Antonio Francisco Soares

Possui graduação em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1992), Especialista em Ensino Superior, Especialista em Educação Especial, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e mestrado em MASTER EN EDUCACIÓN MENCIÓN DOCENCIA UNIVERSITARIA pelo Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno (2000). Mestre em Educação: História, Política, Sociedade (ano 2020), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, na linha de pesquisa Processos de Escolarização, Desigualdades Sociais e Diversidade Cultural (com financiamento do CNPq).Doutor em Educação, História, Política, Sociedade (ano 2024), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, na linha de pesquisa Processos de Escolarização, Desigualdades Sociais e Diversidade Cultural (com financiamento do CNPq). Pesquisador do grupo de pesquisa "Processos de Escolarização, Desigualdades Sociais e Diversidade Cultural" e do grupo de pesquisa "NEEPE - Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas Educacionais". Atualmente é professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí, atuando como professor da disciplina "Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva e pesquisador na área de Educação Especial, reforço escolar e inclusão.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade

2020 - 2024

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: ORIGEM E DESTINO SOCIAL DE ADULTOS CEGOS: TRAJETÓRIAS SOCIAIS E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO.
JOSÉ GERALDO SILVEIRA BUENO. Coorientador: CARLA CAZELATO FERRERI. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cegueira. Trajetórias sociais. Posição social..Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade

2018 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: A RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS ESPECIALIZADOS DE ALFABETIZAÇÃO DE CEGOS E SUA UTILIZAÇÃO/INTERFERÊNCIA NA SALA REGULAR
, Ano de Obtenção: 2020.JOSÉ GERALDO SILVEIRA BUENO.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em MASTER EN EDUCACIÓN MENCIÓN DOCENCIA UNIVERSITARIA

1998 - 2000

Instituto Pedagogico Latinoamericano Y Caribeno
Título: O aperfeiçoamento do processo de avaliação da aprendizagem no curso de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Piauí, Ano de Obtenção: 2000
Orientador: Xiomara Ruiz Gamio
Palavras-chave: avaliação.

Graduação em licenciatura plena em pedagogia

1989 - 1992

Universidade Federal do Piauí

Formação complementar

2023 - 2024

Extensão universitária em Curso de Libras. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2020 - 2020

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! USAR. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação na Área de Deficiência Visual. (Carga horária: 150h). , Secretaria de Estado da Educação - SEDUC - PI, SEDUC, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação para uso das TICs na Educação. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

2009 - 2010

ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL. (Carga horária: 510h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

1997 - 1998

Especialização em Ensino Superior. , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

1989 - 1992

Supervisão escolar. , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

1991 - 1991

Extensão universitária em PARAPSICOLOGIA E RELIGIÃO. (Carga horária: 110h). , FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE GUARATINGUETÁ, FEG-SP, Brasil.

Organização de eventos

Soares, Antonio Francisco . XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO RD-EHPS: Estratégias de enfrentamento e inovação na educação. 2023. (Outro).

SOARES, A. F. . IX Seminário de Pesquisa e Integração EHPS - Corpos Dissidentes no Território Brasileiro: Educação e Resistência. 2021. (Outro).

SOARES, A. F. . Seminário de comemoração: 50 anos da Pós Graduação em Educação do Brasil. 2021. (Outro).

SOARES, A. F. . VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO - EHPS. 2020. (Outro).

Participação em eventos

Conferência Livre dos Pós-Graduandos Paulistas. 2024. (Outra).

Conferência Livre dos Pós-Graduandos Paulistas. 2024. (Outra).

I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE. 2024. (Congresso).

I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS.Práticas de Letramentos Acadêmicos e Inteligência Artificial. 2024. (Oficina).

X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PPGED/UFPI.NEOLIBERALISMO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: AS REFORMAS DO ENSINO NO BRASIL, OS ACORDOS INTERNACIONAIS E A INCLUSÃO ESCOLAR. 2024. (Encontro).

X ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGED/UFPI e IV CONGRES INTRERNACIONAL EM EDUCAÇÃOSO. 2024. (Congresso).

XVIII ENCONTRO IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO.A RELAÇÃO ENTRE O AEE E AS ATIVIDADES DA SALA REGULAR NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM CEGUEIRA. 2024. (Encontro).

XVIII ENCONTRO IBERO AMERICANO DE EDUCAÇÃO. 2024. (Encontro).

10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. As atividades preparatórias para aprendizagem do Braille. 2023. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2023. (Congresso).

XI SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO RD-EHPS: Estratégias de enfrentamento e inovação na educação. 2023. (Seminário).

Aula Magna dos Programas de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP: crises contemporâneas e a disputa pela educação. 2022. (Outra).

Curso livre "A Teoria de Bourdieu nos estudos de Trajetória: um exemplo de estudo com ex-jogadores de futebol". 2022. (Outra).

X Seminário de Pesquisa e Integração EHPS. 2022. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa e Integração EHPS.Mesa de encerramento 10 anos da Representação Discente: perspectivas para pensar o futuro da educação e pesquisa. 2022. (Seminário).

X Seminário de Pesquisa e Integração EHPS.Mesa Deficiências e políticas educacionais. 2022. (Seminário).

40 Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Em Edducação - ANPEd. 2021. (Outra).

IX Seminário de Pesquisa e Integração EHPS - Corpos Dissidentes no Território Brasileiro: Educação e Resistência. 2021. (Seminário).

IX Seminário de Pesquisa e Integração EHPS - Corpos Dissidentes no Território Brasileiro: Educação e Resistência.Mesa Redonda - Educação, deficiência e anticapacitismo. 2021. (Seminário).

Seminário de comemoração: 50 anos da Pós Graduação no Brasil. 2021. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL EHPS - Educação, Democracia e Sistemas políticos nas Américas. 2021. (Seminário).

CICLO DE PALESTRAS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA.TRAJETÓRIAS SOCIAIS E ESCOLARES DE ALUNOS CEGOS. 2020. (Outra).

CICLO DE PALESTRAS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA. 2020. (Outra).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PATRIMÔNIO CIENTÍFICO E ENSINO DAS CIÊNCIAS (WEBINARIO). 2020. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO - EHPS. 2020. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO - EHPS.TRAJETÓRIAS FEMININAS i. 2020. (Seminário).

VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO - EHPS.ORGANIZAÇÃO DO EVENTO. 2020. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO EHPS "DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO"."Espaços de Educação e Bilinguismo". 2019. (Seminário).

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA E INTEGRAÇÃO EHPS "DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO". 2019. (Seminário).

V ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA:(ENTRE)LAÇANDO SABERES NO MEIO DO MUNDO E.EDUCAÇÃO ESPECIAL: NOÇÕES BÁSICAS E RELAÇÕES COM A TECNOLOGIA. 2018. (Encontro).

V ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA:(ENTRE)LAÇANDO SABERES NO MEIO DO MUNDO E I. 2018. (Encontro).

III ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL DE INCLUSÃO, INTERCULTURALIDADE E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA - OIIIIPe/Teresina(PI)Pe /Te. 2017. (Encontro).

III SEMANA DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA.FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DIÁLOGO COM O ESPAÇO ESCOLAR. 2017. (Outra).

II SEMINÁRIO DE INGRESSO NA UESPI-CAMPUS CLÓVIS MOURA.PALESTRA: O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS CLÓVIS MOURA. 2014. (Seminário).

I ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.RELATO DE EXPERIÊNCIA NO 'I ENCONTRO PEDAGÓGICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS'. 2012. (Encontro).

IX SEMINÁRIO DE TRADIÇÕES BRASILEIRA: Práticas, Ritmos e Mandingas na Cultura Piaauiense.Coordenador da Mesa Redonda "EX VOTO". 2011. (Seminário).

