCIO WALUCE PINHEIRO R. ; DE SIQUEIRA, FÉLIX GONÇALVES ; DE PAULA-ELIAS, FABRÍCIO COUTINHO ; DE ALMEIDA, ALEX FERNANDO . Minimal Enzymes Cocktail Development by Filamentous Fungi Consortia in Solid-State Cultivation and Valorization of Pineapple Crown Waste by Enzymatic Saccharification. Waste and Biomass Valorization , v. 1, p. 1-19, 2020.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Efficiency of Trichoderma asperellum UFT 201 as plant growth promoter in soybean. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 14, p. 263-271, 2019.
-
SILVA, RUBENS RIBEIRO ; FARIA, ALVARO JOSÉ GOMES ; NETO, ADRIANA AUGUSTA ; PEREIRA, TAYNA ALVES ; DIAS, JACI DE SOUZA ; SANTOS, ANTÔNIO CARLOS MARTINS ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; FREITAS, GILSON ARAÚJO ; NASCIMENTO, VITOR L. . High P Availability in Brazilian Cerrado Soils Reduces Nodulation and Grain Yield of Soybean. COMMUNICATIONS IN SOIL SCIENCE AND PLANT ANALYSIS , v. 50, p. 1-11, 2019.
-
SILVA, E. M. ; SANTOS, M. M. ; LOPES, M. B. S. ; FIDELIS, R. R. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Eficiência de rizóbios sob diferentes doses de fósforo na cultura do feijão-caupi. BRASILIAN JOURNAL OF SUSTAINABLE AGRICULTURE. , v. 9, p. 67-77, 2019.
-
SILVA, H. M. ; SOUZA, D. S. ; OLIVEIRA, M. ; JACOMO, W. ; BASTOS, I. M. A. S. ; PORTELLA, A. C. F. ; PEREIRA, T. F. S. ; MOURAO, D. S. C. ; ALVES, M. V. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Clinical review on the main pathologies related to the nuclear envelope. INTERNATIONAL JOURNAL OF NEW TECHNOLOGY AND RESEARCH , v. 5, p. 24-30, 2019.
-
BOAES, T. S. ; ARRUDA, G. L. ; FERREIRA, T. P. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAPLA, V. M. . Variação da produção metabólica do fungo endofítico Diaporthe sp. isolado de Clitoria guianensis Benth utilizando osmac. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA (MEIO ELETRÔNICO) , v. 16, p. 870-877, 2019.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; COLONIA, B. S. O. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Trichoderma asperellum (UFT201) functions as a growth promoter for soybean plant. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 14, p. 1772-1777, 2019.
-
RAMOS, DANILO PEREIRA ; TAVARES, TAYNAR COELHO DE OLIVEIRA ; SOUSA, SÉRGIO ALVES DE ; NASCIMENTO, VITOR L. ; MARTINEZ, ROBERTO ANTONIO SAVELLI ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; FIDELIS, RODRIGO RIBEIRO . Agronomic biofortification of cowpea with selenium by foliar fertilization: effect of doses in three cultivars. JOURNAL OF PLANT NUTRITION , v. 42, p. 1-10, 2019.
-
REIS, H. B. ; RODRIGUES, A. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Bonifácio, A. ; SANTOS, G. R. . Efficiency of application of Trichoderma on the physiological quality and health of cowpea seeds. COMUNICATA SCIENTIAE , v. 10, p. 302-307, 2019.
-
GONCALVES, A. H. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; FIDELIS, R. R. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Trichoderma efficiency in the maintenance and productivity of soybean plants in producing savana regions, Tocantins, Brazil. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (LISBOA) , v. 41, p. 175-181, 2018.
-
DEUSDARA, T. T. ; LOPES, J. C. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção e caracterização de quitina e quitosana extraídas de Cunninghamella elegans. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 12, p. 1-6, 2018.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; PORTELLA, A. C. F. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Action of Trichoderma spp. in the control of fungi that cause diseases in plants of the cerrado of Tocantins biome, Northern Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 8, p. 20723-20726, 2018.
-
SANTOS, M. M. ; ROCHA, W. S. ; SILVA JUNIOR, F. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; LOPES, R. R. . Compatibilidade de tratamentos de sementes e rizóbio, in vitro e em casa de vegetação, no feijão-caupi. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 12, p. 15-21, 2018.
-
ROCHA, WESLANY SILVA ; SANTOS, MANOEL MOTA DOS ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Capacidade de rizobactérias na solubilização de fosfato e síntese de ácido indol acético em feijão caupi. REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL , v. 13, p. 116-121, 2018.
-
LIMA, VALÉRIA MARIA DE MELO ; JÚNIOR, ALOISIO FREITAS CHAGAS ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON ; SILVA, EMERSON CARLOS SOARES E ; PORTELLA, AUGUSTUS CAESER FRANKE . Probiotics in Aquaculture Review: Current Status and Application in Tambaqui Cultivation (Colossoma macropomum). INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVANCED ENGINEERING RESEARCH AND SCIENCE , v. 5, p. 26-34, 2018.
-
VELOSO, RONICE ALVES ; FERREIRA, TALITA PEREIRA DE SOUZA ; DEBONA, DANIEL ; AGUIAR, RAIMUNDO WAGNER DE SOUZA ; CANGUSSU, ALEX SANDER RODRIGUES ; JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS CHAGAS ; SANTOS, GIL RODRIGUES DOS . Enzymatic Activity in Essential Oil-Treated and Pathogen-Inoculated Corn Plants. Journal of Agricultural Science , v. 10, p. 171-177, 2018.
-
BRAGA JUNIOR, G.M. ; CHAGAS, L.F.B. ; AMARAL, L.R.O. ; MILLER, L.O. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . Efficiency of inoculation by Bacillus subtilis on soybean biomass and productivity. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS , v. 13, p. 1-6, 2018.
-
LOPES, M. B. S. ; BARROS, H. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, M. M. ; SILVA, N. C. ; FIDELIS, R. R. . Water-retaining polymer as a soil conditioner in cowpea under water stress. COMUNICATA SCIENTIAE , v. 9, p. 680-686, 2018.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; MARTINS, A. L. L. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. . Ação de Trichoderma spp. no controle de Fusarium sp., Rhizoctonia solani e Sclerotium rolfsii. Revista Agri-Environmental Sciences , v. 4, p. 9-15, 2018.
-
CHAGAS, J. F. R. ; SAGIO, S. A. ; Leão, E. U. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GIONGO, M. ; AGUIAR, R. W. S. ; FIDELIS, R. R. ; SANTOS, G. R. . Sanitary analysis, transmissibility and pathonenicity of fungi associated with cashew nuts. AFRICAN JOURNAL OF AGRICULTURAL RESEARCH , v. 12, p. 229-236, 2017.
-
SCHEIDT, G. N. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. ; AGUIAR, R. W. S. ; PATRIOTA, S. N. ; BIS, D. P. ; CANGUSSU, A. R. ; PORTELLA, A. C. F. . MODELING AND SIMULATION OFIMMERSION BIOREACTOR BY BUBBLES FOR CULTURE PLANT TISSUE. INTERNATIONAL JOURNAL OF CURRENT RESEARCH , v. 9, p. 44692-44698, 2017.
-
CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; FIDELIS, RODRIGO RIBEIRO ; CARVALHO FILHO, MAGNO RODRIGUES DE ; MILLER, LUCIANE DE OLIVEIRA . Trichoderma asperellum efficiency in soybean yield components. COMUNICATA SCIENTIAE (PRINT) , v. 8, p. 165, 2017.
-
GONCALVES, A. H. ; CHAGAS, L. F. B. ; SCHEIDT, G. N. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Trichoderma asperellum UFT 201 on biocontrol, growth promotion and soybean productivity at field conditions. INTERNATIONAL JOURNAL OF CURRENT RESEARCH , v. 9, p. 48308-48312, 2017.
-
BRAGA JUNIOR, G. M. ; COLONIA, B. S. O. ; CHAGAS, L. F. B. ; SCHEIDT, G. N. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Soybean growth promotion and phosphate solubilization by Bacillus subtilis strains in greenhouse. INTERNATIONAL JOURNAL OF CURRENT RESEARCH , v. 9, p. 50914-50918, 2017.
-
BORJA REIS, A. F. ; ALMEIDA, R. E. M. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCENTE, A. S. . Effect of cover crops on soil attributes, plant nutrition, and irrigated tropical rice yield. Revista Caatinga , v. 30, p. 837-846, 2017.
-
CHAGAS, L. F. B. ; COLONIA, B. S. O. ; SANTOS, G. R. ; SCHEIDT, G. N. ; PORTELLA, A. C. F. ; SOARES, L. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Rice growth influence by Trichoderma spp. with natural phosphate fertilization under greenhouse conditions. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 7, p. 13147-13152, 2017.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOARES, L. P. ; FIDELIS, R. R. . Trichoderma na promoção do crescimento vegetal. REVISTA DE AGRICULTURA NEOTROPICAL , v. 4, p. 97-102, 2017.
-
PORTELLA, A. C. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. ; CANGUSSU, A. R. ; AGUIAR, R. W. S. . Analysis of binding in an octasaccharide of Siparuna guianensis Aublet by methylation, and NMR studies. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 7, p. 14844-18846, 2017.
-
MOURAO, D. S. C. ; PEREIRA, T. F. S. ; SOUZA, D. J. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DALCIN, M. S. ; VELOSO, R. A. ; Leão, E. U. ; SANTOS, G. R. . Essential Oil of Cymbopogon citratus on the Control of the Curvularia Leaf Spot Disease on Maize. Medicines , v. 4, p. 62-72, 2017.
-
MATIJE, V. M. ; SCHEIDT, G. N. ; CANGUSSU, A. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; AGUIAR, R. W. S. ; PORTELLA, A. C. F. . Use of rice husk supplemented with watermelon residue for the production of lignocellulolytic enzymes by Pleurotus ostreatus. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 07, p. 17225-17229, 2017.
-
LOPES, J. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. ; SOARES, L. P. ; CHAGAS, L. F. B. . Biomassa e extração de quitina e quitosana a partir de isolados de Cunninghamella sp.. SEMINA. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (ONLINE) , v. 38, p. 25-34, 2017.
-
ROCHA, W. S. ; SAKAI, T. R. ; SOUZA, D. L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, M. M. . Efeito da microbiolização na germinação e crescimento inicial de feijão caupi no Estado do Tocantins. TECNOLOGIA & CIÊNCIA AGROPECUÁRIA , v. 11, p. 41-47, 2017.
-
CHAGAS, L. F. B. ; MARTINS, A. L. L. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Bacillus subtilis e Trichoderma sp. no incremento da biomassa em plantas de soja, feijão caupi, milho e arroz. Revista Agri-Environmental Sciences , v. 3, p. 10-18, 2017.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CASTRO, H. G. . PHOSPHATE SOLUBILIZATION CAPACITY AND INDOLE ACETIC ACID PRODUCTION BY Trichoderma STRAINS FOR BIOMASS INCREASE ON BASIL AND MINT PLANTS. Brazilian Journal of Agriculture , v. 92, p. 176-185, 2017.
-
LOPES, J. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NEVES, A. C. C. ; CHAPLA, V. M. ; BATISTELLA, C. A. R. . Fungos endofíticos isolados do capim citronela e seleção de antagonistas a fitopatógenos. BIOTA AMAZÔNIA , v. 7, p. 84-88, 2017.
-
CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; DE CASTRO, HENRIQUE GUILHON ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; DE CARVALHO FILHO, MAGNO RODRIGUES ; MILLER, LUCIANE DE OLIVEIRA ; CHAGAS, ALOÍSIO FREITAS JUNIOR . Efficiency of Trichoderma spp. as a growth promoter of cowpea (Vigna unguiculata) and analysis of phosphate solubilization and indole acetic acid synthesis. Brazilian Journal of Botany , v. 38, p. 1-9, 2016.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, HENRIQUE GUILHON DE ; COLONIA, B. S. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. . Efficiency of the inoculation on Trichoderma asperellum UFT 201 in cowpea production components under growth conditions in field. Revista de Ciências Agrárias (Lisboa) , v. 39, p. 413-421, 2016.
-
TUNES, C. R. ; SILVA, A. R. ; BIS, D. P. ; PORTELLA, A. C. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. . Biogas poduction from digestion dairy wastewater anaerobic reactor in uasb. International Journal of Current Research , v. 8, p. 39651-39654, 2016.
-
CASTRO, H. G. ; VELOSO, R. A. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. . Caracterização botênica-agonômica e do óleo essencial de acessos de manjericão. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 11, p. 1-6, 2016.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GODOY, V. H. S. ; SANTOS, G. R. ; MILLER, L. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. . Bioprospecção de Trichoderma spp. sobre o crescimento micelial de Colletotrichum clivae e C. truncatum. REVISTA BRASILEIRA DE BIOCIÊNCIAS , v. 14, p. 238-242, 2016.
-
CHAGAS JUNIOR, A.F. ; OLIVEIRA, A.G. ; SANTOS, G.R. ; REIS, H.B. ; CHAGAS, L.F.B. ; MILLER, L.O. . Combined inoculation of rhizobia and Trichoderma spp. on cowpea in the savanna, Gurupi-TO, Brazil. Agrária (Recife. Online) , v. 10, p. 27-33, 2015.
-
COSTA, N. C. ; FIGUEIREDO, P. M. S. ; SILVA, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. . Food supplements containing coconut oil and safflower for treatment of obesity: your lipid profile and patterns interfering. Journal of Bioenergy and Food Science , v. 02, p. 12-17, 2015.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F ; Oliveira, G. O. ; OLIVEIRA, L.A. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. ; SILVA, A. L. L. ; Costa, J. L. . Production of indole-3-acetic acid by Bacillus isolated from diferrent soils. BULG J AGRIC SCI , v. 21, p. 282-287, 2015.
-
VELOSO, RONICE ALVES ; CASTRO, HENRIQUE GUILHON DE ; CARDOSO, DIONE PEREIRA ; CHAGAS, LÍLLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JÚNIOR, ALOISIO FREITAS . Óleos essenciais de manjericão e capim citronela no controle de larvas de Aedes aegypti. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 10, p. 101-105, 2015.
