Rívia Silveira Fonseca

Licenciada em Letras pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1998), Mestra em História pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2002) e Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009). Atualmente, realiza estágio de Pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (POSLING-UFF), sob a supervisão da Profa. Dra. Bethania Mariani. É professora efetiva Associada, Nível III, de língua e literatura latinas, do Departamento de Letras e Comunicação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - DLC/UFRRJ. Faz parte do corpo docente o ProfLetras - Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Pesquisadora do Núcleo de estudos em língua e discurso - NELID (FPP-UERJ/ INES/ UFRRJ) e Coordenadora do Laboratório de pesquisas em língua, discurso e sujeito - LINDIS (UFRRJ/UFF/ UERJ/IFAL). Coordena o Programa de Pós-graduação em Letras ( PROFLETRAS - UFRRJ). Tem experiência no Ensino Superior e na Formação docente para a Educação Básica. Desenvolve trabalhos em Análise do Discurso, Ensino de línguas e leitura, Etimologia e Filologia e Letras Clássicas sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso materialista.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2004 - 2009

Universidade Estadual de Campinas
Título: Aristóteles e a linguagem: estudo e tradução do Perì hermeneías (partes 1-6)
Flavio Ribeiro de Oliveira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Linguagem; Significação; Interpretação; Aristóteles.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação Superior.

Mestrado em História

2000 - 2002

Universidade Federal Fluminense
Título: De Jerusalém aos confins da terra: um estudo do cristianismo primitivo a partir da leitura de Atos dos Apóstolos (séc.I d. C.), Ano de Obtenção: 2002
Sônia Regina Rebel de Araújo.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Cristianismo Primitivo; História do Cristianismo; Atos dos Apóstolos.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação Superior.

Graduação interrompida em 2012 em Licenciatura em Letras - Português/ Latim

2012 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2012

Graduação interrompida em 2011 em Bacharelado em Direito

2010 - Atual

Universidade Federal Fluminense
Ano de interrupção: 2011

Graduação em Licenciatura em Letras - Português/ Grego

1993 - 1998

Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado

2024

Pós-Doutorado. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Formação complementar

2024 -

Pós-Doutorado em Análise do Discurso. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2014 - 2014

Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle. (Carga horária: 30h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.

1999 - 1999

Discurso e Texto. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1998 - 1998

O pensamento de Nietzsche. (Carga horária: 20h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

1998 - 1998

O discurso e o estatuto teórico da interpretação. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

1996 - 1996

Perfis Femininos. (Carga horária: 20h). , Instituto Carl Gustav Jung, ICGJ, Brasil.

1995 - 1995

Conservação, Restauração e Encadernação de Livros. (Carga horária: 40h). , Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Latim

Lê Bem, Escreve Bem.

Grego

Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Línguas Clássicas.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.

Organização de eventos

FONSECA, R. S. . CICLO DE CONVERSAS DA ABPL. 2022. (Outro).

FONSECA, R. S. . Aula Inaugural do ProfLetras. 2022. (Outro).

FONSECA, R. S. . TERCEIRO SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES E PESQUISAS EM ANDAMENTO DO PROFLETRAS/UFRRJ. 2022. (Outro).

FONSECA, R. S. . I Seminário do NELID ? Núcleo de Estudos em Língua e Discurso. 2021. (Congresso).

FONSECA, R. S. ; CRUZ, C. E. ; ROBERTO, T. M. . Aula Inaugural das Licenciaturas em Letras e do Departamento de Letras e Comunicação. 2015. (Outro).

FONSECA, R. S. ; PALOMANES, R. . I CEL - Círculo de estudos linguísticos da UFRRJ/ V Encontro da Especialização em Leitura e Produção Textual SEEDUC-CECIERJ-UFRRJ. 2014. (Outro).

FONSECA, R. S. ; PALOMANES, R. . I CEL - Círculo de Estudos Linguísticos. 2014. (Outro).

FONSECA, R. S. ; PALOMANES, R. . VI Encontro presencial da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual UFRR/ Cecierj. 2014. (Outro).

FONSECA, R. S. ; PALOMANES, R. . VI Encontro presencial da Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual UFRR/ Cecierj. 2014. (Outro).

FONSECA, R. S. . III Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ. 2013. (Outro).

FONSECA, R. S. . XXXI Semana de Estudos Clássicos. 2012. (Congresso).

FONSECA, R. S. ; PALOMANES, R. ; BRASILEIRO, C. ; RODRIGUES, G. . II Encontro da Especialização em Ensino de Leitura e Produção de Texto da UFRRJ. 2012. (Outro).

FONSECA, R. S. ; ZINNER, A. K. . I Seminário de Estudos Linguísticos Aplicados: Linguagem e Cultura. 2011. (Outro).

FONSECA, R. S. ; GOMES, Nataniel dos Santos . I SEMINÁRIO DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E PRODUÇÃO EDITORIAL. 2009. (Congresso).

FONSECA, R. S. ; SANTOS, M. E. . Curso de Extensão "A Morte na Antigüidade e na Idade Média". 2003. (Outro).

FONSECA, R. S. . V Jornada de Estudos da Antigüidade. 2003. (Congresso).

FONSECA, R. S. . III Jornada de Estudos da Antigüidade. 2001. (Outro).

FONSECA, R. S. . II Curso de Extensão"História Antiga e Arqueologia". 2000. (Outro).

FONSECA, R. S. . II Jornada de Estudos da Antigüidade. 1999. (Congresso).

FONSECA, R. S. . XIV Encontro Nacional da Anpoll. 1999. (Congresso).

FONSECA, R. S. . IV Jornada de Letras da UFF. 1995. (Congresso).

FONSECA, R. S. . X Seminário de Letras Clássicas. 1995. (Congresso).

FONSECA, R. S. . III Jornada de letras da UFF. 1994. (Congresso).

Participação em eventos

Colloque international « Actualités de Michel Pêcheux ». "L?interdiscours : une notion nécessaire à l?analyse discursive des constructions étymologiques". 2025. (Congresso).

Colloque international « Actualités de Michel Pêcheux ». "Analyse du discours, résistance et mouvements indigènes : une analyse des paroles d?enseignants indigènes au Brésil". 2025. (Congresso).

Colóquio Internacional Discurso, Linguagem e Poder. ?Quando a disputa de sentido é também a disputa pela existência: uma análise discursiva materialista das etimologias para a palavra negro e seus efeitos de sentido?. 2024. (Congresso).

IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ.ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE CRISE: é possível inovar na sala de aula? (versão revisada). 2019. (Seminário).

IV Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso Y Argumentación.ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS NO MUSEU: ANÁLISE SEMIÓTICA DOS MECANISMOS ARGUMENTATIVOS EM TEXTOS DE CURADORIA. 2018. (Seminário).

VII CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE CRISE: é possível inovar na sala de aula?. 2018. (Congresso).

XXV SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS ? TEMPO E EXPERIÊNCIA.A NATUREZA COMO TÓPOS NA POESIA DE VIRGÍLIO: sentidos possíveis. 2018. (Seminário).

III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação.Reflexões sobre o mecanismo de antecipação a partir da Análise do Discurso francesa: uma proposta de leitura do texto ciceroniano. 2016. (Seminário).

VII Jornada de Estudos da Linguagem. 2016. (Outra).

III Encontro de Professores de Latim. 2012. (Encontro).

XXII Seminário de Estudos Clássicos. 2012. (Seminário).