I JORNADA DE PEDAGOGIA: Lúdico, Corpo e Educação.PALESTRA: O LÚDICO E A EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL. 2010. (Outra).

X Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Cientntífica.A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATENDIDOS PELO CENTRO DE HABILITAÇÃO ANA CORDEIRO. 2010. (Simpósio).

Participação em bancas

SOARES, A. F.; MEDEIROS; FONTINELES. Banca Examinadora no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior da UESPI. 2011. Universidade Estadual do Piauí.

SOARES, A. F.; FONTINELES; MEDEIROS. Banca Examinadora no Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior da UESPI, com regime de Dedicação Exclusiva, na área de Pedagogia, no Campus de Picos. 2011. Universidade Estadual do Piauí.

SOARES, A. F.. Coordenou sessão de apresentação no XI Simpósio de Produção Científica e X Seminário de Iniciação Científica da UESPI. 2011. Universidade Estadual do Piauí.

MIRANDA; PIRES, O. O. S.;SOARES, A. F.. Banca do Processo Seletivo para os cargos de Tutores a Distância e Presencial. 2011. Universidade Estadual do Piauí.

Orientou

JÚLIO CÉSAR ALVES MARTINS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Adriana Martins de Sousa

ESCOLA E FAMÍLIA: AS CONTRIBUIÇÕES DESSA PARCERIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

CATIANA GOMES DA SILVA

O ENSINO DE ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A REALIDADE DE UM CMEI DA ZONA SUDESTE DE TERESINA - PI; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

RAVENA MORAIS ROCHA

CONHECENDO A EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA EM UM CMEI DA ZONA SUDESTE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

HIORRANNA JEANE DE SOUSA SILVA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MAYSA DO NASCIMENTO RIBEIRO MELO

O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MARIA DOS REMÉDIOS DE CARVALHO

INCLUSÃO DE ALUNOS COM PARALISIA CEREBRAL NO ENSINO REGULAR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

AURINEIDE DA SILVA MARQUES

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

KARLA PATRÍCIA QUADROS

BULLYING NA ESCOLA: O PAPEL DO PROFESSOR NA PREVENÇÃO E CONTROLE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Isamara da Silva Lima

A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE DE REALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE UMA CMEI URBANA DE TERESINA-PI; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

DINAYRA COSTA ARAÚJO

A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

ANGÉLICA ALVES PORTELA

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN NO AMBIENTE ESCOLAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Jackeline da Silva Lima Evangelista

A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA REDE REGULAR DE ENSINO: PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DO ALUNO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Francisca Inairana da Cruz Alves e Moura

ANÁLISE DA INTERFERÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM INSTITUIÇÕES REGULARES DO ENSINO MÉDIO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

CIMOCLÉIA CASTRO DOS SANTOS

A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

FRANCISCO WELLISON ALVES RODRIGUES

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O RENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM TERESINA PIAUÍ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Adriana Lima da Silva

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA - PI: DA TEORIA À PRÁTICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Adriana Lima da Silva

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE TERESINA - PI: DA TEORIA À PRÁTICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Marcela Coelho machado

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS ESCOLAS PARTICULARES DE TERESINA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

GIRLENE MARIA MENDES DE MELO

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO REGULAR: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

ANA LÍDIA DE SOUSA LEMOS

A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN NA ESCOLA REGULAR DE TERESINA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

THAYSE RIVANE DE FREITAS MOURA

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) NO ENSINO INFANTIL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Levy Alves de Sousa

RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TERESINA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Giselle Karol Deniur Araújo

A PRÁTICA DOCENTE COM ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Terezinha Ribeiro Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Maria de Fátima Cardoso Sousa

INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO AUTISTA: A CONTRIBUIÇÃO DE UMA ONG EM TERESINA-PI; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Ana Vanessa Abreu Silva

INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MARIA JOSÉ DUARTE RIOS; MARIA DO SOCORRO FERREIRA

Leitura: dificuldades e fatores determinantes nos anos iniciais - 1º ano do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MARIA DAS GRAÇAS AZEVEDO DA SILVA; MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA

Leitura: dificuldades e fatores determinantes nos anos iniciais no 2º ano do ensino fundamental; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

KÁTIA ALVES FERNANDES; SILOANE FONTES LIMA

A contribuição da família no processo ensino aprendizagem de alunos do ensino fundamental nas séries iniciais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MARIA DE JESUS SILVA LIMA

Ingresso de alunos do bairro São Francisco Norte na Universidade; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

MARIA DAS GRAÇAS ALVES DA COSTA

A inclusão dos educandos com deficiência na escola municipal professor João Porfírio de Lima Cordão; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

LAYANE RIBEIRO BASTOS

O processo de ensino aprendizagem de crianças hiperativas na escola pública estadual Agnelo Pereira; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

ANTONIA DA CUNHA RIBEIRO SOARES

ENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL (DE 5ª A 8ª SÉRIES) NAS ESCOLAS DA REDE OFICIAL; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Luana Cristina Aguiar Louzeiro

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE ESTADUAL DE ENSINO NA CIDADE DE CORRENTE - PI; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

ANTONIA CREUZA DE SOUSA BORGES

Formação continuada na educação básica I na rede municipal de Teresina/PI; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Jullianna de Abreu Oliveira

Um olhar sobre a concepção de ensino-aprendizagem noteadoras da prática pedagógica piauiense; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

FRANCISCA CLELMA DA COSTA

A inclusão dos alunos com deficiência auditiva em escola da rede pública de Teresina; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

FRANCILENE RODRIGUES DA SILVA

A construção da relação de convivência entre alunos no espaço escolar; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

ERIC JAMES DA SILVA CAMPUS

Relações afetivas no ambiente escolar: um estudo de caso em uma escola pública e outra particular do Dirceu Arcoverde; 2009; Iniciação Científica - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Francisca Aracelis de Carvalho Pereira

Pedagogia empreendedora: uma educação para a transformação social; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

NICÉA FERNANDES DE SOUZA FREITAS

O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA 1ª E 2ª SÉRIE NA UNIDADE ESCOLAR MARQUÊS DE PARANAGUÁ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

JOSÉ ANTONIO PEREIRA DE OLIVEIRA

SUPERVISÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL: a inclusão das crianças e suas famílias em uma vida cidadã; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA) - Universidade Estadual do Piauí; Orientador: Antonio Francisco Soares;

Produções bibliográficas

  • Soares, Antonio Francisco . Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019.

  • SOARES, A. F. . Contribuições para a filosofia da educação. 1. ed. Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2012. 120p .

  • SOARES, A. F. ; Soares, Antonio Francisco . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE. In: ERMÍNIA MARIA DO NASCIMENTO SILVA; LÚCIA MARIA DE SOUSA LEAL NUNES; DEUSELANIA DE SOUSA FERREIRA. (Org.). LETRAMENTOS NO CONTEXO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 1ed.TERESINA: FUESPI, 2025, v. 2, p. 169-180.

  • Soares, Antonio Francisco . Apresentação. In: Soares, Antonio Francisco. (Org.). Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 6-8.

  • Soares, Antonio Francisco ; Silva, Hiorranna Jeane de Sousa . A inclusão de alunos com deficiência na educação infantil. In: Antonio Francisco Soares; Hiorrana Jeane de Sousa Silva. (Org.). Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 9-30.

  • Soares, Antonio Francisco ; Rodrigues, Marcos Antonio de Sousa . Atendimento Educacional Especializado (AEE) na perspectiva da educação inclusiva na escola regular: contribuições das salas de AEE para inclusão de alunos com deficiência auditiva. In: Antonio Francisco Soares; Marcos Antonio de Sousa Rodrigues. (Org.). Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 31-51.

  • Soares, Antonio Francisco ; Portela, Angélica Alves . A inclusão de alunos com Síndrome de Down em uma escola da rede particular de Teresina. In: Antonio Francisco Soares; Angélica Alves Portela. (Org.). Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 78-105.