-
ANDRADE, M. V. R. F. ; DEUSDARA, T. T. ; SCHEIDT, G. N. ; CHAGAS JUNIOR, A. F . Isolamento, caracterização fenotípica e perfil de crescimento de cepas do fungo Cunninghamella sp. de solo do sul do Tocantins, Brasil. Biota Amazônia , v. 5, p. 58-65, 2015.
-
SILVA, DAMIANA BEATRIZ ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; PINHEIRO, AQUILES RHUAN BANDEIRA NERES ; CHAGAS, LÍLIAN FRANÇA ; GIONGO, MARCOS . Bioproscpecção de linhagens de Trichoderma spp. na degradação de resíduos lignocelulósicos de sabugo de milho.. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 10, p. 252-258, 2015.
-
BESSA, N.G.F.DE ; PEREIRA, M.A.B. ; FERRAZ, V. ; POLETTO, K. Q. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ALVES, A . Antimicrobial activity and medicinal biomass of Siparuna guianensis in Brazilian Cerrado forest, a global hotspot. Journal of Medicinal Plant Research , v. 9, p. 968-980, 2015.
-
BORGES CHAGAS, L.F ; CHAGAS JUNIOR, A.F ; RODRIGUES DE CARVALHO, M ; DE OLIVEIRA MILLER, L ; OROZCO COLONIA, B.S . Evaluation of the phosphate solubilization potential of trichoderma strains (trichoplus jco) and effects on rice biomass. J SOIL SCI PLANT NUT , v. 15, p. 794-804, 2015.
-
SOARES, M. K. G. ; FACUNDES, B. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SILVA, E. M. . Assessment of lipolytic activity of isolated microorganisms from the savannah of the Tocantins. Acta Scientiarum. Biological Sciences (Online) , v. 37, p. 471-475, 2015.
-
HOFFMANN, CHARLES ANTHONY ; CHAGAS, LÍLLIAN FRANÇA BORGES ; SILVA, DIEGO PEREIRA DA ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; SCHEIDT, GESSIEL NEWTON . Potencial de antagonismo de isolados de Trichoderma sp. contra o isolados de Fusarium sp., in vitro. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 10, p. 236-242, 2015.
-
SANTOS, GIL RODRIGUES ; RODRIGUES, ARTENISA CERQUEIRA ; BONIFACIO, AURENIVIA ; CHAGAS JUNIOR, ALOÍSIO FREITAS ; TSCHOEKE, PAULO HENRIQUE . Severidade de antracnose em folhas de sorgo submetido a doses crescentes de silício. Revista Ciência Agronômica (UFC. Online) , v. 45, p. 403-408, 2014.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, G. O. ; REIS, H. B. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILLER, L. O. . Eficiência da inoculação combinada de rizóbio e Trichoderma spp. em diferentes cultivares de feijão-caupi (Vigna unguiculata) no serrado (Savana Brasileira). Revista de Ciências Agrárias (Lisboa) , v. 37, p. 20-28, 2014.
-
Costa, J. L. ; SILVA, A. L. L. ; BORDIGNON JUNIOR, S. E. ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; SCHEIDT, G. N. ; VERAS JUNIOR, R. V. . Organogenesis in zygotic embryos and hypocotyls of physic nut (Jatropha curcas L.) under 6-benzylaminopurine levels. Advances In Forestry Science , v. 1, p. 71-73, 2014.
-
SILVA, D. P. ; GUELLEN, L. F. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SCHEIDT, G. N. . Potencial de produção de lipases e fosfolipases por Trichoderma harzianum para a indústria de alimentos. Evidëncia Interdisciplinar , v. 14, p. 69-78, 2014.
-
FRANCA, R. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; CARVALHO, E. H. N. ; GUIMARAES, L. G. L. ; ERASMO, E. A. L. ; OLIVEIRA, L.A. . Babassu coconut mesocarp (Orbignnya sp.) as carbon source for production of culture media for Trichoderma. Journal of Biotechnology and Biodiversity , v. 5, p. 88-94, 2014.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; BARBOSA, L. C. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SCHEIDT, G. N. . Teor e composição do óleo essencial de quatro acessos e duas cultivares de manjericão (Ocimum basilicum L.). Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 16, p. 364-371, 2014.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, G. O. ; SANTOS, G. R. ; BORJA REIS, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. . Promoção de crescimento em feijão-caupi inoculado com rizóbio e Trichoderma spp. no cerrado. Revista Caatinga (Online) , v. 27, p. 190-199, 2014.
-
COLONIA, B. S. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Screening and detection of extracellular cellulases (endo- and exo-glucanases) secreted by filamentous fungi isolated fron soils using repid tests with chromogenic dyes. African Journal of Biotechnology , v. 13, p. 4694-4701, 2014.
-
GUELLEN, L. F. A. ; SILVA, D. P. ; SOUZA, S. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. ; SCHEIDT, G. N. . Potencial farmacoindustrial de Trichoderma harzianum para fins farmacoterapêutico. Biota Amazônia , v. 4, p. 91-96, 2014.
-
SOARES, A. A. ; CASTRO, H. G. ; SANTOS, G. R. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; AGUIAR, R. W. S. . Efeito da adubação orgânica na produção de biomassa e bioatividade do óleo essencial do capim citronela. Comunicata Scientiae (Online) , v. 5, p. 427-434, 2014.
-
SILVA, D. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. ; BARILI, J. ; GIONGO, M. . ESTUDOS COMPARATIVOS DA ATIVIDADE DE CELULASES FÚNGICAS INDUZIDAS POR SUBSTRATOS DE SERRAGEM DE EUCALIPTO E PALHA DE ARROZ. Evidëncia Interdisciplinar , v. 14, p. 155-170, 2014.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. . Estudos comparativos entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 9, p. 224-229, 2014.
-
PERINI, V. B. M. ; CASTRO, H. G. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CARDOSO, D. P. ; AGUIAR, R. W. S. ; SOARES, A. A. . Effect of vegetal extract in the inhibition of mycelial growth of Pyricularia grisea. Journal of Biotechnology and Biodiversity , v. 4, p. 70-77, 2013.
-
SANTOS, G. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GUIMARAES, L. G. L. ; SOUZA, D. ; NASCIMENTO, I. R. . Mildio do meloeiro-Açao arrasadora. Cultivar HF (Pelotas) , v. 79, p. 32, 2013.
-
Seixas, P. T. L. ; CASTRO, H. G. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. ; BARROSO, L. C. A. . Efeito da adubação mineral na produção de biomassa e no teor e composição do óleo essencial do capim-citronela. Bioscience Journal (Online) , v. 29, p. 852-858, 2013.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; CASTRO, H. G. ; CORNELIO, G. L. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. ; Costa, J. L. . Isolation and phenotypic characterization rhizobia that nodulate cowpea in the Cerrado in Tocantins State, Brazil. Journal of Biotechnology and Biodiversity , v. 4, p. 249-259, 2013.
-
SARMENTO-BRUM, R. B. C. ; SANTOS, G. R. ; CASTRO, H. G. ; GONCALVES, C. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Efeito de óleos essenciais de plantas medicinais sobre a antracnose do sorgo. Bioscience Journal (Online) , v. 29, p. 1549-1557, 2013.
-
BESSA, N.G.F.DE ; BORGES, J.C.M. ; BESERRA, F.P ; CARVALHO, R.H.A. ; PEREIRA, M.A.B. ; FAGUNDES, R. ; CAMPOS, S.L. ; RIBEIRO, L.U ; QUIRINO, M.S ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; ALVES, A . Prospecção fitoquímica preliminar de plantas nativas do cerrado de uso popular medicinal pela comunidade rural do assentamento vale verde - Tocantins. Revista Brasileira de Plantas Medicinais (Impresso) , v. 15, p. 692-707, 2013.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; REIS, MARCELO RODRIGUES DOS ; SANTOS, GIL RODRIGUES DOS ; ERASMO, EDUARDO ANDREA LEMUS ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . Nodulation and mycorrhization of transgenic soybean after glyphosate application. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 34, p. 3675-98, 2013.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CASTRO, H. G. ; ARRUDA, E. L. ; SANTOS, G. R. ; MILLER, L. O. . Trichoderma spp. isolated from soils from the southern state of Tocantins for the control of Sclerotinia sclerotiorum in vitro. Global Journal of Science Frontier Research , v. 13, p. 20-26, 2013.
-
BORJA REIS, A. F. ; CARVALHO, R. J. ; LOPES, P. H. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ERASMO, E. A. L. . Desempenho de herbicidas pré-emergentes na cultura da soja irrigada por subirrigação em várzea tropical. Revista Agrotecnologia , v. 4, p. 30-42, 2013.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; FARIAS, G. D. R. ; NERES, C. E. R. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. . Desenvolvimento inicial de canafístula (Peltophorum dubium) em solos de cerrado no estado do Tocantins. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 8, p. 69-75, 2013.
-
SILVA, D. P. ; SILVA, T. S. ; SILVA, A. D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SCHEIDT, G. N. . Análise físico-química e sensorial de linguiça frescal mista de carne suína e caprina. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 8, p. 239-246, 2013.
-
Leão, E. U. ; SANTOS, G. R. ; SARMENTO, R. A. ; REIS, M. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Crescimento micelial e produção de conídios de Ascochyta cucumis em diferentes meios de cultura e regimes de luz. Bioscience Journal (UFU. Impresso) , v. 28, p. 325-331, 2012.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; MELO, R. C. L. ; Oliveira, G. O. ; VIZIOLI, B. ; CHAGAS, L. F. B. ; Costa, J. L. . Effect of natural nodulation in the development leguminous trees on soils of cerrado in Tocantins. Journal of Biotechnology and Biodiversity , v. 3, p. 38-44, 2012.
-
SABOYA, R. C. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Monterio, F.P.R. ; SANTOS, G. R. ; ERASMO, E. A. L. ; CHAGAS, L. F. B. . Fungos micorrízicos arbusculares afetando a produção de mudas de pinhão-manso na região Sul do Estado do Tocantins, Brasil. Revista Ceres , v. 59, p. 142-146, 2012.
-
Oliveira, G. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS, L. F. B. . Potencial de solubilização de fosfato e AIA por Trichoderma spp.. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 7, p. 149-155, 2012.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; REIS, H. B. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS, L. F. B. . Resposta de feijão-caupi a inoculação de rizóbio e trichoderma sp. no cerrado, Gurupi, TO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável , v. 7, p. 242-249, 2012.
-
Monterio, F.P.R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; REIS, M. R. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. . Efeito de herbicidas na biomassa e nodulação do feijão-caupi inoculado com rizóbio. Revista Caatinga (Online) , v. 25, p. 44-51, 2012.
-
BENICIO, L. P. F. ; BORJA REIS, A. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; LIMA, S. O. . Efeitos de diferentes biofertilizantes e modos de aplicação na nodulação do feijão-caupi. Revista Trópica - Ciências Agrárias e Biológicas , v. 6, p. 111-119, 2012.
-
Seixas, P. T. L. ; CASTRO, H. G. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Bioactivity of essential oils on the fungus Didymella bryoniae of the cucumber culture. Pesquisa Aplicada & Agrotecnologia (Online) , v. 5, p. 61-66, 2012.
-
SILVA, A.C.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; CHAGAS, L. F. B. . Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas de importância econômica em Manaus e Rio Preto da Eva, Amazonas. Journal of Biotechnology and Biodiversity , v. 2, p. 48-52, 2011.
-
Willerding, André Luis ; Oliveira, Luiz Antonio de ; Moreira, Francisco Wesen ; Germano, Mariana Gomes ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Lipase Activity among Bacteria Isolated from Amazonian Soils. Enzyme Research , v. 2011, p. 1-5, 2011.
-
SANTOS, G. R. ; CHAGAS, J. F. R. ; TAVARES, A. T. ; CASTRO NETO, M. D. ; SARMENTO, R. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Danos causados por doenças fúngicas no arroz cultivado em várzeas no Sul do Estado do Tocantins. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 70, p. 1-7, 2011.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. . Caracterização fenotípica de rizóbio nativos isolados de solos da Amazônia e eficiência simbiótica em feijão caupi. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY , v. 32, p. 161-169, 2010.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Capacidade de solubilização de fosfatos e eficiência simbiótica de rizóbios isolados de solos da Amazônia1. ACTA SCIENTIARUM-AGRONOMY , v. 32, p. 359-366, 2010.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; RAHMEIER, W. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. . Eficiência agronômica de estirpes de rizóbio inoculadas em feijão-caupi no Cerrado, Gurupi-TO. Revista Ciencia Agronomica , v. 41, p. 709-714, 2010.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; OLIVEIRA, A.N. . Tolerância à acidez e alumínio tóxico por isolados de rizóbio de solos no Amazonas, Brasil. Acta Amazonica (Impresso) , v. 39, p. 467-470, 2009.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. . Produção de ácido indolacético por rizóbios isolados de caupi. Revista Ceres , v. 56, p. 812-817, 2009.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. . Caracterização genética de rizóbio isolados de solos no Amazonas baseada na técnica de PCR-RFLP. Semina. Ciências Agrárias (Online) , v. 30, p. 841-846, 2009.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Efetividade de rizóbios e caracterização fenotípica dos isolados que nodulam feijão-caupi em solos da Amazônia Central. Acta Amazonica (Impresso) , v. 39, p. 489-494, 2009.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L. A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção de amilase por rizóbios, usando farinha de pupunha como substrato. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 27, p. 61-66, 2007.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . RHIZOBIA AMYLASE PRODUCTION USING VARIOUS STARCHY SUBSTANCES AS CARBON. Brazilian Journal of Microbiology , v. 38, p. 208-216, 2007.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Atividade enzimática de isolados de rizobia nativos da Amazônia Central crescendo em diferentes níveis de acidez. Ciência e Tecnologia de Alimentos , Campinas, v. 26, n.1, p. 204-210, 2006.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L. A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Enzimas hidrolíticas extracelulares de isolados de rizóbia nativos da Amazônia Central, Amazonas, Brasil. Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 26, p. 853-860, 2006.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. . Tolerância de bactérias solubilizadoras de fosfato à acidez e ao alumínio. Revista da Universidade do Amazonas. Série Ciências Agrárias , Manaus, v. 1, p. 39-51, 2001.
-
PORTELLA, A. C. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SCHEIDT, G. N. ; SANCHES, I. J. . Explorando Os Fundamentos de Linguagem C para Uso em Métodos Numéricos. 1. ed. São Paulo: Dialética, 2024. v. 1. 324p .