II Simpósio de Pós-Graduação Lato Sensu da UFF.Língua Latina no Ensino Superior: reflexões iniciais sobro o que, como e porque ensiná-la. 2010. (Simpósio).

Seminário Teoria Política, Teoria do Direito e Teoria Social Brasileira - UFF/ Direito. 2009. (Seminário).

II Semana de Letras.Quem não é professor faz o quê?. 2008. (Seminário).

Seminário Letras em Evidência.O profissional de letras e o mercado de trabalho. 2008. (Seminário).

X Jornada de Estudos da Antigüidade.Da linguagem à lingüística: a construção de uma memória discursiva sobre a linguagem. 2008. (Seminário).

7° Colóquio de Estudos Clássicos.Aristóteles e a linguagem: um estudo do Perì hermeneías. 2007. (Seminário).

III Conferência Lingüística e Cognição. 2006. (Seminário).

IX Seminário de Lingüística Aplicada. 2006. (Seminário).

IX Seminário de Lingüística Aplicada e VI Seminário de Tradução em Comemoração aos 60 anos da UFBA.Sobre a Interpretação: escritura e re-escritura de um texto grego clássico. 2006. (Seminário).

Seminário "Jesus Histórico: os olhares da ciências sobre o início do Cristianismo.As palavras do Rabi: O Jesus Histórico na literatura do seu tempo. 2003. (Seminário).

V Encontro sobre Mídia, Educação e Leitura/ 14º Congresso de Leitura do Brasil. Mídia e leitura: a formação do leitor crítico. 2003. (Congresso).

IV Jornada de Estudos da Antigüidade. Helenismo, Helenização e Cristianismo. 2002. (Congresso).

XVII Seminário de Estudos Clássicos. 2002. (Seminário).

XVI Seminário de Estudos Clássicos.A Escravidão segundo Paulo de Tarso. 2002. (Seminário).

III Jornada de Estudos da Antigüidade. O lugar da obra de Lucas na história do Cristianismo. 2001. (Congresso).

IV Congresso Nacional e Estudos Clássicos - XII Reunião da SBEC. Ser cristão no século I d. C.: um estudo a partir da obra de Lucas. 2001. (Congresso).

Conferência La tradición sufi en Al-Andaluz y la repercusión de la enseñanza de Ibn'Arabii. 2000. (Outra).

II Jornada de Estudos da Antigüidade. Electra: o mito em debate. 2000. (Congresso).

II Jornada de História Antiga. Aristófanes: aspectos religiosos no discurso cômico. 2000. (Congresso).

VI Semana de História "História e Cultura na Antigüidade".Cultura grega e Cristianismo: uma leitura do Evangelho de Lucas. 2000. (Seminário).

X Ciclo de Debates em História Antiga.O Evangelho de Lucas e a hitoriografia antiga. 2000. (Seminário).

X Seminário de Iniciação Científica da UFF.Caderno Estio de Vida: a saúde física e mental nas cartas dos leitores de jornais. 2000. (Seminário).

XIV Seminário de Estudos Clássicos.Minicurso A oposição heleno bárbaro e a evolução na tragédia grega. 1999. (Seminário).

VIII Congresso da ASSEL- Rio. Barcas: margeamento e eclosão de sentidos no silêncio do discurso jornalístico. 1998. (Congresso).

VIII Seminário de Iniciação Científica da UFF.Barcas: margeamento e eclosão de sentidos no silêncio do discurso jornalístico. 1998. (Seminário).

VII Seminário de Iniciação Científica da UFF.Aristófanes e a poiesis satírica brasileira: confluência de olhares. 1997. (Seminário).

VI Jornada de Letras da UFF. Marketing e cultura no prefácio da edição de bolso da Odisséia. 1997. (Congresso).

MInicurso "A narrativa hispano-americana - V Jornada de Letras da UFF. 1996. (Outra).

Seminário de Estudos Histórico-literários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.Aristófanes e Ruy Castro: o riso como crítica ontem e hoje. 1996. (Seminário).

Seminário de Estudos Histórico-Literários da Fasculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Valença. 1996. (Seminário).

VI Seminário de Iniciação Científica da UFF.Aristófanes e a poiesis satírica brasileira: confluência de olhares. 1996. (Seminário).

V Jornada de Letras da UFF. A construção do personagem na Comédia Grega antiga. 1996. (Congresso).

XI Seminário de Estudos Clássicos. 1996. (Seminário).

V Seminário de Iniciação Científica da UFF.O Comico satírico clássico na crônica dos nossos dias. 1995. (Seminário).

X Seminário de Letras Clássicas. 1995. (Seminário).

III Jornada de Letras da UFF. Aristófanes e Ruy Castro: confluência de olhares sobre o cotidiano. 1994. (Congresso).

IV Congreso da Assel - Rio. 1994. (Congresso).

II Jornada de Letras da UFF. 1993. (Congresso).

Minicurso "Língua Grega: método lógico e orgânico" - VII Reunião de Estudos Clássicos. 1993. (Congresso).

VII Reunião de Estudos Clássicos "Linguagem e Poder". 1993. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Janara Puchulate de Moraes

RODRIGUES, A.;FONSECA, R. S.. . De Lélia Gonzalez a Emicida: o pretuguês e a educação antirracista. 2022. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRÍCIA RODRIGUES REZENDE

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. Ler e um espetaculo! Uma proposta afrocentrada de letramento literario por meio da dramatizacao de leite do peito, de Geni Mariano Guimarães,. 2021. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: DIOGO COUTINHO SANTANA

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. O protagonismo negro nos cordeis de jarid arraes: uma proposta de letramento literario para a educacao de jovens e adultos. 2021. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Graças da Silva Cêia

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.. Leitura e escrita na(s) escola(s) pública(s): uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: FILIPO DA SILVA TARDIM

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.; COSTA, W. A. dos S.. ?Nunca vi cartao postal que se destaque uma favela? - autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periferica. 2021. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: CRISTINA LÚCIA DE OLIVEIRA

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.; COSTA, W. A. dos S.. A voz dos muros em uma analise discursiva: a pichacao como ferramenta pedagogica para o desenvolvimento da leitura. 2020. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo Oliveira Nascimento

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; XAVIER, A. da C.. A aquisição e o desenvolvimento da habilidade discursiva com o discurso direto e o discurso indireto por meio da textualização. 2018. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Wellton da silva de Fatima

MARIANI, B.; FERRARI, A. S.;FONSECA, R. S.. As sexualidades mal ditas no discurso religioso neopentecostal. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jéssica de Oliveira da Silva

SOUSA, S. M. de; OLIVEIRA, T. M.;FONSECA, R. S.. Universo Gshow: estratégias transmidiáticas em séries da rede globo. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana da Silva Bittencourt

FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.;FONSECA, R. S.. Esino-aprendizagem releitura no 9o. ano do Ensino Fundamental: proposta didática para interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursiva. 2017. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

PEREIRA, M. H.; GOMES, R.;FONSECA, R. S.. Gênero Textual Causo Oral: uma proposta didática de aprimoramento da escrita por meio da textualização. 2017. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Pedro da Silva Barbosa

FONSECA, R. S.; BARRETO, L. L. P.; OLIVEIRA, M. R.. Processos de formação e variedade de uso do sufixo -ê estático latino. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Adriana da Silva Bittencourt

RODRIGUES, G.;FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.;FONSECA, R. S.. Análise semiótica de nanocontos para o o 9o. ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Mourão Maio

FONSECA, R. S.; MOTA, A. J.; BARRETO, L. L. P.; ONELLEY, G. B.. Uma Análise do Pro Ligario à Luz da Linguística Textual. 2015. Dissertação (Mestrado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Janne Faria Torres Braga

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; PINTO, D. C. M.. Estratégias Metacognitivas como auxiliares no processo da leitura. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Francis Paula Correa Duarte

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; PINTO, D. C. M.. O Invisível quarto de despejo da sociedade: o diário como gênero discursivo de crítica e reescrita social em "Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Pedro da Silva Barbosa

BARRETO, L. L. P.;FONSECA, R. S.; OLIVEIRA, M. R.. Processos de formação e mudanças envolvendo o morfema -E estativo latino. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jorge Edson Sabaraense Borja

RODRIGUES, G.;FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.. Som de Preto: formação de leitores e produtores de texto a partir do funk carioca. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Talita Goulart Ferreira

RODRIGUES, G.;FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.. Produção de textos escritos no ensino fundamental: o ensino-aprendizagem do artigo de opinião. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís de Paiva Santos

RODRIGUES, G.; RODRIGUES, A.;FONSECA, R. S.. Desenvolvendo habilidades em crônicas: como alcançar a proficiência leitora de discentes a partir deste gênero. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogëria Lima de Araújo Fresch Domingues

RODRIGUES, G.;FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.. A prática da leitura na e a sala de aula: o trabalho como o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas de 9o. ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; RODRIGUES, A.. A prática da leitura e a sala de aula: o trabalho com o ensino de inferências a partir do gênero textual crônica para turmas do 9o. ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Augusto Marchon Monteiro

FONSECA, R. S.; SANTOS, E. Ma. dos; LEMOS, M. T. T. B.. As representações sociais do feminismo nas capas do Jornal do Brasil durante o governo do presidente João Goulart. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Raquel Maria Campos Menezes de Moraes

BARRETO, L. L. P.;FONSECA, R. S.; MENEZES, V. C.. Reflexões a respeito da dêixis em fábulas selecionadas do livro I de Fedro. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Sá costa

FONSECA, R. S.; MARIANI, B.; FERREIRA, L. M. A.. Estereótipo e paráfrase, resistência e polissemia: charges sobre educação em uma perspectiva da análise do discurso.. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da LInguagem) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Thaíse Pereira Bastos de Almeida Silva

FONSECA, R. S.; VIEIRA, A. T. B.; BARRETO, L. L. P.. O Canto das Geórgicas: o significado das digressões na poesia didática. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Clássicas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaíse Pereira Bastos Silva Pio

VIEIRA, A. T. B.; MOURA, F. M.; BARRETO, L. L. P.; BRAUNER, P. B. de;FONSECA, R. S.. O discurso didático nas Geórgicas: entre lugar-comum e lugares outros. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Letras Clássicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Antônia Ferreira

VIEIRA, A. T. B.; TEIXEIRA, A. L.; CORREIA, B. C. P.; KALTNER, L. F.;FONSECA, R. S.. Uma conversa com as Fábulas de Fedro. 2016. Tese (Doutorado em Programa de pós-graduação em letras) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Peri Santoro

FONSECA, R. S.; CASTRO, A. J. J. E.; FARIA, M. L. G.; SANTOS, R. M. M.; NASCIMENTO, S. A.. A hermenêutica da performance musical: uma poética da interpretação da obra de arte. 2011. Tese (Doutorado em Letras (Ciência da Literatura)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Amadeu Lima Martins

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.; QUEIROZ, M. C. N. A leitura autoral das noticias e fake news no 6o ano do ensino fundamental como foco no processo de identificação com espaço escolar. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: JAQUELINE DA COSTA VIEIRA

FONSECA, R. S.; COSTA, W. A. dos S.; Costa, T. de A.. Construindo sentidos sobre o feminino: uma proposta de leitura na perspectiva discursiva. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: SIMONE DA CONCEIÇÃO JANUÁRIO

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.; COSTA, W. A. dos S.. A autoria e os processos de insercao do individuo: desenvolvendo a leitura e escrita no ambiente escolar. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: FILIPO DA SILVA TARDIM

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.; COSTA, W. A. dos S.. "Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela? : autoria e produção textual de alunos em uma escola periférica. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: DIOGO COUTINHO SANTANA

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. O protagonismo negro nos cordeis de jarid arraes: uma proposta de letramento literário para a educação de jovens e adultos. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRÍCIA RODRIGUES REZENDE

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. O que guarda A Bolsa Amarela? Desvendando a literatura para o publico infanto-juvenil. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: PATRÍCIA RODRIGUES REZENDE

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. A literatura nos palcos: uma proposta para o despertar literario atraves da dramatizacao de leite do peito. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Lorane Guimarães Carvalho

COSTA, W. A. dos S.;FONSECA, R. S.; ASSIS, E. F. de. O gênero tira e o tema transversal ética: desenvolvendo oralidade e escrita através de uma reflexão crítica do personagem Armandinho. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Cristina Rocha

COSTA, W. A. dos S.;FONSECA, R. S.; ASSIS, E. F. de. O gênero meme: um estímulo para desenvolver habilidades de leitura. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcelo de Oliveira Nascimento

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; XAVIER, A. da C.. A aquisição e o desenvolvimento da habilidade discursiva com o discurso direto e indireto por meio da retextualização de lendas indígenas em história em quadrinhos. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Fernando de Oliveira Melo

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; ROSARIO, I.. do real ao imaginário: produzindo crônicas narrativas através da retextualização de notícias. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Oliveira Hilário

RODRIGUES, G.;FONSECA, R. S.; RODRIGUES, A.. O lúdico no sexto ano como estratégia para o desenvolvimento da organização tópica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luiz Pedro da Silva Barbosa

FONSECA, R. S.; BARRETO, L. L. P.; OLIVEIRA, M. R.. Processos de formação e mudanças envolvendo o morfema -E estático latino. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Luciana Mourão Maio

BARRETO, L. L. P.;FONSECA, R. S.; ONELLEY, G.B.. Uma análise do "Pro Ligario" de Cícero à luz da Retórica e da Linguística Textual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francis Paula Correa Duarte

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. O invisível quarto de despejo da sociedade: o diário como gênero discursivo de crítica e reescrita social em. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Janne Faria Torres Braga

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. Estratégias metacognitivas como auxiliares no processo da leitura. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Talita Goulart Ferreira

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. Produção de textos escritos no ensino fundamental: o ensino-aprendizagem do artigo de opinião. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rogéria Lima de Araújo Frech Domingues

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. Leitura: textos e ensino. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Thaís de Paiva Santos

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. Crônicas: a utilização do gênero como instrumento de desenvolvimento da proficiência leitora dos discentes a partir das habilidades presentes nas avaliações externas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Jorge Edson Sabaraense Borja

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; NAYLOR, A. R.. Textos e contextos de produção, de recepção e construção de sentidos em letras do estilo musical funk carioca em três diferentes momentos históricos e sua inserção no universo escolar.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Rachel Maria Campos Menezes de Moraes

FONSECA, R. S.; MENEZES, V. C.; BARRETO, L. L. P.. REFLEXÕES SOBRE O EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS NO LIVRO I DAS FÁBULAS DE FEDRO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Augusto Marchon

LEMOS, M. T. T. B.;FONSECA, R. S.; SANTOS, E. Ma. dos. As influências do golpe civil-militar de 1964 nos desdobramentos do movimento feminista da década de 60.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Leonardo Alonso dos Santos

FONSECA, R. S.; BARRETO, L. L. P.; PIO, T. B.. Lógica e argumentação: Catilinárias I e II, de Cícero, à luz da teoria da nova retórica. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em cultura, língua e literatura latina) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: GLEYCIELLE RIKELLY DIAS DOS SANTOS

FONSECA, R. S.; COSTA, W. A. dos S.. Feminino e masculino na linguagem: uma questão discursiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Gianlucca Soares Ribeiro Silva

FONSECA, R. S.; QUEIROZ, M. C. N. Os tracos da desigualdade social: europeizacao do heroi indigena em O Guarani e a permanência da exclusão. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: ANNA BEATRIZ BENEVENUTO DA CONCEIÇÃO

FONSECA, R. S.; COSTA, W. A. dos S.. MENINAS MALVADAS E IDEOLOGIA: Uma analise do discurso de base materialista sobre um símbolo da Cultura Pop. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

FONSECA, R. S.; LOBIANCO, L. E.; CALDAS, M.. Ex oriente, fiat lux: a queda do Titã Prometeu na Grécia Antiga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Filipi de Melo Faria Lima

FONSECA, R. S.; CABECEIRAS, M. R. V.. No rastro do Jesus Histórico: um debate entre as tendências atuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernanda Elisa de Souza Pinto

FONSECA, R. S.. A importância da literatura infantil para as crianças do ensino fundamental: uma leitura de João e Maria.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aureni Nascimento Couto

FONSECA, R. S.. A temática da morte na obra Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rosângela de Jesus Geron Silva

FONSECA, R. S.. A leitura na escola: clássicos e best-sellers. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Aick do Carmo Batista Mota

FONSECA, R. S.. O neologismo e sua aceitabilidade.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Shanna Nogueira Sant'anna

FONSECA, R. S.. A arte de argumentar.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ângela Cristtina Lemos de Freitas

FONSECA, R. S.. O simulacro da interação face a face nas histórias em quadrinhos.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mariana Lime Belmont

FONSECA, R. S.. Discurso científico e jornalismo informativo: sobre o mito da imparcialidade.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Géssica Vianna da Rosa

FONSECA, R. S.. O uso da linguagem na música.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Isabelle Oliveira Bento

FONSECA, R. S.. Educomunicação: a educação e a comunicação de mãos dadas através do rádio.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Maria Jucisleide Cardozo da Silva

FONSECA, R. S.. A aquisição da linguagem e o interacionismo social.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Luiz Eduardo Petrone

FONSECA, R. S.. As roupas falam: o figurino de TV como elemento comunicador.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Fátima Regina Guth Oliveira

FONSECA, R. S.. Fracasso escolar.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Rosemary dos Santos Andrade

FONSECA, R. S.. Leitura na escola.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Ana Carmen Oliveira de Souza

FONSECA, R. S.. A influência da escola na formação do leitor crítico.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá.

FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.; SANTOS, A. M. dos; COSTA, W. A. dos S.. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Língua Portuguesa. 2018. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; NAVARRO, R. J. B.; QUEIROZ, M. C. N. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Literatura Portuguesa. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; NAVARRO, R. J. B.; QUEIROZ, M. C. N. Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Portuguesa. 2017. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; DEUSDARA, B.; ALMEIDA, R. L. T.. Concurso público de provas e títulos para ingresso na carreira de magistério superior, classe A, professor assistente, nível I, na área de Prática de ensino de Língua Materna e Línguas Clássicas. 2015. Universidade Federal Fluminense.

FONSECA, R. S.. Comissão para Processo Seletivo para Monitoria da Disciplina IH994 - Latim. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.. Banca para do Processo seletivo para monitoria da disciplina IH920 - Teoria da Literatura I. 2022. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.. Comissão do processo seletivo para monitoria da disciplina IH994 Latim. 2021. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.; ROBERTO, T. M.. Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina IH440 - Prática de Produção de Textos Científicos. 2018.

FONSECA, R. S.; SANTOS, A. M. dos; CASTRO, G. F.. Comissão de Seleção de Monitoria Voluntária para a disciplina de Latim. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; SANTOS, A. M. dos; CASTRO, G. F.. Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina de Latim e História da língua. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.; ROBERTO, T. M.. Comissão de Seleção de Monitoria Voluntária para a disciplina Oficina de Textos. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; PEREIRA, M. H.; SANTOS, A. M. dos. Comissão de Seleção de Monitoria para a disciplina Fonética e Fonologia. 2016. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; PEREIRA, M. H.. Comissão de Seleção de Monitora Voluntária para a disciplina de Semântica e Estilística do Português. 2015. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.; RODRIGUES, G.; CASTRO, G. F.. Banca de Seleção para Monitoria de Latim II. 2013. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

FONSECA, R. S.. Banca de Correção do Vestibular Cederj 2012. 2012. Universidade Federal Fluminense.

FONSECA, R. S.. Banca de Correção de Provas de Processo de Seleção Edital 007/2012. 2012. Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ.

FONSECA, R. S.. Banca de Correção de Provas de Redação do CEDERJ - UFF. 2011. Universidade Federal Fluminense.

FONSECA, R. S.. Banca de correção de redações do ENEM - Exame nacional do ensino médio. 2010. Ministério da Educação.

FONSECA, R. S.. Bamca de correção de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular UFF. 2008. Universidade Federal Fluminense.

FONSECA, R. S.. Banca de correção de Língua Portuguesa e Literatura do Vestibular UFF. 2007. Universidade Federal Fluminense.

Orientou

JAQUELINE DA COSTA VIEIRA

Construindo sentidos sobre o protagonismo feminino: uma proposta didático-pedagógica de leitura na perspectiva discursiva; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

José Amadeu Lima Martins

A LEITURA AUTORAL DAS NOTÍCIAS E FAKE NEWS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FOCO NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO COM ESPAÇO ESCOLAR; Início: 2022; Dissertação (Mestrado profissional em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

Laryssa Cavalcanti do Nascimento Silva

Monitoria em latim; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; (Orientador);

SIMONE DA CONCEIÇÃO JANUÁRIO

A autoria e os processos de inserção do individuo: desenvolvendo a leitura e escrita no ambiente escolar; 2022; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

FILIPO DA SILVA TARDIM

?Nunca vi cartão postal que se destaque uma favela? - autoria e produção de sentidos de alunos em uma escola periférica; 2021; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Cristina Lúcia de Oliveira

A voz dos muros em uma analise discursiva: a pichacao como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura; 2020; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Marcelo de Oliveira Nascimento

Aquisição e o desenvolvimento da habilidade discursiva como o discurso direto e o discurso indireto por meio da retextualização de lendas indígenas em histórias em quadrinhos; 2018; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Adriana da Silva Bittencourt

Ensino-aprendizagem de leitura no 9o; ano do Ensino Fundamental: proposta didática para a interpretação de nanocontos a partir da semiótica discursiva; 2017; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Marcelli Cristina Olimpio Adão

A persuasão no universo da propaganda; 2016; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Luiz Fernando de Oliveira Melo

Do real ao imaginário: produzindo crônicas através da retextualização de notícias; 2016; Dissertação (Mestrado em ProfLetras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Fernanda Ribeiro Blanco

O SILENCIAMENTO DOS INDÍGENAS BRASILEIROS: UM PROJETO QUE JÁ DURA MAIS DE 500 ANOS; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Lara Harb Lisboa

A COMÉDIA ONTEM E HOJE: reflexões sobre a comédia latina numa perspectiva discursiva; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Maria Eduarda Mello Rodrigues de Carvalho

AQUELE-QUE-NÃO-DEVE-SER-NOMEADO: REFLEXÕES ACERCA DAS DINÂMICAS DE DISCURSO E PODER EM HARRY POTTER; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

GLEYCIELLE RIKELLY DIAS DOS SANTOS

FEMININO E MASCULINO NA LINGUAGEM: UMA QUESTÃO DISCURSIVA; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Anna Beatriz Benevenuto da Conceição

MENINAS MALVADAS E IDEOLOGIA: Uma analise do discurso de base materialista sobre um símbolo da Cultura Pop; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Alícia Fontes Jardim

A RELEITURA DOS MITOS GREGOS NAS OBRAS INFANTOJUVENIS: uma análise da obra de Rick Riordan; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

THIAGO WALLACE RODRIGUES DOS SANTOS LOPES

Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional: uma proposta didática para o uso do gênero lei na sala de aula do curso técnico em Agroecologia; do CTUR; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Malena Ribeiro Cardoso da Conceição

Harry Potter e o ensino de Latim; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Jessica Pimenta Lopes da Cruz

O latim nos cursos de Letras: panorama e análise das metodologias de ensino-aprendizagem do latim em universidades públicas, no RJ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Suzana Gonçalves de Freitas

INSTITUTO ORATORIA, de Quintiliano (35-95 d; C; ): algumas contribuições latinas para a gramática tradicional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

welton da Silva

Folha Mulher e a dominação masculina: uma análise da mídia impressa religiosa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Larissa Souza

O romance na Antiguidade latina: uma análise do Satyricon, de Petrônio, a partir de uma abordagem sociodiscursiva dos gêneros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Veracidéia Ramos dos Santos

um estudo dos conteúdos implícitos na crônica de Luís Fernando Veríssimo; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Rosa Maria Rangel Stutzel

Nem certo nem errado: uma questão de usos da linguagem; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Rosaline Sayão Freitas de Souza

A concordância verbal na produção textual de alunos da 5ª e 8ª séries; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Vanessa Barbosa Porto

Ortografia: erro ou variação?; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Glauce Vieira Fonseca

O dito e o não-dito no discurso: um estudo dos pressupostos e subentendidos na charge; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Tânia Marques da Silva

O verbo em questão: transitividade e intransitividade; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Caroline Valeriote Ribeiro

Os operadores discursivos: uso dos elementos da coesão seqüencial em textos argumentativos; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Selma Fagundes da Silva

Educação de jovens e adultos: teoria e prática; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Maragaria de Oliveira Pinto

Aquisição do conhecimento e aquisição da linguagem: um estudo das teorias de Jean Piaget e Lev Seminovich Vigotsky; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Renata Alessandra Nogueira Lopes

Metáfora como recurso retórico nos anúncios publicitários; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Vanessa Callado Torres

O ensino de leitura e escrita na alfabetização: novas perspectivas para velhos problemas; ; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Gilvanete Silveira de Sousa de Oliveria

A argumentação textual: um estudo da argumentação no campo semântico; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Maria Jerônimo Ribeiro do Nascimento

Aquisição de leitura e escrita com base nas faces de Emília Ferreiro; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Olga Luzia de Azeredo Coutinho

Bilingüismo: uma proposta diferente para o ensino de língua para crianças surdas; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Renata de Sousa Santos

Rotacismo: breve estudo do fenômeno a partir de uma visão sociolingüista; ; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Estácio de Sá; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Laryssa Cavalcanti do Nascimento Silva

Docência em latim I; 2023; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Luana Daniella Bahia Domingues

Docência em latim I; 2022; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

DÉBORA DOS SANTOS

Monitoria de língua latina; 2020; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Eluma da Silva Carvalho

Monitoria de Língua Latina e História da Língua Portuguesa; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Orientador: Rivia Silveira Fonseca;

Produções bibliográficas

  • FONSECA, R. S. ; Lima, G. L. M. ; Conceição, J. dos S. N. ; Leite, M. E. . Para quem se banhar? Um discurso que reflete o assujeitamento da sexualidade feminina negra. Democratizar (Faetec) , v. 16, p. 62-73, 2023.

  • FONSECA, R. S. ; Lopes, T.R.dos S. . GÊNERO TEXTUAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA LEITURA DO GÊNERO LEI EM CURSOS TÉCNICOS. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 12, p. 65-91, 2023.

  • RODRIGUES, ANDRÉA ; SARIAN, MARISTELA CURY ; Fonseca, Rívia Silveira . Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas. Pensares em revista , v. 1, p. 1-7, 2020.

  • FONSECA, R. S. ; PIO, T. B. . A natureza como tópos da poesia virginiana: sentidos possíveis. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 29, p. 107-125, 2019.

  • FONSECA, R. S. . A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NO TEXTO ESCRITO: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS NA CRÔNICA DE LYA LUFT. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 42, p. 109-131, 2011.

  • FONSECA, R. S. ; RODRIGUES, A. (Org.) ; Dias, J. P. (Org.) ; Ferreira, M. da C. C. (Org.) . Formação docente, Universidade e Escola: práticas de ensino-pesquisa-extensão na área de Letras. 1. ed. Campinas: Pontes, 2024. v. 1. 259p .

  • VIEIRA, A. T. B. (Org.) ; SOUZA, D. G. (Org.) ; PIO, T. B. (Org.) ; Amarante, J. (Org.) ; Azevedo, K. T. C. de (Org.) ; FONSECA, R. S. (Org.) . Perfil Docente de Latim 2021. 1. ed. Salvador: CBL, 2021. v. 1. 132p .

  • SOUZA, D. G. ; FONSECA, R. S. ; PIO, T. B. . Latim Genérico: volume 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Cecierj, 2014. v. 1. 188p .

  • Vieira, J. da C. ; FONSECA, R. S. . (RE)CONSTRUINDO OS SENTIDOS SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LEITURA COM BASE NA ANÁLISE DO DISCURSO MATERIALISTA. In: Roza Palomanes, Marli Hermenegilda Pereira. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica. 1ed.São Paulo: Pimenta cultural, 2024, v. 1, p. 204-248.

  • FONSECA, R. S. ; RODRIGUES, A. . Sentidos sobre literatura e seu ensino em documentos oficiais da educação básica: uma análise a partir da perspectiva discursiva materialista. In: Élcio Aloísio Fragoso, Lucas Martins Gma Khalil. (Org.). Perspectivas do texto e do discurso: conceitos e análises. 1ed.São Paulo: Pontes, 2024, v. 1, p. 107-140.

  • FONSECA, R. S. . QUANDO A DISPUTA DE SENTIDO É TAMBÉM A DISPUTA PELA EXISTÊNCIA: uma análise discursiva materialista das etimologias para a palavra negro e seus efeitos de sentido. In: Jose'Luiz Jobim et al.. (Org.). Perspectivas interculturais: discurso, linguagem e poder. 1ed.Rio de Janeiro/ Niterói: Makunaima/ EDUFF, 2024, v. 1, p. 629-649.

  • RODRIGUES, A. ; FONSECA, R. S. . PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: atividades de leitura a partir da Análise do Discurso materialista. In: Andréa Rodrigues, Juciele Pereira Dias, Maria Conceição Coelho Ferreia. (Org.). Formação docente, Universidade e Escola: práticas de ensino-pesquisaextensão na área de Letras. 1ed.Campinas: Pontes, 2024, v. 1, p. 206-229.

  • COSTA, W. A. dos S. ; Bezerra, D. P. de A. ; FONSECA, R. S. . DISCURSO RACISTA E RACISMO ESTRUTURAL NAS FORÇAS DE SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA FALA DE UM EX-AGENTE. In: Thiago Wallace R. S. Lopes et al.. (Org.). Resistências democráticas: língua e literatura como instrumentos cívicos. 1ed.São Paulo: Pontes, 2023, v. 1, p. 41-70.

  • FONSECA, R. S. . Entrevista com Rívia Fonseca. In: THAÍS DE ARAÚJO DA COSTA, JOYCE PALHA COLAÇA, MICHELMARQUES DE FARIA. (Org.). Encontro com professoras pesquisadoras: educação, práxis e discurso. 1ed.CAMPINAS: UNICAMP, 2023, v. , p. 169-182.

  • FONSECA, R. S. . VIII. O docente de latim e seu contexto. In: Joseé Amarante, Ana Thereza Vieira, Katia Teonia de Azevedo, Douglas de Souza, Tahíse Pio, R;ivia Fonseca. (Org.). Perfil docente de latim 2021. 1ed.Salvador: CBL, 2021, v. , p. 89-103.

  • FONSECA, R. S. . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE CRISE: É POSSÍVEL INOVAR NA SALA DE AULA?. In: IV SEMINÁRIO DE LÍNGUAS DA UFRRJ, 2020, SEROPÉDICA. ENSINO DE LÍNGUAS E INOVAÇÃO: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS, 2020. p. 220-234.

  • FONSECA, R. S. . Reflexões sobre o mecanismo de antecipação a partir da Análise do Discurso francesa: uma proposta de leitura do texto ciceroniano. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação, 2016, Aracaju. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiar). Ilhéus: EDITUS, 2016. v. 1. p. 4111-4121.

  • FONSECA, R. S. . Sobre a Interpretação: escritura e re-escritura de um texto grego clássico. In: IX Seminário de Lingüística Aplicada e VI Seminário de Tradução em Comemoração aos 60 anos da UFBA, 2006, Salvador. Programação e Resumos. Salvador: UFBA, 2006. p. 56-56.

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e Ruy Castro: o riso como crítica ontem e hoje. In: Seminário de Estudos Histórico-literários da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1996, Valença - RJ. Seminário de Estudos Histórico-literários "História, Língua e Literatura". Valença: Fundação Dom andré Arcoverde, 1996. p. 43-53.

  • FONSECA, R. S. . L?interdiscours : une notion nécessaire à l?analyse discursive des constructions étymologiques. In: Colloque Internacional: Actualité de Michel Pêcheux, 2025, Paris. Cahiers de Résumés, 2025. v. 1. p. 28-28.

  • FONSECA, R. S. ; RODRIGUES, A. ; FRAGOSO, E. . Analyse du discours, résistance et mouvements indigènes : une analyse des paroles d?enseignants indigènes au Brésil. In: COLLOQUE INTERNATIONAL : ACTUALITÉ DE MICHEL PÊCHEUX, 2025, Paris. Cahiers de Résumés, 2025. v. 1. p. 53-53.

  • FONSECA, R. S. . Arte clássica greco-latina no Brasil: apresentação e proposta de análise das obras das galeria de moldagens I e II do MNBA. In: 36a. Semana de Estudos Clássicos - Poesia e Música na Antiguidade Clássica, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da 36a. Semana de Estudos Clássicos - Poesia e Música na Antiguidade Clássica. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRRJ, 2017. p. 17-18.

  • FONSECA, R. S. . Língua Latina no Ensino Superior: reflexões iniciais sobro o que, como e porque ensiná-la. In: II Simpósio de Pós-Graduação Lato Sensu da UFF, 2010, Niterói. Caderno de Resumos do Simpósio da Pós-Graduação Lato-sensu de Letras (UFF). Niterói: UFF, 2010. p. 47-48.

  • FONSECA, R. S. . Da linguagem à lingüística: a construção de uma memória discursiva sobre a linguagem. In: X Jornada de Estudos da Antigüidade, 2008, Niterói. Caderno de Resumos X Jornada de Estudos da Antigüidade, 2008.

  • FONSECA, R. S. . Boa nova para quem? Um estudo sobre o conflito hebraísta versus helenistas a partir das narrativas de conversão de Paulo nos Atos dos Apóstolos. In: I Simpósio de Estudos sobre a Bíblia e o Antigo Oriente Próximo, 2008, Niterói. Anais do I Simpósio de Estudos sobre a Bíblia e o Antigo Oriente Próximo, 2008.

  • FONSECA, R. S. . Mídia e leitura: a formação do leitor crítico. In: V Encontro sobre Mídia, Educação e Leitura/ 14º Congresso de Leitura do Brasil, 2003, Campinas. 14º COLE Congresso de Leitura do Brasil 25 anos "As coisas. Que tristes são as coisas, consideradas sem ênfase". São Paulo: Associação de Leitura do Brasil, 2003. p. 97-97.

  • FONSECA, R. S. . A escravidão segundo Paulo de Tarso (século I d.C.). In: XVI Seminário de Estudos Clássicos, 2002, Niterói. XVI SEminário de Estudos Clássicos:Leituras da Antigüidade Greco-romana. Niterói: UFF - PROEX, 2002. p. 8-8.

  • FONSECA, R. S. . Helenismo, Helenização e Cristianismo. In: IV Jornada de Estudos da Antigüidade, 2002, Niterói. IV Jornada de Estudos da Antigüidade "Antigüidade: representações e apropriações", 2002. p. 13-13.

  • FONSECA, R. S. . O lugar da obra de Lucas na história do Cristianismo. In: III Jornada de Estudos da Antigüidade, 2001, NIterói. III Jornada de Estudos da Antigüidade "Cidade e Campo no Mundo Antigo". Niterói: CEIA/UFF, 2001. p. 15-16.

  • FONSECA, R. S. . Ser cristão no século I d. C.: um estudo a partir da obra de Lucas. In: IV Congresso Nacional e Estudos Clássicos - XII Reunião da SBEC, 2001, Ouro Preto - MG. Programa e Resumos do IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos - XII Reunião sa SBEC "Antigüidades". Ouro Preto: SBEC, 2001. p. 90-90.

  • MESQUITA, E. A. L. ; FONSECA, R. S. . Caderno Estilo de Vida: a saúde física e mental nas carta dos leitores de jornais. In: X Seminário de Iniciação Científica da UFF, 2000, Niterói. Anais do 10º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: Eduff, 2000. p. 452-452.

  • FONSECA, R. S. . O Evangelho de Lucas e a historiografia antiga. In: X Ciclo de Debates em História Antiga, 2000, Rio de Janeiro. X Ciclo de debates em História Antiga. Rio de Janeiro: LHIA, 2000. p. 9-9.

  • FONSECA, R. S. . Electra: o mito em debate. In: II Jornada de Estudos da Antigüidade, 1999, Niterói. Caderno de Resumos da II Jornada de Estudos da Antigüidade, 1999.

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e a poiesis satírica brasileira: confluência de olhares. In: VII Seminário de Iniciação Científica da UFF, 1997, Nitérói. Anais do VII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vaasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: Eduff, 1997. p. 362-362.

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e a poiesis satírica brasileira. In: VI Seminário de Iniciação Científica da UFF, 1996, Niterói. Anais do VI Seminário de Iniciação Cietífica da UFF e Prêmio Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. Niterói: Eduff, 1996. p. 339-339.

  • FONSECA, R. S. . O cômico satírico clássico na crônica dos nossos dias. In: V Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF, 1995, Niterói. Anais do V Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF, 1995.

  • FONSECA, R. S. . ?Quando a disputa de sentido é também a disputa pela existência: uma análise discursiva materialista das etimologias para a palavra negro e seus efeitos de sentido?. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, R. S. . 'NEGRO VEM DE': etimologia e sentidos em disputa, uma análise discursiva. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Perfil docente de latim 2021: o docente de latim e seu contexto. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Análise do discurso francesa no Ensino de Língua Portuguesa. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . O latim no curso de Letras: o caso da UFRRJ. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Estratégias argumentativas no museu: análise semiótica dos mecanismos argumentativos nos textos de curadoria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Reflexões sobre o mecanismo de antecipação a partir da análise de discurso francesa; uma proposta de leitura do texto ciceroniano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Entre espaços possíveis uma proposta de leitura da Bucólica X, de Virgílio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Os Gêneros textuais na Comunicação: usos e desusos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . As novas tecnologias e os gêneros discursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . A formação continuada na prática docente e sua importância para uma educação de qualidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Cícero contra Catilina: a (re)invenção do argumento e o poder da palavra. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Ominia uincit Amor: os sentidos do Amor em Virgílio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . A Bucólica X, de Virgílio: espaço discursivo para a construção do conflito Natura versus Amor. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Língua Latina no ensino superior: reflexões iniciais sobre o quê, como e porque ensiná-la. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Boa nova para quem? Um estudo do discurso de Lucas sobre o conflito hebraístas versus helenistas a partir das narrativas de conversão de Paulo nos Atos dos Apóstolos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Semântica e Pragmática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Da linguagem à linguística: a construção de uma memória discursiva sobre a linguagem. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Aristóteles e a linguagem: um estudo do Perì hermeneías. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Sobre a interpretação: escritura e re-escritura de um texto grego clássico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Perì hermeneías, de Aristóteles. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Mídia e leitura: a formação do leitor crítico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . As palavras do Rabi: o Jesus histórico na literatura do seu tempo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Helenismo, Helenização e Cristianismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . A escravidão segundo Paulo de Tarso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Ser cristão no século I d.C.: um estudo a partir da obra de Lucas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . O lugar da obra de Lucas na história do Cristianismo. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Cultura grega e Cristianismo: uma leitura do Evangelho de Lucas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Caderno estilo de vida: a saúde física e mental nas cartas dos leitores de jornais. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . O evangelho de Lucas e a historiografia antiga. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Electra: o mito em debate. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes: aspectos religiosos no discurso cômico. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Barcas: margeamento e eclosão de sentidos no silêncio do discurso jornalístico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Barcas: margeamento e eclosão de sentidos no silêncio do discurso jornalístico. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . marketing e cultura no prefácio da edição de bolso da Odisséia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e a Poiesis satírica brasileira; confluência de olhares. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . A construção do personagem na comédia grega antiga. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e Rui Castro: o riso como crítica ontem e hoje. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e a poiesis satírica brasileira: confluência de olhares. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . O cômico-satírico clássico na crônica dos nossos dias. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Aristófanes e Rui Castro: confluência de olhares sobre o cotidiano. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • FONSECA, R. S. . Sementes de Clarice. Rio de janeiro: Editora Ascensão, 2021 (Antologia Poética).

Outras produções

FONSECA, R. S. . Assessoria didático-pedagógica do Reforço Escolar SEEDUC/ CECIERJ. 2012.

FONSECA, R. S. . Revisão de textos comerciais. 2007.

FONSECA, R. S. . Pensares em Revista. 2021.

FONSECA, R. S. . Revista Cadernos de Letras da UFF no. 52. 2016.

FONSECA, R. S. . Revista Gragoatá UFF. 2015.

FONSECA, R. S. . Coordenação Geral da Reforço Escolar em Língua Portuguesa SEEDUC - CECIERJ. 2012.

FONSECA, R. S. . Revista Guavira UFMS. 2011.

FONSECA, R. S. . Coordenação Geral da Formação Continuada em Língua Portuguesa e Literatura da SEEDUC - CECIERJ. 2011.

FONSECA, R. S. . LABORATÓRIO DE PESQUISAS EM LÍNGUA, DISCURSO E SUJEITO. 2023; Tema: Perfil do Grupo de pesquisas interinstitucional certificado pelo CNPq, com sede na UFRRJ.. (Rede social).

FONSECA, R. S. ; Costa, T. de A. . PRETO, NEGRO E CRIOULO: discursos racializados na sala de aula. 2025. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

RODRIGUES, A. ; Cury, M. ; Fonseca, Rívia Silveira . Pensares em Revista Dossiê 'Análise do Discurso e ensino: a teoria entre práticas e políticas'. 2020. (Editoração/Periódico).

FONSECA, R. S. . VII Seminário dos alunos dos Programas de Pós-graduação do Instituto de Letras - UFF: Reflexões sobre linguagem e literatura. 2016. (Debatedora em simpósio temático).

FONSECA, R. S. ; RODRIGUES, G. ; PALOMANES, R. ; FONSECA, R. S. . Caderno didático Português VI - Gêneros discursivos e práticas textuais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

FONSECA, R. S. ; PIO, T. B. . Aula 1 - Latim: língua morta? Quem matou?. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidático).

FONSECA, R. S. ; PIO, T. B. . Aula 2 - Esturtura da língua latina. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidático).

PIO, T. B. ; FONSECA, R. S. . Aula 3 - Latim e cotidiano. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

FONSECA, R. S. ; PIO, T. B. . Aula 4 - Lingua Latina facilis est: a 3ª declinação - substantivos e adjetivos. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

FONSECA, R. S. . Fascículos de Língua Portuguesa para o Reforço Escolar da SEEDUC - RJ/ CECIERJ. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

FONSECA, R. S. . Minicurso Argumentação e Discurso. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, R. S. . ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, R. S. . Conteúdo da disciplina Argumentação e Discurso para pós-graduação on line. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementa de disciplina para curso de especialização).

FONSECA, R. S. . Ementa da disciplina Argumentação e discurso. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementa de disciplina para curso de especialização).

FONSECA, R. S. . Ementa da disciplina Redação de Textos Acadêmicos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementa de disciplina para curso de especialização).

FONSECA, R. S. . Oficina Ensino de Leitura e Gramática. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Ementa da disciplina Lingüistica e Texto. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ementa de disciplina para curso de especialização).

FONSECA, R. S. . Oficina de Atualização Gramatical (agosto). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Atualização Gramatical (setembro). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Português: Vícios de Linguagem - março (1). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Português: Vícios de Linguagem - março (2). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Português: Vícios de Linguagem - março (3). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Disciplina: A Morte na Grécia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FONSECA, R. S. . Minicurso Introdução à leitura dos texs bíblicos - o Novo Testamento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Teatro Grego: Comédia - setembro (1). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Teatro Grego: Comédia - setembro (2). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Análise Sintática - setembro (2). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Oficina de Análise Sintática - setembro (1). 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FONSECA, R. S. . Ciclo de Palestras Introdução à análise do discurso. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    O Discurso etimológico: uma análise da etimologia, seu funcionamento e seus efeitos de sentido sob a perspectiva da Análise de Discurso materialista, Descrição: O projeto visa estudar a etimologia a partir do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso materialista, com vistas a compreender seus efeitos de sentidos em diferentes condições de produção. A etimologia é um fenômeno que fascina os sujeitos de linguagem, em função dos efeitos de origem, de essência e pertencimento que produz e provoca. De certo modo, ela parece resolver linguageiramente questões existenciais fundamentais para os sujeitos, em processo de subjetivação e individuação, que se identificam como sujeitos completos, inteiros, origem de seus dizeres. Desse modo, pensar o discurso etimológico, é compreender um funcionamento discursivo específico para a etimologia, cujos efeitos de sentido, produzidos na relação entre o interdiscurso e o intradiscurso, podem ser analisados para além dos aspectos linguísticos e/ ou retóricos institucionalizados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rivia Silveira Fonseca - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    ORATÓRIA LATINA E NOVA RETÓRICA: um estudo da construção, usos e efeitos dos argumentos no In Catilinam de Cícero, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rivia Silveira Fonseca - Coordenador.

  • 2000 - 2000

    Narrativas e representações sociais: a saúde física e mental nas cartas dos leitores de jornais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rivia Silveira Fonseca - Integrante / Bethânia Mariani - Coordenador.

  • 1998 - 1998

    Discurso Sindical e Discurso Jornalístico: o caso dos mestres arrais., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rivia Silveira Fonseca - Integrante / Bethânia Mariani - Coordenador.

  • 1994 - 1997

    Sobrevivência dos Procedimentos Cômicos Aristofânicos nos Modernos Meios de Comunicação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rivia Silveira Fonseca - Integrante / Sílvia Damasceno - Coordenador.

Prêmios

2007

Aprovada em 1º lugar na Seleção para Professor Substituto do GCL, Intituto de Letras da UFF.

2003

Aprovada em 2º lugar na Seleção para Porfessor Substituo do GCL, Instituo de Letras da UFF.

1999

Aprovada em 1º lugar na Seleção para Professor Substituto do GLC, Instituo de Letras da UFF.

1999

Aprovada em 2º lugar no Concurso Público para Professor Substituto de Língua e Literatura Grega, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - Letras/ UFRJ.

1999

Aprovada no Concurso para provimento da vaga de Professor Substituo de Fundamentos da Cultura Literária Brasileira, Departamento de Ciência da Literatura - Letras/ UFRJ.

1998

Aprovada no II Concurso Público do Magistério, Fundação Municipal de Niterói.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Humanas e Sociais. , BR 465 - Km 7, Seropedica, 23890000 - Seropédica, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26821710, URL da Homepage:

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2010 - Atual

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017

    Pesquisa e desenvolvimento, Curso de Letras.Linhas de pesquisa

  • 03/2014

    Ensino, ProfLetras, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Elaboração de projetos e tecnologias educacionais 2016.1, Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais 2016.2

  • 08/2010

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, História Interna e externa da língua portuguesa, Latim I, Latim II, NEPE GRAMÁTICA, Estágio IV

  • 12/2014 - 03/2021

    Direção e administração, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Chefe de Departamento.

  • 03/2018 - 04/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Avaliadora em Comissão de Estágio Probatório da Profa. Cecília Moreira de Figueiredo (siape 2260416).

  • 01/2013 - 01/2017

    Direção e administração, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Coordenadora pedagógica da Especialização em Leitura e produção de textos.

  • 11/2015 - 11/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, CONCUR.Cargo ou função, Representante docente suplente.

  • 05/2016 - 06/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Membro de Comissão Avaliadora de Estágio Probatório da Profa. Maria de Fátima Costa de Oliveira (siape 2079589).

  • 09/2015 - 10/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Membro de comissão avaliadora de Estágio Probatório da Técnica Aline Messias Miranda.

  • 07/2015 - 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Comunicação Social.Cargo ou função, Membro de Comissão avaliadora de Estágio Probatório da profa. Maria de Fátima Costa de Oliveira.

2014 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora da Disciplina Português VI, Carga horária: 12

Outras informações:
Coordenadora e conteudista da disciplina Português VI - Gêneros discursivos e práticas textuais da Graduação em Letras on line.

2011 - 2016

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização

Outras informações:
Professora cadastrada na pós-graduação lato sensu em Cultura, língua e literatura latina.

2013 - 2014

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Conteudista da Disciplina Português VI

Outras informações:
Conteudista da Disciplina Português VI - Gêneros discursivos e práticas textuais na Gradução on line da UFF.

2007 - 2009

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora Substituta de Lingüística, vinculada ao Departamento de Ciências da Linguagem. Término do contrato em 3/2009.

2001 - 2001

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora da Especialização

2000 - 2001

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Língua e Literatura Gregas, vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas.

1994 - 1994

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Cultura, Língua e Literatura Latina, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Cultura e Sociedade na Grécia Clássica, História da Educação na Antigüidade Clássica, A Presença do Latim na Civilização Ocidental

  • 03/2007 - 12/2008

    Ensino, Licenciatura em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Lingüística II, Lingüística III, Lingüística VI, Lingüística XIX, Lingüística XVII

  • 02/2000 - 02/2001

    Ensino, Licenciatura Em Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Grega, Literatura Grega

2013 - 2017

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica

Outras informações:
Coordenadora Pedagógica da Especialização em Ensino de leitura e produção de texos, promovida em parceria com a SEEDUC/RJ e com a UFRRJ.

2011 - 2013

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Outras informações:
Coordenadora da área de Língua Portuguesa da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. Atua no assessoramento didático-pedagógico e na gestão de projetos da área realizados em parceria com a SEEDUC/RJ.

2003 - 2010

Universidade Estácio de Sá

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 30

Atividades

  • 09/2008

    Direção e administração, Diretoria de Pós-Graduação.Cargo ou função, Coordenador do Curso de Especialização em Linguagem, Educação e Tecnologias.

  • 08/2007

    Direção e administração, Diretoria de Pós-Graduação.Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Leitura e Produção Textual.

  • 08/2003

    Ensino, Administração, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Comunicação Empresarial, Métodos e Técnica de Pesquisa, Português I, Português II

  • 02/2003

    Ensino, Letras, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Filologia Portuguesa, Língua Portuguesa I, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa V, Lingüística I, Lingüística II, Produção Textual I, Produção Textual III

  • 02/2008 - 02/2008

    Ensino, Especialização na área de gestão, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Redação de Textos Acadêmicos

  • 06/2007 - 06/2007

    Ensino, Leitura e produção textual, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Lingüística e Texto

  • 06/2006 - 06/2006

    Ensino, Leitura e produção textual, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Lingüística e Texto

  • 02/2003 - 12/2004

    Ensino, Comunicação Social, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa I

2009 - 2013

Fundação Getúlio Vargas

Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada

Outras informações:
Professora convidada para ministrar a disciplina Metodologia Científica do MBA em Planejamento, organização e gestão pública e também do Curso de Especialização em Gestão de Inovação e Tecnologias (Turma especial).

2000 - 2000

Colégio REI - Curso GPI

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 8