  • Soares, Antonio Francisco ; Sousa, Maria de Fátima Cardoso . Inclusão escolar do aluno autista: uma tarefa para todos. In: Antonio Francisco Soares; Maria de Fátima Cardoso Sousa. (Org.). Pesquisas educacionais na graduação: a inclusão em foco. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2019, v. , p. 52-77.

  • Soares, Antonio Francisco . Educação Especial: noções básicas e relações com a tecnologia. In: Márcia Raika e Silva Lima. (Org.). Pesquisas educacionais em contextos inclusivos: diversidade em questão. 1ed.: Pimenta Cultural, 2018, v. , p. 75-93.

  • SOARES, A. F. ; Soares, Antonio Francisco . O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS CEGAS ATRAVÉS DO SISTEMA BRAILLE. In: I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS, 2024, TERESINA. CADERNO DE RESUMOS DO I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS. TERESINA: FUESPI, 2024. v. 1. p. 1-1.

  • SOARES. A. F. ; BUENO, J. G. S. ; SOARES, A. F. ; SOARES, A. F. . AS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS PARA APRENDIZAGEM DO BRAILLE. In: 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023, São Carlos. Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial. São Carlos: UFSCar, 2023. v. 1. p. 1-1.

  • SOARES, A. F. ; RIBEIRO, Raimunda Maria da Cunha . HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NOS CENÁRIOS BRASILEIRO E PIAUIENSE. Curitiba, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SOARES, A. F. ; SOARES, A. F. . O BRAILLE NA ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS CEGAS. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • SOARES, A. F. . MINICURSO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    CONTRIBUIÇÕES DO REFORÇO ESCOLAR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E NO PROCESSO DE INCLUSÃO, Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral analisar a contribuição do reforço escolar no processo ensino-aprendizagem e no processo de inclusão dos alunos do Ensino Fundamental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonio Francisco Soares - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Estadual do Piauí, Campus Clóvis Moura. , Rua Desembargador Berilo Mota s/n, Dirceu I, 64000-000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (086) 32319285

Experiência profissional

1994 - Atual

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2016

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogia C. Clóvis Moura, Carga horária: 20

2010 - 2014

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogia C. Clóvis Moura, Carga horária: 20

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Interino do Campus Clóvis Moura, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2012

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Interino do Campus Clóvis Moura, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2010

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor interino do C. Clóvis Moura, Regime: Dedicação exclusiva.

2001 - 2002

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogia/Normal Superior, Carga horária: 20

1997 - 1997

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação do Curso de Pedagogia C. Corrente, Carga horária: 20

1996 - 1997

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor Técnico do C. Corrente, Carga horária: 20

1996 - 1996

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor interino do Campus de Corrente, Regime: Dedicação exclusiva.

1995 - 1996

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Departamento de Ensino - C. Corrente, Carga horária: 20

1993 - 1993

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disc. Didática, Carga horária: 12

1993 - 1993

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disc. Didática, Carga horária: 12

1992 - 1992

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disc. Educação Brasileira, Carga horária: 12

1991 - 1991

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria da disc. Filosofia da Educação I, Carga horária: 12

2020 - 2024

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolveu a pesquisa intitulada "ORIGEM E DESTINO SOCIAL DE ADULTOS CEGOS:TRAJETÓRIAS SOCIAIS E PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO"

2020 - 2024

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade.

2021 - 2022

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Comissão de Bolsas, Enquadramento Funcional: Representante Discente Comissão de Bolsas, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Desenvolveu pesquisa de Mestrado intitulada "A RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS ESPECIALIZADOS DE ALFABETIZAÇÃO DE CEGOS E SUA UTILIZAÇÃO/INTERFERÊNCIA NA SALA REGULAR"

2018 - 2020

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Vínculo: Representante Discente, Enquadramento Funcional: Representante Discente, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade.