Tamila Silva dos Santos

Assistente Social formada na Universidade Federal da Bahia, Especialização em Gestão de Inovação Social pelo Instituto AMANI e Diplomado em Inovação Política pela Academia de Inovação Política. Sempre gostou de colocar a "mão na massa", assim já participou de diversas organizações como AIESEC (2009), Bahia Street ( 2015), Engajamundo (2016), e TODXS (2017) onde desenhou, planejou, geriu e executou um Programa de desenvolvimento de lideranças jovens a partir de metodologias de Design Thinking. Tem experiência , pesquisa e escreve nas áreas de Gênero, Diversidade, Empreendedorismo Social e Impacto Social. Possui mais de 5 anos de experiência nas áreas de Impacto Social, Diversidade e Empreendedorismo. Atua como Facilitadora, Designer de Conteúdo, Mentora, Palestrante, Fundadora e Diretora Executiva da AFROIMPACTO - Consultoria e Treinamento.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão de Inovação Social

2016 - 2017

Instituto AMANI
Título: Cultive a Raiz

Aperfeiçoamento em Innovación Política

2017 - 2017

Asuntos del Sur
Título: Diplomado en Innovación Política. Ano de finalização: 2017

Graduação em Serviço Social

2011 - 2016

Universidade Federal da Bahia
Título: A Relação do Povo De Santo com O Estado, em Salvador/Ba: Uma análise a partir das ações da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Orientador: Jacqueline Samagaia

Formação complementar

2011 - 2011

VI Curso de Economia Política: a formação capitalista pela cinematografia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Empreendedorismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Inovação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Impacto Social.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gênero e Diversidade.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Raça, gênero e interseccionalidades.

Organização de eventos

DOS SANTOS. T.S . Semana de Arte, Ciência e Tecnologia 2012 - ACTA12. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Hackathon+Salvador.Participante com o projeto "Oh, Vey". 2017. (Outra).

Salvador Cidade Inovadora. 2017. (Seminário).

Grupo de Discussão sobre Mulheres LGBT.Grupo de Discussão sobre Mulheres LGBT. 2016. (Outra).

1º Mesa Redonda Sobre as Problemáticas sociais enfrentadas pela juventude negra.1º Mesa Redonda Sobre as Problemáticas sociais enfrentadas pela juventude negra. 2015. (Outra).

Seminário Laicidade e seus impactos nas esferas do Direito, Psicologia, Saúde e Serviço Social. 2015. (Seminário).

VIII Semana Jurídica - Direito e Religião: Liberdade Religiosa e as relações entre Estado e Religião. 2015. (Seminário).

XVIII: Simpósio Baianno de Pesquisadoras(es) Sobre Mulher e Relações de Gênero -Territorialidades: Dimensões de Gênero, Desenvolvimento e Empoderamento das Mulheres. 2015. (Simpósio).

XVIII: Simpósio Baianno de Pesquisadoras(es) Sobre Mulher e Relações de Gênero -Territorialidades: Dimensões de Gênero, Desenvolvimento e Empoderamento das Mulheres.O trato discursivo da categoria ?gênero? em dois periódicos do Serviço Social brasileiro. 2015. (Simpósio).

16º Seminário Regional de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social da Região III.A construção histórica da Formação Profissional e os Desafios Atuais. 2014. (Seminário).

1º Seminário Seguridade Social e Trabalho Profissional do/a Assistente Socialciall. 2014. (Seminário).

Atividades Formativas do VII Latinidades ? Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha, sob o tema ? Griôs da Diáspora Negra?. 2014. (Congresso).

Seminário Enfrentar a tortura é defender a dignidade humana. 2014. (Seminário).

VII Encontro Local de Estudantes de Serviço Social. 2013. (Encontro).

I Encontro Diálogos em Psicologia e Direitos Humanos e II Curso de Direitos Humanos.. 2012. (Encontro).

II Encontro de mulheres da juventude do Subúrbio, ?Mulheres negras! Herdeiras Ancestrais de resistência?. 2012. (Encontro).

II Seminário temático do grupo de pesquisa em Estado, Políticas Públicas e Sociedade Civil denominado ?O Estado e a crise social e econômica do capitalismo?. 2012. (Seminário).

Palestra SUS - Sistema Único de Saúde: Organização e Funcionamento. 2012. (Outra).

VI Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH. A LESBOFOBIA NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Práticas e implicações da discriminação institucional nesta esfera e o papel do Serviço Social na garantia de direitos das lésbicas.. 2012. (Congresso).

VI Curso de Economia Política: a formação capitalista pela cinematografia. 2012. (Outra).

1° Oficina para a discussão da agenda cidades saudáveis no contexto do desenvolvimento sustentável e na promoção de saúde com recorte étnico-racial.. 2011. (Oficina).

I Seminário ABC ? Promovendo a Inclusão. 2011. (Seminário).

Transversalidade Étnico-Racial na saúde:notas para implementação de uma política pública em São Francisco do Conde. 2011. (Seminário).

