Amélia Moreira Santos

Ocupei o cargo de docente convidada no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC/IPC), onde lecionei em cursos técnicos e superiores em Engenharias. Desempenho a função de engenheira eletricista sênior na EFACEC AS, atuando na Unidade de Transportes, com foco em áreas como sinalização, segurança e no desenvolvimento de produtos industriais destinados às ferrovias. Previamente, exerci a posição de engenheira eletricista na Critical Software, nas divisões de High Integrity Security e Function Integration. Acumulei experiência como docente nível II nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Computação na Universidade de São Paulo (EESC/USP) e como docente associada nos cursos de graduação em Engenharia Elétrica e Computação no Centro Universitário Central Paulista (UniCeP). Adicionalmente, atuei como revisora/curadora de materiais didáticos na área de Engenharia Elétrica, com enfoque em Eletromagnetismo, no Grupo Kroton. Fui pesquisadora convidada tanto na Universidade de Coimbra, no Instituto de Sistemas e Robótica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computação, onde contribuí em projetos relacionados ao desenvolvimento de produtos industriais, digitalização da indústria (Indústria 4.0), fabricação sem defeitos e tecnologias de sensoriamento. Atualmente, faço estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, no Centre for Mechanical Technology and Automation (TEMA), onde minha pesquisa se concentra em materiais poliméricos, sensores e transdutores magneto e piezoelétricos. Adicionalmente, faço um segundo doutorado em Sistemas de Transportes na FEUP/UPorto, aonde minha pesquisa está voltada para sinalização, segurança e desenvolvimento de produtos industriais para o setor ferroviário. Possuo doutorado em Engenharia Elétrica pela EESC-USP, com ênfase em sistemas elétricos de alta tensão, desenvolvimento de produtos industriais e sensores magneto-piezoelétricos. Além disso, mestrado em Engenharia Elétrica pela EESC-USP, com ênfase em eletromagnetismo, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos e óptica aplicada. Complementando minha formação, tenho MBA em Gestão de Pessoas e Projetos pela ESalq-USP, especializações em Railway Engineering e Systems Engineering pela Delft University of Technology (TU Delft), especialização em Docência no Ensino Superior pela Faculdade São Luís e bacharelato em Engenharia Elétrica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) com ênfases em eletrônica, eletrotécnica, automação e controle.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Sistemas de Transportes

2022 - Atual

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Título: Development of Integrated Communication Systems for Automatic Protection of Railway Signalling
Orientador: Prof. Dr. Jorge Pinho Sousa
Coorientador: Prof. Dr. Antônio Paes Antunes. Palavras-chave: Railway; Safety; Signalling; ATP.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Veículos e Equipamentos de Controle.

Doutorado em Engenharia Elétrica

2018 - 2023

Universidade de São Paulo
Título: Sensor de Corrente Baseado na Tecnologia de Magneto-piezoeletretos Termoformados
Ruy Alberto Corrêa Altafim. Coorientador: Ruy Alberto Pisani Altafim. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Sensores; Magnetoeletretos; Polímeros; Piezoeletricidade.Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia Elétrica

2015 - 2017

Universidade de São Paulo
Título: Análise de Forças Ópticas no Aprisionamento de Partículas Esféricas Utilizando Superposições Discretas de Feixes de Bessel em Óptica Geométrica
, Ano de Obtenção: 2017.Leonardo Andre Ambrosio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em andamento em MBA em Gestão de Projetos

2022 - Atual

Universidade de São Paulo

Especialização em Railway Engineering and Systems Engineering

2021 - 2022

Delft University of Technology
Título: Development of Integrated Communication Systems for Automatic Protection of Railway Signaling

Especialização em MBA em Gestão de Pessoas

2020 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: O papel da liderança na motivação do colaborador em tempos de pandemia e trabalho remoto
Orientador: Profª. Dra. Maria Simone Prates Barreto
Bolsista do(a): PECEGE, PECEGE, Brasil.

Especialização em Docência no Ensino Superior

2017 - 2017

Faculdade de Educaçao Sao Luis
Título: A Importância Didática no Ensino Superior - Uso de Laboratórios Físicos e Virtuais
Orientador: Ana Carolina Caruso Bertonha

Graduação em Engenharia Elétrica

2011 - 2015

Instituto Federal da Bahia
Título: O Ensino da Engenharia Elétrica por Células a Combustível e Sua Importância Didática na Análise de Novas Fontes de Energias Renováveis
Orientador: Jaime dos Santos Filho

Formação complementar

2019 - 2019

Basic Training Program - Software Engineering. (Carga horária: 100h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

Functional and Vehicle Support. (Carga horária: 100h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

Safety Critical Basic Program. (Carga horária: 100h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

Test Management - Xray. (Carga horária: 20h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

Software Testing Process. (Carga horária: 20h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

Railway Signaling. (Carga horária: 20h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2019 - 2019

CENELEC Standards. (Carga horária: 20h). , Critical Software, CSW, Portugal.