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, M. ; SCHEIDT, G. N. ; PORTELLA, A. C. F. . Potencial biotecnológico do fungo Cunninghamella na produção de quitosana. 1. ed. Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021. v. 1. 164p .
-
SCHEIDT, G. N. ; PORTELLA, A. C. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; HENRIQUE, A. D. . Biogás. 1. ed. Curitiba: ICQ, 2019. v. 1. 96p .
-
PORTELLA, A. C. F. ; SCHEIDT, G. N. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, M. . Planejamento Experimental com o software R. 1. ed. Rio de Janeiro: Publit, 2019. v. 1. 236p .
-
MOTA, A. R. ; SOUZA, P. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUZA, P. B. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, ANDRÉ FERREIRA DOS ; SILVA, R. R. ; PEREIRA, M. A. ; SANTOS, J. P. ; MENDONCA, E. G. ; ATAIDE, G. M. ; TRINDADE, B. M. C. . Trichoderma COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus urophylla, Eucalyptus brassiana E Corymbia citriodora. In: Leonardo França da Silva; Víctor Crespo de Oliveira. (Org.). Ciencias agrarias: estudios sistemáticos e investigación avanzada 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2023, v. 3, p. 179-203.
-
LUCIANO, D. O. ; LIMA, C. A. ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . MICRORGANISMOS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO DE EUCALYPTUS UROGRANDIS. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Viviane Farias Silva; Djail Santos; George do Nascimento Ribeiro; Gypson Dutra Junqueira Ayres; Raimundo Calixto Martins Rodrigues. (Org.). Ciências Agrárias: Tecnologias e Práticas. 1ed.Campina Grande: Eptec, 2023, v. 1, p. 33-44.
-
MARTINS, A. L. L. ; LUZ, L. L. ; QUEIROZ, A. S. B. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . INOCULAÇÃO DE TRICHODERMA ASPERELLUM (UFT-201) NA CULTURA DO ARROZ (ORYZA SATIVA) E MILHO (Zea mays): ALTERAÇÕES MORFOFISIOLÓGICAS. In: Eskálath Morgana Silva Ferreira; Fabrícia Vieira Silva Bomtempo; Albert Lennon Lima Martins. (Org.). Tópicos especiais em microbiologia agrícola. 1ed.Palmas: Unitins, 2023, v. 1, p. 7-17.
-
CHAVES, P. P. N. ; CASAIS, L. K. N. ; TELES, S. P. ; VELOSO, R. A. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. ; NASCIMENTO, I. R. . Reação de cultivares de alface A Meloidogyne enterolobii na presença de Trichoderma. In: Darly Fernando Andrade. (Org.). Ciência e Tecnologia dos Alimentos Volume 16. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2023, v. 16, p. 52-73.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; MACHADO, ALEXANDRE PAULO ; COSTA, LETÍCIA CAROLINA ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; Cavalcante, Rodrigo Robson ; MOURA, DALLILA MOREIRA DE OLIVEIRA ; Almeida, Leticia Bezerra de ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; Sousa, Kellem Ângela O. de ; NOBREGA, GABRIEL SOARES . EFICIÊNCIA DE BACILLUS SUBTILIS COMO INOCULANTE PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM SOJA EM CAMPO. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências agrárias: estudos fundamentais. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2023, v. 1, p. 33-56.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; MACHADO, ALEXANDRE PAULO ; COSTA, LETÍCIA CAROLINA ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; Cavalcante, Rodrigo Robson ; Parente, Vitoria Gomes ; Hoffmeister, Nathalia Santos ; NOBREGA, GABRIEL SOARES ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; MOURA, DALLILA MOREIRA DE OLIVEIRA . EFICIÊNCIA DE BACILLUS SUBTILIS COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM SOJA. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências agrárias: estudos fundamentais. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2023, v. 1, p. 71-88.
-
RIBEIRO, ADRIANA SANTOS NEVES ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; NOBREGA, GABRIEL SOARES ; GIONGO, MARCOS ; Moraes, Cristiano Bueno de ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . EFICIÊNCIA DE TRICHODERMA E BACILLUS SUBTILIS COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO EM EUCALIPTO CORYMBIA CITRIODORA. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências agrárias: estudos fundamentais. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2023, v. 5, p. 49-63.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; GIONGO, MARCOS ; Silva, Damiana Beatriz da ; Sousa, Kellen Angela O. de ; Rocha, Adilon Martins ; MOURA, DALLILA MOREIRA DE OLIVEIRA ; Almeida, Leticia Bezerra de ; Souza, Bruna Marques de . Bacillus subtilis as a growth promoter of forest species seedlings. In: Seven. (Org.). UNITING KNOWLEDGE INTEGRATED SCIENTIFIC RESEARCH FOR GLOBAL DEVELOPMENT. 1ed.São José dos Pinhais: Seven Editora, 2023, v. 1, p. 1-11.
-
BRUSCHET, M. J. A. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SILVA, P. T. ; MORAES, C. B. ; SANTOS, G. R. . ETIOLOGIA, TRANSMISSÃO E PATOGENICIDADE DE FUNGOS ASSOCIADOS A SEMENTES DE CAGAITA (Eugenia dysenterica) E TINGUI (Magonia pubescens). In: Paulo Roberto Megna Francisco; Viviane Farias Silva; Djail Santos; George do Nascimento Ribeiro; Gypson Dutra Junqueira Ayres. (Org.). Agricultura e Desenvolvimento: Técnicas e práticas. 1ed.Campina Grande: EPTEC, 2022, v. 1, p. 6-20.
-
SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; SCHEIDT, G. N. ; PORTELLA, A. C. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . CONSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE pseudomonas fluorescens COM BIOPOLÍMEROS E SUA EFICIÊNCIA NO CONTROLE BIOLÓGICO DE Macrophomina sp.. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Viviane Farias Silva; Djail Santos; George do Nascimento Ribeiro; Gypson Dutra Junqueira Ayres. (Org.). Agricultura Brasileira e suas Tecnologias. 1ed.Campina Grande: EPTEC, 2022, v. 1, p. 99-107.
-
SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; SOUSA, K. A. O. ; LIMA, C. A. ; NOBREGA, G. S. ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; RIBEIRO, ADRIANA SANTOS NEVES ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . BIOPOLÍMEROS CONSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE RIZOBACTÉRIAS EM MEIOS DE CULTURA ALTERNATIVOS. In: Neto, B. R. S.. (Org.). Microbiologia: avanços através dos séculos e constante atualizações tecnológicas 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. 1, p. 19-38.
-
SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; SOUSA, K. A. O. ; LIMA, C. A. ; FERREIRA, ANA LICIA LEÃO ; LOPES, MILLENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA ; SILVA, P. T. ; ALMEIDA, LETÍCIA BEZERRA ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . EFICIÊNCIA DE BIOPOLÍMEROS NA CONSERVAÇÃO DE CÉLULAS DE RIZOBACTÉRIAS. In: Freitas, D. R. J.. (Org.). Conceitos e metodologias de integração em ciências biológicas e da saúde 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2022, v. 1, p. 65-82.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, H. K. M. ; SOUSA, A. S. . EFEITO DO ÓLEO ESSENCIAL DO MANJERICÃO E CAPIM CITRONELA NA INIBIÇÃO DE FUNGOS FITOPATOGÊNICOS DA CULTURA DO TOMATE. In: Catapan, D. C.. (Org.). Ciências agrárias estudos e investigações. 1ed.São José dos Pinhais: Editora Brazilian Journals, 2022, v. 1, p. 41-54.
-
MELO, H. S. ; SILVA, S. R. ; PAGGIARO, J. ; OLIVEIRA, A. C. O. ; BRITO, C. R. ; MELO, H. S. ; FERREIRA, T. P. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . CONTROLE BIOLÓGICO DO FUNGO Rhizopus sp. EM MORANGOS PÓS-COLHEITA. In: Jader Luís da Silveira. (Org.). Agronomia e Pecuária: Transformação e Produção Nacional. 1ed.Formiga: Realconhecer, 2022, v. 1, p. 31-48.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, R. S. ; MARTINS, A. L. L. ; GOMES, F. L. ; LUZ, L. L. ; SOUSA, K. A. O. ; SOUZA, M. C. ; LIMA, C. A. ; PEREIRA, P. A. R. ; BRANDAO, H. M. ; COLONIA, B. S. O. . AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS DE PRODUÇÃO DE Beauveria bassiana EM FERMENTAÇÃO SUBMERSA. In: Tamara Rocha dos Santos. (Org.). Engenharia agronômica: ambientes agrícolas e seus campos de atuação. 1ed.Ponta Grossa: Editora Atena, 2021, v. 1, p. 1-13.
-
SILVA, N. G. ; CHAGAS, L. F. B. ; FERREIRA, T. P. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Potencial de uso de quitosana de origem fúngica. In: Aloisio Freitas Chagas Junior; Lillian França Borges Chagas; Magno de Oliveira; Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella. (Org.). Potencial biotecnológico do fungo Cunninghamella na produção de quitosana. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021, v. 1, p. 11-27.
-
DEUSDARA, T. T. ; ANDRADE, M. V. R. F. ; LOPES, J. C. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE QUITINA E QUITOSANA EXTRAÍDAS DE Cunninghamella elegans. In: Aloisio Freitas Chagas Junior; Lillian França Borges Chagas; Magno de Oliveira; Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella. (Org.). Potencial biotecnológico do fungo Cunninghamella na produção de quitosana. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021, v. 1, p. 29-39.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, M. ; LOPES, J. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; SCHEIDT, G. N. ; CHAPLA, V. M. ; COLONIA, B. S. O. . PRODUÇÃO E EXTRAÇÃO DE QUITOSANA EM ISOLADOS DE Cunninghamella sp.. In: Aloisio Freitas Chagas; Junior Lillian França Borges Chagas; Magno de Oliveira; Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella. (Org.). Potencial biotecnológico do fungo Cunninghamella na produção de quitosana. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021, v. 1, p. 41-94.
-
LOPES, J. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; PORTELLA, A. C. F. ; SOUZA, M. C. . CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA QUITOSANA EXTRAÍDA DE ISOLADOS Cunninghamella SP.. In: Aloisio Freitas Chagas Junior; Lillian França Borges Chagas; Magno de Oliveira; Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella. (Org.). POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO FUNGO Cunninghamella NA PRODUÇÃO DE QUITOSANA. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021, v. 1, p. 95-115.
-
SILVA, N. G. ; MARTINS, A. L. L. ; GOMES, F. L. ; SILVO, T. G. C. ; OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA QUITOSANA FÚNGICA. In: Aloisio Freitas Chagas Junior; Lillian França Borges Chagas; Magno de Oliveira; Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella. (Org.). Potencial biotecnológico do fungo Cunninghamella na produção de quitosan. 1ed.Rio de Janeiro: PUBLIT SOLUÇÕES EDITORIAIS, 2021, v. 1, p. 117-164.
-
GUEDES, EDUARDO HENRIQUE SANTOS ; SANTOS, ANDRÉ LEONARDO DOS ; IBIAPINA, ANDRÉIA ; SOARES, CAMILA MARIANE DA SILVA ; AGUIAR, A. O. ; VELLANO, PATRÍCIA OLIVEIRA ; SANTOS, LUCAS SAMUEL SOARES DOS ; SCHEIDT, G. N. ; GIONGO, M. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . RELATOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE LIPASES MICROBIANA. In: Alana Maria Cerqueira de Oliveira. (Org.). A pesquisa em ciências biológicas: desafios atuais e perspectivas futuras 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 168-184.
-
GOMES, F. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUZA, M. C. ; MARTINS, A. L. L. ; SOUSA, K. A. O. ; LIMA, C. A. ; NOBREGA, G. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; SCHEIDT, G. N. ; GIONGO, M. . POTENCIAL DE POCHONIA SPP. PARA PRODUÇÃO DE INOCULANTES. In: Júlio César Ribeiro. (Org.). Educação em solos e meio ambiente. 1ed.Ponta Grossa: Atena, 2021, v. 1, p. 48-61.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Braga Junior, Gaspar Moreira ; Martins, Albert Lennon Lima ; Gomes, Flávia Luane ; Souza, Manuella Costa ; Silva, Thyenny Gleysse Castro ; Nóbrega, Gabriel Soares ; MILLER, LUCIANE DE OLIVEIRA ; Bezerra, Andrea Carla Caldas ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO POR Bacillus subtilis NA CULTURA DA SOJA E FEIJÃO CAUPI EM CASA DE VEGETAÇÃO. In: Raissa Rachel Slustriano da Silva-Matos; Francisca Gislene Albano Machado; Edson Dias de Oliveira Neto. (Org.). O Solo na Mitigação e/ou Resolução de Problemas Ambientais. 1ed.: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 30-46.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MARTINS, A. L. L. ; NOBREGA, G. S. ; SILVA, T. G. C. ; CHAGAS, L. F. B. . Trichoderma ssp. COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO DE MUDAS DE MAMÃO. In: Paulo Roberto Megna Francisco; George do Nascimento Ribeiro; Paulo da Costa Medeiros. (Org.). Ciência, Desenvolvimento e Inovação na Engenharia e Agronomia Brasileira. 4ed.Campina Grande: Epgraf, 2020, v. 4, p. 70-74.
-
CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, R. S. ; NEVES, A. C. C. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . AÇÃO DOS HERBICIDAS GLIFOSATO E SULFENTRAZONE SOB Trichoderma spp.. In: Paulo Roberto Megna Francisco; George do Nascimento Ribeiro; Paulo da Costa Medeiros. (Org.). Ciência, Desenvolvimento e Inovação na Engenharia e Agronomia Brasileira. 1ed.Campina Grande: EPGRAF, 2020, v. 4, p. 75-81.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUZA, M. C. ; GOMES, F. L. ; SILVA, T. G. C. ; CHAGAS, L. F. B. . PRODUÇÃO DE ESPOROS E VIABILIDADE DE CONÍDIOS DE Trichoderma EM DOIS SUBSTRATOS. In: Paulo Roberto Megna Francisco; George do Nascimento Ribeiro; Paulo da Costa Medeiros. (Org.). Ciência, Desenvolvimento e Inovação na Engenharia e Agronomia Brasileira. 1ed.Campina Grande: EPGRAF, 2020, v. 4, p. 82-88.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GOMES, F. L. ; SOUZA, M. C. ; LUZ, L. L. ; CHAGAS, L. F. B. . Trichoderma COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO EM Brachiaria brizantha cv. MARANDU E Brachiaria ruziziensis. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Djail Santos Lúcia Helena; Garófalo Chaves. (Org.). Estudos e Inovações na Engenharia e Agronomia v. 4. 1ed.Campina Grande: EPETEC Editora Portal Tecnológico, 2020, v. 1, p. 41-48.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F ; MARTINS, A. L. L. ; NOBREGA, G. S. ; OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. . EFICIÊNCIA DE Trichoderma NA SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO, SINTESE DE AIA E BIOCONTROLE. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Djail Santos; Lúcia Helena Garófalo Chaves. (Org.). Estudos e Inovações na Engenharia e Agronomia v.4. 1ed.Campina Grande: EPETEC Editora Portal Tecnológico, 2020, v. 1, p. 49-57.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Souza, Manuella Costa ; Gomes, Flávia Luane ; Lemos, Fernanda Pereira Rodrigues ; Gomes, Tamyres Braun da Silva ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; Martins, Albert Lennon Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . SELEÇÃO DE MEIO DE CULTURA PARA PRODUÇÃO DE BACTÉRIAS EM MEIO LÍQUIDO COM APLICABILIDADE NA AGRICULTURA. In: Edson da Silva. (Org.). Tópicos Multidisciplinares em Ciências Biológicas 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 144-155.
-
Oliveira, Lorena Resende ; Colognese, Leandro ; Silva, Thyenny Gleysse Castro ; Souza, Manuella Costa ; Gomes, Flávia Luane ; Gomes, Tamyres Braun da Silva ; Luz, Lisandra Lima ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JÚNIOR, ALOÍSIO FREITAS . PRODUÇÃO MASSAL DE Beauveria bassiana: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS NO BRASIL E NO MUNDO. In: Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos; Paula Sara Teixeira de Oliveira; Ramón Yuri Ferreira Pereira. (Org.). Ciências Agrárias: Conhecimentos Científicos e Técnicos e Difusão de Tecnologias 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 196-211.
-
Ferreira Junior, Osvaldo José ; Batista, Thomas Adair Gonçalves Lucio ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; Martins, Albert Lennon Lima ; Souza, Manuella Costa ; Brandão, Hollavo Mendes ; Rocha, Adilon Martins ; Nóbrega, Gabriel Soares ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . EFICIÊNCIA DA INOCULAÇÃO DE SEMENTE DE MILHO COM Trichoderma COMO PROMOTORES DE CRESCIMENTO VEGETAL. In: Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos; Paula Sara Teixeira de Oliveira; Ramón Yuri Ferreira Pereira. (Org.). Ciências Agrárias: Conhecimentos Científicos e Técnicos e Difusão de Tecnologias. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 84-95.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; Oliveira, Rodrigo Silva de ; Martins, Albert Lennon Lima ; Gomes, Flávia Luane ; Luz, Lisandra Lima ; Nóbrega, Gabriel Soares ; Lemos, Fernanda Pereira Rodrigues ; COLONIA, BRIGITTE STHEPANI OROZCO ; CHAGAS, LILLIAN FRANÇA BORGES . TRICHODERMA COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO EM MYRACRODRUON URUNDEUVA FR. ALL. In: Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos; Paula Sara Teixeira de Oliveira; Ramón Yuri Ferreira Pereira. (Org.). Ciências Agrárias: Conhecimentos Científicos e Técnicos e Difusão de Tecnologias. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 1, p. 167-178.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; MARTINS, A. L. L. ; GOMES, F. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; SOUZA, M. C. ; CHAGAS, L. F. B. . Cladosporium spp. no biocontrole e na promoção de crescimento em arroz. In: Paulo Roberto Megna Francisco; Djail Santos; George do Nascimento Ribeiro; Paulo da Costa Medeiros. (Org.). Estudos e Inovação na Engenharia e Agronomia. 1ed.Campina Grande: EPTEC, 2020, v. 5, p. 20-28.
-
CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS ; OLIVEIRA, R. S. ; MARTINS, A. L. L. ; GOMES, F. L. ; LUZ, L. L. ; NOBREGA, G. S. ; SOUZA, M. C. ; LIMA, C. A. ; CHAGAS, L. F. B. . Eficiência de Trichoderma como promotor de crescimento de Corymbia citriodora. Avanços Científicos e Tecnológicos nas Ciências Agrárias 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, v. 4, p. 54-69.
-
PIZZATO, L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ANGELO, D. H. ; SCHEIDT, G. N. . BIOGÁS E BIOMETANO, VISÃO INTEGRADA MOLÉCULA E MERCADO. In: Gessiel Newton Scheidt; Augustus Caeser Franke Portella; Aloísio Freitas Chagas Júnior; Dalton Henrique Ângelo. (Org.). Biogás. 1ed.Curitiba: IQC, 2019, v. 1, p. 73-96.
-
CHAPLA, V. M. ; DANTAS, S. B. S. ; ARRUDA, G. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . ANIDROCOCHLIOQUINONA A E ATIVIDADE ANTAGONISTA DO FUNGO ENDOFÍTICO BIPOLARIS SP. ASSOCIADO A CYMBOPOGON NARDUS. In: Natiéli, Piovesan; Vanessa Bordin Vieira. (Org.). Produção e controle de produtos naturais. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 1-11.
-
ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Capacidade de solubilização de fosfato e produção de AIA por rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do Estado do Tocantins. In: Maria José Pinho; Halisson Queiroz; Michelle Araújo Luz Cilli. (Org.). PIBIC 2013 - Melhores trabalhos do IX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins. 1ed.Palmas: EDUFT, 2014, v. 1, p. 205-2016.
-
SABOYA, R. C. C. ; Borges, P.R.S. ; SABOYA, L. M. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, E.S. ; Monterio, F.P.R. . Interação e eficiência de estirpes de bactérias fixadoras de nitrogênio com adubação PK em solos de Gurupi-Tocantins. In: IX Simpósio Nacional Cerrado, II Simpósio Internacional Savanas Tropicais, 2008, Brasília. Anais do IX Simpósio Nacional Cerrado, II Simpósio Internacional Savanas Tropicais, 2008.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; WILLERDING, A. L. . Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) nas raízes de plantas em sistemas agroflorestais em propriedades rurais de Manaus, Amazonas. In: III Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2000, Manaus. Anais do III Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2000.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BELARMINO, M. C. J. ; DIAS FILHO, M. B. . Respostas morfofisiológicas de Brachiaria humidicula diferentes condições de luminosidade. In: Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 6, 1997, Belém. Anais do Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 6. Belém: SBFV, 1997. v. 01. p. 303-303.
-
BELARMINO, M. C. J. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. . Respostas morfofisiológicas de Brachiaria brizantha a diferentes condições de luminosidade. In: Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 6, 1997, Belém. Anais do Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, 6. Belém: SBFV, 1997. v. 01. p. 302-302.
-
DIASFILHO, M. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CARVALHO, C. J. R. . Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum a diferentes condições de luminosidade. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1996, Fortaleza. Anais da Sociedade Brasileira de Zootecnia. Fortaleza: SBZ, 1996. v. 33. p. 62-64.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. ; CARVALHO, C. J. R. ; ISHIDA, F. Y. . Níveis críticos de fósforo em duas espécies de Brachiaria. In: 6 Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/CNPq/FCAP/EMBRAPA-CPATU, 1996, Belém. Anais do 6 Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/CNPq/FCAP/EMBRAPA-CPATU. Belém: FCAP, 1996. v. 01. p. 53-53.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS, P. C. ; LIMA, C. A. ; LUZ, L. L. ; GIONGO, M. ; SCHEIDT, G. N. . Trichoderma como promotor de crescimento em Corymbia citriodora. In: Engenharia 4.0 no Setor Florestal, 2021, Gurupi. Anais da VIII Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e II Simpósio da Pós graduação em Ciências Florestais e Ambientais. Palmas: UFT, 2021. v. 1. p. 90-95.
-
DIAS, P. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; SOUSA, K. A. O. ; LIMA, C. A. ; LOPES, MILENA BARREIRA ; MOURA, DALILLA MOREIRA DE OLIVEIRA . Trichoderma como promotor de crescimento em Enterolobium contortisiliquum (Vell) Morong.. In: VIII Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e II Simpósio de Pós graduação em Ciências Florestais e Ambientais, 2021, Gurupi. Anais do VIII Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e II Simpósio de Pós graduação em Ciências Florestais e Ambientais. Palmas: UFT, 2021. v. 1. p. 96-101.
-
DIAS, P. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; FERREIRA, ANA LÍCIA LEÃO ; LIMA, C. A. ; SANTANA, PAULO ANTONIO AMARAL CARDOSO PINHEIRO . Trichoderma como promotor de crescimento em Eucalyptus urophylla. In: VIII Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e II Simpósio de Pós graduação em Ciências Florestais e Ambientais, 2021, Gurupi. Anais da VIII Semana Acadêmica de Engenharia Florestal e II Simpósio da Pós graduação em Ciências Florestais e Ambientais. Palmas: UFT, 2021. v. 1. p. 102-107.
-
LUZ, L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Seleção de Trichoderma para o biocontrole e promotor de crescimento vegetal em milho e arroz. In: 16 Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2020, Gurupi. Anais do 16 Seminário de Iniciação Científica da UFT. Palmas: UFT, 2020. v. 1. p. 1-5.
-
LUZ, L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . ELABORAÇÃO DE INOCULANTE A BASE DE Trichoderma SELECIONADOS PARA CULTURAS AGRÍCOLAS NO ESTADO DO TOCANTINS. In: XV Seminário Integrado de Iniciação Científica da UFT, 2019, Gurupi. Anais do XV Seminário Integrado de Iniciação Científica da UFT. Palmas: UFT, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
LEMOS, F. P. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. . Seleção de Trichoderma para o biocontrole e como promotor de crescimento vegetal. In: XV Seminário Integrado de Iniciação Científica da UFT, 2019, Gurupi. Anais do XV Seminário Integrado de Iniciação Científica da UFT. Palmas: UFT, 2019. v. 1. p. 1-5.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; NOBREGA, G. S. ; SOUZA, M. C. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Streptomyces na solubilização de fosfato, síntese de ácido indol acético e promoção de crescimento vegetal em soja. In: VII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiânia. Anais do VII Congresso Brasileiro de Soja, 2018. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; SOUZA, M. C. ; BEZERRA, A. C. C. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Streptomyces na manutenção de estande de plantas, aumento de biomassa e produtividade de soja. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiânia. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; AMARAL, L. R. O. ; ARRUDA, F. V. F. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Pochonia chlamydosporia como promotor de crescimento em sja. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiânia. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; AMARAL, L. R. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . EFICIÊNCIA DE Pochonia chlamydosporia NA PRODUTIVIDADE DE SOJA. In: VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018, Goiânia. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Soja, 2018. v. 1.
-
SOUZA, T. S. ; MARTINS, M. H. R. ; MATOS, J. P. H. ; OLIVEIRA, S. M. ; LUZ, J. H. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUSA, C. M. . Produção de biomassa de mudas de maracujá amarelo inoculadas com T. asperellum e B. subtilis. In: II Semana Acadêmica Integrada de Agronomia e Produção Vegetal, 2018, Gurupi. Anais do II Semana Acadêmica Integrada de Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
SOUZA, T. S. ; MARTINS, M. H. R. ; MATOS, J. P. H. ; OLIVEIRA, S. M. ; LUZ, J. H. S. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. ; SOUSA, C. M. . T. asperellum e B. subtilis como promotores de crescimento em mudas de maracujá. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
SOUZA, M. C. ; AMARAL, L. R. O. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; SILVA, T. G. C. ; GOMES, F. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Avaliação dos parâmetros de produção de Beauveria bassiana em fermentação submersa. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
SOUZA, M. C. ; AMARAL, L. R. O. ; BARCELOS, D. J. ; SILVEIRA, G. S. S. ; BORBA, E. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Cladosporium spp. no biocontrole de Pyricularia sp. in vitro. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
GOMES, F. L. ; NOBREGA, G. S. ; OLIVEIRA, L. R. ; SOUZA, M. C. ; GOMES, L. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; SILVA, T. G. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Trichoderma asperellum UFT201 como promotor de crescimento vegetal e efeito na biomassa de plantas. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
GOMES, F. L. ; SOARES, L. P. ; NOBREGA, G. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; SILVA, T. G. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Avaliação da produção de ácido indol acético por cepas de Trichoderma spp.. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
GOMES, L. M. ; AMARAL, L. R. O. ; SILVA, T. G. C. ; GOMES, F. L. ; COLOGNESE, L. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Uso de microrganismos e sílica no tratamento de sementes como promotores de crescimento no arroz. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
OLIVEIRA, L. R. ; NOBREGA, G. S. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; COLOGNESE, L. ; BORBA, E. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Eficiência de Trichoderma asperellum UFT201 como promotor de crescimento vegetal em soja em casa de vegetação. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
OLIVEIRA, L. R. ; BARCELOS, D. J. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; COLOGNESE, L. ; GOMES, L. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Efeito dos compostos orgânicos voláteis de isolados de Cladosporium sp. ma promoção de crescimento de arroz. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Seleção de Trichoderma para o biocontrole e como promotor de crescimento vegetal. In: Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
MARTINS, A. L. L. ; OLIVEIRA, R. S. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Seleção de isolados de Streptomyces como promotor de crescimento vegetal em soja. In: II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018, GURUPI. Anais da II Semana Acadêmica Integrada da Agronomia e Produção Vegetal, 2018. v. 1.
-
MARTINS, A. L. L. ; RAMOS, A. C. C. ; SOUSA, C. M. ; SOARES, L. P. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Trichoderma ssp. como promotor de crescimento na fase inicial de mudas de Carica papaya L.. In: X Congresso Brasileiro de Agroecologia; VI Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2017, Brasília. Anais X Congresso Brasileiro de Agroecologia e VI Congresso Latino Americano de Agroecologia, 2017. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A.F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; FIDELIS, R. R. ; OLIVIERA, J. C. . Eficiência de Trichoderma spp. (Trichoplus JCO) nos componentes de produção das plantas de soja em campo. In: VII Congresso Brasileiro de Soja, 2015, Florianópolis. Anais do VII Congresso Brasileiro de Soja. Florianópolis: Embrapa, 2015. v. 1. p. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A.F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; HOLANDA NETO, M. R. ; OLIVIERA, J. C. . Efeito da inoculação de Trichoderma (Trichoplus JCO) na cultura da soja cultivada na região sudoeste do Tocantins. In: VII Congresso Brasileiro de Soja, 2015, Florianópolis. Anais do VII Congresso Brasileiro de Soja. Florianópolis: Embrapa, 2015. v. 1.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; CARDOSO, D. P. . Estudo comparativo entre acessos e cultivares de manjericão no Estado do Tocantins. In: 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014, Palmas. Anais do 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014. v. 1.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; BARBOSA, L. C. A. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F . Teor e composição de óleo essencial de acessos e cultivares de manjericão. In: 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014, Palmas. Anais do 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014. v. 1.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SANTOS, G. R. ; BARBOSA, L. C. A. ; RIBEIRO JUNIOR, J. I. ; CARDOSO, D. P. . Divergência genética entre acessos e cultivares de manjericão por características fitoquímicas e botânico-agronômicas. In: 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014, Palmas. Anais do 53 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2014. v. 1.
-
ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F . Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no cerrado do Estado de Tocantins. In: 66 Reunião Anual da SBPC, 2014, Rio Branco. Anais do 66a Reunião Anual da SBPC, 2014. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; CASTRO, H. G. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; OLIVIERA, J. C. ; MILLER, L. O. . Eficiência da inoculação de Trichoderma (Trichoplus JCO) no incremento de biomassa em milho. In: 30 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014, Salvador. Anais do 30 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F ; CHAGAS, L. F. B. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; OLIVIERA, J. C. ; MILLER, L. O. . Bacillus subtilis como promotor do crescimento de milho. In: 30 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014, Salvador. Anais do 30 Congresso Nacional de Milho e Sorgo, 2014. v. 1.
-
DIAS, T. ; BORDIGNON JUNIOR, S. E. ; CANGUSSU, A. S. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Bioprospecção de micro-organismos com potencial celulolítico do Cerrado Tocantinense. In: IV Simpósio de Engenharia e Ciências de Alimentos, 2014, São José do Rio Preto. Anais do IV Simpósio de Engenharia e Ciências de Alimentos. São José do Rio Preto: Sociedade Brasileira de Engenharia de Alimentos, 2014. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; SANTOS, G. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, L.A. . Inoculação combinada de rizóbio e Trichoderma em feijão-caupi no cerrado, Gurupi-TO. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013. v. 4. p. 1-4.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ARRUDA, E. L. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, L.A. . Solubilização de fosfato e produção de AIA por Trichoderma. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013. v. 4. p. 1-4.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GIOTTI, G. C. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Produtividade da soja inoculada com Trichoderma cultivada no cerrado tocantinense. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2013, Florianópolis. Ciência do Solo: Para que e para quem? Programa & Resumos. Florianópolis: Epagri e SBCS, 2013. v. 4. p. 1-4.
-
GLORIA, E. C. ; SANTOS, L. P. ; Costa, J. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; JUNIR, S. E. B. . Isolamento e avaliação preliminar do potencial enzimático de micro-organismos isolados no estado do Tocantins, Brasil. In: XIX SINAFERM: Simpósio Nacional de Bioprocesso, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XIX SINAFERM: Simpósio Nacional de Bioprocesso. Foz do Iguaçu: ABEq, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
FERREIRA, T. P. S. ; BORDIGNON-JUNIOR, S. E. ; CANGUSSU, A. S. R. ; SILVA, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Costa, J. L. . Isolamento e seleção de fungos endofíticos de sucupira branca (Pterodon emarginatus Vog.) para produção de ácido indol acético. In: XIX SINAFERM Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2013, Foz do Iguaçu. Anais do XIX SINAFERM Simpósio Nacional de Bioprocessos. Foz do Iguaçu: ABEQ, 2013. v. 1. p. 1-4.
-
Seixas, P. T. L. ; CASTRO, H. G. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Potencial fungitóxico do óleo essencial de capim-citronela sobre os fungos fitopatogênico Fusarium subglutinans e Didymella bryoniae. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012.
-
Seixas, P. T. L. ; CASTRO, H. G. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Efeito da adubação mineral na produção de biomassa do capim-citronela (Cymbopogon nardus L.) em cinco épocas de avaliação. In: 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, 2012, Salvador. Anais do 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Salvador, 2012. v. 1.
-
BORJA REIS, A. F. ; COLODEL, S. ; CARVALHO, R. J. ; MAGI, E. ; LOPES, P. H. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Efeitos do atraso da aplicação de oxyfluerfen na cultura do arroz irrigado. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012. v. 1. p. 217-222.
-
PEREIRA, A. A. ; Monterio, F.P.R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ERASMO, E. A. L. ; ALMEIDA, W. L. ; MENDES, K. ; REIS, M. R. . Seletividade de herbicidas em feijão-caupi inoculado com rizóbio. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012. v. 1. p. 65-69.
-
NUNES, A. R. S. ; Monterio, F.P.R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; WALPERES, C. K. ; SANTOS, G. R. ; REIS, R. M. ; REIS, M. R. . Toxicidade de herbicidass sobre estirpes de bactérias fxadoras de nitrgênio associadas ao feijão-caupi. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência de Plantas Daninhas, 2012. v. 1. p. 164-168.
-
WALPERES, C. K. ; Monterio, F.P.R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ERASMO, E. A. L. ; NUNES, A. R. S. ; REIS, M. R. . Impacto de herbicidas sobre a nodulação de feijão-caupi. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência das Plnatas Daninhas, 2012. v. 1. p. 188-193.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Monterio, F.P.R. ; BORJA REIS, A. F. ; ERASMO, E. A. L. ; CHAGAS, L. F. B. . Efeitos de herbicidas na biomassa e rendimento de grãos do feijão-caupi. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012. v. 1. p. 542-546.
-
BORJA REIS, A. F. ; CARVALHO, R. J. ; COLODEL, S. ; MAGI, E. ; LOPES, P. H. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Eficiência de herbicidas pré-emregentes em plantas daninhas de folha larga e arroz espontâneo na cultura da soja em Várzea Tropical. In: XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, 2012, Campo Grande. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas na Era da Biotecnologia. Campo Grande: Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2012. v. 1. p. 109-114.
-
BORJA REIS, A. F. ; NAND, F. K. ; TAVARES, A. T. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . lowland rice response to phosphate fertilization in tropical acid soil. In: The 8th Internacional Symposium on Plant-Soil Interactions at low pH, 2012, Bangalore. The 8th Internacional Symposium on Plant-Soil Interactions at low pH. Bangalore: Indian Society of Soils Science, 2012.
-
BORJA REIS, A. F. ; MAGI, E. ; COLODEL, S. ; FERREIRA, T. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ABE, R. G. . Parâmetros morfológicos da cultura da soja em área de integração lavoura pecuária em diferentes métodos de preparo do solo. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, Cuiabá. Anais do VI Congresso Brasileiro de Soja. Cuiabá: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012. v. 1.
-
BORJA REIS, A. F. ; CARVALHO, R. J. ; LOPES, P. H. ; COLODEL, S. ; FERREIRA, T. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MAGI, E. . Eficiência de herbicidas pré-ermegentes em soja irrigada por sub-irrigação em Várzea Tropical. In: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012, Cuiabá. Anais do VI Congresso Brasileiro de Soja. Cuiabá: VI Congresso Brasileiro de Soja, 2012. v. 1.
-
BORJA REIS, A. F. ; CONGIO, G. F. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BENICIO, L. P. F. ; GONCALVES, A. H. . Resposta da época de semeadura ao comprimento de ciclo e produtividade de arroz irrigado no Estado do Tocantins. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2012, Santa Maria. Anais do VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Santa Maria: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2012. v. 1.
-
BORJA REIS, A. F. ; CONGIO, G. F. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BENICIO, L. P. F. . Efeito da densidade de semeadura em parâmetros produtivos de arroz irrigado no Tocantins. In: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2012, Santa Maria. Anais do VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado. Santa Maria: VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, 2012. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CARVALHO, M. V. M. ; ERASMO, E. A. L. ; SANTOS, G. R. ; CARVALHO, G. P. . Desenvolvimento de mudas de pinhão manso associado a fungos micorrízicos e aplicação de efluente. In: I Simpósio Nacional de Agroenergia e II Seminário de Agroenergia da UFT, 2012, Palmas. Anais do I Simpósio Nacional de Agroenergia e II Seminário de Agroenergia da UFT. Palmas: Editora UFT, 2012.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, G. O. ; SANTOS, G. R. ; RIBEIRO, R. T. ; REIS, H. B. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L.A. . Eficiência agronômica de feijão-caupi inoculado com rizóbio e Trichoderma no cerrado, Gurupi, TO. In: FertBio 2012, 2012, Maceió. Anais do FertBio 2012, 2012.
-
VIZIOLI, B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILHOMENS, K. K. B. ; MILLER, L. O. ; SANTOS, G. R. ; OLIVEIRA, L.A. . Efeito da inoculação de rizóbio e Trichoderma na qualidade das mudas de Angico-vermelho e Tamboril. In: FertBio 2012, 2012, Maceió. Anais do FertBio 2012, 2012.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; GODOY, V. H. S. ; BORJA REIS, A. F. ; CORNELIO, G. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L.A. . Avaliação do feijão-caupi inoculado com rizóbio e aplicação de efluente de fossa séptica biodigestora. In: FertBio 2012, 2012, Maceió. Anais do FertBio 2012, 2012.
-
ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; GODOY, V. H. S. ; BORJA REIS, A. F. ; VIZIOLI, B. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L.A. . Potencial de solubilização de fosfato e produção de AIA por rizóbios isolados de espécies de adubação verde no cerrado tocantinense. In: FertBio 2012, 2012, Maceió. Anais do FertBio 2012, 2012.
-
RIBEIRO, R. T. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Eficiência agronômica de estirpes de rizóbio nativos do cerrado inoculados em feijão-caupi. In: VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2012, Palmas. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT. Palmas: Editora da UFT, 2012.
-
ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Caracterização fenotípica de rizóbios isolados de feijão-caupi e espécies de adubação verde cultivados em solos no cerrado no Estado de Tocantins. In: VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2012, Palmas. Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica da UFT. Palmas: UFT, 2012.
-
BORJA REIS, A. F. ; BENICIO, L. P. F. ; OLIVEIRA, S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, G. O. . Alteração dos atributos físicos de um latossolo sob integração agricultura-pecuária no Tocantins. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. v. 1.
-
BORJA REIS, A. F. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; COSTA, V. P. ; Oliveira, G. O. . Doses de fósforo e potássio na produtividade do arroz irrigado no Tocantins. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. v. 1.
-
DOTTO, T. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; REIS, R. M. ; SANTOS, G. R. ; ALMEIDA, W. L. ; REIS, M. R. . Efeito do glyphosate sobre nodulação e micorrização de soja resistente ao glyphosate. In: III Simpósio Internacional sobre Glyphosate - Uso sustentável, 2011, Botucatu. Anais do III Simpósio Internacional sobre Glyphosate - Uso sustentável. Botucatu: SBCP, 2011. v. 1. p. 399-402.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Monterio, F.P.R. ; SANTOS, G. R. ; REIS, H. B. ; MARANAO, D. D. C. ; GIOTTI, G. C. ; OLIVIERA, J. C. . Resposta de feijão-caupi a inoculação com rizóbio e Trichoderma no cerrado, Gurupi,TO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlândia: SBCS, 2011. v. 1.
-
VIZIOLI, B. ; Oliveira, G. O. ; MELO, R. C. L. ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção de AIA por rizóbio isolados de espécies de adubação verde no estado do Tocantins. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlândia: SBCS, 2011. v. 1.
-
VIZIOLI, B. ; Oliveira, G. O. ; MELO, R. C. L. ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Solubilização de fosfato por rizóbio isolados de espécies de adubação verde em solos do cerrado. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlândia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlândia: SBCS, 2011. v. 1.
-
CARDON, C. H. ; SARMENTO-BRUM, R. B. C. ; LEAO, E. U. ; PEREIRA, A. S. ; GONCALVES, C. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; FIDELIS, R. R. ; SANTOS, G. R. . Avaliação do potencial de Trichoderma sp. para biocontrole de Sclerotium rolfsii. In: 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2011, Bento Gonçalves. Anais do 44o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Bento Gonçalves: SBF, 2011. v. 1.
-
ROCHA, W. S. ; Oliveira, G. O. ; VIZIOLI, B. ; AGUIAR, R. W. S. ; SANTOS, G. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção de amilase por Bacillus isolados do cerrado tocantinense. In: 63o Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais da 63o Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 1.
-
DINIZ, L. G. ; VIZIOLI, B. ; MELO, R. C. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Aguiar, RWS ; CARVALHO, E. H. N. ; ROCHA, W. S. . Produção de amilase por rizóbios isolados do cerrado tocantinense. In: 6 Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2010, Palmas. Anais do 6 Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2010.
-
DINIZ, L. G. ; VIZIOLI, B. ; MELO, R. C. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Aguiar, RWS ; CARVALHO, E. H. N. . Atividade proteolítica de rizóbios nativos do cerrado tocantinense. In: 6 Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2010, Palmas. Anais do 6 Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2010.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MELO, R. C. L. ; REIS, M. R. ; VIZIOLI, B. ; SANTOS, G. R. ; NASCIMENTO, I. R. . Efeito da inoculação de rizóbio e micorriza em feijão-caupi com fosfato natural em Gurupi, Tocantins. In: 50 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010, Guarapari. Anais do 50 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2010.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MELO, R. C. L. ; SANTOS, G. R. ; BORGES, L. F. . Efeito da nodulação natural no desenvolvimento de leguminosas em solos do cerrado no Tocantins. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; RAHMEIER, W. ; SANTOS, G. R. ; SABOYA, R. C. C. . Eficiência de estirpes de rizóbio inoculadas em feijão caupi no Cerrado, Gurupi-TO. In: XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2009, Fortaleza. Anais do XXXII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2009.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; SUGAI, M. A. A. ; COLLIER, L. S. ; MELO, R. C. L. ; BORGES, L. F. ; SABOYA, R. C. C. . Ocorrência de micorrizas, rizóbio e bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas em sistema agroflorestal no cerrado no sul do Tocantins. In: VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais, 2009, Luziânia. Anais do VII Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. Luziânia: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2009.
-
Monterio, F.P.R. ; PERON, A. J. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Características fenotípicas de rizóbios isolados de solos do cerrado no Tocantins. In: V Seminário de Iniciação Científica da UFT, 2009, Palmas. Anais do V Seminário de Iniciação Científica da UFT. Palmas: UFT, 2009.
-
SABOYA, R. C. C. ; OLIVEIRA, F. N. ; REIS, G. G. ; Monterio, F.P.R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SUGAI, M. A. A. . Utilização de Glomus etunicatum na produção de mudas de bananeira, em diferentes níveis de fertilidade. In: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura e 54th Annual Meeting of the International Society for Tropical Horticulture, 2008, Vitória. Anais do XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; WILLERDING, A. L. . Effect of various amylaceous substances on the amylases production by indigenous Rhizobia strains of Central Amazonia. In: ENZITEC - VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006, Caxias do Sul. Anais do VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; WILLERDING, A. L. . Characterization of amylases from indigenous rhizobia strains of Central Amazonia. In: ENZITEC - VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006, Caxias do Sul. Anais do VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2006.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Caracterização fenotípica de rizóbio isolados de solos na Amazônia. In: I Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia, 2006, Manaus. Anais do I Congresso sobre Diversidade Microbiana da Amazônia. Manaus: UFAM, 2006. v. 1. p. 65-66.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, A.N. . Capacidade de solubilização de fosfatos de cálcio e alumínio de isolados de rizóbio de solos da Amazônia. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2005.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ANDRADE, J.S. ; GERMANO, M. G. . Atividades amilolíticas, lipolíticas e proteolíticas em isolados de rizóbia nativos da Amazônia Central. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2005.
-
WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, L.A. ; MOREIRA, F. W. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Seleção de bactérias produtoras de lipase coletadas em solos da Amazônia. In: Sinaferm - XV Simpósio Nacional de Bioprocessos, 2005, Recife. Anais do XV Simpósio Nacional de Bioprocesso, 2005.
-
ROCHA, W. S. ; MOMENTE, V. G. ; SANTOS, M. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, M. M. . Crescimento inicial de feijão caupi microbiolizados com promotores de crescimento. In: 56 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2022, Bento Gonçalves. Anais do 56 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2022. v. 1. p. 1-1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GOMES, F. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; LUZ, L. L. ; SOUZA, M. C. . Controle biológico in vitro de Pseudomonas fluorescens contra Macrophomina spp.. In: SOEA Connect Contecc, 2021, Goiânia. Anais do Congresso Técnico-Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Goiânia: SOEA CONNEC, 2021. v. 1. p. 1-1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOUSA, B. C. M. ; GOMES, F. L. ; LUZ, L. L. ; SOUZA, M. C. . Promoção de crescimento de Urochloa brizantha cv. BRS Piatã por compostos voláteis de Trichoderma spp.. In: SOEA CONNEC, 2021, Goiânia. Anais do Congresso Técnico-Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia. Goiânia: SOEA CONNEC, 2021. v. 1. p. 1-1.
-
OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Ação antagônica e de metabolitos bioativos de Trichoderma spp. ao patogeno Curvularia lunata. In: I Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins, 2019, Palmas. Anais do I Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins, 2019. v. 1. p. 21-21.
-
OLIVEIRA, R. S. ; BRANDAO, H. M. ; ROCHA, A. M. ; CARVALHO, L. A. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Antagonismo in vitro de Trichoderma spp. isolados no estado do Tocantins no controle de Rizoctonia solani. In: I Simpósio de DEfesa Fitossanitaria do Tocantins - SIMDEFI, 2019, Palmas. Anais do I Simpósio de DEfesa Fitossanitaria do Tocantins - SIMDEFI. Palmas, 2019. v. 1. p. 13-13.
-
LEMOS, F. P. R. ; OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. . Inibição do crescimento in vitro de Rhizoctonia solani por metabolitos voláteis de isolados de Trichoderma. In: Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins - SIMDEFI, 2019, Palmas. Anais do Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins, 2019. v. 1. p. 23-23.
-
BARRETO, A. A. ; OLIVEIRA, R. S. ; CHAGAS, L. F. B. ; NOBREGA, G. S. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Potencial antagônico de quatro espécies de Trichoderma contra Fusarium oxysporum. In: Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins - SIMDEFI, 2019, Palmas. Anais do Simpósio de Defesa Fitossanitaria do Tocantins - SIMDEFI, 2019. v. 1. p. 17-17.
-
OLIVEIRA, R. S. ; SOUZA, M. C. ; GOMES, F. L. ; MILLER, L. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. . Eficiência de Trichoderma asperellum no controle de Rizoctonia solani na cultura da soja. In: 51o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2019, Recife. Anais do 51o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Recife: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2019. v. 1. p. 241-241.
-
OLIVEIRA, R. S. ; LEMOS, F. P. R. ; LUZ, L. L. ; CORDEIRO, T. S. ; SILVA, T. G. C. ; GOMES, J. V. G. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Ação antagonista e metabolitos voláteis de Trichoderma spp. ao patogeno Fusarium oxysporum. In: 51o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2019, Recife. Anais do 51o Congresso Brasileiro de Fitopatologia. REcife: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2019. v. 1. p. 330-330.
-
ARRUDA, G. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ARAUJO, A. R. ; CHAPLA, V. M. . Alteração na produção metabólica do fungo endofítico Cr-F8 isolado de Cochlospermum regium utilizando o método OSMAC. In: I Congresso Tocantinense de Química, 2018, GURUPI. Anais do I Congresso Tocantinense de Química, 2018. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Efeito de Bacillus subtilis na biomassa e produtividade de soja em campo. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; NOBREGA, G. S. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Promoção de crescimento e solubilização de fosfato por Bacillus subtilis na cultura da soja. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOARES, L. P. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Trichoderma no biocontrole de Rhizoctonia solani na cultura da soja em campo, Safra 2016/2017. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SOARES, L. P. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de TRichoderma asperellum UFT 201 nos componentes de produção das plantas de soja em campo, Gurupi, Tocantis, Safras 2012/2013, 2013/2014 e 2015/2016. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017, Belém. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2017. v. 1.
-
CHAPLA, V. M. ; SANTOS, A. ; PINHEIRO, A. ; LOPES, J. ; HOLZBACH, J. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Antifungal activity and cytotoxic anhidrocochlioquinona a from the endophytic fungus Bipolaris sp. associated with Cymbopogon nardus. In: 6th BCNP Brazilian Conference on Natural Products, 2017, Vitória. Anais do 6th BCNP Brazilian Conference on Natural Products, 2017. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Bacillus subtilis no biocontrole de Fusarium subglutinans, Curvularia lunata e Bipolaris spp.. In: 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016. v. 1.
-
VICENTE, N. G. ; PERINA, L. O. ; MILLER, L. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; OLIVEIRA, J. C. ; CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Avaliação da eficácia e da praticabilidade agronômica do bioproduto BS-JCO (Bacillus subtilis) no controle de ferrugem asiática na cultura da soja. In: 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceió. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Promoção de crescimento por Bacillus subtilis na cultura da soja e feijão caupi em casa de vegetação. In: FERTBIO 2016, 2016, Goiânia. Anais FERTBIO 2016, 2016. v. 1.
-
CHAVES, P. P. N. ; ONO, E. O. ; VELOSO, R. A. ; CARLINE, J. V. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; NASCIMENTO, I. R. . Resposta de isolados de Trichoderma na qualidade de mudas de alface. In: 54 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2016, Recife. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2016. v. 1.
-
CHAVES, P. P. N. ; ONO, E. O. ; LOPEZ, A. M. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; NASCIMENTO, I. R. . Potencial do fungo Trichoderma spp. no controle de Meloidogyne enterolobii em plantas de alface. In: 54 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2016, Recife. Anais do 54 Congresso Brasileiro de Olericultura, 2016. v. 1.
-
CASTRO, H. G. ; VELOSO, R. A. ; CARDOSO, D. P. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; CHAGAS, L. F. B. ; FIDELIS, R. R. . Caracterização botânica-agronômica e do óleo essencial de acessos de manjericão. In: Convibra 2016 Agronomy, 2016, Saltillo. Anais Convibra 2016 Agronomy, 2016. v. 1.
-
COSTA, N. C. ; RAMOS, A. C. C. ; SOARES, L. P. ; GOMES, L. M. ; SCHEIDT, G. N. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Antimicrobiana do extrato aquoso do alho no desenvolvimento de fitopatógenos. In: II Semana Acadêmica integrada de Biotecnologia e Química, 2016, Gurupi. Anais da II Semana Acadêmica integrada de Biotecnologia e Química, 2016. v. 1.
-
MORAES, G. K. A. ; CARNEIRO, V. S. ; LOPES, J. C. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAPLA, V. M. . Avaliação do perfil químico e biológico do extrato bruto obtido do fungo endofítico CN-J1 isolado de Cymbopogon nardus. In: VI Congresso Científico do Centro Universitário UNIRG, 2016, Gurupi. Anais do VI Congresso Científico do Centro Universitário UNIRG, 2016. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A.F. ; SOARES, L. P. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Trichoderma no biocontrole de Rizoctonia solani na cultura da soja em campo. In: 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceio. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Trichoderma no biocontrole de fungos patogênicos. In: 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016, Maceio. Anais do 49 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2016.
-
CASTRO, H. G. ; VELOSO, R. A. ; CARDOSO, D. P. ; RAMOS, A. C. C. ; AGUIAR, R. W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Efeito larvicida do óleo essencial de manjericão (Ocimum basilicum L.) e do capim citronela (Cymbopogon nardus L.). In: Convibra 2015 Agronomy, 2015, Saltillo. Anais Convibra 2015, 2015. v. 1. p. 1.
-
HOLANDA NETO, M. R. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência da inoculação de Trichoderma na promoção do crescimento vegetal de soja em casa de vegetação. In: VII Congresso Brasileiro de Soja, 2015, Florianópolis. Anais do VII Congresso Brasileiro de Soja, 2015. v. 1.
-
DIAS, T. ; DIAS, K. B. ; NASCIMENTO, S. E. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, C. C. A. A. ; ALMEIDA, A. F. . Produção de enzimas de interesse biotecnológico por Acremonium sp. utilizando resíduos agroindustriais como fonte de carbono. In: III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos, 2014, Santos. Anais do III III Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Santos: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2014. v. 1. p. 1-1.
-
BRITO, D. R. ; REIS, H. B. ; TSCHOEKE, P. H. ; CARLOS, D. S. ; COSTA, D. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. . Controle de fungos patogênicos e qualidade fisiológica de sementes. In: 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46 Congresso Brasileiro de Fitopatologia. Ouro Preto: Sociedade Brasileira de Fitopatologia, 2013. v. 1. p. 1-1.
-
GUELLEN, L. F. A. ; OLIVEIRA, L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ERASMO, E. A. L. ; ARRUDA, R. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; NASCIMENTO, I. R. ; DEUSDARA, T. T. ; ANDRADE, M.V.R.F. . Ação antimicrobiana de metabólitos voláteis de Trichoderma harzianum em microrganismos de interesse médico. In: 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia, 2013, Natal. Anais do 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia. Natal: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ARRUDA, R. L. ; ARRUDA, E. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; ERASMO, E. A. L. ; SANTOS, G. R. ; OLIVEIRA, L.A. ; GUELLEN, L. F. A. ; GARCIA, B. O. . Tolerância de bactérias fixadoras de nitrogênio recomendadas para feijão caupi a herbicidas. In: 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia, 2013, Natal. Anais do 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia. Natal: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
FRANCA, R. C. ; CARVALHO, E. H. N. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; GUIMARAES, L.G.L. ; ARRUDA, E. L. ; ARRUDA, R. L. ; GLORIA, E. C. . Mesocarpo de coco de babaçu (Orbignya sp.) como fonte de carbono para produção de meios de cultura para Trichoderma. In: 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia, 2013, Natal. Anais do 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia. Natal: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
GARCIA, B. O. ; LEMUS, A. A. ; CARVALHO, G. P. ; SILVA, A. A. ; ALVES, J. B. P. ; RIBEIRO, F. R. ; MARTINS, J. R. C. ; ARRUDA, R. L. ; ARRUDA, E. L. ; BOMFIM, P. G. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ERASMO, E. A. L. . Trichoderma ssp. como promotor de crescimento e qualidade de mudas de pinhão manso (Jatropha curcas). In: 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia, 2013, Natal. Anais do 27o Congresso Brasileiro de Microbilogia. Natal: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
ARRUDA, E. L. ; ARRUDA, R. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, M. M. ; SILVA, D. P. ; RIBEIRO, G. S. ; DIAS, T. ; GARCIA, B. O. ; SILVA, A. A. ; GUELLEN, L. F. A. . Avaliação de isolados de Trichoderma spp. quanto a capacidade antagônica por confronto direto em placa de petri no controle de Rhizoctonia solani. In: 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2014. v. 1.
-
CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; GRUNENNVALDT, J. I. ; CAMPOS, S. C. ; SANTOS, G. R. ; OLIVEIRA, L. A. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Solubilização de fosfato e produção de AIA por Trichoderma e efeito no crescimento inicial de manjericão. In: 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; ERASMO, E. A. L. ; OLIVEIRA, L.A. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Bioprotetores e/ou bioestimulantes da biomassa e produtividade de leguminosas. In: 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
CARDOSO, D. P. ; SARMENTO-BRUM, R. B. C. ; CASTRO, H. G. ; GONCALVES, C. G. ; CARDON, C. H. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SANTOS, G. R. . Efeito de óleos essenciais de plantas medicinais sobre a antracnose do sorgo. In: 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. v. 1.
-
CASTRO NETO, M. D. ; OLIVEIRA, E. F. ; CARDON, C. H. ; GONCALVES, C. G. ; REIS, H. B. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; SANTOS, G. R. . Brusone do Arroz: controle da severidade com a aplicação combinada de silício e nitrogênio. In: 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto. Anais do 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013. v. 1.
-
FACUNDES, B. C. ; SOARES, M. K. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F ; OLIVEIRA, L.A. ; ERASMO, E. A. L. ; SOUSA, F. M. P. ; DEUSDARA, T. T. ; ANDRADE, M. V. R. F. ; SILVA, E. M. . Avaliação da atividade lipolítica de microrganismos isolados do cerrado tocantinense. In: 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal. Anais do 27a Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013. v. 1.
-
VELOSO, R. A. ; CASTRO, H. G. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARDOSO, D. P. ; SANTOS, G. R. . Avaliação do crescimento e da produção de biomassa de acessos de manjericão (Ocimum basilicum L.) no Estado do Tocantins. In: Convibra Agronomy 2013, 2013, Coahuila. Anais do Convibra Agronomy 2013, 2013. v. 1.
-
Oliveira, G. O. ; VIZIOLI, B. ; ROCHA, W. S. ; Monterio, F.P.R. ; AGUIAR, R. W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção de ácido indol acético por Bacillus isolados de solos do cerrado no estado do Tocantins. In: 63o Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais do 63o Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 1.
-
VIZIOLI, B. ; Oliveira, G. O. ; ROCHA, W. S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Potencial de produção de ácido indol acético por rizóbios isolados de solos do cerrado. In: 63o Reunião Anual da SBPC, 2011, Goiânia. Anais do 63o Reunião Anual da SBPC, 2011. v. 1.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; OLIVEIRA, A.N. . Caracterização fenotípica de rizóbio isolados de solos na Amazônia e eficiência simbiótica em feijão caupi. In: II Congresso sobre diversidade microbiana na Amazônia, 2008, Manaus. Livro de Resumos do CDMICRO 2008. Manaus: UFAM, 2008.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SABOYA, R. C. C. ; BORGES, L. F. . Caracterização fenotípica de rizóbio nativos isolados de solos do cerrado no Sul do Tocantins. In: VIII Semana Científica da Biologia, 2008, Porto Nacional. Anais da VIII Semana Científica da Biologia. Palmas: Universidade Federal do Tocantins, 2008.
-
QUEIROZ, A. L. ; SILVA, F. M. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato e fungos micorrízicos nas raízes de plantas de cupuaçu (Theobroma grandiflorum (Willd. Ex. Sprent) Chum) em Presidente Figueiredo, Amazonas. In: 59 Reunião Anual da SBPC, 2007, Belém. Anais da Reunião Anual da SBPC, 59, 2007.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Características fenotípicas e ecológicas de rizóbios isolados de amostras de terra preta oriundas de Manacapuru, Amazonas. In: I Simpósio da SBPC no Amazonas, 2006, Manaus. Anais do I Simpósio da SBPC no Amazonas. Manaus: UFAM, 2006. v. 1. p. 47-47.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L. A. ; ANDRADE, J.S. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Effects of nitrogen sources on the growth and protease production by rhizobia strains of Central Amazonia. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006, Curitiba. Anais do XX Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2006. p. 0179.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L.A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ANDRADE, J.S. ; GERMANO, M. G. . Caracterização parcial de amilases produzidas por rizóbios nativos da Amazônia Central, Manaus, AM. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Santos. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, A.N. ; GERMANO, M. G. . Produção de ácido indol-acético de Rhizobium-Bradyrhizobium isolados de solos da Amazônia. In: XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005, Recife. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2005.
-
OLIVEIRA, A.N. ; OLIVEIRA, L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ANDRADE, J.S. ; GERMANO, M. G. . Produção de amilase por isolados de rizóbia da Amazônia Central, Manaus, AM. In: VI Simpósio Latino Americano de CIência de Alimentos, 2005, Campinas. Anais do VI Simpósio Latino Americano de CIência de Alimentos, 2005.
-
WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Atividade solubilizadora de fosfato por bactérias isoladas de solos da Amazônia. In: ENZITEC 2002 - 5 Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática, 2002, Brasília. Anais do 5 Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática. Brasília: ENZITEC, 2002. v. 01. p. 73-73.
-
HARA, F. A. S. ; OLIVEIRA, L. A. ; WILLERDING, A. L. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. . Características Agronômicas de isolados de rizóbio de solos do municípo de Presidente Figueiredo, Amazonas. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu. Anais do Congresso Brasileiro de Microbiologia. Foz do Iguaçu: CBM, 2001. v. 21. p. 23-23.
-
WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, L. A. ; CHAGAS JUNIOR, A. F. ; HARA, F. A. S. . Occurrence of Phosphate-Solubilizing Bacteria in Soils of Barreirinha, Amazonas. In: XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2001, Foz do Iguaçu. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Microbiologia. Foz do Iguaçu: CBM, 2001. v. 21. p. 45-45.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. . Efeito da inoculação de bactérias solubilizadoras de fosfato e rhizobio em plantas de feijão caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp). In: XXIV Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, VIII Reunião Brasileira Sobre Micorrizas, VI Simpósio Brasileiro de Microbiologia do solo e III Reunião Brasileira de Biologia do Solo, 2000, Santa Maria. FERTBIO 2000. Santa Maria: SBCS e SBM, 2000.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. . Tolerância de bactérias solubilizadoras de fosfato à acidez e alumínio. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Anais do XX Congresso Brasileiro de Microbiologia. Salvador: SBM, 1999. v. 01. p. 288-288.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. . Tolerância de bactérias solubilizadoras de fosfato à acidez e alumínio e suas influências no crescimento do Araça-boi. In: I Simpósio de Pós-Graduação do INPA-FUA, 1999, Manaus. Anais do I Simpósio de Pós-Graduação do INPA-FUA. Manaus: INPA, 1999. v. 01. p. 15-15.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BELARMINO, M. C. J. ; DIAS FILHO, M. B. . Respostas morfofisiológicas de Brachiaria humidicula ao sombreamento. In: 6 Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/FCAP/CNPq/EMBRAPA-CPATU), 1997, Belém. Anais do 6 Seminário de Iniciação Científica da FCAP (PIBIC/FCAP/CNPq/EMBRAPA-CPATU). Belém: FCAP, 1997. v. 01. p. 79-79.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. ; CARVALHO, C. J. R. ; ISHIDA, F. Y. . Respostas Morfofisiológicas de quatro espécies nativas da Ilha de Marajó e Brachiaria humidicola ao alagamento. In: Congresso Nacional de Botânica, 47, 1996, Nova Friburgo. Anais da Sociedade Brasileira de Botânica. Nova Friburgo: SBB. v. 47. p. 448-448.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. ; CARVALHO, C. J. R. . Respostas morfológicas e fisiologicas de Rolandra argentea a diferentes condições de luminosidade. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 48, 1996, São Paulo. Anais da Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência, 48. São Paulo: SBPC, 1996. v. 02. p. 10-10.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIASFILHO, M. B. . Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum e Brachiaria brizantha a diferentes condições de luminosidade. In: V Seminário de Iniciação Científica (FCAP/CNPq), 1995, Belém. Anais do V Seminário de Iniciação Científica. Belém: FCAP, 1995. v. V. p. 61-61.
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . 8º Congresso Sobre Diversidade Microbiana da Amazônia - CDMICRO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Controle biológico e alternativo de doenças em plantas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LUZ, L. L. ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Seleção de Trichoderma para o biocontrole e promotor de crescimento vegetal em milho e arroz. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, F. P. R. ; CHAGAS JUNIOR, ALOISIO FREITAS . Elaboração de inoculantes à base de Trichoderma selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; SOUZA, M. C. ; BEZERRA, A. C. C. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Eficiência de Streptomyces na manutenção de estande de plantas, aumento de biomassa e produtividade de soja. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MARTINS, A. L. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; NOBREGA, G. S. ; SOUZA, M. C. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Streptomyces na solubilização de fosfato, síntese de ácido indol acético e promoção de crescimento vegetal em soja. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Uso de biológicos na agricultura: Alternativas e estratégias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Pesquisas de produtos biológicos - Dificuldades para obtenção de registros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Promoção de crescimento por Bacillus subtilis na cultura da soja e feijão caupi em casa de vegetação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; HOLANDA NETO, M. R. ; OLIVIERA, J. C. . Efeito da inoculação de Trichoderma (Trichoplus JCO) na cultura da soja cultivada na região sudoeste do Tocantins. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; FIDELIS, R. R. ; OLIVEIRA, J. C. . Eficiência de Trichoderma spp. (Trichoplus JCO) nos componentes de produção das plantas de soja em campo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; VICENTE, N. G. ; PERINA, F. J. ; MILLER, L. O. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; OLIVEIRA, J. C. ; CHAGAS, L. F. B. . Avaliação da eficácia e da praticabilidade agronômica do bioproduto BS-JCO (Bacillus subtilis) no controle de ferrugem asiática na cultura da soja. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; CARVALHO FILHO, M. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, J. C. . Bacillus subtilis no biocontrole de Fusarium subglutinans, Curvularia lunata e Bipolaris spp.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F ; CHAGAS, L. F. B. ; BRAGA JUNIOR, G. M. ; OLIVIERA, J. C. ; MILLER, L. O. . Bacillus subtilis como promotor do crescimento de milho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Dinâmica microbiana em solos da Amazônia: Trichoderma em solos amazônicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Potencial de Solubilização de nutrientes por microrganismos: Trichoderma como promotor do crescimento vegetal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; CASTRO, H. G. ; SANTOS, G. R. ; MILLER, L. O. ; OLIVEIRA, L. A. . Inoculação combinada de rizóbio e Trichoderma em feijão-caupi no cerrado, Gurupi-TO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CHAGAS, L. F. B. ; SANTOS, G. R. ; ERASMO, E. A. L. ; OLIVEIRA, L.A. ; MILLER, L. O. ; OLIVIERA, J. C. . Bioprotetores e/ou bioestimulantes da biomassa e produtividade de leguminosas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; CARVALHO, M. V. M. ; ERASMO, E. A. L. ; SANTOS, G. R. ; CARVALHO, G. P. . Desenvolvimento de mudas de pinhão manso associados a fungos micorrízicos e aplicação de efluentes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Oliveira, G. O. ; SANTOS, G. R. ; RIBEIRO, R. T. ; REIS, H. B. ; MILLER, L. O. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L.A. . Eficiência Agronômica de feijão-caupi inoculado com rizóbio e Trichoderma no cerrado, Gurupi, TO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; ROCHA, W. S. ; SANTOS, G. R. ; GODOY, V. H. S. ; BORJA REIS, A. F. ; CORNELIO, G. L. ; CHAGAS, L. F. B. ; OLIVEIRA, L.A. . Avaliação do feijão-caupi inoculado com rizóbio e aplicação de efluente de fossa séptica biodigestora. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; Monterio, F.P.R. ; MELO, R. C. L. ; ERASMO, E. A. L. ; SANTOS, G. R. . Efeito de herbicidas na biomassa e nodulação do feijão-caupi inoculado com Bradyrhizobium. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Resposta de feijão-caupi a inoculação com rizóbio e Trichoderma sp. no cerrado, Gurupi, TO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; MELO, R. C. L. ; SANTOS, G. R. ; BORGES, L. F. . Efeito da nodulação natural no desenvolvimento de leguminosas em solos do cerrado no Tocantins. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; RAHMEIER, W. ; SANTOS, G. R. ; SABOYA, R. C. C. . Eficiência de estirpes de rizóbio inoculadas em feijão caupi no cerrado, Gurupi-TO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SANTOS, G. R. ; SUGAI, M. A. A. ; COLLIER, L. S. ; MELO, R. C. L. ; CHAGAS, L. F. B. . Ocorrência de micorrizas, rizóbio e bactérias solubilizadoras de fosfato nas raízes de plantas em sistema agroflorestal no cerrado no sul do Tocantins. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; SABOYA, R. C. C. ; CHAGAS, L. F. B. . Caracterização fenotípica de rizóbios nativos isolados de solos do cerrado no Sul do Tocantins. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Características fenotípicas e ecológicas de rizóbios isolados de amostras de terraas pretas oriundas de Manacapuru, Amazonas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; OLIVEIRA, A.N. ; WILLERDING, A. L. . Caracterização fenotípica de rizóbio isolados de solos na Amazônia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L.A. ; WILLERDING, A. L. ; OLIVEIRA, A.N. . Capacidade de solubilização de fosfatos de cálcio e alumínio de isolados de rizóbio de solos da Amazônia. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; OLIVEIRA, L. A. ; WILLERDING, A. L. . Ocorrência de bactérias solubilizadoras de fosfato (BSF) nas raízes de plantas em sistemas agroflorestais em propriedades rurais de Manaus, Amazonas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. . Níveis críticos internos de fósforo em duas espécies de Brachiaria. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. ; CARVALHO, C. J. R. . Respostas morfológicas e fisiológicas de Rolandra argentea a diferentes condições de luminosidade. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. ; CARVALHO, C. J. R. . Respostas Morfológicas e Fisiológicas de Panicum maximum a diferentes condições de luminosidade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. ; DIAS FILHO, M. B. . Respostas morfológicas e fisiológicas de Panicum maximum e Brachiaria brizantha a diferentes condições de luminosidade. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHAGAS JUNIOR, A. F. . Produção de inoculantes de interesse agrícola. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Desenvolvimento de formulações para obtenção de produtos biológicos (bactérias e fungos, Descrição: Testes de eficiência agronômica de produtos da JCO Fertilizantes. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador., Financiador(es): JCO Indústria e Comércio de Fertilizantes - Auxílio financeiro.
-
2017 - Atual
Prospecção química e biológica de fungos endofíticos associados a espécies vegetais do cerrado encontradas na região sul do Tocantins, Descrição: Com este trabalho, visa-se a busca de novos agente bioativos potenciais, para serem utilizados como fármacos ou agroquímicos, implementar estudos racionais da química de endofíticos associados com espécies vegetais em regiões de Cerrado e fornecer subsídios para uma melhor compreensão das interações dos endófitos com as espécies hospedeiras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / Vanessa Mara Chapla - Coordenador.