XII Curso de Serviço Social na educação: perspectivas e desafios. 2011. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SANTOS, T. S. ; DOS SANTOS. T.S . Desafios da Descolonização e seus reflexos em negócios de impacto e cultura. 2025. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, T. S. ; DOS SANTOS. T.S . AFROEMPREENDEDORISMO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOS SANTOS. T.S ; SANTOS, T. S. . Palestra Diversidade e Inclusão nas Empresas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOS SANTOS. T.S ; SANTOS, T. S. . Financial Literacy. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOS SANTOS. T.S ; SANTOS, T. S. . Fomos, somos e vamos?. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOS SANTOS. T.S ; SANTOS, T. S. . Sustainable and equitable economy. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DOS SANTOS. T.S ; FREITAS, R. P. ; SANTOS. A.A . O Trato discursivo da Categoria Analítica ?Gênero? em dois Periódicos de Serviço Social do Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FREITAS, R. P. ; DOS SANTOS. T.S ; MARQUES, L. A. F. . A Lesbofobia no Sistema de Saúde Brasileiro: Práticas e implicações da discriminação institucional nesta esfera e o papel do Serviço Social na garantia de direitos das lésbicas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

DOS SANTOS. T.S . Programa que visa capacitar jovens LGBT+ é lançado no Brasil. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

DOS SANTOS. T.S . Fim de ministérios põe em cheque conquistas no Brasil. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2015

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), o equipamento oferece apoio psicológico, social e jurídico a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia, desde dezembro de 2013. Além do atendimento, a unidade dispõe de uma biblioteca especializada em relações étnico-raciais e espaço para encontros sobre a temática. - Atendimento de casos de Racismo e Intolerância Religiosa; Execução de Políticas Públicas de Igualdade Racial. - Trabalho em Equipe; Planejamento estratégico; Resiliência; Senso de Urgência; Transversalidade;

2014 - 2014

Bahia Street

Vínculo: Outros, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
O Ruas da Bahia propicia a busca pelo conhecimento, a fim de estimular o acesso dessas jovens às universidades e a profissionalização de alto nível. Um dos objetivos da ONG é atender a alunas de escolas publicas oriundas de famílias carentes. Assim, este projeto social oferece anualmente 75 vagas para meninas no turno vespertino, acompanhando-as durante todo o período escolar do ano letivo. - Análise socioeconômica das educandas; Encaminhamento para instituições; Atividades com crianças e adolescentes; Criação e análise de relatórios. - Trabalho em Equipe; Planejamento estratégico; Desenvolvimento de Comunidades

2012 - 2014

Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da UFBA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

2014 - 2014

Faculdade de Comunicação - UFBA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Pesquisa acerca da comunidade de Ilha de Maré; Mapeamento sobre as comunidades Quilombolas da Bahia, e seus respectivos status em relação ao reconhecimento da terra; Levantamento das políticas voltadas para Comunidades Tradicionais; Execução de Plano de Aula com os alunos pertences a disciplina. Habilidades: Trabalho em Equipe; Planejamento estratégico; Organização; Pesquisa; Desenvolvimento de Comunidades;

2017 - 2017

TODXS

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenadora do Programa Todxs Embaixadorxs LGBT+ TODXS Embaixadorxs é uma iniciativa que busca conectar e capacitar jovens líderes LGBT+ de todo o Brasil para que sejam transformadores de suas realidades e comunidades. O programa consiste em cinco meses de oficinas e treinamentos online nas áreas de comunicação, liderança e empreendedorismo. - Desenho do Programa ( estrutura e metodologia )a partir de ferramentas de human-centered design - Articulação intersetorial, trabalho em equipe, senso de urgência e cooperação - Pesquisa e tabulação de dados - Elaboração e execução de Processo Seletivo

2017 - 2017

TODXS

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Gestora de Projetos, Carga horária: 36

Outras informações:
Gerente de Projetos da área de Inovação, responsável pela entrega de 4 projetos, TODXS Café, TODXS Embaixadorxs, e outros 2 projetos em construção. Gestão de uma equipe de 9 pessoas sendo 4 coordenadores diretos. - Desenho de Projetos - Gestão de time - Gestão de projetos - Organização de conferência Nacional - Mensuração de Impacto

2017 - Atual

Grupo REDE+

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Líder de Eventos, Carga horária: 44

Outras informações:
Líder de eventos no grupo Rede+ responsável pelos cursos e eventos de inovação, no desenho, planejamento, gerenciamento e execução. Atividades: - Desenho do evento - Planejamento de atividades em Gantt - Gerenciamento de Equipes - Prospecção de Parcerias - Negociação com parceiros - Execução das atividades

2007 - 2008

Instituto Pedro Ribeiro de Assistência Judiciária

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Menor aprendiz no Fórum Ruy Barbosa

2017 - 2017

Gardelim English School

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Idiomas / PJ, Carga horária: 20

Outras informações:
Instrutora de Idiomas - PJ com aulas ocasionais para os alunos

2018 - Atual

Instituto Cultural Beneficente Steve Biko

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 6

Outras informações:
Tutora do projeto OGUNTEC de fomento à inovação para jovens negros de comunidades periféricas.

2019 - Atual

Afroimpacto

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fundadora e Diretora Executiva, Carga horária: 30

2023 - Atual

Impact Beyond

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Projetos, Carga horária: 20

2021 - 2022

Yunus and Youth

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Program Manager, Carga horária: 40

2022 - 2022

Instituto Now

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Designer Instrucional, Carga horária: 20

2022 - 2022

Instituto Now

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 10

2025 - Atual

Impact Hub

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pessoa Jurídica, Carga horária: 40