2016 - 2016

COMSOL Multiphysics 5.2a. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

2009 - 2010

Matlab. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Introdução a Robótica. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Bombas á Vácuo. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Empreendedorismo. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Microcontroladores. (Carga horária: 8h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Introdução a Máquinas Elétricas. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2008 - 2008

Confeccção de Placas de Circuito Impresso. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal da Bahia, IFBA, Brasil.

2005 - 2005

Estudos Ambientais. (Carga horária: 80h). , Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, EASC, Brasil.

2005 - 2005

Artes. (Carga horária: 80h). , Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, EASC, Brasil.

2004 - 2004

Sociologia. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, EASC, Brasil.

2004 - 2004

Oficina de Matemática. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.

2003 - 2004

Enriquecimento Instrumental - PEI. (Carga horária: 240h). , Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, EASC, Brasil.

2003 - 2003

Filosofia. (Carga horária: 40h). , Escola Agrotécnica Sérgio de Carvalho, EASC, Brasil.

2003 - 2003

Informática - Operador de Microcomputador. (Carga horária: 198h). , Colégio de Formação Profissional, ALFATECH, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrotècnica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: High-Integrity Systems (HIS).

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Functional and Vehicle Support - Railway.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Materiais.

Organização de eventos

SANTOS, A. M. . Global Congress and Expo on Nano Electronics and Advanced Computer Applications. 2019. (Congresso).

Participação em eventos

II INTERNATIONAL WORKSHOP ON ADVANCED DIELECTRICS AN APPLICATIONS-IWADA. 2017. (Outra).

XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS.ESTIMATIVA DE PARÂMETROS CINÉTICOS DA PRODUÇÃO DE BETACAROTENO A PARTIR DE RESÍDUOS AGRO-INDUSTRIAIS. 2013. (Simpósio).

VII CONNEPI. O Ensino da Automação Industrial Por Meio de Laboratórios Virtuais. 2012. (Congresso).

VII CONNEPI. O Ensino da Engenharia Por Meio da Metodologia da Problematização. 2012. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2011). DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Á CRIANÇAS. 2011. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2011). Modelagem de Antenas de Microfita Utilizando a Geometria Fractal. 2011. (Congresso).

VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2011). MODELAGEM DE BLOCOS E PRÉ-LAJES UTILIZANDO PÓ DE SERRA E COLA PRODUZIDA À BASE DE MANIPUEIRA. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica.Enconto Nacional dos Estudantes de Engenharia Elétrica. 2010. (Encontro).

I SECTEC.Elaboração de módulos didáticos no ensino da eficiência energética. 2010. (Encontro).

Semana de Ciência e Tecnologia - SECITEC.Produção ecologia de farinha de mandioca. 2010. (Outra).

V CONNEPI - Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Construção de um aquecedor de ar solar a ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca. 2010. (Congresso).

VIII Seminário de Iniciação Científica.Elaboração de um manual técnico para construção de um aquecedor de ar solar a ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca. 2010. (Seminário).

III Semana de Ciência e Tecnologia. 2008. (Congresso).

II Semana de Engenharia Elétrica. 2008. (Congresso).

I Seminário de Tecnologia da Informação. 2008. (Seminário).

II Semana Espanhola. 2006. (Congresso).

XI Seminário de Línguas. 2006. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Mateus Ribeiro Vanzella

VANZELLA, M. R.; SOARES JUNIOR, J. N.;SANTOS, A. M.. Projeto e otimização de amplificadores operacionais utilizando algoritmos metaheurísticos.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Adnelson Pereira Santana

Rodrigo Juliano Silva;SANTOS, A. M.. SMART SHOWER (DUCHA INTELIGENTE). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: ALEX FERREIRA SILVA

FABIO TOLEDO BONEMER DE SAVI;SANTOS, A. M.. SISTEMA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE DE IRRIGAÇÃO EM ESTUFA MONITORADO POR MEIO DE UM SISTEMA WEB.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Eduardo Valério da Silva,

Ricardo Alberto dos Santos;SANTOS, A. M.. ACIONAMENTO REMOTO VEICULAR VIA SMS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Autores:Fabrício D

LIMA, A. D. S.; Wellington da Rocha Gouveia;SANTOS, A. M.SANTOS, A. M.. de Sousa Lima.Smart Box:uma caixa de remédios inteligente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Fabrício Silva Leite

Fabrício Silva Leite; Wellington da Rocha Gouveia;SANTOS, A. M.. CNC CASEIRA: EXEQUIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Felipe Hugen

HUGEN, F.; Wellington da Rocha Gouveia;SANTOS, A. M.. USO DE SENSOR ULTRASSÔNICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS: UM ESTUDO DE CASO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Aluno: Denis Henrique Pereira

Denis Henrique Pereira;SANTOS, A. M.. JANELA AUTOMATIZADA UTILIZANDO SENSORES METEOROLÓGICOS E EASY DRIVER A3967. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro Universitário Central Paulista.

Produções bibliográficas

  • ALTAFIM, R. A. P. ; ASSAGRA, Y. A. O. ; ALTAFIM, R. A. C. ; CARMO, J. P. ; PALITÓ, T. T. C. ; SANTOS, A. M. ; RYCHKOV, D. . Piezoelectric-magnetic behavior of ferroelectrets coated with magnetic layer. APPLIED PHYSICS LETTERS , v. 119, p. 241901, 2021.

  • SILVA., R. S. ; SANTOS, A. M. . Eletromagnetismo. 1. ed. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2018. v. 1. 200p .

  • Pereira, Luan Diego de Lima ; Basoni, Aline Menezes Rodrigues ; Pereira, Wilquer de Lima ; Santos, Amélia Moreira ; Basoni, Renan Corrêa . Matemática na Automação: Um Reforço ao Aprendizado. Série Educar ¿ Volume 36 ¿ Prática Pedagógica. 1ed.: Editora Poisson, 2020, v. 36, p. 01-.

  • SILVA NETO, D. T. ; SANTOS, A. M. ; ALVES, J. F. ; ARDUINI, F. R. ; SANTOS, P. A. . Modeling a Photovoltaic Panel with the Algorithm Incremental Conductance to Maximize Efficiency using Matlab/Simulink Software. Smart Innovation, Systems and Technologies. 1ed.Campinas-SP: Springer, 2019, v. 140, p. 361-369.

  • SANTOS, A. M. ; MOREIRA, M. M. A. C. ; ALVES, J. F. . ESTUDO DE CASO: ANÁLISE TÉCNICO-ECONÔMICA DE CENTRAIS FOTOVOLTAICAS E EÓLICAS. In: Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP (SiPGEM/EESC-USP), 2019, São Carlos. Melkzedekue Moraes de Alcantara Calabrese Moreira, 2019. v. 1.

  • Luan Diego de Lima Pereira ; Wilquer de Lima Pereira ; SANTOS, A. M. ; Filiphe Oliveira Louback ; Késia Alves Coelho Louback ; Netalianne Mitchelle Fagundes Heringer ; Wesley de Almeida Souto . IMPLEMENTAÇÃO RESIDENCIAL DE UM SISTEMA DE MEDIÇÃO DE CONSUMO DE ÁGUA POR TRANSMISSÃO VIA RADIOFREQUÊNCIA. In: Congresso Brasileiro de Automática, 2018, João Pessoa. XXII Congresso Brasileiro de Automática - CBA, 2018.

  • SANTOS, A. M. ; SILVA NETO, D. T. ; PEREIRA, L. D. L. ; ALVES, J. F. . Energetic Efficiency of Self-renewable alternative sources for the generation of electrical energy. In: 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires - Congresso Internacional, 2018, Vila Velha. Congresso Internacional SUSTENTABILIDADE URBANA 14ª Jornada Urbenere e 2ª Jornada Cires. Vitória - ES: 1ª Edição, dezembro 2018 - Editores, 2018. v. 3. p. 2277-2286.

  • PEREIRA, L. D. L. ; RODRIGUES, A. M. ; SANTOS, A. M. ; PEREIRA, W. L. . MATEMÁTICA NA AUTOMAÇÃO: UM REFORÇO AO APRENDIZADO. In: Congresso Nacional de Educação, 2018, Olinda. Congresso Nacional de Educação, 2018.

  • SILVA NETO, D. T. ; SANTOS, A. M. ; ALVES, J. F. ; ARDUINI, F. R. ; SANTOS, P. A. . Modeling a Photovoltaic Panel with the Algorithm Incremental Conductance to Maximize Efficient using Matlab/Simulink. In: BRAZILIAN TECHNOLOGY SYMPOSIUM, 2018, Campinas. [BTSym'18] Unicamp - Brazilian Technology Symposium 2018 Published on 2018 M08 10.

  • SANTOS, AMELIA MOREIRA ; JUSTINO DA SILVA ARANTES, PEDRO PAULO ; AMBROSIO, LEONARDO ANDRE . Circularly symmetric frozen waves and their optical forces in optical tweezers using a ray optics approach. In: 2017 SBMO/IEEE MTTS International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017, Aguas de Lindoia. 2017 SBMO/IEEE MTT-S International Microwave and Optoelectronics Conference (IMOC), 2017. p. 1.

  • ARANTES, P. P. J. S. ; SANTOS, A. M. ; ANGELIS, V. S. ; AMBROSIO, L. A. . Método Simples em Óptica de Raios para Cálculo de Forças Radiais Exercidas por Superposições Discretas de Feixes de Bessel. In: MOMAG 2016 - 12º CBMag - Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo 17º SBMO - Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica LAWOFS 2016 - Latin American Workshop on Optical Fiber Sensors, 2016, Porto Alegre - RS. 12º CBMag - Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo, 2016.

  • SANTOS, A. M. ; Ferreira. A l. O. ; FISCINA, R. S. ; SILVA, G. F. ; SILVA, A. ; OLIVEIRA, A. P. . EFEITOS DIFUSIVOS NA PRODUÇÃO DE CAROTERNÓIDES POR RHODOTORULA GLUTINIS. In: XXXVI ENEMP, 2013, MACEIÓ. Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados|. MACEIÓ: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2013. v. 36. p. 59-60.

  • SANTOS, A. M. ; Ferreira. A l. O. ; SILVA, G. F. ; SILVA, A. ; SILVA, R. L. G. . MODELAGEM E SIMULAÇÃO EMISSÃO DE NO EM COMBUSTOR DE LEITO FLUIDIZADO. In: XXXVI ENEMP, 2013, MACEIÓ. Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. MACEIÓ: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2013. v. 36. p. 73-74.

  • SANTOS, A. M. ; Ferreira. A l. O. ; SILVA, G. F. ; SANTOS, F. A. ; OLIVEIRA, A. P. . CONTROLE DE REATOR EM LEITO FLUIDIZADO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE LICURI. In: XXXVI ENEMP, 2013, MACEIÓ. Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. MACEIÓ: EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, 2013. v. 36. p. 78-79.

  • SANTOS, A. M. ; OLIVEIRA, A. P. ; Ferreira. A l. O. ; SILVA, G. F. ; SILVA, R. L. G. ; BASTOS, A. K. P. . ESTIMATIVA DE PARÂMETROS CINÉTICOS DA PRODUÇÃO DE BETACAROTENO A PARTIR DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS. In: XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 2013, FOZ DO IGUAÇU. XIX SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS X SIMPÓSIO DE HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS. FOZ DO IGUAÇU: ABEQ, 2013. v. 1. p. 1-5.

  • SANTOS, A. M. ; JOSÉ ALBERTO DIAZ AMADO . O ENSINO DA ENGENHARIA POR MEIO DE LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: PSPICE, UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO USO DA SIMULAÇÃO NA ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS. In: VII CONNEPI, 2012, PALMAS. VI CONNEPI, 2012. v. 1.

  • SANTOS, A. M. ; PEDRO HENRIQUE R. ANDRADE ; JOSÉ ALBERTO DIAZ AMADO ; ROCHA, M. C. M. . O ENSINO DA AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL POR MEIO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS. In: VII CONNEPI, 2012, PALMAS. VII CONNEPI, 2012.

  • SANTOS, A. M. ; TIAGO GOES TELES ; ROCHA, M. C. M. . O ENSINO DA ENGENHARIA POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. In: VII CONNEPI, 2012, PALMAS. VII CONNEPI, 2012.

  • SANTOS, A. M. ; CARVALHO, D. O. ; JOÃO ERIVANDO MARQUES ; JOSÉ ALBERTO DIAZ AMADO ; PEDRO HENRIQUE R. ANDRADE ; ROCHA, M. C. M. ; SILVA, T. M . O ENSINO DA ENGENHARIA POR MEIO DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS: SOFTWARES DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL. In: XL COBENGE, 2012, PARÁ. XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2012.

  • SANTOS, A. M. ; CARVALHO, D. O. ; PEDRO HENRIQUE R. ANDRADE ; SILVA, T. M ; ROCHA, M. C. M. ; TIAGO GOES TELES . O ENSINO DA ENGENHARIA POR MEIO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO. In: XL COBENGE, 2012, PARÁ. XL CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 2012.