-
2016 - Atual
Inoculante a base de Trichoderma selecionados para culturas no Tocantins, Descrição: Os microrganismos apresentam uma imensa diversidade genética e desempenham funções únicas e cruciais na manutenção de ecossistemas, como componentes fundamentais de cadeias alimentares e ciclos biogeoquímicos. A diversidade genética e metabólica dos microrganismos tem sido explorada há muitos anos visando à obtenção de produtos biotecnológicos, tais como a produção de antibióticos, de alimentos, processamento de alimentos, bebidas alcoólicas, ácidos orgânicos, álcoois, alimentos fermentados, tratamento e/ou remediação de resíduos, controle biológico de pragas e doenças e na fertilização de solos. Os benefícios científicos esperados de um maior conhecimento sobre a diversidade microbiana incluem, entre outros, a melhor compreensão das funções exercidas pelas comunidades microbianas nos ambientes terrestres e o conhecimento das suas interações com outros componentes da biodiversidade, como por ex., as plantas. Os benefícios econômicos e estratégicos estão relacionados com a descoberta de microrganismos potencialmente exploráveis nos processos biotecnológicos. Grande parte dos avanços da biotecnologia moderna e agricultura são derivados das descobertas recentes nas áreas de genética, fisiologia e metabolismo de microrganismos. Uma abordagem clássica das etapas do processo de busca e descoberta biotecnológica passa resumidamente pela coleta de material biológico adequado, seguida da seleção e triagem de materiais com os atributos desejados, seleção final do(s) melhor (es) candidato(s) a partir de uma lista reduzida de opções, e culmina com o desenvolvimento de um produto comercial ou processo industrial. A elaboração de uma estratégia de pesquisa para microbiologia do solo para o Estado do Tocantins deve considerar as peculiaridades da diversidade microbiana e da biodiversidade de solos, dada à importância deste componente biológico para o funcionamento de ecossistemas e para a sustentabilidade de atividades econômicas, como a agricultura. Outra justificativa para um esforço integrado de pesquisa e prospecção tecnológica da biodiversidade do solo é a falta de conhecimento da verdadeira extensão desta diversidade nos biomas no estado, e o grau de ameaça em que se encontra. Sabemos que a geração de produtos de alto valor agregado está diretamente relacionada ao uso intensivo do conhecimento e do alto nível tecnológico. Este fato indica que a utilização de biotecnologia dentro das ciências genômicas constitui uma opção viável e uma ferramenta fundamental para o uso sustentável e agregação de valor. O uso da biotecnologia implica na coleta de alguns poucos organismos ou parte deles, como fonte de matéria-prima para a prospecção e produção de novas biomoléculas, sendo assim uma estratégia adicional e efetiva de conservação da diversidade genética do meio ambiente. Assim, este projeto tem, dentre seus objetivos a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação: criar, adaptar e desenvolver conhecimentos e tecnologias na área de agrobiologia; estimular o desenvolvimento sustentável em sistemas agrícolas produtivos e economicamente viáveis para satisfazer as necessidades humanas, mantendo ou aumentando a qualidade ambiental e conservando os recursos naturais; estimular e apoiar outras instituições na geração de conhecimentos relevantes para a área de agrobiologia. As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas em microbiologia do solo neste projeto incluem a: isolamento e seleção de Trichoderma promotores de crescimento de plantas; avaliar a eficiência no biocontrole de fitopatógenos; avaliar a eficiência agronômica dos isolados de Trichoderma em feijão-caupi, feijão comum (Phaseulus vulgaris), soja (Glycine max) e arroz (Oriza sativa) como culturas estratégicas, em casa de vegetação e campo no cerrado Tocantinense (sequeiro e várzea).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Luiz Antônio de Oliveira - Integrante / Gil Rodrigues dos Santos - Integrante / Lillian França Borges Chagas - Integrante.
-
2015 - 2016
Estudo do manejo de inoculantes nas sementes de soja no município de Alvorada - TO, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Carmes Ana da Rosa Batistella - Integrante.
-
2015 - Atual
Elaboração de inoculantes a base de rizóbio e Trichoderma isolados e selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins, Descrição: O projeto visa a elaboração de inoculante a base de rizóbio e Trichoderma como promotores de crescimento vegetal, isolados e selecionados para culturas agrícolas no estado do Tocantins. Avaliar a infectividade por rizóbio em feijão-caupi oriundos de amostras de solos coletadas em diversas regiões no Estado do Tocantins. Caracterizar fenotipicamente os isolados de rizóbio obtidos de nódulos de feijão-caupi. Isolar de solo Trichoderma associativos ao biocontrole e promotores do crescimento de plantas. Avaliar a capacidade dos rizóbios e Trichoderma em solubilizar fosfatos de cálcio e alumínio, produção de ácido indol acético, sideróforos e capacidade antagônica à patógenos. Caracterizar geneticamente os isolados de rizóbio e Trichoderma selecionadas. Avaliar a eficiência simbiótica de isolados de rizóbio inoculados em feijão-caupi em casa-de-vegetação e em condições de campo. Avaliar o efeito da inoculação de isolados de Trichoderma em leguminosas (feijão-caupi, soja e feijão comum) e não leguminosas (arroz, abacaxi e melancia) em casa-de-vegetação e em condições de campo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Luiz Antonio de Oliveira - Integrante / Gil Rodrigues dos Santos - Integrante / Lillian França Borges Chagas - Integrante / Rodrigo Ribeiro Fidelis - Integrante., Número de produções C, T & A: 2
-
2011 - 2013
Seleção e eficiência de Trichoderma isolados e inoculados em culturas no estado do Tocantins, Descrição: Os microrganismos presentes no solo apresentam um papel fundamental na decomposição da matéria orgânica e na ciclagem de nutrientes. Neste contexto a missão da Empresa JCO Fertilizantes é Buscar alternativas para o manejo racional das doenças e pragas das plantas cultivadas, através de ações que elevem a eficiência do controle convencional e biológico, contribuindo assim para um agroecossistema mais equilibrado e sustentado em seus aspectos biológicos e econômicos. O Estado do Tocantins apresenta área de cerrado com solos aptos para a lavoura, com um grande potencial para o desenvolvimento do setor agropecuário. O estado concentra suas principais atividades na pecuária e na produção de grãos Desta forma, considerando os principais fatores de baixa produtividade de culturas agrícolas, tais como, as doenças causadas por patógenos que habitam o solo, que podem provocar prejuízos severos com perdas significativas na produtividade, busca-se alternativas para melhor eficiência agronômica de culturas agrícolas de grade importância para o País. A aplicação de produtos em tratamentos de sementes, ou via foliar, tem se tornado uma prática agrícola rotineira, destacando-se o uso de fungicidas e inseticidas. Porém, para o controle, o tratamento químico torna-se inviável, considerando aspectos ecológicos e possíveis efeitos em inoculantes utilizados visando à fixação biológica do nitrogênio em espécies leguminosas. Em contraste, o tratamento biológico com microrganismos benéficos, em tratamento de sementes, é muito pouco conhecido. A inoculação de sementes com Trichoderma, não só protege as plantas contra várias doenças, mas também, poderá melhorar o crescimento, podendo agir como microrganismos promotor do crecimento vegetal. Espécies de Trichoderma sp. são consideradas eficientes antagonistas contra uma série de fungos fitopatogênicos. A ação de Trichoderma sp. ocorre por meio da associação ou não dos mecanismos de parasitismo, antibiose e competição, sendo um fungo saprófita que atua na produção de enzimas extracelulares e antibióticos, o que eleva sua capacidade hiperparasita, competitiva e eficiência no biocontrole. É importante o aprofundamento do assunto, considerando o impacto econômico da adoção da tecnologia de uso de inoculantes para o controle biológico, fixadores de nitrogênio e como promotores do crescimento vegetal. Assim, é de extrema importância para a empresa conhecer melhor os produtos que ela trabalha, utilizados em outras regiões, e a partir da pesquisa de novos inoculantes isolados de regiões de interesse para a disseminação do uso de inoculantes produzidos pela empresa, podemos visualizar a forma de investimento e crescimento para a empresa e também para os clientes. Desta forma, vimos à oportunidade de desenvolver esse trabalho de seleção e elaboração de inoculantes com potencial para a região do cerrado, na empresa, juntamente com a Universidade Federal do Tocantins Campus de Gurupi, sabendo-se da importância dessa pesquisa tanto para a empresa, em desenvolver uma atividade de pesquisa de extrema importância para o seu crescimento e elaboração de novos produtos para atingir novos mercados, quanto para a universidade, que juntamente com os pesquisadores e bolsistas teriam a oportunidade de desenvolver pesquisas mais aprofundadas sobre o assunto possibilitando dados relevantes para a empresa, para a região e para os futuros clientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / Lillian França Borges Chagas - Integrante / José Cláudio de Oliviera - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2010 - Atual
OBTENÇÃO DE MICRORGANISMOS DA AMAZÔNIA PRODUTORES DE METABÓLITOS DE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ECOLÓGICA: Número do Processo: 554326/2010-8 ? Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq/FNDCT/CT-Ação Transversal/CT-Amazônia/CT-Biotec no 66/2009 ? BIONORTE, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Antonio de Oliveira em 10/10/2012., Descrição: Número do Processo: 554326/2010-8 ? Edital/Chamada: Edital MCT/CNPq/FNDCT/CT-Ação Transversal/CT-Amazônia/CT-Biotec no 66/2009 ? BIONORTE. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / André luiz Willerding - Integrante / Luiz Antonio de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Caracterização fenotípica e genotípica de rizóbios isolados de feijão caupi cultivado em solos no Cerrado do Estado do Tocantins, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Gil Rodrigues dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2010
Eficiência agronômica de rizóbios e micorrizas em feijão caupi em condições edafoclimáticas do cerrado no sul do Tocantins, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Rita de Cássia Cunha Saboya - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2010
Seleção e características agronômicas e ecológicas de rizóbios isolados de solos do Cerrado no Tocantins, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Coordenador / Luiz Antonio de Oliveira - Integrante / Rita de Cássia Cunha Saboya - Integrante / Leonardo Santos Collier - Integrante / Luciano Marcelo Falé Saboya - Integrante / Lillian França Borges - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - Atual
Estudos com microrganismos do solo no cerrado do Tocantins, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / Luiz Antonio de Oliveira - Integrante / Rita de Cássia Cunha Saboya - Integrante / Leonardo Santos Collier - Integrante / Gil Rodrigues dos Santos - Coordenador / Lillian França Borges Chagas - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8
-
2003 - 2007
Estudos agronômicos e sociais de três comunidades rurais do Amazonas visando suas sustentabilidades em longo prazo, Descrição: Estudar a viabilidade e sustentabilidade ambiental, social e econômica, visando identificar as potencialidades de três comunidades rurais do Estado do Amazonas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / Luiz Antônio de Oliveira - Coordenador / André luiz Willerding - Integrante / Francisco Adilsom dos Santos Hara - Integrante / Arlen Nascimento de Oliveira - Integrante / Francisco Wessen Moreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2003 - 2006
Caracterização enzimática de microrganismos da Amazônia Brasileira, Descrição: Avaliar a potencialidade dos microrganismos nativos da região em produzir enzimas de interesse industrial. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Aloísio Freitas Chagas Junior - Integrante / Luiz Antônio de Oliveira - Coordenador / André luiz Willerding - Integrante / Arlem Nascimento de Oliveira - Integrante / Helenires Queiroz de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
Prêmios
2019
Melhor trabalho apresentado no I Simpósio de Defesa Fitossanitária do Tocantins, SIMDEFI / SANVEG.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Tocantins, Campus Universitário de Gurupi. , Rua Badeijós, Lote 07, Chácara 69/72, Zona Rural, 77402970 - Gurupi, TO - Brasil, Telefone: (63) 33113526, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Agronomia, Carga horária: 20
2011 - 2013
Universidade Federal do TocantinsVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Agronomia, Carga horária: 20
2016 - 2019
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPqVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Produtividade, Carga horária: 2
2009 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2007 - 2009
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
08/2012
Ensino, Biotecnologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia
-
04/2010
Ensino, Produção Vegetal, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica
-
03/2010
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Agrícola
-
01/2009
Estágios , Campus Universitário de Gurupi.,Estágio realizado, Coordenação de Estágio.
-
03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Universitário de Gurupi.,Cargo ou função, Comissão de elaboração dos projetos pedagógicos dos novos cursos aprovados pelo REUNI.
-
09/2007
Ensino, Engenharia Agronômica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemática Vegetal, Anatomia e Organografia Vegetal
-
05/2010 - 05/2010
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Gurupi, Campus Universitário de Gurupi.,Atividade realizada, Palestra: Estudos com microrganismos do solo no cerrado do Tocantins. Disciplina Seminários Interdisciplinares I. Curso de Engenharia Biotecnológica e Química Ambiental..
-
03/2010 - 03/2010
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Gurupi, Campus Universitário de Gurupi.,Atividade realizada, Palestra: Estudos com microrganismos do solo no cerrado do Tocantins. Disciplina Tópicos Avançados em Agricultura. Curso de Agronomia.
-
10/2009 - 10/2009
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Gurupi, Campus Universitário de Gurupi.,Atividade realizada, Palestra: Uso de chaves sistemáticas e organografia floral. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - EaD.
-
09/2009 - 09/2009
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Gurupi, Campus Universitário de Gurupi.,Atividade realizada, Palestra: Estudos com microrganismos do solo no cerrado do Tocantins. Disciplina Seminários Interdisciplinares I. Curso de Engenharia Biotecnológica e Química Ambiental..
-
05/2009 - 05/2009
Outras atividades técnico-científicas , Campus Universitário de Gurupi, Campus Universitário de Gurupi.,Atividade realizada, Palestra: Uso de chaves sistemáticas e organografia vegetal. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EaD..
2003 - 2007
Instituto Nacional de Pesquisas da AmazôniaVínculo: Aluno Doutorado, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 20
Atividades
-
05/2002 - 06/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Agronômicas, Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas.,Linhas de pesquisa
2000 - 2002
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: professorSubstituto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2000 - 04/2002
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Agronômicas, Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas.,Linhas de pesquisa
-
03/2000 - 04/2002
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Plantas Industriais I, Plantas Industriais II, Melhoramento Florestal
2004 - 2007
Universidade Nilton LinsVínculo: Professor Graduação, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 10
Atividades
-
04/2004 - 06/2007
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Extensão Rural, Administração Rural, Agrostologia
2001 - 2007
Escola Superior Batista do AmazonasVínculo: Professor Graduação, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 20
Atividades
-
07/2004 - 06/2007
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Microbiologia, Fisiologia Vegetal, Vegetais inferiores
-
10/2001 - 06/2007
Ensino, Medicina Veterinária, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Extensão Rural, Administração Rural, Agrostologia, Nutrição Animal
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ALOISIO FREITAS CHAGAS JUNIOR e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?