  • SANTOS, A. M. ; SANTOS FILHO, J. . DESENVOLVIMENTO DE UM MANUAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Á CRIANÇAS. In: VI CONNEPI, 2011, Natal. Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica, 2011. v. 1. p. 429-435.

  • SANTOS, A. M. . MODELAGEM DE BLOCOS E PRÉ-LAJES UTILIZANDO PÓ DE SERRA E COLA PRODUZIDA À BASE DE MANIPUEIRA. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL. VI CONNEPI, 2011. v. 1. p. 192-200.

  • SANTOS, A. M. ; CARVALHO, D. O. ; SILVA, T. M ; ROCHA, M. C. M. . MODELAGEM DE ANTENAS DE MICROFITA UTILIZANDO A GEOMETRIA FRACTAL. In: VI CONNEPI, 2011, NATAL. VI CONNEPI, 2011. v. 1. p. 433-441.

  • SANTOS, A. M. ; SANTOS FILHO, J. ; MALTA, C. V. . CONSTRUÇÃO DE UM AQUECEDOR DE AR SOLAR A SER USADO COMO FONTE ENERGÉTICA AUXILIAR NA PRODUÇÃO DE FARINHA DE MANDIOCA. In: V CONNEPI, 2010, Maceió. V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica, 2010.

  • SANTOS, AMELIA M. ; MOREIRA, RUI A. ; ALTAFIM, RUY A. P. ; ALTAFIM, RUY A. C. . Capacitance, Quality Factor, and Magnetic Field Influence on Thermoformed Magnetic-Piezoelectret. IEEE Sensors Journal , 2024.

Outras produções

SANTOS, A. M. . BLOCOS E PRÉ-LAJES UTILIZANDO PÓ DE SERRA E COLA PRODUZIDA À BASE DE MANIPUEIRA. 2011.

SANTOS, A. M. ; SILVA, T. M ; ROCHA, M. C. M. ; CARVALHO, D. O. . Antenas de Microfita Utilizando a Geometria Fractal. 2011.

SANTOS, A. M. ; Ferreira. A l. O. . Estimativa de Parâmetros Cinéticos da Produção de Betacaroteno a Partir de Resíduos Agro-industriais. 2012. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, A. M. . Produção ecologica de farinha de mandioca. 2010. .

SANTOS, A. M. ; SANTOS FILHO, J. . Elaboração de um manual técnico para construção de um aquecedor de ar solar a ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca. 2010. (Relatório de pesquisa).

SANTOS, A. M. . Oficina - Eficiência Energética. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Desenvolvimento de Sensores Magnetoelétricos Baseados em Piezoeletretos Termoformados, Descrição: Esta pesquisa é uma contribuição totalmente inovadora ao estudo e desenvolvimento de sensores piezoelétricos por meio de estruturas poliméricas termomodeladas com cavidades retangulares em formatos tubulares, notadamente tipificadas como Eletretos Termoformados ou Piezoeletretos. Nesta contribuição, descreveu-se uma nova abordagem para a produção de piezoeletretos com resposta magnética. A priori, a pesquisa baseou-se na modelagem de piezoeletretos em sistemas de multicamadas de estrutura única com canaletas abertas, atribuindo-lhes características magnéticas como aperfeiçoamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Ruy Alberto Correia Altafim - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Análise de Forças Ópticas no Aprisionamento de Partículas Esféricas Utilizando Superposições Discretas de Feixes de Bessel em Óptica Geométrica, Descrição: Esta pesquisa é uma contribuição às análises de forças de aprisionamento óptico exercidas sobre partículas esféricas por superposições discretas de feixes de Bessel. Um estudo teórico-numérico foi realizado no regime de óptica geométrica, completando as pesquisas já realizadas com tais feixes e no caso escalar, tanto no regime de Rayleigh quanto através de um formalismo eletromagnético completo. Investigam-se padrões longitudinais de intensidade de possível interesse prático, com potenciais de fornecer múltiplas armadilhas ópticas simultâneas utilizando dois métodos de análise. O primeiro parte da observação de que no regime paraxial todos os raios associados aos feixes se encontram quase paralelos entre si quando se toma como aproximação uma superposição de raios paralelos que incidem completamente sobre um hemisfério do espalhador. Tal método, entretanto, é naturalmente restrito pelas forças transversais. O segundo, que torna mais confiáveis e precisas as predições acerca da componente longitudinal de força, adota procedimentos mais robustos que levam em consideração tanto a contribuição da pressão de radiação (força de espalhamento) quanto a força gradiente devido a gradientes locais de intensidade associados a raios não-paralelos. Assim, acredita-se que este trabalho traz como contribuição um reforço a esta classe específica e promissora de feixes não difrativos como feixes de luz interessantes para aplicações em aprisionamento e micromanipulação óptica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / AMBROSIO, LEONARDO ANDRE - Coordenador.

  • 2014 - 2015

    Biotratamento da Manipueira e Utilização do Resíduo como Fonte de Microrganismos e Bioproduto de Interesse Ambiental, Agrícola e Industrial., Descrição: Esta pesquisa buscou o aprimoramento dos sistemas de produção, promovendo melhorias para a ampliação das condições de sustentabilidade deste setor, diminuindo os impactos da produção no meio ambiente. Na industrialização da mandioca são gerados diversos resíduos, tais como casca, farelo e manipueira, que é o resíduo líquido. Na maioria das indústrias, a manipueira tem como destino as lagoas de estabilização onde permanece depositada sob ação de agentes naturais, tais como fotodecomposição, precipitação e atividade microbiana local, sem haver qualquer tratamento adicional no sentido da otimização do processo para o aproveitamento do resíduo como sub-produto. A toxicidade da manipueira, sem um adequado tratamento, é decorrente da presença da linamarina, que se trata de um glicosídeo de acetona cianidrina e etil-metil-cetona cianidrina, presente em todas as células da planta de mandioca. A clivagem deste glicosídeo, em decorrência da lise das paredes celulares da planta, dá início à cianogênese, ou seja, a produção de ácido cianídrico. A linamarina é solúvel em água, sendo carreada juntamente com os efluentes líquidos, gerando problemas tanto ambientais quanto econômicos, no que se refere à disposição final e aproveitamento dos mesmos como sub-produtos do processamento de mandioca. Apesar do impacto ambiental associado à deposição da manipueira no ambiente, alguns relatos na literatura apontam que este resíduo pode ser agregado a processos que gerem benefícios ao ambiente e atividades agroindustriais. Sendo assim, o objetivo deste projeto será isolar, selecionar e identificar microrganismos oriundos da manipueira com potencial aplicação na biorremediação de ambientes contaminados por este resíduo, além de serem empregados no adequado tratamento da manipueira para utilizá-la como biofertilizante e como substrato, consorciado ou não, com biomassa lignocelulósica, em bioprocessos para obtenção de produtos de interesse biotecnológico (enzimas, pigmentos e biossurfactantes).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Dr. Andréa Lopes de Oliveira Ferreira - Coordenador / GIOVANILTON FERREIRA SILVA - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Produção de Suplemento Vitamínico e Proteico com Aproveitamento da Manipueira., Descrição: Esta pesquisa buscou desenvolver e produzir suplementos vitamínicos e proteicos derivados da Manipueira. Devido as suas já bem caracterizadas propriedades como agentes antioxidantes, anticancerígenos, estimulantes de resposta imune, nutraceuticos e corantes, os carotenóides possuem aplicações médicas, farmacológicas, cosméticas e químicas. Atualmente, mais de 90% dos carotenoides (derivados da vitamina A) comercialmente disponíveis são sintetizados quimicamente a partir de derivados de petróleo. A otimização de um processo fermentativo levaria a maiores rendimentos no produto desejado e aumento na sua produtividade. Diferentes autores vêm sinalizando que a produção de carotenóides em larga escala fermentativa é viável se co-produtos agroindustriais forem utilizados como fontes de nutrientes Portanto, este projeto pretende desenvolver metodologia para produção de betacaroteno (um derivado da vitamina A) a partir de matéria prima de baixo valor ou co-produtos agrários como a manipueira, bem como, avaliar economicamente a utilização deste no uso como ração para engorda de animais, na suplementação vitamínica de farinhas e na produção de ésteres de retinila (uso farmacêutico).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Dr. Andréa Lopes de Oliveira Ferreira - Coordenador.

  • 2011 - 2014

    Concepção de uma Biorrefinaria a Partir de Óleo de Licuri (syagrus coronata) Para Produção de Bioquerosene, Biodiesel e Biogasolina., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Dr. Andréa Lopes de Oliveira Ferreira - Coordenador / Mabelle Cristina Marinho da Rocha - Integrante / DAIANE OLIVEIRA CARVALHO - Integrante / GIOVANILTON FERREIRA SILVA - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Estimativa de Parâmetros Cinéticos da Produção de Betacaroteno a Partir de Resíduos Agro-Industriais., Descrição: Esta pesquisa estudou a produção microbiológica de betacaroteno, um precursor ativo da vitamina A. A produção direta da vitamina A (retinol) apresenta algumas desvantagens técnicas. Primeiro, sua molécula é instável, facilmente oxidada pela luz, ar, agentes oxidantes e calor, além de ser insolúvel em meio aquoso. As informações assim obtidas permitirão aprofundar a compreensão dos fenômenos presentes e ao mesmo tempo, serão definidas variáveis de operação, em escala de bancada, visando maximizar a produção dessa provitamina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Dr. Andréa Lopes de Oliveira Ferreira - Coordenador / GIOVANILTON FERREIRA SILVA - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Automação no Acesso aos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia ? IFBA., Descrição: Criação e automação de um dispositivo que controle o acesso das pessoas aos laboratórios do IFBA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Bruno Silverio - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Desenvolvimento de Módulos Didáticos Para Iniciação de Crianças no Ensino da Energia Solar., Descrição: Esta pesquisa buscou elaborar materiais didáticos para o ensino de crianças. O Brasil é um país rico em recursos hídricos para fins energéticos. No entanto, para a construção de novas hidrelétricas e linhas de transmissão, é considerável o volume de recursos financeiros necessários. Em virtude da carência destes recursos, torna-se necessária à racionalização, o uso eficiente da energia elétrica ou a geração de eletricidade por meio de outra fonte energética. Conservar energia, dentro de uma visão mais ampla, implica a transformação da sociedade dita do desperdício em direção a uma sociedade mais racional na utilização dos recursos globais, especialmente os insumos energéticos. Basicamente, podemos mencionar dois níveis distintos de conservação: a eliminação dos desperdícios e a introdução de técnicas que aumentem a eficiência do uso da energia. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é desenvolver módulos didáticos para auxiliar as crianças na identificação de possíveis desperdícios e de sugerir medidas que ajudem a economizar energia. Sendo que a maior parte das medidas abordadas irá depender, para o pleno êxito, da cooperação e conscientização de todos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Jaime dos S. Filho - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    Elaboração de um manual técnico para construção de um aquecedor de ar solar a ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca, Descrição: A mandioca é uma das principais explorações agrícolas, com produção mundial superior á 160 milhões de toneladas/ano. No nordeste brasileiro um dos maiores sub-produtos desta cultura é a produção da farinha, que na sua torrefação usa a lenha (inclusive mata nativa) como fonte energética (que possui um baixo rendimento). Com o objetivo de contribuir com a melhoria do sistema produtivo da cadeia da mandioca, pretendemos construir um aquecedor de ar solar para ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca e elaborar um manual que venha servir na construção de futuros protótipos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Amélia Moreira Santos - Integrante / Jaime dos S. Filho - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. , Rua Pedro Nunes, Coimbra, 3030199 - Coimbra, - Portugal, Telefone: (351) 23979020, URL da Homepage:

Experiência profissional

2009 - 2015

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 01/2014 - 01/2015

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Biotratamento da Manipueira e Utilização do Resíduo como Fonte de Microrganismos e Bioproduto de Interesse Ambiental, Agrícola e Industrial..

  • 01/2012 - 01/2014

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Produção de Suplemento Vitamínico e Proteico com Aproveitamento da Manipueira..

  • 01/2011 - 01/2014

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Concepção de uma Biorrefinaria a Partir de Óleo de Licuri (syagrus coronata) Para Produção de Bioquerosene, Biodiesel e Biogasolina..

  • 01/2011 - 01/2012

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Estimativa de Parâmetros Cinéticos da Produção de Betacaroteno a Partir de Resíduos Agro-Industriais..

  • 01/2011 - 12/2011

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Automação no Acesso aos Laboratórios de Ensino e Pesquisa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia ? IFBA..

  • 01/2010 - 01/2011

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Elaboração de um manual técnico para construção de um aquecedor de ar solar a ser usado como fonte energética auxiliar na produção de farinha de mandioca..

  • 01/2009 - 01/2010

    Outras atividades técnico-científicas , IFBA - Campus Vitória da Conquista, IFBA - Campus Vitória da Conquista.Atividade realizada, Desenvolvimento de Módulos Didáticos Para Iniciação de Crianças no Ensino da Energia Solar..

2014 - 2014

Cbl - Companhia Brasileira de Litio

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2014 - 12/2014

    Estágios , Manutenção Elétrica e Eletrônica.Estágio realizado, Manutenção elétrica, eletrônica, de automação e de controle.

2017 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docente, Carga horária: 6

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: ?Materiais e Medidas Elétricas; e ?Eletromagnetismo.

Atividades

  • 06/2018 - 03/2019

    Estágios , Escola de Engenharia de São Carlos.Estágio realizado, Disciplina de Eletromagnetismo e Ondas e Linhas.

  • 02/2017 - 07/2017

    Estágios , Escola de Engenharia de São Carlos.Estágio realizado, Monitoria da disciplina de Laboratório de Medidas e Circuitos Elétricos.

2016 - 2016

MM Air Escola de Aviação Civil

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: ?Sistemas Elétricos de Potência; e ? NR-10.

Atividades

  • 02/2016 - 03/2016

    Ensino, NR-10, Nível: AperfeiçoamentoDisciplinas ministradas, Curso de Capacitação e Reciclagem em NR-10., Ministração de Aulas nos cursos relacionados à área elétrica, principalmente nos cursos de NR-10 e Sistemas Elétricos de Potencia ? SEP.

2016 - 2017

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2016 - 09/2017

    Ensino, Técnico em Eletrotécnica, Nível: Ensino MédioDisciplinas ministradas, Circuitos Elétricos I, Circuitos Elétricos II, Circuitos Elétricos III, Eletricidade Básica, Eletrônica Digital, Eletrônica Industrial e Potência, Redes de Comunicação

  • 09/2016 - 09/2017

    Ensino, Técnico em Eletrônica, Nível: Ensino MédioDisciplinas ministradas, Acionamentos e Comandos Elétricos, Analise de Circuitos Eletrônicos, Dispositivos Semicondutores II, Eficiência Energética e Manutenção Mecânica, Metrologia, Montagem de Circuitos Eletrônicos I, Montagem de Circuitos Eletrônicos II

  • 09/2016 - 09/2017

    Ensino, Técnico em Mecatrônica, Nível: Ensino MédioDisciplinas ministradas, Comandos Elétricos, Eficiência Energética, Eletrônica Analógica, Eletrônica Industrial e Potência, Máquinas Elétricas, Sistemas de Comunicação, Sistemas Microprocessados I

2017 - 2019

Kroton Educacional de Belo Horizonte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Curadora Didática, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2017 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ensino e Produção de Material Didático.Cargo ou função, Elaboração Técnica de Provas de Concursos nas Áreas de Engenharia Elétrica e Física..

  • 01/2017 - 03/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Ensino e Produção de Material Didático.Cargo ou função, Escritora e Revisora de Livros Didáticos para o Ensino da Engenharia Elétrica e Física..

2017 - 2018

Centro Universitário Central Paulista

Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

  • 10/2017 - 02/2018

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, - Sistemas Lineares; e, - Sistemas Servomecânicos.

2018 - 2019

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Atividades

  • 01/2018

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEL0412 - Tecnologia Digital;, SEL0430 - Laboratório de Automação; e, SEL0441 - Laboratório de Medidas e Circuitos Elétricos;, SEL0441 - Laboratório de Medidas e Circuitos Elétricos.

  • 01/2018

    Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, -SEL0306 - Laboratório de Dispositivos Semicondutores; e, -SEL0316 - Laboratório de Circuitos Eletrônicos I;, -SEL0418 - Laboratório de Circuitos Eletrônicos;, -SEL0610 - Laboratório de Circuitos Eletrônicos.

2019 - 2020

Universidade de Coimbra

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Investigadora

Atividades

  • 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Sistemas e Robótica.Linhas de pesquisa

2022 - 2023

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas Ministradas:Projetos: Técnicas de Medição; eLaboratório de Sistemas Digitais.

2019 - 2021

Critical Software

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Eletricista, Carga horária: 40

2021 - Atual

Efacec Power Solutions

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Eletricista Sênior, Carga horária: 40

2022 - 2022

Universidade virtual do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Facilitador, Carga horária: 8

Atividades

  • 08/2022 - 10/2023

    Ensino, Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Matemática Básica, Redes Neurais, Sistemas Computacionais, Aprendizado de Máquina, Educação mediada por tecnologias, Desafios da Educação Digital, Gestão e as inovações tecnológicas para a educação- Colaboração e gestão de equipes na educação digital - Práticas para uma ação gestora inovadora- Ambientes Virtuais de Aprendizagem - Produção de recursos didáticos para a educação digital- Prática docent

2022 - Atual

Universidade de Aveiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador/Investigador Principal, Carga horária: 20

Atividades

  • 12/2023

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Engenharia Mecânica.Linhas de pesquisa